Issuu on Google+

A arquitecta Sofia Antunes considera que o mais difícil e desafiante na obra foi o desbaste da pedra para tornear as arestas.

Anfiteatro, Jardins e Lago ▪▪ Anfiteatro exterior, à beira do rio Tejo. ▪▪ Área: 1250m2 ▪▪ Granito de Alpalhão e de Pedras Salgadas. ▪▪ Toda a zona do Anfiteatro e envolvente dos edifícios principais é de livre acesso público. ▪▪ O conjunto (edifícios, jardins, lago, anfiteatro) desenvolve-se em 60 000 m2 na zona ribeirinha de Pedrouços.

Escolhida a pedra Charles Correa fez questão que o tom do lioz fosse creme para dar mais leveza à monumentalidade do edifício. É a cor mais difícil de encontrar. Foi a Marmobloco que forneceu o Departamento de Rochas Ornamentais da Mota – Engil Engenharia que liderou o consórcio com a HCI, na construção. A pedreira da Marmobloco em Penedinhos é grande e não foi difícil arranjar os 18.000 m2 de pedra creme, uniforme… mais os 40% de desperdícios que estão agora a ser reutilizados em

10

ROCHAS & EQUIPAMENTOS

obras de menor dimensão. Apesar de ser de excelente qualidade a pedra não deixa de ter fracturas e as medidas eram grandes – entre 1,14m e os 80 cm. Durante um ano a pedreira esteve a abastecer exclusivamente a empresa transformadora da Mota Engil. O controlo da qualidade foi exigente tanto no corte, na fábrica, como na aplicação em obra. Sofia Antunes uma das arquitectas da Mota Engil que acompanhou a obra avalia como mais difícil e desafiante o desbaste da pedra para tornear as esquinas dos edifícios. A pedra de 5 cm de espessura foi desbastada nas arestas a 3 cm. Não foi usado o método “boca do lobo” que consiste na junção das pedras. São pedras únicas torneadas. A fachada é ventilada – patente “Halfen”- o que garante a excelência na afixação da pedra, com grampos em inox. A arquitecta considera que devia haver uma imposição regulamentar de usar fachada ventilada pois é a única garantia de uma correcta aplicação da pedra e previne as infiltrações de humidade. Houve uma equipa de fiscalização permanente à aplicação da pedra e à verificação da uniformidade da cor.

ROCHAS & EQUIPAMENTOS

11


Revista Rochas & Equipamentos N. 101