CODERV Gestão 21/22

Page 1

ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DO CODERV 2021/2022

AARQ – Associação dos Arquitetos e Urbanistas de Rio Verde

ACIRV – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde

AGINTERP – Associação Goiana dos Integrados Produtores de Aves, Ovos e Suínos

AMAR - Associação Movimento Águas do Rio Verde

AMERV - Associação Médica de Rio Verde

APMP – Associação dos Produtores de Matérias Primas para as indústrias de bioenergia de Goiás

CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE

CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo

CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas

COMIGO - Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda.

CONDEC - Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Rio Verde

CONSEG - Conselho de Segurança de Rio Verde

COOP-RECICLA - COOPERATIVA DE MATERIAL RECICLÁVEL DO SUDOESTE GOIANO.

CREA – Rio Verde – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás

Fundação Municipal da Cultura

IF GOIANO – Campus Rio Verde

LOJA MAÇÔNICA ESTRELLA RIOVERDENSE

LOJA MAÇÔNICA VERDADEIRA LUZ

OAB - Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Rio Verde

OCB/GO - Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás

PROLEITE – Cooperativa dos Produtores de Leite de Rio Verde

ROTARY CLUB RIO VERDE CERRADO GOIANO

ROTARY CLUB RIO VERDE

SEBRAE/GO

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL E TURISMO

SENAC

SESCON SUDOESTE Goiano- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Goiás

SETCESG E LOGÍSTICA - Sindicato das Empresas de transportes de cargas e encomendas e logística do sudoeste goiano.

SINCOGARV - Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Rio Verde

SINDIVAREJISTA - Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Bens e Serviços de Rio Verde

Sindicato Rural de Rio Verde

Equipe administrativa Coderv:

Janaine Marquez: Secretária Executiva

Ana Paula Cintra: Auxiliar Administrativo

Rua Dona Maricota, nº 199 - Jardim Marconal

CEP: 75901-580 - Rio Verde Goiás

(64) 99251-6298 / (64) 3050-2986

Jornalista resp. por esta publicação: Wenya Alecrim

Produção: Amanda Rodrigues

Diagramação e Arte: Samuel Pedrosa

Edição: Goiás Comunicação

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição: Dirigida

CÂMARAS TÉCNICAS Conheça o

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv), é formado por mais de 30 entidades representativas do município. Foi criado em 2015 e de lá pra cá discute soluções estratégicas em desenvolvimento econômico sustentável, considerando a mobilidade, infraestrutura, saneamento e preservação do meio ambiente, dentre outros, de modo a melhorar as condições de renda e de vida para a população do município de Rio Verde-GO.

Além disso, o Coderv tem caráter consultivo e propositivo para formular políticas de desenvolvimento econômico que projetem no município diversas mudanças, como a melhoria nas condições de mobilidade e acessibilidade, criação de soluções para economia local, estratégias para segurança pública e levantamento de projetos e propostas que proporcionam o progresso da cidade, tendo sempre o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Sua estrutura conta com uma mesa diretora, um plenário e câmaras técnicas setoriais.

O Coderv também visa identificar problemas e buscar soluções para a geração de emprego, fortalecimento da economia e atração de investimentos, assim como luta para identificar e divulgar as potencialidades da cidade.

Nossa preocupação é sempre com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. Há sete anos não medimos esforços para estar lado a lado com os desejos da sociedade civil e organizada.

No biênio 2021/2022 a diretoria do Conselho foi composta por José Carlos Cintra (presidente), Angelo Thomaz Landim (vice-presidente), Mario Augusto Padula Castro (primeiro secretário), Ana Paula Cabral Barbosa Andrade (segundo secretário) e Ana Rosa Bueno (tesoureira).

MANTENEDOR

Assuntos Universitários: Estimula a comunidade acadêmica a desenvolver soluções para o município.

Assuntos Legislativos: Acompanha projetos de leis para dar apoio ao legislativo nos projetos ligados ao desenvolvimento de Rio Verde.

Saúde: Tem como prioridade o desenvolvimento de programas em parceria com universidades, poder público e sociedade civil para a área da saúde de Rio Verde.

Atração de Investimentos: Busca capacitação para novos negócios e soluções para a classe empresarial.

Matrizes Energéticas: Tem foco em soluções de fornecimento e distribuição de energia.

Desenvolvimento Rural: Desenvolve trabalhos relacionados à inovações para o setor entre outras demandas do meio rural.

Desenvolvimento Urbano: Responsável por discutir conflitos de infraestrutura, urbanismo, saneamento básico e prestação de serviços públicos nos bairros.

Segurança: Diálogo com forças de segurança de Rio Verde e região

CODERV | 3

PALAVRA palavra

DO PRESIDENTE

Assumir esse trabalho certamente foi um desafio em minha vida. Porém, sou uma pessoa que raramente se furta de enfrentá-los. Assumi um Conselho que já vinha com um ritmo crescente e o que fizemos nestes dois anos foi alavancar ainda mais um trabalho construído ao longo dos anos por tantos voluntários que por aqui passaram.

Estamos satisfeitos com o trabalho desempenhado neste biênio 2021/2022. O CODERV vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço graças aos diretores, entidades que o compõe, voluntários e mantenedores. Juntos apoiamos a população rioverdense. Nesta revista elegemos algumas das ações desempenhadas por nós. Foram tantas, mas aqui você tem uma ideia de como temos pensado Rio Verde para o futuro. Entre e fique a vontade, leia, releia e se no meio do caminho surgir uma ideia que ajude nosso povo, nossa região, compartilhe conosco. Vamos juntos, “puxar a corda para o mesmo lado”.

MANTENEDOR

| CODERV 4
José Carlos Cintra

realiza feito histórico e articulou junto a Enel reverter pontos da Normativa 942 que aumentaria os custos de projetos rurais

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv), através da Câmara Técnica de Matrizes Energéticas, coordenada pelo Sr. Gustavo Lacerda, contou com o apoio do Sr. Vitor Gaiardo (Presidente do Sindicato Rural de Jataí) para conseguir um feito importante para produtores rurais e empresários do município e do Brasil de uma maneira geral. Em acordo com a Enel várias exigências que elevariam o custo de projetos de média e alta tensão foram retiradas da normativa 942. A medida passaria a valer a partir do dia 28 de outubro de 2021, mas foi suspensa.

Uma das exigências da Enel era a instalação de cubículos blindados na subestação dos clientes com consumo de até 300 kwa. O custo destas mudanças poderia chegar até a R$ 200 mil para os produtores e empresários, mas a Enel voltou atrás e permitiu a continuidade dos projetos no padrão antigo e vai exigir apenas a construção de uma

MANTENEDOR

pequena mureta ao redor do padrão de energia.

Outro ponto da normativa era a obrigatoriedade de instalação da unidade de medição de energia no limite da propriedade. Isso faria o produtor ficar responsável pela manutenção da rede, inclusive na parte de alta tensão. Além do custo com a contratação de uma empresa para isso, existia o risco de acidentes com profissionais não capacitados.

Foram realizadas várias reuniões ao longo do ano. A cada novo encontro os pontos foram revistos e a Enel voltou atrás também nesta medida.

Outro ponto revisto diz respeito aos cabos da rede de energia. Hoje o vão médio do cabo 4 é de 130/135 metros, mas passaria para 80 metros. Isso poderia ser um problema porque

o produtor precisaria colocar mais postes na propriedade, ou seja, mais gastos.

Essa revisão da normativa 942 é uma vitória das dezenas de associações que fazem parte do Coderv. As alterações conquistadas beneficiam todo o país onde a empresa Enel opera, já que as normativas são unificadas, e trará viabilidade para novos empreendimentos comerciais, industriais e rurais, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da região e do país. A atualização foi anunciada em primeira mão na reunião e já está em vigor.

CODERV

2º CONCURSO CODERV DESENVOLVE RIO VERDE

todas as instituições de ensino de Rio Verde.

O edital sugeriu que os projetos contemplassem as seguintes áreas temáticas: Cultura e Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Saúde e Meio Ambiente; Tecnologia, Produção e Trabalho; Infraestrutura.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV) criou o Concurso Desenvolve Rio Verde a fim de selecionar e premiar os melhores projetos com ações efetivas que visem contribuir para o desenvolvimento do município de Rio Verde, sendo voltado para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Em 2022 realizamos a segunda edição desse projeto, que tem como um dos obje-

tivos principais, trazer a comunidade acadêmica para conhecer o CODERV e estimular a contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade.

Em premiação foi entregue mais de R$15 mil, distribuídos entre os cinco melhores projetos classificados. Além dos alunos, os orientadores também foram premiados, uma forma de incentivar toda comunidade acadêmica. Na 2ª edição foram inscritos 13 projetos de quase

A premiação do concurso foi feita durante a Sudoexpo 2022. Na oportunidade, o presidente do Coderv, José Carlos Cintra, Fabiano Guimarães- Diretor do IF e a equipe da UNIRV reforçaram a importância do prêmio e desse concurso tanto para Rio Verde, quanto para os estudantes.

Eduardo Lôbo, presidente da ACIRV, também marcou presença na premiação e relembrou quando teve a ideia de criar esse concurso.

“O Concurso Desenvolve Rio Verde é um orgulho para nós do Coderv, que podemos perceber o quanto ele contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu José Carlos Cintra.

Nós do Grupo Conquista temos o maior prazer em fazer parte deste Concurso. Sabemos da importância de fomentar projetos para desenvolver nosso município junto aos acadêmicos. Nossos jovens serão os gestores do futuro. É preciso plantar boas sementes para colhermos bons frutos. Os projetos do Concurso são importantes para termos um crescimento sustentável de nossa região.

Ivo Júnior - Sócio Dir. Grupo Conquista

O Sicoob Empresarial como parceiro da ACIRV e do Coderv, apoia o Concurso Desenvolve Rio Verde.

E assim cumprimos com nossa visão: ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades.

Lenise Faria de Oliveira Mendes / Dir. Oper. e Riscos Sicoob Empresarial

| CODERV 6

Confira o resultado final:

1º - Sustentabilidade

Na Construção Civil: Caso de uma residência popular na cidade de Rio Verde-GO

Aluna: Ingrid Michelle

Borges

2º - Produção de Hortifrutis em agricultura vertical urbana com diferentes qualidades de luz visando o aumento de compostos bioativos

Aluno: Carlos Henrique Pereira Bento

3º - Análise de viabilidade econômica para a construção de uma praça urbana contendo elementos paisagísticos de bambu

Aluna: Laura Rodrigues Bernardes Frazão

4º - Aplicativo de monitoramento em tempo real do transporte público coletivo de Rio Verde - GO

Aluna: Aline Nunes Pereira

5º Mais Abelhas Mais Saúde: Envenenamento de abelhas nativas por agrotóxicos

Aluna: Aline Arantes de Oliveira

A Petrorio valoriza a educação. Entendemos que estar junto de instituições que promovam ações nesse sentido, é pensar no bem comum. O Concurso Desenvolve Rio Verde está de parabéns por provocar nossos jovens e estimular um diálogo entre empresas, educação e poder público.

Tiarley Castro - Dir. de operações Petrorio

O Grupo Cereal acredita que a melhor forma para se desenvolver, é trabalhan do em equipe.

O Concurso “CODERV - Desenvolve Rio Verde” é de suma importância para o nosso município, sabemos que a sociedade deve e tem direito de contribuir para o crescimento da nossa cidade. Acreditamos que trabalhando juntos, podemos crescer com sustentabilidade, gerando riquezas, alimentos e energia para o nosso mundo!

Adriano Baraúna - Pres. Grupo Cereal

CODERV | 7

SABATINAS COM CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL AJUDARAM ELEITORES A CONHECER MELHOR PROJETOS POLÍTICOS

No ano de 2022, os brasileiros puderam exercer o mais simbólico dos seus direitos: o voto. Para contribuir e trazer mais informações ao eleitor, o Coderv realizou duas importantes sabatinas com os candidatos a deputado Estadual e deputado Federal residentes em Rio Verde. Este projeto contou com o apoio da ACIRV e da Aplauso.

A primeira sabatina, realizada no dia 05/09/2022, foi com candidatos a uma cadeira na Alego. Neste momento a população pode conhecer as propostas dos candidatos: Karlos Cabral - PDT; João de Freitas - PSDB;

Inácio Loyola - Partido Novo; Éder Magrão - PP; Lucas do Vale - MDB; Chico KGL - União Brasil; Enildo Cabral - PATRIOTA.

Os mediadores da sabatina foram o presidente do CODERV- José Carlos Cintra e o presidente da ACIRV- Eduardo Lôbo, que reforçaram a importância da representatividade local no cenário político, o peso das associações rioverdenses e a importância da articulação do poder público com as mesmas.

Assim como na sabatina estadual, o Coderv, com apoio da ACIRV e da Aplauso, realizaram no dia 12/09/2022, a sabatina com candidatos a deputado Federal por Rio Verde. Os seis candidatos residentes em Rio Verde participaram do evento, sendo eles: Danillo Pereira - PSD;

Flávio Pagotto - NOVO; Valdemar Paula - PT; Nayara Barcelos - PRTB; Lúcia Batista - PSB; Marussa Boldrin - MDB.

2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022 2022ELEIÇÕES 2022ELEIÇÕES ELEIÇÕES2022 ELEIÇÕES2022 2022ELEIÇÕES
ELEIÇÕES
ELEIÇÕES
ELEIÇÕES
2022
2022
2022

CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO

PARTICIPAM DE DEBATE CORREALIZADO PELO CODERV

Durante a Sudoexpo, foi realizado o debate com os candidatos ao governo do estado de Goiás, com transmissão ao vivo pela TV Sucesso- Record.

Essa foi uma iniciativa única no interior do estado, realizada pela ACIRV, com correalização do Coderv.

Ao todo participaram cinco candidatos: Cintia Dias (PSOL); Edigar Diniz (Novo); Gustavo Mendanha (Patriota); Major Vítor Hugo (PL); Professor Wolmir Amado (PT).

Todos tiveram a oportunidade de se apresentar e responder perguntas sobre assuntos relevantes para o nosso estado como: educação, saúde, economia, rodovias, energia, meio ambiente e cultura. Ao todo foram cinco blocos, sen-

do um de apresentação inicial, três blocos com perguntas de candidato para candidato e as considerações finais.

Essa foi uma ótima oportunida-

de para que os eleitores pudessem conhecer um pouco mais sobre as propostas políticas de cada um. O evento foi considerado um sucesso de audiência e de organização.

2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES
ELEIÇÕES
2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES 2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES
ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES2022ELEIÇÕES DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2022

MANTENEDOR

DE VITALIDADE E COMPROMISSO COM

O RIO-VERDENSE

Foi com grande alegria que em 2022 comemoramos sete anos de atuação do Coderv. Ainda somos uma instituição jovem, porém temos buscado melhorar as condições de vida de nosso povo. Estamos nos consolidando como uma entidade forte no estado e a prova disso, é a busca por estarmos juntos em grandes projetos.

A celebração, que aconteceu no dia 26 de setembro, contou com vários convidados especiais, que fazem parte dessa história e foram homenageados. O evento foi regado a requinte e informações. Tivemos a oportunidade de prestigiar a palestra ministrada por Felipe Casagrande, sobre sua experiência com cidades inteligentes e com os maiores nomes no âmbito nacional e internacional no assunto.

CODERV | 11

MANTENEDOR

INTERCÂMBIO COM EXECUTIVO MUNICIPAL

Buscando fortalecer o intercâmbio com o executivo municipal, a fim de levar as proposituras da sociedade civil organizada, o Coderv também realizou diversas reuniões com o prefeito Paulo do Vale, para trabalhar em parceria em prol do desenvolvimento de nossa cidade.

Durante as reuniões foram discutidas algumas pautas como: Mobilidade Urbana; Segurança; Inovação e malha rodoviária.

Uma das principais questões levantadas nestes encontros foi voltada à destinação dos resíduos de nosso município e o trabalho realizado pela Coop-recicla. Ainda foi debatida a gestão dos recursos hídricos a longo prazo, a fim de evitar escassez hídrica na região; Duplicação da GO 174/210; viabilidade de execução de parte do projeto feito pela Câmara Técnica de Segurança; apoio da Prefeitura junto ao governo Estadual para dar celeridade ao projeto de asfaltamento de 40 km da GO-401, que liga a venda do Duca até o transbordo da Comigo; Plataforma Multimodal; e etc.

“É importante esta força entre as entidades e poder público. O Coderv acredita que este alinhamento da sociedade civil organizada é primordial para o desenvolvimento em todos os setores do município. Caminhando juntos na mesma direção, nossa querida Rio Verde só tem a ganhar”, afirmou José Carlos Cintra.

| CODERV 12

CODERV REIVINDICA MELHORIAS NA MALHA RODOVIÁRIA

DUPLICAÇÃO GO-210/174 e GO-401

As condições da malha rodoviária regional sempre fizeram pauta das reivindicações do Coderv ao longo dessa gestão e de gestões anteriores. Diversas reuniões foram realizadas com gestores públicos para solicitar a atenção

especial às demandas de infraestrutura de Rio Verde.

Os estudos e reivindicações foram feitos em parceria com outras entidades representativas, como o Sindicato Rural, por exemplo. Participamos ativamente

MELHORIAS EM RODOVIAS FEDERAIS

Outra pauta discutida e observada pelo Coderv foi a concessão de trechos das BRs 060 e 452, entre Goiânia /Rio Verde, Rio Verde /Itumbiara, Rondonópolis /Jataí e de Rio Verde a Jataí. Num primeiro momento foi realizada a Audiência Pública pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que apresentou projetos para realização de duplicação das vias a longo prazo. O Coderv por sua vez, deixou claro todas as melhorias que a sociedade organizada tem buscado para a região, em um curto espaço de tempo.

Rio Verde está crescendo e esse desenvolvimento deve ser acompanhado pelas melhorias das rodovias. No projeto apresentado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a recuperação da rodovia se daria a partir do terceiro ano de concessão até o oitavo, Uma segunda audiência contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. As discussões ficaram em torno de pontos de destaque que visam melhorias para a trafegabilidade e redu-

ção dos riscos aos usuários, como por exemplo: a necessidade de duplicação da BR-452 (cerca de 20 km) em virtude das operações do Terminal Multimodal com elevado potencial de tráfego de veículos pesados de carga e com riscos iminentes aos usuários; a construção do anel viário no município partindo do entroncamento da BRF na BR-060 até o km 09 da BR-452 (aproximadamente 23 km) com a importante função de desafogar o trânsito de veículos pesados no perímetro urbano e a construção de um novo trevo de acesso a GO-174, saída para Aparecida do Rio Doce sentido Mato Grosso do Sul, contemplando uma solução que visa melhorar a trafegabilidade uma vez que importantes parques industriais de empresas como a Comigo, Caramuru, Brejeiro, Dreyfus situam-se nesta região.

O secretário Executivo, Marcelo Sampaio firmou o compromisso de dar sequência às demandas apresentadas, simultaneamente à análise das contribuições apresentadas nas audiências públicas.

do processo de conquista de assinatura de ordem de serviço para obra de duplicação do trecho de 7 km da GO-174/210, na saída para Montividiu (projeto foi acolhido pela gestão municipal que se propôs a dar andamento); e do projeto de pavimentação da G0-401 região do Rio Preto, por exemplo. Vale salientar que essa duplicação da GO 174-210 foi encabeçada pela ACIRV e o Conselho, como dito anteriormente, apoiou e participou ativamente do processo.

Diversas entidades, produtores e empresários uniram-se para apresentação do projeto de pavimentação da GO 401 que aconteceu na FAEG - Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás.

PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES SOBRE AS CONCESSÕES

O Coderv participou da reunião de trabalho convocada pelo prefeito Paulo do Vale juntamente com os deputados Estaduais Lissauer Vieira e Chico KGL. Foram debatidas demandas que beneficiarão o município referente à Concessão dos Lotes CN 1 (BR-060/452/GO) e CN 2 (BR060/364/GO/MT), aberta pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A estratégia idealizada pelo Executivo foi a elaboração de um documento único, assinado pelo executivo, legislativo e entidades que participaram das reuniões. Com a conclusão das reuniões de trabalho os participantes assinaram o documento que foi entregue e protocolado na Audiência Pública do dia 26/01/2022, em Rio Verde.

CODERV | 13
REALIZADAS PELA ANTT

CONSELHO MANTÉM DIÁLOGO COM PODER PÚBLICO

O Coderv entende a importância do intercâmbio entre a sociedade civil organizada e o poder público. As discussões de demandas relevantes devem ser acompanhadas não só pelas entidades como também pela população. Ao longo desta gestão realizamos várias reuniões com representantes do poder público em busca de não só apresentar propostas, mas também acompanhar o andamento e resolutividade.

Reunião com vereadores

A Câmara Técnica de Assuntos Legislativos acompanha projetos de leis para dar apoio ao legislativo nos projetos ligados ao desenvolvimento de Rio Verde. Assim como nos últimos anos, a diretoria Executiva do Coderv foi bem atuante, se reunindo várias vezes com os vereadores do município, trabalhando bem perto deles, para tratar de assuntos ligados a cidade. Os representantes da CT foram a vários gabinetes, discutir in loco projetos que estavam sendo pensados para a cidade.

Além disso, a CT solicitou apoio ao legislativo para dar maior agilidade e proporcionar a desburocratização dos trâmites de serviços municipais, como licenciamento, alvarás e aberturas de empresas. Também foi solicitado apoio aos vereadores para olharem com afinco questões que envolvem o Plano Diretor do município.

Reunião com deputado Estadual Karlos Cabral

O Coderv também realizou reuniões com o deputado Estadual Karlos Cabral, para reforçar sobre a relevância do Conselho para o município e oficializar um documento com demandas estaduais, as quais tem sido citada por diversas vezes em reuniões com entidades que participam da Plenária.

Dentre as demandas estão a finalização do CASE – Centro de Atendimento Sócio Educativo, e a suspensão do Difal (diferença de alíquota do ICMS), para retomada do crescimento das empresas optantes pelo Simples Nacional. Além disso, foram apresentadas outras demandas que impactam diretamente no desenvolvimento de Rio Verde e região.

Reunião com Secretários Municipais

A diretoria executiva do Coderv também se reuniu por diversas vezes com os secretários municipais. As visitas em geral tiveram o caráter de discutir e propor soluções que visam desenvolver Rio Verde em todos os aspectos. As reuniões mais frequentes foram realizadas com os secretários: Raphael Pereira (sec. Meio Ambiente), Enio Freitas (sec. da Fazenda) e Denimárcio Borges (sec. de Desenvolvimento Econômico Sust. e Turismo).

MANTENEDOR

| CODERV 14

Reunião com deputado Estadual Chico KGL

O Coderv também recebeu por diversas vezes o deputado Estadual Chico KGL, com objetivo de fortalecer o intercâmbio entre sociedade civil organizada e o poder público.

Essas reuniões foram realizadas com o intuito de unir forças em prol de demandas em comum, pautas estas que foram levantadas pelas entidades que compõem o Conselho, como por

exemplo, obras que já estão em fase de conclusão, outras que ainda são necessárias a aprovação dos órgãos competentes, além de projetos que precisam ser viabilizados pelo poder público.

O desenvolvimento econômico e social de um município vai além da gestão pública municipal, é preciso o envolvimento da sociedade e de todas as esferas de poderes.

Reunião com senador Luiz do Carmo

O Coderv, ACIRV e demais entidades receberam a visita do senador Luiz do Carmo. A reunião teve como objetivo conhecer o trabalho realizado pelo senador e apresentar a ele as demandas da sociedade civil organizada, com foco no desenvolvimento do município de Rio Verde e região. Dentre elas estão:

ʔ IFRV – Desmembramento do Instituto Federal;

ʔ BR 452 – Pedido de agilidade no leilão de duplicação do trecho entre Rio Verde e Itumbiara;

ʔ Segurança Pública;

ʔ Gestão de Resíduos sólidos.

O senador Vanderlan Cardoso, visitou a sede da ACIRV no dia 06 de maio de 2021, para tratar de assuntos que envolvem o desenvolvimento de Rio Verde e região. Durante o encontro entregamos um ofício com as seguintes demandas:

ʔ Duplicação da BR-452 trecho entre Rio Verde e Itumbiara,

ʔ Construção do Anel Viário, ligando as rodovias de cortam o município;

ʔ Modernização, reforma e implementação de melhorias do perímetro urbano da BR 060;

ʔ Fomentar e trazer recursos para o Polo tecnológico da EMBRAPI.

Além disso, o documento ainda solicitou o apoio e a possibilidade de

MANTENEDOR

criação/ampliação de programas de auxílio, crédito e incentivos fiscais às empresas, principalmente as micro e pequenas, ante as dificuldades enfrentadas no período de pandemia.

Já em outra oportunidade, o presidente José Carlos Cintra se reuniu novamente com o senador Vanderlan Cardoso e oficializou a solicitação de apoio de duas demandas: desmembramento do IF Goiano e investimentos na Coop-Recicla. O senador, por sua vez, após ter participado de um evento no Hospital do Câncer de Rio Verde, falou sobre a importância de dar apoio a entidades como essa, que beneficiam a população de forma gratuita.

As demandas citadas acima foram protocoladas com o parlamentar, com o intuito de buscar apoio.

CODERV | 15
Reunião com senador Vanderlan Cardoso

CODERV FAZ PARCERIA DE SUCESSO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

estufas para grande parte do conhecimento. Ciente disso, o Coderv buscou reunir-se com as instituições de ensino para estreitar esse vínculo. Rio Verde conta com mais de 15 mil alunos no ensino superior, é um polo universitário que abriga estudantes de diversas partes do país, tornando-se referência em educação no Estado.

para cada vez mais perto, a participação acadêmica dentro dos grupos de trabalho, principalmente no que diz respeito a tecnologia e inovação. Acreditamos que os alunos de graduação, pós e mestrado, poderão trazer ideias inovadoras que irão impactar de forma positiva o processo de crescimento de Rio Verde, além de facilitar o diálogo com o empresariado

DESMEMBRAMENTO IF GOIANO

O IF Goiano Campus Rio Verde conta com uma estrutura organizacional que leva o nome do município para todo o Brasil. Em 2021 a reitoria da instituição solicitou ao Coderv o apoio ao desmembramento da instituição.

Ao longo das reuniões que foram realizadas, o diretor do Instituto Federal Goiano de Rio Verde, Fabiano Guimarães, apresentou os números da Instituição, referente a cursos, projetos estratégicos na área de formação de recursos humanos de qualidade, que mostram o quanto tem a oferecer, não somente para o nosso município, como para todo o Sudoeste Goiano. Foram apresentados ainda, projetos

MANTENEDOR

que estão sendo desenvolvidos por professores e alunos, voltados à pesquisa e inovação.

O presidente do Coderv, José Carlos Cintra, além de declarar o apoio do Conselho, falou sobre a satisfação em ter uma instituição tão respeitada conosco, que pensa à frente, sempre buscando pelo desenvolvimento, usando a educação como principal aliada. “Além disso, é importante a participação do Instituto dentro das Câmaras técnicas, através da indicação de professores capacitados em diversas áreas, que irão contribuir com o desenvolvimento de nosso município”, disse José Carlos Cintra.

por meio de estágios que beneficiem discentes e empreendedores.

Também foi feito o pedido de apoio, para que docentes e discentes tenham uma participação maior nos trabalhos realizados pelo Coderv. O intuito sempre foi aprimorar trabalhos já existentes e buscar novas ideias, como por exemplo: investimento em pesquisas, com foco na área de saúde e de legislação.

CODERV | 17

RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL

DEPUTADO ESTADUAL LISSAUER VIEIRA FOI RESPONSÁVEL POR APRESENTAR O TÍTULO QUE RECONHECEU A ENTIDADE COMO UTILIDADE PÚBLICA

Em julho de 2021 o Coderv recebeu, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o título de Entidade de Utilidade Pública. Esse é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Conselho e um reforço da responsabilidade que temos com o interesse social.

ATUALIZAÇÃO DO ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO DO CODERV

Na manhã do dia 22 de novembro de 2021, o Coderv realizou reunião Ordinária da Plenária, para apresentação de ações e atualização do Estatuto Social e Regimento Interno para que acompanhe o crescimento do Conselho.

A reunião que contou com a presença de representantes das

MANTENEDOR

entidades que fazem parte do Conselho, teve como objetivo principal a apresentação feita pela advogada Júlia Gondim de uma nova atualização do Estatuto Social e o Regimento Interno do Coderv, levando em consideração sua forma de atuação, e por unanimidade os documentos foram aprovados.

| CODERV 18

CUIDAR DA ÁGUA É CUIDAR DA VIDA!

Em reunião on-line, a diretoria do Coderv reuniu-se com entidades ligadas ao meio ambiente para discutir a situação da captação de água pelo Ribeirão Abóbora. Dados apresentados pelo Engenheiro Ambiental, Édio Damásio, do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do município, mostraram que o ribeirão passa por crise hídrica, e que é necessário encontrar soluções para o problema o quanto antes.

A água da bacia hidrográfica do Ribeirão Abóbora tem o maior consumo coletivo do município que em tempos de estiagem ameaça o abastecimento.

Como ações imediatas, os representantes da secretaria Municipal de Meio Ambiente, comprometeram-se a levar equipes a campo e fazer um trabalho de conscientização sobre a importância da utilização responsável da água. Ademais, o GTA e CBH montaram um ofício para comunicar às grandes usuárias sobre como está a situação da captação e consumo da água na cidade.

Uma iniciativa do Coderv foi produzir material para conscientizar o consumo de água. Por meio da internet posts em formato de cartilha foram distribuídos em grupos e outras redes sociais. Confira:

MANTENEDOR

NÃO DEMORAR NO BANHO

REAPROVEITAR A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR

LAVAR O CARRO COM BALDE

NA HORA DE LAVAR LOUÇA, ABRA A TORNEIRA SÓ PARA ENXAGUÁ-LA

COLETAR A ÁGUA DA CHUVA E DO AR-CONDICIONADO AO ESCOVAR OS DENTES FECHE A TORNEIRA

PISCINAS QUE NÃO ESTIVEREM SENDO UTILIZADAS PRECISAM FICAR COBERTAS PARA DIMINUIR A EVAPORAÇÃO EM ATÉ 90%

NADA DE JOGAR ÓLEO DE COZINHA SUJO PELO RALO, PORQUE UM LITRO DE ÓLEO DESCARTADO DE FORMA ERRADA POLUI 25 MIL LITROS DE ÁGUA. UTILIZE OS PONTOS DE COLETA DA CIDADE!

CODERV | 19

CÂMARAS TÉCNICAS EM AÇÃO

C.T Matrizes Energéticas

Câmara Técnica focada em soluções de fornecimento e distribuição de energia.

Ver reportagem na página 5.

C.T Assuntos Legislativos

Câmara Técnica responsável por acompanhar projetos de leis para dar apoio ao legislativo nos projetos ligados ao desenvolvimento de Rio Verde.

Ver reportagem na página 14 e 15.

C.T de Segurança

Propõe diálogo com forças de segurança de Rio Verde a fim de garantir segurança pública de qualidade.

C.T Desenvolvimento Urbano

Esta Câmara Técnica é responsável por discutir conflitos de infraestrutura, urbanismo, saneamento básico e prestação de serviços públicos nos bairros. Neste sentido, os diretores Ana Rosa Bueno e Mário Augusto Castro reuniram-se com a Superintendente de Planejamento e Mobilidade Urbana Talita Morais e com o procurador geral de Rio Verde, Vinicius Campos, para tratar do projeto do novo sistema de transporte coletivo público.

A coordenadora da Câmara Técnica de Desenvolvimento Urbano, Ana Paula Cintra, fez proposições ao que foi apresentado na segunda Audiência Pública, no dia 02 de maio de 2022. Dentro dos pontos abordados, enfatizou a importância da confiabilidade no levantamento de dados para o dimensionamento adequado, de forma a garantir a efetividade do modelo operacional e econômicofinanceiro.

As contribuições do CODERV foram levantadas por técnicos especializados em mobilidade urbana para fortalecer ainda mais o projeto apresentado, assegurando o interesse das empresas à concessão, além das necessidades a curto e longo prazo da população rioverdense.

O Coderv sempre foi um grande apoiador da Cooperativa de Reciclagem e a favor da valorização do meio ambiente e da sustentabilidade.

A Coop-Recicla realiza coleta de 120 toneladas de resíduos por mês e emprega mais de 50 pessoas de forma direta, mas existe expectativa de que esses números aumentem, contribuindo ainda mais para o meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida da população rio-verdense. Durante o Biênio 2021/2022, o Conselho buscou formular estratégias de atração de investimento público-privado

MANTENEDOR

CONSELHO APOIA A COOP-RECICLA

Por meio desse veículo a Cooperativa acredita que a coleta seletiva de Rio Verde vai ser otimizada e gerar mais empregos, já que com o novo caminhão, a Cooperativa vai ter condições de contratar mais pessoas para trabalharem em um segundo turno.

para as ações da cooperativa.

“Pensando em Rio Verde para os próximos 40 anos esta é uma pauta de grande importância. Se não fosse a cooperativa, todo esse resíduo iria para o aterro. Por isso, o Conselho quer e pode contribuir para este trabalho”, afirmou o presidente do Coderv, José Carlos Cintra. Uma das demandas da cooperativa em 2022 foi a aquisição de um caminhão tipo ‘Roll On Roll Of’ que iria ajudar a ampliar a capacidade de reciclagem. Neste sentido foi criada a Campanha Caminhão Sustentável, com o objetivo de captar recursos para comprar o caminhão.

Para se ter uma ideia, por ano, cada morador rioverdense produz cerca de 360 kg de resíduos. Do total de resíduos gerados, a Coop-Recicla já consegue reciclar 3,5% e tem potencial para aumentar esse índice. Para isso, o presidente da cooperativa, Divino Teles, apresentou ao Coderv alguns projetos que pretende executar no município, como a Empresa Verde (iniciativa para definir um horário alternativo para coleta na Av. Presidente Vargas com o intuito de coletar, por ano, 953 toneladas de materiais recicláveis. Empresas participantes receberiam certificados e incentivos), o Meu condomínio recicla (caráter educacional e para conscientização dos moradores sobre a importância da separação dos resíduos e reciclagem deles) e o Eco Óleo, que já está em atividade.

No dia 12 de maio de 2022, a Coop-Recicla inaugurou a sede de recebimento de óleo de cozinha. Além do Coderv, outros empresários apoiaram financeiramente a construção. De lá para cá a Cooperativa tem recolhido cerca de 3 mil litros de óleo por mês. Os cidadãos podem armazenar em recipientes plásticos e levar até os PEVs (pontos de entrega voluntária)

CODERV | 21

PARTICIPAÇÃO ATIVA

EVENTO MUNICIPALISTA PARTICIPAÇÃO EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde – Coderv, participou do Encontro Municipalista, realizado em Rio Verde, no Sindicato Rural. Antes da cerimônia oficial, diretores do Coderv reuniram-se com o governador Ronaldo Caiado, com o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Estadual Lissauer Vieira, prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e outras autoridades. Durante a reunião o conselho apresentou e entregou aos representantes públicos uma lista com demandas pontuais em prol da sociedade local.

Um passo importante foi a assinatura de ordem de serviço para obra de duplicação do trecho de 7 km da GO 174/210, na saída para Montividiu. Encabeçado pela ACIRV, juntamente com outras instituições e empresários, que custearam o projeto e doaram ao poder público, a fim de acelerar o processo.

“O José Carlos Cintra ainda me pediu para falar sobre a GO-174 e aqui quando soube da decisão, quase deu pulos de alegria,” disse o governador Ronaldo Caiado.

Ainda durante o Encontro Municipalista, o presidente do Coderv, José Carlos Cintra, entregou uma placa de homenagem pelo reconhecimento de utilidade pública Estadual a Ronaldo Caiado, Lissauer Vieira, Paulo do Vale e Lucivaldo Medeiros, presidente da Câmara de Rio Verde.

“Estamos contentes com o momento que Rio Verde tem vivido. Fica nossa homenagem, nossa gratidão em nome de toda a diretoria do Coderv, que tem trabalhado de maneira voluntária para a nossa sociedade”, pontuou José Carlos.

MANTENEDOR

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, representado pela Diretora Executiva Ana Paula Barbosa Andrade, participou da Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual do Estado de Goiás, realizada na Câmara Municipal de Rio Verde, que teve como objetivo buscar sugestões da população para o orçamento de 2022.

O Coderv apresentou e protocolou à Comissão de finanças da Assembleia Legislativa de Goiás, um levantamento estimativo de orçamento para obras rodoviárias, como: Asfaltamento da GO 401; Anel Viário de Rio Verde, trecho entre BR 060 e GO 210. O documento foi elaborado pelo Engenheiro José Edmilson Mendes Neto.

Em uma segunda Audiência Pública referente à Mobilidade Urbana convocada pelo executivo municipal, Ana Paula Cintra trouxe o posicionamento do Coderv frente ao novo sistema de transporte público urbano. A Câmara Técnica elaborou um documento consultivo com um questionário abordando todos os aspectos que devem ser considerados para o pleno funcionamento do transporte coletivo, dentre eles: aspectos legais, políticas públicas, modelo operacional, modelo econômico-financeiro e fiscalização. O objetivo foi contribuir com o executivo e o legislativo a fim de impulsionar Rio Verde para um desenvolvimento sustentável factível.

| CODERV 22

PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O Presidente do Coderv, José Carlos Cintra, marcou presença no 2º Fórum de Desenvolvimento do Sudoeste Goiano, promovido pela ACIRV, com o objetivo de unir, capacitar e compartilhar experiências entre as associações comerciais e o poder público.

Os participantes discutiram estratégias para o crescimento da região sudoeste sob uma nova ótica de oportunidades com a retomada da economia.

Foram ministradas duas palestras abordando a capacidade que os municípios têm de crescer e se desenvolver.

A primeira foi sobre “Os impactos e as oportunidades para os municípios do sudoeste goiano, com o início das operações da Ferrovia Norte-Sul”, com o Sr. Edwal Freitas Portilho, Presidente-Executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial).

A segunda palestra foi sobre o tema “Caminho para a retomada econômica”, referente ao guia com o mesmo título, lançado pela FACIEG no dia 29/07, ministrada pelo Sr. Márcio Luís, que é vice-presidente da Federação das Associações, Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (FACIEG).

MANTENEDOR

CODERV | 23

Podcast CODERV EM PAUTA torna-se um novo canal de comunicação do Coderv. A estimativa é de que haja mais de 34 milhões de pessoas ouvindo o formato no Brasil e o Corderv, é claro, não poderia ficar de fora desse formato de comunicação, onde diretores, conselheiros e especialistas, de uma forma simples, debatem em cada episódio sobre as ações do Coderv, aliadas aos temas do cenário político e econômico do Brasil. Nossa primeira temporada teve duração de seis meses, com um episódio a cada 15 dias.

O primeiro episódio estreou no dia 12/04/2022, onde conversamos com José Carlos Cintra, presidente do Coderv e os expresidentes e advogados, Eduardo Lobo e Dejane Maffissoni, sobre o sentido de trabalhar para o bem comum.

O segundo episódio do Podcast Coderv em Pauta foi abordado com os empresários Evaristo Baraúna, Ana Rosa Bueno e Angelo Landim Jr. sobre a importância de participar de associações.

O episódio 03 chegou trazendo um bate-papo interessante sobre como nossa cidade tem transformado lixo em luxo e lucro. Klener Alves, Divino Teles, representantes da Coop-recicla e o vereador José Henrique estiveram conosco nessa conversa inspiradora.

A qualidade da energia elétrica distribuída em Goiás tem sido pauta de muita discussão. No EP 04 reunimos dois nomes importantes quando se fala em matrizes energéticas, Victor Gaiardo, pres. Sind. Rural de Jataí e Gustavo Lacerda, coordenador da Câmara Técnica de Matrizes Energéticas do Coderv e diretor da Automasol, para entender como o Coderv e outras instituições conseguiram um feito histórico de abrangência nacional, com benefícios para vários estados.

A Câmara Técnica de Assuntos Legislativos do Coderv tem feito um trabalho significativo no sentido de unir forças com quem pensa e propõe leis que levem nosso município adiante. No episódio 05 conversamos com os advogados Antônio Cuevas, Denise Barbosa e Julia Gondin integrantes da Câmara que explicam em detalhes os resultados que estão sendo alcançados.

O EP 06 abordou a importância das universidades e projetos universitários para o desenvolvimento de acadêmicos e também para a cidade.

Os convidados foram: Elton Braz (membro da câmara técnica de assuntos universitários do Coderv e pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade de Rio Verde) e o diretor-geral do Instituto Federal Goiano- campus Rio Verde, Fabiano Guimarães.

| CODERV 24

MANTENEDOR

Diretamente da capital do sudoeste goiano, no episódio 07 falamos sobre gestão cooperativa e como a participação das entidades fortalece a tomada de decisão do poder público e os ganhos para ambos os lados.

Participaram conosco João Valongo, contabilista rural, empresário e coordenador da CT de Desenvolvimento Rural, Artur Pagnocelli, agrônomo e membro da CT de Desenvolvimento Rural e Gabriel Moraes, advogado tributarista e coordenador da CT de Assuntos Legislativo.

Rio Verde foi uma cidade onde a insegurança imperou por alguns anos trazendo medo a população, porém, ações integradas entre a sociedade, instituições e poder público fizeram este jogo virar. No EP 08 conversamos com Danilo Fabiano, delegado regional da Polícia Civil e coordenador da Câmara Técnica de Segurança do Coderv, juntamente com Jacqueline Zaiden, presidente do Observatório e ex- presidente da ACIRV que participaram ativamente da formulação de estratégias que fizeram os índices caírem.

Precisamos falar de saúde e no EP 09 do Coderv em Pauta falamos com quem leva esse tema muito a sério. Recebemos Mário Augusto diretor do Coderv e coordenador da CT de Saúde, Djan Barbosa, secretário da Saúde de Rio Verde e Wellington Carrijo Filho, que foi responsável pelo COES - Centro de operações de emergência em Saúde. Neste bate-papo eles nos contaram como durante a pandemia fomos referência em atendimento, as melhorias que tem por vir e ainda os desafios dos dias atuais.

Plano Diretor Municipal é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, levando em conta vários aspectos e sempre pautado nos interesses coletivos. No episódio 10, conversamos com os arquitetos: Márcia Righetto e o Acássio Castro, membros da CT de Desenvolvimento Urbano, que explicaram um pouco mais sobre o assunto.

No episódio 11 mostramos porque a cidade de Rio Verde se destaca nacionalmente atraindo grandes investidores. Quem explicou pra gente porque a cidade é fora da curva foi o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo Denimárcio Oliveira e o Pedro Paullo (Coordenador da Câmara Técnica da atração de investimentos do Coderv).

Para fechar com chave de ouro, no último episódio da primeira temporada do CODERV EM PAUTA, convidamos José Carlos Cintra (Presidente do Conselho), Ana Rosa (Tesoureira) e a Janaine Marquez (Secretária Executiva), para fazermos um balanço desse biênio, trazendo assuntos importantes como o papel do Coderv na sociedade e sua evolução, conquistas como o título de utilidade pública estadual, Câmaras Técnicas, Sabatina Estadual e Federal, correalização no debate com os candidatos a Governador do Estado, 2º Concurso Desenvolve Rio Verde, pautas ligadas ao meio ambiente, parceria de sucesso com instituições de ensino e investimentos feitos em conhecimento sobre cidades inteligentes.

CODERV | 25

CODERV PARTICIPA DO SMARTY CITY CURITIBA

Representado pelo diretor Walter Guimarães e pelas secretárias executivas Janaine Marquez e Ana Paula Cintra, o Coderv participou do Smarty City Expo Curitiba, que ocorreu nos dias 24 e 25 de março de 2022. O congresso é a edição brasileira da maior rede mundial de

eventos relacionados a Cidades Inteligentes, originada no Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona.

As temáticas desta 3º edição foram: Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma

Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro e Cidades Sustentáveis.

O evento contou com palestras de lideranças brasileiras, portuguesas, espanholas e italianas do setor público e privado, além de workshops e área de exposição.

MANTENEDOR

| CODERV 26

CODERV PARTICIPA DO SMART CITY EXPO WORLD BARCELONA

O Coderv também marcou presença no SMART CITY EXPO WORLD, o maior congresso mundial referente ao tema cidades inteligentes. A coordenadora da Câmara Técnica de Desenvolvimento Urbano Ana Paula Cintra participou da comitiva do iCities, hub de inovação que tem a chancela do evento no Brasil, realizando anualmente o SMART CITY EXPO CURITIBA. Com a comitiva, além de conhecer soluções com mais de mil expositores de todo o mundo, a coordenadora participou de visitas técnicas a organizações de referência mundial, como a Cisco, Indra, 22@, Centro de Design de Barcelona, Bentley Systems, entre outros. A representante do Coderv ainda fez contato com importantes organizações brasileiras, como a Frente Nacional de Prefeitos, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Parque Tecnológico de Itaipu, além de secretários, prefeitos e chefes de gabinetes. O congresso contou com mais de 24 mil visitantes de mais de 140 países, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Deminárcio Borges também estiveram presentes. Os temas principais foram: tecnologias facilitadoras, energia e meio ambiente, mobilidade, governança, moradia e inclusão, infraestrutura e construções, economia e segurança.

SEGUNDO WORKSHOP

O Coderv faz questão de participar de eventos que possam inspirar as equipes, pensar e compartilhar melhorias para a cidade. Realizado pela Câmara da Indústria e Construção - CBIC, o Workshop “O Futuro da Minha Cidade” contou com a participação de representantes de CODESES (Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social) do país. Durante o evento, realizado de maneira híbrida, as secretárias executivas do Coderv tiveram a oportunidade de apresentar o Conselho e ações dos últimos anos. “Esta foi uma forma de levar a conhecimento nacional o que vem sendo trabalhado no interior de Goiás, e como isso tem gerado resultados”, disse Janaine Marquez, secretária executiva do Conselho.

MANTENEDOR

CODERV | 27
“O FUTURO DA MINHA CIDADE”

PARTICIPAÇÃO NA MÍDIA

O Coderv tem a mídia do município como uma verdadeira aliada, podendo sempre contar com espaço em rádios e TV’s falando sobre projetos em prol do desenvolvimento de Rio Verde.

Um tema que chamou bastante a atenção da mídia nesta gestão foi so-

bre o feito histórico do Coderv, a respeito da NB R942 da Enel (ver na página 3) e os trabalhos desenvolvidos em prol da Coop-recicla. Todo esse apoio ajuda na divulgação e na visibilidade de assuntos relevantes para a sociedade.

CONSELHO FISCAL DO CODERV DURANTE O BIÊNIO 2022/2023

Em novembro do ano de 2021 foi eleito o Conselho Fiscal do Coderv para o Biênio 2022/2023. A eleição contou com a participação de 16 membros do Conselho que elegeram a chapa com 100% dos votos.

Os conselheiros eleitos foram:

1º Titular: Augusto Martins (Sindicato Rural de Rio Verde)

2º Titular: Frank Coeli (Loja Maçônica Estella Rioverdense)

3º Titular: João Valongo (SESCON Sudoeste Goiano)

1º Suplente: Márcia Righetto (CAU)

2º Suplente: Walter Venâncio Guimarães (ACIRV), e

3º Suplente: Mário Neto Batista da Silva (CONDEC).

A posse no novo Conselho ocorreu em janeiro de 2022, e de lá pra cá esse conselho vem sendo uma ferramenta efetiva para garantir o bom funcionamento do Coderv.

MANTENEDOR

CODERV | 29

A IMPORTÂNCIA DOTRABALHO

O Coderv ao longo dos anos tornou-se uma instituição forte e atuante. Chegar a este ponto foi resultado de uma série de condutas, entre elas o apoio de voluntários e instituições mantenedoras. A instituição não possui fins lucrativos e também não depende de verbas públicas no âmbito municipal, estadual ou federal para se estabelecer. Ou seja, são as próprias entidades, que fazem parte do Conselho, que ajudam a manter os trabalhos. Os voluntários, que elaboram os projetos, também têm um papel fundamental para os bons resultados da instituição.

“Ser voluntário do Coderv é viver uma experiência única e de grande responsabilidade, somos um time que quer o melhor para o desenvolvimento de Rio Verde e temos um olhar técnico, isso contribui para que nossas ações

MANTENEDOR

sejam de grande importância para a cidade. Representa muito como cidadã e como profissional”, afirma Márcia Righetto, voluntária do Conselho.

Todo o trabalho desempenhado é feito com dedicação e seriedade pelos voluntários. As demandas que chegam são analisadas a fim de encontrar uma solução, através das Câmaras técnicas que

voluntário é servir com propósito, é gostar de servir as pessoas, é demonstrar gratidão pelas coisas do mundo e pela nossa vida, servindo ao próximo, nunca esperando algo em troca”, pontuou ele.

“Ser voluntário do CODERV é viver uma experiência única e de grande responsabilidade, somos um time que quer o melhor para o desenvolvimento de Rio Verde e temos um olhar técnico, isso contribui para que nossas ações sejam de grande importância para a cidade. Representa muito como cidadã e como profissional”

MÁRCIA RIGHETTO

compõem o Coderv.

Antônio Cuevas também faz parte desse time de voluntários e concorda que poder participar de alguma forma no desenvolvimento de Rio Verde é gratificante e motivo de orgulho para ele. “Ser

O presidente José Carlos Cintra acredita que o voluntariado é a essência do Coderv, e a entrega de resultados está intimamente ligada a participação destes profissionais, que atuam em prol do coletivo, em prol do desenvolvimento de Rio Verde. “O voluntariado contribui muito, dentro do CODERV hoje nós temos oitoCâmaras técnicas bem engajadas. Cada Câmara ligada a um segmento que visa desenvolver projetos em vários aspectos. Por exemplo, nós temos a Câmara Técnica de Segurança que conta com profissionais que estruturam e analisam a curto, médio e

| CODERV 30

VOLUNTÁRIOPARA OCODERV

“Ser voluntário é servir com propósito, é gostar de servir as pessoas, é demonstrar gratidão pelas coisas do mundo e pela nossa vida, servindo ao próximo, nunca esperando algo em troca”

ANTÔNIO CUEVAS

longo prazo para a gente levar medidas para o executivo e legislativo de forma propositiva algumas ações que irão trazer resultados mais positivos para a nossa sociedade, e assim acontece com cada Câmara Técnica que atua dentro do Coderv”, ressaltou José Carlos. Ser voluntário é um aprendizado enriquecedor, Klener Alves que também é voluntário do Coderv diz que “não sei mensurar a importância de um trabalho tão humano, essa sensação de saber

que o Conselho não possui fins lucrativos e é porta-voz da sociedade civil organizada, para auxiliar no desenvolvimento de Rio Verde é recompensador”.

Nessa perspectiva, podemos afirmar que quanto mais pessoas participam, pensam e contribuem, o resultado é ainda melhor, porque é graças a esse trabalho voluntário que o Conselho consegue atuar com a missão de ser o espelho das forças vivas e pensantes da cidade e por meio de políticas de desenvolvimento econômico e sustentável, mudar a história de Rio Verde e seu povo.

“Não sei mensurar a importância de um trabalho tão humano, essa sensação de saber que o Conselho não possui fins lucrativos e é porta-voz da sociedade civil organizada, para auxiliar no desenvolvimento de Rio Verde é recompensador”

KLENER ALVES

MANTENEDOR

CODERV | 31 TRABALHO

SERVIÇOS DE UM BANCO, VANTAGENS DE UMA COOPERATIVA.

No Sicoob Empresarial você, pessoa física e jurídica encontra um jeito bem melhor de lidar com seu dinheiro. Uma maneira mais simples, confortável e econômica de fazer tudo o que você já faz financeiramente, mas com taxas mais justas e mais benefícios.

Crédito

Diversas linhas de crédito: Imovéis, BNDES, FCO e muito mais.

Conta Corrente

Várias vantagens em uma só conta.

Consórcios

Diversas opções, de acordo com o seu objetivo.

Investimentos

As melhores opções para o seu perfil.

Previdência

O melhor investimento no seu futuro.

sicoobempresarialoficial

sicoob.com.br/web/sicoobempresarialinstalador/

ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CODERV PARA O BIÊNIO 2023/2024

O CODERV trabalha de forma forma colaborativa, participativa e propositiva. Esse Conselho tem sido agraciado com uma diretoria, desde a sua fundação até os dias de hoje, com excelentes presidentes, diretores, membros do Conselho e Câmaras Técnicas que contribuíram muito para que nesses sete anos de Coderv, ele tenha se tornado porta-voz da sociedade e de extrema importância política.

Na última semana do mês de novembro de 2022, aconteceu a eleição da diretoria executiva do Coderv para o biênio 2023/2024, que agora tem a frente o empresário Angelo Thomaz Landim Júnior.

A votação ocorreu entre as entidades que compõem o Conselho, onde ficou eleita a seguinte diretoria:

ʔ Angelo Thomaz: Presidente

ʔ Mário Augusto: Vice-Presidente

ʔ Gabriel de Lima: Primeiro Secretário

ʔ Walter Venâncio: Segundo

Secretário

ʔ Ana Rosa: Tesoureira

Angelo faz parte da atual diretoria como Vice-presidente e pretende dar continuidade aos trabalhos que foram realizados pela gestão de José Carlos Cintra. Landim também já foi presidente da ACIRV e tem vasta experiên -

MANTENEDOR

cia na gestão de entidades de classe.

José Carlos Cintra fez parte do Coderv durante quatro anos, sendo dois como membro da diretoria e dois como presidente. Durante esse tempo, o Conselho vem desempenhando um excelente papel para a sociedade civil organizada, conseguindo analisar as principais demandas, reunindo todas as entidades, o legislativo e executivo e se tornando uma peça chave para facilitar com maior agilidade as soluções para promover o desenvolvimento de Rio Verde.

José Carlos Cintra acredita que a diretoria para o biênio 2023/2024 ficou muito bem composta e que o Coderv está em boas mãos. “Desejo sucesso para o Angelo e toda a diretoria, que já tem conhecimento, já sabe como é o procedimento do Conselho. Então os meus votos são de muito sucesso, e claro, desejo e acredito que juntos eles vão trazer bons resultados para a nossa cidade, que vem se desenvolvendo em passos largos”, excla -

Assumir a presidência do Coderv é uma grande responsabilidade, isso porque esse Conselho tem como base sólida a representação de outras 30 entidades de classe e cooperativas. Angelo Landin afirmou que tem grandes expectativas para o mandato. “Podem esperar um Conselho que tem como objetivo discutir de forma positiva, políticas públicas que venham a contribuir para uma Rio Verde cada vez mais pujante, com desenvolvimento social e crescimento econômico. Um Conselho sempre aberto a sugestões e críticas, e que baseado no diálogo e na apresentação de projetos propositivos seja uma entidade colaborativa” finalizou ele.

CODERV | 33

MANTENEDOR

O TRABALHO DO CODERV CONTINUA!

No biênio 2021/2022, a diretoria trabalhou incansavelmente para cumprir o seu papel principal de desenvolver Rio Verde em diferentes aspectos.

Sendo assim, a mesma deseja a nova diretoria um progressivo e excelente trabalho. Pode entrar e se sentir em casa, é uma satisfação enorme saber que o Conselho estará em boas mãos no próximo biênio. Esperamos que “vistam a camisa” do Conselho para que a história dele continue sendo escrita como uma entidade com forte participação atuante, para crescer junto com o nosso município.

Além disso, é hora de receber a próxima gestão com alegria e esperança no coração. Vamos fazer desse novo ciclo de recomeço tudo que é bom para que sejam mais dois anos de realizações, sucesso e muita prosperidade!

| CODERV 34
Rapidez com qualidade, não importa a distância. DISTRIBUIÇÃO E ABASTECIMENTO DIESEL LUBRIFICANTES trrpetrorio RIO VERDE | (64) 3621-4956 RODOVIA GO 174, KM 03 À ESQUERDA PORTELÂNDIA | (64) 3666-1765 AV. GOIÁS C/ AVENIDA 5, QD 30, LT 01 CAIAPÔNIA | (64) 9 9641-5020 RODOVIA GO 221, TREVO DA BR 158 S/N, KM 105, ZONA RURAL JATAÍ | (64) 64 9 9964-6066 AV. SEBASTIÃO HERCULANO DE SOUZA, 5.239, ST. INDUSTRIAL

O FUTURO AGORA se faz

| CODERV 36
codervrioverde codervgo
-
Verde
do Coderv:
CODERV
Rio
Site

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.