Espiral 111

Page 1

Visitas

Na capa, uma das várias visitas de estudo que os nossos alunos têm ao longo do ano letivo. Neste caso os alunos do 11.º ano foram a Avintes, assistir a uma adaptação d’ Os Maias, e a Serralves (exposição e jardins).

Páginas 18 e 19

Campeã de mundo

A Diana Santos, do 10.º A, é uma vencedora. Pratica karaté e há dois anos chegou ao ponto mais alto do seu percurso: campeã mundial em Itália. Mas são muitas mais as vitórias...

Pág 7

Erasmus +

Neste número do nosso jornal, notiviamos três mobilidades: duas de job shadowing e uma formação sobre novas tecnologias em Educação. Os destinos foram França e Chéquia.

Páginas 4 a 6

Colégio de São Miguel / Fátima

Diretor / Dr. Manuel Lourenço

Número 111 / Março de 2024

Ano XXXV

OS POLÍTICOS DE AMANHÃ!

Nos últimos dois meses, a questão política dominou o nosso dia a dia, devido à queda do governo e às eleições do dia 10 de março de 2024.

Deum modo geral, os jovens não se interessam muito por estes assuntos, apesar de existirem alguns da nossa faixa etária interessados. Ainda se ouve muito a desculpa do “tenho mais que fazer”... e, de certa forma, é compreensível.

Muitos de nós temos medo de ser ouvidos, de nos fazermos ouvir, porque a política, aos nossos olhos, (e aos olhos de muitos adultos que nos rodeiam) é apenas “corrupção” e “roubo”, mas na verdade não se trata apenas disso!

Acreditamos que, como em tudo na vida, e em particular na vida profissional, há gente muito competente

e trabalhadora e haverá, também, gente incompetente que pouco faz!

Naescola, desde cedo, somos incentivados a fazer, a sermos responsáveis e organizados, e a respondermos, da melhor forma, às nossas obrigações. No nosso Colégio são-nos propostas várias atividades, que são uma simulação, ou antes uma preparação para aquilo que mais tarde iremos chamar “política” (e não “partidarismo”); falamos, entre outras, do “Parlamento de Jovens”, da “Assembleia Jovem de Ourém (AJO)” e do “You Leaders” que são três projetos que todos nós deveríamos experimentar pelo menos uma vez, pois levam-nos a preparar a defesa de um tema, a preparar argumentos a favor e, eventualmente, contra, ajudam-nos a desenvolver a nossa criatividade e a não termos receio de ouvir opiniões contrárias, ensinam-nos a saber escutar,

a debater, a aceitar novas ideias e, por vezes, a reformularmos aquela que era a nossa primeira ideia. Perguntamos nós: não é isto fazer política???

Quando este texto for publicado, independentemente da cor política, o que queremos é que, quem assumir o cargo de Primeiro Ministro o faça com o sentido de responsabilidade e com a vontade de fazer mais e melhor pela nossa sociedade.

Um dia, quem sabe se esse cargo não poderá ser ocupado por um de nós!!!

Uma certeza nós temos: os jovens de hoje, serão os políticos de amanhã.

2 / ESPIRAL // EDITORIAL
Gabriel Neves, Inês Sá, Maria Vicente

FESTA DE NATAL.

“Luz de Esperança” foi o mote da nossa APPA do Natal que aconteceu no dia 20 de dezembro, num pavilhão gimnodesportivo com muitos alunos, encarregados de educação, professores e funcionários.

Foi um momento de dramatização muito bonito que nos levou a refletir nas realidades atuais: a separação e o reencontro, a força do querer e da união, a amizade, as alegrias e a esperança! Tudo isto abrilhantado com a atuação do coro de alunos do Colégio de São Miguel em parceria com o coro Schola Cantorum e o coro dos alunos que estudam no ensino articulado e com as cores e formas do cenário criado, especificamente para este momento. Integrado na história que nos foi contada, houve um momento especial: a bênção dos

Meninos Jesus que as famílias trouxeram!

De manhã, aconteceu o Mercado de Natal solidário, dinamizado pelo Departamento de Português e Línguas Estrangeiras e pelo Clube Europeu, onde se provaram iguarias tradicionais portuguesas e especialidades dos vários países de origem dos alunos do nosso Colégio. Uma manhã muito animada que contou, também, com a presença de um presépio vivo, dinamizado pelos alunos do 2.º ciclo, e pela exposição de presépios construídos durante as aulas de Educação Tecnológica.

Um dia especial, sem dúvida!

ESPIRAL / 3 // NOTÍCIAS

ERASMUS+ SEGRÉ, FRANÇA.

Outras realidades abrem-nos novas perspetivas, apresentam-nos desafios e despertam a vontade de experimentar e fazer diferente.

Podia ser este o mote de mais uma mobilidade Erasmus + que levou 2 professores e a psicóloga do Colégio de São Miguel a Segré, França, ao Collège Georges Gironde.

Foram três dias intensos (5 a 7 de fevereiro) de Job Shadowing em que mergulhámos numa realidade diferente da nossa, mas que se depara, de um modo geral, com as mesmas dificuldades.

Os primeiros contactos, com alunos, professores e direção da escola, revelaram-nos um ambiente acolhedor, de disciplina e de verdadeira aprendizagem. Nas aulas a que assistimos respirava-

se respeito, curiosidade de aprender e estratégias que motivavam os alunos.

O nosso olhar centrou-se na educação especial e na pedagogia inclusiva. E aí notámos algumas diferenças relativamente ao que temos na nossa escola: há turmas de 14 / 15 alunos com necessidades especiais que, para além das matérias como a matemática ou o inglês, podem cuidar das plantas que estão nas estufas da escola (uma quente e outra fria), ou trabalhar, por exemplo, a madeira num espaço considerável e bem equipado.

Depois observamos alunos, durante as aulas, sentados em bolas que costumamos ver nos ginásios, elásticos presos às pernas das mesas para os alunos apoiarem os pés ou bolas de ténis

nos pés das cadeiras para que não haja barulho quando são arrastadas!

Houve tempo, ainda, para conversarmos com os professores e a direção sobre aquilo que se faz na nossa escola... e, do lado de lá, também houve alguma surpresa e agrado quando, por exemplo, falámos de aspetos que nos caracterizam: a limpeza ao fim do dia ou a justificação por atraso apresentada no início das aulas.

Foram, sem dúvida, dias de trocas de experiências, de aprendizagem e também de (re)conhecimento da cultura, da gastronomia e da arquitetura da Bretanha, do País do Loire e da Normandia.

4 / ESPIRAL // NOTÍCIAS

ERASMUS+ PRAGA, CHÉQUIA.

Três professoras do Colégio de São Miguel, professora Inês Nunes, professora Marta Pereira e professora Paula Francisco, estiveram, na semana de 19 a 23 de fevereiro, em formação, na cidade de Praga, na República Checa. A oportunidade surgiu ao abrigo do programa Erasmus+, após uma candidatura realizada pela equipa Erasmus do Colégio, que procura levar professores a programas de intercâmbios, job shadowing e de formação noutros países da Europa.

Este curso, ICT in Education, teve lugar no International Training Center, em Praga, e teve a duração de 21 horas. Segundo as professoras participantes, o curso foi muito interessante e útil para a sua prática letiva uma vez que contactaram com programas que não conheciam e que lhes poderão ser bastantes úteis nas suas aulas. Foram várias as áreas da informática abordadas, desde a segurança na Internet, passando pelo tratamento de imagens, criação e

gestão de turmas, Inteligência Artificial, programação, até ao conhecimento de sites e aplicações que permitirão fazer exercícios de treino e/ou de avaliação com os seus alunos. Como os conhecimentos a transmitir eram muitos, as professoras consideram que o único aspeto menos bom foi o facto de grande parte deles terem sido abordados muito fugazmente, sem o tempo necessário para os aprofundar. Do programa do curso fez também parte uma visita guiada aos principais locais históricos e turísticos da belíssima cidade de Praga. Foi uma semana muito rica em aprendizagem e enriquecimento cultural e social uma vez que, no curso, estavam também professores e professoras da Roménia, da Croácia e da Grécia, com quem se pôde trocar alguns conhecimentos geográficos e até gastronómicos de cada um desses países.

ESPIRAL / 5 // NOTÍCIAS

ERASMUS+ HAVIROV, CHÉQUIA.

O Colégio de São Miguel, como ecossistema de aprendizagens, aberto ao exterior, tem promovido trocas de experiências educativas entre escolas de diferentes países, no âmbito do programa Erasmus+. Foi neste contexto que se proporcionou uma intensa viagem educacional, entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, onde quatro professores de diferentes áreas do saber, rumaram entusiasmados para uma experiência única e enriquecedora. O destino da incursão pedagógica foi a Základní škola Havírov-Mesto 1, uma escola em Havirov, na encantadora Chéquia, próximo da fronteira com a Polónia.

Neste tempo de aprendizagem, o Job Shadowing proporcionou aos professores a oportunidade ímpar de observar e compartilhar vivências educativas, nomeadamente ao nível da educação especial. Sob os céus de Havirov, os professores envolveram-se na atmosfera educacional, de uma

escola onde todos caminham de forma confortável (em chinelos ou pantufas), e onde o tradicional toque da campainha foi substituído pela música “Clocks” dos Coldplay para dar início às aulas.

Foram três dias de observação e monitorização de aulas, reuniões com a direção da escola, com a direção pedagógica e com a equipa do ensino especial. Os professores foram convidados a fazer um workshop de apresentação do nosso país e do nosso colégio para todos os docentes da escola, e outro para os alunos do terceiro ciclo, nas áreas das artes, das ciências, da matemática e da cultura e geografia de Portugal.

Neste intercâmbio de culturas, de experiências e de conhecimentos, houve ainda tempo para participar numa visita de estudo com alunos do primeiro ciclo a uma aldeia típica, construída em madeira e, testemunhar na primeira pessoa, como decorre o dia aberto da escola, onde toda

a comunidade é convidada a participar em atividades preparadas, previamente, pelos alunos e professores, a fim de conhecerem a escola, o seu projeto, bem como a oferta educativa.

Podemos afirmar que a intensidade formativa destes dias, com início das aulas às oito da manhã, concorreu com valor acrescentado para os professores e para o colégio. Sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora que contribuiu para amplificar horizontes e perceber que todos partilhamos das mesmas preocupações, nesta tarefa tão nobre e desafiante que é ensinar e educar.

Levámos e trouxemos várias ideias e sugestões para partilharmos com os docentes do Colégio de São Miguel e, com certeza, implementarmos futuramente nas nossas práticas pedagógicas, com vista à melhoria da qualidade das aprendizagens e na conquista do sucesso educativo de todos os alunos.

6 / ESPIRAL // NOTÍCIAS

CAMPEÃ DO MUNDO DIANA SANTOS.

Vamos conhecer uma campeã mundial que vive na Ortiga, Fátima.

Diana Pires dos Santos tem agora 16 anos, e treina Karaté - estilo Goju Ryuno dojo (local destinado ao treino de artes marciais), na Barosa, acompanhada por outros 6 colegas que também competem. O início desta aventura começou há 10 anos atrás, no dojo Montamora, a cinco minutos da sua casa.

Nestes 10 anos em que pratica Karaté, Diana ganhou vários campeonatos, mas os 3 que mais se destacam foram: um mundial, com 14 anos, em Itália, em cadetes femininos – 47kg; com 15, foi campeã europeia, na mesma categoria; e, com 16, na primeira chamada à seleção nacional, foi ao Europeu, na Geórgia, mas infelizmente foi desqualificada no

seu primeiro combate e não foi repescada.

Durante o processo de seleção, houve um primeiro lugar no campeonato nacional, cerca de 8 horas de treinos semanais e treinos personalizados pela seleção, a cada 15 dias.

Mesmo tendo alcançado o título de campeã mundial, não sente qualquer impacto no seu dia-a-dia… considera-se uma aluna “normal”, mas que dedica parte do seu tempo a uma modadlidade de que gosta!

Para o seu futuro, a Diana gostaria de permanecer ligada ao Karaté e ter, se possível, o seu próprio dojo. Caso isso não seja possível, ela pretende continuar com os estudos, no ensino superior, embora não saiba que área seguir.

De momento ela está a estudar no

Colégio de São Miguel, no 10º ano, no curso de Ciências e Tecnologia, é o seu primeiro ano no colégio e diz estar a gostar da escola; segundo ela: “estava receosa por ir para um novo colégio, mas felizmente as minhas expetativas foram superadas pois senti-me bem acolhida por todas pessoas, colegas, professores, auxiliares e auxiliares”.

Para a Diana não é fácil conciliar a sua paixão com a sua vida escolar, porque, como ela disse: “ocupa-me a vida toda”. Por isso, tem de aproveitar o seu tempo ao máximo.

Esta é a história da Diana até agora, mas todos nós esperamos que continue a melhorar cada vez mais e cheia de coisas que lhe preenchem a vida e a façam feliz.

ESPIRAL / 7 // NOTÍCIAS

PARLAMENTO DOS JOVENS.

Após as eleições na fase escolar, os alunos Bernardo Martins, Mafalda Frazão e Samuel Deboeuf participaram, no dia 27 de fevereiro, em representação do nosso Colégio, na fase distrital do Parlamento dos Jovens 2024 para o ensino secundário, cujo tema era: “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

A experiência foi desafiante e exigente, mas muito enriquecedora, acabando por estimular o gosto dos alunos pela participação cívica e política. Foi também uma oportunidade de conhecer jovens de outras escolas, de partilhar ideias e de conviver. No final de um dia exaustivo, os deputados representantes do Colégio de São Miguel destacaram-se pelas suas intervenções, e foram votados como deputados suplentes à fase nacional, tendo conseguindo o 4.° lugar entre as 19 escolas participantes.

Mafalda Frazão, 11.º A

YOULEADERS.

Os nossos aspirantes a "leaders" tiveram, no passado dia 22 de fevereiro, o seu primeiro contacto com os "stakeholders" (representantes da Escola das Emoções, IPDJ, Arca da Aliança, Câmara Municipal de Ourém, Cáritas de Leiria e Rosto Solidário) aos quais puderam apresentar soluções para a resolução de problemas identificados pelos jovens como cruciais.

O projeto YouLeaders tem como objetivo capacitar e promover o papel

fundamental dos jovens como líderes e agentes para o desenvolvimento sustentável dentro das suas comunidades. Em 3 países do sudoeste da Europa (Itália, Espanha e Portugal), 90 jovens mulheres e homens com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos estarão envolvidos num caminho de aprendizagem híbrida de capacitação (online e presencialmente) que lhes permitirá adquirir competências-chave para o seu desenvolvimento pessoal,

educacional e socio-profissional. Mais perto do final do ano letivo, oito alunos das turmas D e F, do 11.º ano terão a oportunidade de participar no evento de aprendizagem, por pares, em Bruxelas (Dia do Hackathon) para formadores e para os jovens que participaram na experiência, cujas ideias e propostas sobre o empreendedorismo social são premiadas pelo maiorimpacto social.

8 / ESPIRAL // NOTÍCIAS

ECO-ESCOLAS PRÉMIO DE EXCELÊNCIA.

Foi atribuído ao Colégio de São Miguel o Prémio de Excelência Eco-Escolas, um galardão restrito às escolas que tenham implementado, de forma excecional, práticas ambientais sustentáveis e processos formativos que concorram para a consciência de uma melhoria ambiental, por parte dos alunos e da restante comunidade educativa.

O prémio é atribuído pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente), e decorreu em Arganil numa cerimónia protocolar.

Parabéns aos nossos alunos que integram o clube EcoEscolas, e às entidades que colaboram nos nossos projetos, como a Câmara Municipal de Ourém, a Associação de Pais e a todos os professores e trabalhadores não docentes que, afincadamente, promovem e dinamizam as atividades em prol de um melhor ambiente.

FILOSOFIA OLIMPÍADAS.

Nos dias 8 e 9 de março, as alunas Maria Serrano e Mariana Alves, acompanhadas pelo professor Sérgio Vicente, participaram nas XII Olimpíadas de Filosofia, no Colégio Internato dos Carvalhos, no Porto.

Durante 3h, os cerca de 90 alunos de 45 escolas de todo o país, redigiram um ensaio filosófico sobre um dos quatro temas propostos, conhecidos apenas no momento da prova.

Os quatro temas propostos foram: “Será que todos os cidadãos, mesmo os ignorantes em assuntos políticos e económicos, deveriam ter o mesmo direito ao voto?”, “Será que os grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, podem passar?”, “Considera que a privacidade está em risco com a web e as redes sociais?” e “Tendo em conta o desenvolvimento tecnológico e o diagnóstico presente na citação de Michael Desmurget, será que um Estado deve tomar medidas para regular o consumo recreativo digital?”.

Na foto apresentada, para além das duas alunas representastes do Colégio,

TAMPAS.

encontra-se outra aluna participante nas Olimpíadas, mostrando que para além da competição, também se ganham amizades nas experiências que temos.

Mariana Alves 11.°B

No dia 19 de janeiro, recebemos o António Gabriel no nosso colégio. Jogámos com ele à bola, rimos, cantámos e entregámos-lhe as tampinhas que recolhemos e cujo valor vai contribuir para os seus tratamentos médicos.

A comunidade educativa do Colégio de São Miguel compromete-se, há vários anos, a apoiar esta causa solidária. Desta forma, podemos todos perceber como um pequeno gesto pode fazer a diferença na vida daqueles que nos rodeiam. A campanha vai continuar! Vamos todos ajudar!

ESPIRAL / 9 // NOTÍCIAS

POSTAIS DE NATAL.

Este Projeto Interdisciplinar une gerações com 186 postais e 3 cânticos de Natal!

Na tapeçaria do tempo, poucos momentos são tão tecidos com magia e calor humano quanto o Natal. E nesta estação de Luz, os alunos do 2.º Ciclo e dos 10.º e 11.º anos do Curso com Plano Próprio de Ação Social, do Colégio de São Miguel, num gesto de carinho e partilha, visitaram quatro Lares de idosos em Fátima: Aldeia IntergeracionalSolar das Bem-Aventuranças; Lar dos Pastorinhos; Qualisénior - Residência Geriátrica e Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.

Esta iniciativa faz parte de um projeto (interdisciplinar) integrado num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), que reuniu professores de diversas disciplinas, como Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Moral e Religiosa Católica, Educação Visual e Educação Musical, num esforço colaborativo para enriquecer

as aprendizagens dos alunos e apoiar a comunidade. Cremos que juntos (Colégio e Comunidade) proporcionamos experiências mais educativas e humanas para a (trans)formação dos nossos alunos.

Nas mãos dos alunos, 186 postais feitos à mão. Cada um com uma ilustração e uma mensagem única e pessoal. Nos seus corações o desejo de levar alegria e ternura aos idosos. Mas não foram apenas postais que os alunos levaram consigo. "Com vozes cristalinas e de anjo" (referiu uma idosa), entoaram, ao vivo, 3 cânticos de Natal. Essas canções espalharam uma magia que só a música dá e transformaram cada Lar num cenário de conto de Natal.

Com este projeto, os alunos aplicaram conhecimentos de forma prática, puderam expressar-se artisticamente, contactar com uma realidade, por vezes, escondida, descobrir testemunhos tocantes e histórias de outros tempos, repletas do essencial do Natal: amor,

esperança e fé.

Os alunos dedicaram-se afincadamente. Evidenciaram que a aprendizagem vai além das salas de aulas e que podem fazer a diferença na comunidade, sendo cidadãos ativos e participativos. Afinal, puderam tocar a vida de pessoas de maneira significativa! Eles aprenderam sobre o valor do altruísmo, da solidariedade, da empatia, do trabalho em equipe e da importância de preservar o espírito de Natal.

Esta história, onde os alunos encontraram olhares calejados pelo tempo, foi escrita com a tinta da união e da generosidade. É um lembrete de que, mesmo nas noites mais escuras, a Luz da generosidade e do amor sempre brilha intensamente.

A resposta emocionada e grata dos idosos demonstrou o impacto positivo deste projeto, reforçando o compromisso do Colégio com os valores da fraternidade e da amizade social.

10 / ESPIRAL // NOTÍCIAS

ORAÇÃO DAS CINZAS.

O dia 14 de fevereiro foi quarta-feira de Cinzas e começou a Quaresma. Durante a manhã, todos os alunos realizaram a Oração das Cinzas.

Cada um foi convidado a escrever num papel o que deseja deixar para trás e os impede de ser livres. Depois de

queimados os papéis, as cinzas foram espalhadas sobre a terra, simbolizando assim a vontade de renovação.

O Senhor chama-nos a uma vida nova e feliz!

Prof.ª Ana Alexandra Ferreira

FESTA DO PERDÃO.

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o Colégio de São Miguel celebrou a Festa do Perdão. Este momento foi preparado com oração, música e reflexão pelos alunos das equipas pastorais das turmas do secundário e com a colaboração de vários sacerdotes.

O desafio foi lançado: PROCURA AMAR, ARRISCA PERDOAR!

Prof.ª Ana Alexandra Ferreira

MARY’S MEAL.

Durante esta Quaresma, o Colégio de São Miguel associa-se à campanha da Mary´s Meals, uma instituição que tem como objetivo alimentar uma criança o ano inteiro, proporcionando-lhe uma refeição diária na escola onde estuda. Este ano, em particular, a ajuda destina-se à Etiópia. Esta campanha decorrerá entre os dias 12 de março e 12 de abril. Juntos podemos tornar o mundo um pouco melhor!

Prof.ª Ana Alexandra Ferreira

ESPIRAL / 11 // NOTÍCIAS

Paulo Nogueira

O Sr. Paulo está no Colégio há 4 anos, é educador e faz de tudo um pouco... mas antes de chegar a Fátima passou por outras escolas dos concelhos de Oeiras e de Cascais.

Já fez parte dos escuteiros, foi militar e taxista, já saltou de um avião e gosta muito de cozinhar!

Houve uma a viagem à Bósnia que marcou a sua vida e se fosse para uma ilha deserta levaria uma faca de mato, algo para fazer fogo e a bíblia.

O Espiral quis conhecê-lo melhor…

Espiral (ESP) - Qual o evento da sua infância guarda com mais carinho até hoje?

Paulo Nogueira (PG) - Recordo sobretudo os momentos que passei com o meu avô, gostava que tivessem sido mais e de ter aprendido mais com ele, recordo com carinho o meu avô paterno.

ESP - Quando era pequeno qual é a profissão com que sempre sonhou?

PG - Acho que nenhuma em particular… quando somos pequenos dizemos muita coisa! Esta é a minha décima profissão, adapto-me a qualquer trabalho com facilidade!

ESP - O Sr. Paulo foi militar. Quais eram as suas funções?

PG - Tive muitas funções: fui instrutor e dei formação militar, fui oficial de justiça, oficial de educação física, fui comandante do pelotão de transportes, cheguei a comandar uma companhia de comando e serviços por um mês e tive outras funções lá dentro. Gostei muito!

ESP - Sabemos que não é de Fátima, como surgiu a ideia de vir para esta cidade?

PG - Foi fruto de muita oração e jejum para tentar escutar Deus e senti que devia vir para cá. Escutei e confiei no Senhor! Vendemos a casa e mudamos! Vim sem trabalho, sem nada! Mudámos tudo! Por vezes, vinham os medos - “não vais conseguir, não vais isto e aquilo”. Mas o Senhor falou, eu confiei e correu muito bem!

ESP - Consegue resumir em 30 segundos o seu primeiro dia neste Colégio?

PG - Lembro-me que tive alguns trabalhos com o senhor Maia (antigo educador), ao início… lembro-me uma vez de estar a apagar livros com a D. Teresa e até mesmo de uma frase que a professora Elsa me disse: "ao colégio vêm parar as pessoas que precisam do colégio ou que o colégio precisa delas." Eu acho que foi um pouco as duas coisas!

ESP - O que destacaria no nosso Colégio como mais positivo?

PG - O que o Colégio tem de mais positivo é esta ligação a Deus e à Igreja… nos tempos de hoje isso é muito importante. Olhamos para as outras escolas e o espírito é outro. Nós aqui paramos para rezar, tentamos incutir valores bons aos alunos tal como o respeito, a entreajuda, a responsabilidade... Nos tempos em que parece que vai

12 / ESPIRAL // ENTREVISTA COM...

tudo desmoronar, e em que o que está certo parece errado e o que está errado parece certo, é importante que a escola nos ajude a parar e nos dê oportunidade para rezar e estar com Deus.

ESP - Se hoje não estivesse aqui connosco, onde se imaginaria? E a fazer o quê?

PG - Só Deus sabe… uma vez durante uma oração dentro de um táxi (na altura eu era taxista), escutei “podes fazer o que quiseres, desde que estejas comigo no teu coração”. Isto foi antes de vir para cá e nos momentos de dúvidas... Na oração quando pedimos ajuda ao Senhor, por vezes, temos surpresas, escutamos a Sua voz ... e isso é bom!

ESP - Para si, como seria um dia perfeito? E porquê?

PG - Um dia perfeito é um dia de alegria, é estarmos em paz interior, estarmos com quem gostamos. No fundo, é estarmos bem com todos, com a família, com Deus no coração. Assim, todos os dias serão bons, com certeza.

ESP - O que é que ainda tem vontade de aprender?

PG - Sei lá… gostava de aprender muita coisa! Por exemplo, já comecei, sozinho, a tocar viola. Sempre foi algo que quis

fazer, mas que fui deixando para trás...

ESP - Se pudesse ouvir uma música para o resto da vida qual seria?

PG - Eu gosto de todo o tipo de música, mas algumas lembro-me agora uma em particular, que tem a ver um pouco com a minha história, e que eu gosto de ouvir de vez em quando: chama-se “Thanking blessed Mary”, de Michael Kelly que fazia parte dos Kelly Family.

ESP - O que gostaria de fazer e nunca teve oportunidade?

PG - Gostaria de viajar… gosto muito de viajar! Sobretudo a sítios especiais: locais sagrados ou ambientes naturais, montanhas, por exemplo.

ESP - Se tivesse oportunidade de viajar para um destino à sua escolha, qual seria?

PG - O primeiro destino que me vem à cabeça e onde gostava de voltar era à Bósnia, a uma localidade chamada Medjugorje, onde Nossa Senhora apareceu. Não sei se vou ter essa oportunidade, mas gostava de lá voltar! Foi o local da minha conversão e gostava de voltar ao sítio onde “voltei à vida”, onde mudei a minha vida… É um sítio especial no meio das montanhas onde Nossa Senhora me chamou em 2010 e lá

salvou a minha vida!)

ESP - Qual é que é o maior desafio que já superou?

PG - Acho que foi a luta interior que existe dentro do ser humano, quando passamos do homem velho para homem novo. A história de uma conversão é algo que leva o seu tempo e ao início há muita tribulação. O desafio consiste em reconhecer os erros da nossa vida e algumas coisas menos boas e conseguir ultrapassá-las… Com a graça de Deus, conseguimos ultrapassar esses momentos menos bons e com certeza, esse é um grande desafio.

ESP - O Sr. Paulo falou, várias vezes, de conversão. Considera que há um Paulo antes da conversão e um Paulo depois da conversão?

PG - Eu não diria que há duas pessoas diferentes… no fundo, acredito que Deus tem sempre um plano para nós e que nós o vamos seguindo, com certeza, conforme a nossa vontade. Mas, por vezes, temos coisas que nos fazem mudar o rumo da nossa vida e que alteram também o nosso futuro. Já houve uma altura em que fui um homem completamente diferente do que eu sou hoje! E sim, acredito que se tivesse seguido por outro caminho seria outra pessoa.

ESPIRAL / 13 // ENTREVISTA COM...

ESP - Qual é a lição de vida mais preciosa que aprendeu com os seus pais e acha importante passá-la também às suas filhas?

PG - Aprendemos muita coisa com os nossos pais… mesmo sem darmos conta. Aprendi que temos que dar o nosso melhor, aprendi que não devemos desistir! E é isto que também procuro passar às minhas filhas todos os dias. Os meus pais eram pessoas, de alguma forma, ligadas a igreja: iam à missa ao domingo, inscreveram os filhos na catequese… mas não havia aquele hábito de rezar em família, de darmos Graças,

por exemplo, à refeição, agradecer o alimento! São pequenas coisas que eu agora vejo que são importantes e que acho que nos ajudam na caminhada da vida.

ESP - Por último, que mensagem gostaria de deixar aos alunos do colégio que vão ler esta entrevista?

PG - Bom, gostava de dizer tanta coisa… Hoje em dia, dois dos grandes erros da humanidade são a infidelidade a Deus e o orgulho. Facilmente caímos no erro de pensar que não precisamos de Deus e afastamo-nos Dele e isso muda a nossa história. Se nos mantivermos fiéis a Deus

e na oração, Deus guiar-nos-á. Há que escutar a Sua vontade… e pela oração conseguimos perceber quando nos fala... existem muitas formas de escutar a Deus. Eu percebi, por exemplo, que Deus pode falar através do pai, da mãe, do irmão ou irmã ou através de alguém que nos dá um conselho. Então, acho que um bom conselho é que sejamos fiéis a Deus, procuremos estar na Sua Graça, sejamos humildes e escutemos os mais velhos, aqueles que nos querem bem, e aprendamos com os seus ensinamentos.

Colaboradores

Equipa dinamizadora

Propriedade

Colégio de São Miguel

Rua D. João Pereira Venâncio, 1

2495-440 Fátima

Telefone: 249531128 | Fax: 249532512

Diretor Dr. Manuel Lourenço

Diretor Pedagógico

Dr. Cláudio Barroca

Coordenação geral e paginação

Prof. Rui Parreira

Projeto gráfico / capa

Prof.ª Otília Pedro

14 / ESPIRAL // ENTREVISTA COM...
Beatriz Pinéu, Camila Neves, Diana Neves, Gabriel Neves, Inês Sá, Leonor Ribeiro, Lucas Prazeres, Margarida Paraíso, Maria Eduarda Costa, Maria Laíns, Maria Vicente, Rafael Deboeuf, Ricardo Ferreira, Teresa Gonçalves, Vicente Gonçalves, Vitória Pereira Prof. Abílio Martins, Prof. Álvaro Madureira, Prof.ª Ana Alexandra Ferreira, Prof.ª Cidália Salvado, Prof.ª Ivone Marto, Prof.ª Marta Pereira, Prof.ª Otília Pedro, Prof.ª Paula Francisco, Prof.ª Paula Pinto, Prof.ª Sandra Sapateiro, Prof. Sérgio Vicente, Prof.ª Sílvia Gomes, Prof.ª Sónia Alves, Prof.ª Umbelina Lopes

VENCEDORES ASSEMBLEIA JOVEM DE OURÉM.

Os alunos Beatriz Pinéu, Carolina Carreira, Catarina Sá, Diana Freire, João Teixeira, Maria Marques e Rafael Deboeuf venceram a VI edição da Assembleia Jovem de Ourém (AJO)ensino Secundário - com a apresentação um projeto que visa a publicação de um livro de memórias, que celebra os "50 anos do 25 de abril". Este livro será constituído por 50 histórias recolhidas e registadas pelos alunos a partir da conversa/entrevista a familiares, amigos ou vizinhos que tenham vivido o 25 de abril de 1974. A participação nesta recolha de memórias será aberta a todas as escolas do concelho de Ourém e aproximará, com certeza, diferentes gerações, para além de se promover o gosto pela escrita e, posteriormente, pela leitura.

Os trabalhos começaram no final de 2023 e a apresentação e defesa do projeto decorreu no passado dia 12 de março,

numa sessão conduzida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Dr. João Moura.

Muitos parabéns pela preparação, pelo empenho e pela postura democrática demonstrados!

DESPORTO EM CADEIRA DE RODAS.

No dia 27 de fevereiro, os alunos das turmas dos 10,º e 11,º anos do Curso de Atividade Física e Desporto Adaptados (CAFDA) receberam os atletas Manuel Sousa e Luís Ramos, da Associação Portuguesa de Deficiência de LeiriaAPD Leiria.

Esta atividade teve como objetivo proporcionar um treino de andebol em

cadeira de rodas (ACR) e basquetebol em cadeira de rodas (BCR), aprofundar conhecimentos relativamente ao regulamento das respetivas modalidades e aplicar exercícios técnico/táticos em situação de jogo. O ACR e BCR fazem parte das matérias abordadas no CAFDA, daí a importância desta experiência, que teve um "feedback" muito positivo por

parte dos alunos.

Estes atletas, campeões nacionais, puderam partilhar as suas experiências de vida, no contexto do desporto adaptado, transmitindo uma mensagem de resiliência, de crença nas capacidades de cada um e de nunca se desistir dos sonhos.

ESPIRAL / 15 // NOTÍCIAS

DIA DA MATEMÁTICA.

O Dia Internacional da Matemática é celebrado a14 de março. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Albert Einstein, um dos mais influentes cientistas do século XX, que nasceu a 14 de março de 1879. A iniciativa de estabelecer o Dia Internacional da Matemática foi promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e visa destacar a importância da Matemática na sociedade, promover a conscientização sobre seu papel fundamental em diversas áreas do conhecimento e incentivar o interesse pelo estudo e pela prática da Matemática em todas as idades.

As celebrações incluem atividades educacionais, palestras, workshops, competições e exposições, com o objetivo de tornar a Matemática mais acessível e compreensível para um público mais amplo. Também no nosso Colégio, foram desenvolvidas várias atividades:

no 5.º ano de escolaridade foi proposto um pequeno desafio matemático; no 6.º ano, os alunos tiveram oportunidade de assistir a um vídeo da “Mathgurl” com três desafios sobre o famoso Triângulo de Pascal.

O Dia do Pi também é celebrado no dia 14 de março em várias partes do mundo. A data é uma referência ao valor aproximado da constante matemática pi (π), que é aproximadamente 3,14. O Dia do Pi é uma oportunidade para destacar a importância dessa constante em muitos campos da ciência, matemática, engenharia e tecnologia.

E para homenagear este número, a aluna Catarina Santos, do 6.ºC, memorizou sessenta casas decimais do número Pi e as alunas Catarina Santos, Laura Gomes e Sofia Ferreira criaram uma poesia que podem ler no espaço deste jornal dedicado à escrita criativa dos alunos (pág: 24)

No 7.º ano, os alunos trabalharam no tema “Teoria dos Grafos“ cujo desafio consistia em colorir mapas com o mínimo de cores necessárias sendo que duas regiões com uma fronteira em comum não podem ser pintadas da mesma cor.

Os alunos do curso de Atividade Física e Desporto Adaptados, do 10.º ano, tiveram a oportunidade de fazer uma “Caça ao Tesouro da Matemática “um jogo em que pequenas equipas procuram itens matematicamente interessantes, a partir de uma lista, e tiram fotografias, para além de uma atividade sobre observação, descoberta e pensamento criativo.

As restantes do 3.º ciclo e Ensino Secundário tiveram o privilégio de assistir a conferências online da “Mathgurl“ e de José Paulo Viana sobre “Podemos acreditar na estatística?”.

Prof.ª

16 / ESPIRAL // NOTÍCIAS

PODCAST E QUE TAL FALARMOS...

No ano letivo passado, algumas alunas que faziam parte do da equipa do jornal Espiral sugeriram: “E se criássemos um podcast para falarmos sobre temas que interessam aos alunos?”

No dia 30 de abril publicámos o episódio número 1, a título experimental… Mas aquilo que era para ser uma experiência foi ganhando alguma forma (e algumas audições), os temas foram surgindo, houve alguns convidados (Drª Cristina

Silva, Prof.ª Paula Pinto, Pe. Dr. José Nuno) alguns pareceres positivos e, 11 meses depois, vamos lançar o episódio 8, o primeiro que vai ser publicado em vídeo (no youtube).

Neste episódio, o segundo em que abordamos a temática dos relacionamentos, tivemos o privilégio de ter connosco a psicóloga clínica, Dr.ª Rosa Fernandes e o casal Castro, Rita e Bernardo, pais de seis meninas e um

menino.

Nada disto seria possível sem a determinação, alegria e gosto em comunicar da Ana Sofia, da Dina Neves, da Helena Pacheco, da Sophia Alarcon e da Veronika Kunitska, a equipa que dinamiza, mensalmente, o nosso podcast.

Convidamos todos os leitores do Espiral a ouvir no Spotify ou ver e ouvir no Yooutube, no canal oficial do Colégio.

UMA AULA DIFERENTE...

No dia 21 de fevereiro, os alunos do 10.º ano do curso com plano próprio de Design, Cerâmica e Escultura tiveram a oportunidade de, numa aula no exterior, participar numa conversa com o arquiteto, Jaime Vilalta, também ele ex-aluno do curso, entrando assim, no fascinante mundo da arquitetura orgânica. A interação proporcionou-lhes perceções valiosas sobre os processos criativos, desafios e inovações nesta área. O arquiteto partilhou experiências pessoais, discutiu filosofias arquitetónicas e realçou a importância de unir funcionalidade com estética nos seus projetos de uma forma orgânica e naturalista. Este diálogo despertou a curiosidade e a vontade dos alunos pela construção de espaços.

ESPIRAL / 17 // NOTÍCIAS

PALÁCIO DE MAFRA.

No âmbito da disciplina de Português, em articulação com as disciplinas de História e Cultura das Artes e Educação Moral e Religiosa Católica, no passado dia 26 de fevereiro, os alunos do 12.º ano participaram na tão aguardada visita de estudo a Mafra.

Sendo um dos principais objetivos da visita a motivação para a leitura de Memorial do Convento, do nosso Nobel da Literatura, José Saramago, os alunos puderam assistir a uma adaptação dramatúrgica da obra cujo estudo iriam iniciar na semana seguinte.

A visita foi ainda enriquecida com uma visita, soberbamente guiada, à basílica e ao palácio, integrados no Real Edifício de Mafra, um Sítio Cultural inscrito na Lista do Património

Mundial pela UNESCO, sendo o maior monumento nacional português.

Embalados pelas palavras dos guias, que fizeram uma articulação perfeita entre a Literatura e a História, ou envolvidos pelos amores de Baltasar e Blimunda, pelo sonho do Padre Bartolomeu, ou pelo capricho do Rei, nenhum dos participantes ficou indiferente!

Em boa hora o nosso Nobel visitou este imponente palácio e decidiu “meter isto num romance”.

Cumpriram-se os objetivos estabelecidos e viveram-se momentos extremamente agradáveis.

7.º ANO EM LISBOA.

O dia 4 de março começou mais cedo para todos os alunos do 7.º ano do Colégio de São Miguel. Foi dia de visita de estudo a Lisboa.

Pelas oito horas, os alunos, acompanhados pelas suas professoras, rumaram a Lisboa, tendo como primeira atividade uma visita ao 3D Fun Art Museum Lisboa, onde vivenciaram novas experiências e emoções e tiraram fotografias a ilusões de ótica. Seguiu-se o almoço nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian onde houve tempo

para conversar e descontrair nesse agradável espaço. A parte da tarde foi preenchida com uma ida à companhia de teatro O Sonho para assistir à encenação da peça “Leandro, Rei da Helíria”, da autoria de Alice Vieira.

Depois de um dia preenchido, foi altura de regressar ao Colégio. Foi um dia, culturalmente, bem passado, mas também foi um dia de convívio, diversão e amizade.

Duarte Antunes, 7.º B

No dia 04 de janeiro, os alunos do 8.° ano foram a Aveiro visitar a Fábrica de Ciência Viva e a Oficina do Doce.

Durante a manhã, os alunos frequentaram os workshops: “Oficina de robôs”, “A cozinha é um laboratório” e assistiram a um espetáculo de Ciência.

Na parte da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história dos ovos moles, bem como confecionar e degustar os mesmos.

É sempre bom aprender!

18 / ESPIRAL // VISITAS DE ESTUDO
Prof.ª Umbelina Lopes
AVEIRO.

GIL VICENTE...

No dia 23 de janeiro, os alunos do 10.º ano rumaram até à capital. Esperava-os um programa diferente das aulas diárias, mas cujo objetivo, para além do convívio com os outros, também era a aprendizagem.

De manhã, na companhia O Sonho, assistiram à peça de teatro “A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente. Numa sala completamente preenchida, os alunos puderam ver em palco, para além da “reprodução” das falas, os cenários, as roupas da época, o carácter das personagens, entre outros aspetos.

De tarde, após retempero das forças

com um almoço / piquenique junto ao Tejo, na zona da antiga Doca Seca da Ribeira das Naus, os alunos dividiram--se. Os do curso de Ação Social visitaram o Lisbon Story Center, um espaço interativo que nos conta o passado e o presente dos principais acontecimentos da cidade de Lisboa. Os alunos do curso de Deesign, Cerâmica e Escultura, juntamente com os colegas de uma turma de Ciências e Tecnologias, tiveram a oportunidade de subir ao Arco da rua Augusta e desfrutar da vista verdadeiramente singular e impressionante da Baixa de Lisboa e do rio Tejo; a sua construção foi programada

em 1759, no quadro da reconstrução pombalina após a destruição da baixa lisboeta pelo terramoto de 1755. Os restantes alunos, dos curso de Contabilidade e Gestão, Atividade Física e Desporto Adaptados e a outra turma do curso de Ciências e Tecnologias tiveram uma “aula” sobre empreendedorismo dentro do Navio Ópera; o orador foi o Sr. Bernardo Castro, da empresa Seaventy.

Experiências diferentes, com o mesmo objetivo: o conhecimento e o convívio entre todos.

AVINTES E SERRALVES.

No passado dia 19 de fevereiro, os alunos do 11.º ano do Colégio de São Miguel deslocaram-se até ao distrito do Porto com o objetivo de aprimorar as suas competências dentro das áreas de Português, Biologia e Artes.

Pela manhã, os alunos estiveram em Avintes para assistir a uma adaptação d’ Os Maias. A peça concedeu uma aprendizagem mais dinâmica e ilustrativa da obra literária.

Depois do almoço, os estudantes foram ao Parque e Jardim da Fundação Serralves, onde tiveram a oportunidade de ver uma exposição de arte contemporânea e de explorar e aprender sobre a fauna e flora única do jardim.

Foi um dia bem passado, tendo proporcionado aos diferentes alunos uma maneira de desenvolver os seus conhecimentos de forma mais divertida e interativa.

A

ESPIRAL / 19 // VISITAS DE ESTUDO

BARCELONA.

O curso com plano próprio de Design, Cerâmica e Escultura embarcou numa viagem a Barcelona, entres os dias 10 e 13 de fevereiro de 2023. Durante estes 4 dias, tivemos a oportunidade de conhecer a capital da Catalunha e cidade da Arte Moderna, um centro histórico e cultural que nos fascinou a todos, desde as ramblas repletas de arquitetura grandiosa e imponente até às demais formas de expressão artística impactantes.

O primeiro dia foi repleto de aventuras e peripécias. Conhecemos a nossa guia, a tão querida Inês Branco, com a qual criámos uma relação incrível, e partilhámos momentos inesquecíveis que relembraremos sempre com muita saudade e nostalgia. Conhecemos o Museu Picasso, com uma exposição de Picasso e Miró, dois artistas de espírito inovador, que revolucionaram a arte do século passado e expressaram através da sua capacidade plástica e obras contemporâneas, a voz notável da arte. O resto do dia foi preenchido pela visita a pé pela cidade. Destaco a Igreja de Santa María del Mar, uma igreja gótica, a Catedral de Barcelona e a deslumbrante Casa Batló, de Gaudí, um dos arquitetos mais reconhecidos, cujo trabalho é excecional.

No segundo dia, explorámos alguns dos mais conhecidos locais de arte e história da cidade. Começámos a nossa jornada no imponente Museu Nacional de Arte da Catalunha, um edifício magnífico que abriga uma vasta coleção de arte catalã, desde famosas pinturas góticas até inúmeros quadros da arte

moderna, obras-primas expostas, que contam a história fascinante da região. De seguida, dirigimo-nos ao Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, onde emergimos num mundo de expressão artística contemporânea. As instalações inovadoras e as exposições provocativas desafiaram a nossa perspetiva e deixaram-nos num espírito reflexivo sobre as complexidades do mundo moderno e a evolução e desenvolvimento da Arte. Após absorvermos toda essa criatividade, visitámos o majestoso Arco do Triunfo de Barcelona, uma estrutura que remonta à Exposição Universal de 1888. A grandiosidade e a história por trás deste monumento deixa qualquer um maravilhado com a habilidade humana de criar beleza duradoura. Finalmente, terminámos o dia no encantador Parc de la Ciutadella, um oásis verdejante no coração da cidade, onde passámos horas a vaguear pelos jardins pitorescos, admirando as fontes ornamentadas e absorvendo a atmosfera tranquila e alegre. Foi o lugar perfeito para encerrar um dia repleto de descobertas e inspiração. No terceiro dia, explorámos o expoente da riqueza cultural e arquitetónica da cidade, visitando dois dos locais mais emblemáticos da cidade: a majestosa Catedral da Sagrada Família e o encantador Parque Güell. Começámos o dia a admirar a beleza incomparável da Sagrada Família, a obra-prima inacabada do famoso arquiteto Antoni Gaudí. Ao entrar na catedral, fomos envolvidos pela luz que se filtrava através dos largos vitrais coloridos, criando

uma atmosfera celestial e mística, que inspirou a contemplação do edifício. Foi uma experiência verdadeiramente extraordinária, que deixou uma marca nos nossos corações. Por fim, dirigimonos ao icónico Parque Güell, um verdadeiro paraíso de arte e natureza concebido por Gaudí. Explorámos os jardins exuberantes, pontuados por mosaicos coloridos, esculturas peculiares e estruturas arquitetónicas únicas.

O último dia foi marcado pela visita à Fundação Joan Miró, um museu dinâmico com diversos tipos de trabalhos deste artista inovador e as obras vão desde pinturas, esculturas, a têxteis e desenhos. A própria arquitetura do edifício relaciona-se e complementa o trabalho de Miró, capturando a essência do mesmo, caracterizado especialmente pela preferência por cores vivas e a utilização de formas geométricas. O resto do dia foi mais livre, pelo que pudemos passear pela cidade para comprar algumas recordações e captar as últimas memórias, que agora lembramos com muito carinho.

Ficam as lembranças que levamos no coração, e sentimo-nos muito gratos por todo o cuidado e apoio na organização destes projetos, porque são realmente muito enriquecedores e uma mais-valia para nós futuros artistas, uma vez que estão diretamente relacionados com a nossa área, abordam temas que iremos estudar, e são uma fonte de cultura, algo que nunca é demais para o artista.

20 / ESPIRAL // VISITAS CULTURAIS
Patrícia Teló e Sabina Peev, 11. º D

LONDRES.

Entre os dias 9 e 13 de fevereiro foi proporcionado aos alunos do Secundário uma viagem cultural a Londres, organizada pelo Departamento de Português e Línguas Estrangeiras. Como o grupo era demasiado grande, uns estiveram na capital inglesa de 9 a 12 de fevereiro e outros de 10 a 13, mas houve algumas atividades em comum.

O primeiro dia iniciou-se bem cedo e logo os alunos puderam contactar com novas realidades, desde andar de avião (primeira experiência para alguns) até usar um passaporte para entrar num país em que tudo é diferente.

Ao chegarmos ao destino, fomos encaminhados para o hotel, que ficava em Barking, um típico subúrbio londrino.

Durante a estadia em Londres, foi possível visitar vários "ícones" ingleses, tais como o London Eye, o Big Ben, o palácio

de Buckingham, Abadia de Westminster, Tower Bridge, China Town, Tower of London, Madame Tussauds Museum, Plataforma do Harry Potter, M&M's store, The Science Museum e o The Natural History Museum. Todos estes locais foram incríveis, contudo alguns deixaram uma marca, como a Tower of London, onde se pôde assistir a uma atuação de grupo tradicional que tocava gaita de foles.

Durante estes dias, foram criadas ótimas memórias onde se vivenciou uma mistura de sensações: o cansaço físico, devido aos cerca de 80 km percorridos em apenas 4 dias, mas também uma grande felicidade por nos encontrarmos num país desconhecido com os nossos colegas o que contribuiu para o alargamento dos nossos horizontes científicos e culturais e para a união da família do Colégio São Miguel.

ESPIRAL / 21

Espaço dedicado a antigos alunos

“Amizade, Verdade e Exigência” um lema para a Vida.

Como para a maioria dos meus companheiros, a mudança de uma Escola Primária para uma escola com dimensão do Colégio de São Miguel, aos 10 de anos de idade, não iria ser fácil. Apenas não o foi no primeiro dia, porque a realidade é que a forma como nos recebem e acarinham, o descobrir um novo mundo, tantas coisas novas, tantos colegas novos, tudo foi muito fácil e pacifico.

Tudo era novidade, desde o sair de casa para apanhar o autocarro, o caminho da Rodoviária até ao Colégio… tantas e tantas histórias que ficam para a vida, tantas recordações que nos fizeram crescer, e que hoje são motivo de risotas e de boa disposição entre companheiros.

Natural da Freguesia de São Mamede, fiz todo o ensino Básico e Secundário no Colégio São Miguel, ao qual cheguei com 10 anos e saí com 17.

Foram

todos este anos que me permitiram ser o que sou hoje: focado na “ Amizade ” e entreajuda na sociedade, participando em diversos projetos sociais e, acima de tudo, procurando incutir essa atitude às minhas duas filhas.

A“Verdade

“e transparência acompanham a minha vida profissional. Trabalho em Fátima, na Trigénius, há 20 anos, onde sou Gestor Comercial, e o meu sucesso depende acima de tudo daquilo que aprendi ao longo da vida, sendo a “Verdade “ e a “Exigência” as duas principais alavancas para o sucesso.

Faço o que mais gosto e, à data de hoje, olho para trás e percebo que todos os momentos e vivências da vida, sejam boas, menos boas ou más, são fruto das nossas decisões, refletidas ou irrefletidas. Aprendemos em todos os momentos de vida e conseguimos retirar sempre conclusões que servirão para, de uma forma ou outra, continuar com a nossa vida.

Sem dúvida alguma que todas as pessoas, digo mesmo todas, de todas as valências profissionais do Colégio foram importantes para esculpir a minha personalidade e a minha forma de conduzir o caminho que traço todos os dias. A eles só tenho de agradecer.

Éisto que tento incutir às minhas filhas, uma já frequenta o colégio, a outra para lá caminha, pois entendo que só com uma boa estrutura, com rigor, com amizade e muita exigência conseguiremos ter sucesso familiar, profissional e social neste caminho que é a Vida.

Umbem-haja a todos

22 / ESPIRAL // FRUTOS // número 48

QUEM É O/A FRALDINHAS ?

1. Gosta mais de ensinar português ou francês?

Português é mais desafiante do que francês… por norma, os alunos não gostam muito de francês e nem sempre é fácil cativá-los. Mas o português é um desafio muito maior… são temas dos quais gosto mais!

2. Se tivesse de estar fechada no mesmo sítio durante 24h, onde seria?

Em minha casa, sem qualquer dúvida.

3. Sempre quis ser professora? Se não fosse imaginar-se-ia a trabalhar em que área?

Tive algumas dúvidas no 9.º ano relativamente à área a escolher… entre humanidades e contabilidade. Já me questionei algumas vezes… sem dúvida, Contabilidade/Gestão seria a minha outra opção..

4. O que mais a marcou na sua vida de ensino?

Os alunos que mais me desafiaram e que eu consegui conquistar e, de alguma forma, até ficar amiga deles.

5. Já teve animais de estimação? Se sim como se chamavam?

Um peixe, era o meu preferido, o meu Leonardo. Durou quase 3 anos e era mesmo o nosso peixinho, o nosso Leonardo.

6. Que prato é que mais gosta de cozinhar e porquê?

Eu gosto de cozinhar um pouco de tudo… gosto muito de cozinhar, é a minha terapia! E toda a gente gosta imenso do meu arroz de marisco, da sopa de peixe, do arroz de pato e os bolos fazem sempre sucesso. O último foi há 2 dias: um bolo de iogurte.

7. Tem o costume de ler? Qual foi o livro que mais a surpreendeu?

Sim, gosto muito de ler. São vários os livros que me surpreenderam.. um, muito simples, de que eu gostei foi O Principezinho. Em 1984, Cem anos de solidão… São muitos, podia continuar… (risos).

8. Qual é a memória de infância que recorda com maior carinho?

O dia em que cheguei a França pela primeira vez, com quase 5 anos e fui recebida por uma família portuguesa juntamente com a minha tia… senti-me única.

9. Prefere comer um gelado em Paris ou passar uma semana de férias no Algarve?

Um gelado em Paris (risos).

10. Se governasse o país, quais seriam as duas coisas que mudaria?

Os clichês do costume: a Educação e a Saúde. Acho que para além de muitas outras coisas, não ter médico de família é muito mau.

11. Complete a frase: Eu sou uma pessoa … …cheia de emoções.

12. Diga uma música que define a sua vida. Eu não sou muito de músicas… mas gosto muito da Mariza; é uma cantora surpreendente, gosto muito de “Mãe”, é fabulosa! Se calhar revejo-me nessa música.

13. Prefere um passeio numa cidade ou assistir a um filme com a sua família?

Acho que as duas coisas… Vai depender do momento! Gosto muito de passear na cidade (até porque vivo no campo), mas uma boa noite de cinema, em casa, é sempre uma noite bem passada.

ESPIRAL / 23 //FRALDINHAS
Prof.ª Ivone Marto (Portugês e Francês)

Espaço dedicado à escrita criativa dos alunos

O que Os alunOs dizem sObre a indiFerenÇa

De certa forma, é fácil perceber porque é que a indiferença se tem tornado cada vez mais comum. Num mundo com tantas desgraças, muitas vezes é mais fácil e seguro mantermonos indiferentes quanto a certas situações para não andarmos por aí tristes e sem esperança. Mas assim, como é que estamos a pensar em mudar? Se ficarmos encostados a ver os outros a lutar por algo que nem sabemos se é certo, como é que esperamos viver num mundo justo?

Margarida Paraíso, 12.B

A indiferença é real e está a acontecer! Na Ucrânia, em Israel, no Congo, na Venezuela, no Líbano, no Líbano e em tantos outros, pessoas morrem todos os dias. Mas mesmo assim, o mundo está a escolher ser indiferente! Mesmo assim, sabendo das violações constantes aos direitos humanos, escolhemos olhar para o outro lado. “Não nos afeta, então não existe”. Mas mesmo em escalas mais pequenas, a indiferença já está a custar o bem-estar de muitos, e muitos sentemse mais sozinhos, isolados e sem apoio.

As relações interpessoais são fonte de felicidade e não podemos permitir que a crescente indiferença impeça isso.

Ana Coelho, 12.ºA

Os jovens preferem ficar agarrados ao computador a jogar do que conviver com os seus amigos. É assim que vão acabando as relações… mas tal não acontece só com os jovens, alguns pais em vez de brincarem com os filhos, dão-lhes o telemóvel… Outra coisa que nos leva à indiferença é a falta de fé e religiosidade. Não acreditando em Deus, seguindo a sua mensagem, as pessoas esquecem-se de amar o próximo, de se preocupar com o outro… só veem o próprio umbigo.

Madalena Soffroni, 12.ºB

Se tivermos vontade de globalizar o interesse, contrariando o que nos puxa para o banal, teremos a certeza de que a indiferença será contrariada, nem que seja por nós mesmos.

Dina Neves, 12.ºA

A indiferença não atinge apenas as pessoas, pode afetar a cultura, sendo uma forma de desrespeitar e desprezar o trabalho daqueles que nos deixaram heranças de valor incalculável. Muitos são os jovens que subestimam autores como Camões, Pessoa e Saramago, numa atitude de ignorância que compromete seriamente o interesse. Portanto, para valorizar há que conhecer!

Tomás Conceição, 12.ºB

Perante a guerra, que está a acontecer em vários países, sente-se uma indiferença enorme, parece que se esqueceram de que continuam a morrer pessoas todos os dias e que é preciso fazer alguma coisa, nem que seja pedir a Deus que as ajude!

Bruna Henriques, 12.ºA

Também há muitos casos de indiferença perto de nós. Nas escolas, durante os recreios, há alunos que por vezes estão sozinhos e com um ar triste e os colegas passam por eles e não lhes dizem nada. A indiferença já está tão automatizada que quem passa nem se apercebe que é indiferente.

Luís Achega, 12.º A

A indiferença degrada-nos a alma!... Muitos jovens e adultos ignoram a presença dos velhinhos, as pessoas que mais deveríamos de prezar. Algumas pessoas poderão não ver isto como um problema. No entanto, não será este exemplo uma ilustração nua e crua da indiferença para com o próximo?

Maria Neves, 12.ºA

Na escola, o aluno que procura saber mais é aquele que mudará mais como pessoa, pois passa de um estado de indiferença para um estado de ambição. A globalização da indiferença é perigosa, e quanto mais lhe dermos espaço para crescer, mais rápido ela crescerá, por isso a mudança e diferença são fundamentais para o progresso humano.

Alexandre Prazeres, 12.ºA

A indiferença, a que se refere o Papa Francisco, já fora abordada em pleno séc. XVI por Luís de Camões, quando o mesmo na sua obra se queixava da ignorância das pessoas que não davam valor à cultura, que era, e é, realmente importante! Se olharmos em redor, quantos são os alunos que conhecem realmente a História do seu país, os autores que nele se destacam?.... Poucos! É paralisante pensar que esta é a realidade do agora.

Não seria expectável que a racionalidade e a emoção constituíssem o motor para a nossa relação com o próximo? Não me cabe na cabeça esta dormência face aos problemas atuais.

Helena Pacheco, 12.ºA

O Mundo manifesta indiferença pelos assuntos que realmente importam, enquanto opina nas redes sociais sobre assuntos banais… mais rapidamente é comentada a aparência física de alguém do que acontecimentos políticos ou culturais. O Mundo precisa de um abanão para acordar para a realidade e perceber o que vai determinar as nossas condições de vida e o nosso futuro.

Carolina Estrela, 12.ºA

O número Pi é infinito

Passo horas a olhar

O Pi é tão divertido

Que não consigo sequer parar

Mais de 70 casas decimais

Não sei dizer

Estas estão na minha cabeça

E já não vou esquecer

Áreas e perímetros de círculos

Já sei calcular

O número Pi

Na minha cabeça não pode faltar.

Com a professora Sílvia

Vou aprender

A calcular o número Pi

Sem a internet ver!

E assim acabo este poema

No dia do número Pi

E assim o dia da Matemática

Não terá fim!

Catarina Santos, Laura Gomes e Sofia Ferreira, 6.º C

24 / ESPIRAL //
TINTAS

ÓSCARES...

Melhor Filme: Oppenheimer

Oppenheimer relata a história real do cientista americano Robert Oppenheimer e do seu papel no desenvolvimento da bomba atómica. É um thriller épico que puxa o público para o abissal paradoxo do enigmático homem que tem de arriscar destruir o mundo para o salvar.

Melhor Ator: Cillian Murphy.

Cillian Murphy é um ator e músico irlandês. Fez teatro, cinema e televisão, tendo iniciado sua carreira artística como vocalista, pianista e compositor de uma banda de rock. No final dos anos 90, começou a atuar no palco, em curtas-metragens e em filmes independentes

Melhor Atriz: Emma Stone

Emma nasceu em 1988 e é uma atriz americana, conhecida pelo seu charme natural, voz rouca e adaptabilidade a uma ampla gama de papéis. Stone obteve muitos elogios pelas suas atuações e números prémios, incluindo dois óscares (o primeiro foi com La La Land)

O Rapaz e a Garça

Melhor filme de animação japonês retrata a vida de um jovem de 15 anos, que entra num mundo mágico onde conhece uma garça falante. O enredo passa-se no Japão em plena II Guerra Mundial e acompanha o desenvolvimento psicológico do adolescente.

Melhor banda sonora

A Zona de Interesse, narra um drama histórico centrado no comandante de Auschwitz, Rudolf Höss e sua família, que vivem uma vida bucólica e simples ao lado do infame campo de concentração. Apesar disso, ele esforça-se para construir uma vida de sonho para sua família.

Melhor figurino

Pobres Criaturas aborda uma incrível história sobre a fantástica evolução da jovem Bella Baxter, que é trazida à vida pelo brilhante e inconvencional cientista Dr. Godwin Baxter e retrata o seu crescimento, livre dos preconceitos da sua época.

ONDE ESTÁ O WALLY?

ESPIRAL / 25
//CULTURA / PASSATEMPOS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.