Guia - PortariaRemota

Page 1

Edição Especial -

Portaria Remota

Especial Portaria Remota

Guia Prático: Tudo o que você precisa saber sobre portaria remota com os melhores especialistas do mercado Por Fernanda Ferreira

A

evolução tecnológica está cada vez mais rápida e transformadora. Nos últimos 10 anos, a forma que nos comunicamos e nos relacionamos mudou completamente, tudo está mais ágil, mais instantâneo e mais veloz. E agora, em dias de crise econômica e aumento da criminalidade, muito mais do que conforto e praticidade, as pessoas tem buscado formas de reduzir seus gastos e se manter em segurança. É neste cenário que as portarias remotas ou virtuais, estão conquistando cada vez mais mercados. Condomínios, empresas e instituições públicas e privadas que dependem de um controle de portaria eficiente, estão aderindo ao sistema – que realiza o monitoramento e controle de acesso à distância – para garantir tranquilidade tanto na parte financeira como na proteção dos moradores e colaboradores, isso porque as portarias virtuais representam uma redução de 30% a 60% no orçamento mensal (gastos com porteiros e folguistas correspondem a cerca de 70% do custo). Além disso, a presença física de porteiros não inibe a ação dos criminosos. Somente em 2016, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) registrou aumento de 172% em roubos e furtos em condomínios da capital paulista. Com a portaria remota, não há como o criminoso render o operador da central de monitoramento, o que reduz as falhas humanas a praticamente zero. Portanto, é munida de todas essas qualidades que a portaria virtual está passando de apenas uma tendência de mercado para uma realidade. E enxergando isso, a Revista Segu-

36

rança Eletrônica reuniu especialistas e players do setor, que atuam na área e possuem larga experiência no assunto, para esclarecer as principais dúvidas dos profissionais de segurança que desejam atuar nesse setor, desde o seu funcionamento até as soluções necessárias para montar todo o sistema, tipos de controladoras, rotina de acessos, etc. O que é e como funciona uma portaria remota?

A portaria remota surgiu através da necessidade dos condomínios em aumentar o nível de segurança. Uma estatística levantada pelo SECOVI aponta que 90% das intrusões em condomínios acontecem pelas entradas de veículos e pedestres, portanto, devido a tal vulnerabilidade, criou-se a ideia de integrar tecnologias e alinhar procedimentos para que este controle seja feito à distância. Tecnicamente a portaria remota funciona através da centralização de cinco tecnologias, que são implantadas no condomínio e que são centralizadas em uma plataforma de software em uma central de monitoramento. Essas tecnologias são: telefonia IP, CFTV, automação, alarme e controle de acesso.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.