Revista InterBuss | Edição 578 | 23.01.2022

Page 1

23 DE JANEIRO DE 2022 • ANO 12 • NÚMERO 578

MAIS CIDADES COM SUBSÍDIO

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

O NOVO FIM DA VIAÇÃO IMIGRANTES Confira na coluna de Marisa Vanessa

NOVO INTEGRANTE DA FAMÍLIA G8

A VEZ DO 1600LD Modelo ainda está em fase de homologação e tem vários novos itens


SEJAM BEM

b

MOBILIDADE •

SÃO 11 ANOS D MUITA INFORMA

UMA REVISTA DE Q MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! B


M-VINDOS À

buss

• TRANSPORTE

DE INTERBUSS, AÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM O E DO JEITO QUE BOA LEITURA!


o que tem na edição 578 06 editorial

A falta de debate sobre políticas públicas de transporte urbano no Brasil

07 a imagem da semana

Ônibus do BRT tomba em Belo Horizonte

08 a grande matéria

Marcopolo lança a versão LD do Paradiso G8

14 mobilidade no brasil

Rio de Janeiro recebe novas unidades do Apache Vip V

16 pôster

Caio Apache Vip IV, por Gabriel Dias

18 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

26 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

28 mobilidade no mundo

Yamaha lança motocicleta elétrica com bateria intercambiável

30 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Marcopolo

EXPEDIENTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda. ARTE E DIAGRAMAÇÃO InterBuss Comunicação SOBRE A REVISTA INTERBUSS A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido. PARA ANUNCIAR Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. CONTATO A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

/onibusdecampinas

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível. A EQUIPE INTERBUSS A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe. Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

23 de janeiro de 2022

08 Marcopolo lança Paradiso G8 1600LD

14 Novos Caio Apache Vip V para o Rio


editorial

A FALTA DE DEBATE DO ASSUNTO TRANSPORTE A imprensa brasileira não ajuda em nada o debate sobre qualquer assunto relacionado ao transporte coletivo, tanto urbano quando o rodoviário. O mesmo vale para a imprensa especializada, que mesmo com conhecimento de causa, gosta de dramatizar a situação com o objetivo de obter mais cliques em suas notícias. O problema maior é que tudo não leva a nada. As notícias que aparecem sobre a retirada do benefício do transporte gratuito em São Paulo para pessoas com idade entre 60 e 64 anos de idade são carregadas de emoção e sem nenhuma discussão. Os benefícios, quando concedidos no Brasil, infelizmente acabam se perpetuando pois nenhum político tem a coragem de fazer devidas correções quando são necessárias com medo de perder capital junto aos seus eleitores, e a imprensa, sempre em busca de maior audiência, dramatiza a situação sempre da forma mais ridícula. No final do ano passado o governador de São Paulo, João Doria, juntamente com o prefeito paulistano, Bruno Covas, anunciaram em conjunto que iam fazer a retirada do benefício da gratuidade para pessoas que têm entre 60 e 64 anos de idade. Todo mundo sabe que a gratuidade a idosos no transporte coletivo urbano e metropolitano ou semi-urbano é garantida por uma lei federal. Todos que têm mais de 65 anos podem andar gratuitamente e a tarifa dessas pessoas são custeadas pelas prefeituras ou governos estaduais, já que as empresas de ônibus não são instituições filantrópicas e têm custos. Mas infelizmente na maioria dos casos as tarifas dos idosos são rateadas entre os demais passage-

iros, fazendo com que o preço da passagem fica ainda mais cara do que já é. Em São Paulo havia uma pequena extensão desse benefício, sendo concedido para pessoas entre 60 e 64 anos, com subsídios pagos pelo Estado e pela prefeitura paulistana, porém agora o mesmo foi retirado e esse dinheiro será destinado para outras ações dos dois governos. A imprensa, como sempre, fez um escândalo e em nenhum momento debateu o assunto. Nos jornais de algumas emissoras a lamentação chegou a ser patética. Em um deles, o governo chegou a ser chamado de “insensível” por ter retirada a gratuidade dessa faixa etária. Será que é tão difícil saber que isso há um custo para toda a sociedade, que em qualquer gratuidade sempre há alguém pagando? A falta de caráter é tão grande que mostra idosos reclamando que precisarão pagar tarifa para irem trabalhar. A emissora esquece que o fornecimento do vale-transporte por parte do empregador é obrigatório? No caso da cidade de São Paulo, as empresas de ônibus recebem subsídios bilionários da prefeitura para a manutenção do serviço em operação com uma melhor qualidade, haja vista a quantidade crescente de coletivos equipados com ar condicionado e articulados circulando praticamente em todas as linhas. Com a retirada do benefício aos idosos da faixa etária supracitada, haverá uma economia de cerca de 5% nesses repasses. Pode parecer pouco, mas 5% de 2 bilhões de reais anuais são 100 milhões de reais, dinheiro que pode ser direcionado para outras ações. O debate é importante, mas ninguém quer colocar o dedo na ferida, já que dramatizar atrai mais audiência.


a imagem da semana

do G1G1.globo.com

Belo Horizonte Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022 Um ônibus do Move Metropolitano tombou na Avenida Vilarinho, na altura da Estação Candelária, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no início da manhã desta quinta-feira (20). O veículo ainda colidiu contra o muro de um imóvel comercial. Segundo o Corpo de Bombeiros, 29 ocupantes foram levados para unidades de saúde, sendo dois para o hospital Risoleta Neves e 27 para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Não houve vítimas graves. Os demais passageiros recusaram ou não precisaram de atendimento médico. O condutor do ônibus disse aos bombeiros que estava em “velocidade normal” quando percebeu uma alteração na direção. Em seguida, ele escutou um estalo, e a direção travou, puxando o veículo para a esquerda e, depois, para a direita, antes de tombar. O eixo traseiro desabou. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano alegou que ainda não é possível afirmar o número de pessoas que estavam a bordo e que o motorista não pode impedir a entrada de passageiros. Mesmo em condições normais, fora da pandemia, o público máximo permitido no ônibus é inferior ao número de passageiros levados nesta quinta-feira: 77 pessoas.


a grande matéria

da Marcopolo marcopolo.com.br

MARCOPOLO LANÇA A VERSÃO LD DO SEU GERAÇÃO 8 COM NOVIDADES O modelo ainda está em fase de homologação mas poderá receber chassis 6x2

interbuss 578

8

acesse revistainterbuss.com.br


I

ntegrante da Geração 8, linha de rodoviários lançada no segundo semestre do ano passado, o modelo Paradiso G8 1600 LD está em fase de homologação para introdução no mercado a partir do segundo trimestre.

acesse revistainterbuss.com.br

9

interbuss 578


a grande matéria

Salão de passageiros conta com vários itens tecnológicos interbuss 578

10

acesse revistainterbuss.com.br


O modelo, que pode ser pode ser produzido com diferentes marcas de chassi na configuração 6x2, mantém as características de segurança, conforto e capacidade de bagagens, aliadas a inovação e tecnologia para superar expectativas e tornar a experiência dos passageiros e motoristas ainda melhor, entregando para o operador desempenho operacional em linhas de médias e longas distâncias, além do segmento de turismo de lazer e de compras. “Desenvolvemos todos os modelos da Geração 8 focados na excelência e eficiência máxima da operação para que nossos clientes alcancem resultados ainda melhores nos negócios”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações de Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. O modelo incorpora todas as tecnologias e design com DNA Marcopolo introduzidas nos demais modelos da Geração 8. A grade dianteira e o para-choques com maior volumetria, robustez e a utilização matérias-primas na fabricação dos acabamentos externos aumentam a durabilidade dos componentes. Mais de 140 novos atributos se revertem em impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores; o design inédito com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379; os faróis opcionais em Full LED, com eficiência até 3,5 vezes maior em relação a modelos no mercado, e a estrutura que amplia segurança passiva para o motorista. O Paradiso G8 1600 LD conta também com a Marcopolo Biosafe, plataforma concebida para tornar o transporte coletivo mais seguro contra contaminações de vírus e bactérias e que reúne soluções focadas em biossegurança. Itens opcionais como desinfecção do sanitário e ar-condicionado por meio de luz UV-C, acabamentos antimicrobianos, layout 1x1x1 e dispensers de álcool em gel seguem disponíveis. Um dos aspectos mais importantes no desenvolvimento do novo projeto foi a atenção dedicada à segurança e acessibilidade, tanto de motoristas quanto de passageiros. A versão Low Drive tem cabine do motorista redesenhada com painel de instrumentos mais baixo e geladeira no lado esquerdo e tomada USB; maior área visível do lado direito e parede de separação envidraçada, melhorando a visibilidade e dirigibilidade para o condutor, o que se reverte em segurança; maior abertura da porta do camarote para mais conforto e comodidade e novo painel de instrumentos superior na cabine. Também no novo Paradiso G8 1600 LD todos os detalhes foram pensados para otimizar a experiência do passageiro, facilitando o acesso ao salão de passageiros, entregando atributos de conforto termoacústico, poltronas que focam na ergonomia, além do conceito biolight, que ajusta a iluminação interna de acordo com o período do dia para conforto visual dos ocupantes. Destaques: • Cabine do motorista projetada para privilegiar a dirigibilidade e visibilidade, o que se reverte em segurança para motoristas e passageiros • Maior altura interna escada e novo pega-mão para apoio representam maior segurança e acessibilidade ao salão • Maior espaço entre poltrona e painel permite acesso à cabine pela porta de serviço • Maior abertura camarote motorista; • Parede de separação envidraçada e nova posição do painel proporcionam melhor visibilidade para motorista e auxiliar • Geladeira junto ao motorista no lado esquerdo, com usb • Novo painel de instrumentos superior • Bagageiro com abertura total de tampas acesse revistainterbuss.com.br

11

interbuss 578


a grande matéria

A MOBILIDADE DEVE SER PARA TODOS.

interbuss 575

12

acesse revistainterbuss.com.br


buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE acesse revistainterbuss.com.br

13

interbuss 575


mobilidade no brasil

da Caio Induscar caio.com.br

RIO DE JANEIRO RECEBE MAIS 15 UNIDADES DO CAIO APACHE VIP V Lote foi entregue para a empresa Viação Vila Real

interbuss 578

14

acesse revistainterbuss.com.br


C

hegaram no Rio de Janeiro, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, 15 unidades do Apache Vip quinta geração, o mais novo sucesso de vendas da Caio. Esses ônibus foram adquiridos pela Viação Vila Real, cuja a frota será ampliada com a chegada dos veículos. A Viação Vila Real está situada na capital do estado fluminense e é responsável por 9 linhas nos mais diversos bairros da cidade do Rio. Entre os bairros mencionados, os ônibus percorrem as seguintes áreas: Engenho de Dentro, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Vila Valqueire e outras. A Viação Vila Real, junto a outras 19 empresas de ônibus, dentre elas Viação Verdun, Viação NovaCap e Rodoviária Matias, integra o Consórcio Internorte. Essas companhias gerenciam o transporte coletivo da Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Área 3. O representante de vendas da Caio, Roberto Araújo, enfatiza a importância da parceria entre o Grupo Caio e Viação Vila Real. “Esta aquisição por parte da Vila Real demonstra a confiança que a empresa possui na Caio, já que ela possui uma frota com 100% de ônibus Caio”, comentou Roberto. Araújo ainda acrescenta: “Quando virem os novos Apache Vip da Vila Real nas ruas do Rio de Janeiro, os usuários terão a segurança de andar em ônibus com qualidade, conforto e durabilidade.” As 15 unidades possuem lotação total para 83 passageiros, sendo 42 sentados e 41 em pé. Todos os novos ônibus possuem ar condicionado, o que garante o conforto térmico aos usuários. Também alinhados às novas demandas tecnológicas da sociedade, os modelos encaminhados ao Rio de Janeiro possuem preparação para Wi-Fi e sistema de vídeo, além de já contarem com tomadas USB espalhadas pelas laterais da carroceria, permitindo a recarga de dispositivos móveis e mais praticidade aos envolvidos no transporte coletivo. Além disso, as duas catracas possuem validadores eletrônicos, reduzindo contato entre passageiros e cobrador e aumentando a rapidez no embarque e desembarque. Os ônibus também possuem elevadores semi-automáticos / pneumáticos, que garantem a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e PCD’s. No salão interno é garantido o local ideal para PCD’s, com cintos de segurança, assento reclinável e espaço para cão-guia. Um destaque especial das carrocerias da Viação Vila Real são as travas eletrônicas presentes nas janelas. Com acionamento remoto no painel do motorista, as travas contribuem com a segurança dos usuários, evitando acidentes e situações indesejadas durante o percurso. Você pode encontrar outras informações sobre a marca Caio no site: http://www.caio.com.br, nas redes sociais @caioinduscaroficial e no LinkedIn Caio Induscar Oficial. acesse revistainterbuss.com.br

15

interbuss 578


interbuss MOBILIDADE • TRANSPORTE

GABRIEL DIAS

Transacreana / TUPi



deu na imprensa

do Automotive Business | automotivebusiness.com.br

RENAULT APRESENTA KWID 2023 EM TRêS VERSÕES A PARTIR DE R$ 59.890,00 Confira quais os itens que completam cada uma das versões

interbuss 578

18

acesse revistainterbuss.com.br


A

Renault apresentou nesta quinta-feira (20) o Kwid 2023. Além de renovar o visual, o subcompacto ganhou alguns itens de série, inclusive em segurança. O Kwid 2023 está disponível em três versões de acabamento: Zen, Intense e Outsider. Os preços não foram alterados em relação ao modelo anterior. Renault Kwid Zen: R$ 59.890 - Itens de série: 4 airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema start-stop, luzes de iluminação diurna por LEDs, arcondicionado, direção elétrica, computador de bordo, rádio com Bluetooth, sensor de pressão dos pneus, painel de instrumentos com mostradores em LED, vidros elétricos nas portas dianteiras e travamento central das portas. Renault Kwid Intense: R$ 64.190 - Todos os itens da versão Zen mais câmera de ré, chave do tipo canivete, central multimídia com tela de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, comandos de som atrás do volante, lanternas com assinatura visual em LED, espelhos retrovisores elétricos, calotas Biton e maçanetas na cor do carro. Renault Kwid Outsider: R$ 67.690 - Todos os itens da versão Intense mais rodas de liga leve de 14 polegadas com acabamento diamantado, bancos com detalhes na cor Verde Citron, molduras nas caixas de rodas, barras de teto e apliques na dianteira e traseira. Pelos próximos 40 dias, quem adquirir o veículo por meio de financiamento com o banco RCI será presenteado com as três primeiras revisões gratuitas. Potência tem ganho discreto - O modelo segue em linha com o motor 1.0 SCe de três cilindros em linha e duplo comando de válvulas. A potência agora é de 71 cv/68 cv, um discreto aumento em relação aos 70 cv/66 cv do antigo modelo. O torque máximo também subiu, chegando a 10 kgfm/9,4 kgfm (contra 9,8 kgfm/9,4 kgfm de antes). O Kwid 2023 traz o sistema start-stop em todas as versões. Segundo a Renault, o item pode melhorar o consumo em até 5%. As médias do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro são de 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, subindo para 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada se o combustível for a gasolina. Kwid terá ‘papel fundamental’ no país - No fim do ano passado, o CEO global da Renault, Luca De Meo, esteve no Brasil para falar mais sobre como o plano comercial “Renaulution” será desenvolvido no país. Mesmo diante da nova estratégia, que prevê investimentos em categorias de veículos maiores e mais caros no Brasil, a marca assegura que o Kwid não perderá espaço na linha. “Dentro do nosso planejamento, que prevê atuação em segmentos mais altos, e até aqueles onde a Renault ainda não está presente, o Kwid terá papel fundamental”, disse Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. A fabricante também deu um “spoiler” da próxima novidade da gama Kwid. O Kwid E-Tech é a versão elétrica do subcompacto, que vem obtendo boas vendas na Europa e na Ásia. Embora não tenha revelado muitos detalhes, a marca ressaltou que o modelo “terá motorização própria” para o Brasil. Perguntado sobre os prognósticos para o ano, o presidente da Renault, Ricardo Gondo, deu seu palpite.: “Estamos diante de um ano com muitas variáveis, mas hoje nossa visão é de crescimento entre 5% a 10% para o mercado em 2022, o que levaria a 2,1 milhões e 2,2 milhões (de veículos vendidos)”. acesse revistainterbuss.com.br

19

interbuss 578


deu na imprensa

do Automotive Business automotivebusiness.com.br

LEVANTAMENTO MOSTRA QUE 122 CIDADES PAGARAM SUBSÍDIO NO PAÍS Transporte público foi subsidiado de diversas formas na pandemia

interbuss 578

20

acesse revistainterbuss.com.br


A

ONG Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou ontem um estudo sobre quais cidades brasileiras precisaram pagar subsídios a empresas de ônibus para manter o transporte público funcionando durante a pandemia de covid-19. Segundo o levantamento, ao todo 122 municípios pagaram um valor que, somado, pode ter ultrapassado R$ 2,8 bilhões. As cidades estudadas incluem todas as capitais, exceto Aracaju (SE), Boa Vista (RR) e Belém (PA). A pesquisa foi feita com base em comunicações oficiais de prefeituras e câmaras municipais. Segundo o Idec, muitas cidades não divulgaram valores claros do subsídio, seja em veículos oficiais ou na imprensa, reafirmando a falta de transparência e controle social sobre o recurso público. Por essa razão, afirma a ONG, a pesquisa não teve condições de apresentar um número exato. Londrina, assim como Goiânia e Natal, está entre as 29 cidades que deram subsídios sem receber nenhuma contrapartida dos empresários. Por outro lado, 93 municípios fizeram exigências para conceder o auxílio financeiro, entre eles Porto Alegre (RS), que em 2020 realizou uma compra de gratuidades; Campina Grande (PB), que deu gratuidade à segunda passagem; Porto Velho (RO), que criou um programa de transporte gratuito por alguns meses; e Maceió (AL), Rio Branco (AC), Vitória da Conquista (BA) e Poços de Caldas (MG), que reduziram o valor da tarifa. A queda de demanda no transporte público causada pela pandemia gerou uma crise sem precedentes no setor. Com arrecadação reduzida, muitas empresas simplesmente faliram e outras passaram a depender dos subsídios, passando a onerar ainda mais as contas públicas. Na capital paulista, por exemplo, a Prefeitura repassa anualmente R$ 3,3 bilhões ao setor. Como reflexo dessa crise, os preços das passagens aumentaram no começo do ano e uma organização chamada Frente Nacional dos Prefeitos (NFP) tem feito visitas a Brasília para pedir que o governo federal passe a custear parte dos gastos municipais com transporte. O relatório completo do Idec está disponível online no site: https://idec.org.br/sites/default/files/18012022relatorio_de_pesquisa_mobilidade_subsidio_na_pandemia.pdf acesse revistainterbuss.com.br

21

interbuss 578


acervo portal interbuss

Acir Junior

Adamo Bazani

Caio Vitória HP Transportes Maio de 2008

Ciferal GLS Bus Talismã Março de 2007

Adam Xavier

Adriana Nagazako

Irizar New Century SP Tour Março de 2010

Marcopolo Paradiso G6 1200 Empresa Cruz Julho de 2009

interbuss 578

22

acesse revistainterbuss.com.br


Adrianno Sakamoto Marcopolo Ideale Empresa de Ônibus Guarulhos Janeiro de 2009

o

Ailson Gamarra

0

Marcopolo Viaggio G4 Planalto Transportes Janeiro de 2007 acesse revistainterbuss.com.br

23

interbuss 578


acervo portal interbuss

Carlos Eduardo

Daniel Menezes

Busscar Vissta Buss LO Nardelli Janeiro de 2008

Monobloco Mercedes-Benz O Embrapa Janeiro de 2009

Clemilton Rodrigues

Daniel Abreu de O

Mascarello Gran Via Dois Irmãos Julho de 2008

Caio Apache Vip Viação Paraty Novembro de 2009

interbuss 578

24

acesse revistainterbuss.com.br


Cosme Souza Oliveira

O-371RSE

Oliveira

Caio Millennium Viação Gato Preto Janeiro de 2009

Derles Borges Pichoff Busscar Vissta Buss HI Viação Garcia Novembro de 2006

acesse revistainterbuss.com.br

25

interbuss 578


rede social

Moisés Magno

Kelvin Caovila

Busscar Urbanus Alcino G. Cotta @fb.com/groups/ocdholding

Marcopolo Ideale Venetur @fb.com/groups/ocdholding

Alder Marques

Rafael Pavan

Caio Apache Vip IV TransAcreana @fb.com/groups/ocdholding

Marcopolo Paradiso G7 1800 Andorinha @fb.com/groups/ocdholding

interbuss 578

26

acesse revistainterbuss.com.br


Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso G7 1200 Kaissara @fb.com/groups/ocdholding

g

Rodrigo Gomes Caio Apache Vip Viação Araçatuba @fb.com/groups/ocdholding

0DD

g acesse revistainterbuss.com.br

27

interbuss 578


mobilidade no mundo

do Automotive Business automotivebusiness.com.br

YAMAHA ANUNCIA MOTO ELÉTRICA COM BATERIA INTERCAMBIÁVEL Primeiras unidades serão destinadas a Taiwan e é fruto de parceria

interbuss 578

28

acesse revistainterbuss.com.br


A

Yamaha anunciou na quarta-feira, 19, sua nova scooter elétrica, a Yamaha EMF, que se destaca pelo design futurista, diferente do que o mercado costuma ver em seus modelos. Mais importante que isso, porém, é que a moto vai usar a tecnologia de baterias intercambiáveis da Gogoro. Recentemente, falamos em Mobility Now sobre o sucesso financeiro da fabricante taiwanesa, cujo modelo de negócios consiste em motos elétricas cuja bateria é removível e pode ser trocada em estações convenientemente localizadas (as GoStations), evitando a espera pela recarga. A fabricante lança as motos, é dona das estações e cobra pelo serviço oferecido. Não à toa, a EMF vai chegar primeiro ao mercado taiwanês, onde a rede da Gogoro já está bem estabelecida. Segundo a fabricante, o modelo usa um motor com bateria de 7.6 kW e vai de 0 a 50 km/h em 3,5 segundos. A moto também inclui um espaço para guardar pequenos volumes embaixo do assento do motorista. Dados sobre autonomia e velocidade máxima não foram revelados. Embora o modelo da Gogoro ainda precise ser testado nos mercados ocidentais, é fato que ele barateia muito o processo de construção de novas motos elétricas. Em vez de precisar criar uma nova bateria que suporte as especificações técnicas de cada novo modelo, as fabricantes só precisam adaptar seus lançamentos às baterias que já existem. É menos tempo gasto na prancheta e menor custo no valor final. Será que um dia veremos por aqui?

acesse revistainterbuss.com.br

29

interbuss 578


viagens & memória por marisa v. n. cruz

Viação Imigrantes: do auge à extinção pela terceira vez

duração da Imigrantes foi de somente quatro meses até ser totalmente repassada à Viação Triângulo, também recém adquirida.

Aqui em São Paulo, tínhamos uma empresa de ônibus que teve suas atividades paralisadas pela terceira vez. E antes, já tinha o posto de “única empresa bi-ressuscitada do país”. Será que esta empresa foi a única ressuscitada duas vezes?

Nesta fase, até o presente momento, infelizmente nenhum pesquisador tem fotos desta lembrança.

Vamos entender a história? A Viação Imigrantes surgiu na cidade de Diadema, em 1974. O nome foi dado em homenagem à Rodovia dos Imigrantes, que à época estava em construção, e fazia algumas linhas municipais de Diadema, como Eldorado – Vila São José via Centro.

Ressuscitação II Já em 1999, devido à logística para não guardar todos os seus veículos em São Bernardo do Campo, algumas linhas das viações Triângulo e Riacho Grande que passavam por Diadema voltaram a guardar seus ônibus na cidade de São Paulo, na região da Avenida Cupecê, recriando assim a Viação Imigrantes.

Esta empresa era braço da Viação Diadema, que também fazia linhas municipais da cidade, e intermunicipais passando pela cidade até o centro de São Paulo (antes da implantação do Metrô) e uma linha partindo de São Bernardo do Campo.

Todos os seus veículos já com a pintura metropolitano EMTU, e a outra vantagem de voltar a ter garagem na capital paulista é a faixa salarial dos funcionários mais barata que no ABC.

Suas cores eram o mesmo laranja utilizado nos veículos da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, predominante nos anos 60 e 70, em homenagem à terra natal de seus proprietários.

Em 2003, a Imigrantes volta a assumir linhas municipais de Diadema.

Seus proprietários naquela época eram os mesmos do grupo Fervima, de origem portuguesa, que em meados dos anos 80 resolveram vender suas duas empresas para o grupo Constantino, e com o dinheiro aplicado, fundaram a Viação Pirajuçara anos mais tarde.

Estas operações duraram até novembro de 2011, quando a pernambucana Mobibrasil adquire todas as suas linhas municipais e intermunicipais da Imigrantes. A partir daí, a administração da Imigrantes sai de São Paulo e muda para São Bernardo do Campo, administrando todas as linhas seletivas da Viação Riacho Grande.

Já no novo grupo, em 1985, a Viação Imigrantes chegou a rodar com novo layout, mas foi por pouquíssimo tempo, até fundir com a Viação Diadema. Assim, a Viação Imigrantes foi extinta pela primeira vez. Ressuscitação I Em 20 de agosto de 1990, a Viação Imigrantes surgiu novamente. Sob a direção do grupo Baltazar, e com seus 31 ônibus Caio Amélia usados da Viação Barão de Mauá, assumiu todas as linhas da Viação Represa, do grupo Constantino. Porém, a interbuss 578

Com a vinda da Next Mobilidade em 2021, e com o objetivo de tentar unificar as operações do ABC, a Imigrantes, que só tinha linhas seletivas em sua operação, teve o seu último dia de atividades em 14 de janeiro de 2022.

30

Com isso, a Imigrantes teve suas atividades encerradas pela terceira vez, passando tudo para a Next, melhorando fielmente (e pelo menos) a qualidade e o conforto dos seus passageiros. acesse revistainterbuss.com.br


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 11 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


À TODOS VOCÊS,

NOSSO MUITO OBRIGADO! 550 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO!

buss

MOBILIDADE • TRANSPORTE


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.