Revista Segurança Eletrônica - Edição - 73 - Fevereiro de 2023

Page 1

Revista Segurança Eletrônica | Edição 73 Fevereiro

SOLUÇÃO COMPLETA PARA INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

Conheça essa e outras soluções da ZKTeco acessando zkteco.com.br

A ZKTeco possui uma solução completa para Inspeção de Segurança com diversos produtos capazes de aumentar a capacidade de identificação de possíveis ameaças. O Raio X ZKX5030A é um dispositivo projetado para digitalizar pastas, bagagem de mão e pequenas encomendas de carga. Ele usa um gerador de raios X de energia única, confiável e de alta qualidade.

Com excelente algoritmo de imagem e um design moderno e ergonômico, o ZKX5030A pode oferecer uma imagem de digitalização clara e um processo de inspeção rápido e preciso.

Além disso, a solução é composta por portais de detecção de metal, detector de metal portátil, entre outros.

SEJA PARCEIRO DA ZKTECO :

zkteco.com.br (31) 3055-3530 zktecobrasil

Unidade São Paulo: R. Cubatão, 86, Vila Mariana (Cjs 1802 e 1803)

Unidade Vespasiano: Rod. MG10, Km 26, Lot. 12, Angicos

PIONEIRA EM SOLUÇÕES DE SEGURANÇA BIOMÉTRICA

ARevista Segurança Eletrônica está completando sete anos de existência e ao longo dessa caminhada tivemos a oportunidade de compartilhar com o mercado novidades, cases, entrevistas com especialistas e muitos outros conteúdos importantes para o setor. Nossa proposta sempre foi trazer conteúdos relevantes para os nossos leitores, mostrando tendências, lançamentos, eventos e tudo o que acontece neste mercado tão importante para o Brasil.

Para celebrarmos o nosso aniversário, trouxemos um caderno especial composto pelos principais players do segmento, falando um pouco sobre suas metas para 2023 e o que podemos esperar dessas empresas ao longo do ano.

Aproveitem o conteúdo e contem sempre conosco para se informarem sobre tudo o que acontece no mercado de segurança eletrônica!

Avenida Eusébio Matoso 650 - Pinheiros, São Paulo/SP - CEP 06018-090

11. 9 7078.4460

www.revistasegurançaeletronica.com.br

revistasegurancaeletronica

Redação

Fernanda Ferreira (MTB: 79714)

editorial@revistasegurancaeletronica.com.br

Colaborador

Fernando Só e Silva

Renato Mugnaini

Silvano Barbosa

Designer Gráfico

Giovana Dalmas Alonso

Eventos

Vianne Piiroja

eventos@revistasegurancaeletronica.com.br

Financeiro

Bruna Visval

financeiro@revistasegurancaeletronica.com.br

Comercial

Christian Visval

christian.visval@revistasegurancaeletronica.com.br

11. 97078.4460

Segurança Eletrônica Online

www.revistasegurançaeletronica.com.br

Tiragem: 16.000 exemplares

Impressão: Gráfica Mundo

04 Editorial
Ano 6 | N° 73 | Fevereiro de 2023
www.plugmais.com.br @plugmais (65) 3648-5729 C a p t a ç ã o d e i m a g e m G e r e n c i a m e n t o d e i m a g e m H o m e & o f f i c e C F T V I P A l a r m e s S e n s o r e s E m u i t o m a i s C o n s u l t e - n o s :

REVISTA SEGURANÇA ELETRÔNICA

Sumário

08. Novidades

Senior Sistemas | p. 08

Senior Sistemas anuncia novo Head de Produto para soluções de acesso e segurança

Destaques

Especial 7 anos | p. 10

O que o mercado de segurança pode esperar dos principais players do setor em 2023?

36.

10. Artigo

Dos céus o modal ferroviário mais seguro | p. 36

ChatGPT: Checklist e a Inteligência Operacional | p. 38

Vender Mais Tecnologia #7: Venda consultiva com recorrência, a famosa renda recorrente | p. 42

06

Senior Sistemas anuncia novo Head de Produto para soluções de acesso e segurança

bilizando maior entendimento sobre quem são os profissionais, ou quais são os plantões que rendem mais ou rendem menos. Isso contribui com as equipes de treinamento, que podem desenvolver uma reciclagem, ou entender como aquela turma que rende mais está atuando, disseminando esse conhecimento para outras áreas”, destacou Silvano Barbosa, Head de Produto da Senior Sistemas.

Olhando para a logística das empresas, área que tem sido estratégica para inúmeros negócios, Silvano reforça que, uma das possibilidades, é fomentar dados sobre o tempo que leva para um caminhão entrar e sair de uma operação.

“Uma empresa de logística que é proprietária de tudo normalmente tem dados sobre toda a sua rotina. No entanto, quando esse galpão é multiclientes essa mensuração é desafiadora. Com apoio de uma tecnologia de controle de acesso nós podemos passar dados como, por exemplo, do tempo médio de check in ou um check out de cada caminhão. Isso pode orientar processos internos para que acelerem essa rotina, por exemplo”, explicou Silvano.

Ter visão da movimentação da empresa em tempo real com apoio de inovações flexíveis, viabiliza para as empresas trabalhar com uma tecnologia completamente adaptada para a sua realidade de negócio, contribuindo agilidade nos processos e tranquilidade no monitoramento e na atuação dos profissionais que se movimentam dentro da organização.

ASenior Sistemas está com um novo Head de Produto para as suas soluções de acesso e segurança. Quem assume o cargo é Silvano Barbosa, especialista e consultor em controle de acesso e vendas consultivas, com experiência em todo o Brasil e América Latina.

O novo Head de Produto da Senior Sistemas acumula mais de 30 anos de atuação com tecnologias de networking, automação, segurança eletrônica, IoT, desenvolvimento de softwares e hardwares. O especialista tem formação em Processamento de Dados e mais de 30 cursos técnicos e especializações focadas nas áreas comercial e de gestão.

De acordo com Silvano, o grande ganho que o controle de acesso é capaz de prover são os dados em grande quantidade e com qualidade para todos os setores, entre eles a indústria, o comércio e a logística das empresas como um todo.

“A partir dos dados de controle de acesso conseguimos alimentar a indústria sobre quem são os profissionais que estão em cada departamento em momentos específicos. Esses dados podem ainda cruzar com informações sobre produtividade, via-

A plataforma de tecnologia para acesso e segurança da Senior é conhecida pelo mercado como Ronda Senior e traz ferramentas como controle de acesso, gestão de portarias e gestão de terceiros. Grandes marcas já utilizam desta inovação para promover uma gestão cada vez mais inteligente e baseada em dados, entre muitos clientes importantes da companhia estão nomes como: Yamaha, Heineken, Cargill, Whirlpool, Vivo, Toyota, Petrobras, HCor, Pepsico, entre outras empresas.

“O queremos apresentar para o mercado a partir de agora é uma plataforma que seja capaz de levar dados a quem realmente irá fazer uso deles. Para isso queremos abastecer de informações confiáveis o gestor de operações, de logística, a equipe comercial que precisa entender cada vez melhor seus clientes, entre outros profissionais. Acreditamos que podemos alimentar com dados de forma muito mais qualitativa todos os departamentos de uma empresa para que as organizações tenham uma vida mais saudável e mais rentável”, finalizou Silvano.

Para conhecer mais sobre as tecnologias para segurança dos negócios, acesse:

www.senior.com.br/solucoes/ronda-acesso-seguranca. SE

08 Novidades

VAGAS ABERTAS!

VENHA TRABALHAR CONOSCO!

Sólida empresa integradora de sistemas de segurança eletrônica, TI e Telecom, pertencente ao e atuante em todo o Brasil, disponibiliza

GRUPO GRABER

06 VAGAS para a área comercial. Se você for um profissional capacitado, obstinado por crescimento profissional e financeiro e deseja construir carreira de longo prazo, encaminhe-nos sua história. Conte nos sua carreira, sua formação e aonde quer chegar. Quer fazer parte do time? Mande seu currículo!

Descritivo sumário das vagas imediatas, para o segmento industrial:

n Pré-vendas para área de TI/Telecom com especialidade em Redes;

n Pré-vendas para área de TI/Telecom com especialidade em Hardware;

n Consultor de vendas para TI/Telecom (Redes e Hardware);

n Consultor de vendas para Security (controle de acesso e CFTV).

Contato: lucia.dagostino@veolink.com.br

O que o mercado de segurança pode esperar dos principais players do setor em 2023?

Vimos nos últimos sete anos, o mercado de segurança eletrônica passar por grandes transformações que mudaram a forma de fazer monitoramento e garantir proteção.

Durante a pandemia, por exemplo, considerado um dos cenários de maior desafio para o setor, as empresas se reinventaram e trouxeram soluções que ajudaram a manter o mercado ativo.

Em 2023, a busca por eficiência, prevenção e antecipação de riscos continua, a diferença é que as companhias estão cada vez mais dedicadas a disponibilizar para o segmento soluções capazes de trazer precisão, controle e gestão aos seus parceiros e clientes.

Para entender o que as empresas estão preparando para o mercado em 2023, conversamos com os principais players do setor, que compartilharam as metas, planos e lançamentos que ocorrerão ao longo do ano.

Caderno Especial7 anos Caderno Especial 10 Edição Comemorativa

www.seventh.com.br

@seventhbrasil company/seventhbrasil

ASeventh é uma empresa que está constantemente em busca de modernizações. Somos orientados por resultados e procuramos desenvolver soluções tecnológicas que de fato ajudem nossos clientes a obterem o melhor resultado possível em suas operações.

Seguindo o nosso propósito, que é melhorar o cotidiano das pessoas, a nossa premissa para 2023 é ajudar nossos clientes na evolução de seus negócios. Para isso, estamos investindo em pessoas, processos e tecnologia para que possamos estar cada vez mais presentes na vida dos nossos clientes. Estamos com novas oportunidades em nossa plataforma de recrutamento e seleção, fato que firma a nossa estratégia de crescimento, como já demonstramos em situações anteriores, como no período da pandemia.

Com o olhar apurado e com foco nas necessidades e tendências de mercado, buscamos sempre proporcionar à nossa equipe de vendas e aos nossos parceiros oportunidade negócios. Nesse sentido, trabalhamos diariamente para desenvolver soluções tecnológicas e proporcionar segurança e comodidade às pessoas.

Visando manter um portfólio tecnológico completo e atualizado, vamos investir ativamente em soluções em nuvem, uma forte tendência para 2023, como o D-Guard Cloud, uma solução em nuvem que traz uma nova proposta para os provedores de internet e que agora vamos expandir o serviço para outras verticais.

Já no D-Guard, vamos melhorar os recursos para que nossos clientes consigam otimizar ainda mais a operação, trazendo diversos benefícios sem perder a qualidade já existente, promovendo alto desempenho no seu negócio.

Vamos investir fortemente em performance, inteligência artificial, Business Intelligence, integrações com softwares, hardwares e automações de atividades. Principalmente >>>>

Caderno Especial Edição Comemorativa
Seventh

no Situator e no Condomínio Autônomo.

O ano de 2023 vai ser desafiador, além das iniciativas de melhoria de produtos, estamos fortalecendo ainda mais a nossa área de cibersegurança, por meio da certificação da ISO 27.001, que estamos nos preparando para conquistar. Assim garantimos que toda a nossa operação e plataformas estarão em conformidade com as medidas de segurança de dados. Estas inovações, além darem mais proteção e tranquilidade para os nossos clientes, vão melhorar a experiência do usuário, fator que vai tornar o trabalho mais fluído principalmente dentro das centrais de monitoramento.

Temos a certeza de que podemos esperar um 2023 repleto de inovações e desafios, mas estamos confiantes e nos sentimos aptos a construir um ano ainda mais incrível do que o que passou. Contamos com as parcerias que firmamos, com os nossos colaboradores e clientes, porque estamos convictos de que #JuntosSomosGigantes! SE

Aeroscan

www.aeroscan.com.br

@aero.scan

company/aeroscantecnologia

AAeroscan é uma empresa que entrega uma solução de drones automatizados para segurança e inspeção. Um serviço ponta a ponta que compreende:

1. Estudo de viabilidade de voo;

2. Regularização do projeto junto aos órgãos competentes;

3. Treinamento da equipe in loco (pilotagem, legislação, uso do software);

4. Implantação do projeto (mão de obra e equipamentos);

5. Seguro;

6. Aluguel de drone profissional, com drone reserva;

7. Manutenção preventiva e corretiva;

8. Licença de software;

9. Revalidação de rotas de voo a cada 15 dias junto ao órgão controlador de espaço aéreo;

10. Help desk.

O serviço é comercializado por integradores de todo o Brasil.

“Em 2023 nosso desafio é aumentar a nossa participação no mercado através dos parceiros e integradores, dobrando a nossa receita com o compromisso assumido com nossos acionistas. Estamos reforçando nosso time de pós-venda para fortalecer ainda mais a entrega, que é o nosso foco, sempre prezando pela qualidade e responsabilidade junto aos nossos clientes. Falando um pouco da nossa presença de mercado, estaremos presentes nos principais eventos do setor, e lógico, não ficaremos de fora de todos os eventos e congressos da Revista Segurança Eletrônica”, disse Renato.

“Este ano também será muito especial para nós, primeiramente pela nova estrutura que criamos dentro da Aeroscan onde recentemente assumi a diretoria de produto e inovação, que será uma área que terá um olhar especial para o setor com a responsabilidade de trazer mais inovação e tecnologia aplicada aos drones. Neste primeiro semestre, estamos concluindo a entrega da caixa de troca de baterias que foi apresentada na ISC Brasil, além do primeiro projeto de drone 24 horas em parceria com a Ôguen. Estamos com foco em novos equipamentos que possam suportar áreas mais extensas, além de melhorias em nossa tecnologia de inteligência artificial”, falou Marcelo.

Se você tem um projeto de drone que não está a contento, nos procure e vamos avaliar juntos como torná-lo eficiente. SE

Caderno Especial Edição Comemorativa
Marcelo Musselli Diretor de Produto e Inovação
Caderno Especial
Renato Mugnaini Diretor Comercial e Marketing

CONHEÇA MAIS SOBRE O PODER

DA PLATAFORMA

ABERTA COM A MILESTONE

Com Milestone você consegue integrações perfeitas para o seu sistema de video, podendo alcançar suas metas de segurança, tecnologia e inovação que você tanto busca.

Agende uma demo e experimente em primeira mão o VMS da Milestone.

Agende agora escaneando aqui

www.digifort.com.br

@DigifortBR company/digifort-global

ASystrade é uma fabricante de software VMS de plataforma totalmente aberta e módulos integrados de inteligência, que trabalha em parceria com diversos fabricantes mundiais. Nosso carro chefe é o VMS Digifort instalado em mais de 22 mil clientes no Brasil e em mais de 12 mil clientes no exterior, traduzido para 19 idiomas. Atuamos em mais de 140 países através dos nossos 14 escritórios nos cinco continentes.

Somos o maior integrador de equipamentos do mundo, com mais de 15 mil equipamentos integrados, entre eles: câmeras, NVRs, DVRs, sonofletores, bodycam , radares, sirenes, módulos de I/o, controle de acesso, drones e outros.

Além do software VMS para monitoramento, gravação e pesquisa de imagens, possuímos módulos de alarmes e automação, analíticos inteligentes de vídeo convencionais e de redes neurais, análise forense, reconhecimento facial, sistema de gerenciamento de eventos, módulo de proteção pessoal individual e coletivo, operação automatizada de drones, leitura de placas de automóveis e containers e dashboards para acompanhamento dos eventos dos sistemas. Nossos módulos estão preparados para todos os segmentos de mercado, como educação, saúde, transporte, bancos, indústria, comércio, esportes, cidades, condomínios, rodovias, aeroportos, energia, saneamento, logística e todos os setores governamentais, entre outros. Como líder absoluto no Brasil e América Latina, nosso desafio em 2023 é manter nosso market share nessa região e investir cada vez mais na Europa, Ásia, Oceania e no continente Africano. Participamos de várias feiras e eventos em diversos países, procurando divulgar cada vez mais a nossa marca e levando o nome do Brasil como um dos mais importantes desenvolvedores de software do mundo.

Através de contatos diários com nossos distribuidores, integradores e clientes finais, podemos sempre aperfeiçoar nossos produtos , entendendo a necessidade de cada um e transformando as ideias e sugestões em facilidades operacionais e administrativas, promovendo diferenciais que aumentam a qualidade de nossos módulos e que satisfazem as necessidades dos nossos clientes.

Sobre novidades e lançamentos, hoje o mercado de segurança é muito dinâmico, fabricantes de hardware desenvolvem produtos diariamente para suprir as necessidades do mercado mundial e nós, como fabricantes de software, precisamos estar muito atentos a essas inovações. Baseados nos hardwares colocados no setor, procuramos sempre uma perfeita integração a nível de documentação fornecida pelo fabricante, com o objetivo de utilizar todas as facilidades disponíveis nos equipamentos.

O mercado de IoT vem crescendo muito nos últimos anos e o Digifort já está totalmente preparado para receber esses equipamentos, integrados com os diversos módulos que possuímos. Esse segmento crescerá nos próximos anos e deverá mudar muito o conceito de gerenciamento de eventos em todas as áreas. A facilidade das redes 5G, que já estão sendo implantadas em todo o território nacional, contribuirá muito para o crescimento desse setor e devemos estar preparados para a ocasião.

Para finalizar, gostaria de dizer que a equipe Digifort, composta por excelentes profissionais em todas as áreas, esta sempre disposta a ajudar nossos distribuidores, integradores e clientes finais a conhecer cada vez mais nossos produtos para que seus recursos possam ser explorados de forma completa. Por isso, fornecemos, a quem estiver interessado, palestras comerciais e técnicas de todos os módulos e treinamento operacional para clientes, tudo de forma gratuita, bastando apenas entrar em contato com nossa área de treinamento para agendamento. Para aqueles que desejam maiores conhecimentos de administração e customização, oferecemos um curso de cinco dias onde o aluno sairá com conhecimentos profundos dos produtos, sendo capaz, no final do curso, de instalar, customizar, dar manutenção e elaborar projetos na área. Consulte nossa área de treinamento para valores e vagas disponíveis.

Não seja mais um no mercado, seja diferente, criativo, procure vender uma solução e não apenas um produto. A empresa que conhece muito bem os produtos que representa, já se torna um diferencial nesse mercado competitivo e com certeza ganhará a credibilidade dos seus clientes. Saiba que o software é o coração de todo o processo e é nele que se deve investir, gerando novas oportunidades de negócios no próprio cliente e futuros clientes. Saber escolher o melhor software para seu negócio já é um grande passo para seu sucesso. Conte conosco! SE

Edição Comemorativa Caderno Especial
Digifort
Carlos Eduardo Bonilha Presidente e CEO

PALESTRANTES

-
A P O I O D E M Í D I A
MAZÉM R. Jaguaré Mirim, 164 - Vila Leopoldina, São Paulo
SP
V A G A S L I M I T A D A S
DE SEGURANÇA DE 2023 ESTÁ DE VOLTA!
O PRINCIPAL EVENTO PRESENCIAL

www.veolink.com.br

AVEOLINK é uma empresa do Grupo Graber, especializada no fornecimento, instalação, manutenção e monitoramento de soluções integradas de segurança eletrônica, gestão e controle, redes estruturadas e sistemas de TI e Telecom. Também oferecemos aos nossos clientes soluções próprias e/ou customizadas de controle de acesso e rondas eletrônicas, com integração com diversos sistemas de gestão (como SAP, entre outros). Atuamos em todo o território nacional e temos obras executadas também na Colômbia.

2023 será um ano especialmente desafiador para a VEOLINK, pois demos início à ampliação da nossa atuação no mercado de TI e Telecom, com grandes investimentos que vão desde a contratação de equipes dedicadas, aumento da capacitação do nosso time, conquistas de diversas certificações, além da mudança do nosso escritório de São Paulo para uma novo espaço especialmente criado para acomodar essa nova área da empresa e também servir como um showroom das novas tecnologias disponíveis para os nossos clientes.

Para a VEOLINK, como um todo, estimamos um crescimento em torno de 20% para 2023 em comparação com 2022, mantendo o nosso ritmo de crescimento dos últimos anos, sempre acima de dois dígitos. Esse crescimento será sustentado, inicialmente, pela manutenção da nossa base atual de clientes através de um extenso e detalhado programa de controle de qualidade, que aponta para índices de satisfação de nossos clientes superiores a 97%.

Como a VEOLINK é uma empresa que tem aproximadamente 60% da sua receita anual oriunda de contratos recorrentes “As a Service”, como locação e manutenção de equipamentos, monitoramento, entre outros, a manutenção dos clientes atuais na base da empresa é imprescindível para qualquer estratégia de crescimento. Reforçando o nosso portfólio, a VEOLINK ampliará a sua oferta com diversos tipos de monitoramento remoto de sistemas de segurança, principalmente imagens, através de softwares baseados em IA (inteligência artificial), além do monitoramento de sistemas de automação predial.

Em paralelo e sob a comando do nosso Diretor de Inovação, Renato “Buiu” da Silva Pereira, continuaremos a investir tanto no aprimoramento dos nossos produtos, como o Nautilus, um potente sistema de controle de acesso desenvolvido por nós e implantado em vários clientes de grande porte, bem como em outros produtos, como o nosso sistema de ronda eletrônica Argos, sistema de transmissão de áudio, vídeo e GPS em tempo real (VIU - Veolink Image Unit) para veículos e, obviamente, levando aos nossos clientes o que existe de mais avançado em termos de tecnologia para segurança, TI e Telecom dos principais fabricantes mundiais.

Ampliaremos também a atuação da Academia VEOLINK, através da qual oferecemos treinamentos contínuos a todos os nossos colaboradores, bem como aos nossos clientes e parceiros.

Para que o mercado conheça cada vez mais as soluções e os serviços que a VEOLINK oferece, aumentaremos significativamente os nossos investimentos na área de marketing, comandada por nosso consultor especializado em marketing digital e membro do nosso conselho de administração, Agostinho Pirotello Neto.

Para darmos vazão às demandas comerciais oriundas do nosso funil de vendas, ampliamos também nossa equipe comercial, bem como nosso time de pré-vendas e desenvolvimento de projetos, tanto para a área de segurança eletrônica, quanto para a área de TI e Telecom, sustentando assim a continuidade do aumento do nosso funil de vendas, que vem dobrando ano a ano desde 2019. Criamos também uma diretoria de novos negócios, comandada pelo engenheiro Rogério Custódio de Souza, que será responsável pela estratégia comercial voltada ao mercado de TI e Telecom.

E, finalmente, para garantir uma gestão cada vez mais eficiente e transparente, continuaremos a investir na melhoria constante do nosso sistema de gestão operacional SIGA, desenvolvido também pela nossa área de Inovação, em conjunto com o nosso Diretor Administrativo Mozart Soares, e que propicia aos nossos clientes o acompanhamento em tempo real de todas as atividades de manutenção e implantação executadas diariamente pela VEOLINK.

Temos convicção que a junção desses fatores é a fórmula ideal para a VEOLINK alcançar seus objetivos neste ano.

Acreditamos que um projeto vencedor passa necessariamente pela inovação constante, aliada à busca incansável pela melhoria contínua de tudo o que essa empresa se propõe a fazer. Essa é a nossa obsessão! SE

Caderno Especial
Veolink
@veolink_ company/veolink
Claudio Gaspari CEO

JFL Alarmes

www.jflalarmes.com.br

@jflalarmes company/jflalarmes

AJFL Alarmes é uma empresa fundada em 1994 na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, um dos principais polos de tecnologia do país.

Há mais de 28 anos nós desenvolvemos soluções que protegem a família brasileira. Hoje, além da segurança eletrônica, que contempla alarmes, sensores, cercas elétricas, CFTV e alarme de incêndio, estamos também no segmento de interfonia, controle de acesso e automação. São mais de 250 produtos para atender as necessidades dos setores em que atuamos.

Para atender a demanda do segmento e sermos cada vez mais competitivos, além da sede em Santa Rita do Sapucaí, nós temos também uma unidade fabril em Manaus, Amazonas, responsável pela fabricação do segmento de CFTV.

Hoje temos distribuidores autorizados nos 26 estados, mais o Distrito Federal, e exportamos para mais de 15 países.

A experiência, competência e real preocupação na qualidade dos nossos produtos, tornam a JFL Alarmes uma empresa sempre à frente.

Vale ressaltar, que a JFL Alarmes é desde o início referência no segmento de segurança eletrônica por ser inovadora e alinhada com as necessidades do mercado. Trabalhamos sistematicamente para desenvolver, fabricar e entregar produtos de alta qualidade e confiabilidade para nossos distribuidores, profissionais de segurança eletrônica e consumidores finais. Diante disso, temos grandes desafios para 2023. Estamos investindo ainda mais pesado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para manter o nosso portfólio sempre na dianteira. Este ano pretendemos expandir consideravelmente alguns de nossos segmentos de atuação para atender demandas do mercado que sentem falta de produtos confiáveis e de qualidade.

Em relação a alarmes e sensores, diante do sucesso das nossas soluções sem fio, vamos potencializar essa linha para atender outras necessidades que vem surgindo nos últimos anos. Além da alta confiabilidade que se tem através do supervisionamento 100%, o alcance é um ponto primordial que está surpreendendo o mercado e vai fascinar os profissionais de segurança eletrônica em 2023.

As nossas cercas elétricas são as mais premiadas do país há mais de 10 anos consecutivos. Mesmo diante de tamanha relevância, em 2023, teremos novidades para atender novas demandas do mercado. Aguardem!

Além disso, um dos grandes destaques dos últimos anos são os movimentadores da JFL que vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado. Nos próximos meses teremos novos integrantes para complementar a linha, tornando-a mais competitiva. Esse setor tem uma lacuna muito grande quando se fala em qualidade. É por isso que estamos trabalhando pesado para atender essa demanda.

A linha de CFTV, em especial as câmeras com tecnologia Always Color, vem ganhando cada vez mais mercado e consolidando a JFL como uma das maiores fabricantes do país também nesse segmento. Nesses primeiros meses do ano, a linha já foi reforçada com mais quatro novos modelos, incluindo duas câmeras IPs. E não para por aí! Ainda teremos grandes lançamentos durante o ano para fortalecer ainda mais a família de CFTV JFL.

Hoje a maioria das nossas soluções já possuem conectividade, da instalação ao controle diário pelo consumidor final. Um ponto muito importante a se evidenciar é que a conectividade será um dos maiores focos da empresa em 2023.

Esses são apenas alguns destaques diante de tantas novidades que teremos para o mercado neste ano.

Para finalizar, outro ponto que quero reforçar é sobre confiança e respeito. A JFL Alarmes é uma das fabricantes do segmento de segurança eletrônica que desde a sua fundação, há quase 30 anos, ouve, compreende e respeita seus canais de venda.

Para nós, não basta termos os melhores produtos do mercado, as melhores soluções para a dona de casa, para os pequenos, médios e grandes empresários, para pequenos e grandes condomínios. Temos a ciência que o nosso mercado só cresce e tem uma base sólida pela parceria verdadeira entre a fábrica, distribuidor e profissional de segurança eletrônica. Um dos grandes pilares da JFL é o respeito, o respeito por quem leva a JFL Alarmes para milhares de lares brasileiros todos os dias.

É com essa afirmativa que convido você a conhecer mais sobre a JFL Alarmes e nossas soluções. Para ficar sempre por dentro dos lançamentos, é importante que os profissionais de segurança eletrônica sigam nossos canais de comunicação, entre eles as redes sociais especiais para profissionais (@profissionaljfl) e o nosso grupo no Telegram (@jflalarmes). SE

Caderno Especial Edição Comemorativa
Fernando Mota Diretor Comercial

www.finsec.com.br

company/finsec-securitizadora-de-creditos-s-a

AFinsec é uma securitizadora de créditos que oferece serviços para quem busca antecipar receitas, seja por vendas a prazo ou contratos de prestação de serviços recorrentes, e com isso fomentar a produção e prestação de serviço de qualquer empresa. Nosso objetivo é dar base financeira para nossos clientes fazendo com que alavanquem os seus negócios.

Fundada em 2020, com sede em Campinas, São Paulo, nascemos com o objetivo de gerar crédito para as organizações que buscam construir um futuro melhor. Isso porque entendemos que grande parte das empresas, principalmente do segmento de segurança eletrônica, possuem muito potencial e grandes projetos, mas muitas vezes esses projetos acabam esbarrando na viabilidade financeira.

Para exemplificar, recentemente uma empresa do segmento de segurança eletrônica nos procurou porque havia feito um projeto de portaria remota para um condomínio da sua carteira, mas o condomínio não possuía caixa para realizar o plano. Então nós, como uma securitizadora de crédito, avaliamos o cenário e as documentações necessárias, a capacidade do cliente de honrar com o crédito referente ao valor total do projeto e realizamos a antecipação de algumas mensalidades do contrato de prestação de serviço entre a empresa de segurança eletrônica e o seu cliente (condomínio) para implantação da portaria remota.

Todo esse processo de liberação crédito é rápido, seguro e sem burocracia, porque conhecemos bem o dia a dia das empresas e entendemos que se existe um projeto é porque existe uma dor a ser resolvida. Por isso, buscamos dar celeridade ao processo de liberação do crédito.

O bacana é que não atuamos apenas com o segmento de segurança eletrônica ou centrais de monitoramento, hoje temos clientes em diversos segmentos, da indústria têxtil à condomínios.

As nossas expectativas para 2023 são as melhores possíveis, estamos planejando um crescimento significativo para a empresa, que consiste em levar a Finsec para projetos em todas as regiões do Brasil. Vamos fomentar a produção e a prestação de serviços nos quatro cantos deste país. Para isso, mapeamos importantes parcerias comerciais, com grandes players do mercado, e aqui deixo um convite para as empresas interessadas em construir pontes, estamos abertos para boas parcerias.

Uma grande novidade que estamos trazendo ao mercado este ano é a parceria com as empresas Segware e Scond. Altamente estratégica, essa parceria coloca a Finsec em destaque no segmento de segurança eletrônica. As duas empresas são líderes de mercado em seus segmentos, com isso esperamos levar os serviços oferecidos pela Finsec a todas as regiões do Brasil.

Estamos trazendo para todo o mercado soluções e taxas de operações para antecipações de recebíveis exclusivas para as empresas de segurança eletrônica que são clientes Segware ou Scond.

Para finalizar, o principal recado que eu quero deixar para as empresas é que elas não estão sozinhas. Nós conhecemos muito bem os desafios que existem no dia a dia empresarial, principalmente no que se diz respeito à dificuldade de acesso à crédito. Nós da Finsec não medimos esforços para auxiliar no processo de tirar projetos do papel, e posso afirmar que o mercado pode contar com a gente, pois estamos aqui para gerar crédito para um futuro melhor. SE

Caderno Especial Edição Comemorativa Caderno Especial
Finsec
Gilmaycon Adorno VP de Operações

Milestone Systems

www.milestonesys.com

@milestonesystems company/milestone-systems

AMilestone Systems é uma empresa líder de software de vídeo baseado em dados, orientados para a segurança. E mais além, produz tecnologia que ajuda o mundo a visualizar formas para garantir a segurança, proteger os ativos e aumentar a eficiência comercial. A Milestone torna tudo isso possível graças à existência de uma comunidade de plataforma aberta que favorece a colaboração e a inovação para o desenvolvimento e uso da tecnologia de vídeo em rede, com soluções confiáveis e escaláveis, comprovadas em mais de 500 mil instalações no mundo inteiro. A Milestone, fundada em 1998, é uma empresa independente que faz parte do Grupo Canon.

A primeira meta da Milestone no Brasil em 2023 é manter o contínuo crescimento de dois dígitos para aumentar o market share como já vem ocorrendo nos últimos anos. Mas sabemos que isso vai de mãos dadas com o crescimento sustentável de nossos parceiros mais sólidos. Então, outro objetivo muito importante é o fortalecimento desses parceiros, através da criação de demandas e possibilidades de verticalização das soluções da Milestone.

Além disso, também para este ano, temos um grande foco no investimento de talentos,

Caderno Especial Edição Comemorativa
Caderno Especial
Andrei Junqueira Channel Business Manager Brasil

ztrax

www.ztrax.com.br

@ztrax.monitoramento company/ztrax

Aztrax faz parte do 3º maior grupo do mundo de monitoramento de pessoas e ativos, somos uma empresa 100% nacional, nosso ramo é tecnologia voltada para monitoramento em tempo real em ambiente indoor e outdoor, possuímos um portfólio de quatro produtos, sendo dois deles (ztrax ronda e personal) direcionados para o mercado de segurança, o ztrax location voltado para ajudar as montadoras a localizar veículos inacabados em seus pátios e o último, ztrax tracing, lançado em 2022, que ajuda grandes indústrias através da tecnologia RTLS (monitoramento indoor em tempo real) a melhorar processos e seus resultados.

Mesmo com advento da covid-19, a ztrax performou muito bem nos anos passados entregando produtos que realmente ajudaram seus clientes. Para 2023 estamos firmando novas parcerias estratégicas com o ztrax personal, que é nosso botão portátil de emergências, hoje já integrado com a SCOND e Segware e em processo final com a Digifort e Moni.

Nossa expectativa inicial era que o uso desse botão tivesse um apelo maior pelas empresas de monitoramento, mas o público B2C, como idosos, taxistas, motoristas de aplicativo e mulheres que sofrem de feminicídio foi muito maior, ao ponto que tivemos que estruturar nosso app para o

Caderno Especial Edição Comemorativa
Marcelo Lonzetti Diretor

Inside Sistemas

www.insidesistemas.com.br

@insidesistemas company/inside-sistemas

Nós da Inside Sistemas atuamos exclusivamente no mercado da segurança eletrônica há mais de 20 anos. Somos pioneiros e líderes no desenvolvimento de soluções para a gestão das empresas deste segmento, com ferramentas e aplicativos que otimizam os processos administrativos, técnicos e gerenciais.

Estamos comprometidos com o desenvolvimento do setor e atentos às movimentações do mercado e à dinâmica dos gestores.

Por isso, lançamos há menos de um ano o sistema EuGestor feito para empresas de segurança compactas que buscam dinamismo, assertividade e eficiência. Em constante evolução, o produto vem atendendo cada vez mais a operação dos nossos clientes, oportunizando novas perspectivas de negócios a partir da gestão completa de suas empresas.

Além disso, aperfeiçoamos continuamente o Sistema Service, a mais completa e poderosa ferramenta de controle e gestão da segurança eletrônica. Com o Service, nossos clientes automatizam a execução de tarefas, integram os processos e otimizam os resultados pela tomada de decisões baseadas em dados reais.

Nosso propósito é contribuir com o sucesso e a liberdade do nosso cliente, mas isso requer gestão e resultado. É o que entregamos com as nossas ferramentas, o nosso atendimento de excelência e a nossa expertise na regra de negócio. Acreditamos no potencial das empresas de segurança e sabemos que elas podem conquistar a máxima potência ao lado de quem está comprometido com o seu sucesso e seu desenvolvimento. SE

ZKTeco

www.zkteco.com.br

@zktecobrasil company/zktecobrasil

AZKTeco estabeleceu em 2020 uma fábrica no Brasil para atender as necessidades específicas de cada cliente de uma forma rápida e eficiente, e tem focado com sucesso na implementação de projetos completos dimensionados para cada demanda, incluindo equipamentos como os terminais faciais, catracas, bloqueios, cancelas, entre outros.

Em 2023, ampliaremos a abrangência de atuação em todo o território nacional, hoje focada em Minas Gerais, onde está localizada a fábrica, e em São Paulo, Centro de Experiências da empresa. Expandindo relacionamentos com grandes parceiros regionais, alcançaremos as principais cidades brasileiras, considerando a diversidade dos produtos como grande diferencial. Além de iniciar novas parcerias com empresas do segmento de Inspeção de Segurança e Registro de Ponto, por exemplo, também ampliaremos as integrações dos nossos produtos com os principais softwares do mercado e ainda lançaremos o novo software de gerenciamento da empresa, o ZKBio CVSecurity.

Vamos trazer ao Brasil produtos já consolidados mundialmente pela ZKTeco, como por exemplo, a linha de IoT, e ainda ampliar a linha de CFTV com analíticos de alto desempenho.

Investiremos cada vez mais na aproximação com nossos parceiros e com o mercado de segurança eletrônica, oferecendo soluções avançadas e inteligentes adequadas para qualquer tipo de projeto, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte. SE

Caderno Especial Edição Comemorativa
Claudemir Hellmann Diretor–Presidente
Caderno Especial
Nilce H. C. Corrêa CEO

Ôguen

www.oguen.com

@oguen_tecnologias

company/ôguen-comercio-e-consultoria-em-seguranca-empresarial-ltda

Em 2023 a Ôguen continuará com a sua missão de comercializar tecnologias israelenses inovadoras que irão melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas no Brasil.

Como parte da estratégia de aumentar o nosso alcance no mercado, a Ôguen irá ampliar o seu portfólio no Brasil e oferecer mais condições de financiamento e planos de locação bem atrativos para que mais clientes tenham a possibilidade de utilizar as nossas soluções inovadoras e ter um retorno maior de investimento.

Em relação a lançamentos e novidades, além do conceito de Segurança Perimetral 3D que vem evoluindo constantemente, pela primeira vez teremos soluções para o mercado de segurança de casas e para o comércio.

A primeira solução é um lançamento mundial de prevenção de intrusos stand-alone 5G que permite ao proprietário ou à central de alarme tomar uma ação imediata contra roubos de forma remota e sem risco para vidas ou patrimônio. Trata-se de um dispositivo all-in-one, primeiro do seu tipo no mundo. Quando o MyShield detectar uma intrusão, você pode verificar quem entrou em sua propriedade e, se necessário, criar um véu de neblina para afastar os assaltantes.

Além disso, neste ano aumentaremos a oferta de produtos sísmicos para proteção de pequenas áreas internas de forma confiável e simples com os sensores Mini-Vib da Sensoguard. São sensores de vibração em miniatura para aplicações de segurança e IoT. Os sensores Mini-Vib são projetados para serem colocados em uma superfície/objeto para monitorar qualquer impacto/movimento mecânico. Os sensores Mini-Vib fornecem contato seco (saída de relé) na detecção de alarme para dispositivos ou sistemas de alarme de terceiros. Todas essas tecnologias trabalham como um ecossistema integral para uma prevenção em qualquer condição de luz e clima, realizando uma segurança contínua e sem brechas, totalmente integradas.

Também iremos oferecer pela primeira vez soluções únicas e inéditas de Israel para o Brasil que vão além da segurança e trazem valor para o agronegócio, setor de energias renováveis e segurança pública.

Seguimos evoluindo a nossa plataforma de treinamento 100% online de certificação Magos & SensoGuard e em 2023 iremos disponibilizar a plataforma 100% online para mais produtos.

Aumentamos a nossa equipe para atender a demanda crescente aos nossos serviços, reforçamos as áreas comerciais e o suporte técnico e continuaremos comprometidos com a disseminação de conhecimento entre nossos clientes. Os integradores Ôguen continuarão tendo diversas vantagens comerciais e de negócios com descontos exclusivos. É uma parceria ideal para os profissionais que gostam de ser pioneiros e de sair na frente da tecnologia com soluções que aumentam a automação e reduzem o custo fixo. SE

Caderno Especial 30 Edição Comemorativa Caderno Especial
Hen Harel CEO

INTEGRIDADE DE LACRE

ALTO FALANTE ENVIA INSTRUÇÕES AO MOTORISTA

REGISTRAR VIOLAÇÕES FAZER CHECKLIST:

PLACA DO CAMINHÃO ENGATE E TRAVAS DO VEÍCULO INSPEÇÃO DOS PNEUS

Aliara Brasil

www.aliarabrasil.com.br @aliara_brasil

AAliara Brasil é uma empresa do ramo de proteção de perímetros que está preparada para proteger o seu perímetro em 2023.

Trabalhamos com uma vasta linha de produtos voltados para segurança perimetral, como cabo sensor microfônico, que passou por atualização e conta com uma versão digital que permite maiores níveis de ajustes; o sistema Aliara Fiber de detecção via fibra ótica que em 2023 contará também com a versão de alta precisão, além da versão já conhecida por módulos.

As cercas elétricas de alta performance também fazem parte do nosso portfólio e podem ser customizadas para atender as necessidades específicas de cada cliente. Temos versões de centrais com controle integrado de tensão, todas elas trabalhando com alta e baixa tensão com a finalidade de impedir a violação do sistema.

Outra novidade da Aliara é a possibilidade de integração de todos os nossos sistemas a missões previamente programadas via drone, tudo isso através do software próprio.

Estamos homologando novas revendas em todo o país, entre em contato conosco! SE

Performancelab Sistemas

www.performancelab.com.br

@performancelab.app company/performancelab

APerformancelab Sistemas é uma empresa que fornece softwares para a aplicação no controle, medição e gerenciamento operacional de serviços recorrentes. O principal objetivo é fornecer aos nossos clientes formas de aumentarem o nível de desempenho de seus serviços e a digitalização de suas operações. Para nós, a excelência em desempenho é crucial para o sucesso de nossos clientes e, por isso, trabalhamos lado a lado com eles para entender e melhorar seus números operacionais.

Com mais de 12 anos de experiência no mercado, nos dedicamos intensamente nos últimos cinco anos ao desenvolvimento e lançamento de uma plataforma tecnológica de ponta. Atualmente, a plataforma beneficia cerca de 1.300 contratos em todo o país e contando com mais de 14 mil usuários ativos.

A Performancelab Sistemas se destaca por ser uma referência em desempenho, trabalhando em conjunto com seus clientes e ajudando-os a alcançar seus objetivos e contribuindo para o seu crescimento. Estamos comprometidos em fornecer soluções personalizadas e efetivas para atender às necessidades de nossos clientes.

Em 2022, a nossa empresa teve um crescimento expressivo de mais de 30%. Para manter esse sucesso, temos como meta repetir esse feito em 2023. Para isto, estamos aplicando conceitos de Inteligência Operacional em nossas customizações, atendendo a necessidades específicas de nossos clientes. Nossa empresa possui verticais de produtos já consolidados e padronizados, mas também oferece uma ampla gama de customizações que seguem nosso DNA de fornecimento de soluções “gourmet”, aplicadas sob demanda para as frentes operacionais. Isso nos permite fornecer mais informações, mais controle, mais desempenho e mais lucros para nossos clientes, que são partes da nossa estratégia central.

Além disso, a Performancelab vem se preparando para juntar-se ao mundo do Big Data, desenvolvendo soluções que possam fazer inferências e sugerir decisões com base nas atividades em que os operadores dos serviços estejam engajados. Não estamos longe de incorporar essas inovações à plataforma e apresentá-las ao mercado.

Também, já em fase de testes, estamos aplicando os conceitos da Inteligência Operacional no mercado de segurança eletrônica, com o objetivo de ampliar e automatizar a capacidade das centrais de monitoramento, tanto de alarmes quanto de imagens. Nossas soluções permitem com que os operadores possam se concentrar nas tarefas mais relevantes e tratarem efetivamente dos alarmes e imagens, melhorando e aumentando a eficiência dos processos como um todo. Com essas novas soluções da Performancelab, nossos clientes poderão ter serviços de monitoramento mais eficientes e precisos, além de propiciarem aumento na segurança de quem lhes contratam.

Somos uma empresa de tecnologia que tem compromissos com a entrega de valores e qualidade, e busca estar sempre à frente das tendências tecnológicas para melhor atender seus clientes. SE

Caderno Especial 34 Edição Comemorativa Caderno Especial
Ricardo Binatto Diretor

Dos céus o modal ferroviário mais seguro

Manter a fluidez e assim evitar perdas. Logística é isso. No modal ferroviário não é diferente. O Brasil possui vastas redes de trilhos como um componente vital de sua infraestrutura. Para se ter uma pequena dimensão, a maior operadora de logística ferroviária independente opera quase 14 mil km de linhas, ligando as principais regiões produtoras aos portos.

Garantir o bom estado de funcionamento e impedir que pessoas entrem em áreas proibidas ao longo dos trilhos ou nos locais de trabalho é o intenso cotidiano desse tipo de operação que movimenta grandes volumes de ferro, grãos, carne, açúcar, celulose e outras matérias-primas tentadoras para ladrões e para o crime organizado.

Só no ano passado, ao menos 110 ocorrências no modal ferroviário foram registradas em delegacias da Baixada Santista. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), de 2020 a 2021 houve um crescimento – considerando-se todos os modais – de 1,7% , passando de 14.150 para 14.400 ocorrências.

Tal cenário acarreta em contratação de seguros mais caros, demora que gera um excesso de estoque na casa dos bilhões e, em última instância, eleva o preço que pagamos nos produtos.

Faz-se necessário o desenvolvimento de um projeto integrado de segurança para proteção e fornecimento de evidências contra intrusos, ladrões e vândalos que os acessem.

Uma combinação de área de inteligência, equipes especializadas e equipamentos de alta eficiência. Dentre esses últimos a necessidade de sistemas de câmeras fixas, que os criminosos podem evitar, combinadas com câmeras móveis e voadoras. Drones!

A aplicação é capaz de acompanhar as composições em tempo real, facilitando a identificação de possíveis ameaças na circulação dos trens e proporcionando diminuição do valor total de bens roubados.

Os cuidados necessários para garantir a segurança podem ser mitigados com o uso de drones que não ocupam o mesmo espaço que os trens voando bem acima da atividade em solo.

Monitorando grandes pátios de abastecimento ou quilômetros de vagões estacionados, com mais segurança e eficiência do que

uma equipe a pé ou de carro enxergando apenas um dos lados da composição.

Inovações como drone-in-a-box são capazes de monitorar uma instalação de forma autônoma, ou ainda serem acopladas ao teto de um vagão. Essas soluções autônomas de drones detectam ladrões em potencial e enviam vídeo em tempo real para os centros de comando, alertando as forças de segurança para uma pronta resposta.

Em uma situação mais crítica, o drone pode sobrevoar um possível local de tocaia ou esconderijo de criminosos, indicando à Polícia sua posição exata. De forma discreta e com boa resolução de imagem, dia e noite.

Mas as perdas também se referem ao tempo. Trem parado é prejuízo. Dessa forma, em outra linha de atuação, novas técnicas com sistemas autônomos e inteligência artificial auxiliam em situações antes impossíveis. Inspeções de trilhos e bloqueios para inspeção de via sempre exigiam sua ocupação, ou seja, o equipamento de inspeção deveria ocupar ou estar “na via”. Imóveis e objetos muito próximos à linha também são vistos de cima e com antecedência.

Enfim, muitas possibilidades pela frente. E como diz Marcelo Musselli, fundador da Aeroscan, “I believe in drones!”. SE

Diretor Comercial e Marketing da Aeroscan. Formado em administração de empresas pelo Mackenzie, com MBA em Marketing e Vendas pela FGV. Atuou em indústrias e agências de propaganda liderando as áreas de vendas e marketing.

Artigos 36
Renato Mugnaini

ChatGPT: Checklist e a Inteligência Operacional

Neste texto resolvi pegar uma “carona” no ChatGPT, que apareceu nas últimas semanas quase como um furacão na internet, com a promessa de proceder, em um curto espaço de tempo, mudanças profundas na geração de textos, compilação de conhecimento e na produção de respostas a perguntas objetivas. Os resultados estão ao longo do texto, com partes obtidas no ChatGPT e aperfeiçoadas. Fui ao site e fiz perguntas sobre Checklists e Inteligência Operacional, cujas respostas me ajudaram a desenvolver o artigo. Uma bela experiência, pois, verifiquei que a aplicação desses conceitos pela Performancelab é corroborada pela compilação de milhões de conhecimentos feita pela ferramenta.

Minha percepção desta nova ferramenta é do aparecimento de algo fantástico, para ajudar em todas as áreas do conhecimento, embora seja importante não esquecer que o ChatGPT é “treinado” com base em dados da internet e poderá conter informações imprecisas ou desatualizadas. É sempre uma boa ideia verificar as respostas com fontes confiáveis antes de tomar qualquer ação ou decisão importante, ou seja, é preciso se ter uma base sólida de conhecimento para poder avaliar e comparar com o que o Chat entrega e usá-lo da melhor forma, para não incorrermos em erros de informações ou mesmo estar escrevendo “bobagens”. No caso desse nosso artigo o que ele trouxe estava de acordo com o que temos compilado para os conceitos de Checklist e Inteligência Operacional.

O que é o ChatGPT?

“O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em aprendizado em grande escala desenvolvido pela OpenAI. Ele foi

treinado com milhões de exemplos de texto na internet, o que o torna capaz de gerar respostas a perguntas em linguagem natural de forma humana. O ChatGPT é alimentado por uma enorme quantidade de dados e é capaz de gerar textos coerentes, responder perguntas, continuar conversas e realizar outras tarefas relacionadas à linguagem natural. É uma ferramenta valiosa para muitos setores, amplamente utilizado em aplicativos de conversação, como chatbots e assistentes virtuais, e pode ser usado para geração de conteúdo, tradução automática e outras tarefas relacionadas à linguagem.”

Para usar o ChatGPT, basta formular uma pergunta ou enviar uma frase e o modelo tentará respondê-la. É importante fornecer o contexto e ser específico na pergunta para obter uma resposta precisa e relevante. Aqui estão alguns exemplos de como formular perguntas para o ChatGPT:

• O que é inteligência artificial?

• Quem foi Albert Einstein?

• O que é inteligência operacional?

Checklist

“O uso de checklists tem uma longa história e remonta aos primórdios da aviação. A primeira referência conhecida ao uso de checklists em voos data de 1935, quando a equipe do avião B-17 Flying Fortress desenvolveu uma lista de verificações para ser usada antes de cada voo. Essa lista incluía tarefas críticas como verificar os sistemas de combustível e asas, o que ajudou a garantir a segurança dos voos. Desde então, o uso de checklists se expandiu para outros setores, incluindo medicina, construção e vida cotidiana. Em medicina, por

Artigos 38

exemplo, checklists são usados para garantir a consistência e a precisão em processos críticos, como cirurgias, atendimentos em pronto socorro etc. Na construção civil, checklists são usados para garantir que todos os passos importantes sejam seguidos antes da conclusão de um projeto.”

A popularidade dos checklists aumentou significativamente nos últimos anos, graças ao aumento da conscientização sobre sua importância e utilidade. Além disso, a popularização da tecnologia também permitiu a criação de aplicativos e ferramentas de checklists eletrônicos, o que tornou ainda mais fácil incorporar checklists em sua rotina. Também se expandiu para a vida cotidiana, permitindo que as pessoas melhorem sua organização e eficiência em suas tarefas diárias. Com o advento da tecnologia, os checklists agora estão disponíveis em aplicativos móveis e softwares, tornando-os ainda mais acessíveis e convenientes para as pessoas.

Também pedi ao ChatGPT que gerasse um exemplo de checklist para ser aplicado em voos de drones, em razão de que a Performancelab está desenvolvendo uma integração com a Aeroscan com o objetivo de fornecimento da ferramenta para ser usada na aplicação de seus checklists, aí está:

1. Verificação do equipamento: certifique-se de que o drone está em boas condições e todos os componentes funcionam corretamente.

2. Conhecimento do local de voo: verifique as regulamentações locais e restrições de voo, como áreas restritas, regras de altura e de tráfego aéreo.

3. Preparação do plano de voo: planeje o trajeto, duração do voo e preveja possíveis problemas.

4. Verificação do clima: verifique as condições climáticas e evite voos em condições adversas, como ventos fortes ou tempestades.

5. Comunicação com outros aviões: mantenha contato com outros aviões próximos e siga as regras de tráfego aéreo.

6. Verificação de autorizações e licenças: verifique se você tem a autorização e licenças necessárias para voar.

7. Segurança do público: mantenha uma distância segura do público e outras propriedades.

8. Conhecimento das capacidades do drone: conheça as capacidades e limitações do seu drone e siga as recomendações do fabricante.

9. Preparação de emergências: tenha um plano de emergência em caso de problemas durante o voo.

Lembre-se de que essa é uma lista básica e que a segurança deve ser a principal prioridade em todos os voos com drones. Certifique-se de sempre seguir as recomendações e regulamentos locais para garantir voos seguros e responsáveis.

Inteligência Operacional

Este é um conceito pouco conhecido, pouco explorado e sistematizado, mas que para a Performancelab é fundamental sua utilização na customização de suas soluções e melhor atender seus clientes. Trata-se de usar dados da operação, transformá-los em informações para serem utilizados “on demand”, propiciando o aumento da capacidade na tomada de decisões e a eficiência em atividades operacionais de serviços.

Para o ChatGPT “Inteligência Operacional é o uso de tecnologias, processos e técnicas para coletar, integrar, analisar e agir sobre informações para apoiar a tomada de decisões no dia a dia de uma organização. A IO é frequentemente aplicada em setores como segurança, gerenciamento de incidentes, otimização de processos e melhoria da eficiência”.

O principal benefício das implementações IO é a capacidade de abordar questões operacionais e oportunidades à medida que surgem – ou mesmo antes que surjam, como no caso da manutenção preditiva. A inteligência operacional também capacita gerentes de negócios e funcionários a tomar decisões com mais informações – e melhores – no dia a dia. Em última análise, se gerenciada com sucesso, a maior visibilidade e percepção das atividades operacionais podem levar a menores custos e vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Conclusões

O ChatGPT é uma tecnologia inovadora e poderosa, capaz de ajudar uma ampla variedade de tarefas. Com sua habilidade de compreender e gerar textos naturais, ele oferece soluções eficientes e acessíveis para muitos problemas comuns enfrentados por empresas e indivíduos. “Embora ainda existam limitações e preocupações éticas a serem abordadas, é inegável que o ChatGPT tem o potencial de transformar a forma como lidamos com a informação, conhecimento e comunicação”. Ao continuar com sua evolução e a ser refinado, as promessas de grandes impactos positivos em vários setores vão se tornar realidade. SE

Artigos 40
CEO e fundador da Performancelab. Fernando Só e Silva

Vender Mais Tecnologia #7: Venda consultiva com recorrência, a famosa renda recorrente

Bem-vindos a essa coluna mensal, onde tratamos de tudo o que envolve vendas e tecnologias, mas sempre abordando a venda consultiva, aquela onde é obrigatório um envolvimento maior por parte do vendedor para atender ao seu cliente.

E para isso, precisamos sempre do bem mais valioso: informação! E vamos ler de duas formas aqui: informação no aspecto de conhecimento do negócio, do seu e do negócio do cliente, do mercado, dos produtos, ou seja, ter ciência do ambiente por completo. E em segundo aspecto, em uma licença poética: IN Formação, querendo forçar aqui um pouco falando sobre “estar em formação”, estar em aprendizado, estar sempre aprendendo. Nesse segundo aspecto que eu me esforço sempre para trazer os melhores conteúdos e práticas a você mensalmente aqui, e nos meus treinamentos. Então vamos lá, como diria Elvis, menos conversa e mais ação! O que é venda recorrente? É uma venda que, uma vez feita, trará remuneração recorrente à empresa. Vencimentos consecutivos por um prazo determinado ou não.

Não se trata de parcelamento. Parcelamento é uma compra única, onde os pagamentos são facilitados, mas tem um fim programado, e se trata de uma ação de venda única. Ou seja, uma nova venda, requer uma nova ação comercial, uma nova proposta, nova negociação etc.

Uma venda recorrente, além de prazos maiores que qualquer parcelamento em geral, tem vencimentos consecutivos vinculados à uma venda apenas. Ou seja, uma única negociação que gera vencimentos a longo prazo, não há necessidade de novas negociações ao longo do tempo previsto de contrato, a não ser ao fim do contrato, quando se negocia a renovação do mesmo.

Veja a diferença importante: um consórcio de veículo é longo, mas é um parcelamento de uma dívida. Um contrato de monitoramento de um imóvel é uma venda recorrente. No caso do consórcio, é um bem único parcelado; no caso do monitoramento, é um serviço a ser prestado por tempo definido ou de fim indeterminado.

E aqui temos uma primeira e importante diferença: não es -

Artigos 42
Por Silvano Barbosa
pessoa 0.83 MONITORAMENTO REMOTO APROVEITAMENTO DE EQUIPAMENTO SOLUÇÕES PRÓPRIAS COM I.A ALERTAS EM TEMPO REAL CONTROLE DE ACESSO AMPLIE A VISÃO DA SUA EMPRESA Impactamos a vida e a segurança de +20 milhões de pessoas /avantia avantia.com.br BRASIL 2022 Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco

Artigos

tamos mais negociando um bem material, mas sim um serviço. E isso, meus caros, muda tudo e mais um pouco.

Já ouviu falar em Capex e Opex? Capex vem de Capital Expenditure, e de forma bem resumida, é o que trata de aquisição de bens para uma empresa, e isso configura uma leitura específica no fluxo de caixa, amortização de dívidas, custos tributários e uma leitura de um custo definitivo: investe-se antes para ter renda depois, ou simplesmente “sai do caixa” e gera um tipo específico de enquadramento tributário.

Opex vem de Operational Expenditure, e é ligado a custos operacionais da empresa. Na gestão, há uma clareza diferente nessa leitura, a composição tributária final é diferente, e o simples fato de não haver uma quebra no fluxo de caixa, e sim um vencimento ligado à operação da empresa, por tempo de serviço, transforma essa venda em um negócio mais saudável para muitas empresas. Pois não há uma saída volumosa do caixa, tampouco perda de valor de bens materiais por tempo de uso.

Em resumo, e de novo, de forma simplificada, o cliente troca a situação de tirar um volume maior de dinheiro do fluxo da empresa por um valor recorrente menor, elimina a gestão e depreciação de um bem por serviço, e de quebra facilita sua gestão por completo, inclusive com situações tributárias.

Isso é fundamental ter em mente, pois já são em si alguns dos importantes argumentos de fechamento de negócio com seu cliente, quando lhe oferece a oportunidade.

Tratamos acima mais vinculado à produtos se tornando serviço, como a locação de um veículo, ou um sistema completo de CFTV, mas também é a natureza de um contrato de prestação de serviços, como o monitoramento, contratos de manutenção preventiva e corretiva, e assim por diante.

Na próxima coluna vamos tratar especificamente do que podemos enquadrar nessa linha de ofertas, hoje quero estressar com vocês esse modelo de negócio, pois é importantíssimo contemplar o máximo de aspectos aqui.

Pode parecer simples, mas não é. Há de ser considerados aspectos que inicialmente não paramos para refletir.

O primeiro e mais óbvio é: se o cliente não vai precisar desembolsar uma quantia maior de uma vez, alguém vai, e esse

alguém é você. Por isso, calcular a oferta, compatibilizar com sua operação financeira, calcular corretamente a amortização dos produtos, é mandatório para não fazer um negócio que te gere prejuízos. Essa conta leva em consideração tempo da recuperação do investimento, a manutenção do dia a dia, a obtenção do lucro desejado e o risco financeiro da operação. Cada empresa deve compor seus cálculos de forma que isso se reflita em um bom negócio.

Depois disso, temos que pensar na oferta. Se estamos falando de serviço aqui, é simples, já é algo natural. Se estamos falando aqui de um serviço que envolve aplicação de equipamentos, como um contrato onde está previsto instalação de câmeras, catracas, etc., precisamos ponderar quais os equipamentos que serão utilizados. Isso influenciará diretamente no resultado financeiro.

Explico melhor: se eu utilizar equipamentos que exigem maior manutenção periódica, por qualidade ou por natureza do produto, meu custo operacional será maior. Considerando produtos de baixa manutenção, será menor. E isso precisa influenciar o valor da recorrência.

Produtos de maior custo de manutenção, quanto a natureza, são, por exemplo, cancelas de veículos, motores de portão, catracas. Precisam estar lubrificadas, limpas, para evitar manutenções mais custosas e não deixar ninguém na mão.

Produtos de maior custo de manutenção por qualidade, bom, obviamente que produtos mais robustos custam mais, produtos mais baratos tendem a ter durabilidade e estabilidade menores. E pensar nesse aspecto é sumariamente importante quando estamos herdando produtos no contrato. Quando o cliente já tem ao menos parte do parque instalado, e estamos envolvendo esses produtos no nosso contrato de recorrência. Nesse caso, é importantíssimo um bom laudo de início, a fim de retratar o que está de fato sendo incluído.

Experiência própria: assumi certa vez o controle de acesso de um escritório de advocacia de alto padrão, um engenheiro que não tinha a devida orientação ou conhecimento, fez um laudo inicial e constatou que tudo estava em ordem, era apenas seguir com os cuidados. Ao chegar, achei 18 não conformidades no relatório, que iam desde botoeiras e eletroímãs

44

quebrados, até mesmo leitoras que nem sequer estavam no local apontado.

Se eu assumisse o contrato desse jeito, eu certamente seria cobrado e teria de arcar com os custos desses itens em não conformidade, então, ao assumir um legado, é vital esse laudo muito bem-feito. Por exemplo: venda uma manutenção preventiva/corretiva inicial para início do contrato. Pode ser o valor de uma mensalidade prevista, salvo custos de peças. Dessa forma, além de mostrar ao cliente proficiência e interesse no negócio, você entra seguro e certamente terá uma operação muito mais limpa.

E quando falamos de renda recorrente, Vagner Camilo, que participa abaixo, um dos melhores mentores sobre renda recorrente, enfatiza sempre o bem que isso traz para sua empresa, no sentido de um fluxo de caixa mais seguro para sua operação. Por exemplo, imagine que uma empresa que não trabalha com renda recorrente, e outra que trabalha. Ambas têm uma folha de pagamento, custos fixos, que, ao virar o mês, precisam ser cobertos, pagos. Quem não tem renda recorrente, precisa correr para vender e cobrir esses custos, é sobrevivência. Quem trabalha com renda recorrente, ao virar o mês, já sabe que tem uma parcela desses custos já definidos em entradas, só precisa correr para cobrir o restante. Isso é viver, não sobreviver.

E o percentual de renda recorrente que somos capazes de trazer ao nosso negócio pode mudar completamente nossa vida empresarial. Imagine que há empresas que tem 20%, 30% dos seus custos já cobertos pela renda recorrente obtidos em um mix de vendas executadas. Mas veja que tem empresas que tem mais de 100% do seu custo mensal coberto por esse tipo de operação. Parece o céu, não é?

Quem você quer ser, nesse cenário? Pensa, me mande suas considerações, mês que vem voltaremos a esse tema!

Participação do Mês: Vagner Camilo, Mentor no programa Viver de Segurança Eletrônica (@vagnercamilo)

Silvano Barbosa: Qual, no seu entendimento, é a curva de aprendizado mais difícil para o integrador quando se refere a dar foco em venda com recorrência?

Vagner Camilo: Eu entendo que a curva mais difícil ainda está antes do foco em vendas com recorrência. A curva mais difícil é deixar de ser totalmente um instalador operacional e começar a se enxergar como empresa, pois quando isso acontece ele já percebe a necessidade de buscar vendas e principalmente a necessidade de ter um faturamento recorrente. Depois disso vem a outra curva de converter vendas pontuais em recorrentes. Neste ponto, o aprendizado mais difícil é entender as reais dores do cliente para oferecer uma solução condizente. Todo mundo fala que vende solução, mas poucos sabem qual dor ela resolve. Eu sempre digo: “não existe solução sem problema”. Precisamos entender o problema e depois buscar a solução.

Silvano Barbosa: Há necessidade em mudar algo no fluxo financeiro da empresa para isso?

Vagner Camilo: Vai depender do tipo de recorrência que a empresa está buscando. Algumas recorrências irão demandar um investimento inicial, como por exemplo, se a ideia

for montar uma central de monitoramento própria. Já outras soluções, a empresa pode começar com baixíssimo ou até mesmo zero investimento, como um contrato de manutenção preventiva ou uma central de monitoramento terceirizada. O ideal neste ponto é entender o momento da empresa para decidir qual será o serviço recorrente que está alinhado com suas competências técnica e com o fluxo de caixa.

Silvano Barbosa: Qual o tempo médio que você, através do seu programa de mentoria, percebe que os participantes conseguem reverter número significativo de contratos com recorrência, a ponto de dizer: “viraram a chave, entenderam!”?

Vagner Camilo: Isso varia muito, pois vai depender do empenho do mentorado em colocar em prática o Método STF. Tenho mentorados que na primeira apresentação de proposta já fecharam o primeiro contrato e entenderam os princípios deste tipo de venda, com isso ao final de um ano já estavam com uma carteira de faturamento recorrente que pagava todos os custos fixos da empresa, dando assim tranquilidade financeira para investir inclusive em projetos maiores. Considerando quem realmente coloca em prática o Método STF, posso afirmar que em menos de um mês de planejamento é possível acontecer a virada de chave do entendimento do processo. Depois disso é só trabalhar para se desenvolver e aumentar cada vez mais a carteira de clientes recorrentes.

Silvano Barbosa: Duas dicas principais para quem quer vender com recorrência?

Vagner Camilo: A mais importante é sempre focar na solução de dores do cliente. Toda venda começa resolvendo dores, mas na recorrência precisamos resolver uma dor que seja perene e não momentânea. A recorrência precisa ser uma solução que constantemente alivia a dor do cliente ou deixe a vida dele mais fácil.

A segunda é parar de decidir com o próprio bolso. Neste ponto temos dois opostos que impedem uma venda de recorrência. Seja porque acaba oferecendo algo ao cliente simplesmente porque trará lucro para si próprio, ou mesmo por deixar de oferecer algo que acha “caro”. Caro ou barato, é uma questão de referência. Temos que oferecer a melhor solução para a dor do cliente e deixar ele decidir se está ou não disposto a investir nela. SE

El Professor tem 30 anos de tecnologia, com certificações das mais variadas em TI e em Segurança Eletrônica, formado em análise comportamental e vendas, e desde sempre compartilhando conhecimento. Especialista em vendas e controle de acesso, é sócio investidor e co-criador do CT Hub. Através de treinamentos abertos e in company já formou mais de 200 pessoas no Brasil.

Silvano Barbosa

Na Suprema entendemos suas necessidades de acesso sem contato

Segurança de saúde para suas instalações

FaceStation F2 atende às necessidades do mundo pós-pandemia com recursos como inscrição remota de usuários, detecção de usuários sem máscaras e reconhecimento facial de usuários usando máscaras e identificar pessoas com temperatura elevada da pele.

Novos métodos de acesso na ponta dos dedos

X-Station 2 é um terminal versátil que atende gerenciamento de acesso e visitantes. X-Station 2 mudará completamente sua abordagem das credenciais físicas, móveis e QR, com foco em Proteção de dados do usuário.

Tudo sob seu controle

Implementamos todas essas tecnologias flexíveis, e temos a linha mais completa de acesso e equipamentos biométricos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de atender suas necessidades de acesso atuais e que você poda ter tudo sob seu controle em uma plataforma: BioStar 2.

Obter certificado em seu idioma:

Conheça, se especialize e obtenha certificado em tecnologias Suprema, em seu idioma, no seu próprio ritmo e sem nenhum custo em nosso programa de certificação online:

https://suprematraining.talentlms.com/portugues

SupremaBrasil SupremaBrasil

SupremaIncBrasil @SupremaBrasil

sales_br@supremainc.com

www.supremainc.com

SMART HYBRID LIGHT

Veja os detalhes quando for realmente necessário

SÉRIE D0T-LPFS

Modo Smart

Modo IR

Obtenha imagens no escuro sem iluminação adicional.

Modo Luz Branca

Imagens ricas em detalhes, com luz branca auxiliar.

Modo Smart Light

O melhor dos dois modos em apenas um só, ativando a iluminação na preseça de pessoas ou veículos.

Siga a Hikvision nas redes sociais Luz Branca
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.