2 minute read

Evento fala sobre meio ambiente, educação e greenwashing

A Revista Educação e Two Sides Brasil organizaram um evento online, que foi ao ar no dia 13 de abril, para incentivar profissionais da educação a refletir criticamente sobre a relevância do tema “educação ambiental” e sobre os riscos da dependência digital. ANDIPA foi das apoiadoras do evento, que pode ser assistido a qualquer tempo neste link e no canal do YouTube da Revista Educação, uma publicação com 27 anos de existência.

O evento teve mediação de Edimilson Cardial, publisher das revistas ‘Educação’ e ‘Ensino Superior’, títulos da Editora Segmento, e contou com cinco palestrantes. O primeiro a apresentar foi Paulo Artaxo, coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), Professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalhando o tema ‘educação ambiental para a construção de uma sociedade sustentável’, ele considera que através da educação, é possível construir pontes entre as necessidades da população e os limites planetários, que estão ficando mais próximos.

Advertisement

Em seguida, falou a jornalista e educadora Michelle Prazeres é idealizadora do Desacelera SP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa. Com pósdoutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), ela defendeu ‘o direito à desconexão no ambiente escolar’.

A eficácia da mídia impressa na educação foi a abordagem da presidente executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco. Contra o excesso de informação que gera desinformação, ela defende proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado que vai além do digital.

Mauricio de Sousa e sua turma da Mônica revelam números expressivos, especialmente em publicações impressas, que há seis décadas forma leitores no Brasil. A diretora de relações institucionais da Mauricio de Sousa Produções, Larissa Purvinni, falou da importância das histórias em quadrinhos para o incentivo à leitura. Foram mais de 1,2 bilhões de gibis publicados na história de Mauricio de Sousa. Hoje ainda são vendidos 1 milhão de gibis ao mês (12 milhões ao ano) e além dos livros, que somam 2,5 milhões unidades por ano. Atualmente, as histórias – que começaram nas tirinhas de jornais e nos gibis – estão presentes em todos os meios de comunicação, vivenciando “o mundo é multiplataforma”.

Encerrando as duas horas de programação, Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina falou sobre os riscos do greenwashing contra o papel, cartão e papelão, destacando que esses materiais são opções muito sustentáveis se usados de forma consciente e sem desperdícios.

ANDIPA renova como membro de Two Sides

O Conselho Diretor aprovou a renovação da participação da ANDIPA como membro patrocinador de Two Sides Brasil. Incentivadora desde sempre das ações de promoção e defesa da comunicação impressa, a ANDIPA aderiu à iniciativa ainda em 2014, no primeiro ano das atividades de Two Sides no Brasil.

Criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa, Two Sides estimula a produ- ção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos.

Além do patrocínio, a Associação procura prestigiar e divulgar as diversas ações desenvolvidas por Two Sides Brasil. O incentivo também está em cada edição do informativo NewsPaper, que conta com espaço fixo para publicação de artigos e informações, a Coluna Two Sides.

This article is from: