JORN AL DO SiNDiMETRÔ/RS
PORTO ALEGRE, 28 DE ABRIL DE 2024

Nº 170

PORTO ALEGRE, 28 DE ABRIL DE 2024
Lula se elegeu com a promessa do fim das privatizações. Em maio, mais uma promessa não cumprida do governo federal ameaça o futuro da Trensurb.
No início do seu mandato, o presidente Lula realizou um “revogaço”, retirando empresas do PND, mas o Plano Nacional de Desestatização ainda ameaça o futuro da Trensurb pública e de outras empresas estatais do país. Em abril do ano passado, Lula afirmou que o Brasil não vai vender mais empresas estatais. Dois dias depois, no diário oficial, o governo renovou os contratos para estudos de modelagens de privatizações.
O dia de 23 de maio de 2023 foi emblemático Neste dia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa anunciou a retirada da Trensurb da lista de privatizações. A reunião foi com parlamentares da bancada gaúcha em Brasília. Comemoramos e a categoria metroviária seguiu mobilizada para que a palavra do Ministro fosse cumprida.
Há um mês, no dia 5 de março, mais uma promessa da Casa Civil: de que a Trensurb seria retirada do PND até o fim de abril. A reunião foi com Marcus Cavalcanti (Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência). A agenda foi articulada pela Dep. Federal Fernanda Melchionna (PSOL). O presidente da Trensurb, Fernando Marroni esteve presente nesta reunião e também anunciou a retirada.
Os mais de mil funcionários veem seus futuros ameaçados pelas peripécias de um governo sem transparência. Maio se
aproxima e as promessas seguem sem se concretizar. Palavras não bastam! A categoria está indignada com o andamento dos estudos de concessão e com a falta de comprometimento da empresa e do governo.
Atualmente, o governo aporta cerca de 60% do valor da passagem. No metrô privado, as empresas continuam tendo subsídios do Estado e continuarem lucrando com o aumento de tarifa. Pagamos impostos para ter retorno em direitos básicos, como saúde, educação e também transporte.
As privatizações são uma tragédia anunciada. Vendida como uma solução, as terceirizações, concessões ou privatizações são uma enorme perda para nós, trabalhadores(as) que utilizamos o transporte público. Isso porque no modelo de privatização não prevê expansão e a União vai continuar investindo, mes mo após a venda. Um bom negócio. Só que não para quem traba lha ou utiliza o ser viço da Trensurb.
O povo é contra as privatizações! Seguiremos co brando parla mentares, gesto res e o governo Lula. Transpor te é direito, não mercadoria! Fora Rui Costa!
ASSEMBLEIAS GERAIS APROVAM
ASSEMBLEIAS GERAIS APROVAM
FINANÇAS DO SINDIMETRÔ RS
FINANÇAS DO SINDIMETRÔ RS
Na quarta-feira, dia 17, a categoria metroviária se reuniu no saguão do prédio administrativo da Trensurb para duas assembleias gerais ordinárias.
A primeira assembleia aprovou por ampla maioria as finanças referentes ao ano de 2023 do Sindimetrô RS. A segunda assembleia avaliou e aprovou por ampla maioria o plano financeiro trienal 2024/2026.
A categoria votou para referendar acerca
da saúde financeira do sindicato. O Conselho deu pareceres favoráveis à aprovação tanto dos gastos do ano de 2023 e do Plano Orçamentário para o Triênio (2024/2026).
As contas do Sindimetrô RS são analisadas periodicamente pelo Conselho Fiscal. Todos os balancetes estão disponíveis na sessão de transparência do site do sindicato. O equilíbrio das finanças do Sindimetrô RS é um compromisso desta gestão.
A Deputada Estadual Luciana Genro (PSOL) protocolou dia 15 de abril a criação da Frente Parlamentar contra a privatização da Trensurb na Assembleia Legislativa. O ato de lançamento da Frente será dia 6 de maio às 14h na Assembleia Legislativa.
O projeto havia sido apresentado em fevereiro, e precisava de assinaturas de parlamentares na Assembleia Legislativa. O Sindimetrô RS foi até os gabinetes dos deputados e deputadas para cobrar apoio e a assinatura no projeto em defesa da Trensurb pública.
Nosso agradecimento à Dep. Luciana Genro pela articulação da Frente e pelo apoio dos(as) Deputados(as) Estaduais que assinaram o compromisso com o povo gaúcho e com a manutenção da Trensurb pública: Neri, o Carteiro, Sofia Cavedon, Matheus Gomes, Valdeci Oliveira, Stela Farias, Pepe Vargas, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Laura Sito, Jeferson Fernandes, Adão Pretto Filho, Gerson Burmann, Professor Issur Koch, Elton Weber, Bruna Rodrigues, Luiz Marenco e Airton Artus.
Seguimos em busca de mais apoios nessa luta!
Em celebração ao Março das Mulheres, o Sindimetrô RS realizou na sexta-feira, 15, o evento Mulheres em Ação. Foi um encontro para oportunizar que mulheres pudessem dividir suas experiências e vivências. Na mesa, a Deputada Fernanda Melchionna, Dra Luciane Toss e a socióloga e professora Carla Zanella se dividiram com metroviárias e convidadas para conversar sobre o panorama de lutas históricas por conquistas de direitos. As diretoras Ana Paula Almada e Keity Goularte se dividiram na mediação do evento, propondo dinâmicas para questionar e instigar a particopação das participantes do evento.
Dentro da Trensurb, as metroviárias são menos de 30%, e em alguns setores, representam menos de 10%. O ambiente predominantemente masculino precisa muito da união e da criação de ferramentas para enfrentar as desigualdades.
Durante a noite, foram debatidas questões sobre a divisão do trabalho doméstico, violências, entraves na vida profissional, participação política e formas de organização de resistência dentro de um sistema de opressões sistêmicas patriarcais, o racismo, o machismo e o capitalismo.
O evento contou ainda com a inauguração do espaço destinado para as crianças e da instalação de fraldários na sede do Sindimetrô RS. A luta das mulheres organizada muda o mundo!
A ação do Salchipão do(a) Trabalhador(a) acontece na terça-feira, dia 30 de abril, no pátio da empresa
Começou em abril as aulas de capoeira na sede do Sindimetrô RS. A ação foi sugerida pela categoria e desenvolvida pela secretaria de Cultura do Sindimetrô RS.
O projeto oferece aulas gratuitas nas terças e quintas às 16hs e nos sábados às 10h e serão ministradas pelo Mestre Paulo Grande da Associação Brasileira de Capoeira Nação.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende elementos de arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Inscrições pelo whats: 51 33724200
Dia 7 de maio, terça-feira, a categoria metroviária se reúne para assembleia geral extraordinária. As pautas são: privatização, acordo coletivo especial, informes gerais e formas de mobilização. A primeira chamada ocorre às 12h e acontece no saguão do prédio administrativo da Trensurb
Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS Rua Monsenhor Felipe Diehl, 48 - Humaitá, Porto Alegre/RS
Presidente: Luís Henrique Chagas
Jornalista responsável, Fotos e Diagramação: Nádia Alibio (MTB 0020462/RS) Contatos: 51 33744200 imprensasindimetrors@gmail.com