Revista InterBuss | Edição 612 | 18.09.2022

Page 1

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 18 DE SETEMBRO DE 2022 • ANO 13 • NÚMERO 612 TURIS FROTARENOVASILVA Marcopolo foi o pedido da vez NOVO FERRARI, SUV? 30 ANOS DE SUCESSO DOS Volvo celebra importante marca para o transporte de massa mundial BIARTICULADOS30ANOSDESUCESSODOSBIARTICULADOS

buss SEJAM BEM-VINDOS SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAISVOCÊCONTEÚDOQUER!BOAMOBILIDADE•

buss BEM-VINDOS À DE CONTEÚDOINFORMAÇÃOINTERBUSS,PRAVOCÊ!QUALIDADE,COMEDOJEITOQUEBOALEITURA!•TRANSPORTE

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e con seguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com re sponsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

ARTE E

/onibusdecampinasEXPEDIENTE

Os 30 anos dos biarticulados Volvo

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

PARA ANUNCIAR

ACONTATORevistaInterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz /portalinterbussativa.Vocêpode

Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@por talinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido pos Asível.EQUIPE

Turis Silva renova com Marcopolo

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo.

o que tem na edição

Ônibus de Belo Horizonte invade prédio

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

612 06 editorial 07 a imagem da semana 08 a grande matéria 12 pôster 14 mobilidade no brasil 16 acervo portal interbuss 18 rede social 20 deu na imprensa 22 viagens & memória

Biarticulados Volvo, por Volvo do Brasil

ASOBREInterBussDIAGRAMAÇÃOComunicaçãoAREVISTAINTERBUSSRevistaInterBusséumapublicação

Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes tercei ras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a re produção também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres.

INTERBUSS

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

As novidades publicadas na imprensa especializada

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Por tal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

Foto da capa: Volvo do Brasil

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 18 de setembro de 2022 08 Os 30 anos dos biarticulados da Volvo 14 Turis Silva renova frota com Marcopolo

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibi lidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

um tempo, o formato de publica ção de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

E tudo começou muito tempo antes, pelo me nos uma década, quando a internet ainda es tava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes so bre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credi bilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

Passadofotos.mais

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade jun to à Maispopulação.tardeosite passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

editorial

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas

Conforme as primeiras informações, 11 pessoas ficaram feridas.

O motorista do coletivo 8001 teria perdido o controle ao sair da avenida Afonso Pena, não conseguiu fazer uma curva e bateu no imóvel.

Por volta das 8h10, o trânsito da rua Tamóios foi liberado somente para os condutores que acessam a via pela avenida Afonso Pena.

Equipes da Polícia Militar compareceram ao local para auxiliar os motoristas.

Belo Horizonte

Segundo a BHTrans, o acidente ocupou as duas faixas.

Um ônibus bateu em uma lotérica no edifício Acaiaca, na esquina da rua dos Tamóios com a avenida Afonso Pena, na manhã de quinta-feira (15), no Centro de Belo Horizonte.

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022

do BHAZ bhaz.com.br

a imagem da semana

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br8 a grande matéria VOLVO COMPLETA 30 ANOS DO PROJETO DE BIARTICULADOÔNIBUS Sucesso começou por sua cidade-sede, Curitiba, que mantém várias unidades em operação da Volvo | volvo.com.br

interbuss 6129acesse revistainterbuss.com.br

Inovação celebra 30 anos de operação bem-sucedida em Curitiba. Nesse período, mudou completamente o meio de transporte público urbano. “Os biarticulados rep resentaram um salto de capacidade e qualidade no des

O primeiro biarticulado do mundo, em Curitiba

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br10

O começo

Rede Integrada de Transporte. Primeiro, com o sistema de ônibus expresso. Em 1974, inaugurou o tráfego de coleti vos em vias exclusivas. Na década de 1990 surge a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as estações tubo, um dos ícones de Curitiba.

a grande matéria

Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articu lações e alta capacidade de passageiros. O modelo atual da Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Depen dendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 met ros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

O desenvolvimento do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e Curitiba. No fim dos anos 80, a prefeitura procurou a fabricante, que tem sua sede latinoamericana na cidade, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os já consagra dos articulados Volvo de então.

A prefeitura projetou o sistema não apenas para trans portar pessoas, mas também conduzir o desenvolvimento urbano. A partir do planejamento para onde a cidade deve crescer, leva-se o sistema de transporte e, naturalmente, a região se desenvolve. Mas para cumprir esse objetivo e continuar crescendo, a RIT demandava veículos de al tíssima capacidade. A Volvo então aceitou o desafio e em apenas nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com ca pacidade para 200 passageiros cada, e com 24,5 metros de Comcomprimento.faixasexclusivas para ônibus, tarifa integrada e prépaga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT transporta mais de 1,3 milhão de pas sageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22

Na década de 70, a prefeitura começou a criar a RIT, a

locamento das pessoas em grandes cidades. Foi a partir dessa invenção da Volvo que surgiu uma revolução, con hecida hoje como BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte rápido por ônibus que se espalhou pelo mundo nas últimas três décadas. Hoje, a Volvo está em BRTs de dezenas de países, com mais de 5 mil veículos da marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.

São Paulo em 2021, estimada em 12,3 milhões pelo IBGE.

Com a ajuda fundamental da Volvo, Curitiba consolidou um sistema eficiente de transporte coletivo que, no decor rer dos últimos 30 anos se tornou popular em todo o pla neta, mas principalmente na América Latina. “A Volvo é líder em veículos de grande capacidade para BRTs no con tinente latino-americano”, diz Todeschini. Hoje há BRTs operando em 61 cidades do continente, in forma o Global BRT Data. Nelas, transportam quase 21 milhões de passageiros por dia. É como se a população de Minas Gerais, o segundo estado mais populoso do Brasil, se deslocasse todos os dias pelos BRTs latino-americanos. O país com mais BRTs no continente é o Brasil: 24 cidades. Além de Curitiba, o sistema está, por exemplo, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, todos com presença forte de veículos Volvo. No Brasil, os BRTs respondem pelo deslocamento de 10,8 milhões de pas sageiros todos os dias, pouco menos que a população de

Um dos maiores BRTs do mundo está em Bogotá, capital da Colômbia. Segundo o Global BRT Data, o Transmilenio transporta 2,2 milhões de passageiros diariamente e tem 113 quilômetros de extensão. Inaugurado em dezembro de 2000, tem forte presença de articulados e biarticulados Volvo. Presente desde a implantação do sistema, a marca vem continuamente contribuindo nas renovações de frota da cidade. Somente nos últimos quatro anos foram mais de 1.000 ônibus Volvo para o BRT da capital do país andino. Outro importante sistema de transporte urbano do con tinente é o de Santiago, no Chile. Embora não seja tecni camente considerado um BRT, a Red Metropolitana de Movilidad opera centenas de ônibus em integração com o sistema de metrô da capital do país. Graças à experiência com veículos de alta capacidade, a Volvo sempre foi um dos principais provedores de ônibus para a cidade. Re centemente, a marca foi selecionada para fornecer 564 novos veículos, na mais importante licitação de ônibus ur banos da América Latina em 2021/2022.

interbuss 612acesse revistainterbuss.com.br 11

Bogotá e Santiago

América Latina

terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Cu ritiba e integra outras 13 cidades à rede.

VOLVO DO BRASIL interCuritibabuss MOBILIDADE • TRANSPORTE

TURIS SILVA ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS COM MARCOPOLOCARROCERIA Tradicional empresa do sul já mantém frota 100% Marcopolo da Marcopolo | marcopolo.com.br mobilidade no brasil interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br14

equipados com elevador, suspensão pneumática sistema de desinfecção por luz ultravioleta no sanitário e ar-condicionado, cortinas antimicrobianas, sistema de entretenimento com DVD, TV Digital, Inter net, monitores e geladeira.

São equipados com elevador para total acessibilidade, sistema de desinfecção por luz ultravioleta no sanitário e ar-condicionado, cortinas antimicrobianas, sistema de entretenimento com DVD, TV Digital, Internet e moni tores, geladeira e aquecedores de líquidos.

Osporta-copos.ônibussão

Os dois micro-ônibus entregues à Turis Silva são os primeiros do modelo New Senior Rodoviário produzidos e possuem chassi Mercedes-Benz LO 916, 9.100mm de comprimento e capacidade para 28 passageiros em pol tronas Executiva Soft, todas com tomadas USB, portarevistas e porta-copos. Os veículos são equipados ainda com Wi-Fi, sistema de ar-condicionado quente e frio, ge ladeira e elevador DTA para acessibilidade.

“Temos uma estreita parceria com a Turis Silva, que pos sui frota 100% Marcopolo. A nova aquisição reforça o nosso relacionamento e o compromisso das duas em presas em proporcionar ainda mais conforto, segurança e comodidade. A empresa já havia adquirido quatro uni dades do Viaggio 1050 no primeiro semestre”, destaca Alexandre Cervelin, gerente comercial responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte da Marcopolo.

Os seis veículos Marcopolo Viaggio 1050 têm chassi Mercedes-Benz OF 1724, 12.500mm de comprimento e capacidade para transportar 44 passageiros em poltro nas Executiva Soft, com tomadas USB, porta-revistas e

Os veículos, três unidades do modelo Paradiso New G7 1050, seis do Viaggio 1050 e duas unidades do microônibus Senior, serão utilizados para fretamento na região metropolitana de Porto Alegre.

A Turis Silva, empresa de transporte da região Sul do Brasil, fez a aquisição de 11 novos ônibus Marcopolo para renovação de frota.

Sobre a Turis Silva

Os três ônibus Marcopolo Paradiso New G7 1050, com chassi Mercedes-Benz O 500R e 13.100 mm de com primento, têm capacidade para transportar 46 passage iros em poltronas Semileito, com tomadas USB, portarevistas e porta-copos.

interbuss 61215acesse revistainterbuss.com.br

A Turis Silva Transportes Ltda., com sede em Porto Alegre, foi fundada em 1989, dedicava ao turismo e à lo cação de ônibus para viagens, excursões e eventos. Hoje, conta com frota de cerca de 250 veículos e é especialista na prestação de serviços de fretamento contínuo, sendo a maior empresa do setor no Rio Grande do Sul.

Busscar Jum Buss 360 MarçoGarcia de 2011

Julho de 2011

acervo portal interbuss

N. S. Penha

Matheus Novacki

Mateus Barbosa

Marcopolo Paradiso G7 1200 Rápido Ribeirão Preto Julho de 2011

Victor H. G. Pereira (In Memorian)

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br16

Gustavo Bayde

Neobus Mega

Busscar Panorâmico DD Santa Luzia Julho de 2011

Sandro Alves Neobus JulhoExpressoMegaGuararáde2011

Wesley Araujo

interbuss 612acesse revistainterbuss.com.br 17

Marcopolo Paradiso G6 1200 Princesa do Norte Julho de 2011

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br18 rede social Rafael Silva Marcopolo Senior Belmonte @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G8 1800DD Util @fb.com/groups/ocdholding Rafael Pavan Marcopolo Paradiso G7 1350 Brasileiro @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso GV 1800DD InBrazil Tour @fb.com/groups/ocdholding

Jum Buss 360 Particular @fb.com/groups/ocdholding

Luan Peixoto

Busscar

interbuss 612acesse revistainterbuss.com.br 19 1800DD @fb.com/groups/ocdholding Rafael Silva Marcopolo Paradiso G7 Motta @fb.com/groups/ocdholding 1800DD @fb.com/groups/ocdholding

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br20 FERRARI PRIMEIROLANÇAELETRIFICAÇÃODISPENSAEOSEUSUV Apesar disso, ela não admite que o Purosangue é SUV da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa

Números superlativos - O novo modelo da Ferrari tem 4,97 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,58 met ro de altura e 3,01 metros de distância entre eixos. Mesmo com as dimensões generosas, tem um porta-malas de modestos 473 litros e só leva quatro passageiros. Por falar nisso, o Purosangue só pode ser encomendado com bancos do tipo concha, o que reforça seu apelo esportivo. As portas traseiras prometem ângulo de abertura de 79 graus em sen tido invertido.

O SUV (ops) estreia com a missão de trazer um novo pú blico para a fabricante de Maranello, como fizeram Urus com a Lamborghini e Cayenne, com a Porsche. Só que, ao contrário da dupla, a Ferrari não almeja grandes volumes: a marca já disse que pretende limitar a oferta do modelo em apenas 20% de suas vendas totais. A intenção é vendê-lo para poucos clientes, mesmo que isso signifique interromp er as encomendas.

O SUV da Ferrari passa longe da tendência de eletrificação. O motor (dianteiro) é um 6.5 V12 aspirado, que entrega 725 cv e 73 kgfm de torque máximo. A transmissão é automa tizada de dupla embreagem com oito marchas e a tração é integral. Segundo dados divulgados pela marca, bastam 3,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima passa dos 310 km/h. Nada mal para um veículo de 2.033 kg. Entre as tecnologias embarcadas, o Purosangue traz um en genhoso sistema de suspensão ativa com quatro atuadores de 48 volts responsáveis por controlar os movimentos do amortecedor. Eles atuam no gerenciamento do balanço da carroceria, além de controlar os movimentos das rodas e até regular a altura do veículo.

O Purosangue tem preço inicial de 390 mil euros (pouco mais de R$ 2 milhões em conversão direta - em 15/9) no Velho Continente. Ainda não há confirmação de estreia do novo modelo por aqui.

parece não ligar muito para as tendências da in dústria automotiva. Tanto é que a empresa foi uma das últimas grandes fabricantes de superesportivos a lançar um SUV, o Purosangue. E só não foi a última porque a McLaren ainda não deu o braço a torcer - ao menos, por enquanto. Faltou só combinar com a própria Ferrari, que sequer cha ma o novo Purosangue de utilitário esportivo. “Não o es tamos chamando de SUV. Nós nem falamos sobre SUVs”, disse Benedetto Vigna, CEO da empresa. Então tá. Se você quiser evitar polêmicas, melhor lembrar que o Purosangue é o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares em 75 anos de história da Ferrari.

interbuss 612acesse revistainterbuss.com.br 21

AFerrari

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Adorei a BusBrasil Fest voltar para Campinas, voltando a valorizar o diferencial do transporte da região. Assim, outras empresas do interior de São Paulo conseguiram expor seus raros veículos sem precisar levar até a capital paulista. E sem esquecer dos ônibus do próprio transporte urbano de Campinas.

interbuss 612 acesse revistainterbuss.com.br22

Agora vou aguardar onde será a próxima exposição de ôni bus pelo país afora.

Quanto à Coleção histórica da Caprioli, a última vez que eu lembro que eu tinha visto aquela frota foi na VVR de 2014, no Memorial da América Latina. E somente no úl timo evento BusBrasil Fest, em Campinas, a frota voltou a ser vista pelo público presente. E foi excelente ter reen contrado a frota toda!!

Praticamente reformado, o rodoviário sustentou aquela beleza de como se fosse recém-adquirido da fábrica.

Os veículos que eu mais gostei foram a volta da coleção da Caprioli, das jardineiras até os últimos monoblocos, inclu indo o ônibus urbano Thamco de dois andares ex-CMTC, e a maior surpresa que eu avistei foi rever um São Geraldo com a pintura daquela época.

E foi muito lindo ter visto centenas de pessoas entrando no piso superior daquele ônibus de dois andares que rodou durante seis anos na capital paulista, trazendo um pouco o charme londrino. E era um dos 37 encomendados pela prefeitura paulistana daquela época. E tiveram direito até a um pequeno passeio por algumas ruas da cidade após a saída da exposição.

Eu estive no último BusBrasil Fest nesses dois dias. Acom panhei todo o movimento entre o público e os expositores, fotografando cada veículo raro ou novo exposto ali, inclusive no horário da saída dos ônibus no final da tarde de domingo.

Como foi bom rever novamente a cidade de Campinas, após o sucesso do Interbuss City Tour 11, e agora no 16º BusBrasil Fest, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de agos to na Pedreira do Chapadão.

16ª BusBrasil Fest:

E adorei ter visto algumas empresas rodoviárias expon do seus serviços, como a Garcia, e seu novíssimo G8 DD, junto com a WeMobi, entre outros, inclusive os dois novos modelos da Caio, além da fileira de CMA (Flecha Azul) e veículos híbridos.

O diplomata 330, ano 1989, de propriedade particular e com a pintura da extinta Viação São Geraldo, foi uma enorme surpresa para os entusiastas, e para mim também.

O que mais gostei?

À TODOS OBRIGADO!NOSSOVOCÊS,MUITO12ANOSDEDEINTERBUSS.SECHEGAMOSATÉAQUI,FOIGRAÇASÀVOCÊS!CONTINUECONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE

À TODOS OBRIGADO!NOSSOVOCÊS,MUITO600EDIÇÕESDEINTERBUSS.SECHEGAMOSATÉAQUI,FOIGRAÇASÀVOCÊS!CONTINUECONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.