INTERNACIONAL TECNOLOGIA TRUETZSCHLER ENTREGA LENÇOS UMIDECIDOS SUSTENTÁVEIS NA ESPANHA
Em dezembro passado, a Voight, empresa especialista em papéis, se uniu à Truetzschler, que é autoridade em nãotecidos para desenvolver uma linha de produção para a espanhola Papel Aralar. O objetivo? Tornar a fabricante espanhola capaz de produzir lenços umidecidos inovadores para serem usados por crianças e adultos. O resultado foi a PM5, que já está em pleno funcionamento. A Aralar agora entrega lenços biodegradáveis, que ao contrário dos outros são livres de componentes plásticos e podem ser descartáveis no toalete. AVoith forneceu a solução BlueLine, os principais componentes da máquina de papel XcelLine e um pacote completo de automação e controle. O HydroFormer, que é um dos principais componentes do novo sistema, baseia-se na extensa experiência da Voith nas indústrias de papel e celulose. Com esta tecnologia, é possível produzir materiais nãotecidos feitos completamente de celulose, um recurso renovável. Além do HydroFormer, a Voith forneceu a preparação do estoque BlueLine, uma bobina mestre e o processo úmido para o novo sistema. A Truetzschler Nonwovens completa a linha de produção com o AquaJet em uma configuração inovadora para hidroentrelaçamento (spunlacing) e um secador eficiente em termos de energia. Os muitos anos de especialização e experiência da empresa formam a base dos componentes de colagem e secagem da teia que foram adaptados às necessidades do processo de wet-laid.
“Estamos felizes e orgulhosos de fazer uma parceria com a Papel Aralar e de fornecê-los, juntamente com a Truetzschler, com nossas tecnologias eficientes e sustentáveis de fabricação de papel”, diz Marcos Garcia de la Torre, Diretor Gerente da Voith Paper Espanha. “Graças à equipe da Aralar-Truetzschler-Voith e à estreita colaboração entre os times, pudemos iníciar a operação de forma tranquila”, finalizou. A Truetzschler Nonwovens é uma divisão do Grupo Truetzschler com foco em linhas de produção completas e maquinário para não-tecidos hidroentrelaçados (spunlaced), ligados por via aérea e química. Sua gama de produtos inclui soluções que abrangem toda a cadeia do processo de não-tecidos, desde a preparação da fibra, formação da banda, colagem da banda e acaRT bamento até a secagem e bobinamento.
Linha de produção da Papel Aralar é capaz de fabricar materiais livres de plástico, biodegradáveis e de fácil descarte.
Estreia bem-sucedida “O início bem sucedido da linha de produção PM 5 é um passo importante na estratégia de sustentabilidade de nossa empresa”, diz Senén Amunarriz, CEO da Papel Aralar. “E são as soluções inovadoras de fabricação de papel e o know-how da Voith que estão contribuindo para este sucesso”. Nossa decisão de investir nesta nova linha de produção de última geração foi impulsionada pelo crescimento previsto da demanda por substratos biodegradáveis para a produção de lenços umidecidos”, complementa.
Revista Têxtil #771 I 35