
2 minute read
Orientação Vocacional: por que fazer?
Quando falamos em escolha por um caminho profissional, sem dúvida, não podemos subestimar a grande complexidade que existe nesta tarefa. O prejuízo de uma decisão errada pode ser imensurável, quando tratamos do investimento emocional aplicado naquela atividade. Além do prejuízo financeiro e do grande investimento de tempo que é necessário em um projeto de longo prazo.
Uma alternativa para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou na recolocação profissional é buscar orientação profissional, trabalho realizado por um psicólogo.
Advertisement
Então, vamos entender melhor sobre o que é Orientação Profissional?
A orientação profissional não se trata de uma avaliação onde você receberá uma resposta sobre qual caminho deve seguir. Afinal, você é o responsável por esta decisão que é de grande importância na sua vida.
O processo ajuda a direcionar e eliminar dúvidas, quanto a escolha, questões a serem pensadas, discutidas e refletidas para que seja possível adequar a sua profissão ao seu estilo de vida e suas características pessoais.
O Psicólogo envolvido neste processo acompanha o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesmo.
É importante começar cedo um processo de autoconhecimento principalmente para apontar habilidades que podem estar relacionadas as futuras profissões.
O Psicólogo Orientador auxilia nestes passos:
• O primeiro passo: autoconhecimento. Saber quais são os pontos fortes e fracos, as habilidades, quais são as pretensões e os desejos para o futuro. • Segundo passo: áreas de interesse.
Procurar saber quais são as áreas que mais despertam a atenção ou com as quais se tem mais facilidade, isso pode ser feito com a aplicação de testes, questionários, mas somente após as sessões de autoconhecimento.
• Os testes vocacionais mais direcionados para características individu
ais. Essa etapa exige do psicólogo a
sensibilidade de mostrar ao jovem opções que ele talvez desconhecia e fazer com que ele pesquise sobre a área e tenha curiosidade de descobrir o que é. • Conhecer as profissões: se alguma área de atuação desperta o seu interesse é válido conhecer a realidade da profissão. Conversar com profissionais da área, professores, visitar a universidade é parte indispensável na escolha do curso e da carreira, pois traz a realidade para a vida do jovem e abre sua mente em relação ao que ele irá encontrar no futuro.
Assim, o jovem depois de entender melhor as próprias características e habilidades com a ajuda do Psicólogo, terá mais subsídios para começar a eliminar determinadas profissões e aos poucos identificar qual carreira pode ser a mais adequada.
NARA LÚCIA LEAL SELHORST Neuropsicóloga e Psicóloga - CRP 08/12461
CURRÍCULO • Especialista em Neuropsicologia - Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva IPTC; • Formação em Terapia Cognitivo Comportamental Focada na Criança e no Adolescente - em Andamento; • Curso de Formação em Psicologia Hospitalar - Hospital Pequeno Príncipe; • Psicologa Clínica - Formada pela Universidade Estadual de Maringá-PR/UEM; • Atuando na Área de Avaliação Psicológica e Clínica há 13 Anos em Neuropsicologia há 7 Anos.
44 3016-4211 | 44 99132-5252 Neuropsicóloga Nara Leal (@psicologanara) Centro de Diagnóstico Salvador Av. Capitão Índio Bandeira, 681 - Centro - Campo Mourão/PR
