Case de Sucesso - Revista Segurança Eletrônica

Page 1

Case de Sucesso

Poli – USP

Universidade implanta tecnologia inteligente para segurança pública Sistema Smart Campus, criado pela Poli-USP em parceria com a Huawei, aplica tecnologia inteligente nos equipamentos e dispositivos de monitoramento para aumentar a segurança no campus e construir um ambiente sustentável, integrado e eficiente.

O sistema da USP utiliza dispositivos e câmeras de alta tecnologia para identificar pessoas em atividades suspeitas dentro da Cidade Universitária.

Por Fernanda Ferreira

T

odos os dias, circulam pela Universidade de São Paulo (USP) cerca de 50 mil veículos e 100 mil pessoas, entre estudantes, professores, funcionários, prestadores de serviços e visitantes. Isso representa – dentro da média populacional dos municípios brasileiros – o perfil da maioria das cidades do Brasil, mas com aspectos de trabalho e comportamento que se assemelham mais com localidades grandes, que apresentam problemas de trânsito, homicídios, estupros, sequestros e roubos. Somente de janeiro a maio desse ano, a Cidade Universitária registrou mais de 70 ocorrências de crimes, segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Diante desse cenário, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli - USP), em parceria com chinesa Huawei, desenvolveu um projeto que tem o objetivo de monitorar e aumentar a segurança dentro e fora do campus, por meio da aplicação de tecnologia inteligente. O projeto piloto, chamado de Smart Campus, conta com o mesmo conceito das Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, e 38

se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana, tornando as cidades mais eficientes e melhores de se viver. O sistema da USP utiliza dispositivos e câmeras de alta tecnologia para identificar pessoas em atividades suspeitas dentro da Cidade Universitária. Esses dispositivos detectam rostos e objetos e enviam as informações para um banco de dados em nuvem que, por sua vez, é capaz de identificar a pessoa se ela estiver cadastrada no sistema. Se houver indícios de atividades suspeitas, o sistema envia um alerta de segurança. “O projeto tem a ideia de ser um suporte para a segurança da USP. Por meio de câmeras e outros sensores, detectamos o que está acontecendo ao redor, mas não é apenas filmar as imagens e colocar alguém para ficar monitorando, e sim colocar inteligência nas soluções para identificar pessoas, objetos, captar emoções, movimentações suspeitas, placas de veículos, etc. Quando nosso sistema identifica esse tipo de informação, ele envia um alerta para a central de monito-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Case de Sucesso - Revista Segurança Eletrônica by Revista Segurança Eletrônica - Issuu