DOENÇA DE
PEYRONIE Doença de peyronie consiste em processo inflamatório e cicatricial do tecido que reveste o corpo cavernoso do pênis causando encurvamentos, encurtamentos, afilamentos e acinturamento do órgão genital, bem como déficit de ereção.
O tratamento cirúrgico se faz necessário quando ocorre falha no tratamento medicamentoso com deformidades severas ou impotência que impeçam a atividade sexual. O tratamento cirúrgico ideal consiste em técnicas que devolvam a forma retificada do pênis, sem comprometer o tamanho peniano. A técnica de interposição de enxerto, geralmente com pericárdio bovino, é a ideal para essa finalidade. Quando há disfunção erétil moderada a severa associada à doença de peyronie, faz-se necessário utilização concomitante de prótese peniana, que promove a recuperação do comprimiento e calibre peniano, bem como a capacidade de penetração.
DR. ENIO VENTURA
- CRM/PR: 15216
UROLOGIA - RQE: 10397
• Formado pela Universidade Federal de Santa Maria - (UFSM)/RS; • Pós-Graduado em Cirurgia e Urologia pela Universidade Estadual de Londrina - (UEL)/PR; • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
48
MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE NOSSO GUIA NAS PÁGINAS 6, 7, 8 E 9