
1 minute read
Diálogo constante para melhores soluções possíveis
Posso dizer que faz quase trinta e sete anos que estou no mercado do papel. Exatamente a minha idade. Minha família está há gerações atuando nesse ramo e carrego esse dever com imensa responsabilidade e gratidão, tentando emular o máximo dos valores herdados. Gostaria de agradecer ao conselho diretor, especialmente na pessoa do Sr. Vitor, por me dar essa oportunidade de fazer com que o nosso setor tenha cada vez mais relevância dentro do mercado papeleiro.
Como meu primeiro editorial, gostaria de pactuar aqui, junto aos nossos associados e todo o mercado, que tratarei das nossas questões e demandas com o maior afinco, a fim de chegarmos nas melhores soluções possíveis. Buscarei um diálogo constante, não só entre os associados, mas com todas as entidades que tenham como colaborar em nossas pautas em comum.
Advertisement
A época do crédito vasto e fácil parece que acabou, principalmente nos países mais ricos. Guerra da Ucrânia não é mais novidade; COVID-19, felizmente, parece ter nos deixado; a inflação não parece ter ficado para trás. Há um grande receio, bem embasado, de que um aumento ainda maior dos juros possa causar um creditcrunch, fazendo com que empresas e pessoas fiquem sem conseguir honrar suas dívidas, gerando uma recessão. Ou, quem sabe, até uma depressão econômica, junto com essa inflação persistente. Há uma chance de que haja um ajuste grande, parecido com o que tivemos, mais recentemente em 2001, na bolha da NASDAQ e na crise do sub-primede 2008. Apertem os cintos. Ciclos econômicos fa- que precisamos estar sempre atentos aos sinais vindos de fora, pois funcionamos quase como um estoque regulador, auxiliando tanto os fabricantes de papel quanto a indústria gráfica.
Para completar a tempestade, no cenário interno as perspectivas também são tenebrosas, a governabilidade tende a ficar cada dia mais difícil; os primeiros cem dias, que normalmente são a lua de mel, mostraram-se quase como um divórcio. Numa condição como essa, fico muito cético com uma reforma tributária satisfatória. Ainda assim, faremos tudo que for possível para que a distribuição de papel possa funcionar com o menor número de distorções possíveis.
Muitíssimo obrigado a todos pela confiança depositada em mim.