18 minute read

Bibliotecas Escolares

muito inferior à dos países com prisão perpétua e pena de morte. Ver este filme significa não ficar indiferente a uma das questões humanas mais complexas: o exercício da justiça implica tão somente o desejo de vingança por parte do Estado ou pressupõe um balanço entre a atribuição de uma pena e o desejo de redenção de quem a comete. Os condenados de Shawshank dão uma resposta humanista a esta questão.

Maria Isaura Maia, Professora de História

Advertisement

O valor das coisas Sugestão de filme

Curta-metragem: O outro par https://youtu.be/vEb9WpSffk0

Para refletirmos sobre o valor das coisas. Não falamos de ter um teto, um carro… mas um par de sapatos! Dois, dois sapatos, um par! Uma criança que tenta remendar um par de chinelos, usados, sujos mas o único par daquela criança. Uma criança que se senta na cadeira do engraxador, um belo par de sapatos novos, novinhos em folha! E perdeu um, seria uma grande desgraça se a criança “chinelos” não tentasse devolver-lhe o sapato verniz…. E terá o esforço compensado?! Têm de ver e refletir!

Maria Armanda Ribeiro, Professora de História

Já que estamos na época natalícia e, em que os sentimentos mais nobres sobressaem, cá fica uma sugestão de um filme para ver em família. Trata-se da história de Kate (Hilary Swank), uma mulher casada confiante, bem sucedida e admirada por todos. Até que é surpreendida com uma terrível doença: o ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). O filme retrata todo o processo degenerativo inerente à doença

e remete-nos para a uma reflexão interior profunda. E se fossemos nós? E se fossem alguém que amamos? Esquecemos muitas vezes o quão finitos somos e, provavelmente os dias não estarão a ser vividos. Muitos passam os dias em modo automático, num corre-corre desenfreado,numa luta constante por ser mais e melhor. Não estará a verdadeira essência da vida deturpada? Não devíamos emanar os melhores sentimentos? Ser amigos de verdade? A pandemia é agora desculpa para a incompreensão!? Para a maldade!? Para o crescimento da inveja? Vejam o filme e sintam que o que realmente é importante: ser puro de coração e alma. Até porque hoje estamos vivos, mas amanhã, talvez não! Boas Festas.

Cláudia Cruz, PNC

O Plano Nacional de Cinema e a Biblioteca

Cinanima vai à Escola

De 8 a 14 de novembro realizouse um ciclo de cinema nas diferentes bibliotecas do agrupamento usando a plataforma que o Festival de Cinema de Animação de Espinho disponibilizou na rubrica Cinenima vai à Escola. O CINANIMA VAI ÀS ESCOLAS é um programa da 45.ª Edição do Festival que tem como objetivo levar aos alunos de todos os níveis de ensino programas de cinema de animação de autor com qualidade artística e de produção, maioritariamente, europeia. Este Programa tem como missão melhorar a literacia fílmica das crianças e oferece, gratuitamente, seis programas, dois para cada nível de ensino, cada um com um conjunto de cerca de uma dezena de filmes de curta-metragem selecionados pelo Serviço Educativo do CINANIMA. Realizaram-se ainda sessões de cinema com a visualização dos filmes "Mirai" e “Hachiko Amigo para Sempre”.

Ciclo de Cinema “Viver o Natal na BE”

As bibliotecas selecionaram um conjunto de vídeos/filmes para os diferentes anos de escolaridade. Os docentes têm acesso a outros vídeos e ferramentas natalícias em https://tinyurl.com/yckz5xth

Visitem o site do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento em https://tinyurl.com/bdz7ysfu A Equipa do Plano Nacional de Cinema

Bibliotecas Escolares: Vem conhecer as suas atividades

A Rede de Bibliotecas Escolares preconiza que as bibliotecas escolares sejam espaços agregadores de conhecimentos e recursos diversificados e que sejam, na escola, locais implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos media, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Assim, o trabalho desenvolvido nas bibliotecas do nosso Agrupamento procura sempre pautar-se por estes princípios basilares. Nesse âmbito, foram várias as iniciativas desenvolvidas em articulação com os docentes e várias entidades da comunidade educativa.

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)

O tema do MIBE 2021, Contos

de fadas e contos tradicionais

de todo o mundo. As bibliotecas associaram-se a esta celebração, enaltecendo a ligação entre os livros, as bibliotecas e o mundo maravilhoso dos contos de fadas e contos populares. Ainda no domínio do MIBE e da International Association of School Libraries (IASL), as

bibliotecas escolares do nosso Agrupamento participaram, mais uma vez, no projeto de troca por correio de marcadores de livros entre escolas de diferentes países. As Escolas de Caxinas e Violetas trocaram marcadores com uma escola dos Estados Unidos (110 marcadores) e duas escolas da Croácia (36+58 marcadores); as escolas Bento de Freitas e Benguiados trocaram marcadores com escolas da Eslovénia (55 marcadores), Lituânia (41 marcadores), Eslováquia (24 marcadores), Roménia (13 marcadores) e Croácia (25 marcadores) e a Escola Frei João trocou marcadores com duas escolas da Eslovénia (147 marcadores), duas da Croácia (95 marcadores) e uma Hungria (30 marcadores).

Vamos brincar às Micronarrativas

Foi uma atividade que envolveu as turmas das diferentes escolas, com grande participação e entusiasmo. Os trabalhos encontram-se disponíveis em https://tinyurl.com/4xkss64e

https://tinyurl.com/yafnpt47

A Arte e as Bibliotecas - Por mês umpintor de cada vez

As turmas dos 3.º e 4.º anos de Caxinas e de Violetas empenharam-se e realizaram lindos marcadores divulgando além das suas histórias preferidas, o pintor português José Guimarães. Depois de terem assistido a sessões “Por mês um pintor de cada vez” sobre a vida e obra do pintor, assim como as principais caraterísticas e

técnicas dos seus quadros, os alunos puderam dar asas à sua criatividade realizando uma ilustração nos seus marcadores. O Dia Nacional das Bibliotecas (25 de outubro) foi festejado com as rodas de leitura subordinada ao tema “Era uma vez…”. As turmas escolheram um livro surpresa que foi apresentado aos alunos e foi lido em leitura repartida. Na atividade –

“Queres ouvir? Eu

conto… “ foram trabalhadas diversas obras, nomeadamente A Estrela Bernardina de Natércia Rocha, O Amigo Fiel de Óscar Wilde, O Elefante Cor-de-Rosa de Luisa DaCosta, Tudo ao contrário de Luísa Ducla Soares, A Menina gotinha de água de Papiniano Carlos e A Flor Vai Ver o Mar de Alves Redol, …

Dia do Animal

Os alunos foram convidados a criar o cartão de identidade dos seus animais de estimação, tendo as Prof. Bibliotecárias cedido um exemplo: As turmas aderiram em massa e ficámos a conhecer os animais de estimação de muitos alunos. Recebemos o Dr. Miguel do Hospital Veterinário da Póvoa de Varzim – Animar. Os alunos divertiram-se imenso a “brincar” aos Doutores Veterinários. Alguns dos trabalhos da Escola Frei João encontram-se disponíveis em https:// tinyurl.com/5d2p9tax

Semana do Mar

Divulgação de literatura relacionada com o Mar e leitura de algumas dessas obras como O dia em que o mar desapareceu de José Fanha, A Rosa e os feitiços do Mar de Manuela Ribeiro. e Mensagem numa garrafa de Abigail, Maria Baker, e Vikki Gunn.

Com a colaboração do CMIA de Vila do Conde, realizaram-se várias sessões, para os diferentes anos de escolaridade (jardim, 1.º 2.º, 3.º, 7.º, 8.º 9º anos)": Animais e plantas do nosso Mar,; Os peixes da nossa Costa; Redes Fantasmas; Lixo Marinho- Marés negra ao Mar.

As escolas de Benguiados e Bento de Freitas celebraram o Dia do Mar com a participação do projeto “Mar de experiências” de

Teresa Azevedo que apresentou o seu projeto e os livros que escreveu. No final, houve uma sessão de autógrafos que deixou os nossos alunos muito felizes.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Assistiram à sessão online “Gaivotas urbanas na área Metropolitana do Porto” turmas de Violetas, de Caxinas e da Escola Frei João. Comunidades circulares em parceria com o Eco-Escolas Atividade - Circular é ganhar…

Vamos trocar

Projetos de Leitura em FAMÍLIA Já sei LER e Leituras em VAI E

VEM

As professoras bibliotecárias do 1.º ciclo dão os PARABÉNS aos Pais que mantêm a hora de Leitura Partilhada em Família com os livros enviados pelas bibliotecas e outros e, APELAM aos Pais que ainda não o fazem, para dedicarem pelo menos uma hora por semana à Leitura Partilhada com os seus filhos.

DECOJovem

Em outubro e novembro, os alunos das escolas de Caxinas e da Frei João participaram em diferentes Consumer Talks, promovidas por técnicos da DECOJovem, subordinadas a temáticas emergentes “Combate o desperdício alimentar!”, “Go Green, Torna-te

Sustentável” e “Desplastifica-te”. Estas ações visam sensibilizar os jovens consumidores para um mundo em mudança, o qual requer que estejam preparados e o façam de forma crítica e ativa, sendo eles agentes para um futuro melhor e mais sustentável.

Concurso Nacional de Leitura

Os alunos de 4.º ano do nosso Agrupamento leram a obra O HoJorge Pereira, autor da obra Mur-

ro no Estômago

Antes de estar a trabalhar no MAAC, o autor procurou a APAV porque pretendia conversar com sobreviventes de violência doméstica para que contassem as suas histórias e, com isso, ajudassem quem passa por esse flagelo. Mais tarde, em conversa com a editora 20I20/Influência, sugeriram-lhe que abordasse também quem estivesse envolvido no combate ao fenómeno. E assim abordou uma comissária da PSP; o psicólogo e assessor da APAV, Daniel Cotrim; uma magistrada do Ministério Público; uma profiler da Polícia Judiciária; o diretor nacional adjunto da própria Judiciária, entre outros.

No total, o livro Murro no Estômago inclui histórias de sete mulheres que sobreviveram a atos inqualificáveis e oito experiências de quem salva vidas todos os dias.

mem de Plantava Árvores, de Jean Giono. Os alunos do 2.º ciclo leram O Ulisses, de Maria Alberta Meneres, e os do 3.º ciclo Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Estas foram as histórias selecionadas para a Fase Escolar, cujas provas escritas decorreram no dia 4 de dezembro, para o 1.º ciclo, e 16 de dezembro, para os 2.º e 3.º ciclos. Apresentação da obra O Menino Jesus Roubado de João Paulo Lo-

pes Clemente

As professoras bibliotecárias agradecem a colaboração e empenho de todos os envolvidos nas atividades dinamizadas.

Visita à Escola Frei João, no dia 8 de novembro, do jornalista Paulo

«A Serra da Estrela é magnífica. A sua imponência fascina todos. Muitos pensam na estrela de Belém quando a olham, e pressentem nela como que um caminho para qualquer coisa maior. Para quem vive nas aldeias que escorrem por ela abaixo ou que se agarram às encostas adjacentes, a vida é dura. As gentes de fé inabalável vivem do pouco que arrancam à terra, e os ventos ásperos e gelados do inverno nuncam lhes dão tréguas. As famílias mais pobre passam frio e fome. Mesmo no Natal. Mas este Natal vai ser diferente. O Pedro, o Tiago e a Maria são meninos e é com meninos que o

verdadeiro Natal acontece. Neles vive um fogo de esperança que ilumina os vãos sombrios daqueles com quem se cruzam. É nesse espírito de fraternidade que resgatarão da frieza da noite um pai quase perdido e um louco chamado Jacinto. Um conto de amor à terra fecunda e às pessoas vestidas de Beira Alta e que nos lembra que em cada Natal deveriam nascer de novo os homens de boa vontade acreditando, como Reinaldo Ferreira, que “A verdade é Belém”. Talvez assim seja “Natal, e não Dezembro” (David Mourão-Ferreira).» José Carlos Soares

Para o ano cá estaremos com mais novidades e contamos convosco (alunos, professores, assistentes operacionais, famílias e direção).

"Sonhar e Ser"

Visitem-nos em https://tinyurl.com/ykkebm75 https:// caxibiblioteca.blogspot.com/ https:// bibliotecafreijoao.blogspot.com/

Festas Felizes! Boas leituras para todos!

Cláudia Cruz Maria Celeste Pinheiro Maria Dores Fernandes, professoras bibliotecárias

Em dezembro foi lançado o livro "Sonhar e Ser", que contou com a participação da professora de informática e professora bibliotecária do 1.º ciclo do nosso Agrupamento. Trata-se de uma obra que reúne contos que inspiram as crianças a sonhar e a acreditarem nos seus sonhos e, mais do que isso, que as empoderem a ser a melhor versão de si mesmos, para construírem o mundo que precisamos. Tendo isto em conta, esta coletânea tem subjacentes os valores do Respeito pela Natureza e pelo Ou-

tro, a Generosidade, a Responsabilidade e o Empoderamento Pessoal e a Educação para a Mudança e a sustentabilidade. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é um dos temas que muito diz à professora Cláudia Cruz , ao ponto de ter sido investigado nos seus estudos. Apresentamos um pouco a professora Cláudia e o livro que uniu 10 mulheres de diferentes áreas.

A salientar que a coletânea de contos infantis “Sonhar e ser”, 2021 é uma iniciativa da autora Susana

Machado e do projeto Fórmula S –Educação de valores para a mudança e a sustentabilidade. Boas leituras.

Cláudia Cruz, Professora bibliotecária

Palestra na Biblioteca sobre a Acidificação dos Oceanos

N o d i a 9 d e d e z e m b r o , v á r i a s t u r m a s d o 8 . º A n o a s s i s t i r a m a u m a p a l e s t r a , n a B i b l i o t e c a d a e s c o l a , c u j o t e m a f o i a “A c i d i f i c a ç ã o d o s o c e a n o s” . N e s t a p a l e s t r a , d i n a m i z a d a p e l o C M I A d e V i l a d o C o n d e , f a l o u-s e d e á c i d o s e b a s e s e a e s c a l a d e p H . Á c i d o s e b a s e s s ã o d o i s g r u p o s q u í m i c o s r e l a c i o n a d o s e n t r e s i . E s t e s d o i s g r u p o s d e s u b s t â n c i a s , d e g r a n d e i m p o r t â n c i a , e s t ã o p r e s e n t e s n o n o s s o q u o t i d i a n o . E s t e t e m a e n g l o b a u m a s s u n t o m u i t o a t u a l , a p o l u i ç ã o . N e s t a p a l e s t r a o t e m a d a s c h u v a s á c i d a s t a m b é m f o i

a b o r d a d o . A s c h u v a s á c i d a s s ã o u m a d a s p r i n c i p a i s c o n s e q u ê n c i a s d a p o l u i ç ã o a t m o s f é r i c a c o m e f e i t o s n e f a s t o s p a r a o p l a n e t a T e r r a . O a u m e n t o d a t e m p e r a t u r a d o s o c e a n o s e a d i m i n u i ç ã o d o p H d a á g u a d o m a r t a m b é m t r a z e m g r a v e s c o n s e q u ê n c i a s p a r a a l g u n s s e r e s v i v o s m a r i n h o s c o m o , p o r e x e m p l o , o s c o r a i s . O s r e c i f e s d e c o r a l , e m m u i t a s r e g i õ e s , t ê m s i d o d a n i f i c a d o s p o r u m p r o c e s s o c h a m a d o b r a n q u e a m e n t o . A m o r t e d e s t e s s e r e s v i v o s l e v a r á à p e r d a d e b i o d i v e r s i d a d e , u m a v e z q u e o s r e c i f e s d e

c o r a l s ã o l o c a i s d e n i d i f i c a ç ã o d e m u i t a s e s p é c i e s m a r i n h a s . P a r a d i m i n u i r a a c i d i f i c a ç ã o d o s o c e a n o s , o s e r h u m a n o t e m d e r e d u z i r a u t i l i z a ç ã o d e c o m b u s t í v e i s f ó s s e i s p a r a a p r o d u ç ã o d e e n e r g i a , p o i s o s g a s e s p o r e l e s l i b e r t a d o s s ã o r e s p o n s á v e i s p e l o a u m e n t o d o e f e i t o d e e s t u f a e p e l a d i m i n u i ç ã o d o p H d o s o c e a n o s . T o d o s p o d e m o s e d e v e m o s c o l a b o r a r n e s t e

p r o c e s s o c o m o , p o r e x e m p l o , a n d a r d e t r a n s p o r t e s p ú b l i c o s o u d e b i c i c l e t a e f a z e r a s e p a r a ç ã o d o s r e s í d u o s p a r a s e r e m r e c i c l a d o s .

Beatriz Ramos da Costa, 8.º A

This article is from: