Page 1


Pra início de conversa…

O que é marketing pessoal?


Marketing Pessoal É uma disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e sua complexa estrutura (Kotler).


Resumindo‌ É a capacidade de atrair e manter relacionamentos:

1. Pessoais: familiares, de amigos, da sociedade, empregados domĂŠsticos, fornecedores, etc. 2. Profissionais: equipe, colegas, clientes, gerentes, diretores, fornecedores, etc.


Qual a sua Marca?


Qual a sua Marca? Qual a Marca Pessoal dessas personalidades? Amy Winehouse

Sandy

Ronaldo


Construindo a sua Marca

Tudo o que fazemos ĂŠ percebido pelas pessoas


Aspectos importantes: A primeira impressão é a chave para criar uma boa imagem, pessoal e profissional. A linguagem corporal é uma valiosa fonte de informação. “Imagem” pode significar a diferença entre ter êxito ou fracasso. Uma aparência agradável predispõe as pessoas a confiar em você.


Aspectos importantes: Sua aparência física: não é a beleza que conta, pois beleza é algo muito relativo

A forma como você se trata: cabelos, pele, unhas, pés, sapatos, roupas e acessórios.

Como se veste: muito mais do que moda ou roupas caras, importa a higiene, bom gosto e a adequação.

Linguagem corporal: como você se porta diz muito sobre você (andar, sentar, comer).


Comportamento


Análise do Produto “EU” interior Que princípios me orientam? Quais são meus valores básicos?

 Qual é o meu talento?  Quais são meus pontos fortes?  Em que preciso melhorar?  Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que busco? (objetivo)  O que alcancei até agora?


Análise do Produto “EU” exterior Que imagem estou projetando? Como as pessoas me recebem?  Sou lembrado no meu aniversário, Natal, Ano Novo, e em outras ocasiões festivas?  Sou convidado para festas, recepções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho?  Sou respeitado pelas pessoas?


Regras mais que necessรกrias


Cheiro do Produto “EU”  Cuidados mais que especiais: • Perfume que marque e lembre você positivamente

• Fragrâncias suaves e leves • Hálito agradável • Desodorante ativo


O que se vê muito por ai…  Uso de uma “roupa bonita” para disfarçar as deficiências do “produto”;  Receber dicas de etiqueta social (como se vestir e se comportar em público, e pensar que está pronto para o sucesso;  Repetir a si próprio que é um sucesso e acreditar na própria mentira;  Achar que sucesso é sinônimo de dinheiro e bens materiais


Estilo Pessoal X Profissional


Etiquetas Globais: HOMENS  Roupas discretas (paletós de cores escuras)  Roupa “casual” é aceita nas 6ªs feiras Relógios, correntes ou outros adornos devem ser discretos  Bom senso sempre


Cuidados com o visual


Etiquetas Globais: MULHERES  Roupas discretas (terninhos)  Piercings e tatuagens não devem ficar à mostra  Bolsas devem ser discretas  Relógios, jóias ou adornos não devem ser excessivos  Maquiagem e perfume não devem ser fortes  Saias curtas, decotes acentuados devem ser evitados  Tecido das roupas não devem ser transparentes  Não deixar a barriga de fora


Valorização da sua Imagem  Investir no visual. Roupa certa para a ocasião certa: a elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer.  Investir na saúde e mostrar parecer saudável, bem alimentando, em forma física e sem sono  Manter a aparência jovial

 Investir no currículo, aperfeiçoar sempre Valorizar a marca - Ser confiante, acredite em você mesmo - Fazer bem feito na primeira vez - Usar sempre “nós” ao invés de “eu” quando estiver representando um grupo.


Etiqueta nas Redes Sociais O que é rede social?  Relações entre indivíduos mediadas por computadores


Etiqueta nas Redes Sociais 21% das empresas brasileiras tem usado as redes sociais para seleçþes de candidatos (Jobvite)

Enquanto outras colocaram tudo a perder. Lembra o caso de preconceito contra nordestinos no twitter?


Etiqueta nas Redes Sociais 1. Não escreva online o que não falaria pessoalmente. 2. Não faça de seu post uma granada. A vítima pode ser você. 3. Não cite o nome de ninguém em vão. Calúnia, injúria e difamação são crimes. 4. Não roube as ideias dos outros. Cite suas fontes. Plagiar é feio. 5. Não abuse nos palavrões e termos de baixo calão. Eles só têm graça quando bem-aplicados. 6. Não pratique spam (propaganda não-autorizada). Mas enviar uma mensagem interessante para sua rede é mais do que saudável. 7. Não divulgue boatos (hoax) ou mentiras. Informe-se na própria rede. Sempre tem alguém que sabe. 8. Não publique opiniões preconceituosas. A rede é um ambiente democrático, com espaço para todos. 9. Não publique suas informações privadas. Os marginais estão de olho. 10.Não invada a privacidade de ninguém. Dá processo e muita dor de cabeça.


Ctrl + C… Ctrl + V! Se tiver dúvida... Siga os bons exemplos!


Shift + DEL! e... DELETE os pĂŠssimos exemplos!

X


Obrigado!!! Prof. Ronaldo Andrade ronaldosorte@gmail.com Facebook/prof.ronaldoandrade www.issuu.com/ronaldoandrade

Marketing Pessoal  
Marketing Pessoal  

A capacidade pessoal de atrair e manter relacionamentos

Advertisement