Revista Saúde Apucarana/Arapongas/PR - Edição 3 - 02/2017

Page 24

Como o transtorno no Processamento Auditivo Central (DPAC) pode influenciar na sua vida. Algumas pessoas, mesmo apresentando audição normal, escutam de maneira confusa, por apresentarem disfunções nas vias sensoriais ou neurais que conduzem o som até o córtex cerebral (Alvarez, Caetano e Nartas 1997a). Um déficit no processamento auditivo central pode se manifestar através de vários sintomas como: dificuldades para entender, desatenção, falha na memória, cansaço rápido ao prestar atenção em uma aula, dificuldade em conversas com muitas pessoas ao mesmo tempo, dificuldade para localizar de onde o som está vindo e até seguir uma sequência de tarefas solicitada. Muitas vezes, algumas crianças são rotuladas como “desatentas” , “agitadas” e com falta de interesse, por parte dos pais e/ou da escola. Alguns adultos ou indivíduos com perda de audição que utilizam aparelhos auditivos por outro lado, queixa-se de dificuldade no dia a dia profissional e no convívio com familiares e amigos. Referem ter dificuldade na aprendizagem de uma nova língua e até não entender em ambiente com ruído havendo necessidade constante de pedir para repetir. Essas dificuldades merecem uma avaliação específica e a boa noticia é que essas dificuldades podem ser revertidas na sua maioria se tratadas adequadamente (por um fonoaudiólogo) através de treinamento auditivo.

PÂMELA GIMENEZ

- CRFa 3 - 9773

Fonoaudióloga Clínica • Especialização em Neuropedagogia; • Especialização em Neurologia; • Terapeuta com Técnica em Neuromodulação Cerebral Não Invasiva.

Rua Marabú 671- Centro-Arapongas | 43 3056.4454 24

Revista Saúde | Fevereiro . 2017 | rsaude.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.