Revista em Família nº52

Page 17

Artigo dinâmico de amor. O substrato do universo é um amor pessoal, ativo e sem fronteiras e que por Jesus chega a todo homem que o acolhe em sua realidade humana. Deus-Espírito é chamado de Pai. Esta denominação suprime as discriminações e os condicionamentos sociais. O único Pai da humanidade cria a fraternidade e a igualdade de todos. Referências Bibliográficas - O Evangelho de João. Juan Mateos e Juan Barreto. São Paulo: Paulinas,1989. - Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Documento da CNBB 107, 2017 - Dodd, Charles. A interpretação do quarto evangelho. São Paulo: Paulus, 2003 Referências bíblicas em relação ao Poço Gn 16,13-14: “A Iahweh, que lhe falou, Agar deu este nome: Tu és El-Roi, pois, disse ela, ‘vejo eu ainda aqui, depois daquele que me vê’. Foi por isso que Agar chamou este polo de Laai-Roi” Gn 21,30: Abraão cavou um poço e fez aliança com Abimelec e o lugar foi chamado Bersabéia, “porque ali ambos fizeram juramento” (o mesmo faz Isaac com Abimelec em Gn 2615-33). Gn 24,10-67: Junto ao poço, as mulheres pegam água e aí é revelado quem será a esposa de Isaac, pois oferecerá água ao servo e aos camelos. Quem o fez foi Rebeca. Gn 29,1-14: Jacó se encontra com Raquel, filha de seu tio Lobão, junto ao poço. E aí é dado água para o rebanho. Ex 2,15: Moisés foge do faraó e se assenta junto a um poço. As filhas do sacerdote de Madiã vinham dar de beber ao rebanho e os pastores as expulsaram daí. Moisés toma a defesa das moças

e é chamado por Ragüel, o pai, e depois este deu a Moisés sua filha Séfora. Pr 5,15: “bebe a água da tua cisterna, a água que jorra do teu poço”. As fontes de água eram cavadas na terra e a descoberta de águas se tornava ocasião de regozijo, celebrado em cânticos (Gn 26,32; Nm 21,17-18). Naturalmente a água tinha de ser tirada, de maneira que um manancial era particularmente providencial. A água era tirada pelas mulheres, e o poço serviu de local de encontro para o servo de Abraão e Rebeca (Gn 24,11s.), para Jacó e Raquel (Gn 29,2s.) e para Moisés e Séfora (Ex. 2,15s). O poço é imagem da bem-amada (Ct 4,12-15), da esposa (Pr 5,15). Em Is 36,16 beber água do próprio poço é uma imagem de paz e prosperidade. Algumas referências bíblicas em relação á Água, no Evangelho de João Jo 1,26: Eu batizo com água. No meio de vós, está alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia da sandália. Jo 1,33: Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, disse-me. ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo’. Jo 3,5: “Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” Jo 7,38: Se alguém tem sede, venha a mim e beberá, aquele que crê em mim! conforme a palavra da Escritura: De seu seio jorrarão rios de água viva. (anunciam fonte que regenerará Sião Is 12,3; Zc 14,8; Ez 47,1s) Jo 19,34: mas um dos soldados transpassou-lhe o lado com lança e imediatamente saiu sangue e água.

janeiro | fevereiro | marco e abril 2018 | 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.