Revista InterBuss | Edição 633 | 26.02.2023

Page 1

ELÉTRICOS EUA X UK

MARISA NO “NOVO” BRT DO RIO

Veja relato das mudanças

ONDA CAIO EM SALVADOR ONDA CAIO EM SALVADOR

Vários modelos da encarroçadora paulista vão compor frota soteropolitana

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 26 DE FEVEREIRO DE 2023 • ANO 13 • NÚMERO 633

SEJAM BEM-VINDOS

SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO

UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAIS CONTEÚDO

VOCÊ QUER! BOA

buss
MOBILIDADE •

buss BEM-VINDOS À DE INTERBUSS, INFORMAÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM

E DO JEITO QUE BOA LEITURA!

CONTEÚDO
• TRANSPORTE

o que tem na edição 633

06 editorial

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

07 a imagem da semana

Ônibus pega fogo no Mato Grosso

08 a grande matéria

Caio fecha grande venda para Salvador

12 pôster

Neobus Mega Plus, por Sérgio Carvalho

14 mobilidade no mundo

Empresa do Rio de Janeiro fecha compra de Caio

16 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

18 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

20 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Caio Induscar

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

InterBuss Comunicação

SOBRE A REVISTA INTERBUSS

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

CONTATO

A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível.

A EQUIPE INTERBUSS

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

/onibusdecampinas
EXPEDIENTE
buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 26 de fevereiro de 2023 08 Salvador terá vários modelos da Caio 22 Marisa faz seu relato sobre o BRT Rio

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credibilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

E tudo começou muito tempo antes, pelo menos uma década, quando a internet ainda estava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes sobre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade junto à população.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos.

Passado mais um tempo, o formato de publicação de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibilidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

editorial

Rosário Oeste

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023

Um ônibus pegou fogo na estrada após uma moto colidir contra ele.

Segundo a polícia, o condutor da moto morreu no local, já os passageiros e o motorista do ônibus conseguiram sobreviver. Algumas pessoas foram encaminhadas para atendimento no hospital.

O veículo havia saído de Buriticupu, no Maranhão, com destino ao Mato Grosso, mas pegou fogo na MT-010, em Rosário Oeste, distante 133 km de Cuiabá. O corpo de bombeiros foi até o local apagar as chamas.

Um vídeo gravado pelas pessoas que passavam no local mostra o ônibus em chamas enquanto os passageiros saem. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Rosário Oeste.

Ao todo, entre as 16 vítimas que foram internadas, 14 pessoas tiveram alta e duas permanecem no hospital.

a imagem da semana
do Imperatriz Online imperatriz.online

EMPRESA DE SALVADOR FAZ GRANDE COMPRA DE VEÍCULOS CAIO, COM ELÉTRICOS

No lote há vários modelos de carrocerias incluídas, entre elas micros, convencionais e traseiros

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 8 a grande matéria
Da Caio Induscar | caio.com.br

Mais uma vez a Caio é a fabricante de ônibus escolhida para agregar os mais modernos modelos do mercado à frota da Ótima Transportes de Salvador (OT Trans) e Plataforma Transportes, tradicionais clientes da marca que operam na

interbuss 633 9 acesse revistainterbuss.com.br

a grande matéria

Primeiras unidades dos Apache Vip já foram entregues

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 10

capital baiana. Ambos clientes possuem como característica oferecer aos passageiros serviços de mobilidade modernos, confortáveis, seguros e com qualidade superior.

No total foram comercializadas 213 unidades, sendo 119 unidades do Apache Vip (69 para a Ótima e 50 para a Plataforma), 36 unidades do Millennium (20 para a Ótima e 16 para a Plataforma) e 8 unidades do eMillennium (5 para a Ótima e 3 para a Plataforma). A Ótima também adquiriu 29 unidades do microônibus Foz versão F2400 e 21 unidades do mesmo modelo para a Plataforma Transportes.

Todos os modelos possuem componentes desenvolvidos com materiais mais leves, duráveis e que proporcionam fácil acesso à manutenção e limpeza. Contam com salão interno mais amplo, sistema de dutos inteligentes, segmentados para otimizar a organização de chicotes elétricos e fiações em geral, além de melhor acesso aos mecanismos de portas e manutenção do itinerário.

Na sexta-feira, dia 03 de fevereiro, foi realizada a entrega do primeiro lote dos ônibus Apache Vip para a Prefeitura Municipal de Salvador, encarroçados sobre chassis MercedesBenz OF-1721. O evento de apresentação das primeiras 39 unidades foi realizado nas proximidades da Praia do Jardim de Alah. Aberta à população, a solenidade contou com a presença de autoridades locais, representante da Caio e operadores do transporte coletivo de Salvador.

Os Apache Vip produzidos são da quinta geração do ônibus de motor dianteiro, líder de vendas da Caio, com 12.735 mm de comprimento, embarque dianteiro e bloqueador de portas original do chassi. São 100% acessíveis, com espaço para cadeirantes, elevadores semiautomáticos e assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. O salão interno possui poltronas ergonômicas, revestidas com material que agrega resistência, durabilidade e facilidade de limpeza. As unidades adquiridas contam ainda com iluminação interna em LED. O ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias, e as janelas com barreiras aos efeitos solares garantem a adequada qualidade do ar e o conforto térmico durante os trajetos. Os itinerários eletrônicos em LED, localizados em pontos estratégicos da carroceria, contribuem para a melhor visibilidade das linhas. Contam também com preparação para microcâmeras, câmera de ré e validadores eletrônicos.

O eMillennium marca Caio foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria, agregando para o transporte de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade. Os veículos de Salvador possuem 12.350 mm de comprimento e lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Seguindo o padrão da família de produtos Caio, recentemente atualizada, o salão interno do eMillennium é amplo, com poltronas ergonômicas e confortáveis.

A seção transversal do modelo contribui para o melhor posicionamento do pack de baterias e componentes, proporcionando também maior capacidade de lotação.

As unidades possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Os chassis Mercedes-Benz recebem o sistema de eletrificação realizado pela Eletra, com inversor e bateria da WEG.

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 11

interbuss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

SÉRGIO CARVALHO

West Side Itu

EXPRESSO RIO DE JANEIRO COMPRA UNIDADES DO APACHE VIP V

Todas as unidades são de 12,725 metros da Caio Induscar | caio.com.br mobilidade no mundo interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 14

Afabricante de ônibus Caio entregou nesta semana, cinco unidades do ônibus urbano Apache Vip para o transporte coletivo de passageiros da cidade do Rio de Janeiro.

O modelo foi o escolhido para a renovação de frota da empresa Expresso Rio de Janeiro, pertencente ao Grupo Rio Ita, que opera em São Gonçalo, Magé, Itaboraí, Niterói e Centro do Rio de Janeiro.

“Mais 29 unidades estão em processo de encarroçamento para outras empresas do Grupo Rio Ita, que está investindo em uma frota equipada com o que há de mais moderno para o transporte coletivo”, detalha a representante de vendas local, Maria Tereza Oliveira Ferreira.

Sobre os Apache VIP

As unidades adquiridas possuem 12.725 metros de comprimento e lotação para 79 passageiros, com embarque dianteiro.

Para total acessibilidade, os ônibus contam com elevadores, além de poltronas reservadas e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

Prezando pelo bem-estar dos passageiros durante os trajetos, todas as poltronas são totalmente estofadas com revestimento em vinil, de fácil limpeza e manutenção. Já o conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado e janelas com barreiras aos efeitos solares (vidro fumê).

Todos os veículos possuem recursos de tecnologia embarcada, como itinerários eletrônicos em LED, preparação para instalação de wi-fi, microcâmeras e catracas eletromecânicas.

Mais informações sobre a marca podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @ caioinduscaroficial.

interbuss 633 15 acesse revistainterbuss.com.br

acervo portal interbuss

Barbosa

Marcopolo Viaggio GV 1000

Riodoce

Fevereiro de 2011

Giovani Alencar

Marcopolo Paradiso G6 1550LD

Andorinha

Julho de 2011

Marcopolo Viaggio G4

AGL Transportes

Janeiro de 2033

Marcopolo Torino

Nova

Julho de 2011

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 16
Igor Drumond Soares Gabriel Guedes Franz Hecher

Barbosa Tiago de Grande

Caio Apache Vip

Viação São Roque

Junho de 2011

Marcopolo Viaggio G6 1050

Rimatur

Junho de 2011

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 17
José Geyvson da Silva
interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 18 rede social Gabriel Henrique Lima Marcopolo Torino Reginas @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Comil Campione Invictus 1200 Riodoce @fb.com/groups/ocdholding Roger Custódio Marcopolo Torino Viação Na Montanha @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Garagem Venetur @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 19 1200 @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G7 1200 Breda @fb.com/groups/ocdholding @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Comil Invictus DD Guerino Seiscento @fb.com/groups/ocdholding

INCENTIVOS DOS EUA A CARROS ELÉTRICOS DESAGRADAM REINO UNIDO

Problema é que estaria havendo um certo protecionismo na medida

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 20
da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa

Os incentivos concedidos nos Estados Unidos para compra de veículos elétricos acenderam uma luz de alerta no Reino Unido.

Para a Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT), entidade que representa montadoras e autopeças da região, há protecionismo por parte dos norte-americanos que afeta outras indústrias no mundo.

“Desenvolvimentos globais recentes sugerem o aumento do protecionismo que, se não for contestado ou mitigado, pode colocar o Reino Unido em desvantagem”, disse Mike Hawes, CEO da SMMT, à agência Reuters.

A declaração ocorre em meio às preocupações na Europa de que a Lei de Redução da Inflação (IRA) dos EUA, que promete centenas de bilhões de dólares em subsídios para veículos elétricos, possa colocar as empresas sediadas no continente em desvantagem.

“Para entregar uma transformação industrial, precisamos de uma estrutura competitiva e um discurso que promova a fabricação avançada de veículos internacionalmente”, completou Hawes.

A produção britânica de veículos elétricos saltou cerca de 50% em janeiro ante o volume produzido em janeiro do ano passado, segundo o SMMT.

Saíram das linhas um total de 68,5 mil unidades.

“A fabricação automotiva pode impulsionar o crescimento de longo prazo para a economia de baixo carbono, mas o setor precisa de condições competitivas para atrair investimentos”, finalizou Hawes.

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 21

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Experimentando os novos veículos do BRT carioca

Na cidade do Rio de Janeiro, o sistema BRT foi inaugurado em 2012, tendo como seu primeiro corredor o Transoeste. Sua função era unificar diversas linhas em um sistema tronco-alimentador.

No início, essa nova empresa era formada por um pool de viações que atendiam a capital fluminense. Com isso, foram criados novos corredores, como o Transcarioca, Transolímpica e, em construção, o Transbrasil.

Eu me lembro que no final de 2017 eu visitei o centro de controle operacional do BRT, localizado no Terminal Alvorada, a convite de um encontro de busólogos solidários da região. Naquela época, o sistema era totalmente rigoroso, pontual e respeitando o mínimo de tolerância de falhas do sistema.

Mas um pouco depois dessa época, o sistema BRT carioca começou a decair em manutenção e eficiência operacional, prejudicando sua qualidade. Até que em 2021, a prefeitura estatizou todo o sistema, chamando-a pelo nome fantasia de Mobi-Rio, e no ano seguinte, investiu em pregões para a compra de ônibus totalmente novos, entre articulados e Padron, substituindo todo o layout de sua marca, trocando o azul pelo amarelo. E recentemente as primeiras dezenas de seus novos veículos já estão em operação.

Em uma sexta-feira, um dia antes do feriadão de carnaval, finalmente eu experimentei os novos veículos do BRT. Sim, são confortáveis, espaçosos, com ar-condicionado e letreiro interno indicando suas paradas.

No Terminal Alvorada, antes de embarcar, eu avistei inúmeros veículos no pátio, incluindo os articulados Mon-

dego que operaram na capital paulista e estavam aguardando o pico da tarde para retornar às operações das linhas eventuais SE05 para Madureira e SE06 para o bairro da Penha.

Fui experimentar a linha 22 para o Jardim Oceânico, operado pelos novos ônibus articulados Marcopolo Torino Express de geração 2014 sob Volvo B340M. Esta é praticamente a linha principal de todo o sistema, atendendo quem vem do metrô pela estação Jardim Oceânico até o terminal. Fui até o Jardim Oceânico, e de lá eu avistei os novos veículos Padron – Apache Vip de geração 5 fazendo a linha 50 até o Centro Olímpico.

Quando eu peguei no horário das 15 horas, eu reparei que o sentido Jardim Oceânico estava mais vazio, porém um pouco perigoso. Preferi ficar na parte dianteira do veículo, onde tinha mais passageiros. Na volta, havia lotação de passageiros sentados. Em seguida, parei no Barra Shopping e lá permaneci até às 21 horas.

Já no horário noturno, ao entrar na estação BRT de frente ao shopping, observei inúmeros passageiros passando por baixo da catraca da estação para não pagar passagem. De lá, peguei o ônibus até o Jardim Oceânico. Praticamente vazio, com somente 5 pessoas. Preferi ficar na parte da frente novamente (apesar que a parte traseira estava uma zona), já que no sentido oposto estava completamente carregado.

E agora com os veículos novos, espero que mude a cara do sistema e que o BRT volte ao seu brilho como antes, voltando à sua máxima eficiência operacional.

interbuss 633 acesse revistainterbuss.com.br 22

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.