
2 minute read
Copagrem nomeia membros e tem a primeira reunião do ano
Iniciando os trabalhos de 2023, o Comitê da Cadeia Produtiva de Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), designou os membros das entidades, com mandato a ser exercido no período de 07 de março a 31 de dezembro, e convocou-os para a primeira reunião do ano, em 27 de abril. A ANDIPA continua sendo representada por Italo Aguiar Bezerra de Meneses, agora presidente do Conselho Diretor.
O Copagrem foi criado com o objetivo de unir esforços e fortalecer os diversos setores que compõem a cadeia produtiva do papel, da indústria de comunicação impressa e das embalagens. A reunião inaugural do Comitê aconteceu no dia 9 de abril de 2013, com a participação de representantes de 20 associações e de 13 sindicatos do setor produtivo da indústria gráfica em âmbito nacional. Para o mandato de 2023, o Comitê segue sob comando do Diretor Titular, Levi Ceregato, e conta com integrantes de 40 entidades.
Advertisement
O presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Paulo Hartung foi o primeiro palestrante da reunião de abril do Copagrem, que contou com a presença do presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone. Exgovernador do Espírito Santo e experiente executivo, Hartung apresentou uma análise do momento econômico e político do Brasil e destacou que o ce- nário é de desafios e de oportunidades para a indústria brasileira e o desenvolvimento do País. Para ele, não se pode depender só de governo e a novidade no Brasil é o envolvimento e participação da sociedade civil.
O jornalista Milton Jung e a fonoaudióloga e comentarista Leny Kyrillos, ambos da CBN, comandaram a segunda palestra refletindo como a comunicação pode ajudar a construir um mundo melhor. Jung e Kyrillos se juntaram a outros dois autores, António Sacavém e Thomas Brieu, para escrever o livro ‘Escute, expresse e fale! Domine a comunicação e seja um líder poderoso’, obra que traz contribuições para uma comunicação fluida e eficaz em todas as situações. Ilustrando como a informação hoje é artigo de primeira necessidade, Milton Jung apontou que “a violência começa quando as palavras falham. E entendemos palavras como comunicação”. Complementando, Leny Kyrillos enfatizou o poder da escuta para uma boa e saudável comunicação.
Também esteve presente na reunião de abril, o empresário gráfico sul-mato-grossense Julião Flaves Gaúna, que foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) para o triênio 2023-2026. O atual presidente da entidade, Sidney Anversa Victor, ocupará a vice-presidência na próxima gestão. A posse da nova diretoria está marcada para 1º de junho, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande/MS.
Entidades tratam de agendas comuns
O Conselho Diretor da ANDIPA se reuniu com executivos da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), entidade que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, incluindo os produtores de papel. Junto com os diretores Vitor Paulo de Andrade e Marcelo Patury Accioly, no dia 13 de abril, o presidente do Conselho Diretor da ANDIPA, Italo Aguiar Bezerra de Meneses, recebeu José Carlos da Fonseca Junior, Diretor Executivo, e Carlos Eduardo Mariotti, da área de Política Industrial da IBÁ.
Em um almoço profissional, representantes das duas entidades conversaram sobre temas de interesse setorial, entre eles as ações de combate às fraudes envolvendo a imunidade sobre o papel para fins editoriais.