Page 1

Caminhos do Tietê Estudo in loco

Escola Graduada de São Paulo

5A 2013-2014 Augusto Lee Santana de Parnaíba


Esta foto foi tirada em Santana de Parnaíba. Santana de Parnaíba é uma cidade com muitas coisas interessantes e bonitas. A igreja fica no ponto mais alto, isso mostra que essa cidade é religiosa. Essa cidade é bem preservada pelo governo. Essa cidade é uma das últimas cidades em que vemos o quanto a história está preservada.

Pirapora do Bom Jesus


Esta foto foi tirada em Pirapora de Bom Jesus. Os monitores falaram que, normalmente, o rio tem mais espuma, mas chegamos lá ao meio dia, então as espumas estavam estourando com o sol. O rio Tietê normalmente tem espumas porque é muito sujo. A espuma é tóxica e, às vezes, causa alergia.


Chácara do Rosário

Isso está dentro de uma fazenda. A fazenda é chamada Chácara Do Rosário. As pessoas que vivem lá são descendentes de Bandeirantes. Na fazenda eu aprendi sobre alguns itens que existiam naquela época. As roupas, camas, armas e até aprendi sobre pássaros. Nesta foto, eu estava aprendendo sobre as paredes da fazenda e como construir usando taipa de pilão.

Fazenda Água Sumida


Na fazenda Água Sumida, eu aprendi muito sobre cana de açúcar. Eles nos ensinaram como plantar a cana. Eu também aprendi sobre o Rio Tietê. Eu testei quanto oxigênio e acidez a água do rio tinha. Está foto é uma plantação de cana.

Barra Bonita


Em Barra Bonita, eu testei o oxigênio e a acidez da água do Rio Tietê. Eu também fui em um barco e demos uma volta pelo rio. Eu aprendi sobre o elevador de água. Demorou mais ou menos 20 minutos para subir e, para descer, uns 10 minutos.

Donata B. Chácara do Rosário


Créditos

: Guto

Essa foto parece que não significa nada, mas, na verdade, essa foto representa como os bandeirantes construiram aquela casa na fazenda. Antigamente, eles não tinham os materiais que nós temos hoje para fazer a construção, então os bandeirantes usavam materiais mais simples como o barro, mas demorava muito para construir as casas, naquela época. O que achei interessante na Chácara do Rosário, é que a dona do lugar não modificou a casa para ficar mais moderna, ela deixou do jeito que sempre foi. O que eu vi e achei diferente é que o telhado da casa tem árvores que ajudam a segurar o teto e os bancos não são muito resistentes, então, eles podem facilmente quebrar.

Barra Bonita


Essa foto foi tirada em Barra Bonita. Essa paisagem impressiona muito mais do que a paisagem do Rio Tietê em São Paulo e em outras cidades em que o rio é poluído. Tem muita vida no rio em Barra Bonita e animais. Se nós não cuidarmos melhor da água em Barra Bonita, vai ficar poluído, como em São Paulo. Gostei muito de olhar para água e observar a diferença dela e de como é em São Paulo. Não é bom a água ser limpa só para admiração, porque também afeta a vida de que mora perto dela. Podemos reparar que a natureza em volta de água limpa é muito melhor do que a de água poluída.

Salto


Essa foto foi tirada em Salto. Parece uma cachoeira limpa e bonita, mas, na verdade, está sujo e poluído. No canto dela, eu consegui reparar que há garrafinhas de bebidas em cima de uma pedra. Se nós não tomarmos providência, o rio só vai piorar. Podemos ajudar fazendo o seguinte: não jogar lixo no chão, porque o lixo que a gente joga, quando chove, vai para os bueiros, que muitas vezes se despeja no rio. No meio dessa água poluída, há despejo de esgoto, que é uma mistura de pasta de dente, sabão em pó, etc.

Felipe Jafet Santana de Parnaíba


Essa foto foi tirada em Santana de Parnaíba. Nesta foto tem o rio Tietê e, ao invés de estar bem limpo como Barra Bonita, ele está bem poluído. Você também consegue ver algumas plantas e árvores. Diferente de Barra Bonita tem algumas pontes e casas que tem haver com o rio sendo Poluído. Essa foto é importante porque mostra que o rio ainda está poluído e que ainda tem muito trabalho a ser feito para o rio ficar limpo. Isso mostra que a história do rio Tietê já teve bons momentos (quando ele era limpo), mas que essa é uma das partes ruins da história do rio Tietê.

Pirapora do Bom Jesus


Em Pirapora do Bom Jesus a água do rio Tietê era bem suja e fedia muito. Os professores falaram que ano passado estava cheio de espuma e que esse ano nós tivemos sorte porque a água não estava com espuma. Nós não ficamos lá muito tempo, porém aprendi muito. Por exemplo, se colocar pouco sabão na água é só mexer bem pouco que a água inteira vira sabão.

Chácara do Rosário


Esse quadro mostra a imagem de um bandeirante que morava lá. Eu escolhi essa foto para mostrar que muita coisa é preservada. Essa foto mostra o que eu aprendi porque esta casa na Chácara do Rosário foi feita de taipa de pilão e a maioria das casas naquela época eram feitas deste material e não de tijolo. Eu posso usar o que eu aprendi por tentar fazer um objeto de taipa de pilão e ver se funciona.


Fazenda Água Sumida

Por Rafael Jafet

Na Fazenda Água Sumida nós aprendemos muito sobre cana e sobre as produções ao redor do Brasil. O dono da fazenda disse que a usina daquela fazenda é a maior usina do mundo. Ele também ensinou como se planta cana e como o açúcar e álcool são feitos. Nessa foto, mostra a cana sendo plantada. Por exemplo, um dos passos para plantar cana é fazer um buraco de terra, cortar a cana plantada em alguns pedaços, colocar esses pedaços no buraco e cobrir o buraco com terra. Depois, esperar algumas semanas e a cana vai crescer.

Barra Bonita


Essa foto foi tirada em Barra Bonita. Nessa foto, você consegue ver que esse rio está bem limpo. Como você pode ver tem muita natureza ao redor do rio Tietê e isso ajuda o rio a continuar limpo. Você sabe por quê? Essa natureza é bem limpa então quando a água do rio chega nas plantas e árvores a água ainda é limpa então, já que a natureza é bem limpa, quando a natureza devolve a água ela ainda está limpa. Isso é importante porque mostra que, se trabalharmos, conseguimos fazer o rio ficar limpo. Isso mostra que a história do Tietê já teve um ponto em que o rio estava limpo desse jeito.


Salto

Em Salto o rio Tietê estava fedendo muito e estava bem sujo com muita espuma. Nós chegamos bem perto e vimos lata em toda a margem do rio. Onde estávamos tinha uma estátua de um homem sentado em uma pedra. Eles disseram que vários exploradores vieram para cá e viram o rio. Eles tentaram desenhar o rio para todos que não tivessem visto vissem como o rio era limpo. Os professores disseram que, ano passado, tinha espuma de até dois metros de altura! Nós também fomos a um museu do Tietê e vimos por onde o rio percorria e mostrava tudo sobre a história do rio e tudo sobre o rio Tietê

João V.


Santana de Parnaíba

Esta imagem é um perfeito exemplo de como a prefeitura de Santana de Parnaíba preserva os prédios e estruturas antigas. Esta foto é da Igreja Matriz que é muito importante para a história de Santana de Parnaíba. Eu também lembro que a Igreja Matriz é um ponto bem frequentado pelos turistas. A Igreja também mostra o estilo de arquitetura e o material usado nas estruturas. Eu acho que esta Igreja é muito bem feita.

Pirapora do Bom Jesus


Onde eu tirei está foto foi em Pirapora do Bom Jesus. Como vocês podem ver a água não está tão espumosa. Isso não quer dizer que esta parte do rio esteja limpa é que depende muito da hora do dia. Ao meio dia ela desaparece, mas depois volta. A espuma é criada pelo os produtos como sabão e outras substâncias parecidas. No último ano, a poluição do rio estava tão intensa que alguns professores começaram a chorar.

Chácara do Rosário


Está foto foi tirada na Chácara do Rosário. A pintura é de um Bandeirante. Isso pode ajudar a gente entender como os Bandeirantes se vestiam e também sua aparência física. O dono da Chácara do Rosário é descendente do Borba Gato. A casa é antiga então ela precisa de cuidados especiais e, quando chove, precisa ter também muito cuidado senão a casa cai. Eu diria que a Chácara do Rosário é um tesouro nacional e eu diria que a casa está bem preservada.

Fazenda Água Sumida


Esta foto foi tirada na Fazenda Água Sumida. Lá testamos o PH e o oxigênio da água e os resultados foram ótimos. Falamos muito sobre a Mata Ciliar e como os seres humanos precisam dela para sobreviver, mas se nós usarmos as coisas que ela oferece nós estamos destruindo ela também então temos que achar um jeito de equilibrar precisamos ter o hábito de preservar as nossas plantações e vegetações. Esta parte do rio é a mais limpa, mais bela e tem muita plantação de cana de açúcar.

Barra Bonita


Barra Bonita foi o melhor lugar da viagem porque eu a eclusa do Rio Tietê que uma coisa memorável. O barco também era bem legal porque tinha música e jeito que a eclusa funcionava era bem impressionante. Quando vi a eclusa eu lembrei que egípcios também usavam a eclusa para subir e descer cachoeiras. É muito interessante como

vi foi o eu os as tecnologia antiga é usada até hoje. Foto de Guto

Manuela M. Santana de Parnaíba


Essa foto foi tirada em Santana de Parnaíba. Eu escolhi essa foto porque achei que mostra muito como é o rio da cidade. Eu acho que a ação do homem interfere com muitas coisas. Por exemplo, uma das coisas que interfere é que se o homem joga lixo no rio, vai ficar cada vez mais poluído. Outro exemplo são as fábricas. Os homens quando fazem coisas nas fábricas, solta uma fumaça que se torna em poluição. Como uma cidadã desta cidade tão grande, posso fazer alguma coisa. Como,por exemplo, não jogar lixo nem da rua e nem no rio.

Pirapora do Bom Jesus


Essa foto foi tirada em Pirapora do Bom Jesus. Eu escolhi essa foto porque eu achei que dá para ver como o rio é poluído e como as casas ao redor usam ele. A ação do homem interfere no rio porque as casas ao redor têm canos de esgoto que saí no rio. Resumindo, todo o lixo e necessidades que produzem, são jogadas no rio. E assim, o rio fica mais poluído ainda. O que talvez pudéssemos fazer é controlar a quantidade de lixo e, em vez de jogar no rio, podemos reciclar as coisas.

Chácara do Rosário


foto tirada por Guto

Essa foto foi tirada na Chácara do Rosário. Nessa foto, dá para ver barro e bambus. Esse é um jeito de construir uma casa com um telhado pequeno e não tão pesado. Eu escolhi essa foto porque é um jeito muito interessante e pode ser muito utilizado durante sua vida.

Fazenda Água Sumida


Essa foto foi tirada na fazenda Água Sumida. Aqui podemos ver o rio Tietê em Barra Bonita. Nessa cidade ele é limpo porque as pessoas não jogam tanto lixo na rua e não tem tantas fábricas perto para poluir o rio. Eu escolhi essa foto porque achei que mostra muito que é a gente que poluí o rio e que podemos fazer alguma coisa sobre isso. Ela mostra minha aprendizagem porque mostra a história do rio e que, um dia, o rio foi sim, limpo em todos os lugares que passa. A ação do homem interfere nessa foto porque mostra que se cuidamos do rio, é possível ele não ser poluído. Eu posso usar o que aprendi com essa foto que é mesmo e existe prova que somos nó que poluímos o rio.


Barra Bonita

Essa foto foi tirada em Barra Bonita em um barco. Na foto dar para ver o Tietê e como não é poluído. Eu escolhi essa foto por que mostra que o Tietê não é poluído em todas as cidades que passa. Somos nós, os humanos, que poluímos o rio. A ação do homem interfere na sobrevivência do rio porque mostra que, se os humanos não poluírem o rio e continuarem não poluindo, tanto ele tanto quanto as cidades teria um rio limpo .


Porto Feliz

Essa foto foi tirada em Porto Feliz, no Parque das Monções. Eu escolhi essa foto porque mostra que os padres de Porto Feliz quiseram fazer uma réplica desse altar. Ao lado, tem um espaço bem grande que usam para fazer casamentos. Ela mostra minha aprendizagem porque as pessoas em Porto Feliz tratam ele muito bem e essa construção provavelmente está ali faz mais de 10 anos então, dá para perceber que cuidam muito bem. A ação do homem interfere na sobrevivência do rio porque, se o rio fosse muito sujo, provavelmente iria cheirar muito mal. Então, não iriam poder fazer essa área agradável em frente ao rio.


Salto

Essa foto foi tirada em Salto. Eu escolhi essa foto porque mostra muito como os cidadãos dessa cidade cuidam o rio. Como dá para ver, eles cuidam dele muito mal. Alguns devem jogar garrafas, papel e outras coisas no rio. Eu acho que como cidadãos dessa cidade não deveríamos jogar lixo no rio. E deveríamos “tratar” dele melhor. A ação do homem interfere na sobrevivência no rio porque, nessa cidade, podemos ver que muitas pessoas jogam lixo no rio e poluem ele. Quanto mais pessoas jogam lixo no rio, ele vai ficando cada vez mais poluído e, um dia, vai se tornar apenas lixo.


Victor V. Chácara do Rosário

Essa foto foi tirada na Chácara do Rosário, numa antiga casa de um Bandeirante. Isso é importante porque os eles passaram e usaram o rio Tietê. Essa casa era muito antiga, mas o dono preservou essa casa. Ela foi bem preservada e estava bem limpa. A foto no quadro é quando os índios e os portugueses se encontraram.

Fazenda Água Sumida


A gente foi na fazenda Água Sumida e foi muito engraçado lá porque aprendemos sobre a cana e milho. O suco da cana foi muito delicioso e eu adorei tomar. Barra Bonita

Essa foto foi tirada no barco em Barra Bonita. O barco era muito bonito. Tinha um elevador que levava o barco para cima e demorava muito para o barco subir e você precisava esperar o barco para mexer. Foi muito bonito ver pouco lixo no rio. O rio lá é muito limpo. As pessoas que vivem no lado podem fazer uma coisa para proteger o rio.

Porto Feliz Essa foto foi tirada No Parque das Monções, em Porto Feliz. Essa foto é no lado de um muro que as araras bicaram para fazer ninho e para pegar a nutrientes. Esse lugar é no lado do rio Tietê. Esse lugar foi criado por jesuítas franceses. Nesse lugar do rio Tietê tem muita natureza no lado do rio. Essa lugar é muito bonito.


Salto

Esta foto foi tirada em Salto, São Paulo. A foto foi tirada, porque representa poluição no lado do rio. Isso é realmente importante, porque mostra que não é realmente certo para jogar plástico que você pode reutilizar para criar uma nova garrafa. O estado do rio é sujo e limpa, porque o rio está começando a limpar-se. Você pode ajudar a salvar o rio se reciclar. Eu aprendi que tem muito lixo no rio em cada lugar.

Isabela S.


Santana de Parnaíba

Eu escolhi essa foto porque é muito histórica. É histórica porque nos dias bem antigos as pessoas iam para missa para muitas horas e, quando elas saiam, elas iam ali para ouvir música. Isso ainda acontece hoje, mas hoje elas tocam um estilo de música diferente. Hoje ainda tem feiras e uma banda que toca ali.

Pirapora do Bom Jesus


Esse rio parece limpo, mas, na verdade, é muito sujo. Tem árvores e plantas.Também como você pode ver tem casas na margem e uma rua com muitos carros e poluição. Quando eu fui lá tinha pedaços de lixo. Você pode ver que o rio não é tão sujo porque você pode ver o reflexo das nuvens no rio.

Barra Bonita


Essa foto foi tirada no barco em Barra Bonita. O rio lá quase não tem poluição. A água é muito limpa porque tinha mais plantas do que carros e apartamentos. Essa parte do rio é a parte mais limpa de tudo. Nem tinha um cheiro!

Salto


Aqui tinham árvores no redor, mas este rio tem um cheiro muito ruim. Tem uma ponte e um museu bem atrás da foto. No rio tinha muito lixo jogado. E o cheiro era tão ruim que passei mal. Mas, também tem natureza que é bonita.

Felipe M. Santana de Parnaíba


Essa foto foi tirada na cidade de Santana de Parnaíba. Lá, o rio Tietê é ainda muito poluído. Em minha opinião, Santana de Parnaíba foi um sucesso e foi a cidade que eu achei mais organizada e interessante. Eu achei o sistema de preservação da prefeitura incrível e muito criativa. A prefeitura preserva as casas e estruturas da cidade por que a maioria das pessoas mora fora da cidade, mas vão para ela no dia-a-dia para trabalhar. Então, a prefeitura preserva a cidade muito bem. Outro fato interessante sobre Santana de Parnaíba é que a igreja de lá foi o primeiro prédio construído na cidade. A igreja também é o prédio mais alto da cidade desde quando a cidade foi construída! Realmente, a igreja e o ponto turístico e o coração da cidade. Então, a final eu achei essa cidade inesquecível.

Chácara do Rosário


Essa foto foi tirada em uma Chácara chamada Chácara do Rosário. Essa chácara é um lugar histórico e importante para a cultura brasileira porque ela é de 1756 e foi usada pelos Bandeirantes antigamente!!! As telhas da casa são muito antigas e não são renovadas ou trocadas para se tornarem modernas. Mais ou menos 30% da casa foi reformada, mas a maioria da casa é igual desde o tempo dos bandeirantes! 25% do açúcar foi tirado de lá! É incrível, né?!! Quando eu fui nessa chácara pela a primeira vez, eu fiquei impressionado com o acabamento da casa e os fatos sobre ela. Enfim, as pessoas que forem nessa chácara para visitar, têm que valorizar muito esse encontro com a chácara e prestar muita atenção para ouvir todos os fatos e histórias antigas do lugar. Se você curtir muito a histórias e a cultura brasileira, a Chácara do Rosário vai ser o seu ponto predileto de visitar e vai curtir muito esse encontro com os descendentes dos bandeirantes!!!

Fazenda Água Sumida


Essa foto foi tirada em uma fazenda chamada Fazenda Água Sumida. Vou começar pelo o rio Tietê. Você pensa que o rio Tietê é o rio mais sujo que você já viu em toda sua vida, mas quando você terminar de ler esse parágrafo, você vai saber a realidade do rio Tietê. A diferença da poluição do rio Tietê até a cidade de Barra Bonita é imensa. A água do rio Tietê em Barra Bonita e na fazenda Água Sumida é muito mais cristalina e azulada do que a água do rio em São Paulo. Ela é muito mais "alegre" e parece que ela quer fluir, ela quer continuar o seu percurso e quer se mostrar para o povo de todo o mundo. No fim, ela quer ser linda. Com a ajuda dos homens, precisamos realizar esse sonho de limpar todo o rio Tietê. Se nós nos esforçamos, vamos atingir esse objetivo e eu acredito que vamos conseguir, vamos vencer, vamos realizar esse sonho e tornar o rio Tietê um rio limpo!!!!!


Porto Feliz

Essa foto foi tirada em um parque que se chama Parque das Monções. Ela mostra o rio Tietê passando pela a cidade de Porto Feliz. Você já pode observar como o rio Tietê é ainda muito sujo nessa região. Para que possamos evitar que isso aconteça, precisamos educar as pessoas a não poluírem o rio e nem jogarem lixo no chão da cidade. Todo o lixo que é jogado no chão da cidade é carregado pela chuva até o rio Tietê, então precisamos manter esse nível de lixo em pouca quantidade. Durante nossa viagem, medimos o PH da água que foi 7.5, mas o oxigênio da água era 3 PPM!!! Então, tinha pouquíssimo oxigênio na água e, com certeza não, não tinha nenhum peixe na água do rio Tietê, em Porto Feliz. O parque foi construído em 1920 e parece bem conservado na minha opinião. Lá, tem uma gruta que é uma réplica da Nossa Senhora de Lourdes da França! Você já pode predizer que esse parque representa um bando de coisas e chama muita a atenção de turistas. Afinal, eu achei esse parque extremamente histórico e bem conservado. Se você é uma pessoa que gosta de monumentos históricos e estruturas que eram usadas pelos antigos índios brasileiros, esse parque pode ser um sucesso para você e eu recomendo ele muito!!!


Salto

Essa foto foi tirada na cidade de Salto, SP. Ela mostra uma grande maravilha que é uma cachoeira no Rio Tietê! Para mim, essa cachoeira em Salto representa o quanto o rio Tietê pode mudar e se tornar um astro em sua beleza. Se você olhar para aquela cachoeira e olhar atentamente, é possível que você possa ouvir uma voz em sua cabeça exclamando com peso dizendo para mudar o rio Tietê em um rio que poderia aparecer um rio de paraíso. Você pode ouvir a voz pedindo e pedindo com tristeza e impedindo de você não obedecê-la. No final, quase todo mundo tira o seu foco e nunca mais pensa no fato de limpar ou, no mínimo, ajudar a limpar esse rio tão belo. Mas eu acredito que alguém nesse mundo tão grande possa limpar, reformar e até mudar o fato de que o rio Tietê é sujo, fedido e mudar essa frase no futuro que vai se tornar: O rio Tietê é o mais limpo e bonito de todos!!! Com confiança minha gente! Vamos lá, vamos conseguir e lutarrrr!!!!!!!!!!

Luisa P.


Santana de Parnaíba

Essa foto foi tirada em Santana do Parnaíba, São Paulo. Essa foto é importante porque foi a primeira cidade que eu fui que tinha uma igreja da época dos bandeirantes. E também a primeira cidade que eu conheci que as casinhas são coloridas e antigas. Em Santana de Parnaíba, o rio é poluído, mas não tanto como São Paulo. Essa igreja fica no centro histórico da cidade junto com as casinhas coloridas.

Pirapora do Bom Jesus


Nessa foto do rio Tietê vemos que o rio não está tão poluído, mas não quer dizer que esse rio possa ter tanta poluição que forme espumas que voam pela cidade. Quando fomos a Pirapora, o rio não estava nos seus piores dias por causa da chuva que ajudou a dissipar a espuma. Nessa foto não podemos ver as casinhas na beira do rio, mas todo o esgoto dessas casinhas cai direto nele. Também não é tão difícil o rio ficar sujo porque os canos vão direto para o rio.

Chácara do Rosário Foto de Augusto Lee


Essa foto foi quando aprendemos como eram feitas as paredes das casas. A casa que visitamos já foi do bandeirante Borba Gato que agora é de uma senhora. Foi muito legal aprender sobre isso e conhecer uma casa que já foi de um Bandeirante. Também nós fizemos um tour pela casa e conhecemos coisas antigas dos bandeirantes. Foi muito bom visitar a casa que já foi de um bandeirante.

Fazenda Água Sumida


Na fazenda, nós aprendemos como plantar cana-de-açúcar e tomamos caldo de cana. Também fomos para a margem do rio em Barra Bonita. Como a cidade de Barra Bonita tem poucos habitantes, o rio não é sujo como aqui em São Paulo. Essa foto é só uma parte da vegetação na margem do Tietê. Nessa parte do rio pessoas pescam peixes e andam de barco.

Barra Bonita


Quando estávamos na Fazenda Água Sumida fomos para a margem do rio em Barra Bonita. Como a cidade de Barra Bonita tem poucos habitantes, o rio não é sujo como aqui em São Paulo. E quando estávamos no barco fomos em um elevador de água. Lá a água não é muito clara, mas é limpa. Barra Bonita foi a cidade que nós passamos que eu mais gostei.

Porto Feliz foto de Victoria Markakis


Quando fomos para o Parque Das Monções, observamos e conversarmos sobre o Batelão que os bandeirantes utilizaram para suas expedições. Também medimos a acidez e a temperatura do rio quando passa por Porto Feliz. Lá o rio não é limpo, mas, também, não é sujo como em São Paulo. Quando o monitor estava mostrando o Batelão para nós, ele nós contou uma lenda antiga: ''O Batelão Fantasma''. Infelizmente não deu para tirar foto do Batelão, mas é a maior canoa que eu já vi.

Salto


Em Salto nós fomos para o Memorial do Tietê. Tinha uma ponte da época dos bandeirantes. Quando olhamos para baixo, vimos muitas garrafas de plástico e garrafas pet no rio. Dentro do memorial do Tietê, tinha um mapa que mostrava onde o Tietê começava e acabava. Salto é uma cidade bonita, mas quando chega ao rio perde sua beleza.

Thiago D.L. Santana de Parnaíba


Essa foto foi tirada em Santana de Parnaíba e mostra a poluição do rio. O rio aqui é espumoso e os habitantes de Santana de Parnaíba sofrem com o mau cheiro. A poluição aqui é muito grande e diferente de outros lugares como Barra Bonita e Salesópolis. Isso é importante porque, se o rio Tietê continuar assim, pode causar alergias ou doenças sérias. Santana de Parnaíba é uma cidade muito histórica. Lá, os pontos turísticos são: a igreja Santa Matriz e o museu do Anhanguera. Que pena que o rio é poluído nessa cidade tão histórica.

Pirapora do Bom Jesus


Em Pirapora do Bom Jesus as casas foram construídas na margem do rio. Na direita você verá um cano. Provavelmente é o esgoto que sai das casas e vai para o rio. Quando o rio tem espuma as casas ficam cobertas de espuma. Eu não acho que casas na margem são uma ideia boa. Só seria uma ideia boa se o rio fosse limpo. A população de todas as cidades pode fazer uma diferença e ajudar a limpar o rio com doações ou, se quiser meter a mão na massa, podem tirar garrafas do rio. Pirapora tem que tirar vantagem do rio. Pirapora é uma cidade importante e interessante. Se você estiver interessado no rio passe por lá que você aprenderá muito.

Barra Bonita


Foto do Guto

Essa foto foi tirada em Barra Bonita. Isso é uma eclusa. A população de Barra Bonita além de ter um rio limpo, eles acharam outros usos para o rio. Lá tem uma represa hidroelétrica e uma eclusa. A represa provavelmente fornece energia para a cidade. Barra Bonita também usa o rio como recurso financeiro. Turistas pagam para fazer passeios pelo rio e conhecer a eclusa. Todas as cidades em que o rio passa deveria seguir o bom exemplo de Barra Bonita. Barra Bonita é muito interessante.


Porto Feliz

Essa foto é em Porto Feliz. Essa foto mostra a natureza e mata ciliar ao redor do rio. Aqui o rio é limpo, o oxigênio e o PH estão bons para animais marítimos. O rio Tietê passa por São Paulo antes de Porto Feliz, porém essa cidade conseguiu conservar o rio. Porto Feliz deveria servir de exemplo para São Paulo para a população poder aproveitar a natureza sem buzinas ou fumaça e com certeza sem o cheiro. A gente visitou o parque das Monções que foi fundado em 1920, em homenagem aos bandeirantes. Porto Feliz é uma cidade histórica. Lá eles também têm um Batelão que foi usado pelos Bandeirantes para carregar seus pertences e navegar pelo rio Tietê. Porto Feliz é uma cidade muito interessante e recomendo pessoas interessadas nos bandeirantes a visitar este lugar.


Salto

Essas fotos foram tiradas em Salto. Elas mostram o estado do rio. Em alguns lugares o rio está limpo e em outras está sujo. Na foto abaixo vemos uma grande quantidade de latas e sujeira. Na foto ao lado, vemos uma parte limpa e uma cachoeira com a mata ciliar nas margens. Eu acho importante essas fotos para mostrar as pessoas que o rio Tietê pode ser limpo, mas também pode ser poluído. Isso mostra que os humanos interferem na vida do rio. Outra coisa que as fotos mostram é que o rio Tietê pode ser limpo.

Victoria M.


Santana de Parnaíba

Essa foto foi tirada a alguns metros da igreja matriz, em Santana de Parnaíba. Ela fica perto de um coreto bem antigo que era usado pelos moradores da cidade na época dos bandeirantes. O coreto era usando para as noites de música e dança na cidade. Os homens e mulheres pegavam seus instrumentos, cantavam e tocavam lá. A igreja é um dos pontos turísticos da cidade. A cidade é muito bonita e é legal conhecer para aprender coisas do famoso rio Tietê.

Pirapora do Bom Jesus


Essa foto foi tirada em Pirapora de Bom Jesus. Parece que lá o rio é limpo, mas não é! Lá, o rio é bem sujo, imundo e nojento. Parece que em Pirapora o lugar é agradável e bonitinho, mas a poluição estraga este cenário, pois é imensa. O esgoto das casas vão direto para o rio porque nas casas que estão construídas perto do rio, não tem um esgoto. Ele fica poluído mais rapidamente.

Barra Bonita


Essa foto foi tirada quando estávamos testando o pH da água. Ela foi tirada em Barra Bonita onde o rio e bem limpo. Fiquei bem impressionada com a limpeza da água lá. A foto tem uma mochila e atrás dela tem o rio Tietê. Nem parece o Tietê com tantas montanhas e natureza bonitas que a gente nem percebe os efeitos da poluição. Para mim, a foto é muito inspiradora porque o rio é tão limpo lá que, às vezes, acho que podemos fazer uma São Paulo melhor para viver. Antigamente, o mesmo rio sujo de hoje, tinha competição de natação e outros esportes aquáticos.

Porto Feliz


Um dos pontos turísticos dessa cidade é o Parque das Monções. Ele mostra o Tietê e algumas coisas dos bandeirantes. Nele, vimos um Batelão de verdade. O parque tem bastante verde e uma parede gigante antiga. Ela foi antigamente por areia e, quando toca nela você consegue sentir. O parque é bem bonito e legal para visitar. Ele conta bastante sobre a história do Rio Tietê.

Salto O cheiro em Salto é insuportável! O rio Tietê na cidade tem chance de ser bom, mas por causa dos lugares que ele passa, ele fica desse jeito. O trecho que eu vi lá foi a parte mais feia e fedida da cidade. Tem o Memorial do Tietê bem organizado, uma ponte antiga, uma cachoeira e vários prédios (já dei uma dica


do porque aquela cidade é poluída e fedida). Esse foi o único lugar do passeio que não gostei tanto. Nessa foto parece que é linda e limpa, mas as aparências enganam.

Reflexões 5 a  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you