Revista mulher cheirosa 15ª edição

Page 146

nesse novo formato. Fomos nos distanciando também como pessoas, e os desejos pessoais que, antes caminhavam juntos, se tornaram quase que opostos”, lembra ela. A frustração e a dor que o fim sempre causa acabaram fazendo com que a jornalista nem pense mais em viver um amor à distância. Mas como ela mesma relata, quem manda no amor é o coração. “Se tivesse a opção de mandar no coração eu não viveria mais um relacionamento assim, não. Não recomendo a ninguém”, enfatiza Camilla. Porém ela concorda que quando se ama, não existe razão para se desistir do outro só por conta da distância. Afinal, durante o tempo em que estiveram separados também houve pontos positivos. “É positivo namorar assim, já que você aprende a respeitar o espaço do outro, o que muitas vezes é mais difícil num relacionamento com mais convivência, pois os dois podem acabar confundindo sua individualidade. Mas o melhor de tudo é matar a saudade, claro! Quem sabe pode ser uma experiência boa”, pondera. No caso do namoro da Camilla, não faltou maturidade ou lealdade na relação para que o amor chegasse ao fim. O fim chegou e pronto, como o ditado diz: “são coisas que só um coração pode entender”. Mas a psicóloga acredita que é isso que falta em muitos relacionamentos como o da jornalista e o ex-amado. “Sermos seguros de quem somos e do que queremos diminui a ansiedade da procura, das buscas aceleradas e sem responsabilidade. Quanto maior a maturidade, maior a consciência de nossas escolhas e mais noção das consequências teremos”, acredita a profissional. O fato é, se ainda existe amor, também existe saudade e existe sofrimento com a distância. Alguns sofrem mais e outros menos. Mas é impossível ser feliz muito tempo sozinho.“Se ambos estão compromissados e apaixonados, ambos sofrerão com à relação a distância. Existem pessoas com personalidade mais carente, que estão mais suscetíveis pois requerem mais atenção do parceiro, podendo ser homem ou mulher. Assim como tem gente com a personalidade mais independente que não requer tanta atenção”, destaca Ula Braga. Mas quando a separação não é uma opção, o jeito é manter o controle, superar a saudade, e amar, amar e amar. “Se a pessoa tem certeza das suas escolhas, consciência da distância e está disposta a investir em viagens para se encontrar com o amado, essa relação pode ser muito bem-vinda e prazerosa”, acredita a psicóloga. E para ser feliz, é só seguir os conselhos da música “Estou a dois passos, do paraíso. E meu amor vou te buscar. Estou a dois passos, do paraíso. E nunca mais vou te deixar. Estou a dois passos, do paraíso. Não sei por que eu fui dizer bye bye”. 144 | R EVISTA MULHER C HE IRO S A

Para manter um relacionamento a distância: 1. APROVEITE SEU TEMPO COM VOCÊ MESMA Faça novas amizades e descubra atividades que você possa fazer sozinha. 2. PARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS Sempre conte ao seu parceiro o que anda acontecendo na sua vida, como novos amigos, lugares que você frequenta, o que você fez ontem. 3. TÃO LONGE, MAS TÃO PERTO Se possível, marque um “encontro telefônico” diário. Mesmo que seja por poucos minutos, esses telefonemas ajudam vocês a continuarem próximos. E também tire vantagem da tecnologia: envie e-mails, fale através do facebook, twitter, envie fotos. Use e abuse das facilidades. 4. SEJA PACIENTE E COMPREENSIVA Muito cansada para um telefonema? Diga a verdade. Seu namorado não lhe ligou? Não fique chateada. Você tem um happy hour após o trabalho? Avise-o que você não estará em casa à noite. 5. RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA NÃO SIGNIFICA UMA DECAÍDA EM SUA VIDA SEXUAL Um namoro à distância é uma ótima oportunidade para esquentar sua vida sexual. Ao invés de visitá-lo, encontre-o em um hotel, em uma cidade diferente e não saia do quarto o fim de semana inteiro. 6. NÃO TENHA EXPECTATIVAS MUITO ALTAS Quando vocês não se encontram durante a semana, o fim de semana fica cheio de expectativas. Mas nem todos os encontros serão como uma mini lua-de-mel, você deve encarar este fato e não se chatear muito com isso. 7. É NECESSÁRIO UM BOM JOGO DE CINTURA EM RELACIONAMENTOS À DISTÂNCIA Aproveite seu tempo sozinha e aproveite seu tempo com seu namorado. Diga a ele o quanto você sente sua falta, mas não o sufoque. Se você está se sentindo sozinha e sofrendo com a distância, não se esqueça de que também é uma situação difícil para ele.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.