RELATÓRIO RT14: Construindo um diálogo global

Page 3

Primeiro Dia.

Palestra de Abertura

A conferência anual de dois dias da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), realizada na sede do Rabobank (em Utrecht) nos dias 11 e 12 de junho de 2019, começou batendo o recorde de participação. Com a participação de mais de 250 pessoas do mundo inteiro e de todas as partes da cadeia de suprimentos da soja, a conferência de 2019 teve como tema central o aumento da demanda por soja responsável e o papel dos instituições financeiras, do governo e das cadeias de suprimento.

“Vamos começar com uma conclusão inescapável precisamos produzir soja de forma sustentável. O mundo só terá futuro se for sustentável.” Berry Marttin, Rabobank

O anfitrião do evento foi o Rabobank, um banco internacional holandês com sede em Utrecht e membro de longa data da RTRS; o Rabobank é líder global em financiamento de alimentos e agricultura e é conhecido por seu posicionamento firme em relação à sustentabilidade.

Marttin elencou uma série de medidas que o Rabobank - um banco focado na agricultura - vem adotando para ajudar os produtores na transição para a soja responsável, inclusive por meio do Fundo Agri3, um fundo dedicado para quem busca mudar suas práticas. O banco também quer criar um novo sistema de classificação (rating) de clientes, alçando, pela primeira vez, a classificação de sustentabilidade (chamada de ‘e-rating’) ao mesmo patamar que a saúde financeira.

Berry Marttin, membro do Conselho Administrativo do Rabobank, abriu o evento junto com Marina Born, Presidente da RTRS. Ele é um banqueiro holandês que também administra uma fazenda de propriedade familiar no Brasil. Com experiência prática em praticamente todos os elos da cadeia da soja, Marttin conhece bem o setor - do campo até o até o prato.

Ele citou o desafio duplo de alimentar uma população mundial crescente (150 pessoas se somam à população mundial a cada minuto) ao mesmo tempo que se reduz a pegada de carbono da produção mundial de alimentos, que atualmente equivale a 12 gigatoneladas de carbono e precisa ser reduzida a quatro gigatoneladas. A agricultura pode ser positiva do ponto do carbono.

3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.