Page 1

NUMERO 1 • AGO 2021

CONEXÃO OSAF Newsletter Oficial da OSAF | Obra Salesiana de Apoio Fraterno

Celebrar é ...

Celebrar é comemorar, é festejar, é render graças a Deus por um acontecimento que alegra nosso coração. Celebrar não é apenas lembrar, é trazer para a memória do coração um evento significativo realizado com a parceria de colaboradores. Hoje eles partilham conosco aspirações, lutas, empenhos em favor dos irmãos para continuar levando à frente esta Obra que nasceu do coração missionário de Irmã Diva Patarra, Filha de Maria Auxiliadora. Também ela contou com a colaboração das Irmãs Salesianas, do INSA e de pessoas de boa vontade. Celebrar é o que a Comunidade Educativa da OSAF está pois, realizando neste 05 de agosto: fundação da Obra Salesiana de Apoio Fraterno que há 53 anos se dedica à educação de crianças, jovens e adultos de Araras, visando à formação de “Bons cristãos e honestos cidadãos” como sonhava Dom Bosco nas origens da Família Salesiana. Celebrar é também, neste 05 de agosto, a expressão agradecida do coração das Irmãs Salesianas de todo o mundo que estão elevando a Deus Ação de Graças pelos 149 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Celebrar é para a Família Salesiana o canto de louvor a Deus pelo aniversário de Dom Bosco no próximo 16 de agosto, o “Pai e Mestre da Juventude”. Neste mês de agosto, dedicado especialmente às vocações, rezemos para que o Senhor da Messe envie muitos operários à Sua Messe: Religiosas e Religiosos, Sacerdotes e Leigos engajados. E que Nossa Senhora, inspiradora da fundação do nosso Instituto, atraia muitas jovens para a Vida Religiosa Salesiana. Ela, Auxiliadora dos Cristãos abençoe e proteja nossos Colaboradores (as), Educadoras, Voluntários (as) e a todos conceda Alegria, Saúde e Paz. De coração reconhecido e orante, agradecemos a colaboração de todos que somam conosco na manutenção e animação de nossa OSAF.

Irmãs Salesianas: Ir. CeRe, Ir. Iracema, Ir. Metka

CONEXÃO OSAF

“Não basta querer bem, é preciso que os jovens percebam que são amados" DOM BOSCO

PÁGINA 01


Retorno No mês de junho retornamos com as atividades presenciais com uma adequada porcentagem de crianças e adolescentes. Apresentamos os protocolos e medidas de segurança em relação á Covid-19, para uma retomada segura e saudável. Foram criados momentos de escuta e de diálogo; vivenciamos dinâmicas de apresentação com objetivo de estabelecer e fortalecer vínculos. Proporcionamos atividades de Esporte, Lazer e Educação Ambiental.

Em Rede contra a Fome

Bom apetite! Receita de sopa de abobrinha (Enviada por Josefa – Mãe de Samuel e Ester). Modo de preparo: Refogar o frango com alho, sal, cebola e colocar na panela de pressão (20 minutos). Depois colocar os legumes, o macarrão e deixar cozinhar. Bom apetite! 04 Batatinhas 03 Abobrinhas 03 Cenouras 03 tomates 01 peito de frango Salsinha e cebolinha a gosto

Por meio do Edital “Quem tem fome tem pressa” da Rede Salesiana Brasil (RSB) para melhor enfrentar a problemática da fome nestes tempos de pandemia, surgiu a campanha “Em Rede contra a Fome”. Aderindo à proposta da RSB, distribuímos as cestas orgânicas para 110 famílias. A parceria foi feita com o produtor local dos alimentos orgânicos “Meu quintal orgânico”. As famílias foram convidadas a preparar um prato saudável e completo e enviar a receita para OSAF como incentivo a outras famílias.

Aviso Dia 28 de Agosto de 2021 será realizada a 13º Conferência Municipal de Assistência Social que é um espaço de construção coletiva e política. Tem como prioridade a participação social de usuários do serviço, trabalhadores e gestores para definir diretrizes do SUAS nos próximos anos. Fiquem atentos às informações da Prefeitura!

CONEXÃO OSAF

PÁGINA 02


O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos? O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que oferta um trabalho social com vários públicos. O público atendido pela OSAF é de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e suas famílias. O trabalho é desenvolvido em grupo em busca de fortalecer as relações comunitárias, promover o protagonismo, desenvolver habilidades e reflexão crítica da realidade. Por meio das atividades socioeducativas é compartilhada experiencia com a finalidade da convivência com a diversidade. As famílias participam de encontros, do atendimento social e visita domiciliar. É importante ressaltar que trabalhamos na garantia de direitos e na promoção social do indivíduo e família. Nesse período de isolamento social os trabalhos em grupo foram suspensos por medidas de segurança. Retornamos há pouco tempo, com a capacidade reduzida seguindo os protocolos sanitários. O trabalho com as famílias teve o caráter diferenciado. Os atendimentos foram realizados por meio de telefone e WhatsApp. Na fase amarela foram realizadas visitas domiciliares, ressaltando sempre a ética e sigilo profissional para com crianças, adolescentes e familiares.

CONEXÃO OSAF

Por uma (nova) missão socioeducativa É certo que a pandemia transformou nossos modos de vida e a forma de lidarmos com as exigências do mundo. Nunca estivemos tão conectados e nunca ocupamos tanto o universo digital como agora, nunca mantivemos tantos laços à distância, como foi necessário nestes últimos anos. Um dos grandes desafios do trabalho social, foi em como circunscrever ou redesenhar a atuação frente às demandas que não podem ser intermediadas por um computador ou por um celular. Mais do que isso, os desafios se intensificaram: o aumento dos índices referente à pobreza, o desemprego, a elevação dos preços de itens básicos e necessários. Em outras palavras, um salário mínimo não paga o mínimo para se viver. E pensando bem, quando é que pagou? É neste cenário, um misto de caos com uma falsa ideia de que tudo se resolverá apenas por quem ocupa cargos políticos, que assistimos anestesiados a construção de um novo mundo, que utiliza, ainda, uma fórmula já bem conhecida: a segregação. Logo, por efeito, temos novos contornos de nossa missão socioeducativa. Não apenas trabalhar na proteção de algumas de nossas crianças ou apresentar algum ofício para um grupo de jovens, como tradicionalmente fora pensado, mas sobretudo, em auxiliá-los em sua formação, em seu DNA. A nova missão socioeducativa é aquela que preparará o jovem para enfrentar as durezas e as mazelas de uma vida que parte da segregação, e que necessitará de muito acompanhamento, escuta e acolhimento de nossos profissionais. Por fim, resumidamente, a nova missão socioeducativa é aquela que se atenta às mudanças substanciais em nosso mundo e enxerga em nossos jovens o potencial humano para a transformação! Levamos consigo o seguinte pensamento: que não sejamos engolidos pelo caos que vivemos e que possamos ser instrumento na passagem de um mundo melhor, na educação de um jovem protagonista e ativo, com a esperança de um mundo menos desigual, mais digno e justo!

Por João Victor Moura, Coordenador da OSAF.

PÁGINA 03


Gratidão Gratidão Gratidão

Obrigada a todos os nossos parceiros nas atividades socioeducativas e no fornecimento de materiais para a manutenção dos ambientes da OSAF. A nossa Obra Salesiana de Apoio Fraterno constantemente necessita de ajuda concreta para sustentar a missão de promover as crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, favorecendo o crescimento. No último ano realizamos seguintes reformas e melhorias: construção do laboratório da elétrica, novo laboratório da informática, novas maquinas de costura, criação da sala do Carisma, da Capela e um destaque para São José no seu ano, reforma da entrada, recepção, coordenação e sala da assistente social, melhoria na iluminação das salas, do pátio e da área externa, pintura de todas as salas, uniformes para todas as crianças e colaboradores, nova rede de internet na sede e na quadra. Estamos estudando a viabilidade da construção de um amplo espaço para o Brechó, novo refeitório e cozinha. Continuamos contando com o apoio e a parceria dos nossos amigos e benfeitores. Ir. Metka Kastelic, Diretora financeira das Mantenedoras

Agenda

agosto 2021

05 Dia da OSAF 11 Dia do estudante 14 Festa da pizza 15 NS do Patrocínio 16 Nasc. Dom Bosco

Em destaque Você sabia que 61% das famílias da OSAF não possuem as ferramentas adeguadas para acessar o mundo digital? 24 crianças foram beneficiadas com os computadores por meio da “Campanha apadrinhe um educando”.

Redes Sociais Osaf em Araras Banco Bradesco - Agencia 329 CC: 089309-9 CHAVE: 48.556.260/0002-55 CONEXÃO OSAF

osafararas Osaf Araras

PÁGINA 04

Profile for Salesianas Comunicação

Conexão OSAF | nº01  

Editorial oficial da Obra Salesiana de Apoio Fraterno

Conexão OSAF | nº01  

Editorial oficial da Obra Salesiana de Apoio Fraterno

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded