MEMÓRIAS
3R MOLDES: DO SONHO DE AMIGOS À REALIDADE A cumplicidade unida a um sonho antigo torna realidade o surgimento da ferramentaria idealizada por amigos Por Gisélle Franciane de Araújo (gisellefranaraujo@gmail.com)
U
m sonho sonhado só é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. Esta frase do cantor e compositor Raul Seixas define bem o início da 3R Moldes e o desejo empreendedor de três amigos: João Carlos Cargnin, Cristiano Severino da Rosa e Sérgio Martins de Oliveira. João Carlos e Sérgio, após quinze anos sem contato, reencontraram-se e, em uma conversa informal, falaram do desejo em comum de terem seu próprio negócio. Na época, João Carlos exercia sua formação de Engenheiro Agrônomo e residia na cidade de Pato Branco, no Paraná. Sérgio, que era técnico em ferramentaria e trabalhava na Embraco há 15 anos, morava em Joinville, Santa Catarina, mesma cidade em que Cristiano, técnico em ferramentaria, morava.
de as esposas dos sócios terem nomes semelhantes. A empresa é administrada pelos três em funções divididas pelas áreas administrativa, industrial e comercial. “Como a nossa empresa é societária, nós vimos a necessidade de iniciar as atividades colocando predeterminações para que os sócios pudessem gerenciar a empresa, sempre respeitando as ideias em comum. Estas regras serviram de base para a manutenção e crescimento da sociedade”, relata Sérgio, que é diretor comercial da organização. As funções administrativas são de responsabilidade de João Carlos e a área industrial é comanda por Cristiano. No início, eram os sócios quem operavam as máquinas e faziam as funções administrativas. No segundo ano de empresa foram contratados três funcionários. O negócio iniciou em um pequeno espaço em Joinville e hoje a 3R conta com uma área construída de 750m² na cidade de Araquari, em Santa Catarina e uma equipe de 24 colaboradores diretos. Dos seus profissionais, 9% têm qualificação superior e 91% deles possuem nível técnico.
Sociedade solidária: João Carlos, Cristiano e Sérgio
Primeira sede em Joinville, SC
Depois de muitas conversas para transformar o sonho em realidade, João Carlos entrou como investidor do negócio. Sérgio e Cristiano colocaram a mão na massa e abriram em agosto de 2005 a 3R Moldes em solo catarinense. No início, em que era tudo difícil, Sérgio, com recursos próprios, bancou as cinco primeiras parcelas da primeira máquina. Após dois anos em atividade, o sócio João Carlos também veio morar em Joinville. A escolha do nome da 3R Moldes é em razão
Seu faturamento, em 2016, chegou a R$ 7 milhões. No atual momento, o maior desafio para a 3R é a instabilidade política do país e as altas cargas tributárias. Para Sérgio, “a reativação da economia do mercado automobilístico é primordial para o crescimento da empresa”. Produtos com qualidade, parceiros satisfeitos e fiéis A empresa iniciou na prestação de serviços de usinagem, REVISTA FERRAMENTAL JANEIRO.FEVEREIRO 2017
45