Year Book 2012 CJRC&VB

Page 16

Já no fim do século XVI, os primeiros sertanistas, como eram conhecidos, partiam do Rio de Janeiro e Minas Gerais e se lançavam em verdadeiras campanhas épicas de exploração por entre terras desconhecidas e promissoras de riquezas naturais. Os expedicionários já transitavam em meio à região dos “campos com pinheiros”, como descreveu Anthony Knivet, em 1597. O ambiente era de uma beleza magnífica, ideal para a consolidação, anos mais tarde, da capital brasileira de turismo ecológico de inverno. Do assentamento dos primeiros moradores, por volta de 1770, até a disseminação da ideia de que o clima da região era extremamente agradável e, sobretudo, saudável, não demorou muito. Cerca de cem anos mais tarde, empreendedores visionários já percebiam um futuro promissor para o lugar, ainda pouco habitado. Foi o caso do português Matheus da Costa Pinto que montou ali uma pensão visando abrigar viajantes interessados no trabalho de desenvolvimento da sociedade local. Esta hospedaria foi a primeira também destinada aos chamados, à época, de “doentes do peito” ou “respirantes”.

16

CJRC&VB

INICIADA EM 1908, A ESTRADA DE FERRO DE CAMPOS DO JORDÃO TEVE CADA UM DE SEUS 47 QUILÔMETROS ARDUAMENTE CONSTRUÍDOS SOBRE A SERRA DA MANTIQUEIRA. FOI UM EMPREENDIMENTO ÉPICO, FINALIZADO EM 1914, IDEALIZADO POR DOIS MÉDICOS SANITARISTAS: OS DOUTORES VICTOR GODINHO E EMILIO MARCONDES RIBAS. O PLANO INICIAL ERA LIGAR PINDAMONHANGABA À “VILA SANITÁRIA” DE CAPIVARI, EM CAMPOS, A FIM DE FACILITAR A DURA VIAGEM DE DOENTES DO BRASIL INTEIRO RUMO AO ALTO DA SERRA.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.