
3 minute read
Osteopatia - mãe e bebê
A Osteopatia é uma especialidade que tem um olhar para a homeostasia e o equilíbrio corporal do paciente que é atendido de maneira individualizada e global, corrigindo as alterações e promovendo a saúde do indivíduo.
A atuação da Osteopatia é muito ampla, e hoje iremos abordar a relação gestação, saúde da mulher e também do bebê. Ao engravidar nasce uma mãe que passa por um turbilhão de modificações fisiológicas corporais, endócrinas e emocionais que a preparam de forma sublime para uma nova etapa em sua vida que é ser mãe.
Advertisement
A Osteopatia, como não poderia ser diferente, participa ativamente desse processo buscando tornar esse momento o mais confortável possível. Dentre as diversas alterações funcionais acontecendo no corpo, pode surgir um desequilíbrio do sistema corporal, e o Osteopata detecta e corrige precocemente esses desequilíbrios normalizando o Sistema Nervoso Autônomo e todos os Sistemas corporais necessários para minimizar quaisquer efeitos indesejados durante a gestação, trazendo mais conforto para a mãe, assim como para o bebê, favorecendo o equilíbrio e a recuperação mais precoce no pós- -nascimento.
Mas e onde começa o raciocínio da Osteopatia Pediátrica? Desde a gestação! Atendemos as mamães mas também pensamos no bem-estar do bebê precocemente, pois se há desconforto e alterações que dificultam uma gestação tranquila também podem alterar o conforto e desenvolvimento do bebê. Dentro do ventre materno o bebê cresce e o espaço disponível vai diminuindo, e isto por si só já pode ser fator desencadeante para várias alterações que o bebê venha apresentar, pois neste es
paço com pouca mobilidade ele acaba adotando por períodos prolongados posturas assimétricas que repercutem em seu organismo após o parto. O trabalho de parto natural, principalmente partos mais complicados e longos, cesáreas, quando é necessário uso de instrumentos para retirada do bebê (fórceps, ventosa), dentre outras abordagens que podem ser necessárias neste momento, sujeita o bebê a sucessivas compressões sobre seu corpo e sua cabeça, embora a capacidade adaptativa dos bebês seja muito grande, estas compressões e intervenções podem gerar tensões e desencadear alterações.
Os motivos mais comuns na procura pela Osteopatia Pediátrica são: alterações de assimetria do crânio (plagiocefalia, que são achatamentos ou abaulamentos de determinadas partes da cabeça do bebê), torcicolo congênito, alterações congênitas em membros superiores e inferiores, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, refluxo gastroesofágico, constipação, cólicas, dificuldades em mamar, deglutir ou até se alimentar no caso de bebês maiores, dificuldade em ganhar peso, sintomas como choro constante, irritabilidade, dificuldade e má qualidade de sono (insônia ou sono agitado). Em bebês

maiores e crianças adiciona-se a esta lista alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações posturais, alterações gastrintestinais, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, autismo, dentre outros. Cada dia mais a Osteopatia Pediátrica tem contribuído para a qualidade de vida dos recém-nascidos e seus pais, que são os que mais sofrem por muitas vezes não encontrarem alívio para os sintomas apresentados.
Agende a sua consulta e venha conhecer o que a Osteopatia pode fazer pela sua gestação e pela qualidade de vida e desenvolvimento do seu filho... um momento sublime de suas vidas merece ser mais saudável e feliz!
DRA. GISLAINE GREJANIN BARROSO SARAN CREFITO 8/62751 | Fisioterapia
CURRÍCULO • D.O. pela SEFO - Scientific European Federation of Osteopaths; • C. O. pela EOM - Escuela de Osteopatia de Madrid; • Fisioterapeuta Osteopata pelo Coffito; • Monitora e Supervisora de Prática Profissional Supervisionada pela EOM; • Membro da AOB - Associação de Osteopatas do Brasil; • Especialista em Terapia Manual e Postural - Cesumar; • Formação em Bad Ragaz, Halliwick, Hidroterapia nas Algias Vertebrais pela American Physical Therapy Association (EUA) e Watsu pela Worldwide (EUA); • Formação em Terapia Craniossacral - Instituto Upledger - EUA; • Formação em Mulligan, RPG - Sistema Australiano, Mobilização Neural, Movimento Combinado e Maitland I e II pelo
Manual Concepts Institute (Austrália); • Especialista em Manual Therapy pelo Manual Concepts (Austrália), Formação em Reequilíbrio Neuromuscular (Técnica Francesa); • Formação em Spinal Instability pela University of St. Augustine (EUA); • Formação em Bandagem Funcional (Austrália); • Formação em Posturologia Osteopática; • Formação em Terapia Integrada do Sistema Nervoso Autônomo - TISNA; • Formação em Neuroimunologia e Neuroendocrinologia na Osteopatia; • Formação em Técnicas Avançadas de Osteopatia na ATSU (EUA).
44 3016-3284 | 44 99104-2021 Saragioto Clínica Integrada: Rua São José 1420, Centro, Campo Mourão - PR dra.gislaine@uol.com.br
