
1 minute read
CUIDAR DA ÁGUA É CUIDAR DA VIDA!
Em reunião on-line, a diretoria do Coderv reuniu-se com entidades ligadas ao meio ambiente para discutir a situação da captação de água pelo Ribeirão Abóbora. Dados apresentados pelo Engenheiro Ambiental, Édio Damásio, do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do município, mostraram que o ribeirão passa por crise hídrica, e que é necessário encontrar soluções para o problema o quanto antes.
A água da bacia hidrográfica do Ribeirão Abóbora tem o maior consumo coletivo do município que em tempos de estiagem ameaça o abastecimento.
Advertisement
Como ações imediatas, os representantes da secretaria Municipal de Meio Ambiente, comprometeram-se a levar equipes a campo e fazer um trabalho de conscientização sobre a importância da utilização responsável da água. Ademais, o GTA e CBH montaram um ofício para comunicar às grandes usuárias sobre como está a situação da captação e consumo da água na cidade.
Uma iniciativa do Coderv foi produzir material para conscientizar o consumo de água. Por meio da internet posts em formato de cartilha foram distribuídos em grupos e outras redes sociais. Confira:
MANTENEDOR
NÃO DEMORAR NO BANHO
REAPROVEITAR A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR
LAVAR O CARRO COM BALDE
NA HORA DE LAVAR LOUÇA, ABRA A TORNEIRA SÓ PARA ENXAGUÁ-LA
COLETAR A ÁGUA DA CHUVA E DO AR-CONDICIONADO AO ESCOVAR OS DENTES FECHE A TORNEIRA
PISCINAS QUE NÃO ESTIVEREM SENDO UTILIZADAS PRECISAM FICAR COBERTAS PARA DIMINUIR A EVAPORAÇÃO EM ATÉ 90%
NADA DE JOGAR ÓLEO DE COZINHA SUJO PELO RALO, PORQUE UM LITRO DE ÓLEO DESCARTADO DE FORMA ERRADA POLUI 25 MIL LITROS DE ÁGUA. UTILIZE OS PONTOS DE COLETA DA CIDADE!