
5 minute read
realiza feito histórico e articulou junto a Enel reverter pontos da Normativa 942 que aumentaria os custos de projetos rurais
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv), através da Câmara Técnica de Matrizes Energéticas, coordenada pelo Sr. Gustavo Lacerda, contou com o apoio do Sr. Vitor Gaiardo (Presidente do Sindicato Rural de Jataí) para conseguir um feito importante para produtores rurais e empresários do município e do Brasil de uma maneira geral. Em acordo com a Enel várias exigências que elevariam o custo de projetos de média e alta tensão foram retiradas da normativa 942. A medida passaria a valer a partir do dia 28 de outubro de 2021, mas foi suspensa.
Uma das exigências da Enel era a instalação de cubículos blindados na subestação dos clientes com consumo de até 300 kwa. O custo destas mudanças poderia chegar até a R$ 200 mil para os produtores e empresários, mas a Enel voltou atrás e permitiu a continuidade dos projetos no padrão antigo e vai exigir apenas a construção de uma
Advertisement
MANTENEDOR pequena mureta ao redor do padrão de energia.

Outro ponto da normativa era a obrigatoriedade de instalação da unidade de medição de energia no limite da propriedade. Isso faria o produtor ficar responsável pela manutenção da rede, inclusive na parte de alta tensão. Além do custo com a contratação de uma empresa para isso, existia o risco de acidentes com profissionais não capacitados.

Foram realizadas várias reuniões ao longo do ano. A cada novo encontro os pontos foram revistos e a Enel voltou atrás também nesta medida.
Outro ponto revisto diz respeito aos cabos da rede de energia. Hoje o vão médio do cabo 4 é de 130/135 metros, mas passaria para 80 metros. Isso poderia ser um problema porque o produtor precisaria colocar mais postes na propriedade, ou seja, mais gastos.
Essa revisão da normativa 942 é uma vitória das dezenas de associações que fazem parte do Coderv. As alterações conquistadas beneficiam todo o país onde a empresa Enel opera, já que as normativas são unificadas, e trará viabilidade para novos empreendimentos comerciais, industriais e rurais, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da região e do país. A atualização foi anunciada em primeira mão na reunião e já está em vigor.
2º CONCURSO CODERV DESENVOLVE RIO VERDE
todas as instituições de ensino de Rio Verde.
O edital sugeriu que os projetos contemplassem as seguintes áreas temáticas: Cultura e Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Saúde e Meio Ambiente; Tecnologia, Produção e Trabalho; Infraestrutura.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV) criou o Concurso Desenvolve Rio Verde a fim de selecionar e premiar os melhores projetos com ações efetivas que visem contribuir para o desenvolvimento do município de Rio Verde, sendo voltado para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Em 2022 realizamos a segunda edição desse projeto, que tem como um dos obje- tivos principais, trazer a comunidade acadêmica para conhecer o CODERV e estimular a contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade.
Em premiação foi entregue mais de R$15 mil, distribuídos entre os cinco melhores projetos classificados. Além dos alunos, os orientadores também foram premiados, uma forma de incentivar toda comunidade acadêmica. Na 2ª edição foram inscritos 13 projetos de quase
A premiação do concurso foi feita durante a Sudoexpo 2022. Na oportunidade, o presidente do Coderv, José Carlos Cintra, Fabiano Guimarães- Diretor do IF e a equipe da UNIRV reforçaram a importância do prêmio e desse concurso tanto para Rio Verde, quanto para os estudantes.
Eduardo Lôbo, presidente da ACIRV, também marcou presença na premiação e relembrou quando teve a ideia de criar esse concurso.
“O Concurso Desenvolve Rio Verde é um orgulho para nós do Coderv, que podemos perceber o quanto ele contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu José Carlos Cintra.
Nós do Grupo Conquista temos o maior prazer em fazer parte deste Concurso. Sabemos da importância de fomentar projetos para desenvolver nosso município junto aos acadêmicos. Nossos jovens serão os gestores do futuro. É preciso plantar boas sementes para colhermos bons frutos. Os projetos do Concurso são importantes para termos um crescimento sustentável de nossa região.
Ivo Júnior - Sócio Dir. Grupo Conquista
O Sicoob Empresarial como parceiro da ACIRV e do Coderv, apoia o Concurso Desenvolve Rio Verde.
E assim cumprimos com nossa visão: ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades.
Lenise Faria de Oliveira Mendes / Dir. Oper. e Riscos Sicoob Empresarial
Confira o resultado final:
1º - Sustentabilidade
Na Construção Civil: Caso de uma residência popular na cidade de Rio Verde-GO
Aluna: Ingrid Michelle
Borges
2º - Produção de Hortifrutis em agricultura vertical urbana com diferentes qualidades de luz visando o aumento de compostos bioativos
Aluno: Carlos Henrique Pereira Bento
3º - Análise de viabilidade econômica para a construção de uma praça urbana contendo elementos paisagísticos de bambu
Aluna: Laura Rodrigues Bernardes Frazão
4º - Aplicativo de monitoramento em tempo real do transporte público coletivo de Rio Verde - GO
Aluna: Aline Nunes Pereira
5º Mais Abelhas Mais Saúde: Envenenamento de abelhas nativas por agrotóxicos
Aluna: Aline Arantes de Oliveira
A Petrorio valoriza a educação. Entendemos que estar junto de instituições que promovam ações nesse sentido, é pensar no bem comum. O Concurso Desenvolve Rio Verde está de parabéns por provocar nossos jovens e estimular um diálogo entre empresas, educação e poder público.
Tiarley Castro - Dir. de operações Petrorio

O Grupo Cereal acredita que a melhor forma para se desenvolver, é trabalhan do em equipe.
O Concurso “CODERV - Desenvolve Rio Verde” é de suma importância para o nosso município, sabemos que a sociedade deve e tem direito de contribuir para o crescimento da nossa cidade. Acreditamos que trabalhando juntos, podemos crescer com sustentabilidade, gerando riquezas, alimentos e energia para o nosso mundo!
Adriano Baraúna - Pres. Grupo Cereal
Sabatinas Com Candidatos A Deputado Estadual E Federal Ajudaram Eleitores A Conhecer Melhor Projetos Pol Ticos

No ano de 2022, os brasileiros puderam exercer o mais simbólico dos seus direitos: o voto. Para contribuir e trazer mais informações ao eleitor, o Coderv realizou duas importantes sabatinas com os candidatos a deputado Estadual e deputado Federal residentes em Rio Verde. Este projeto contou com o apoio da ACIRV e da Aplauso.
A primeira sabatina, realizada no dia 05/09/2022, foi com candidatos a uma cadeira na Alego. Neste momento a população pode conhecer as propostas dos candidatos: Karlos Cabral - PDT; João de Freitas - PSDB;
Inácio Loyola - Partido Novo; Éder Magrão - PP; Lucas do Vale - MDB; Chico KGL - União Brasil; Enildo Cabral - PATRIOTA.
Os mediadores da sabatina foram o presidente do CODERV- José Carlos Cintra e o presidente da ACIRV- Eduardo Lôbo, que reforçaram a importância da representatividade local no cenário político, o peso das associações rioverdenses e a importância da articulação do poder público com as mesmas.

Assim como na sabatina estadual, o Coderv, com apoio da ACIRV e da Aplauso, realizaram no dia 12/09/2022, a sabatina com candidatos a deputado Federal por Rio Verde. Os seis candidatos residentes em Rio Verde participaram do evento, sendo eles: Danillo Pereira - PSD;

Flávio Pagotto - NOVO; Valdemar Paula - PT; Nayara Barcelos - PRTB; Lúcia Batista - PSB; Marussa Boldrin - MDB.
CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO
PARTICIPAM DE DEBATE CORREALIZADO PELO CODERV


Durante a Sudoexpo, foi realizado o debate com os candidatos ao governo do estado de Goiás, com transmissão ao vivo pela TV Sucesso- Record.
Essa foi uma iniciativa única no interior do estado, realizada pela ACIRV, com correalização do Coderv.
Ao todo participaram cinco candidatos: Cintia Dias (PSOL); Edigar Diniz (Novo); Gustavo Mendanha (Patriota); Major Vítor Hugo (PL); Professor Wolmir Amado (PT).
Todos tiveram a oportunidade de se apresentar e responder perguntas sobre assuntos relevantes para o nosso estado como: educação, saúde, economia, rodovias, energia, meio ambiente e cultura. Ao todo foram cinco blocos, sen- do um de apresentação inicial, três blocos com perguntas de candidato para candidato e as considerações finais.
Essa foi uma ótima oportunida- de para que os eleitores pudessem conhecer um pouco mais sobre as propostas políticas de cada um. O evento foi considerado um sucesso de audiência e de organização.
MANTENEDOR