
4 minute read
Entrevista com a Deputada Estadual Carla Morando
from Revista Unick
Carla Morando comemora vitória da família sobre o COVID-19 e faz planos
O ano de 2020 tem sido dos mais desafiadores para Carla Morando. A deputada enfrentou, junto o marido e prefeito de São Bernardo Orlando Morando, além do casal de filhos, o COVID-19. A notícia boa é que agora todos estão curados. Continuando com as notícias otimistas, Carla foi reconduzida à liderança do PSDB na ALESP. Para falar sobre esses e outros assuntos, a Revista Unick fez uma entrevista exclusiva com Carla. Confira na íntegra.
Advertisement
Como foi enfrentar, junto com o prefeito Orlando Morando e as crianças, o COVID-19?
Os primeiros sintomas da Covid-19 foram notados no Orlando, meu marido e prefeito de São Bernardo. Eu e meus filhos, o Orlandinho e a Antonella, não tínhamos sintomas da doença, mas, por precaução, também fizemos o exame. Quando os resultados chegaram, descobrimos que toda a família estava infectada.
O momento mais difícil foi quando o Orlando foi hospitalizado e levado para a UTI. Tive que lidar com a fragilidade na saúde do meu marido e também com a saudade, já que não podíamos visitá-lo no hospital. Falava com ele por vídeo-chamada. Não via a hora de ver a minha família junta novamente. Foi difícil, mas fundo eu tinha certeza que sairíamos dessa unidos e fortes.
Pode falar sobre as políticas de isolamento e o seu posicionamento favorável a elas?
O problema não é exclusivo do Brasil, do Estado de São Paulo, ou dos municípios. O mundo está lutando contra um inimigo extremamente perigoso. Nesse sentido, a única coisa que podemos fazer é ficar em casa. Pesquisas estão sendo feitas, a fim de desvendar um medicamento correto ou uma vacina. Enquanto isso não acontece, precisamos ficar em casa para proteger aqueles que amamos e os desconhecidos também.
Sou a favor do isolamento social. Sei que as pessoas aca
Deputada Carla Morando é líder do PSDB na Assembleia
bam ficando angustiadas, sem poder trabalhar, mas eu sempre priorizo vidas. Se não pararmos a transmissão desse vírus, muitas pessoas irão morrer. Orlando fez um decreto que salienta o que pode ser feito. Sou favorável a todas as medidas e estamos trabalhando para proteger a saúde da população.
Como estão os trabalhos na Assembleia e como você se sente em ser reconduzida para mais um período na liderança do PSDB naquela casa?
Em 185 anos de história da ALESP essa é a primeira vez que as sessões são realizadas por meio de videoconferência. O Governo do Estado depende da Assembleia para continuar atuando. Durantes sessões virtuais, tomamos medidas importantes que irão oferecer ao governador de São Paulo e também aos municípios mais autonomia e recursos para enfrentar a epidemia.
Mas, em meio ao Coronavírus, fui escolhida novamente, por unanimidade, pelos nove debutados estaduais da bancada do PSDB, para ser reconduzida a liderança do partido na Alesp. Como líder, no primeiro ano, tive o privilégio de participar das reuniões semanais do governador João Doria com os secretários. Hoje, mais do que nunca, tenho certeza que a união entre o executivo e o legislativo é extremamente benéfica para São Paulo.
No meu segundo ano à frente da liderança, vou continuar atuando para atrair cada vez mais benfeitorias e desenvolvimentos para o nosso Estado. Precisamos pensar em medidas que desburocratizem o sistema e proporcionem mais investimentos.

Sobre as obras do hospital novo, qual foi o valor da verba que você garantiu junto ao governo do Estado?
Intermediei, junto ao Governo do Estado, um pedido de investimentos para a compra de equipamentos para o futuro Hospital de Urgência de São Bernardo. Minha solicitação foi atendida pelo governador João Doria e o Estado encaminhou R$ 20 milhões para a cidade. Classifico esse investimento como um ganho muito importante para a população. O Hospital de Urgência contará com 250 leitos, sete andares e padrão internacional de segurança hospitalar. Esse investimento ilustra o quanto eu e meu marido estamos trabalhando para melhorar a cidade. A nossa parceria e o trabalho em conjunto garantem crescimento e desenvolvimentos para a nossa São Bernardo.
Pode falar sobre os projetos que pretende apresentar esse ano?
Em 2020 o nosso principal projeto é garantir saúde para a população. Mas, quando passar a pandemia, o nosso foco será reestabelecer a economia do nosso Estado. Quanto aos projetos de lei, em 2019, tive duas propostas sancionadas pelo governador, que são a inclusão da prova “L’etape Brasil by Le Tour de France” no calendário turístico de São Paulo e a campanha “Quem Ama Vacina”, que tem o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da imunização.
Além disso, apresentei sete projetos de lei, que estão em tramitação pelas comissões da Assembleia. Dentre eles, destaco o projeto de regularização do serviço de entregas por aplicativos, o projeto que facilita o fornecimento de armas da Polícia Militar para as Guardas Civis Metropolitanas e projeto que obriga as empresas de aluguel de carros em São Paulo a fazerem o emplacamento no nosso Estado.