REVISTA VALORIZA EDIÇÃO 50

Page 22

ENCONTRO DE FESTEIROS

MULHERES

QUE INSPIRAM E SE INSPIRAM

"Nós mulheres temos um potencial incrível, a gente só tem que tomar consciência de quem nós somos", Angela Maluf, viceprefeita de Cotia. E é exatamente com esta frase, que vamos iniciar as próximas páginas. Quem nós somos? Mulher, Filha, Mãe, Esposa, Irmã, Dona de Casa, Do Lar, Empresária, Empreendedora, Autônoma, etecetera e tal… Somos tantas em uma, uma entre tantas, e devemos estar entre todas e por todas! Essa "nova era" que nos permite falar, nos posicionar e assumir de vez a mulher que quisermos ser. Ainda esbarramos em muitos obstáculos e preconceitos, mas acreditamos que estamos no caminho certo, de mudar tudo isso. E ganhar ainda mais nosso espaço na sociedade e nosso lugar de voz. Somos mulheres diversas, mulheres de garras e fibra! Inspiradas em tantas outras, nos fazem ser quem somos. E estar em busca de algo maior: o RESPEITO e o nosso ESPAÇO. “A mulher compreende as adversidades e nos dias atuais tem maiores ferramentas para lidar com elas. Nós mulheres estamos tomando posse de espaços e ações que sempre nos pertenceram, mas nos foi negado e subtraído ao longo dos séculos”, acrescenta a vice-prefeita de Cotia. “A mulher nos dias de hoje, está começando a entender que não dá mais para viver como coadjuvante, mas sim como protagonista, que ela é a fonte de poder que cria as possibilidades em sua vida.” diz Sandra de Cássia Geremias, terapeuta holística de mulheres. Nós podemos assumir todos os papéis que quisermos, mesmo ainda encontrando obstáculos que nos enfraquecem. "Atualmente a mulher vem conquistando mais espaço e desempenhando papéis importantes na sociedade, tanto no mercado privado como público." - Diz Nilza Ferreira, coordenadora técnica na Secretaria Municipal de Saúde de Cotia. Para Micheli Militão, que atua no Setor de Segurança Pública de Cotia, ao longo desses anos as mulheres assumiram papéis importantes na sociedade. E de fato, nós estamos tomando cada vez mais lugares que antes nunca estivemos. "Hoje vejo que nós mulheres estamos ganhando espaço nos diversos seguimentos da sociedade, desde mãe cuidadora do lar como empresária, ou funções que antes eram tidas exclusivamente por homens, especificamente no meu caso atuando na Segurança Pública", completa Militão. Para a advogada Silvia Cursino, a mulher apesar da herança histórica do patriarcado, ela têm sido cada dia mais protagonista da sua própria vida, ocupando mais os espaços de poder. “Nós mulheres infelizmente ainda não descobrimos que juntas somos invencíveis. Mulher pode ser quem e o que ela quiser, assumindo desde a casa, maternidade, mercado de trabalho e cargos de liderança”, complementa Silvia Cursino.

22

Camila Lages (11)9.7109-3577 @encontrodefesteiros

A nossa história está aí para nos mostrar, nós ainda vivemos reflexos de uma sociedade onde a mulher não tinha vez. "Acredito que a mulher está cada vez mais inserida no cotidiano da sociedade atual, assumindo novos papéis, ocupando espaço no mercado de trabalho e em cargos de liderança, na política, no 3ª setor, empreendendo e principalmente conquistando liberdade de escolha pra ser e estar onde ela quiser." - Diz Cristina Brasil, influenciadora digital do Mulheres da Granja Viana. E de fato, nós mulheres estamos cada dia, mais e mais, ocupando lugares que jamais estivemos antes. Mas para chegarmos até aqui, muitas mulheres de fibra tiveram que lutar e levantar a poeira. "A mulher hoje enxerga e entende a posição de destaque que na verdade sempre teve, mas que ao longo da história foi reprimido, escondido e muitas vezes retaliado. E isto dá as mulheres de um modo geral, mais segurança para agir, para assumir cargos de gestão, de falar, de se pronunciar e se posicionar", comenta Márcia Lima, jornalista e assessora de imprensa. Nossa primeira referência como mulher, sem dúvida, é a nossa própria mãe. Seja biológica ou de coração é uma inspiração seguida de gratidão, por todo o amor compartilhado, por toda a luta perante as dificuldades que cada uma trilhou dentro da sua própria história, para manter a luz daquela família acesa. Mães que inspiram suas filhas, a levantar a cabeça e seguir, mesmo nas dificuldades encontradas pelo caminho. É o caso da mãe de Micheli Militão, que a inspirou e deu força para que pudesse passar por momentos difíceis. "Sobrevivi ao Câncer de Mama, durante o tratamento descobri que estava grávida, e cinco anos depois, meu caçula teve um câncer no fígado e venceu. Então me inspiro nas mulheres que de alguma forma venceram suas dificuldades. E que lutam diariamente para dar a sua família a dignidade merecida", relembra a Guarda Civil. De fato, são muitas mulheres que fizeram diferença ao longo da história. Para a advogada Angela Serrano, é difícil citar alguns nomes, pois ela conhece muitas mulheres fortes e corajosas. E realmente, se olharmos a nossa linha do tempo, dentro da nossa família e no nosso convívio social, quantas já passaram nos inspirando? "Tive a oportunidade de conhecer e conviver durante a minha trajetória com várias mulheres que considero inspiração, na família e no trabalho. A maioria não são mulheres famosas, mais são importantes figuras no meio em que vivem”, comenta Nilza Ferreira. Para a vice-prefeita de Cotia, Angela Maluf, as mulheres que inspiram são aquelas que acordam cedo, trabalham o dia todo, enfrentam batalhas diárias, chegam em suas casas, preparam o jantar, cuidam da casa, dos filhos, do marido. “As mulheres que me inspiram são aquelas que cruzam conosco diariamente, são as Marias, Sandras, Joanas, Rosas, Betes, são as de lisura inabalável, que dia a dia lutam pelo pão e ainda conse-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
REVISTA VALORIZA EDIÇÃO 50 by Revista Valoriza - Issuu