4 minute read

Rejuvenescimento

01

Olhar para dentro

Advertisement

PROCEDIMENTOS DE REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO FUNCIONAL CONTRIBUEM PARA A AUTOESTIMA E O CONHECIMENTO DO CORPO DA MULHER

fotografia pauli fotografia

A

autoestima, cada vez mais, caminha lado a lado com a saúde integral da mulher e a satisfação com o corpo. Além disso, o empoderamento feminino e a liberdade sexual têm levado muitas mulheres aos consultórios em busca de procedimentos médicos e estéticos que contribuam para o seu bem-estar físico, emocional e principalmente funcional.

Com o avanço da idade, não é somente a pele do rosto e do corpo que perdem elasticidade, a mucosa vaginal e a região genital feminina também envelhecem e sofrem com os efeitos causados pela gestação, aumento de peso e alteração hormonal decorrente da menopausa. Problemas esses que, além de provocarem desconforto na mulher, podem causar dor durante a relação sexual, falta de libido, incontinência urinária, dentre outras comorbidades.

De acordo com um estudo da Nielsen Brasil, Intimus e Troiano Branding, realizado com 398 mulheres, entre 16 e 45 anos de idade, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, cerca de 68% das entrevistadas possuíam algum tipo de insatisfação com a região íntima. Essa realidade tem aumentado a busca por procedimentos voltados para o rejuvenescimento íntimo funcional.

Mas, afinal, o que é rejuvenescimento íntimo funcional? São procedimentos realizados na região íntima com a finalidade muito além da estética: possibilitam que a mulher tenha novamente qualidade de vida. “Com o passar dos anos, as mulheres sofrem uma queda natural no nível de estrogênio. Isso implica em alguns desconfortos e problemas, principalmente no canal vaginal e na vulva”, explica a ginecologista e obstetra Marília Vaz. Somado a isso, as mulheres têm apresentado uma vida sexual ativa mais prolongada, inclusive após o período de climatério, o que contribui para uma busca contínua pela satisfação com o

A çã O L g DI vu camera

corpo. “O rejuvenescimento íntimo funcional cuida de todos aspectos relacionados à funcionalidade da região genital, com melhorias que podem durar por um período prolongado, com sessões de manutenção anuais.”

PROCEDIMENTOS DIVERSOS

O rejuvenescimento íntimo funcional abarca uma série de tratamentos e procedimentos médicos que buscam melhorar a aparência e o funcionamento da área íntima das pacientes. Eles podem ser poucos invasivos ou necessitar de cirurgias que requerem um tempo maior de recuperação, a exemplo da ninfoplastia cirúrgica, que consiste na redução dos pequenos lábios de mulheres que têm hipertrofia nessa região.

Entre as técnicas estéticas mais procuradas estão o rejuvenescimento vaginal a laser. O procedimento estimula a produção de colágeno na mucosa vaginal, restabelecendo a firmeza e a elasticidade dos tecidos na região feminina. Ele é indicado especialmente se a mulher sente falta de lubrificação vaginal, sangramento e dor após relação sexual, incontinência urinária e vaginismo (dor vaginal à penetração durante a atividade sexual), flacidez vaginal e de grandes lábios.

Já o peeling e a luz pulsada são indicados para quem deseja clarear a região íntima, enquanto o preenchimento possibilita reconstruir os lábios da região genital e corrigir problemas como deformidades e redução do tônus muscular gerada pelo envelhecimento. O uso de toxina botulínica e bioestimuladores é outra alternativa que contribui para a diminuição da flacidez. “Praticamente todas as mulheres podem realizar tais procedimentos, porém a indicação é individualizada e cada uma das técnicas têm sua vantagem e indicação. Por isso a consulta médica é vital para que o especialista possa orientar a paciente da melhor forma”, salienta Marília. — iPê

clipboard-list As técnicAs

• Laser e radiofrequência vaginal e vulvar: estimula a produção de colágeno no canal da vagina e nos grandes lábios, indicado para atrofia (ressecamento) vaginal, dor na relação, incontinência urinária, flacidez vaginal e vulvar, hipertrofia dos pequenos lábios, dentre outras indicações • Ninfoplastia: cirurgia plástica que consiste na redução dos pequenos lábios • Peeling para clareamento íntimo: retira a pigmentação escura da pele na região íntima • Preenchimento íntimo: reconstrói os lábios genitais, corrige problemas como deformidades e redução do tônus muscular causada pelo envelhecimento

clipboard-check os principAis beneFícios:

• Melhora da lubrificação na vagina;

• Melhora da elasticidade da vagina e vulva; • Melhora da dor durante a relação sexual (profundidade e no vaginismo); • Aumento da libido e da satisfação sexual; • Melhora da incontinência urinária leve a moderada; • Melhora dos quadros de Infecção urinária de repetição;

• Assimetria de pequenos lábios;

• Hipertrofia (aumento) de pequenos lábios; • Melhora da sensação de frouxidão vaginal; • Clareamento da região vulvar perianal e virilha.

01 Dra Marília Vaz

Ginecologista e Obstetra

CRM - MG 57.744

R. Misseno de Pádua, nº 355, sl 304 - Centro

(35) 98421-1584 instagram DRAMARILIAVAZ

This article is from: