JORN AL DO SiNDiMETRÔ/RS
PORTO ALEGRE, 04 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 175

![]()
PORTO ALEGRE, 04 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 175

Nós, metroviários e metroviárias, estamos enfrentando a dura realidade do menor efetivo da história da Trensurb, trabalhando no limite, sem previsão de liberação do edital do concurso público e com setores totalmente sobrecarregados.
O governo Lula segue mantendo a empresa dentro do Programa Nacional de Desestatização, descumprindo promessas de campanha. Em vez de responder às nossas reivindicações pela retirada da Trensurb do PND, pela realização de concurso público e por melhores condições de trabalho, o governo insiste na mesma política neoliberal de privatizações que começou lá atrás, nos governos Temer e Bolsonaro, deixando a categoria cada vez mais pressionada e, como consequência, provocando queda na qualidade do serviço, até então tão bem avaliado pela população.
A situação não é diferente na CBTU. Em Belo Horizonte, o governo Lula não reverteu a privatização feita no apagar das luzes do governo Bolsonaro, e o resultado todo mundo já viu: demissões, que-
da na qualidade do serviço e aumento das tarifas. Em Pernambuco, o processo avança rapidamente, e a governadora inclusive pressiona pelo adiantamento dos repasses do BNDES para a concessão.
Por isso, nossa categoria precisa seguir firme na luta, pressionando o governo Lula para que a política de privatizações seja encerrada, pressionar a direção da Trensurb, indicada por esse governo, para que as condições de trabalho melhorem, que os investimentos vindos da reconstrução de fato façam a diferença para os metroviários e para a população.
Lula deve uma resposta honesta à categoria metroviária, chega de enrolação! 2026 é ano eleitoral. De nada adianta defender Tarifa Zero em audiências públicas se a intenção é entregar a Trensurb ao governo Leite e, consequentemente, à iniciativa privada. Nós não somos moeda de troca. A categoria metroviária merece respeito, e continuaremos lutando por uma Trensurb pública, estatal e de qualidade.







Início do segundo semestre das aulas do Cursinho Popular Preparatório para Concursos.
Ato Unificado na Estação Mercado





Dirigentes do Sindmetrô PE em Porto Alegre.


Geral Ordinária mobilizando a categoria

Encontro com Dep. Estadual Leonel Radde (PT).

Assinatura do ACT 2025-2026.
Dirigentes do Sindimetrô RS em Recife.



Ato de lançamento do Manifesto em Defesa da Trensurb

Audiência com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com a presença da Dep. Estadual Sofia Cavedon (PT).

com Dep.

Lula recebe a carta com pedido de retirada da Trensurb do PND e o fim das privatizações no Brasil em Rio Grande.

13o Congresso dos(as) Metroviárias(as) do RS em Tramandaí.

Mesa redonda Mulheres em defesa da Trensurb pública na Assembleia Legislativa.

Encontro com a Dep. Federal Fernanda Melchionna (PSOL).


Encontro com o Dep. Federal Glauber Braga

Protesto à visita do TCU e BNDES à Trensurb.
Roda de Capoeira na Estação Mercado.


Encontro com o Dep. Federal Paulo Pimenta (PT).
Ato nacional pelo fim da escala 6x1 e pela taxação das grandes fortunas na Estação Mercado.


Outdoors do Sindimetrô RS

Assembleia geral aprova proposta do ACT.


Jones Manoel e Fernanda Melchionna presentes na mesa da Audiência Pública em defesa da Trensurb e CBTU-PE estatais em Brasília.

Café
Nossas atividades não couberam nessas páginas de retrospectiva. Foi um ano realizando atividades como o Café com Usuário(a), caminhadas semanais na linha, conversando com os(as) metroviários(as) e usuários(as), viagens e articulações com sindicatos, entidades e articulando com parlamentares ações em defesa do serviço público, dos direitos da classe trabalhadora e da Trensurb pública. Nossa luta segue. A Trensurb segue na lista de privatizações precisamos mais do que nunca de força para cobrar compromisso do governo federal e da gestão da empresa com a categoria metroviária e com o povo

Quase 2.000 quilômetros separam Porto Alegre de Brasília e desde 2023, estivemos cruzando esta distância em muitas ocasiões. Foram audiências públicas, reuniões, caravanas, diversas tentativas de chegar até o maior número possível de pessoas, autoridades e representates do governo Lula para a retirada da Trensurb da lista de privatizações.







23 de maio de 2023: Rui Costa, Ministro da Casa Civil garantiu que a Trensurb estava fora da lista de privatizações.
17 de agosto de 2023: Comitiva de metroviários(as) em Brasília.


24 de agosto de 2023: Reunião com diretor do BNDES discute o futuro da Trensurb pública e estatal.

24 de outubro de 2023: Caravana de trabalhadores(as) da saúde e da Trensurb rumo à Brasília!
26 de outubro de 2023: Audiência Pública “O futuro do sistema metro ferroviário federal” na Câmara Federal.
5 de março de 2024: Marcus Cavalcanti (Secretário Especial do PPI) garante que a Trensurb será retirada do PND até abril de 2024.
16 de julho de 2024: Reunião com o Ministério das Cidades, junto de Fernanda Melchionna.





5 de novembro de 2024: Reunião com a SEST, com Heiguiberto Guiba Navarro e Raíssa Veloso Gomes.
14 de maio de 2025: Audiência com Elisa Vieira Leonel, Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos..
26 de maio de 2025: Reunião, junto da Deputada Fernanda Melchionna com Marcus Cavalcanti, secretário do PPI.
17 de junho de 2025: Reunião, junto da FENAMETRO com a Secretaria da Presidência e PPI.
8 de julho de 2025, Reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
23 de setembro de 2025: Audiência Pública em Brasília lota sessão na Câmara Federal em defesa da CBTU-PE e da Trensurb públicas.
24 de setembro de 2025: Reunião com Renildo Calheiros e a Daiana Santos, Dep. Federais do PCdoB. A pauta foi a articulação para a audiência com o presidente Lula.
24 de setembro de 2025: Reunião com a SEST sobre o concurso público da Trensurb, PDV e ACE.


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS @sindimetrors /sindimetro sindimetrors.org @SindimetroRS


EXPEDIENTE

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48 - Humaitá, Porto Alegre/RS Presidente: Luís Henrique Chagas Jornalista responsável e diagramação: Nádia Alibio (MTB 0020462/RS) Contatos: 51 33744200 imprensasindimetrors@gmail.com