Page 1

nº 1 - 2016 Edição 73 | Paraíba

www.revistafashionnews.com


DESBANCAMOS O O AUDI AUDI DESBANCAMOS NEW HYUNDAI HYUNDAI ix35 ix35 2016. 2016. O O NEW

CONSULTE CONDIÇÕES NO SITE CONSULTE CONDIÇÕES NO SITE

•MOTOR 2.0 FLEX •TETO SOLAR PANORÂMICO DUPLO •FAROL DIANTEIRO EM LED •MOTOR 2.0 FLEX •TETO SOLAR PANORÂMICO DUPLO •FAROL DIANTEIRO EM LED •LANTERNA TRASEIRA EM LED •PAINEL EM LED, NOVA GRADE •AR-CONDICIONADO DUAL ZONE •LANTERNA TRASEIRA EM LED •PAINEL EM LED, NOVA GRADE •AR-CONDICIONADO DUAL ZONE •8 BOLSAS DE AIRBAGS •CENTRAL DE ENTRETENIMENTO COM GPS •BANCOS, VOLANTE •8 BOLSAS DE AIRBAGS •CENTRAL DE ENTRETENIMENTO COM GPS •BANCOS, VOLANTE E MANOPLA DO CÂMBIO DE COURO •ASSISTENTE DE FRENAGEM EM DECLIVE E MANOPLA DO CÂMBIO DE COURO •ASSISTENTE DE FRENAGEM EM DECLIVE •BOTÃO START STOP •CONTROLE DE ESTABILIDADE (ESP) •CONTROLE DE TRAÇÃO (TCS) •BOTÃO START STOP •CONTROLE DE ESTABILIDADE (ESP) •CONTROLE DE TRAÇÃO (TCS) •AJUSTE DO BANCO DO MOTORISTA ELÉTRICO COM AJUSTE LOMBAR •AJUSTE DO BANCO DO MOTORISTA ELÉTRICO COM AJUSTE LOMBAR

HYUNDAI HYUNDAI CAOA JOÃO PESSOA CAOA JOÃO PESSOA

Av. President e Epit ácio Pessoa, 2 . 669 - João Pessoa Av. P residen Epitácio T EL. : (8 3) 3te041-8 200 Pesso a, 2.669 - Jo ão Pe s s oa T E L .: (83) 3041-8200


II Q3 Q3 EE O O VW VW TIGUAN. TIGUAN.

O O MELHOR MELHORSUV SUVDO DOMUNDO. MUNDO.

COMPRA DO ANO COMPRA DO ANO

2016 2016

O NEW HYUNDAI ix35 FOI ELEITO EM 2015 O MELHOR SUV NOS ESTADOS UNIDOS PELO O NEW HYUNDAI ix35 FOI ELEITO EM 2015 O MELHOR SUV NOS ESTADOS UNIDOS PELO MAIS IMPORTANTE INSTITUTO DE PESQUISA DAQUELE PAÍS. FOI ELEITO TAMBÉM PELA MAIS IMPORTANTE INSTITUTO DE PESQUISA DAQUELE PAÍS. FOI ELEITO TAMBÉM PELA REVISTA QUATRO RODAS COMO O MELHOR SUV DO BRASIL. E ACABA DE SER PREMIADO REVISTA QUATRO RODAS COMO O MELHOR SUV DO BRASIL. E ACABA DE SER PREMIADO PELA REVISTA MOTOR SHOW COMO A COMPRA DO ANO 2016. PELA REVISTA MOTOR SHOW COMO A COMPRA DO ANO 2016.

CROSSOVER PREMIUM CROSSOVER PREMIUM

INFORMAÇÃO RELEVANTE AO CONSUMIDOR: INFORMAÇÃO RELEVANTE AO CONSUMIDOR:

No mais importante estudo de qualidade do mundo, realizado pelo mais conceituado instituto de satisfação do consumidor No mais importante do mundo, pelo mais conceituado institutoamericanos, de satisfação do consumidor dos Estados Unidos,estudo o ix35de foiqualidade eleito o melhor SUV realizado na sua categoria, superando os modelos japoneses, dos Estados Unidos, o ix35 foi eleito o melhor SUV na sua categoria, superando os modelos americanos, japoneses, alemães e todos os outros. Portanto, pode ser considerado o melhor do mundo. alemães e todos os outros. Portanto, pode ser considerado o melhor do mundo.

Pedestre, use sua faixa. Pedestre, use sua faixa.

www.caoa.com.br/hyundai www.caoa.com.br/hyundai Os itens apresentados acima são referentes ao modelo ix35 GBBP. Consulte outras versões e cores disponíveis nas concessionárias Hyundai. Os itens apresentados acima são referentes ao modelo ix35 GBBP. Consulte outras versões e cores disponíveis nas concessionárias Hyundai.


CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS RUA MANOEL ARRUDA CAVALCANTI, 805 - MANAÍRA | JOÃO PESSOA - PB AIX-EN-PROVENCE BUENOS AIRES CANNES HOLLYWOOD LAS VEGAS NICE ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO 505 LOJAS - 18 PAÍSES


Carmen Steffens


Falar é fácil, difícil é fazer Pare de ouvir, e aprenda a observar as atitudes O que dizer deste ano? O que esperar de 2016? Na verdade, não sabemos, porque, embora façamos planos, as rotas podem ser mudadas. Há uma frase bem clichê que diz que “o futuro só a Deus pertence”. Bom... Eu creio que Deus nos abre portas, nos ajuda a superar obstáculos e nos dá forças para enfrentar os desafios, mas também acredito que, se ficarmos parados - esperando tudo cair do céu -, as oportunidades serão perdidas, e não tem portas abertas que façam você sair do lugar, se realmente não estiver disposto a seguir novos caminhos, conquistar metas e ter sucesso na vida. Quer um emprego melhor? Se especialize, estude, foque, seja um bom profissional... Não adianta só reclamar, se você mesmo não faz por onde ser merecedor de novos cargos. Quer encontrar um cara legal para amar e ser amada? Pare de correr atrás de homens que não te respeitam, que não reconhecem o seu valor, que são sugadores e levam a vida na curtição. É tão fácil reconhecer tipos assim: observe, porque “falar é fácil, difícil é fazer”. Pare de ouvir e aprenda a observar as atitudes, a prática do que se fala. Às vezes, atraímos o que não buscamos porque não tiramos a venda dos olhos para encarar a realidade. Mude você primeiro. Se o ano é novo, seja uma pessoa nova também. A vida não é para os que querem, mas para os que fazem. Então, faça a sua parte, mude primeiro, plante o bem, a verdade e a fé... Os frutos disso serão respeito, credibilidade e sucesso. Bom, e falando em ano novo, tem edição novinha saindo do forno. Atendendo aos inúmeros pedidos de nossos clientes, para que inseríssemos capas com foco em eventos sociais, iniciamos o ano trazendo - para você - o nosso primeiro casamento de capa, o qual foi protagonizado pelo casal Fernanda Moraes e Anchieta Bartolini, dando início as capas de eventos da revista Fashion News. Também destacamos, nesta edição, em seu sétimo ano consecutivo, histórias de superação e sucesso de 26 mulheres, que são verdadeiras fontes de inspiração. Além de matérias diversas sobre saúde, beleza, moda, fitness, gastronomia, arquitetura, decoração, entrevistas, notícias da sociedade e mensagens de reflexão. Afinal, uma revista para ser completa tem que ter conteúdo. Desejo uma excelente leitura. Saúde e sucesso pra você.

Ceres Leão veste:

12

foto: Bernardo Leite | Make-hair: Rosângela Queiroga | Vestido: Fabiana Milazzo, da MAISON KALINE | Acessórios (brinco, pulseira e anéis): Belle Bijou


Cara Lavada Sempre que vemos alguém com uma aparência muito natural, imaginamos que a pessoa esteja usando pouca ou nenhuma maquiagem. Mas é aí que nos enganamos. Quem trabalha com maquiagem, compreende que a “cara lavada” requer tanto um bom produto quanto aquela make super produzida para eventos noturnos. Confira!

pág.28

18 30 50 58 14

Bichectomia Conheça a técnica que remove a gordura excessiva das bochechas, permitindo um formato mais harmônico e menos arredondado do rosto.

Depilação a Laser A fisioterapeuta Werônyca Félix tira as dúvidas sobre a eliminação dos pelos do corpo a qual vem atraindo homens e mulheres de todas as idades.

Tumor Ósseo Essa patologia responde por até 3% de todas as neoplasias do corpo humano, mas, apesar de rara, ela é fatal e atinge de crianças a idosos.

Gengivoplastia Equipamento Thera Lase Surgery garante um procedimento rápido e com recuperação tranquila na correção da gengiva.

98 106 110 112

Paleo Nova prática alimentar que orienta a ingerir a quantidade desejada, na hora que sentir fome, sem a obrigação de comer de três em três horas.

Apostas do Verão Maison AC apresenta looks, da coleção Carmim e Lança Perfume, e dá dicas para deixar você pronta para qualquer ocasião.

Desamassamento A PDR SYSTEM garante mais rapidez e eficiência no desamassamento do veículo e melhor custo/benefício do mercado. Confira a dica!

Espaço Projetado Hora de aproveitar e reinventar o espaço da sua casa ou escritório, com harmonia, personalidade e móveis planejados duráveis.


EDITORA e JORNALISTA RESPONSÁVEL | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Ellyka Akemy, Amanda Galdino ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite REPRESENTANTE COMERCIAL Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail: revistafashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Gráfica Santa Marta DISTRIBUIÇÃO | Mazureik Este impresso foi produzido com papéis provenientes de madeiras de reflorestamento extraídas a partir de um manejo florestal responsável e de outras fontes controladas.

A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores, nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

pág.86 A primeira edição do ano traz o romântico casamento de Fernanda Moraes e Anchieta Bartolini, realizado na igreja São Francisco, com recepção na Marriage, dando início as capas de evento da revista Fashion News. Além de ter inovado, no ano passado, com capas e matérias de destaques profissionais e empresariais, como as da arquiteta Simone Almeida e da Gabinetto, a publicação passa a oferecer, a partir deste ano, destaques sociais de casamentos e festas de 15 anos.

FOTO e FILMAGEM: Danniel Victor NOIVOS: Fernanda Moraes e Anchieta Bartolini IGREJA: São Francisco CERIMONIAL: Fillip Miranda DECORAÇÃO: Mariana Lucena ILUMINAÇÃO: Júnior Produções BANDAS: Orquestra Concept, Beto Movimento e Escola de Samba Malandros do Morro BOLO: Maria Helena Moura

André Luiz

Alisson Isidro

Bernardo Leite

Bruno Martins

Cecília Miranda

Danniel Victor

Diego Carneiro Fotógrafo

Contato Comercial

Fillip Miranda

Juarez Carneiro

Katarine Medeiros

Kátia Freire

Marcelo Campêlo

Márcio Monteiro

Neyla Venâncio

Rosângela Queiroga

Decorador

Cerimonialista

Fotógrafo

Fotógrafo

Fotógrafo

Contato Comercial

DJ

Make-hair

Palazzo Cristal

Êxito Projeções

Fotógrafo

Fotógrafo

Maison Karmélia

Ewerton Vieira

Hair Stylist

Fernando Bronzeado Fotógrafo

Ton Pereira

Produtor de Moda


REDUÇÃO DE ESTRIAS

*Por Juliana Pinho

A

s estrias são lesões que se formam quando a pele é estirada além da sua capacidade de distensão. Há o rompimento da pele, e as bordas cicatrizam, ocasionando as famosas estrias. As causas são diversas, entre elas, aumento de peso, crescimento acelerado na puberdade, gestação, e, nos homens, a mais comum, hipertrofia muscular. São marcas que geralmente incomodam muito e tendem a mexer com a autoestima. Elas se apresentam de duas formas: as estrias vermelhas, que são as mais recentes e as que mais respondem aos tratamentos, por ainda apresentarem células vivas e capacidade de regeneração; e as estrias brancas, que são as mais antigas e apresentam essa cor por não produzir mais a melanina, a substância responsável pela coloração da pele, além de apresentar diminuição da espessura da pele e depressões. Diversos tratamentos vêm sendo utilizados para amenizar as estrias brancas, porém, a maioria requer muitas sessões, são invasivos, doloridos, e, muitas vezes, não atingem o resultado esperado. A boa notícia é que, sempre buscando os melhores resultados para seus pacientes, a fisioterapeuta Juliana Pinho trouxe a João Pessoa, para a clínica DermoCare, o STRIORT®, uma técnica inovadora ortomolecular que promete redução de até 80% na aparência das estrias, já na primeira sessão. O método foi desenvolvido pela fisioterapeuta Ana Carolina Almeida, que sentiu a necessidade de aprofundar os estudos na área e percebeu que certos princípios ativos promoviam a melhora no aspecto das estrias. A partir desta análise, surgiu o STRIORT®, sem uso de agulhas e anestesias, desenvolvido especialmente para tratar as estrias brancas. O método consiste na combinação da vacuoterapia e produtos com ativos que aumentam a vascularização da região e regeneram as fibras de colágeno. A sua maior vantagem é por se tratar de uma técnica rápida, com excelentes resultados na primeira sessão. Podem ser realizas até três sessões de acordo com a necessidade e expectativa do paciente.

Fotos: Shutterstock

* As fotos, acima, são ilustrações de tratamentos já realizados com pacientes, no entanto, ressaltamos que os resultados variam de acordo com a pele e a resposta corporal de cada um.

16

*Juliana Pinho Fisioterapeuta - 172.342-F Formação Internacional em Fisioterapia Dermatofuncional; Formação em UTI Neonatal e Pediátrica; Proprietária da Clínica DermoCare Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


BICHECTOMIA

*Por Ana Elisa Pawlenko

D

ificilmente estamos completamente satisfeitos com a nossa aparência física, e é comum querermos mudar algo em nosso corpo, mas isso também acontece com o rosto. Alguns gostariam de ter os lábios mais grossos, os olhos mais abertos e, claro, um formato de rosto diferente do seu. Por isso, a nova técnica, para conquistar a estrutura facial desejada, é a Bichectomia. O procedimento consiste na remoção da gordura das bochechas, dando ao rosto um formato mais harmônico, principalmente em rosto redondo. É o método ideal para quem sempre foi bochechudo e, mesmo com o peso ideal, ainda se incomoda com o tamanho do rosto. Junto com a estética dos dentes, a Bichectomia complementa o sorriso, além de aumentar o espaço da mastigação nos dentes posteriores. Como removemos a gordura de dentro da bochecha (bola de Bichat), ocorre um afinamento da região, sobrando mais espaço, e o paciente deixa de morder a parte interna da boca. Para muitos, isso é um alívio. “Parei de morder a bochecha por dentro e ainda fiquei com o rosto mais fino”, comemoram muitos pacientes. A cirurgia tem seus riscos, mas se for realizada com um profissional competente é segura.

Fotos: Shutterstock

VOCÊ PODE POTENCIALIZAR A BELEZA SENDO VOCÊ MESMO. CONFIRA COMO É O PROCEDIMENTO:

Ana Elisa Pawlenko CRO 4808 PB Cirurgiã-dentista Clínica geral e estética dentária Professora pioneira de cursos de Bichectomia no Brasil, com mais de 200 casos operados.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

18


FLACIDEZ E CELULITE

*Por Claudete Arruda

É

muito comum, em consultório, observarmos como as pacientes querem tratar ao mesmo tempo celulite, flacidez e gordura. Na maioria dos casos, um desses fatores leva ao surgimento de outro, ou seja, são problemas interligados, como pacientes que têm celulite decorrente de uma flacidez ou até mesmo da gordura. Assim, verificamos que, no mercado da estética, as tecnologias evoluíram com o objetivo de atender essas necessidades: cabeçotes maiores, potências maiores, associação de técnicas que tratam várias alterações estéticas ao mesmo tempo de forma menos invasiva e com resultados mais rápidos. Vale ressaltar que o bom resultado desses aparelhos depende também de uma avaliação detalhada de cada caso (vê o grau, tipo de celulite, flacidez, gordura) com o objetivo de analisar a real necessidade de uso do aparelho, indicações e contra indicações, utilização de potências e dosagens ideais. A ajuda do paciente, seguindo as orientações recomendadas para o seu caso, é outro fator essencial para resultados positivos. Questionar ao profissional, sobre o tratamento que irá realizar e, principalmente, sobre a evolução do tratamento e a melhora que pode obter, é fundamental para sua satisfação. Para um bom resultado, é essencial o conhecimento aprofundado de cada alteração estética, uma vez que cada uma tem a sua particularidade e, portanto, tratamento diferenciado. Procurar um profissional qualificado é de extrema importância.

TRATANDO CELULITE E GORDURA A celulite requer um tratamento mais abrangente porque, na maioria dos casos, ela se caracteriza por ser mista, ou seja, vem associada a uma flacidez de pele, retenção de líquido e até gordura. Por isso, não

basta avaliar só o grau, mas também qual o tipo dessa celulite. O uso de tecnologias, que associam técnicas diferenciadas, tem melhores resultados. Um dos tratamentos que vem ganhando destaque, como uma das melhores tecnologias para se tratar celulite, é o D-Actor; isso devido à versatilidade desse equipamento em tratar todos os tipos e graus de celulite, pois disponibiliza diversas ponteiras para cada caso.

FLACIDEZ MUSCULAR X FLACIDEZ DE PELE O tratamento da flacidez também merece atenção, pois muitas pessoas confudem flacidez de pele com muscular, e, se não houver uma boa avaliação, o paciente pode estar tratando um tipo de flacidez que não tem e não estar usando o recurso adequado. A flacidez muscular e de pele são totalmente diferentes. No muscular, o indicado são as eletroestimulações, que devem ser programadas de acordo com cada objetivo (enrijecer ou hipertrofiar). Para a flacidez de pele, as melhores tecnologias se baseiam na radiofrequência, infravermelho e ondas de choque. Geralmente trabalhando-se o muscular se consegue um aumento de fibras musculares, o que reflete numa melhora da aparência da pele, porém, se melhorarmos a aparência da pele, isso não influenciaria na melhora da aparência do músculo, por isso, em alguns casos, o trabalho de flacidez muscular e de pele devem ser associados. A estética com responsabilidade e compromisso dá resultado sim, e, hoje, tudo é mais fácil já que a área está sendo bastante estudada, e muitas são as pesquisas em torno dos tratamentos estéticos.

Fotos: Shutterstock

*Claudete Arruda

20

CREFITO: 68353-F Fisioterapeuta Dermato-funcional Formação em Pilates Instrutora de Neopilates Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


DEPILAÇÃO MASCULINA Bem-vindo ao nível mais alto da sua autoestima. A evolução do mundo passa pela evolução dos comportamentos. O homem superou os limites do preconceito tornando seu bem-estar e autoconfiança os principais elementos para conquistar seu espaço. A Depyl Action, especializada em depilação, oferece ao público masculino um serviço exclusivo, com profissionalismo e técnicas incomparáveis: a Depylmen. Aqui, o respeito a você é absoluto.

atendimento sem hora marcada

método com cera morna

um serviço exclusivo Depyl Action

Em João Pessoa:

BANCÁRIOS / 83 3255-2211 BESSA / 83 3566-8882 MANAÍRA / 83 3247-1974 Em Campina Grande:

CATOLÉ / 83 3337-3556 PRATA / 83 3341-4464 Consulte as lojas que disponibilizam este serviço em todo o Brasil.

www.depylmen.com.br


BELLA BEAUTY STUDIO HAIR abre no Cabo Branco com Nova unidade pretende atingir o público da praia oferecendo

Entrada principal da nova unidade do salão Bella Beauty do Cabo Branco

fotos: Alisson Isidro

O Bella Beauty Studio Hair é conhecido por sua excelência e padrão de atendimento, que promovem sempre uma alta satisfação em seus clientes. Agora, os pessoenses contam com mais uma unidade do salão spa, no bairro de Cabo Branco. A nova filial foi inaugurada, em dezembro, com uma área ampla e diferenciada, voltada também para o público masculino. O espaço For Men foi criado para atender aos homens que procuram os serviços de barber shop, spa dos pés, manicure, selagem masculina, entre outros, e tudo isso com a mais alta qualidade e

tecnologia em produtos. O espaço possui ainda bar scott com sinuca, local para reuniões e telão com canais de esportes. “Sempre tivemos uma preocupação com a espera dos maridos das clientes. Muitos ficavam entediados enquanto esperavam por elas. O espaço que nós temos no Mangabeira Shopping não permitia desenvolver o projeto de uma área mais exclusiva elaborada para os homens. Quando surgiu a oportunidade de abrir uma nova filial, executamos a ideia do espaço For Men, porque sabíamos que em João Pessoa não existia nada semelhante ao que queríamos propor”, conta.


Presença de Kadu Martins e Ceres Leão na inauguração

espaço amplo e moderno praticidade e tratamento vip

Os anfitriões com Marco Suassuna

A expectativa da unidade Cabo Branco é a melhor possível. Foram tantos desafios transpostos que o novo projeto foi celebrado com sabor de vitória.” Cyntia Correa

Oração de agradecimento por mais uma unidade da marca Bella Beauty

Cyntia Correa agradece a família, equipe e amigos pelo apoio ao empreendimento

Joelson e Cyntia Correa com a apresentadora Fernanda Albuquerque

Corte simbólico da faixa


Ramarielison Costa - Daniela Jácome - Fernanda Albuquerque - Lourdes Jácome

Os empresários com Amanda Zupardo e Astrid Bakke

Espaço masculino tornou-se a atração da noite de festa Sinuca, SPA e o espaço kids encantam e atraem os convidados

Cyntia e Joelson Correa ao lado da pastora Maria das Graças e rodeados por toda equipe Bella Beauty do Cabo Branco

Presença da família Gadelha na inauguração do novo empreendimento

Rodrigo Machado e sua esposa Fernanda Machado cumprimentam os anfitriões


Giovanna e Geise Amarante - Fernanda Alburqueque - Letícia Amarante

Área infantil

Assim como no Mangabeira Shopping, a unidade do Cabo Branco chegou para proporcionar a todos os nossos clientes conforto, praticidade e lazer.” Joelson Correa

Tiago Lucas e sua esposa Jessica Marys ao lado do casal de empresários

Presença de Edigard de Oliveira

Assim como na unidade do Mangabeira Shopping, o novo empreendimento oferece todos os serviços femininos de cabelo e estética, desenvolvidos por uma equipe altamente treinada, com destaque para o grande dia dos casais. Pensando no bem-estar e praticidade de suas clientes, a empresária Cyntia Correa também procurou privilegiar as noivas na unidade do Cabo branco. Para isso, o local foi equipado com banheira quente, lavatórios próprios, wi-fi; TV a cabo, maquiadores individuais, cerimonial e copeira. A filial conta ainda com um espaço kids, com esmaltaria infantil e profissionais preparados para atender as crianças de forma descontraída ,em um espaço divertido e lúdico, enquanto elas cortam o cabelo ou fazem as unhas.

Espaço For Men, com decoração estilo “american retro” e mesa de sinuca

A abertura do novo empreendimento foi comemorada pelos empresários Cyntia e Joelson Correa em um coquetel para cerca de 100 convidados, entre familiares, amigos, clientes. O cerimonial ficou por conta da apresentadora Fernanda Albuquerque, que apresentou todo o espaço e recepcionou os convidados ao lado dos anfitriões da noite. A festa foi organizada por Kadu Martins, que recebeu estrutura e iluminação da Interativa Eventos. O buffet ficou por conta da DG Gourmet, que serviu deliciosos canapés. A animação da noite foi do DJ Bruno Martins. A grande atração da ala masculinha foi, sem dúvidas, a mesa de sinuca e o bar, anexo ao espaço, que foram produzidos para transformar o dia de beleza deles em um encontro de amigos.


COSMÉTICOS

A loja que conhece seu segredo de beleza

Fotos: Márcio Monteiro

S

26

abe aquele produto que te deixa com uma aparência mais jovem ou aquele shampoo que faz seu cabelo parecer mais volumoso, e você jura que não é nada? Pois é! Todo mundo tem um segredinho de beleza que não compartilha. Foi pensando nisso que os empresários Ester Sandoval Souza e Túlio Gustavo Cunha Souza inauguraram a Segreto. A escolha do nome, idealizado pelo parceiro do casal, Rafael Assaife, significa segredo em italiano e faz jus ao seu significado, já que, segundos os proprietários, a loja está cheia daqueles produtos secretos que nós adoramos. A oportunidade de abrir a Segreto, primeira das muitas lojas que estão nos planos dos empresários, surgiu quando o casal, que já morou em várias cidades do país, decidiu por definitivo residir em João Pessoa. Ester, apaixonada por produtos de cabelo e sempre em busca de novidades para uso pessoal, descobriu uma carência no ramo e falhas no atendimento e, assim, pensou em uma loja aliada a um salão de beleza express, para suprir as necessidades dos clientes sem que eles paguem a mais por isso.

A estrutura da loja, projetada e executada por Gúbio e Cyliane Mariz, partiu de um programa diversificado de necessidades, onde, num primeiro momento, há a exposição de produtos e cosméticos de marcas diferenciadas e, num segundo momento, a parte dos serviços, dispondo de um salão de beleza todo equipado - como carro chefe da loja - onde também será possível organizar ações e workshops para profissionais da área. Um grande painel em espelho faz a divisão desses dois espaços. Neste painel, está uma porta oculta também espelhada, que carrega o mistério envolto no nome da loja. A decoração, que também é repleta de mistério e sedução, remete aos tons sóbrios mais fechados, se contrapondo ao cobre roseado, que traz elegância e paixão. Um verdadeiro luxo! O pórtico em tijolinhos inglês shiraz foi inspirado no charme europeu, que encanta qualquer homem e mulher de bom gosto, ávidos por novidades na área de beleza. No ambiente, um amplo espelho de bronze inspira e ressalta qualquer vaidade, inclusive instiga a revelar os mais profundos segredos... Que só indo lá para descobrir.


Além deste mistério e segredo, o novo empreendimento também ganhou a atenção dos clientes pela praticidade de ter vários produtos e serviços em um só lugar. A loja disponiliza shampoos, máscaras, coloração, finalizadores, todos de grandes marcas profissionais no tratamento dos cabelos, como Schwarzkopf, Loreal, L´anza, Paul Mitchel, Joico, entre outras. Além de inúmeras maquiagens, como a Revlon e a Hot Make Up, as queridinhas das mulheres; e também as linhas corporais, como Feito Brasil, que chega pela primeira vez na Capital, através da Segreto. Na sessão de cuidados com os cabelos, destaque para a linha de tratamento BC BONACURE da SCHWARZKOPF, com shampoos, condicionadores e cuidados específicos para cada tipo de cabelo, os quais recuperam a fibra capilar, dando mais resistência e força. Outro produto de sucesso desta marca é a coloração IGORA ROYAL, que oferece uma alta performance na cor, dispondo de produtos de qualidade premium, que proporciona 100% de resultado satisfatório e fiel à cartela de cor. Para o futuro da Segreto, os empresários planejam implantar filiais em formatos diferentes, mas com mesmo padrão de qualidade. O objetivo é fazer desta marca uma referência no ramo de cosméticos premium da Paraíba.

*Ester Sandoval Souza e Túlio Gustavo Cunha Souza Empresários da Segreto Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


BABADO BEAUTY

modelo: Marcela Braga | Foto: Thayse Gomes

A make que te deixa natural e pronta para qualquer compromisso

28

Sempre que vemos alguém com uma aparência muito natural, imaginamos que a pessoa esteja usando pouca ou nenhuma maquiagem. Mas é aí que nos enganamos. Quem trabalha com maquiagem, compreende que a “cara lavada” requer tanto um bom produto quanto aquela make super produzida para eventos noturnos. Esse tipo de maquiagem pode ser feita em qualquer idade, estilo, horário, estação, roupa e ambiente. O segredo está em começar a maquiagem com uma boa hidratação da pele e a utilização de uma base líquida leve. A preparação da pele é essencial para criar este efeito. Hidratar, seguida de uma base líquida e corretivo, pontualmente aplicado, apenas onde é necessário e onde a base não conseguiu camuflar totalmente. Depois, aplica-se um pó, preferencialmente solto, com pinceladas para não pesar e fazer todos os contornos e iluminação com pó. O pó iluminado deve ser aplicado com pincel na zona T e fazendo um C na lateral do rosto, próximo aos olhos. Então, aplicamos um pó de contorno, ou um pó três vezes mais escuro que seu tom de pele, com pincel, e evitamos marcações com corretivos espessos, que vão pesar a maquiagem. Nas sobrancelhas, apenas preenchemos o contorno original e consertamos as falhas naturalmente, e as sombras, que podem ser nos tons de dourados, marrons, beges, cobres ou pérolas, são aplicadas na pálpebra móvel, podendo ter algum esfumado com tons de marrom, levemente aplicado, para não ficar marcado. Muita máscara de cílios, cílios postiços de cerdas naturais, blush em tons de rosa perolado, pêssego e bronze, e batons hidratantes para criar volume e sensualidade na boca. A vantagem da maquiagem “cara lavada” é que ela dá justamente o efeito de naturalidade necessária para que acreditem que você está usando pouca ou nenhuma maquiagem. Deixo, aqui, um exemplo dessa maquiagem poderosa, feita com poucos produtos, que foram aplicados suavemente, deixando leveza e, ao mesmo tempo, criando um grande efeito no visual.


DEPILAÇÃO A LASER

*Por Werônyca Félix

A

depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva e definitiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Os primeiros aparelhos com esse objetivo surgiram na década de 1970, mas esta tecnologia foi, a princípio, limitada, ineficaz e muito dolorosa. Porém, em 1983, Anderson e Parrisch revolucionaram o princípio físico do mecanismo do laser, utilizando a fototermólise seletiva, levando com isso a uma maior eficácia da técnica. Atualmente, existem os lasers de diodo e de alexandrite capazes de promover a depilação progressiva e definitiva. No entanto, o laser de diodo Light Sheer é o que mais possui resultados científicos comprovados. O Light Sheer é o laser utilizado na depilação com os resultados mais significativos até hoje. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o equipamento foi projetado para remover os pelos indesejados de forma permanente e segura. Ele trata todos os tipos de pele (fototipos) e pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, pois age diretamente no pigmento (melanina), desse modo, quanto mais escuro for o pelo, mais eficaz será o resultado do tratamento. O processo da depilação a laser inicia com o resfriamento da parte superficial da pele com um gel apropriado, em seguida é realizado o disparo dos feixes de luz que irão atuar diretamente na melanina presente no pelo, enquanto a pele recebe menos energia, com isso, a

área em torno do tecido não é afetada. A captação da energia, através do pelo, é transmitida ao folículo piloso que se aquece e destrói o pelo, atingindo as células da raiz, impedindo-o de crescer novamente. Durante o procedimento, o paciente pode sentir um leve incômodo, no entanto, dependendo da sensibilidade da área do corpo e da pele, utilizam-se cremes anestésicos para amenizar a sensação de desconforto. O número de sessões vai depender do tipo de pele, da área a ser tratada e do ciclo de crescimento do pelo. Em média, o procedimento consiste em 10 sessões, aplicadas em intervalos de 30 a 45 dias. O resultado da depilação a laser Light Sheer costuma ser notado já nas primeiras sessões. É importante salientar que o tratamento atua apenas nos pelos já existentes, não atuando naqueles que passarão a existir. Os pelos já tratados tendem a crescer cada vez mais fracos. No entanto, após o tratamento, novos pelos podem surgir, entre um e três anos. Neste caso, o ideal é realizar sessões de manutenção, caso necessário, para eliminá-los. O procedimento reduz a produção num período de até dois anos, observando-se a permanência dos resultados nas áreas tratadas. Após o tratamento, o paciente pode voltar às atividades rotineiras, sem a necessidade de repouso. Deve-se, no entanto, evitar o sol, porque como a pele está sensibilizada ela fica mais propensa ao surgimento de manchas e possíveis queimaduras por radiação ultravioleta. Caso exponha-se ao sol, é sempre indicada a utilização de bloqueador solar de, no mínimo, 30 FPS.

*Dra. Werônyca Félix Fisioterapeuta 191795-F Pós-graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Cosmetologia pela Faculdade Redentor - RJ Educadora Física 001572-6/PB Pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba - PB

30

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


As vestes brancas representam a nova vida em Cristo adquirida pelo batismo

Momento da vela, que representa o Espírito Santo e o dom da fé

Primeira neta do desembargador Leôncio Câmara é batizada Sacramento de Irene Cecília é prestigiado por amigos e familiares

Amigos e familiares na pia batismal no Santuário Mãe Rainha: Magnólia e Rômulo Wanderley - Leôncio e Salene Câmara - André Câmara - os pais Dyanne Brito e Filipe Câmara Emanuella Macêdo - Jéssica Danuza - Liane Wanderley

fotos: Ismael Pessoa

O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã. Representa, para os fiéis, a passagem da vida “pagã” para uma “nova vida”, pois tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original. E esta crença, nos ensinamentos da Igreja Católica, fez a família batizar a doce Irene Cecília de Brito Câmara no mesmo dia em que a pequena completou dois anos. A cerimônia foi realizada no Santuário Mãe Rainha, no Bessa, pelo diácono Paulo Lino. Para padrinhos de Ireninha, como é carinhosamente chamada pelos familiares, os pais da criança, Dyanne Brito e Filipe Câmara, convidaram os tios Jéssica Danuza e André Câmara. “Escolhemos este casal por termos muita afinidade com

ambos. A madrinha acompanha Irene Cecília desde a maternidade, e o padrinho é um dos tios que ela mais se identifica”, explica a mãe. Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã, em outras palavras, são como pais na fé. Primeira neta do desembargador Leôncio Câmara, também avô de João Pedro e Arthur, Irene é filha única e considerada a princesa da família. “Ela é uma criança linda, educada, calma e inteligente”, afirma o pai. Ela recebeu esse nome em homenagem à bisavó paterna que, se estivesse viva, teria completado em 2013, ano em que a pequena nasceu,100 anos. Após a celebração, a família foi almoçar no Gulliver Mar.


O óleo significa a fortaleza do Espírito Santo

Sinal da cruz também pela mãe

Irene é a primeira mulher da família, veio quebrar este paradigma de que, até então, só existiam filhos e netos homens. Ela é o nosso xodozinho.” Leôncio Câmara

Irene com os padrinhos Jéssica Danuza e André Câmara e os avós paternos Leôncio e Salene Câmara

O carinho dos tios Magnólia e Rômulo Wanderley e da prima Liane

Jéssica Danuza e André Câmara - Dyanne Brito e Filipe Câmara - Paulo Lino

Dyanne Brito e Filipe Câmara com a filha Irene Cecília

Irene com o avô Leônio Câmara e o tio padrinho André Câmara


Fotos: Shutterstock

RINOPLASTIA

*Por Francisco Odílio

S

e você, alguma vez, já pensou em operar o nariz por ter algum grau de insatisfação com o mesmo, provavelmente já deve ter se perguntado: mas será que o meu nariz vai ficar artificial e com aspecto de operado? Será que vou conseguir respirar direito? Será que o meu resultado vai se manter a longo prazo? Na verdade, as técnicas mais antigas de rinoplastia empregavam manobras muito agressivas, e o que se verificou foi que esses métodos, na maioria das vezes, deixavam o nariz com um aspecto artificial, prejuízo da função ventilatória e sequelas a longo prazo. No entanto, com a evolução da medicina, estudos na área e analisando estes prejuizos, surgiu a Rinoplastia Estruturada, como uma aliada na prevenção de todos esses problemas. Este tipo de cirurgia desenvolveu-se nos EUA a partir dos anos 90 e visa preservar a naturalidade do nariz, dando importância tanto à questão estética quanto à melhora ou manutenção da função respiratória. Tendo em vista o importante papel que o nariz exerce na harmonia e no equilíbrio da face, bem como a grande delicadeza das suas estruturas e a complexidade da anatomia nasal, a Rinoplastia é considerada o procedimento mais fascinante e desafiador no universo

da cirurgia plástica e deve ser realizada por cirurgiões experientes nesse tipo de procedimento. A Rinoplastia Estruturada é realizada, geralmente, pela abordagem aberta, com anestesia local, sedação ou anestesia geral. A maioria das cicatrizes fica localizada dentro do nariz, e a cicatriz externa fica praticamente imperceptível após um tempo. A cirurgia dura aproximadamente de duas a três horas, e o tempo de internamento de, no máximo, 24 horas. No pós-operatório, o maior edema ocorre nos primeiros 15 dias, e, nesse período, mantemos um curativo moldado sobre o nariz para garantir uma imobilização e adesão adequadas. Os resultados dessa cirurgia proporcionam uma grande melhora e harmonização em toda a face e serão vistos em definitivo no decorrer de seis meses a um ano, que é o período esperado para a regressão total do edema. É muito importante informar-se bem antes de realizar este tipo de cirurgia, pois até 40% das rinoplastias podem precisar de uma revisão, quando realizadas por cirurgiões inabilitados, e o resultado de uma cirurgia secundária nunca será o mesmo de uma primária, já que a cada cirurgia torna-se mais difícil identificar as estruturas do nariz.

*Francisco Odílio Cirurgião Plástico – CRM 5702/ RQE 3944; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; Especialista em Cirurgia Plástica - CFM e AMB; Cirurgião Plástico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Cirurgião Plástico do Hospital Ortotrauma

34

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


CUIDADOS COM A PELE

*Por Carla Marsicano

A

Fotos: Shutterstock

tualmente, não há como negar a interação entre o corpo e a mente. O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças. Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifestam em um órgão, que variam de acordo com uma tendência pessoal. A pele é o maior órgão do corpo humano, e, nela, podemos encontrar inúmeras doenças como coceiras aparentemente sem causa, lesões e insensibilidade cutânea. A causa destes problemas pode estar muito além das fronteiras de cútis e ainda estar sinalizando sérios distúrbios psíquicos. Estudos na área de Dermatologia dão conta de que 40% dos pacientes que procuram médicos desta especialidade têm algum problema emocional. Frequentemente escutamos a frase “estou com os nervos à flor da pele”.  É comum ficar vermelho de vergonha ou roxo de raiva. Suar mais que o normal, na hora de uma reunião importante, ou até mesmo apresentar doenças mais sérias, como psoríase, vitiligo, alergias, infecções, como o herpes, e queda de cabelos em períodos de estresse.

36

O estresse pode ocorrer em diversas situações, seja num período de muitos desafios profissionais ou num momento de perda de um ente querido, nas dificuldades de relacionamento pessoal, profissional ou social. Para ter uma pele saudável, além de dispor dos melhores recursos dermatológicos, é fundamental cuidar também dos sentimentos, pensamentos e atos. Uma abordagem científica a psiconeuroimuno dermatologia - a cada dia vem mostrando como estas questões emocionais influenciam nossa pele, cabelos e unhas, e como é possível tratar melhor das dermatoses levando em consideração as questões emocionais. Precisamos avaliar melhor nossos pacientes enxergando além da pele, pois, muitas vezes, a doença encontra-se na alma.

*Carla Marsicano Dermatologista - CRM 4043 Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


MASSAGEM MODELADORA

D-TOX POWER CORPORE REDUZ UM CENTÍMETRO DE MEDIDA POR SESSÃO

P

ensada especialmente para mulheres e homens atarefados, que buscam cuidar do corpo, com tratamentos estéticos expressos, entre um compromisso e outro, a Massagem Modeladora D-Tox Power Corpore promete diminuir um centímetro de circunferência, em cada sessão de uma hora. Funcionando como uma “lipoaspiração não invasiva”, a técnica utiliza princípios ativos e termogênicos, que aumentam e diminuem a temperatura do corpo, para secar medidas. É um tratamento composto de seis técnicas: esfoliação, máscara de argila, manta térmica, tônus termo ativadora e loção criogênica, aliadas às massagens, com técnicas combinadas do Sr. Reduza Medidas, realizadas pelo massoterapeuta Marcos Nunes, e é voltado para a desintoxicação corporal. A Massagem Modeladora D-Tox Power Corpore tem por objetivo eliminar mais toxinas, através do suor e da urina, limpar o organismo e perder peso. “Em uma só sessão, é possível perder 100g e até um centímetro de medida. Depende do metabolismo da pessoa, quanto mais acelerado ele for, maior será a redução do peso”, explica Marcos Nunes. A aparência mais “sequinha” que o corpo fica, logo após a sessão, se dá pela utilização da manta térmica com infra-vermelho. O aquecimento do aparelho melhora a circulação, aumenta o metabolismo

e diminui o inchaço, fazendo com que a gordura se dissipe mais facilmente durante os movimentos manuais do Sr. Reduza Medidas. Dessa maneira, é possível enxugar com rapidez o agrupamento de gorduras em áreas como flancos, barriga e culote. O segredo do tratamento está nos princípios ativos dos dermocosméticos usados e nas técnicas de massagens combinadas e desenvolvidas pelo Sr. Reduza Medidas, e que, segundo ele, não podem ser reveladas. Todos os princípios ativos promovem a desintoxicação instantânea e aceleram o metabolismo. “Por isso, você vê o resultado logo na primeira sessão, e ainda recomendo bebidas diuréticas, como suco detox para potencializar os efeitos do procedimento”, esclarece. A quantidade de sessões, para obter um bom resultado, depende de cada pessoa. Segundo o massoterapeuta, só após uma avaliação detalhada, é possível definir a quantidade necessária, pois tem que analisar o grau de celulite, a textura da pele e até que ponto haverá o comprometimento do cliente. Mas, ele explica que deve ser feito massagens três vezes por semana, com, no mínimo, um plano de tratamento de 10 sessões, tempo que será avaliado o resultado e se haverá a necessidade de mais sessões.

*Marcos Nunes Graduado em Massoterapia

38

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


VENHA FICAR BONITA

NA DR. LASER. LIVRE DOS PELOS E COM A PELE LINDA E FIRME. Depilação a laser Clareamento de manchas Limpeza de pele Peeling facial e corporal Rejuvenescimento facial Tratamento de cicatrizes e estrias Tratamento para celulite e gordura localizada Tratamento para flacidez facial e corporal

O MAIS ACNE LUX, A TAMBÉM O ENTO PAR AM CONHEÇA AT TR DEROSO OSA. LE O NOVO E PO E CA EI PELE ACN

CAMPINA GRANDE: (83) 3077-5754

drlaser.com.br

| JOÃO PESSOA: (83) 3031-7275 /drlaserbrasil

O MELHOR TRATAMENTO PARA ESTRIA S, MANC HAS E LINHAS DE EXPRESSÃO.


Descontração nos preparativos que antecedem o enlace Antes do “sim”, noivos se dedicam aos detalhes da produção ao

Maiara em clima descontraído com a mãe Marilene Barboza e a cunhada Raisha Meneses

fotos: Fernando Bronzeado

16 de janeiro de 2016 foi uma data marcante na história de amor de Maiara Barboza da Silva e Rafael Rodrigues da Silva. Esse foi “O Grande Dia”, escolhido pelo casal para oficializar sua união diante de Deus e de seus familiares e amigos. As preparações começaram logo cedo, e, para manter o costume dos noivos não se verem antes do casamento, Rafael se arrumou na casa da mãe Elisa Joana. Maiara, por sua vez, começou seu dia de princesa com sua mãe, Marilene Barboza, e sua cunhada, Raisha Meneses. A noiva também optou por se preparar, para o grande momento, na casa dos seus pais, e contou com a produção de Cláudio Araújo. Apesar do nervosismo, a felicidade preenchia o coração não apenas do casal, mas daqueles que partilhavam com eles aqueles momentos cheios de emoção que precederam a cerimônia. O retoque, nos últimos detalhes, com a equipe da Fillip Miranda


de Maiara e Rafael lado dos familiares

Socorrinho anuncia a entrada da noiva

Maiara compartilha com a m茫e a felicidade do momento

Rafael optou por se preparar sozinho para a cerim么nia


Maiara e Rafael dizem sim ao amor em clima romântico Cerimônia é realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Maiara e Rafael repletos de alegria

fotos: Fernando Bronzeado

Há uma reflexão que diz que quando duas pessoas estão destinadas a ficar juntas, o universo conspira a favor. Por mais que a vida cause desencontros, por mais que tenhamos que crescer separadamente, no fim, a vontade de Deus prevalece. Maiara Barboza da Silva e Rafael Rodrigues da Silva nasceram e cresceram na cidade de Itabaiana, mas só se conheceram depois de adultos. O fato chama atenção, tendo em vista que a maioria das pessoas se conhecem em cidades pequenas, ainda na infância. O encontro entre Maiara e Rafael aconteceu em meio a uma campanha política para prefeito da cidade, em 2008, após serem apresentados por amigos em comum. E tudo aconteceu de forma bem natural. Primeiro houve a troca de olhares, depois as conversas, para então acontecer o tão esperado beijo. Rolou uma química entre os dois e, no mesmo ano, eles começaram a namorar. No dia dos namorados de 2014, decidiram que estavam prontos para formar uma família e marcaram a data do casamento para 16 de janeiro de 2016, mesmo dia do aniversário da noiva. O momento do “sim” foi compartilhado ao lado de familiares e amigos, na cidade

natal do casal. A cerimônia foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição pelo padre da própria paróquia, Dorgival Vicente. O local foi decorado com um mix de flores nobres da Uniflor, assinado por Lily Gouveia. Acompanhado pela mãe, Elisa Joana, o noivo entrou na igreja ao som da música “Tudo Posso”, de Padre Fábio de Melo, deixando os convidados bastante emocionados. Já Maiara foi conduzida pelo pai, Isaias Alves da Silva, embalada pela música “Ave Maria”, tocada ao violino. Sua produção ficou aos cuidados da Glamour Noivas. O figurino foi um detalhe marcante. Ela usou um vestido branco estilo princesa, com aplicação de cristais swarovski, e um véu com aplicação de renda. As alianças foram conduzidas ao altar pelo sobrinho da noiva, Arthur Victor Meneses, de 10 anos, que levou no carrinho, o pequeno Marlon Filho Barboza, de um ano e cinco meses. Durante a cerimônia, a mãe da noiva entrou na igreja com a imagem da Sagrada Família. Maiara e Rafael a receberam e, juntos, mostraram aos convidados, simbolizando a força da família, o elo maior criado por Deus, e, num ato de fé, firmaram seus votos, mostrando que, naquele momento, iniciava a família deles diante de Deus e para Deus.


Eu agradeço a Deus pela oportunidade de viver, crescer e envelhecer ao seu lado.” Rafael Rodrigues

Luiz Paulino e Marilene Barboza

Rafael entra acompanhado de sua mãe, Elisa Joana

Participação das daminhas Maria Júlia e Melyssa Nascimento e dos pajens Lucas Rodrigues e Nicolllas Mateus

Maiara é guiada até o altar por seu pai Isaías Alves da Silva xxxxxxxxxxxxxxx

Socorrinho anuncia a entrada da noiva


Noivo recebe a noiva com um olhar de amor e admiração

Rafael e Maiara ouvem atentos a pregação do Padre Dorgival Vicente

Momentos de emoção predominam durante a celebração Padre Dorgival Vicente ministra cerimônia e abençoa Maiara e Rafael

Maiara e Rafael em momento romântico

A cerimônia religiosa foi marcada por vários momentos de emoção, principalmente pela pregação do Padre Dorgival Vicente, que, através das palavras do Senhor, abençou a união entre Maiara e Rafael, enfatizando a importância do amor, da cumplicidade, do respeito e da dedicação de um para o outro nesta nova etapa de vida. Sempre criativos e dinâmicos, ao final da cerimônia, o casal optou por uma saída não convencional. A tradicional chuva de arroz foi substituída por uma “chuva de balões do desejo”, na qual os convidados soltavam balões brancos em homenagem aos noivos, simbolizando os desejos de boas energias sendo enviadas aos céus para o casal. Com cerimonial de Fillip Miranda, os noivos recepcionaram os convidados após a cerimônia religiosa, no Itabaiana Clube, com um elegante jantar. O local também foi decorado por Lily Gouveia, que deu

ao ambiente um ar romântico e moderno, e a iluminação ficou a cargo de Júnior Produções. Felizes e apaixonados, Maiara e Rafael protagonizaram a primeira dança - como casados - embalados pela música “A Thousand Years”, de Cristina Perri, um dos momentos mais aguardados da noite, principalmente para os pais Isaias Alves da Silva e Marilene Barboza da Silva (noiva), e Luiz Paulino e Elisa Joana (noivo). O buffet, bastante variado, teve entradas de canapés, tarteletes, salgadinhos finos e também uma ilha de frios. No jantar, foi servido arroz caramelizado, salada tropical e salmão, preparados pela empresa DG Gourmet. Para adoçar o paladar dos convidados, teve doces finos, além do bolo, que levou a grife da cake designer Maria Helena Moura.


Alegria e descontração do casal durante a cerimônia

A vida une as pessoas certas no momento certo. Que bom que nosso destino é estarmos juntos.” Maiara Barboza

Momento em o noivo lê os votos e diz o sim a Maiara

Cibele Leão - Humberto Arruda - Amanda Galdino - Kadu Martins - Bernardo Leite Petrúcio - Ceres Leão da igreja, assinada por Lily Gouveia, da Uniflor Beleza e Medeiros requinte na decoração

As promessas de uma vida a dois

Casal com o símbolo da Sagrada Família

Os primeiros passos de Rafael e Maiara como casados


O casal com padrinhos e madrinhas

Os noivos com os padrinhos de Maiara

Peço a Deus que eles possam aproveitar intensamente todos os momentos bons e superar, unidos, os ruins. Assim se constrói um casamento duradouro e feliz!” Marilene Barboza

Com os pais da noiva, Marilene Barboza e Isaías Alves Silva

Noiva encanta convidados com sua beleza durante o evento

Com os pais do noivo, Elisa Joana e Luiz Paulino

As mulheres foram presenteadas com sandálias personalizadas da “Rasteiras da Su”. Todos os convidados receberam deliciosos bolos na caixa, chaveiros em acrílico e puderam se divertir na cabine de fotos da Click Festas. Os registros da festa foram do fotógrafo Fernando Bronzeado, e as filmagens, da empresa 3 EFE Filmes. “Queremos agradecer, primeiramente, a Deus que nos permitiu viver um momento tão especial em nossas vidas, aos nossos pais, padrinhos e a todos os convidados que dividiram conosco essa tão noite inesquecível”, declarou o Rafael. “Para o futuro, pretendemos solidificar ainda mais nossa união com os frutos da nossa união, que são os nossos filhos, e viajando e se divertindo para celebrar nosso amor”, comentou a noiva. O amor e a sintonia do casal encantaram a todos


Maiara e Rafael com padrinhos e madrinhas

O casal leadeado por padrinhos e madrinhas

“Chuva de balões brancos” marca a saída de Maiara e Rafael Em noite especial, 280 convidados prestigiam matrimônio do casal

Saída dos noivos da igreja Nossa Senhora da Conceição

Noivos com Raisha Meneses e Marlon Barboza

Rafael Rodrigues e Maiara Barboza com o padre Dorgival Vicente


Maiara e Rafael agradecem a presença dos convidados

Noivo presenteia a noiva

Convidados celebram união com festa no Itabaiana Clube Durante a festa, noivo surpreende a noiva com rosas e colar de pérolas

Maiara e Rafael na mesa do bolo, assinada por Maria Helena Moura

Maiara e Rafael brindam a união ao lado dos seus pais

O beijo e o brinde dos noivos ao amor que os une


O grande momento da primeira valsa do casal

A alegria do casal na pista de dança

Que essa nova história que eles estão construindo juntos seja repleta de amor e cumplicidade por muitos e muitos anos.” Elisa Joana Rodrigues

Maiara joga o buquê para as convidadas

Hora de Rafael jogar a caixa do whisky para os amigos

Descontração do casal no final da festa

Durante a festa, Rafael surpreendeu Maiara ao presenteá-la com um lindo colar de pérolas em comemoração ao aniversário da noiva. E não faltou animação na festa. Para agitar a noite e os convidados, as bandas Beleza Pura e Beto Movimento tocaram diversos estilos musicais que não deixou ninguém parado. A pista de dança foi animada até os primeiro raios de sol surgirem. Para selar esse momento único de suas vidas, o casal foi para Buenos Aires passar lua de mel. Eles escolheram esse destino por acharem a cidade romântica. O casal visitou pontos turísticos importantes, como o Obelisco, os estádios de futebol La Bombonera, e o Monumental de Núñez, casa do River Plate; e a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina. Beto Movimento agita os convidados


TUMOR ÓSSEO

*Por André Luis Siqueira

T

Conheça mais sobre essa rara patologia

odos os dias questões como essa são levantadas na área da saúde. É notável que grande parte dos pacientes - e mesmo alguns profissionais dessa área - não sabem muito a respeito deste tipo de lesão óssea, então, com essa matéria, pretendo apresentar ao leitor uma rápida introdução a esse tão raro tumor. Sabe-se que o tumor ósseo responde por apenas 2% a 3% de todas as neoplasias no nosso corpo, mas a raridade não significa que devemos esquecê-lo. O grande problema é que, em sua grande maioria, ele não apresenta sintomas inicialmente, atrapalhando e até retardando o diagnóstico e o tratamento. Em alguns casos, a dor seria seu sintoma principal, e em outros, um crescimento rápido, acompanhado de perda de movimentos, chama a atenção do médico generalista para a possibilidade de ser algo neoplásico. FAIXA ETÁRIA Tais tumores podem atingir pacientes em todas as faixas etárias, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos. Cada idade possui seu grupo de tumores específicos e características próprias, fazendo com que cada tipo tenha o tratamento de maneira mais particular possível. A localização mais comum seria os ossos da coluna vertebral, principalmente na população adulta e idosa. O prolongamento da expectativa de vida vem também acompanhado do aumento das doenças neoplásicas, e o câncer ósseo não é diferente. Com o crescimento do número de pacientes portadores de metástases ósseas, antes um problema relacionado a tratamento cirúrgico, hoje utilizamos dos mais diversos materiais e técnicas modernas na reabilitação. EXAMES ESPECÍFICOS Atualmente, há um desenvolvimento de novos métodos de imagem, como a ressonância magnética que, associada ao contraste, nos dá substrato adequado ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento das lesões ósseas. Radiografias e tomografias também são importantes nos casos dos pacientes que nos procuram para acompanhamento de suas lesões. Modernas técnicas de biopsia óssea são usadas, evitando exposição inadequada do paciente e desconforto desnecessários, aumentando a chance de resultados adequados e corretos pela anatomopatologia. TRATAMENTO Nas últimas décadas, vimos o desenvolvimento de novas drogas quimioterápicas ajudando também no tratamento dos tumores ósseos, diminuindo de maneira global a mortalidade deste grupo de pacientes, como também o desenvolvimento da radioterapia, importante para controle local e prevenção de recidivas. Hoje, temos usado um dos mais diferentes arsenais cirúrgicos, lançando mão de técnicas diversificadas e inovadoras, como o uso de osso transplantado, ou congelamento do próprio tumor e reimplante do mesmo, com resultados animadores. O material desenvolvido sofreu inúmeras inovações com endopróteses mais resistentes, adaptáveis e com uma maior segurança para o paciente, seja qual for sua faixa de idade. Devido a sua raridade, os tumores ósseos podem passar despercebidos, mas o conhecimento de sua existência sempre deve estar na gama de possibilidades de todo médico e seu diagnóstico o mais cedo possível aumenta consideravelmente sua chance de cura.

Foto: Shutterstock

*André Luis Siqueira Ortopedista e traumatologista - CRM 6207; Membro da Sociedade brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Especialista pelo Hospital do Câncer de Pernambuco em Tumores Felowship Istituto Rizzolli – Itália; Oncologista musculoesquelético do Hospital Napoleão Laureano Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

50


AUTOESTIMA

*Por Mayara Almeida

E

u faço algumas (ou muitas) atividades ao mesmo tempo. Vivo tendo ideias para melhorar o que já faço e buscando inspirações. Mas como você consegue? Eu me autorizo “paradas saudáveis”, que me permitem um resultado satisfatório nos projetos que me envolvo e ainda outras atitudes que divido agora e que também podem te ajudar:

• Respeitar a si mesmo Se você marcou um compromisso às 8h da manhã, precisa estar lá. No entanto, percebe que acordou ainda indisposto e com muito sono? Da próxima vez, marque em outro horário. Descubra seus limites e respeiteos.

• Fazer o que é possível

• Ter um hobby

Sabe quando temos muitas ideias fantásticas e partimos para ação? Então, o importante é questionar se aquilo se encaixa na vida e rotina atual sem prejuízos ao que já funciona.

Organizar um tempo para o lazer é fundamental para ficar mais leve e conseguir os seus objetivos - faça algo que divirta, te faça sorrir e alivie o cansaço/estresse.

• Dizer não

• Cuidar de você

Se perceber que exagerou, volte atrás e reorganize as ideias. Diga não, para o que não cabe no momento, e siga em frente, consciente de que é a melhor opção.

Faça a sua parte, no que for possível, referente aos cuidados emocionais. Se o desleixo acostuma, ficar de bem consigo também acostuma. Acredite!

• Pedir ajuda

• Cultivar amizades

Se precisar, peça ajuda. Todos precisamos dividir e delegar funções no dia a dia para dar conta das responsabilidades.

Tenha pessoas com quem você possa se abrir, desabafar e até mesmo pedir conselhos.

• Ver menos impedimentos e mais desafios

• Ter planos para o futuro

Se algo não der certo (e o mundo gira, portanto, isto pode acontecer com todos), observe bem se a situação está mesmo finalizada ou se, vendo por outro ângulo, há saída. Geralmente, há sim, outras opções.

Começar e terminar algo é essencial para você saber que é capaz de ir para o próximo desafio. Faça planos possíveis para o momento e, aos poucos, vá permitindo-se subir degraus importantes.

Fotos: Shutterstock

*Mayara Almeida

52

Psicóloga Clínica / Psicanálise – CRP 13/5938; Especialista em Gestão de Pessoas; Membro do grupo de escritores Sol das Letras (João Pessoa/PB); Autora e colaboradora dos livros: Cuidando do Ser Humano – Prevenção (2015), No Compasso do Amor (2014), Cuidando do Ser Humano - Diversidades (2014), Entre Nós e Laços (2013), Psicanálise e Clínica com Bebês: Sintoma, Tratamento e Interdisciplina na Primeira Infância (2010). Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


EXAMES DE ROTINA

*Por Talvane Sobreira

Fotos: Shutterstock

E

xames de rotina podem evidenciar lesões que, muitas vezes, estão “silenciosas”, ou seja, não existe sintomatologia, como dores, inchaços ou qualquer desconforto. Muitas pessoas negligenciam visitas ao seu dentista, como rotina, porque acham que a boca não é um problema de saúde ou não podem deflagrálos. Sendo assim, os pacientes nos procuram e, por acaso, achamos lesões que atingem dimensões muito maiores que o imaginado, porque o crescimento foi lento, indolor e profundo, demandando tratamentos muito invasivos e comprometedores. Existem ainda profissionais de outras áreas que opinam e insistem em exercer uma prática que não lhe é corriqueira, induzindo pacientes a tratamentos que são incompletos ou deficientes, o que só atrapalha o desempenho do profissional especialista. Por isso, o exame de rotina pode ajudar a diagnosticar, o mais breve possível, lesões que possam estar presentes sem que o portador a perceba. Exames simples, como o clínico, seguido de RX ou tomografias, ajudam a detectar doenças no início do seu desenvolvimento, assim como também a preveni-las. Dependendo do tipo da lesão, outros exames podem ser solicitados, como ressonância nuclear magnética e ultrassonografias, caso haja necessidade. Portanto, não deixe que o tempo o surpreenda. Agende uma consulta e faça uma revisão periodicamente ao seu dentista para que, cedo, possam ser diagnosticados problemas que podem ser resolvidos a tempo.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262; Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons;

54

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

GENGIVOPLASTIA

* Por Dácio Lima e Fernanda Gonçalves

Q

Foto: Site dmcgroup.com.br

uem acha que o sorriso se limita aos dentes, está muito enganado. Toda a boca requer cuidados de quem deseja ter uma boa saúde bucal, além de melhoras estéticas no sorriso. As gengivas também são uma parte importante na busca pelo sorriso perfeito, por isso, já existe um procedimento cirúrgico para remodelá-las. A gengivoplastia, técnica utilizada na correção de gengivas, é um procedimento que pode ser feito com finalidade terapêutica e também pode ser usada para dar melhores resultados estéticos antes de colocar facetas, coroas ou pontes. Há pacientes que têm a gengiva desalinhada por excesso de tecido gengival, e isso compromete a estética anterior, além de interferir na saúde periodontal em torno dos dentes, pois, sempre que temos aumento de tecido gengival em torno dos mesmos, temos maior retenção de placa bacteriana.

58

No passado, a gengivoplastia era realizada com bisturi, e, consequentemente, seria necessário suturar (dar pontos), o que levava a uma recuperação mais demorada e dolorida. Como nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor aos nossos clientes, adquirimos o Thera Lase Surgery da marca DMC, um laser infravermelho de alta potência (até 4,5W) para cirurgias em tecidos moles (como gengiva), preservando os tecidos adjacentes. Outra vantagem da cirurgia feita a laser é que ele promove o corte e a hemostasia (parar de sangrar), ao mesmo tempo, sem a necessidade de suturas. Com todas essas vantagens, a gengivoplastia se tornou um procedimento rápido e com uma recuperação tranquila. O laser também pode ser usado no tratamento de aftas, diminuição de edemas, doença periodontal, no alívio da dor e em vários outros procedimentos que trazem mais conforto para o paciente.

*Dácio Lima Gonçalves Júnior CRO: 3467 - PB

*Fernanda de C. Miranda Gonçalves CRO: 3843 – PB Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

COLUNA

*Por Emerson Magno

A

dor lombar é uma das principais queixas dos pacientes que procuram atendimento médico, em consultórios, e um fator importante de incapacidade. Exerce impacto negativo emocional, nas relações sociais e na capacidade de trabalho de milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 80% das pessoas sofram com dores na coluna, durante algum momento de suas vidas, e 15% a 20% desenvolverão dores crônicas. A lombalgia e a cervicalgia são sintomas com causas e mecanismos diversos. A dor pode se originar de qualquer uma das partes da coluna vertebral, uma estrutura complexa constituída de músculos, tendões, ossos, discos intervertebrais e nervos. Problemas ou irritações, em qualquer uma dessas estruturas, podem causar dores localizadas na coluna lombar ou cervical, ou que irradiam para outras partes do corpo. A maioria dos casos de dores na coluna vertebral não necessita de tratamento de urgência. No entanto, as dores relacionados aos traumas requerem avaliação médica ou quando acompanhadas dos seguintes sintomas: incontinência urinária, fraqueza ou formigamento nas pernas ou braços, febre e calafrios, perda de peso sem explicação, ou dor abdominal intensa. Esses casos devem ser investigados para descartar problemas mais sérios, como tumores, infecções na coluna, fraturas ou hérnias de disco extensas. O manejo das patologias na coluna é multidisciplinar e envolve diversas modalidades terapêuticas. Para ser efetivo, o tratamento deve incluir fisioterapia, acompanhamento psicológico, mudanças no estilo de vida e uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Quando a dor se torna crônica ou não apresenta resposta à terapêutica inicial, o uso de procedimentos intervencionistas para dor deve ser considerado.

60

*Emerson Magno de Andrade Neurocirurgião | CRM-PB 6215 Doutorando em Neurologia - USP Especialização em Neurocirurgia Funcional e Dor - USP Pós-graduação em Neuro-Oncologia – Beneficência Portuguesa/SP Título de Especialista em Neurocirurgia

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos: Shutterstock

CIRURGIA GENGIVAL

*Por Drª Aline Amorim e Drª Mariângela Araújo

É

Fotos: Planejamento/Acervo Médico

comum preocupar-se com a aparência do seu sorriso, afinal, ele é seu cartão de visita. Seja por questões de estética ou de saúde, um sorriso bonito garante sempre uma primeira boa impressão. A Cirurgia plástica gengival é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso e/ou correção dos desalinhamentos gengivais, que resulta em uma grande harmonia do rosto e do sorriso. Utilizamos o Planejamento Digital do Sorriso – DSD (Digital Smile Design) para determinar a necessidade da plástica gengival. O planejamento consiste na obtenção das informações precisas sobre o desenho do sorriso, formato dos dentes e face do paciente através de fotografias, vídeos e discussão com o corpo clínico sobre os seus anseios. A cirurgia plástica é realizada no consultório odontológico, sob anestesia local. Trata-se de um procedimento cheio de encanto, de contornos delicados e que promete um belíssimo resultado estético personalizado.

62

*Drª Aline Amorim

*Drª Mariângela Araújo

Odontóloga – CRO 4518/PB; Especialista em Prótese Dentária – COESP/PB; Aperfeiçoamento em Estética em Prótese Fixa – ABO/RN; Pós-graduação em Prótese sobre Implante - ILAPEO/PR

Odontóloga – CRO 4513/PB; Mestre em Ciências Odontológicas - UFPB; Especialista em Periodontia com ênfase em Manipulação de Tecido Mole - COESP; Pós-graduanda em Implantodontia - COESP

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Casal celebra uni茫o com cerim么nia intimista para amigos e familiares


Pai do noivo e mãe da noiva entram no Mosteiro de São Bento

Noivo entrou acompanhado da mãe Maria das Mercês de Miranda

Lívia Braz e Carlos Eduardo Miranda em noite de sonhos Após sete anos de namoro, eles dizem “sim” no Mosteiro de São Bento

Noiva conduzida ao altar pelo pai por Cláudio Barbosa de Carvalho Hall deéentrada da festa, idealizada Renata Varandas

fotos: Ricardo Aialla

Lívia Braz de Carvalho e Carlos Eduardo Gomes de Miranda se conheceram há sete anos por meio de amigos em comum. O primeiro encontro foi em Natal, no Rio Grande do Norte, quando o noivo ainda morava por lá. Eles se apaixonaram e, depois de um tempo só conversando, decidiram namorar à distância. Para a felicidade do casal, após um ano de namoro, Carlos Eduardo resolveu fixar residência em João Pessoa. Agora, diante de Deus, celebram a decisão de se tornarem marido e mulher. A união foi celebrada no Mosteiro de São Bento, localizada no Centro da Capital, pelo diácono Eduardo Henrique. O casal preferiu uma cerimônia intimista, só para familiares e amigos mais próximos. A igreja recebeu decoração clássica, com flores brancas e toques no tom rosa

chá, com criação do florista André Luiz. O noivo entrou acompanhado da mãe Maria das Mercês Gomes de Miranda, ao som da música “November Rain”, da banda americana Guns N’Roses. Lúcia de Fátima Braz de Carvalho, mãe da noiva, usou um vestido assinado pela estilista Adriana Cruz, e entrou acompanhada do pai do noivo, José Carlos Alves de Miranda. A noiva foi conduzida ao altar pelo pai, Cláudio Barbosa de Carvalho, com clarinada e seguida da música “Ave Maria”. Lívia usou um vestido branco, clássico, com rendas, da Coleção Nova Noivas, da Glamour Noivas, e joias de Miguel Alcade. Os pequenos Bernardo Crispim Carvalho e Maria Araruna de Carvalho, sobrinhos de Lívia, foram os responsáveis por entrar com as alianças.


O carinho e a cumplicidade do pai da noiva

Diácono Eduardo abençoa a união do casal

Cerimônia é ministrada pelo diácono Eduardo Henrique Mãe e avó da noiva emocionam ao entrar com a Sagrada Família

Momento da pregação do diácono Eduardo Henrique

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando a mãe e a avó da noiva, respectivamente Lúcia de Fátima Braz de Carvalho e Maria Materna Correia Braz, entregaram aos noivos uma imagem da Sagrada Família e um quadro com as bênçãos do Papa Francisco como forma de abençoar ainda mais a união do casal. Com cerimonial de Fillip Miranda, o casal recebeu os convidados na Casa Roccia. O Buffet foi preparado pela própria casa de recepções, com canapés variados, grissinis, mix de grãos, coquetel volante, finger foods, ilha de frios, coquilles de frutos do mar, penne ao molho de filé com shitake, risoto de limão siciliano e camarão e ravioli de mussarela de búfala ao molho de tomate pellati. O bolo levou a grife pela cake designer, Maria Helena Moura, os doces também foram feitos pela Casa Roccia, e os bem-casados da Rochelle. Entrada da avó e da mãe da noiva na igreja para a finalização da cerimônia


Felipe Amorim, amigo de infância da noiva, toca “Amigos para Sempre”

Lívia se emociona com a homenagem do amigo

Kadu é meu porto seguro, meu grande companheiro. Louvo e agradeço a Deus pelo homem maravailhoso que Ele reservou para mim.” Lívia Braz

Após o sim e a troca de alianças, Kadu beija a mão de Lívia

Foram frequentes os gestos de carinho, entre o casal, durante a cerimônia

Casal com os avós maternos da noiva, Pedro e Maria Materna Braz

Decoração da igreja assinada pelo mestre André Luiz

Saída dos noivos da igreja


Casal recepcionam convidados na Casa Roccia

Amigos e parentes comemoram a nova fase de Lívia e Kadu Convidados são recepcionados com buffet especial na Casa Roccia

Lívia com seus irmãos Cláudio Filho e Carlos Eduardo e suas cunhadas Nara e Raquel Carvalho

Carlos Eduardo com as irmãs Sandra e Karina Miranda

Lívia com os pais Lúcia de Fátima e Cláudio Carvalho


Brinde dos pais a nova etapa do casal

Hora de partir o bolo, assinado por Maria Helena Moura

Lívia é um anjo repleto de luz e alegria que Deus enviou para iluminar a minha vida. Hoje, não tenho dúvidas de que ela é minha alma gêmea.” Kadu Miranda

O beijo carinhoso dos irmãos da noiva

Os convidados receberam de lembrança do casamento sandálias personalizadas pela empresa Rasteira da Su e deliciosas palhas italianas feitas pela MV Confort Food. O casal dançou a valsa ao som da música “O Que É Que Tem”, da dupla sertaneja Jorge e Mateus. A alegria e a descontração da festa foram registradas pelo fotógrafo Ricardo Aialla, e as filmagens pela equipe de Jonas Produções. A festa, que foi até o dia amanhecer, teve animação do DJ Vilarim e da Banda Beto Movimento. O clímax da festa aconteceu com a participação da Escola de Samba Malandros do Morro, que levou os convidados à pista de dança, com hits carnavalescos de sucesso. O casal passou a lua de mel no Peru, visitando Lima, Cusco e Machu Picchu. A escolha foi em virtude da riqueza cultural do país, que tem lindas paisagens e gastronomia famosa.

Vestido da noiva foi da Glamour Noivas

Noivos com daminhas e pajens

Padrinhos dos noivos


Casal dança a valsa ao som da música “O que é que Tem”

Hora de entregar o buquê a sortuda da noite

Festa ganha clima carnavalesco com Malandros do Morro Convidados caem na pista de dança com muito frevo e serpentina

Noiva ao lado das primas Isabelle, Larissa, Cybelle e Laís Braz

Lívia e Kadu em clima de romance

Familiares agitam os convidados com o “Bloco Livinha e Kadu”

Lívia celebra ao lado das amigas

Casal entra em clima carnavalesco


Rua Juvenal Mรกrio da Silva, 981 . Joรฃo Pessoa . PB . Tel.: 3576-7646 . WhatsApp.: 99114-0606 www.spotshoes.com.br

/spotshoes

/spotshoesjp

spotshoes.blog.br


HÉRNIA DE DISCO

*Por Jailson Ferreira e Patrícia dos Anjos

A

região cervical é a parte mais móvel da nossa coluna vertebral e possui uma conexão direta e indireta com diversas áreas do corpo, como a cabeça, ombros, escápulas, caixa torácica e outras regiões, como a coluna lombar. As hérnias de disco na região cervical causam dores no pescoço e nas proximidades, acompanhadas de tensões ou espasmos musculares, dores de cabeça, tontura, náuseas e limitação dos movimentos do pescoço. Quando a hérnia comprime raízes nervosas, as dores podem se estender para os membros superiores. São as chamadas dores irradiadas, que podem vir acompanhadas de formigamento até os dedos, dormência e perda de força. Como por exemplo, dificuldade para segurar uma sacola, um livro ou até um copo com água.

O QUE É A HÉRNIA DE DISCO? A palavra hérnia significa projeção ou saída, através de um orifício ou fissura, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é uma espécie de amortecedor fisiológico da nossa coluna, que absorve os impactos. No centro do disco há o núcleo pulposo, que é uma espécie de gel responsável por esse amortecimento. A saída desse gel através de uma fissura no anel fibroso (a cartilagem que envolve o núcleo pulposo) forma a hérnia de disco.

COMO PREVENIR OU TRATAR? Em primeiro lugar, cuide da sua postura em todos os momentos do dia. Mantenha a coluna ereta e evite ficar com a cabeça anteriorizada. Se tiver dificuldade para isso, procure um fisioterapeuta especializado em Reeducação Postural Global (RPG) ou Pilates, principalmente se você já tem histórico familiar de dores na coluna. Se o problema já estiver instalado, o tratamento deve ser conduzido por médicos e fisioterapeutas especializados em coluna vertebral. Os médicos irão prescrever o tratamento medicamentoso e a acupuntura. E na fisioterapia especializada serão utilizadas técnicas como tração da coluna cervical, fisioterapia manual e exercícios de estabilização para fortalecer os músculos mais profundos do pescoço. Depois do tratamento, recomenda-se que a manutenção seja feita no Pilates, com exercícios específicos.

As hérnias de disco cervicais podem estar relacionadas com a má postura (projeção da cabeça para frente) ao trabalhar, assistir TV, ou durante o uso do smartphone, tablet, celular e computador. Também pode ter relação com o sedentarismo, movimentos repetitivos, estresse, fatores genéticos e congênitos.

*Larissa de Paula Araújo Fotos: Shutterstock

Fisioterapeuta - CREFITO 136280-F

72

*Jailson Ferreira Fisioterapeuta - CREFITO 50.901-F

*Patrícia dos Anjos Fisioterapeuta - CREFITO 144.634-F Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Kadu Martins


IMPLANTES DENTÁRIOS

*Por Aníbal Henrique B. Luna

É

da natureza humana buscar por soluções que sejam práticas, rápidas e, de preferência, mais baratas. O grande problema é que durante essa busca, nos deparamos com serviços oferecidos que não correspondem às nossas expectativas. Por exemplo, ao buscarmos adquirir uma casa, é necessário não somente considerar o seu tamanho ou número de cômodos, mas a sua vizinhança ou itens de conforto que essa casa proporciona. Nesse caso, a ausência de conhecimento imobiliário pode nos levar a cometer um erro que pode nos levar, como diz o ditado popular, “a cair no conto do vigário” e acabar pagando mais caro depois. Em todos os aspectos da nossa vida, a situação é similar, inclusive na área da saúde bucal. No Brasil, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano. Cerca de um terço deles é produto de pirataria. Esses dados pertencem a um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar – Abimo, também veiculadas em jornal de circulação nacional (Colucci, C. Um terço dos implantes dentários do país é produto de pirataria. Folha de São Paulo, 23 fev. 2015, Equilíbrio e Saúde).

Os implantes piratas apresentam imperfeições que os tornam mais vulneráveis à infecção, desadaptações, e, consequentemente, insucesso. Mesmo implantes genuínos apresentam diferenças em desempenho clínico, decorrentes do tipo de tecnologia empregada por cada fabricante. É muito importante que o paciente se informe acerca do profissional responsável pelo seu tratamento. Na dúvida, também é importante conseguir informações acerca dos produtos empregados. Depois, é só abrir o sorriso!

Fotos: Shutterstock

*Aníbal Luna

74

Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 3.041; Professor Adjunto da Disciplina de Cirurgia I da UFPB; Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela FORP/USP; Mestre e Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial pela Unicamp; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial; Revisor do International Journal of Oral and Maxillofacial Implants; Membro da Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen Foudation; Vice-Coordenador da Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial da UFPB; Coordenador do Aperfeiçoamento em Cirurgia Bucal da Associação Brasileira de Odontologia/PB Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


OBESIDADE

CENTRO GASTROBARIÁTRICO DA PARAÍBA Centro especializado no combate à obesidade *Por Ricardo Cruz e Adriano Dias

A

obesidade é uma doença crônica e progressiva, caracterizada por um acúmulo de gordura além do normal (até 20%). Ligada diretamente aos fatores genéticos, ambientais e físicos/ comportamentais, a doença é classificada em graus segundo seu peso e altura pela regra IMC (Índice de Massa Corporal). Independente do seu IMC, a obesidade se agrava com a predisposição e o aparecimento de doenças associadas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono, doenças ósseas e articulares, câncer, dislipidemias e outras. Foi pensando na necessidade de criar um espaço multiprofissional especializado no atendimento ao público com doenças do aparelho digestivo, que os doutores Ricardo Ribeiro Magalhães Cruz e Adriano Dias Trajano abriram em sociedade o Centro GastroBariátrico da Paraíba. Propondo um atendimento multiprofissional diferenciado, responsável e atualizado em um espaço adequado para tal, o Centro, que oferece atendimento de segunda à sexta em horário comercial e especial, atende consultas médicas de doenças do aparelho digestivo,

76

cirúrgicas do aparelho digestivo, obesidade e cirurgia bariátrica e/ou metabólica (cirurgia para o diabetes mellitus tipo 2), além de oferecer atendimento especializado em Psicologia e Nutrição nos distúrbios digestivos, obesidade e pré e pós operatório de cirurgia bariátrica. A cirurgia bariátrica (barros = peso, atrius = tratamento) é a cirurgia que controla a obesidade, fazendo perder peso e mantê-lo pelo maior tempo possível, melhorando assim a sua saúde e a qualidade de vida, controlando as doenças associadas, e levando o paciente ao retorno de suas atividade físicas e pessoais que, muitas vezes, deixam de ser praticadas devido à obesidade. A cirurgia propõe uma mudança no tubo digestivo por varias técnicas chamadas de Restritivas (Sleeve), Disabsortivas e Mistas (By Pass), e esta escolha deve ser individualizada e adequada, conforme as necessidades do paciente. Com uma equipe composta por dois cirurgiões digestivos e bariátricos, três psicólogos, dois nutricionistas, um preparador físico, um endocrinologista e um cirurgião plástico, o Centro trabalha também com reuniões clínicas multiprofissionais de orientação e suporte ao paciente e seus familiares.


A clínica conta com uma recepção ampla, uma sala de espera com móveis adequados e próprios para o público alvo, duas salas de consultório também adequados para o atendimento e exame clínico destes pacientes, uma sala de atendimento multiprofissional, banheiro privativo e sala de triagem. Além de vasta experiência, a equipe do Centro GastroBariátrico da Paraíba está em constante desenvolvimento para assimilar as técnicas mais modernas em cirurgia da obesidade e oferecer soluções apropriadas para cada caso. No Centro, o paciente é tratado de forma individualizada e humanizada, recebendo um acompanhamento amplo, que inclui avaliações clínicas, nutricionais e suporte psicológico. O Centro possuí qualificação técnica e as credenciais necessárias para a realização de procedimentos cirúrgicos com eficiência e segurança. *Dr. Ricardo Ribeiro M. Cruz CRM-7209PB / Médico FMFUABC 1988 Especialista em Cirurgia Geral pela FMFUABC Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo - (CBCD) Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - (SBCBM) Médico Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo Cooperado Unimed/João Pessoa

*Dr. Adriano Dias Trajano CRM-5399 / Médico UFPB Especialista em Cirurgia Geral e mestre em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Júlia Lima

Alana Alves

Renate Liberal

Ana Cecília Negócio

Melo Kids reúne clientes em noite festiva na Trianon Kids Aldenora e Juvanila Melo realizam desfile e apresentam nova coleção fotos: Oriel Farias

Arhur, Thiago, Pâmela e Helena Guerino

Arthur Cassiano e Caio Anderson Celestino

Tayla e Cauã Bonifácio

A Melo Kids inovou ao apresentar sua nova coleção de moda infantil. Em clima de brincadeira e confraternização, 45 dos pequenos clientes da loja se transformaram em modelos mirins por um dia e fizeram questão de mostrar seus looks preferidos da nova coleção da loja, que conta com as marcas Precoce, Miss Cake, Vic e Vick, Infanti, Cativa, Ogochi, Crawling e Paraíso. Organizado pelas proprietárias Aldenora e Juvanila Melo, o evento, que aconteceu na Trianon Kids, contou com decoração de Jô Art Festas e foi inspirada na diversão das cores alegres do Verão. Para realizar uma noite inesquecível para a criançada, a Melo Kids contou com o apoio de uma equipe de profissionais super capacitada. O som e a iluminação do local ficaram por conta de André Loyola. Já a equipe de Helena Cabeleireira cuidou do cabelo e maquiagem das crianças, que se divertiram com a ideia de se tornarem estrelas desta grande festa, inclusive os papais e mamães marcaram presença e fizeram questão de participar deste momento. A noite foi animada pelos atores da “Olha Eu Aqui Festas”, que também desfilaram com suas fantasias ao lado dos pequenos. E, como toda criança adora doces, a Polybalas ficou responsável pelas guloseimas da festa. O evento também contou com brindes que foram destribuídos por Regina Benjamin, represetante da Cativa. Com um clima descontraído e divertido, o evento ganhou destaque por sua irreverência: “Toda criança já sonhou em ser modelo, então resolvemos fazer uma brincadeira e realizar isso. Eles se divertiram muito desfilando e posando para as câmeras”, comenta Juvanila Melo.


Brenda Egypto

Isabela Brito

Larissa Almeida

A Melo Kids é um sonho realizado, e o desfile foi uma noite especial planejada com muito carinho para as nossas estrelas!” Aldenora Melo

Aldenora Melo - Nara e Lara Egito - Josélia Soares - Juvanila Melo

João Matheus Benjamin

Cecília Valeska e Ana Júlia Bernardino

As anfitriãs Aldenora e Juvanila Melo

Arthur Guerra


DIASTEMA

*Por Bianca Ramos

A

procura, cada vez mais frequente, por padrões ideais de beleza corporal e facial vem contribuindo também para um crescente desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos, na odontologia, que atendam às elevadas exigências dos pacientes no que se refere a estética bucal. Um dos tratamentos bastante procurados, hoje em dia, é com relação ao Diastema, que é compreendido como a ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos. Quando este espaço está localizado entre os dentes anteriores, gera um resultado estético insatisfatório, podendo marcar negativamente a aparência de um sorriso. No entanto, a presença de diastemas é considerada normal e frequente em uma fase do desenvolvimento (dentição decídua e mista), nesta etapa a incidência de diastemas chega a 97%. É de responsabilidade do clínico analisar cada caso individualmente, para determinar se os mesmos fecharão espontaneamente durante o desenvolvimento normal, ou se existe alguma probabilidade da sua persistência. CAUSAS DO DIASTEMA Conhecer a etiologia dos diastemas é indispensável para se realizar um correto diagnóstico e seleção do plano de tratamento ideal para cada caso. Só desta forma será possível obter resultados previsíveis e satisfatórios. Os diastemas podem ser congênitos ou adquiridos, sua etiologia compreende vários fatores. As causas dos diastemas estão corriqueiramente relacionadas a anomalias de tamanho e forma dos dentes. Dentre as causas que podem contribuir para o aparecimento dos diastemas pode-se destacar o freio labial persistente, hábitos nocivos, fusão imperfeita da linha média, agenesias, dentes supranumerários, odontomas, dentes excepcionalmente pequenos, hábitos prejudiciais, entre outras.

“Diastema é compreendido como a ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos.”

80

OPÇÕES DE TRATAMENTOS: Atualmente, a odontologia oferece várias alternativas para se alcançar um sorriso esteticamente aceitável e harmonioso. Como opções, para resolver o diastema, podemos citar: • Manter o diastema (muitas pessoas os consideram um charme, podemos destacar Madonna, Brigitte Bardot, Georgia Jagger, são algumas famosas que o apresentam e não se importam com isso); • Iniciar um tratamento ortodôntico que movimente os dentes e feche o diastema; • Restauração direta ou indireta com resina composta; • Confecção de Lentes de Contato ou Facetas de porcelana; • Realizar um trabalho de prótese fixa ou substituição dos dentes por implantes (adultos somente e como última indicação). Podemos considerar que o diastema é um problema estético frequentemente encontrado e é de etiologia multifatorial. Por isto, é importante realizar um estudo criterioso de cada caso, ressalvando que para existir sucesso no tratamento é indispensável eliminar o fator etiológico, de forma a evitar uma futura recidiva do mesmo.

*Bianca Ramos Odontóloga - CRO 5238; Graduada pela UNIPÊ/PB; Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor CINTEP/PB; Cursando Especialização em Implantodontia UNIPÊ/PB

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


TRANSTORNOS MENTAIS

Um dos transtornos mentais mais presentes da atualidade acomete

11% da população

*Por Charlles Lucena, HeydrichVirgulino e Rafaella Nóbrega Braga

A

Fotos: Shutterstock

o longo de toda nossa vida, nos deparamos com obstáculos, dificuldades e contratempos que podem nos deixar momentaneamente tristes. Quando são intempéries relacionadas aos nossos familiares, como a perda de um ente querido, há então prolongamento da tristeza e do sofrimento. Trata-se de uma reação absolutamente normal e fisiológica que atinge nossas emoções intensamente, sem, no entanto, termos algum tipo de prejuízo no nosso relacionamento com amigos, no seio familiar, desempenho no trabalho, etc. Quando essa tristeza passa a nos impedir de exercer nossas atividades cotidianas com a mesma capacidade e está associada a alterações do sono (especialmente insônia), diminuição do apetite, perda do prazer nas atividades diárias que, antes, nos faziam bem, pessimismo quanto ao futuro e dores difusas pelo corpo, com duração mínima de 14 dias, podemos estar diante de um quadro de depressão A doença é um dos transtornos mentais mais prevalentes da atualidade, acometendo em torno de 11% da população, sendo duas vezes mais comum nas mulheres do que em homens. É uma enfermidade grave, por vezes recorrente, e que ajuda a desestabilizar, não só quem sofre desta condição, mas também toda a família. A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, em 2020, essa doença do humor assumirá o primeiro posto dentre as enfermidades mais incapacitantes do mundo. Em que pese à gravidade da doença, esta pode ter pleno controle com os tratamentos em vigor, desde a Psicoterapia até o uso de medicações, que, atualmente, contam com excelente eficácia, com o mínimo de efeitos colaterais. Contudo, mesmo com as atuais possibilidades terapêuticas, ainda é decisivo para o adequado controle da depressão o diagnóstico precoce, impedindo que a doença se desenvolva e prolongue o sofrimento do paciente. Postergar o início do tratamento pode agravar ainda mais o quadro clínico, com piora da qualidade de vida e eventual risco de suicídio. Diante deste cenário, faz-se necessário realizar uma avaliação com o médico psiquiatra, onde o diagnóstico poderá ser dado com precisão. Todas as dúvidas, acerca da doença, também poderão ser esclarecidas pelo profissional, bem como o tratamento ideal para o caso, trazendo tranquilidade e a confiança de que a depressão poderá ser vencida, permitindo ao indivíduo voltar a sorrir e viver plenamente esta dádiva que é a vida.

82

*Charlles Lucena CRM/PB: 5882 Psiquiatra pelo HSVP - SES/DF; Professor de Psiquiatria FCM/PB; Preceptor da Residência em Psiquiatria da UFPB; Especializando em dependência química pela UNIAD/UNIFESP

*Heydrich Virgulino

*Rafaella Nóbrega Braga

CRM/PB: 6853 CRM/PB: 5805 Médica pela UFPB; Psiquiatra pela UFBA;                                               Residência em psiquiatria pela UFPE; Doutorando em Especializanda em dependência Neuropsiquiatria pela UFPE  química pela UNIAD/UNIFESP

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


CÂNCER

*Por Thiago Lins Almeida

A

prevenção é a principal ferramenta para o combate contra o câncer, porque unifica o conhecimento científico ao autocuidado. Assim, é fundamental entender o que aumenta o nosso risco para desenvolver a doença e, também, esclarecer o que é mito e o que é realmente verdade para auxílio na sua prevenção.

COMO PREVENIR O CÂNCER?

Fotos: Shutterstock

Para se proteger contra o câncer de pele, é recomendado o uso de óculos escuros, que protegem a visão e a pele ao redor dos olhos; chapéu com aba larga para proteger seu rosto, pescoço e orelhas; usar roupas com mangas e calças compridas; e aplicar protetor solar diariamente com fator de proteção solar maior que 30, diariamente, repetindo a cada duas horas e após banhos, ou suar. Lembrando que os raios solares são mais fortes entre 10h e 16h, sendo refletidos pela areia, água, neve, gelo e pavimento, durante todos os dias do ano. As vacinas também são uma forma de prevenção para alguns tipos de câncer. A vacina contra o HPV pode prevenir o câncer de colo de útero, enquanto a vacina contra hepatite B pode prevenir o câncer de fígado. Outras medidas simples também são recomendadas: eliminar o tabagismo, para reduzir o risco de câncer de boca, laringe, pulmão e bexiga, entre outros; reduzir o consumo de bebidas alcoolicas, para reduzir o risco de câncer de faringe, esôfago e fígado; e realizar uma alimentação habitual saudável, associada com a prática de exercícios físicos diários.

84

O QUE É O CHECK-UP ONCOLÓGICO? O check-up é um conjunto de exames para avaliar sua saúde e permite a prevenção ativa contra o câncer. Ele é realizado, principalmente, quando ainda não apresentamos sintomas. O objetivo é confirmar que não há a presença de neoplasia ou, caso ela exista, que seja diagnosticada em seu estágio mais inicial. O autoexame também faz parte de seu check-up oncológico. Ele pode ser realizado nas mamas, na pele, na cavidade oral e gânglios. Mesmo com o autoexame normal, é necessário realizar os exames complementares de rastreamento para capturar precocemente o câncer, aumentando a chance para cura, antes que ele cresça.

QUANDO REALIZAR OS EXAMES COMPLEMENTARES? As mulheres, após o início da atividade sexual, devem visitar sua ginecologista e mastologista para realizar o Papanicolau, e, a partir dos 40 anos, a mamografia. Os homens, a partir dos 50 anos (ou 40, caso tenha caso de câncer de próstata na família), precisam discutir com o urologista sobre o toque retal e exame de PSA no sangue, anualmente. Ambos os sexos, a partir dos 50 anos, podem fazer a colonoscopia, a tomografia computadorizada de pulmão (para os fumantes), e a ultrassonografia de abdômen associada à dosagem de alfafetoproteína no sangue (para os etilistas e portadores de hepatites virais). A realização dos exames deve sempre ser solicitada pelo médico e não substitui o exame clínico presencial realizado na consulta.

*Thiago Lins Almeida Médico Oncologista Clínico - CRM/PB 5878 Centro Paraibano de Oncologia Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fernanda de Moraes Bartolini e José Anchieta Bartolini Albuquerque oficializam união na Igreja São Francisco


A belíssima Igreja de São Francisco

Decoração da entrada da igreja encanta os convidados

Fernanda e Anchieta celebram união na Igreja São Francisco Lágrimas, homenagens e muita emoção marcam a cerimônia religiosa

José de Arimatéa e Vilza Maria Batista

Noivo entra com imagem de Nossa Senhora

Fernanda presta homenagem a sogra Eliani Bartolini de Albuquerque (in memorian)

Fernanda entra ao lado do pai, Fernando Antônio de Moraes

fotos: Danniel Victor

O momento emocionante da entrada da noiva

Fernanda de Moraes Bartolini e José Anchieta Bartolini se conheceram em 15 de fevereiro de 2006, na cidade de Guarabira, e, após quase 10 anos de alegrias, vitórias e dificuldades superadas que serviram de aprendizado, resolveram que era a hora de escrever o capítulo que define uma relação de amor: o casamento. A belíssima cerimônia, organizada pelo cerimonialista Fillip Miranda, aconteceu na Igreja de São Francisco e foi celebrada pelo Padre George Batista, por quem o casal tem uma grande admiração. Para assinar a decoração do local, Fernanda convidou sua grande amiga Mariana Lucena que optou por tons quentes em amarelo, laranja e um toque suave de salmon. As flores escolhidas, todas nobres, foram rosas, astromélia, boca de leão e tango.


Decoração de Mariana Lucena

Familiares e amigos compartilham momento de oração pela felicidade dos noivos

Padre George Batista conduz linda e emocionante cerimônia Noivos prestam homenagem para Eliani Bartolini, mãe de Anchieta

A cerimônia, marcada por momentos de emoção, foi dedicada à Eliani Bartolini de Albuquerque (in memorian), mãe do noivo. “Eu acredito que minha mãe esteve junto a mim durante a cerimônia do meu casamento. Gostaria tanto de poder ter entrado com minha mãezinha, no entanto, isso não foi possível, e entrei acompanhado de minha Mãezinha do Céu, que simbolizou sua presença física e me fortaleceu, com seu espírito, naquele instante. Contudo, tenho a certeza de que, onde quer que ela esteja, intercederá, como a minha anja protetora, por toda minha família. Mas, o Senhor Jesus permitiu que hoje eu tivesse José de Arimatéa Pereira de Albuquerque, como pai e mãe ao mesmo tempo, meu amigo e, sobretudo, conselheiro”, comenta o noivo emocionado. Em sua entrada na igreja, ao som da “Ave Maria”, o noivo levou nos braços uma imagem de Nossa Senhora e, na lapela, uma foto de sua mãe. Anchieta foi recebido no altar pela tia Maria das Dores

Albuquerque de Almeida. Ana Luísa Albuquerque, sobrinha do noivo, entrou com a pequena Ester Morais em seu carrinho cuidadosamente decorado pela tia da noiva, Maria de Fátima Morais, trazendo consigo as alianças. Todos esperavam ansiosamente o momento em que a noiva entraria, mas Fernanda surpreendeu os convidados quando, com as portas da igreja ainda fechadas, sua voz ecoou pela capela em uma homenagem à sua sogra. A noiva leu um belo texto e emocionou os convidados com suas palavras de amor e agradecimento à dona Eliani Bartolini. “O céu estava em festa, e eu pedi que ela me acompanhasse até o altar”, lembra. Conforme as portas da igreja abriam-se, Fernanda disse as palavras que marcariam a cerimônia: “E quando estas portas se abrirem, estaremos selando perante Deus a nossa união, pois Ele, com seu infinito amor, sempre nos quis lado a lado”.


AHxxxxxxxxxx felicidade de Anchieta e Fernanda contagiou a todos

Obrigada Senhor por me dar a oportunidade de construir uma família ao lado de um homem de Deus. Nosso casamento foi lindo e emocionante.” Fernanda Moraes

Ana Luísa Reis entrega as alianças aos noivos

O casal esbanjava alegria na saída da igreja

A troca de alianças do casal

O momento do beijo

Convidados festejam união de Fernanda e Anchieta


Padrinhos e madrinhas dos noivos

Hoje estamos tendo a oportunidade de construir nossa família juntos. Nosso casamento foi perfeito, igual ao idealizado em nossos sonhos.”

A foto de Fernanda rendeu ao fotógrafo Danniel Victor o prêmio de destaque internacional

Anchieta Bartolini

O pajem Rafael Leitão usou um smoking igual ao do noivo

O casal ao lado do Padre George Batista

Os noivos com as daminhas e os pajens

Ao entrar na igreja, guiada pelo pai, Fernando Antônio de Moraes Silva, Fernanda encantou os convidados com sua beleza. Usando um vestido de renda francesa, modelo slim, ela caminhou até o altar ao som da música “A Thousand Years”, de Christina Perri. Após a cerimônia, os noivos receberam os 230 convidados na Marriage Recepções, casa de festas de Joaquim Faria e Magdala Gambarra, grandes amigos do casal. A primeira valsa de Fernanda e Anchieta, ao som da música “Anjo”, do cantor Saulo Fernandes, fez os presentes se emocionarem. Por falar em emoção, Fernanda fez questão de homenagear suas tias Socorro Batista, Fátima Morais, Fernanda Santos e sua mãe, Vilza Maria Batista, que se dedicaram intensamente à organização do casamento. A Marriage ofereceu um excelente buffet aos convidados, o qual foi muito elogiado por todos.


O casal ladeado por padrinhos e madrinhas

Fernanda e Anchieta com padrinhos e madrinhas

Em noite especial, familiares e amigos prestigiam evento Casal oficializa união e celebra novo capítulo de sua história a dois

Padrinhos e madrinhas dos noivos

O casal com José de Arimatéa, Maria das Dores Albuquerque, Fernando Antônio e Vilza Maria

Anchieta e Fernanda com Luziane Bartolini, José de Arimatéa, Ariane e Isabelle Reis


Cumplicidade entre Anchieta e Fernanda

A noiva recebe o carinho dos pais

O casal ao lado do bolo suspenso

O brinde do casal com os pais

Fernanda, que é nutricionista e empresária do mercado de refeições saudáveis, não deixou passar em branco o seu cuidado com os alimentos e preparou uma surpresa para os seus convidados. Montou um Buffet FIT completo, composto por Salada Funcional de Castanhas com Goji Berry; Salpicão Light de Frango; Quiche de Palmito com Linhaça; e Torta Integral/Light de Ricota com Quinoa e Damasco. Além de uma versão do bolo, sem glúten e sem lactose, e Doces Diet. Na ocasião, os convidados também tiveram a oportunidade de experimentar os bem-casados diet, produto lançado, na ocasião, em um parceria entre Fernanda Moraes e a empresária e amiga, Jéssica Gambarra. O ponto alto da decoração foram a mesa de doces e o bolo, assinado pela cake designer Maria Helena, que, suspensos, encantaram os convidados com sua leveza e cores alegres.

Fernanda é uma joia que eu recebi de Jesus, e, na sua união com Anchieta, fui mais uma vez abençoada. Que a vida deles seja repleta de harmonia e muita luz.” Vilza Maria

Fernanda e Anchieta com irmãos da noiva, Paulo Thómas, Ana Paula Moraes e Fernando Júnior

O Palácio dos Convites, empresa paulista, ficou responsável pelos convites e pelas lembrancinhas. As madrinhas receberam uma joia em formato de coração, mini bolo personalizado, por Maria Helena, e uma caixa decorativa com bem-casados. Os padrinhos ganharam gravatas italianas, no tom dourado da decoração da festa. Já os convidados receberam caixa personalizada com doces e sandálias. Para animar a noite, o casal convidou três bandas: a Orquestra Concept, a Escola de Samba Malandros do Morro e Beto Movimento, grande amigo do noivo. E, para tornar tudo ainda mais especial, a comemoração a dois tinha que ser inesquecível. A escolha da viagem de lua de mel começou por Las Vegas, seguido por um cruzeiro pelo Caribe, no navio Oasis of the Seas, e finalizando em Miami.


Mesas suspensas para os doces e bolo contaram com acabamento das bordas em flores naturais

Marriage Recepções ganha decoração de Mariana Lucena Convidados elogiam o requinte, bom gosto e riqueza de detalhes

Peças com cristais e tons dourados foram a escolha da decoradora

Guardanapos bordados à mão pela tia da noiva, Maria de Fátima Morais

Os detalhes, minuciosamente pensados, encantaram os convidados


Sintonia entre os noivos

Aos meus queridos filhos, Anchieta e Fernanda, que Deus ilumine esse novo caminhar, jamais fazendo que o cristal que os une chegue a se estilhaçar.” José de Arimatéa

Casal dança a valsa pela primeira vez

A noiva em momento descontraído com os padrinhos

Fernanda presta homenagem à sua mãe e suas tias

Fernanda com suas primas, tias e irmã

A noiva apresenta a mesa saudável aos convidados

Buffet FIT by Cozinha Saudável Fernanda Moraes


Anchieta brinca com os amigos ao jogar a caixa de whisky

Fernanda brinca com as convidadas ao jogar o buquê de Santo Antônio

Casal convida três bandas para animar a noite de festa Momentos de descontração e baile de máscaras marcam o evento

Casal se diverte ao som da Escola de Samba Malandros do Morro

Fernanda dá show tocando percurssão

A noiva era a mais animada da festa


NUTRIÇÃO FUNCIONAL

* Por Érika Nóbrega

A

no novo, vida nova... Meta antiga! Este é o seu caso?! Se sim, pode ser que você esteja  negligenciando o fator emocional e comportamental no processo de mudança. Se todo ano você tem como meta  ter uma vida mais saudável é porque está com dificuldade em alcançar este caminho de forma definitiva. A melhor maneira de superar este desafio é reconhecer as emoções envolvidas neste processo e tratá-las de forma diferente para sair do ciclo vicioso e entrar no ciclo virtuoso.

PLANEJE SEUS MOTIVADORES Não importa quão motivado ou determinado você está, quando começa uma mudança, em algum momento, você vai passar por desafios emocionais. Tenha bem claro o porquê  de você querer mudar. O seu Nutricionista Funcional pode lhe motivar avaliando as interações entre todos os sistemas do seu corpo, promoverá ajustes metabólicos, equilibrando vitaminas, minerais e outros nutrientes.

ASSUMA A RESPONSABILIDADE Dificuldades sempre  vão existir, porém, o mais importante disso tudo é você   mudar sua postura na forma como  encara essas dificuldades. Reconhecer quais as emoções que te bloqueiam e identificar o que precisa ser mudado são os primeiros passos para mudar.

ELIMINE A FRASE “ESTOU DE DIETA”

Fotos: Shutterstock

Quando você diz que está de dieta assume uma postura 8 – 80, ou seja, ou você está ou não está de “dieta”.  O ruim deste pensamento é que não há um meio termo e, quando você sai um pouquinho da dieta,

entra no modo “não estou de dieta”; uma vez, neste pensamento, você se entrega para o “já que saí, vou aproveitar”.

SAIA DO AUTOMÁTICO O que você escolhe no mercado, o que pensa em comer no café da manhã, as combinações que faz os alimentos que associa com celebrações. A primeira etapa para mudar um hábito automático é percebê-lo. Só percebendo essas atitudes você vai poder perceber e parar o ciclo automático e lhe dar um novo rumo.

ASSOCIE UM ANTIGO HÁBITO À UM NOVO HÁBITO Uma das formas de incluir um novo hábito é associá-lo a um existente. Por exemplo, se está difícil lembrar de beber água, mas, por outro lado, você bebe muito café, estabeleça que sempre que for beber café deverá beber dois copos de água. Criando estes vínculos, você sabe onde encaixar o novo hábito na sua vida. 

DÊ TEMPO AO TEMPO E COMECE PELO MAIS FÁCIL Uma vez identificados os pontos de mudança, tenha calma e comece pelo mais fácil. Uma vez atingida uma meta, parta para a seguinte. Querer mudar tudo ao mesmo tempo pode ser emocionalmente exaustivo e pouco duradouro.  A mudança de estilo de vida alimentar com acompanhamento de um NUTRICIONISTA FUNCIONAL, assim como o processo de coaching, também podem ser muito úteis, pois contam com o apoio profissional de outra pessoa na identificação e solução de seus desafios, na busca de alguém renovado... Saudável para sempre!

*Erika Nóbrega Nutricionista Funcional pela VP/SP Mestra em Nutrição e Alimentação pela UFPB Professora convidada em Pós-Graduação FAISA, FIP, FPB, UNASUS/UFPE, UNIPÊ Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: FITNESS – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

96


PALEO

Nova prática alimentar que promete mudança no seu estilo de vida

*Por Heloísa Helena

A

alimentação Paleo, abreviação de Paleolítico, é basicamente a tentativa de seguir o suposto padrão alimentar da civilização coletora, consistindo em carnes, peixes, ovos, legumes, verduras, frutas, castanhas (oleaginosas), gordura animal, ficando de fora os grãos e leguminosas, açúcar refinados, farinha refinadas, soja, trigo, massas e alimentos industrializados. A PALEO É DIETA? A Paleo não pode nem ser chamada de dieta, mas sim estilo alimentar, tendo em vista que pode ser seguida durante a vida inteira, enquanto que aquela dietinha milagrosa daquela sua revista de bem estar só lhe permite usá-la a cada primavera, podendo até alcançar um resultado no verão, que será completamente perdido no primeiro deslize. A grande chave da Paleo é o controle hormonal, que lhe proporciona comer a quantidade desejada e na hora que sentir fome. Esqueça aquele mito de que se deve ingerir alimentos de três em três horas e pare de decorar aquelas tabelas nutricionais que informam a quantidade de caloria por porção. O estilo Paleo lhe garantirá glicose no sangue de forma lenta, não sendo necessário acionar a insulina pelo pâncreas. Existem duas fontes de energia que o corpo utiliza: o glicogênio e a gordura corporais, resta saber a qual delas seu corpo dará prioridade para manter as funções vitais. Basicamente, o corpo passará a utilizar gordura corporal para se manter vivo, em vez de utilizar a energia barata que os grãos proporcionam. Mas, enquanto forem ingeridos alimentos com alto índice glicêmico, a insulina agirá, desativando os hormônios que são responsáveis por esta queima natural da gordura. SEM PREOCUPAÇÃO COM A QUANTIDADE Simples assim: coma os alimentos certos e deixe que seu próprio organismo faça o resto. Não se preocupe o quanto e quando comer. A retirada de pão, farinha refinadas, biscoitos, açucares, fornece cerca de 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica em termos não apenas para perda de peso, mas de controle de síndromes metabólicas (diabetes, dislipidemias, hipertensão) e patologias autoimunes até câncer de mama e próstata.

98

*Heloísa Helena Nutricionista Paleo / Low Carb - CRN 7486 Consultora de Unidade de Alimentação e Nutrição Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: FITNESS – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A prática do muay thai não era tão popular aqui no Brasil, mas, nos últimos anos, houve um grande crescimento no número de praticantes, principalmente entre as mulheres. E, segundo o professor Alex, aqui na Paraíba, não é diferente, o público feminino é predominante e de todas as faixas etárias. A arte marcial apresenta diversos benefícios, tanto para a saúde quanto para a estética, e é justamente isso que agrada, pois elas querem perder peso e ainda exibir um corpo torneado. Além de ser uma atividade de alto gasto calórico, o Muay Thai também trabalha um grande número de músculos de uma só vez, já que, durante as aulas, são praticados diferentes formas de chutes, socos, cotoveladas e joelhadas. Os praticantes desenvolvem força e agilidade no treinamento que é feito com o peso do próprio corpo, sem aparelhos e com resistência muscular localizada, como flexões e abdominais. E não podemos esquecer da flexibilidade, principalmente nas áreas lombar, posteriores, flexores e extensores da coxa, entre outros. Na saúde, a atividade ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, mas isso vem em longo prazo. O Muay Thai caiu tanto nas graças das paraibanas que já existem alguma interessadas em competição. “Nós vemos o potencial e preparamos um treino mais específico para isso. E já temos frutos no I Campeonato de Muay Thai Paraibano que aconteceu em maio aqui em João Pessoa”, finaliza Alex.

*Alex Artur

Graduando em Educação Física pelo IESP Kruang azul escuro de MuayThai Filiado à CBMT (Confederação de Muay Thai do Brasil) Filiado à FPMT (Federação Paraibana de Muay Thai) Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

100

A busca pela beleza do corpo e pela saúde é uma constante preocupação na vida de todo mundo, e um método que vem se destacando no mercado de academias e atraindo cada vez mais praticantes da técnica, é o Pilates. Criado na Alemanha na década de 20, pelo Alemão Joseph Pilates, o método Pilates tem como objetivo principal melhorar a postura e condicionamento físico. Embora não seja um exercício aeróbico, o Pilates emagrece, além de proporcionar vários outros benefícios. Como uma atividade anaeróbica, utiliza uma energia que independe do uso do oxigênio, sendo, portanto, um poderoso aliado na busca por um corpo mais leve e livre de gorduras indesejadas. O método trabalha com exercícios contra-resistência (com carga), que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos. Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu, etc) que exercem essa função. O Pilates auxilia no emagrecimento, aumentando a massa muscular e corrigindo sua respiração, o que acelera a taxa de metabolismo, ou seja, aumenta a quantidade de calorias gastas, mesmo quando não está praticando qualquer atividade. Por ser um exercício que trabalha com o corpo e a mente de maneira integral, atua também controlando a ansiedade, principal vilã das dietas, responsável por boa parte das calorias indesejáveis consumidas durante o dia. Por último, o Pilates pode ser um exercício com um excelente gasto calórico, ao contrário do que muitos imaginam, uma aula de Pilates pode ter um gasto de mais de 500 calorias.

*Dra. Elielma Costa de Andrade Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates CREFITO: 121949-F Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: FITNESS nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

fotos: Shutterstock

foto: Shutterstock

ESPECIALISTAS


O carinho entre o casal comove os convidados

Anna Paula e Leandro trocam olhar apaixonado

Anna Paula e Leandro oficializam relação com cerimônia Casal celebra união e troca alianças na Igreja do Mosteiro de S. Bento

Anna Paula e Leandro esbanjavam felicidade na cerimônia

fotos: Fernando Bronzeado

Há 10 anos, na praia de Camboinha, a arquiteta Anna Paula Oliveira Lima Lombardi e o empresário Leandro Viana Madruga se conheceram. Após oito anos de namoro, eles oficializam a relação em uma linda cerimônia, realizando o sonho de uma vida a dois, dispostos a criar uma bela família como as de seus pais. Para concretizar este momento, o casal escolheu a Igreja do Mosteiro de São Bento como palco. Para deixar tudo conforme o desejo dos noivos, o florista André Luiz ficou responsável pela decoração, que usou rosas e lírios, em branco e tons pastéis. A iluminação foi executada pela equipe da GL Produções do pai da noiva, Giuseppe Lombardi. A cerimônia religiosa foi ministrada pelo diácono Eduardo Henrique. Leandro Viana entrou na igreja ao som de “Can’t Help Falling

in Love”, de Elvis Presley. O genuflexório foi decorado com toalha de renda irlandesa presenteada pela avó Naluce. A entrada da noiva foi ao som da clarinada e da Marcha Nupcial executada pelo quinteto de cordas da cantora lírica Ana Gouveia. Anna caminhou sozinha até metade da igreja onde encontrou seus pais, Giuseppe Souto e Anna Claudia, que a guiaram até o altar. O vestido, assinado pelo estilista Rogério Ruffino, foi um modelo clássico, confeccionado em zibeline de seda pura italiana com renda francesa. As joias usadas por Anna Paula foram presente da avó Célia Lombardi, e a noiva também usou um belíssimo terço que recebeu da amiga Maria Moura. A sobrinha do noivo, Catarina Madruga, levou as alianças.


Leandro lê seus votos de casamento

Depois de 10 anos de história, selamos o nosso amor em uma cerimônia sem defeitos, com a presença de Deus em todos os momentos. Foi emocionante.” Anna Paula Lombardi

Noivo beija a aliança na mão de Anna Paula

Igreja recebe decoração de André Luiz

dança a tradicional valsa com o pai Rodrigo OLuanna casal em oração

Noivos recebem a benção do Diácono Eduardo Henrique xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Saída dos noivos da igreja


Madrinhas e padrinhos dos noivos

O casal com padrinhos e madrinhas

Sem a alegria contagiante de nossos convidados, a nossa festa não teria sido a mesma, foi o dia mais feliz das nossas vidas.” Leandro Madruga

Giuseppe e Ana Claudia Lombardi, pais da noiva e Paulo e Katia Madruga, pais dos noivo

Anna Paula estava deslumbrante em seu vestido de casamento

Os avós dos noivos: Luiz Antônio e Célia Lombardi, Joaquim e Enáura Madruga

Após a cerimônia, o casal recepcionou os convidados na Casa Roccia e ofereceu uma festa com buffet assinado pelo chef Onildo Rocha, a frente da casa de festas. O bolo, confeccionado pela cake designer Maria Helena Moura, teve cinco andares e delicadas flores ao redor. Os convidados receberam como lembrancinhas, feitas pelo Studio Gráfico (também responsável pelos convites), caixinhas, com bolo de noiva, bem casados e sandálias personalizadas. A música “A Thousand Years”, de Christina Perri, foi a escolhida pelo casal para sua primeira valsa. A animação da noite ficou por conta da Banda Black Tie e de Osmídio Neto. Para celebrar a união, o casal optou por uma lua de mel descontraída, animada e romântica escolhendo visitar Miami e Orlando e fazendo um cruzeiro pelo Caribe. Noivos brincam com daminhas e pajens


Anna Paula e Leandro com seus padrinhos e madrinhas

A noiva com suas amigas Juliana Brito, Katianne Azevedo, Amanda Cavalcanti, Bruna Almeida, Bruna Nóbrega, Marcela Furtado, Laura Maia, Camila Guimarães, Gabriela Gusmão e Jessica Bonates

Casa Roccia ganha decoração luxuosa e recebe convidados Noivos oferecem festa e eternizam seu grande momento de felicidade

Decoração de André Luiz e iluminação da GL Produções encantam os convidados

Os noivos brindam sua felicidade ao lado dos pais

Hora de partir o bolo


VESTUÁRIO

A aposta da Maison AC para brilhar, neste verão, vem da coleção das marcas Carmim e Lança Perfume, com propostas exclusivas, que vão do casual ao clássico, passando pelos looks para curtir uma balada no melhor estilo fashion. A tendência vem da natureza e animais exóticos, com muitas estampas florais, rendas e recortes a laser. Sem esquecer-se das listras, com sua pegada navy, que agrada a todos e combina com praticamente tudo, inclusive com mix floral. Vestidos, saias, calças e shorts prometem surpreender nas suas composições, em especial, o jeans, que chega com correntes, detalhes em pedrarias e brilho, como as lantejoulas. Lembrando também que o Black and White continua em alta e pode ser usado sem nenhuma culpa neste verão.

*Maison Ac IInformações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: MODA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

106


Ruth Moura - Céu Palmeira - Marletti Assis

Céu Palmeira com Roziane Coelho e Roberta Aquino

Céu Palmeira festeja aniversário com grandes amigas Almoço descontraído, no Appetito Trattoria, marca a nova idade

Céu Palmeira e todo o grupo de amigas reunidas no restaurante Appetito Trattoria

fotos: Ewerton Vieira

Uma pessoa querida na sociedade, cheia de amigos e sempre disposta a se fazer presente na vida de todos os seus familiares e amigos que a cercam. Esta é a patoense Maria do Céu Palmeira Nóbrega, ou simplesmente Céu Palmeira. E, para marcar a mais nova idade da pedagoga, um animado e descontraído almoço aconteceu no restaurante Appetito Trattoria, em Tambaú, no qual um seleto grupo de amigas marcou presença no encontro festivo. Com a organização das promoters Roziane Coelho e Roberta Aquino, o almoço foi regado a muita alegria e boas doses de risadas. “Nada mais justo do que homenagearmos nossa amiga Céu, uma mulher de fibra e sempre ao lado da família. Ela merece todo nosso carinho”, afirma Roziane.

Quem também esteve presente no almoço foi a grande dama da nossa sociedade, Ruth Moura, que fez questão de deixar uma mensagem para a aniversariante. “Desfrutar da amizade de Céu é sempre uma alegria incomensurável. Ela é uma pessoa doce, delicada e guerreira... Admiro-a bastante”, comenta. O almoço contou com o menu especial da casa, e foi regado a muito bate-papo e diversão total, características marcantes destas mulheres (super alto astral), que, quando estão juntas, agitam qualquer ambiente. Super feliz e emocionada com o gesto carinhoso das amigas, Céu festejou o tão badalado momento do “Parabéns pra Você” em torno de uma deliciosa torta da Fina Fatia.


PINTO NO BALDE

Novo point gastronômico de Manaíra aposta no estilo gourmet e tem decoração rústica, clima praiano e pratos diferenciados O frango americano Pinto no Balde, que conquistou o público por oferecer pedacinhos de frangos empanados, práticos e deliciosos, em serviço delivery, não para de expandir e criar novidades para atingir os mais diversos paladares. A grande aposta da marca, agora, é o novo espaço gastronômico no bairro de Manaíra, onde os moradores terão uma filial com mais opções de pratos e uma proposta estrutural diferente: o Pinto no Balde Gourmet. A ideia do restaurante, de propriedade dos irmãos André e Aldo Evangelista, surgiu a partir de um projeto no qual todos os detalhes foram pensados na satisfação do cliente, seja no paladar como na ambientação. A localização privilegiada, próxima à praia, é um grande atrativo e dá um clima tropical praiano, que é a cara da cidade de João Pessoa. No projeto arquitetônico, assinado por Xênia Lavogade, foram criados dois ambientes aconchegantes. Um externo, com área verde, e outro interno, com som ambiente, apresentação de videoclipes e espaço kids. Todo o local foi construído com tijolos aparentes e madeira, que dá uma sensação acolhedora aos visitantes. Com iluminação personalizada para a noite, o ambiente tem uma atmosfera intimista, tornando o restaurante um local ideal para desfrutar momentos agradáveis com amigos e familiares. Quem conhece a marca, sabe que o frango crocante, acompanhado com o molho de alho, é o carro-chefe da franquia, podendo também ser servido com diversas guarnições, mas, o grande diferencial dessa filial encontra-se no cardápio personalizado, com pratos exclusivos, além de ser o único restaurante da franquia que abre em horário de almoço, atendendo a demanda de profissionais da área, turistas e moradores. Com várias opções de pratos executivos, o Pinto no Balde Gourmet Manaíra, também oferece pratos light e tem, como destaque, o Pinto Fit, ideal para quem malha, ou para quem deseja manter uma dieta saudável.

PINTO FIT - peito de frango grelhado com gergelim; purê de batata doce; arroz integral, com cenoura ralada e passas; e robata de couve-flor

*Andre e Aldo Evangelista Empresários Pinto no Balde Manaíra

108

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: GASTRONOMIA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


DESAMASSAMENTO

O PDR System® corrige as deformidades da lataria por meio da aplicação da técnica americana do massageamento da chapa por meio de ferramentas específicas que irão conferir a flexibilização da lataria e a remodelagem do metal em algumas horas. É necessário também o auxílio de uma iluminação própria denominada LightPDR. Ela permite observar a mossa ou amassado através de seu reflexo auxiliando na visualização do comportamento da avaria durante a execução do serviço. É com a leitura da Luz PDR que se identifica todo o defeito do amassado, mas isto não é o suficiente. A experiência e competência do técnico também são fundamentais porque não basta apenas conhecer o método, tem que saber aplicá-la, pois há distintas situações e nenhum amassado é igual. Cada avaria é única, por isso o profissional, além de fazer uso do “olhar clínico” , precisa contar com o bom senso e criatividade. Portanto, a tecnologia PDR System® veio revolucionar o mundo da funilaria automotiva no que tange a reparação de mossas e amassados. Independente desses amassados serem grandes, médios ou pequenos, com pintura trincada ou intacta. O bom resultado do serviço dependerá da situação, localização e profundidade de cada deformidade. Por isso se faz necessário a avaliação técnica com profissional capacitado.

*Por Othon Fagundes

V

isualizar amassados em um carro não é nada agradável! Além de depreciar o valor do veículo, é como se estivéssemos vestindo uma camisa rasgada, todos irão notar e apontar. Mas, graças à tecnologia, existem no mercado diversos métodos de desamassamento sem pintura em veículos automotivos. Alguns bem caseiros e informais, como sucção com desentupidor de pia, com secador, com ima, cola quente e até gelo seco. Outros mais sérios e profissionais: funilaria, martelinhos e PDR System®. Esse último tem se destacado pelo seu custo benefício. O custo do PDR System®, se comparado aos outros métodos tradicionais, é irrisório, e os benefícios são inúmeros. Um método rápido e eficiente, capaz de desamassar sem danificar a lataria do automóvel ou a pintura, e nem deixar vestígios. Rápido e eficiente, o método garante resolver pequenos problemas em menos de cinco minutos, e retirar grandes amassados em apenas um dia. Em geral, os amassados grandes só eram retirados no sistema convencional: funilaria e pintura. Pela forma convencional, o veículo teria que ser lixado, rebatido, emassado e repintado. Hoje temos alternativas para que a originalidade do veículo permaneça. E o PDR System® é uma excelente alternativa que foi sendo desenvolvida juntamente com o avanço das tecnologias e às exigências do consumidor moderno mais informado, consciente e exigente.

CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA PDR SYSTEM®: • • • •

Economia de dinheiro sobre a correção convencional; Mantém o acabamento original; Reparação em um menor tempo possível; Valorização do veículo numa possível revenda.

Fotos: Shutterstock

*Othon Fagundes

110

Formado em mecânica industrial pela IFPB; Técnico em reparos avançados pela SMA, com especialização em PDR Systempela U.S DENT; Proprietário da Othon’s Car Service

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: CASA, CARROS, EMBARCAÇÕES E MOTOS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Homenageados da noite de premiação: repórteres, apresentadores de TV, radialistas, bandas, cantores, políticos, personalidades sociais, juristas e empresários

Roberto Miranda recebe o Troféu Personalidade 2015 Outdoor Cabo Branco é eleita a empresa que mais cresceu no ano

Momento do agradecimento

fotos: Marcelle Martinez

Roberto Miranda recebendo o troféu das mãos de Marcela Adelino

O Troféu Personalidade Eu Tô Na Mídia Paraíba 2015 reuniu grandes nomes de destaque do nosso Estado. Entre os homenageados estavam repórteres, apresentadores de TV, radialistas, bandas, cantores, políticos, personalidades sociais, juristas e empresários, dentre eles, o empresário Roberto Miranda, da Outdoor Cabo Branco, que foi a notoriedade da noite pelo crescimento da empresa em 2015. O evento, que está em seu segundo ano consecutivo, tem por objetivo premiar os melhores do ano, na Paraíba, em diversas categorias. Por meio de uma pesquisa realizada pelo portal “Eu Tô Na Mídia Paraíba”, os internautas escolhem os seus preferidos através de votação online aberta. “Esta homenagem só prova o nosso compromisso com os nossos clientes e a forma responsável pela qual cuidamos da imagem dos seus produtos e serviços. Agradeço o carinho e respeito do público e, em especial, a todos os internautas que votaram em nossa empresa como a melhor do ano de 2015”, declara Roberto. Os vencedores foram recepcionados com uma grande festa de premiação no Requinte Recepções, em João Pessoa, que contou com show do DJ Tomato.


INTERIORES

*Por Anny Karinny Lima e Tatyana Oliveira

A

arquitetura é uma arte, e, como tal, precisa ser sentida. Quando planejamos um ambiente, é preciso ter harmonia e sentimento e compreender a personalidade de quem ocupará aquele espaço, transformando-o em um local confortável, funcional e de bom gosto. É sempre com esse pensamento que a Artesano Planejados projeta os espaços de seus clientes. Com o intuito de transformar sonhos em realidade, seja para seu trabalho ou seu lazer, planejamos passo a passo como criar o ambiente perfeito. Como exemplo, apresentamos nessa matéria, três novos projetos. O primeiro trata-se do escritório de advocacia Leonardo Souza Advogados (foto maior), onde o montamos todo com a linha Office Artesano. Ousando no design, o ambiente traz características inovadoras, desenvolvidas para pessoas de bom gosto que buscam deixar o ambiente de trabalho moderno, requintado e aconchegante.

No nosso segundo projeto, planejamos uma sala de jantar arrojada. Para tal, combinamos a leveza do branco com o amadeirado moccatino, e, para ampliar o ambiente, optamos por vidro bronze. O terceiro planejamento foi o quarto de um jovem. Criamos dois ambientes, dividido em Home Office e espaço de dormir, e os intercalamos com uma estante connect e vidro preto.   É importante ressaltar que o tempo, sempre o grande inimigo das montagens e processos pós-vendas, tem estado a nosso favor. A nossa prioridade é a realização personalizada de cada cliente, oferecendo qualidade e agilidade com montagem em tempo recorde.

VANTAGENS DE CONTRATAR A ARTESANO PLANEJADOS: • • • • •

Produtos de qualidade; Atendimento personalizado; Cumprimento de prazos; Montagem precisa e pontual; Projetos realizados por profissionais treinados e dispostos a realizar os sonhos de cada cliente.

Anny Karinny Lima Arquiteta e Urbanista Gerente de projetos da Artesano Planejados

Tatyana Oliveira Designer de Interiores da Artesano Planejados Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

112


Cristiane e Theles oficializam enlace com linda cerim么nia Matrim么nio, realizado pelo pastor Felipe Yamamoto, re煤ne cerca

Cristiane Honorato e Theles Bustorff dizem sim ao amor


na Palazzo Cristal de 300 convidados

Paulo Martins ao lado de Fátima Honorato

Wendell Rosant

Manoela Meira

Rafaela Meira

Noivo Theles Bustorff entra com a mãe Maria Luiza Bustorff

Mademoiselle Thayná Aparecida anuncia a chegada da noiva

Cristiane entra na igreja acompanhada do pai Tadeu Meira

fotos: Studio Juarez Carneiro

Daminha Sara Bustorff e os pajens Rauly Neto e Pedro Bustorff

Theles é um homem incrível, abençoado por Deus. Essa noite está sendo perfeita para nós.” Cristiane Honorato

Uma noite de sonhos, esperança, surpresas e emoção marcou o enlace de Theles Bustorff, filho de Paulo Martins e Maria Luiza Bustorff, e de Cristiane Honorato, filha de Fátima Honorato e Martinho Tadeu Matias Meira Brito. Afinal, o casamento não é só um momento de felicidade para o casal, mas também para toda a família e amigos, que veem duas pessoas se conhecerem, se apaixonarem e sonharem juntas em busca de um só objetivo: viver a dois para sempre. A história dos noivos começou quando ainda eram crianças. Eles se conheceram no jardim da infância e estudaram juntos até a 3º série do Ensino Fundamental no Colégio João Machado, em Jaguaribe. Na época, eles nem imaginavam que um dia viveriam juntos. Cristiane conta que Theles era bastante peralta, e ela sempre foi muito tímida. O destino separou os dois. Theles foi estudar em outra escola, e Cristiane continuou na mesma instituição. Em 2008, com 16 anos, eles se reencontraram, em uma reunião da turma do Colégio João Machado, e logo sentiram algo diferente, um pelo outro, ao se verem. Quatro meses depois, começaram a namorar. Certos de que queriam passar o resto da vida juntos, em 2013, marcaram a data do casamento.


Casal é recebido pelo pastor Alexandre Miranda

Cristiane Honorato também troca a aliança

Foi um dos momentos mais especiais de nossas vidas, a realização de um sonho. Além do fato de nos conhecermos desde crianças, foi incrível selarmos nosso amor.” Theles Bustorff

Pais da noiva renovam os votos de casamento

Decoração linda assinada por Cecília Miranda, na Palazzo Cristal

Para concretizar essa linda história de amor de Theles e Cristiane, o Palazzo Cristal Recepções foi o cenário ideal para realizar tanto a cerimônia religiosa, quanto a recepção aos convidados. A decoração de todo o espaço foi de Cecília Miranda, que usou lírios, lisianthus, copos de leite e rosas para a cerimônia. O noivo entrou na igreja acompanhado da mãe, Maria Luiza Bustorff, com a música “Deus Promete”, da banda Quatro por Um, e trajava smoking italiano. Para anunciar sua chegada, Cristiane convidou como daminha e pajem, Sara Bustorff e Rauly Neto. Em sequência, entraram o amigo Wendell Rolsant e as amigas, como suas damas de honra, Manuela Meira, Rafaela Meira e Thayná Aparecida. Cristiane foi conduzida ao altar pelo pai, ao som do grupo

O beijo carinhoso de Fátima e Tadeu, após o sim de renovação

Sonata, com a música “Pra Você Guardei o Amor”, de Nando Reis, e contou também com o violino, de Bele Soares, e flauta, sax e clarinete, sob a regência do maestro Arnaud Silva Neto. Ela trajava um vestido em renda francesa, com bordados em cristais Swarovski e pérolas, confecção exclusiva da Maison Cecília Miranda. A cerimônia religiosa foi iniciada pelo pastor Alexandre Miranda, tio de Cristiane e um dos padrinhos, que recebeu os noivos no alta. Na sequência, o pastor Felipe Yamamoto conduziu o enlace, abençoando o casal e encerrando com um astral imbatível. Quem levou as alianças foi o pajem Pedro Bustorff. O destaque da noite foi a participação especial da pastora Mônica Miranda, que encantou os convidados com sua linda voz, entoando um belíssimo tributo a Deus.


Pastor Felipe Yamamoto fala da importância do casal buscar a felicidade um do outro

Pastora Mônica Miranda canta em tributo a Deus e encanta os presentes

Momentos de emoção predominam durante a cerimônia Surpreendendo a todos, pais da noiva renovam votos de casamento

Saída dos noivos da igreja, após as bênçãos finais do pastor Felipe Yamamoto


Ambiente decorado para a cerimônia religiosa

Decoração, nos tons dourado, azul e branco, cria um clima Com criação de Cecília Miranda, cada espaço ganhou um toque


Peças em dourado e flores delicadas enfeitaram as mesas e encantaram os convidados

romântico específico

“ “

Bolo levou a grife de Maria Helena Moura. Cada detalhe personalizado enriqueceu a decoração

É sempre um prazer trabalhar com pessoas queridas e especiais. O casamento foi lindo.” Cecília Miranda

É emocionante fazer parte do melhor momento da vida de um casal.” Neito Miranda

Mesa de doces e café


O brinde dos pais à nova fase de Theles e Cristiane

O amor incondicional dos pais de Cristiane

Familiares e amigos brindam a nova etapa de vida do casal Após a cerimônia, convidados são recepcionados com elegante jantar

Theles e Cristiane brindam o enlace junto a amigos e familiares

O ápice, deste momento, ficou com o pai da noiva, Martinho Tadeu, que, antes do encerramento, surpreendeu a esposa, Maria de Fátima, com alianças de renovação dos votos de amor e casamento. Quem conduziu a cerimônia, nesta hora, foi o pastor Alexandre Miranda, que falou da importância de Deus na sustenção de um casamento bem sucedido. Ele ainda ressaltou que a convivência a dois não é fácil e que muitos obstáculos surgem no meio do caminho, inclusive opiniões diferentes, mas que tudo pode ser superado com paciência, respeito e fé. E assim é a relação de Tadeu e Fátima, que há 27 anos, apesar dos altos e baixos, constroem uma união sólida, cheia de leveza e harmonia. “Sempre quis confirmar, perante meus amigos e parentes, o amor e a admiração que tenho por Fátima, e não haveria data mais

especial do que o casamento da nossa filha”, revelou Martinho. O cerimonial ficou a cargo de Neito Miranda, que deu um show de organização e competência cuidando de todos os detalhes. A tradicional valsa, depois de casados, seguiu o estilo romântico da noite, com o som da Orquestra Sonata, do maestro Arnaud Silva Neto. Os noivos dançaram ao som da música “Logo Eu”, de Jorge e Mateus, e levaram os convidados às lágrimas pela linda história de amor iniciada ainda na infância. Os convidados foram recepcionados com o buffet de alto nível, assinado por Cecília Miranda, da Palazzo Cristal. E o bolo foi feito pela cake designer, Maria Helena Moura. Os convidadores também tiveram à disposição um bar de coquetéis, com drinks sofisticados e exóticos, assinados pelo expert Felipe Miranda.


A cumplicidade entre Fátima e a filha Cristiane

Desejo a minha filha amada toda felicidade do mundo. Que Deus a abençoe a vida inteira e seja sempre a base do seu sucesso.” Fátima Honorato

Presença de Patrícia Tavares e Thyago Bustorff

Cibele Leão - Humberto Arruda - Amanda Galdino - Kadu Martins - Bernardo Leite Petrúcio Medeiros Ceresum Leão Cristiane Honorato-usou vestido exclusivo da Maison Cecília Miranda

Juliana Lopes e Thulio Bustorff com os noivos

Presença do casal Tatiana e Alexandre Miranda

A realização de um sonho


Érika Galiza e Pedro Filho com os noivos

O casal ladeado por Thaís Bustorff e Roberto Hackbarth

História de amor do casal foi um dos destaques da cerimônia Amigos desde a infância, noivos se tornam inspiração dos convidados

A amizade de infância que virou amor


Ana Miranda e Maurílio Fernando com os noivos

Mirelle Amaral, Rauly Pinto e o pequeno Rauly Neto com Theles e Cristiane

Filha, neste momento de sonhos para você, sinto-me completamente realizado. Que Deus esteja sempre presente no seu lar e no seu coração.” Tadeu Meira

Os anfitriões da noite com Mônica Miranda e Genésio Moraes

Presença de Genilda e Gessé Meira no casamento de Theles e Cristiane

Andrea e Henrique Miranda com os noivos

A cumplicidade do casal após o sim

Presença de Morrana Miranda e Calebe Borges


Chegada dos noivos ao salão principal

O carinho de Livramento Meira

Os convites do casamento foram produzidos pela Studio Gráfico. Como lembrançcas deste momento, as mulheres receberam sandálias customizadas com detalhes dourados e strass, confeccionadas por “Rasteiras da Su”, e todos os convidados receberam aromatizadores, com essência personalizada, feitas pelo Cantinho das Artes. Além de caixas também personalizadas - com doces finos. Os responsáveis por eternizar todos os momentos da noite foram o fotógrafo Juarez Carneiro, com o registro de todos os detalhes da festa, e a empresa Conexão Studios, que fez as filmagens. Ao longo da noite, os noivos demonstravam estar muito felizes e a vontade para dançar com os familiares e amigos. Os noivos com Tábata e Felipe Yamamoto


Martinha Portela - Theles e Cristiane - Inácia Portela - Tadeu Meira

Presença de Gervásio e Marletti Assis e família

Cristiane e Theles são recebidos com aplausos na Palazzo Cristal Felizes, noivos se emocionam com o amor e afeição dos convidados

Casal com o cerimonialista Neito Miranda

O casal ladeado por Natália Miranda e Jonatha Veras

Paula Cavalcante e Lucas Barros com os anfitriões da noite

O carinho de Kathlen Nóbrega e Álister Alves

Casal com Lindsey Rolsant e César Melo


Noivos com Socorro, Matias e Tadeu Meira

Os noivos com Livramento Meira, Fátima Gomes, Marcone, Fátima e Tadeu Meira

Casal realiza sonho à dois e eterniza cada momento de amor Esbanjando alegria, noivos festejam a noite ao lado dos convidados

Casal com Maria Clara Araújo e Lucas Lins

Suelen Miranda e Thúlio Kennedy com os anfitriões da noite

Enoque Oliveira - Cristiane Honorato - Theles Bustorff - Glória Oliveira

O amor de 27 anos de Fátima Honorato e Martinho Tadeu Meira

Theles e Cristiane com Josilene Guedes e os filhos dela Lucas e Esther Pereira


Tadeu dança a valsa com a esposa Fátima

Na pista de dança, o casal Maria Luiza e Paulo

Noivos, pais e convidados se divertiram na pista de dança Alegria, diversão e muita música marcaram a festa de casamento

Momento do casal dançar a valsa ao som de “Logo Eu”, de Jorge e Mateus


Theles Bustorff joga a caixa de whisky para os amigos

Estou maravilhado com este momento em nossas vidas. Sinto-me honrado pelo filho que tenho, e agradecido pela linda nora que Deus nos presenteou.” Paulo Martins

Hora de jogar o buquê

Agradeço a Deus pela união de Cris e Theles. Sou muito abençoada por ganhar de Deus uma filha tão amada. Tenho certeza de que vocês serão muito felizes.” Maria Luiza Bustorff

Noiva se diverte com as amigas e encara o hit “Bang”, da Anitta

Diversão do noivo com amigos, o irmão e o pai

A noite foi de alegria, e familiares e amigos fizeram questão de festejar a nova etapa da vida do casal. Para segurar o ritmo da festa, a Banda Bereguedê não poupou esforços. Com um repertório repleto de músicas animadas, autorais e covers, que garantiram a animação dos presentes, os convidados não ficaram parados e agitaram na pista de dança até às 5h da manhã. No clima de descontração, os noivos aproveitaram para realizar brincadeiras ao lados dos convidados. Theles reuniu os amigos no momento de jogar a caixa de whisky, enquanto Cristiane animou as solteiras da festa com a tradicional brincadeira do buquê. Provando que era a mais animada da festa, a noiva “desceu

Alegria da noiva

do salto” e se jogou na pista de dança com as amigas arriscando a coreografia da música “Bang”, hit do Verão da cantora Anitta. A lua de mel foi em grande estilo, no luxuoso Hotel Grand Park Royal, em Cancun, no Caribe. Um dos maiores pontos turísticos do México. Os noivos passaram oito dias visitando as paradisíacas praias e puderam comprovar as belezas naturais e a cultura ancestral do local. A escolha, segundo eles, é um sonho do casal, que sempre teve o desejo de conhecer as tão famosas praias de areias brancas e mar com sete diferentes tons de azul. Além, claro, de conferir de perto as ilhas, os parques aquáticos e os poços com águas cristalinas, localizados em grutas.


MULHERES QUE INSPIRAM MULHERES

Q

uem imaginaria que Joana d’Arc, uma garota pobre, analfabeta e de apenas 17 anos, conseguiria reunir um exército de sete mil homens e lutar pela França contra os ingleses? E quão incrível foi Marie Curie, por conseguir a alcunha de ser a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ter dois desses prêmios em áreas distintas? Quanta coragem cabia no peito de Anésia Pinheiro Machado, quando ela decidiu se tornar a primeira mulher a realizar um voo - sozinha - no Brasil? É comum as mulheres serem relacionadas ao sexo frágil, mas a verdade é que é preciso força, vigor e muita disposição para ser mãe, esposa, amiga, e, claro, uma mulher de sucesso. Sem esquecer de sempre estarem lindas, saudáveis e no salto para qualquer ocasião. Foi para mostrar toda a garra existente dentro destas guerreiras que reunimos 26 mulheres, com histórias inspiradoras de lutas, experiências e superação. São empresárias, arquitetas, fotógrafas, administradoras, pesquisadoras, advogadas, maquiadoras, psicólogas, entre tantas outras belas e incríveis profissões, as quais nos contaram histórias emocionantes, divertidas e verdadeiras.

Conheçam Adja Fernanda, Ana Lívia Mousinho, Ana Sandra Fernandes, Cristina Lins, Cyntia Correa, Edriane Araújo, Emiliany Nunes, Érika e Patrícia Moeckel, Geane Amaral, Hannah Maroja, Ivanise Targino, Kássia Reis, Léia Nascimento, Lorenna Leão, Marcela Lacerda, Marcela Lourenço, Mariah Nogueira, Mariana Dore, Mariane Borges, Mayra Andrade Marinho, Michely Farina, Mírian Almeida, Priscila Palmeira, Roberta Norat e Sonaly Sá Pontes. Determinadas e sonhadoras, elas almejaram e conquistaram a realização profissional e pessoal, e, hoje, são motivo de inspiração para uma geração de mulheres que estão prontas para assumir seu novo papel na sociedade.

134


CHEF DE COZINHA

A

paixão que a chef Hannah Cordeiro Maroja Pedrosa, de 27 anos, tem pela Gastronomia vem desde a infância. Ela lembra que esperava a avó materna, Jenyra Cordeiro, cochilar, para ir até a cozinha fazer bolos escondida e que amava brincar com os sacos de confeitar da loja do seu pai, o empresário Flávio Maroja. A avó paterna, Dorinha Maroja, que é cozinheira e foi a fundadora da doceira Tia Nila, também foi uma grande influência na vida profissional de Hannah. Na época em que prestou vestibular, a jovem chef não imaginava que poderia “viver” da Gastronomia e decidiu cursar Odontologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Mas ela não se identificou com a área e abandonou o curso. Quando percebeu que o que a fazia feliz era cozinhar, ela começou a produzir doces para as festas dos familiares e amigos. E, mais tarde, surgiu a oportunidade de cursar Gastronomia pela Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB). “Com isso, tive a certeza de que este era o meu caminho”, ressalta. A ideia de abrir um food truck surgiu a partir de uma conversa despretensiosa, com familiares, sobre gastronomia e mercado. O sonho virou realidade em abril do ano passado, com a inauguração do Mar’oja, onde é sócia com o esposo. “Sempre quis ter meu próprio negócio, onde eu pudesse oferecer aquilo que gosto de comer, com todo cuidado na preparação dos alimentos, com ingredientes de qualidade e o melhor sabor”, conta. A especialidade do empreendimento é hambúrgueres artesanais. O esforço e a dedicação da jovem chef levaram o empreendimento ao sucesso. Com o retorno positivo, recentemente, Hannah abriu a segunda unidade do Mar’oja, que fica estacionado em Ponta de Campina, Cabedelo, em virtude da grande movimentação que o local apresenta no verão. “Parece clichê, mas só estou colhendo bons frutos graças a Deus, que colocou as oportunidades e as pessoas certas em minha vida. Sou grata a minha família, que é minha força de todos os dias; e a toda minha equipe”, declara. A rotina da empresária é frenética: de terça a domingo, pela manhã, ela está envolvida com a administração dos empreendimentos. O almoço é em casa com o pequeno Benjamin, de um ano e três meses. Essa é a hora que ela aproveita para curtir o filhão. À tarde, é hora de abrir os trucks. Hannah faz questão de orientar a equipe em relação à correta manipulação dos alimentos. Só nas segundas é que ela consegue relaxar e curtir integralmente a família. Atualmente, o foco de Hannah é consolidar a marca Mar’oja e crescer profissionalmente. Com isso, a chef pretende concluir a pósgraduação em Gastronomia, que precisou parar com a chegada do Benjamim. “Estamos sempre em movimento, e quero melhorar a cada dia. Ainda tenho muitos objetivos a alcançar, mas já sou muito feliz com o que conquistei até agora”, declara.


DECORADORA DE FESTAS

S

er uma decoradora de festas requer da profissional muita criatividade, dinamismo, bom gosto e, porque não dizer, muito jogo de cintura para os imprevistos. O desafio se recicla a cada novo cliente, que chega com milhões de expectativas e espera que sua festa seja decorada da forma mais especial possível. Teresa Cristina Lins de Sousa Costa, 43 anos, já sabe bem como responder a essa responsabilidade, afinal, já são 11 anos de atuação na área. As qualidades necessárias para investir na profissão ela têm desde a infância. Cris, como é mais conhecida, sempre foi muito observadora, bem-humorada e prática. Mas, sua maior influência foi a mãe, Adelina Lins, que sempre se destacou por seus trabalhos manuais, como costureira, confeiteira e até decoradora de pequenas festas. Foi olhando a mãe trabalhar, que, mesmo criança, ela teve a curiosidade de aprender, e, aos 15 anos, já decorava as festas das sobrinhas e amigas. Natural de São João do Rio do Peixe, cidade do interior da Paraíba, antes de abrir uma empresa de decoração de festas, Cris se formou em Pedagogia e trabalhou como professora do primário em escolas particulares de Patos. Veio morar em João Pessoa em busca de melhores oportunidades de emprego. Quando chegou à capital, alugou um apartamento com algumas amigas para dividir os custos da moradia. “Eu vim com a cara e a coragem [risos]. Como eu já tinha experiência, foi mais fácil conseguir trabalho em escolas pequenas e depois veio a oportunidade de dar aula em instituições maiores”, relata. Cris sempre investiu na decoração de suas salas de aula, e isso chamou a atenção de algumas mães, que passaram a contratá-la para decorar as festas de seus filhos. Foram dois anos fazendo esses trabalhos “informais”, até que ela decidiu, em 2007, abrir uma empresa de decoração, a Cris Festas. “Abri a empresa sem nenhum capital, por isso costumo dizer que foi um milagre de Deus ela ter prosperado. Quando comecei, tinha apenas dois temas de decoração, que foram presentes de meu esposo. Muitos clientes questionavam como eu iria montar a festa se não tinha a temática que ele queria. Mas eu dizia ‘não se preocupe, porque sua festa vai ficar exatamente como você quer’. Então, eu alugava os itens de decoração e repassava o valor para o cliente, mas ganhava muito pouco”, conta. Com o tempo, o empreendimento foi crescendo, e ela adquiriu novos temas. Hoje, já são mais de 150. “Fui muito ousada, porque comecei do zero, mas consegui montar minha empresa graças a Deus e a minha força de vontade”, ressalta. Casada com o empresário Johanes Costa e mãe de Gabriel, de 13 anos, ela procura conciliar os horários do trabalho com a rotina de mãe e esposa. Por isso, durante a semana, ela atende os clientes no escritório e acompanha a rotina escolar do filho. E os finais de semana são dedicados às decorações das festas. “Minha rotina é bastante corrida, mas sempre busco estar presente no convívio familiar e tento me dedicar ao máximo à minha família”, declara.

136


PESQUISADORA

M

ariah Nogueira Silva Canadá, de 47 anos, já perdeu a conta de quantas vezes foi questionada do porquê de tantas graduações. E ela fica maravilhada sempre que a pergunta se repete. Já são cinco: Teologia, Enfermagem, Letras, Biologia, Biomedicina e, agora, está estudando Odontologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Ela é mestre em Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar e tem pós-graduação em Patologia Clínica, Hematologia e Nutrição Esportiva. Ela é a primeira biomédica estética do Nordeste e também a primeira biomédica pesquisadora do Brasil. Atualmente, estuda plasma rico em plaquetas, ou simplesmente PRP, conhecido no mundo pelo tratamento de rejuvenescimento e regeneração da pele. Por ser autólogo, é um procedimento que veio pra ficar, já que não tem contraindicação. Esse componente é usado na Ortopedia, Traumatologia e Odontologia, pois ajuda na diminuição da dor, na reabilitação de fraturas e lesões e também é utilizado em procedimentos cirúrgicos. Por ser pesquisadora, Mariah não para e, agora, quer descobrir algo novo que envolva o PRP e a Odontologia, por isso, está se graduando nessa área. Ela também dá palestra sobre PRP por vários estados brasileiros e já levou a discussão até para países como Argentina e Portugal. A paixão por esse universo de descobertas a fez assumir o desafio de ser professora de Iniciação à Pesquisa Científica para alunos do Ensino Médio em escolas públicas. “Não é uma tarefa fácil despertar em adolescentes o interesse pela pesquisa científica. Porque o Brasil não tem essa cultura de instigar o jovem a ser cientista. A maioria quer ser médico, advogado, mas dificilmente desperta para o lado da exploração, da investigação”, comenta. Segundo ela, a missão é difícil, mas, ao mesmo tempo, muito especial e maravilhosa. Mariah também mantém um consultório e uma clínica particular, que oferecem serviços de estética e reabilitação, nos quais atua como terapeuta holística. A pesquisadora nasceu em Campina Grande, mas cresceu em Israel. Com isso, ela foi alfabetizada em hebraico e português. Mariah tem fluência em Inglês e Espanhol e cursou Letras para melhorar sua escrita em Português. Ela é casada e tem três filhos. A família veio passar férias em João Pessoa, se apaixonou e decidiu morar por aqui. Ela conta que é sempre muito difícil deixar a família quando tem que viajar para dar palestras, mas que, quando está em casa, tenta compensar o tempo em que esteve ausente. Como a rotina é bastante corrida, ela gosta de meditar e ler nas horas vagas. “Sinto que sou uma vencedora por ter chegado aqui depois de tantos percalços. Já sofri muito preconceito por causa da cultura judaíca. Mas não deixei que isso diminuísse minha fé. Meu grande sonho é ser uma profissional mundialmente reconhecida por minha pesquisa. As células tronco, encontradas no PRP e marcadores biológicos, são necessárias em todos os exames de rotina, pois são a resposta para inúmeras doenças fatais como o câncer. Quero tornar a vida de milhões de pessoas mais fácil, amenizando sua dor”, revela.


ARQUITETA

O

ano de 2016 começou especial para a arquiteta, Marcela Lacerda. Depois de reunir experiência em estágios e empresas privadas, ela inaugurou seu primeiro escritório – Marcela Lacerda Arquitetura e Urbanismo. A jovem quis trazer para o mercado inovação nos projetos e criar ambientes com beleza, requinte e conforto, de acordo com a personalidade de seus clientes. Mesmo com pouco tempo de atuação independente, a profissional já demonstra maturidade em seus projetos, o que, segundo ela, é resultado de uma constante renovação, já que é fundamental estar por dentro das novidades que o mercado oferece. “Estou sempre em processo de aperfeiçoamento, buscando novas experiências e referências, disposta a crescer cada vez mais e não deixar as oportunidades passarem”, revela. A identificação com a profissão veio cedo, desde a infância, ainda que ela não tivesse percebido. Ela lembra de que gostava de observar os edifícios e a ocupação dos ambientes que frequentava quando criança, sem saber, naquela época, que aquele era o universo da Arquitetura. Ao escolher a profissão que seguiria, Marcela teve receio de optar pela Arquitetura, por não ter na família nenhuma referência profissional dessa natureza. Mas ela recebeu da família o apoio que precisava e decidiu fazer o curso pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Meus pais e minhas irmãs sempre insistiram que essa era realmente a minha vocação. Eu pesquisei sobre a carreira e assim decidi que era o que eu queria fazer para o resto da vida. Quando realmente comecei o curso, me apaixonei e percebi que estava certa”, comenta. Ainda na graduação, Marcela atuou em um escritório de Arquitetura e se envolveu diretamente em projetos comerciais, residenciais e de interiores. Com o passar do tempo, foi recebendo cada vez mais responsabilidade e reconhecimento. Procurou também diversificar sua vivência, estagiando na prefeitura universitária, onde pôde lidar com todos os problemas que a esfera pública enfrenta, como a falta de recursos e a burocracia. No final do ano passado, inaugurou seu próprio escritório com o objetivo de ser reconhecida no mercado pela excelência de seus projetos. Marcela sabe que cada novo cliente não vem apenas com um esboço na mente, ele vem com um sonho e espera que seja concretizado. “Realizo cada sonho como se fosse o meu, com amor na criação e muita exigência na execução. Para isso, procuro entender e conhecer bem cada cliente, e assim tento passar para o papel todos os seus desejos e necessidades. Entendo que isso é determinante para o sucesso de cada obra executada”, revela. A jovem arquiteta sabe que tem um longo caminho a percorrer, mas já está com os planos traçados: fazer com que o escritório cresça à medida que conquista novos clientes e parcerias, mas sem perder de vista essa identificação pessoal com cada projeto, mantendo cada um deles único e especial.

138


EMPRESÁRIA - BELLA BEAUTY

D

edicação e amor em tudo que faz são características marcantes da mineira Cyntia Correa. Ela garante que não mede esforços quando o assunto é alcançar seus objetivos. A empresária é a proprietária do salão spa, Bella Beauty Studio Hair, já com duas unidades na Capital paraibana, uma no Mangabeira Shopping, e outra recém inaugurada no bairro do Cabo Branco. “Sou uma mulher abençoada. Construí minha história graças ao amor das pessoas que me cercam. Eu vivo o plano mais lindo que o Senhor tem para um ser humano. E isso não é mérito meu, é atributo do próprio Deus”, declara. A infância foi muito difícil. Ela conta que, por não ter condições financeiras de comprar um berço, sua mãe, Maria das Graças, usava uma gaveta de guarda-roupa para colocá-la para dormir. A adolescência também não foi fácil. Cyntia sofria bullying na escola pública por causa do cabelo encaracolado. Embora isso a deixasse depressiva e com o espiríto abatido, ela nunca comentou isso com os pais ou com os amigos. No entanto, essas situações tristes só serviram de motivação para a empresária. Ela prestou vestibular para Direito e foi aprovada em uma das instituições mais concorridas de Minas Gerais, a Faculdade de Direito Monsenhor Messias. “Estudei minha vida toda, pois sabia que a educação é o bem mais precioso de um ser humano, e isso ninguém poderia tirar de mim. Durante o curso, fazia estágios duplos para ter o dinheiro do transporte e da mensalidade da universidade. Os caríssimos códigos, vade mecuns, doutrinas eram sonhos difíceis e intangíveis para minha realidade. A regra era usar a Xerox mesmo, mas nem por isso desanimava, sempre acreditei na minha vitória”, conta. A força para enfrentar os desafios vem dos pais, Élcio Afrânio e Maria das Graças, que nunca lhe deixaram faltar amor e sempre a educaram com importantes conceitos de moral. O pai era ligado aos movimentos políticos, como MST, sindicatos e associações de bairro, e fazia questão que Cyntia participasse das reuniões. Ela cresceu visitando assentamentos e distribuindo cestas básicas. “A preocupação com o bem estar das pessoas e da sociedade me fez atuante nas áreas sociais, desde pequena, tudo graças à influência de meu pai”, revela. Os esforços valeram a pena, e Cyntia atuou durante anos como advogada, em Belo Horizonte. Mas Deus tinha outros planos para a mineira. Ao se mudar para a Paraíba, ela decidiu apostar em um velho sonho: trabalhar com a beleza de homens e mulheres, e, assim, poder externar todo encanto que há no coração deles. “Para mim, a beleza vem de dentro para fora, nós só aprimoramos o que já existe em cada pessoa”, afirma. Focada no objetivo de fazer a diferença no mercado, investiu na abertura de um salão spa - o Bella Beauty Studio Hair. A qualidade do serviço é reconhecida pelos clientes, e o sucesso do empreendimento refletiu na inauguração de uma segunda unidade, que incluiu até um espaço voltado para os homens, com barber shop, bar scortt e mesa de sinuca. “Toda minha trajetória foi trilhada na base do amor e da determinação. Sem esses sentimentos você não realiza nada. E foi isso que passei ao meu filho Tiago e pretendo transmitir aos meus netos, Isabella e Tiago Júnior”.


PERSONAL TRAINER

H

á profissionais que são infelizes com suas atividades, mas sentem medo de “virar a mesa” e começar do zero. Ana Livia A. Mousinho não. Ela teve coragem de deixar uma profissão que exercia há mais de 10 anos, para investir na carreira de personal trainer. E olha que o currículo dela é bastante extenso: formada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); pós-graduada em Turismo e Hotelaria pela FGV; mestre em Recursos Humanos e doutora em Antropologia e Psicologia Social pela Universidade de Salamanca, na Espanha. “Cresci ouvindo meu pai dizendo que deveria sempre investir na minha educação. Acredito que passei mais tempo estudando do que trabalhando. De qualquer forma, foram mais de 10 anos atuando como gerente administrativa na construtora da minha família”, revela. Mas com os anos, Ana Livia foi perdendo a motivação na função, principalmente, porque se tratava de uma atividade entediante. “Eu queria um estilo de vida mais saudável, mas sabia que, com aquela rotina, seria impossível”, conta. Ana Lívia tomou coragem e iniciou do zero uma nova profissão. A vontade de ter uma melhor qualidade de vida passou a ser uma meta profissional. Então, ela decidiu fazer vestibular novamente e foi cursar Educação Física pela Faculdade Maurício de Nassau. Nos primeiros períodos, ela já começou a estagiar em academias, mas continuou atuando como gerente administrativa, para manter o pagamento das despesas familiares. Ana Lívia é mãe de Júli Mousinho Castelliano, de 18 anos. Ela se formou no final do ano passado. As redes sociais e a indicação de amigos fizeram o número de clientes aumentarem consideravelmente em pouco tempo. Hoje, a rotina é corrida, mas trabalha com motivação. De segunda à sexta, acorda às 5h e só para às 20h, e, aos sábados, até o meio dia. “Entre uma aluna e outra, eu faço meus treinos na academia e, quando alguma falta, vou à orla dar um ‘rolé’ de skate”, revela. Ela também procurou fazer uma formação em Pilates, para aumentar o leque de serviços. E, para o futuro, pretende investir em uma pós-graduação em Gerontologia, especialidade que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais dos idosos. “Hoje, eu me sinto completamente realizada profissionalmente. Quero envelhecer bem e proporcionar uma qualidade de vida aos meus alunos, por isso pretendo investir nos cuidados com a terceira idade”.

140


EMPRESÁRIA - D’NAPOLES PIZZARIA

A

empresária Kássia Oliveira Reis, de 29 anos, é formada em Administração, com habilitação em Comércio Exterior, e teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na empresa da família – a D’Napoles Pizzaria. Na verdade, ela já ajudava no empreendimento desde o lançamento, em 2004. Mas a graduação foi fundamental para o crescimento do estabelecimento, pois, como ela mesma ressalta: não basta apenas ter boas ideias, é preciso entender, inovar e estudar o mercado para se manter sempre atualizado e encontrar novas possibilidades de desenvolvimento empresarial. Natural de São Paulo, ela e a família vieram morar em João Pessoa, em 2000, em busca de uma vida mais tranquila. Aos 21 anos, Kássia recebeu dos pais, Maria Helena de Oliveira e Geraldo Pereira, a missão de administrar uma das unidades da pizzaria sozinha. Por isso, buscou logo outro curso para se aperfeiçoar na área e fez MBA em Gestão Empresarial e de Pessoas, pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). “Hoje posso dizer que amo o que faço, tenho prazer em sair de casa para trabalhar. Pois, cada dia é uma dádiva e um novo desafio lançado. Lidar com meus colaboradores e clientes só me faz bem”, declara. Ela lembra que, no início, não foi fácil por causa do preconceito. Muitas pessoas não acreditavam que ela pudesse dar conta do desafio de administrar uma empresa sozinha por ser muito jovem e mulher. A afinidade com a área de administração de empresas ajudou bastante na carreira, mas ela revela que, quando sonhava em abrir um negócio, não imaginava que seria nesse ramo. Além disso, a determinação, o carisma e a dedicação em tudo que faz, também ajudaram no desenvolvimento das habilidades que ela precisou ter para crescer profissionalmente. O dia a dia de Kássia é bastante agitado, mas são os finais de semana que exigem mais dela, pois é quando a pizzaria apresenta maior número de clientes. Mesmo assim, ela procura manter uma vida saudável e realizar as atividades que gosta. Kássia faz dieta, mas não deixa de comer os doces favoritos, pratica musculação três vezes por semana e, nos outros dois dias, faz Muay Thai. A empresária também dedica pelo menos uma hora do dia para uma boa leitura. Nas horas vagas, ela gosta de sair com os amigos, assistir filmes, viajar, curtir a família e brincar com os sobrinhos, Luiz Felipe e Ana Letícia, e não esconde que é uma tia mega coruja. Ela conta que os planos para o futuro são sempre guiados por Deus e pretende continuar se dedicando ao trabalho sempre ao lado da família. “O meu sucesso deve-se primeiramente a Deus, que sempre está à frente da minha vida e de cada passo que dou e, logo em seguida, aos meus pais, que me proporcionaram uma ótima educação e são meus exemplos de vida. Minha família é tudo pra mim”.


FOTÓGRAFA

C

rescer entre lentes, câmeras, filmes, flashs e refletores já seria o suficiente para influenciar qualquer criança a seguir a carreira fotográfica, principalmente quando se tem na família grandes exemplos de força de vontade e profissionalismo. E assim foi com Adja Fernanda, que, com determinação, transformou sua brincadeira de criança em profissão e, hoje, aos 27 anos, carrega uma bagagem enorme de conhecimento. Ela lembra que sempre foi muito curiosa e que, desde criança, demonstrava familiaridade com a câmera fotográfica. Colocar e retirar o filme da bobina era uma das suas brincadeiras favoritas. Apesar disso, Adja garante que não pensava em seguir pelo mesmo caminho do pai, o fotógrafo Argentino Belmiro. O interesse pela fotografia aconteceu de forma natural. “Eu brincava de fotógrafa nos eventos da família e demonstrava interesse pela funcionalidade da câmera. Meu pai percebeu isso e me convidou para cobrir as festas junto com ele. Depois de um tempo, vi aquela oportunidade como crescimento pessoal e, principalmente, profissional”, conta. Apesar da familiaridade com a imagem, Adja queria entender mais deste universo e decidiu expandir seus horizontes, passando a participar de cursos e workshops em São Paulo e ficar atualizada das novidades do mercado. Aos poucos, os cursos foram despertando nela o desejo de investir cada vez mais nesta área. ”Eu fiz o caminho inverso da maioria dos fotógrafos. A parte prática eu já conhecia, por isso precisei entender a teoria para me envolver totalmente pela fotografia e mergulhar de cabeça no meu sonho”, revela. No entanto, ela explica que, por causa da agenda lotada, ainda lhe falta espaço para fazer um curso superior na área – um de seus objetivos para o futuro. A empatia com a profissão fez com que ela sentisse a necessidade de trabalhar a fotografia de uma forma mais artística, na qual pudesse contar histórias com veracidade e apresentar um diferencial ao mercado. “Procuro fazer um trabalho exclusivo, sem abandonar a essência fotográfica, que é transmitir a mensagem de cada momento”, comenta. Com esse objetivo, ela decidiu trabalhar com fotografias de estúdio e foi bastante criteriosa na seleção dos parceiros com quem trabalharia. As escolhas deram tão certo, que ela permanece até hoje com os mesmos fornecedores de quando inaugurou o Estúdio A Fotografia. “Todos fazem partem da minha caminhada, e só posso dizer que não tenho colegas de trabalho, tenho uma grande família”, ressalta. Para Adja, é mais prazeroso trabalhar com o que realmente se ama. Mas isso não significa dizer que tudo é simples. Pelo contrário, “hoje, é muito fácil começar a fotografar, o difícil é se manter na área; há sempre uma maior abnegação”, revela. No caso dela, muitas vezes, é abrir mão de vários momentos especiais, como ter que ficar longe da família e do esposo Wellington Gondim, nos finais de semana, para trabalhar e fazer a alegria das outras pessoas. “Gosto muito de estabelecer horários e, com a ajuda da minha equipe, tento, ao máximo, harmonizar o trabalho com a vida pessoal. Sempre que tenho finais de semana livres, gosto de viajar com meu esposo, ele é meu grande parceiro e incentivador”, revela.

142


DESIGNER DE UNHAS

C

ícera Aldiléia Nascimento, de 32 anos, teve muita perseverança em sua vida profissional e não deixou que as adversidades interferissem em seus objetivos. Acredite, não foi fácil. Ela, que é casada com o técnico em telecomunicações, Thiago Kennety Candeia Pereira, e mãe de Guilherme, de quatro anos, precisou superar preconceitos e ter muita força de vontade para aprender uma nova atividade. Natural de Bonito de Santa Fé, cidade do interior do Estado, ela veio para João Pessoa em busca de melhores condições de vida. Mas, em 2007, Léia, como é chamada pelos amigos e familiares, perdeu o emprego de babá. Como ela tinha facilidade em fazer as próprias unhas, resolveu arriscar em uma nova área e, apesar de não ter experiência, decidiu procurar um emprego de manicure e pedicure. Não foi fácil encontrar um lugar que quisesse dar a oportunidade para uma inexperiente, mas, vendo sua aflição, uma amiga a indicou para trabalhar em um salão no Bessa Shopping. “No dia a dia, eu era lenta, e as colegas capacitadas riam disso, algumas clientes mais impacientes desistiam na metade do atendimento e pediam para outra profissional terminar”, lembra. A dona do salão, Gerusa Felinto, percebendo a dificuldade de Léia, a dispensou do emprego. No entanto, dias depois, a convidou para trabalhar como recepcionista, por reconhecer que Léia era uma profissional esforçada e dedicada. Quando voltou, mesmo trabalhando em outra função, Léia não deixou seu sonho de lado e passou a observar o trabalho das manicures e, nas horas vagas, treinava as técnicas que ajudavam no processo de retirar cutícula e esmaltar nas próprias unhas. Com o tempo, ela foi adquirindo confiança e voltou ao posto de manicure e pedicure do local. No entanto, por questões adversas, o salão fechou. Como já tinha experiência na área, foi mais fácil conseguir outro emprego, como no salão de Carla Simoney, que lhe abriu as portas com muito carinho. A partir daí, Léia investiu na profissão e participou de diversas oficinas e workshops, sempre buscando aperfeiçoamento de técnicas e novidades do mercado. Em 2013, fez o curso de unhas de gel, mas não se identificou com o método, pois achava que o resultado não ficava tão resistente e natural. Ela continuou procurando outros cursos de alongamento artificial de unhas para oferecer o melhor às clientes. Foi quando conheceu a técnica de fibra de vidro – um tipo de alongamento que deixa a unha natural e resistente, com produtos menos agressivos. “Tenho orgulho de ter sido a primeira profissional a oferecer esse método aqui em João Pessoa”, destaca. O procedimento, segundo ela, fez sucesso graças à satisfação das clientes com os resultados e à indicação delas para outras amigas. “Não me reconheço mais como manicure, hoje digo que sou uma designer de unhas, porque o trabalho com fibras vai além de cuticular e embelezar as unhas. Trata-se de uma técnica mais complexa que permite que o alongamento fique muito natural”, conta. De lá para cá, são quase oito anos de profissão. Atualmente, graças ao incentivo da empresária Jacilda Fiel, Léia tem seu próprio espaço, em sociedade com o cabeleireiro Natan Silva. “Sou grata a Deus, por ter me dado determinação e coragem para enfrentar as dificuldades. Também agradeço à Gerusa Felinto, por ter me dado a oportunidade de aprender uma profissão, às minhas clientes e amigas, que, sem elas, não teria chegado aonde cheguei, e, em especial, ao meu esposo, filho, aos meus pais Maria Alvandira e Antônio Manuel do Nascimento, e à minha sogra, Matildes Candeia, por estarem sempre ao meu lado”, declara.


MAKEUP & HAIR

A

empresária Mariane Antônia Catarina Fernandes Borges Félix, de 36 anos, tem nove anos de atuação no mercado da beleza. No entanto, podemos dizer que a sua história, com blush, lápis e rímel, começou ainda na infância. Segundo ela, ficava fascinada quando via produtos de beleza espalhados pela casa e logo queria testá-los em suas bonecas. Ela conta que amava usar os batons das tias e fazer mistura de cores, mas revela que não imaginava que, um dia, teria seu próprio salão de beleza e trabalharia como maquiadora. Com o tempo, a menina curiosa, cheia de sonhos, viu suas brincadeiras virarem realidade aos poucos, sem pressa, sem atropelar etapas, até se tornar a maquiadora profissional que hoje é, comandando o Studio de Beleza Mariane Borges. Mas, não pense que a sua história foi tão fácil assim. Por mais de 10 anos, Mariane trabalhou como recepcionista em um hospital infantil de João Pessoa. No entanto, vez por outra, nos intervalos de almoço, sempre surgia uma colega pedindo para ela modelar a sobrancelha, ou fazer chapinha nos cabelos. Apaixonada pelo resultado que a mudança causava nas pessoas, ela fazia questão de ajudá-las, deixando-as lindas e arrumadas. Nessa época, as amigas já a incentivavam a fazer um curso profissionalizante na área, pois sabiam do potencial dela com trabalhos manuais. Apesar do apoio, Mariane tinha dúvidas, porque, na época, as duas filhas eram muito pequenas, e ela tinha medo de arriscar em um novo emprego e comprometer o orçamento da família. Mas Deus resolveu mostrar que a mudança que ela tanto sonhava também estava nos planos Dele. Foi uma vendedora de rua quem mostrou para ela um panfleto com opções de cursos profissionalizantes na área de beleza. “Tenho certeza que foi algo enviado por Deus, pois eu sentia a necessidade de mudar de vida”, comenta. Ela fez vários treinamentos e, em novembro de 2008, inaugurou o Studio de Beleza Mariane Borges, nos Bancários, especializado em maquiagem, penteados para festas e coloração, principalmente para loiras. A empresária conta que trabalhou bastante no início, para conquistar novas clientes, e até oferecia cortesia para quem divulgasse os serviços do estabelecimento. Aos poucos, ela foi investindo em novos cursos, como o de maquiadora profissional, make-up para noivas e penteados específicos. Além de diversas formações pelo Instituto L’Oréal Professionnel. Com isso, o salão logo ganhou reconhecimento pela excelência em atendimento e, dois anos após inagurado, teve que ampliar o espaço para atender a demanda da clientela. Casada com o técnico em telecomunicações Almir Félix, Mariane é mãe de Laura Nívea, de 13 anos, e Júlia Hellena, de 11. Seu zelo pela profissão é tão grande, que a primogênita já demonstra afinidade com a profissão da mãe. Tanto é, que, por iniciativa própria, pediu para fazer um curso profissional de maquiagem e, nas horas vagas, gosta de maquiar as amigas e observar a mãe no salão. Mariane garante que é feliz profissionalmente e pretende investir ainda mais em sua área. “Quem trabalha com beleza não pode parar. Diariamente, há inúmeras mudanças e novidades na indústria de cosméticos. Então, é necessário estar sempre investindo e se atualizando”.

144


ADVOGADA

O

amor pela leitura e o apreço por desafios são duas características fortes que a advogada Mayra Andrade Marinho Farias tem e que foram importantes para ela na época em que escolheu a profissão que seguiria. Além dessas qualidades, ela sempre foi muito dedicada e responsável com os estudos, postura que hoje mantém também com seus clientes. Mayra é formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é mestre em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda em Direito Tributário pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela conta que escolheu se especializar nessa área por afinidade e também porque avaliou, na época em que decidiu montar o escritório particular, que esse campo carecia de profissionais especializados. “Desde a faculdade, me apaixonei pelo Direito Tributário, por isso não tive dúvidas quanto à área que seguiria ao me formar”, ressalta. Hoje, ela divide os horários entre o escritório particular – o Andrade Marinho Advocacia Tributária - e a sala de aula, onde atua como professora universitária em diversas faculdades de João Pessoa. Para Mayra, os clientes são seus principais parceiros, em razão da relação de confiança que estabelece diariamente com eles. A atividade de advogada tributarista requer uma enorme responsabilidade por trabalhar com grandes cifras de dinheiro. No escritório, ela atua como consultora e advogada para diversas empresas da Paraíba e de outros Estados. “Tenho como mentores do Direito Tributário o advogado Waldevan Alves de Oliveira e o professor Paulista Paulo de Barros Carvalho, mestres com quem tive a oportunidade de aprender muito e o prazer de trabalhar e estudar”, revela. Mayra também destaca que a carreira de sucesso foi construída com muito trabalho, estudo, dedicação e responsabilidade. Ela será a primeira paraibana doutora em Direito Tributário e tem muito orgulho desse título que conquistará em breve. Em virtude dos inúmeros processos que acompanha em outros Estados e do doutorado em São Paulo, ela precisa viajar com frequência e, para isso, conta com o apoio do marido, o também advogado Márcio Greick Barroso Farias, para cuidar do filho, Márcio Luiz Andrade Marinho Farias, de sete anos. “Procuro participar ativamente da vida escolar do meu filho. E, nos finais de semana, procuramos fazer atividades juntos, como ir ao cinema e à praia para compensar os momentos que estou fora”, comenta. O casal já tem plano de aumentar a família no futuro.


ODONTÓLOGA

M

ichely Patrick Farina, de 41 anos, já tem mais de 18 anos de atuação como dentista. A paixão pela Odontologia fica evidente em sua explicação sobre o porquê de escolher essa profissão. “Sempre admirei o sorriso e o que ele traz de bom. É algo que vai além da estética, quando você recebe um sorriso, ganha também luz e boas energias”, destaca. Michely é natural de Londrina, no Paraná, mas morou boa parte de sua vida em Cuiabá, no Mato Grosso. Inclusive foi lá onde ela começou a carreira profissional. A mudança para João Pessoa foi em virtude da transferência do marido, Eneilto Sousa Gomes, que é funcionário público federal. Ao chegar por aqui, em 2003, abriu o próprio consultório particular e também foi atuar em uma clínica-escola. Nesse meio tempo, ela se especializou em Endodontia, Estética e Odontologia Hospitalar. Então, em 2006, engravidou do terceiro filho, Vítor, e sua rotina mudou totalmente. O pequeno nasceu prematuro extremo, com apenas 28 semanas de gravidez, e com hidrocefalia - doença que causa um acúmulo excessivo de fluído (líquido cefalorraquidiano) dentro dos ventrículos (áreas no cérebro) ou do espaço subaracnoide. “Fechei o consultório e resolvi me dedicar integralmente à saúde de meu filho. Mas hoje, aos nove anos, ele está totalmente estável e leva uma vida normal como qualquer garoto da idade dele”, relata Michely. Foram cinco anos afastada do mercado de trabalho. Quando voltou, foi atuar como dentista na Prefeitura do Conde e, posteriormente recebeu um convite para integrar uma equipe de uma clínica particular. E, hoje, Michely também faz parte do corpo docente do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), onde atua como professora do curso de Odontologia. Todas essas experiências a fizeram uma profissional mais realizada. “Costumo dizer que meu sucesso foi construído com base em um tripé: meu perfeccionismo, minha vontade de fazer o melhor e meu amor pela profissão”, revela. Mas ela ressalta que a fé dela em Deus e o apoio da família também foram fundamentais para seu sucesso. Além de Vítor, Michely é mãe de Tallyne, de 23 anos, e Heitor, de 14. Ela revela que, como profissional, é dedicada, estudiosa e séria. E a mãe e esposa Michely é esforçada, perfeccionista, exigente, mas também divertida e amiga. “Concilio bem as duas, misturo bem as duas, separo bem as duas, as duas são a mesma, então a conciliação é natural, acontece fácil”, afirma. Com muito bom humor, ela conta que também se dedica à atividade física, porque, “depois dos 40 anos, a gravidade é uma bruxa implacável, puxa tudo para baixo [risos]”. Para relaxar, ela gosta de cozinhar, degustando um bom vinho, e diz que, na companhia da sua família e amigos, vive momentos especiais, que completam a sua rotina. Para ela, essa pausa é o melhor momento de seu dia. Quando questionada sobre o futuro, ela responde que com fé, trabalho e dedicação o universo conspira para que o sucesso se realize. “Sonho muito e quero sempre crescer, acredito que não há crescimento sem dedicação e estudo, principalmente na área da saúde. Espero terminar meu mestrado, fazer doutorado, pós-doutorado, ir atrás de novidades e tecnologias que facilitem e melhorem a vida de meus pacientes”.

146


EMPRESÁRIA - PRODUZ EVENTOS

A

conclusão de um curso superior certamente é um dos momentos mais importantes na vida de um estudante universitário. É o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso. Quando ele chega nesta fase, o maior desejo é realizar a festa de formatura e, assim, poder comemorar esta etapa concluída e agradecer a todos que contribuíram para essa vitória. É também um momento de magnitude para a Instituição de Ensino, que externiza seus sentimentos, mostrando que a missão de ensinar foi cumprida, bem como para a família, que vê que todo o esforço e investimento valeram a pena. É, na verdade, um momento de extrema importância, que exige - da empresa organizadora - competência, confiança, sensibilidade e dedicação. Afinal, para que um evento de formatura saia tal qual a turma idealizou, é fundamental entender todo este universo e ter a consciência de que essa missão não é tão simples assim e que ali está um sonho que tem que ser realizado sem erros. Esse é o pensamento diário da administradora Emiliany Nunes Borges, de 38 anos, que, juntamente com o sócio, Ricardo Miranda, comanda há três anos a empresa Produz Eventos, especializada em formaturas. “Não é fácil realizar sonhos, mas trabalho em cada festa como se fosse a minha. Tenho o maior zelo com meus formandos, desde a assinatura do contrato até depois do baile. Vibro e me emociono com cada descida. Lidamos com momentos que não podem ser repetidos. Então, temos que superar todas as expectativas”, comenta. A ideia de montar uma empresa de cerimonial de formaturas surgiu durante o curso de Administração pelo IESP, quando Emiliany, com seu espírito de liderança, encabeçou a presidência da comissão de formatura de turma. A organização da festa deu tão certo que ela se empolgou com a ideia de abrir uma empresa para este segmento. O então colega de classe, Ricardo Miranda, conhecendo o potencial e o espírito empreendedor dela, logo tornou-se sócio do empreendimento. Emiliany revela que a força para vencer os obstáculos da vida vem de seus avós paternos Noé Antônio de Oliveira e Antônia Nunes da Conceição, responsáveis por sua criação. A infância foi difícil. Ela, que tem raízes Emenses, nasceu em Patos, interior do Estado, mas, apesar das adversidades, nunca faltou amor em seu lar. E isso foi fundamental para que ela tivesse coragem de seguir em busca de seus objetivos. “Com eles, aprendi a ser uma pessoa honesta, do bem, de coração limpo e, o mais importante, que devemos encontrar a felicidade em tudo o que fazemos”, revela. Hoje, Emiliany procura repassar para sua família os mesmos conceitos de gratidão e amor que recebeu dos avós e mostrar que toda dificuldade pode ser superada com força de vontade. Ela é casada com o construtor civil, Junior Borges, há 13 anos, e é mãe de Arthur, de nove anos. “Meu filho é a razão pela qual eu levanto todos os dias e tento ser uma pessoa melhor, para fazer dele um ser feliz e amado”, declara. A rotina da empresária é intensa, pois ela é responsável por organizar todos os detalhes de atos ecumênicos, aulas da saudade, colações de grau e bailes de formatura, além de visitar faculdades em busca de novas turmas. Mesmo com a correria no trabalho, Emiliany faz questão de pegar e deixar o filho na escola e participar de todas as atividades extracurriculares dele, além de curtir a família, quando não tem evento nos fins de semana.


EMPRESÁRIA - YG CONSULTORIA

A

profissão da empresária Geane do Amaral Gonçalves Aragão, de 32 anos, é um desafio diário. Imagine que um amigo seu esteja desmotivado no emprego, e você tenha a responsabilidade de incentiválo, mostrando vias que possam tornar o ofício dele mais interessante. Pois bem, é isso o que Geane faz: motiva pessoas a atingirem seus objetivos profissionais, quando elas já não acreditam mais que podem. Uma missão difícil, mas não impossível para quem tem responsabilidade no que faz e foco nos seus objetivos. Essa é a tese dela, que desenvolveu essa visão empreendedora ainda criança, vivenciando o dia a dia no comércio de seus pais, os também empresários Renan Gonçalves e Rejane Amaral. Segundo Geane, para incentivar um profissional e mostrar qual o melhor caminho que ele tem que seguir, é preciso observar e conhecer um pouco sobre a pessoa, ou a equipe com a qual irá trabalhar, e saber quais são as suas necessidades. “O trabalho de consultoria é como uma pílula para uma determinada doença, se você não dá o remédio na hora adequada, para a pessoa certa, ele não surtirá efeito”, explica. Focada neste objetivo, ela, ao lado do marido, Yuri Aragão, apostou no sonho de empreender, e, juntos, criaram o YG Consultoria, que completa 10 anos, em 2016. Geane lembra que a empresa foi aberta com poucos recursos e muitos sonhos. Ela, que sempre mostrou determinação e coragem, havia desistido de um emprego fixo para ir em busca da sua verdadeira vocação. Graduada e pós-graduada em Administração de Empresas, se apaixonou pelo mundo do empreendedorismo ainda no início da vida acadêmica. Mas antes de abrir o próprio negócio, decidiu reunir experiência atuando em outras organizações. “Minha intenção era conhecer o funcionamento de um empreendimento que não fosse familiar. Para isso, além de conhecimento teórico, você precisa vivenciar a prática”, comenta. A habilidade para conversar com as pessoas e entender aquilo que elas esperavam de determinada situação conflitante foi fundamental para que ela tivesse êxito ao abrir o próprio negócio. Quando a empresa começou a crescer, ela precisou contratar e treinar novos funcionários, além de delegar funções. Surgiu, a partir dessa experiência, mais um serviço na empresa: consultoria empresarial e treinamentos, que trabalha com desenvolvimento de pessoas e negócios. Já são mais de três anos atuando na área de gestão de pessoas como consultora de negócios, desenvolvendo líderes e empresas, e realizando treinamentos. Como a reciclagem profissional é primordial para qualquer profissional, a empresária concluiu recentemente uma formação em Coaching. “Amo o que faço, essa é a minha missão, sou completamente realizada por orientar as pessoas a conquistar aquilo que elas desejam dentro de suas carreiras e negócios”, declara. O sucesso profissional veio em virtude do amor pela profissão, da dedicação, das renúncias pessoais e das horas de estudo, pois, para ela, o trabalho não pode ser realizado visando apenas o retorno financeiro. Mãe de Davi, de seis anos, e Marina, de dois, Geane afirma que nenhum sucesso compensará o fracasso do lar. “Mesmo com uma rotina intensa, inclusive nos fins de semana, eu procuro sempre compensar os momentos felizes com minha família; o mais importante é ter qualidade nessas ocasiões, e não estar 24 horas juntos”.

148


PSICÓLOGA

A

na Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega acredita que ser psicóloga foi muito além de uma escolha. Para ela, é uma verdadeira vocação. E foi essa convicção que a fez decidir por essa profissão. “Meu sonho de infância era viver de Psicologia, e, hoje, essa é a minha realidade. O exercício da minha atividade atribui um sentido à minha vida. O encontro com cada paciente, com meus alunos em sala, me fortalece e me faz crescer”, comenta. Natural de Juazeiro (BA), Ana Sandra veio à Paraíba para cursar psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). A decisão de deixar Petrolina (PE), cidade onde morava na época, não foi fácil, pois ela não tinha família na Capital paraibana, nem amigos que a apoiassem durante os cinco anos de estudo. Sandgy Araújo, amiga de infância, foi quem a encorajou neste propósito, inscrevendo-a no vestibular e providenciando tudo para que ela se mudasse para João Pessoa. “A rotina era pesada, durante todos os anos de faculdade, trabalhei durante o dia e estudei à noite”, lembra. Mas, foi nesse período, que ela fez novas e grandes amizades, que foram fundamentais para que ela conseguisse concluir o curso. “Na verdade, chegar onde cheguei só foi possível graças a esses anjos que a vida permitiu que eu encontrasse. A cada um deles serei eternamente grata. Ter amigos é, definitivamente, uma dádiva, pois não é fácil viver só e não ter alguém para se apoiar, chorar ou mesmo desabafar”, declara. Todo esforço valeu a pena. Hoje, Ana Sandra é mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é a atual presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, atua como professora em duas universidades do Estado e tem uma clínica particular. “Cada um desses espaços tem contribuído, enormemente, na minha formação pessoal e profissional”, revela. A rotina continua puxada, mas agora a psicóloga trabalha com o que realmente ama. De segunda a sexta, ela se divide entre o conselho, a sala de aula e a clínica, e dois finais de semana - por mês - participa de um curso de especialização. O empresário Renato Arcoverde Nóbrega, com quem ela é casada há dois anos, é seu maior incentivador. “Ele está sempre presente em todos os momentos e decisões da minha vida. Sentir que ele fica verdadeiramente feliz com minhas conquistas, me revigora para continuar na luta diária. Ainda tenho muitos sonhos e projetos que gostaria de realizar e sei que, para isso, além de muita determinação, é essencial ter fé, família e foco”, declara. Para a psicóloga, o sucesso é sinônimo de felicidade no trabalho. “Sinto-me mais que realizada, sou plenamente agradecida a Deus pelo caminho percorrido. O meu grande desejo é que eu seja sempre digna do meu ofício, quero desempenhar a cada dia minha profissão pautada na ética, com competência técnica e contribuindo na construção de uma sociedade, cuja preservação da dignidade humana se configure como valor inalienável”, revela.


EMPRESÁRIA - GOLD VIAGENS

M

írian Lúcia Mendes de Almeida é jovem, tem apenas 22 anos, muitos sonhos e coragem de sobra para realizá-los. Estudante do nono período de Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e apaixonada por turismo, há dois anos ela abraçou o desafio de abrir a própria agência de viagens – a Gold Viagens & Turismo, depois de trabalhar e acumular experiência em outra empresa do mesmo segmento. “Sempre tive paixão por viajar e curiosidade em conhecer lugares e as suas culturas. Foi como cliente de uma agência que fui convidada a trabalhar nessa área. Quando iniciei as minhas atividades com o Turismo, viajei para o exterior acompanhando diversos grupos de turistas. Com o desenvolvimento das minhas atividades na agência, obtive conhecimentos acerca das rotinas administrativas e financeiras de uma empresa desse segmento”, conta. A experiência foi enriquecedora e só fez aumentar o desejo de abrir um negócio dentro do mesmo segmento. A empresária enxergou grande e teve coragem para arriscar em um mercado bastante competitivo, como é o de Turismo. Ela revela que o início não foi fácil, afinal a aposta era grande e em uma área fora de sua atuação. O foco e a determinação da jovem trouxeram excelentes resultados em pouco tempo. E ela pretende levar a administração da agência paralelamente com a futura profissão de advogada. São duas áreas totalmente diferentes, mas que encontraram algo em comum no coração dela. “Amo viajar. E proporcionar isso a outras pessoas é muito gratificante. Ao mesmo tempo defender as causas de pessoas que foram lesadas também tem seu valor. E é isso que eu quero levar para minha vida profissional”, destaca. Ela ressalta que o sucesso alcançado até aqui também se deve aos valores repassados pelos seus pais, Geraldo Rodrigues Almeida e Mônica Guimarães Almeida, que a apoiaram desde o início. Com eles, Mírian aprendeu que o respeito e a cordialidade são valores que devem nortear o ser humano. E ela levou esses conceitos para dentro da empresa. A jovem empresária trabalha de domingo a domingo, mas garante que não lhe falta energia para treinar Muay Thai. Ela procura manter os horários sempre bem definidos, para também ter tempo de se dedicar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da universidade e as horas de estudo para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Tenho a certeza que estou indo no caminho certo, quero crescer ainda mais como profissional, com planos de expandir a área de atuação da agência, sempre oferecendo o diferencial e a transparência ao cliente e, é claro, pretendo seguir com minha carreira na advocacia e aprimorar ainda mais meus conhecimentos”, comenta.

150


DERMATOLOGISTA

E

driane de Araújo Freire Santos é dermatologista, mãe e esposa, mas não necessariamente nessa ordem. Ela garante que é apaixonada pela profissão, no entanto, evita ultrapassar as oito horas diárias de trabalho, para poder dar atenção devida à família. “Meu lar é meu refúgio, por isso valorizo tanto a paz que tenho quando estou com meus filhos e meu marido”, destaca. Filha de pais comerciantes, que sempre investiram na educação dos filhos, Edriane tem hoje uma carreira sólida, que foi construída com esforço e dedicação. A escolha profissional, segundo ela, foi um pouco difícil, em virtude da imaturidade na época em que prestou vestibular. Escolheu Psicologia, mas não se identificou com o curso e decidiu prestar um novo concurso para Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Edriane conta que, logo no início do curso, sabia que estava no lugar certo, difícil mesmo foi escolher a área de atuação, pois ela gostava de quase todas. “Minha trajetória nunca foi reta. Precisei passar por outros caminhos até chegar onde queria. Comecei minha carreira médica como pediatra, mas, logo depois, me especializei em Dermatologia e fiz pós-graduação em Cosmiatria”, comenta. Já são mais de 10 anos atuando como dermatologista. Hoje, ela divide os atendimentos entre os pacientes de seu consultório particular e da rede pública. Edriane revela que o sucesso profissional é consequência da dedicação aos pacientes e à constante busca por atualização, já que a Cosmiatria - área dedicada principalmente à beleza humana e responsável pelos cuidados estéticos com a pele - evolui rapidamente. Mesmo com a rotina puxada, ela tenta manter o hábito de almoçar sempre em casa e reserva os finais de semana para a família. Além disso, tenta manter o corpo saudável, com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física. Já praticou vários esportes, mas agora se dedica apenas à dança e à musculação. Mas, para ela, a mente também precisa ser estimulada, por isso não abre mãe de ler um bom livro à noite. Edriane valoriza os trabalhos sociais e, sempre que tem um tempinho a mais, procura participar de campanhas voluntárias promovidas pelas entidades da Dermatologia. Ela acredita que é dever de todo profissional contribuir com a redução dos estigmas, que algumas doenças carregam, e facilitar o acesso - de quem mais precisa - aos especialistas. Como toda mãe zelosa, Edriane deseja ver os filhos crescidos e bem-sucedidos.“Sempre fui muito dedicada aos estudos. Acredito que o conhecimento é um bem que ninguém pode nos tirar. Aprendi isso com meus pais e passo esse ensinamento aos meus filhos. Invisto na educação deles para que futuramente possam caminhar com suas próprias pernas”, comenta.


ADVOGADA

A

advogada Roberta Ramalho Norat Uchôa, de 47 anos, vem de uma família de juristas. O bisavô, Balduino Hardman, e o pai, José Hardman Nortat, foram durante anos desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará e da Paraíba (TJPB), respectivamente. A admiração que ela tinha pelos dois e pela função que eles exerciam, em defender os menos favorecidos, foram determinantes para que ela também escolhesse o Direito como sua profissão. Roberta se formou pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e começou advogando em sociedade com três amigas nas áreas de Direito Civil e Trabalhista. Um ano e meio depois, ela decidiu investir na carreira pública e foi estudar para concurso público. O primeiro cargo que ela tentou foi para Promotor de Justiça. Por duas vezes, ela foi classificada até a segunda etapa. Concomitantemente, ela tentou concurso para o cargo de analista judiciário no Tribunal de Justiça da Paraíba e foi aprovada. São mais de 26 anos atuando no TJPB. “Já trabalhei em vários setores de lá, em gabinetes de desembargadores, inclusive no da presidência; na diretoria de fórum cível; no gabinete do Corregedor Geral de Justiça, e também no TRE - Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; fui por seis anos conciliadora do Juizado Cível e também do Juizado Volante, hoje extinto e que, na época, prestava um grande auxilio à população da grande João Pessoa, no que diz respeito à acidente de trânsito sem vítimas”, destaca. Para ela, o melhor de trabalhar lá é poder levantar a bandeira da Justiça em prol dos menos favorecidos. Mas, além de servidora pública, ela é também “mãe-consultora”. Roberta tem auxiliado na administração das empresas dos dois filhos: Raphaela Uchôa, proprietária da Maison que leva seu nome, e de Roberto Uchôa Filho, sócio-proprietário de uma construtora. Porque, além de formada em Direito, Roberta também tem especialização em Gestão Empresarial e Marketing e em Relações Públicas. “Para mim é uma grande realização poder contribuir com a vida e o crescimento profissional dos meus filhos”, ressalta. Três dias à tarde, ela dá suporte na Maison Raphaela Uchôa e, nos outros dois dias da semana, também no período vespertino, ajuda o filho a fiscalizar as obras que estão em andamento pela construtora. E, para manter a saúde em dia, faz caminhadas regularmente à noite. “Devo tudo que conquistei à minha fé em Deus e determinação, pois sempre fiz e faço tudo com muito amor e dedicação, porque, para mim, esses são os princípios básicos para vencer na vida”, declara. Quando questionada sobre o futuro, ela, que é casada com o também servidor público, Roberto Uchôa, diz que prefere confiar nos planos de Deus para sua vida, mas que mantém guardado sonhos antigos de construir outros empreendimentos, inclusive um hotel. E ressalta: “afinal, sonhar não é proibido”.

152


DERMOPIGMENTADORA

P

riscila Palmeira, de 30 anos, tem como referência pessoal e profissional a dedicação da mãe, Marilene Alves, que trabalha há mais de 30 anos como cabeleireira. Ou seja, ela nasceu e cresceu dentro de um salão de beleza. Por essa razão, sempre teve afinidade com assuntos relacionados à estética. Mas, ao decidir a carreira que iria seguir, ela optou em ir por outra via: Administração de Empresas. Natural de Alagoa Grande, ela veio para João Pessoa fazer o curso pelo Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP). Priscila fez essa escolha porque também gostava da área comercial e pensava em se especializar em Marketing de empresas. Mas a vida a levou para outros caminhos e as oportunidades a fizeram ir trabalhar no serviço público, como presidente de comissão de licitação e pregoeira. “Eu estava infeliz com minha vida profissional, aquilo não me preenchia emocionalmente, então minha mãe sugeriu que eu investisse na área de estética, que era algo que eu já tinha afinidade. Ela foi quem mais me incentivou quando eu tomei a decisão de mudar de profissão”, lembra. Priscila fez o curso de Micropigmentação – técnica que implanta pigmentos na derme. Assim, é possível desenhar sobrancelhas, iluminar, sombrear, delinear olhos, desenhar e preencher lábios, usando recurso de cores para dar ilusão de serem maiores ou menores. “Desde o primeiro curso sabia que estava no caminho certo”, ressalta. A habilidade com as mãos fez o número de clientes crescer, consideravelmente, em pouco tempo. E não havia barreiras geográficas para ela não. Priscila tinha clientela em Alagoa Grande, Solânea, Campina Grande e até em cidades do Rio Grande do Norte. A jovem investiu em cursos e fez Micropigmentação de Sobrancelhas Fio a Fio Realista; em Lábios e Contorno dos Olhos Inferior e Superior; Paramédica para Aréolas, Camuflagem de Vitiligo e Capilar. Em 2014, surgiu a oportunidade de uma parceria com um salão de beleza, em João Pessoa. “Hoje, posso dizer que amo o que faço. É algo que vem da alma. Minhas mãos são apenas o instrumento para desenhar a tela, que é nada mais que o rosto do meu cliente”, revela. No entanto, embora esteja realizada profissionalmente, ela não pretende parar e, em breve, estará realizando novos cursos e fechando mais parcerias profissionais. Casada com o empresário, Fred Palmeira, e mãe da pequena Lara, de dois anos e sete meses, Priscila mantém os horários bem definidos, para se dedicar à família e também à saúde. “Procuro sempre deixar e buscar minha filha na escola e tento ser assídua na academia, porque é importante a gente cuidar do corpo. Tempo livre mesmo só aos domingos, que é quando passo o dia com meu marido e minha filha”, conta.


ENFERMEIRA

A

vocação da enfermeira Marcela Lourenço Lacerda, de 33 anos, está no sangue. Talvez essa influência tenha vindo da mãe, Hercília Eunice Romera da Silva, que exerceu essa profissão até se aposentar. Mas um fato é certo: ela demonstrou afinidade com essa área desde criança. “Eu enfaixava as bonecas, simulava cirurgias nelas e, se tinha sangue, eu queria ver [risos]. Sempre gostei de socorrer os amiguinhos machucados para fazer curativos”, revela, acrescentando que fazer o parto da boneca gestante era outra de suas brincadeiras favoritas. Mal sabia ela que, no futuro, seria responsável por ajudar inúmeras mamães de primeira viagem. Marcela é natural de São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, mas morou durante muitos anos em Santo André, também na mesma região. Ela é formada em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Santa Emília. O primeiro contato com casais que buscavam a maternidade foi durante o estágio voluntário na Escola Paulista de Medicina, ainda em São Paulo. Pouco tempo depois, surgiu a oportunidade de trabalhar como enfermeira na Faculdade de Medicina do ABC, também com reprodução humana. “Eu recebia casais que tinham dificuldade de engravidar. Eles assistiam o curso, que eu ministrava sobre infertilidade, e realizavam comigo a primeira consulta no processo de triagem. Acompanhar aquelas pessoas, que chegavam cheias de sonhos, dúvidas e medos, e depois eu ter a oportunidade de conhecer aqueles bebês tão esperados pelos pais, era uma enorme felicidade para mim”, conta. Em 2007, Marcela casou com o médico José Iran de Medeiros Lacerda e se mudou para João Pessoa. Ao chegar à capital paraibana, ela foi trabalhar em uma maternidade particular e logo sentiu a carência de cursos especializados para casais grávidos. Então, Marcela criou o projeto “Dicas da Cegonha” e apresentou à administração da instituição. Contrariando as expectativas, a primeira edição do curso inscreveu mais de 30 casais, e, na segunda, houve ocupação máxima no auditório. Anos depois, Marcela engravidou do segundo filho, Iran, que hoje tem três anos, e decidiu dar um tempo no projeto para se dedicar à maternidade. Além de Iran, ela também tem uma menina, Clara, de seis anos. As amigas Thatiany Coelho e Roberta Barros foram quem incentivaram Marcela a retomar o projeto “Dicas da Cegonha”. Elas começaram com um perfil na rede social Instagram, amadureceram a ideia e montaram um consultório onde dão aulas para grupos de casais ou individualmente. “Os cursos voltaram com todo vapor. Ampliamos os atendimentos de forma profissional para auxiliar as mamães durante a amamentação e os cuidados com o bebê. Receber uma nova cliente e saber que ela conheceu nosso trabalho por indicação de outra mãe é a prova de que está dando tudo certo”, comenta. Não é a toa que Marcela é completamente apaixonada pela profissão. Ela garante que não mudaria nada em sua trajetória, que apenas pensa em se aprimorar e ampliar mais os conhecimentos na área. “Ver uma mamãe que, no início do atendimento, chora com medo de sentir dor ao amamentar, e depois ver o bebê mamando, não tem preço. É muito gratificante receber o depoimento de uma mulher que segue amamentando após os seis meses, dizendo que só conseguiu isso por causa da minha ajuda”.

154


FISIOTERAPEUTA

”E

ngraçado que não fui uma criança que fazia muitas estripulias. Nunca soube nem ‘dar’ estrelinha, e hoje só vivo de cabeça para baixo no Pilates [risos]”, conta a fisioterapeuta, Mariana Rocha Dore, de 28 anos. O reconhecimento com a profissão surgiu em uma visita à Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em 2009. Ela conta que se emocionou ao ver uma criança de sete anos dando seus primeiros passos descoordenados, graças à persistência do trabalho de um fisioterapeuta. “Quando vi a cena, tive certeza que era aquilo que queria fazer: dar às pessoas motivos para acreditar e não desistir de si mesmas”, ressalta. Em um primeiro momento, Mariana pensou em trabalhar como fisioterapeuta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por isso, antes mesmo de se formar, durante seu último ano no curso de Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), começou sua pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar. Mas a vida a levou para outros caminhos. Mariana trabalhou com fisioterapia convencional, hidroterapia e dermatofuncional, até conhecer melhor as técnicas do Pilates. “Meu coração bateu mais forte. Senti uma identificação e tive certeza de que queria me qualificar naquela área”, revela. A jovem fisioterapeuta fez especialização em Pilates Clássico, Pilates Aéreo e Neopilates. Atuou em três empresas, onde pôde somar mais aprendizado e novos conhecimentos. Só que chega um momento em que o profissional quer personalizar seu próprio atendimento. E foi esse sentimento que fez Mariana abrir o Studio de Pilates Mariana Dore. O local já funciona há quase dois anos, onde a missão é melhorar a qualidade de vida de seus clientes, de acordo com o objetivo de cada um. A rotina é intensa: Mariana fica no studio nos três turnos e faz musculação na hora do almoço. Nas terças e quintas à noite, participa de aulas de dança. Tudo isso, e ainda treina Pilates nas horas vagas. “Todo início de carreira é difícil. A gente se dedica demais e, quando gosta do que faz, acaba trabalhando além do tempo. Costumo dizer que saio do Pilates, mas o Pilates não sai de mim”, comenta. Para a jovem fisioterapeuta, essa dedicação, o cuidado no atendimento personalizado e a sua capacitação profissional são os ingredientes de seu sucesso. “Confesso que tenho a melhor profissão do mundo. Como não ser realizada se trabalho com o que amo? Se uso roupas e calçados confortáveis, clima alegre e clientes com a vontade de viver melhor? Sou muito feliz e realizada. Meu studio é minha diversão e onde consigo relaxar”, comenta. A nova meta da fisioterapeuta é expandir os serviços do studio e fazer parcerias com outros profissionais, como nutricionista, educador físico e dermatofuncional, para oferecer um atendimento ainda mais completo a seus clientes.


DECORADORA DE EVENTOS

D

elicadeza, sensibilidade e bom gosto são algumas das qualidades de Ivanise Targino da Silva que foram fundamentais para seu sucesso como decoradora de eventos. Formada em Contabilidade, Ivanise trabalhou por mais de dez anos como secretária administrativa de um hospital público de João Pessoa, antes de atuar no segmento de decoração. Tudo aconteceu de uma forma bastante despretensiosa, com a abertura de uma floricultura, pois ela sempre teve uma paixão por flores. “Valorizo esse contato com a natureza, por isso sempre mantive jardim em casa”. Os belos arranjos de flores que ela preparava na floricultura despertou a atenção de alguns clientes, que começaram a contratá-la para decorar pequenos eventos. Com os anos, ela foi ganhando habilidade e confiança na arte de ornamentar e decidiu se dedicar exclusivamente à decoração de festas. “Comecei nessa atividade um pouco tarde, mas minhas experiências profissionais anteriores foram muito importantes para o desempenho do meu trabalho atual”, comenta. Ivanise revela que a profissão de decoradora é difícil, mas ao mesmo tempo gratificante. O trabalho vai muito além de fazer belos arranjos de flores ou combinar peças, ele envolve sonhos. “A missão é complicada porque precisamos concretizar aquilo que o cliente idealiza e, muitas vezes, ele não consegue expressar com clareza o que deseja. E como estamos trabalhando com momentos especiais, temos que ter a sensibilidade de tornar tudo o que ele sonhou em realidade”, explica. A cada festa concluída, e o retorno emocionado dos clientes, vêm a satisfação pessoal, a sensação de dever cumprido e a motivação para elaborar a decoração de novos eventos. Ivanise conta que a profissão exige constante atualização, por isso realiza periodicamente cursos e workshops, para se manter sempre por dentro das tendências do mercado. Além disso, a parceria com bons profissionais é fundamental, para garantir o melhor aos seus clientes. “Tudo que faço, faço com comprometimento e o profissionalismo, e isso fez toda a diferença ao longo desses anos. Amo minha profissão e certamente não estaria onde estou hoje se não fosse o carinho e a atenção que procuro dar aos meus clientes”, declara. O dia a dia é bastante corrido. De segunda à sexta, ela atende no escritório e divide o tempo entre atendimento aos clientes e atividades administrativas, como reposição de estoque e preparação das festas de cada semana. Mãe de Aniere Targino e Renata Targino, ela aproveita o tempo livre para ficar com as filhas e os dois cachorros. “Como lazer gosto de ler romances, ir ao cinema e caminhar na praia, afinal, o litoral da nossa cidade é maravilhoso e temos que aproveitar mesmo”.

156


EMPRESÁRIA - SOL ALIANÇAS

A

história da empresária, Sonaly Sá Pontes, de 30 anos, envolve ousadia e dedicação, pois ela teve a coragem de investir em um empreendimento que, até então, não tinha muito familiaridade. Em 2009, ao casar com o designer de joias, Diêgo Sá, decidiram criar juntos a Sol Alianças – uma loja com marca patenteada, que trabalha com modelos de alianças exclusivas, capaz de atender todas as classes sociais. “Tenho certeza de que foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida. Amo o que faço e não trocaria por nenhuma outra profissão”, ressalta a empresária. Natural de Guarabira, aos 18 anos, após perder seu pai e por decisão de sua mãe, Sonaly veio morar em João Pessoa com a família, em busca de melhor acesso às universidades e ao mercado de trabalho. Sonaly decidiu cursar Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Como o custo da mensalidade era alto, ela trabalhou no diretório acadêmico para conseguir meia bolsa. Ao concluir, foi trabalhar em algumas lojas como assistente administrativa. O período foi essencial para que ela adquirisse experiência na área, pois, mais tarde, ela utilizaria todo conhecimento na gerência de sua própria empresa. Um ano depois de formada, Sonaly se casou com Diêgo Pontes e, após três meses de casados, decidiram formar uma sociedade e abrir a Sol Alianças. O marido entrou como designer das peças e Sonaly como administradora. Com os anos, ela aprendeu sobre a delicadeza e o cuidado que envolve um acessório, e hoje consegue passar ao cliente toda confiança e credibilidade que ele precisa na hora da escolha, seja de uma aliança ou uma joia. A personalidade comunicativa e o espírito de liderança da jovem empresária foram fundamentais para que o empreendimento tivesse êxito. Já são sete anos de destaque no mercado de joias. “Devo meu sucesso ao esforço e à vontade de viver bem com minha família. Mas não teria conseguido chegar aonde cheguei se não fosse a ajuda de meus pais e de meu marido, que me ensinou tudo que aprendeu com o pai e o avô dele”, destaca. Sonaly faz questão de abrir e fechar a loja todos os dias. Depois de cumprir essa missão, ela dedica o restante do dia à filha, Clara, de quatro anos, e ao marido. “Nossos planos são de expandir a loja para outras locais de João Pessoa e pretendo ensinar tudo que aprendi à minha filha, para que ela possa dar continuidade ao trabalho que eu e o pai dela construímos juntos”.


MAQUIADORA

A

maquiadora Lorenna Sharon Leão Sobral, de 34 anos, cresceu em meio ao mundo da beleza. Na infância e na adolescência, participou de diversos concursos e desfiles de moda. A naturalidade com que ela vivenciava tudo aquilo fazia com que familiares e amigos comentassem que no futuro ela trabalharia com algo relacionado a esse universo. “Quando eu era criança gostava de brincar com um sapato de salto da minha avó. Eu me sentia ‘a maquiadora’ ao usálo [risos]. Sempre fui muito sensível para maquiar, opinar sobre moda, arrumar cabelos. Isso era algo maior do que eu”, lembra. Mas a oportunidade de trabalhar com esse segmento só surgiu quando ela veio morar em João Pessoa. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Lorenna veio para a capital paraibana depois que começou a namorar o atual marido, o empresário Polycarpo Layme Neto. Até então, ela trabalhava como recepcionista em uma empresa privada. Com a mudança de cidade, resolveu apostar na profissão de maquiadora profissional e foi em busca de cursos que aprimorassem seu dom natural. “Meu caminho percorrido em João Pessoa foi traçado só por boas oportunidades. Trabalhei muito e me dediquei em todos os salões que trabalhei”, destaca. Lorenna continuou se especializando e fez outros cursos por aqui e também em São Paulo, entre eles, o de Maquiagem para Noivas, Maquiagem Artística e Maquiagem para Cinema, Foto e Vídeo. Já são sete anos como maquiadora e, em 2014, ela realizou o sonho, ao lado da sócia July Rocco, de abrir a própria empresa – o Atelier Maquillage. O local é especializado em maquiagem, penteados e designer de sobrancelhas. Para ela, o sucesso profissional está relacionado ao dom que Deus a presenteou, a identificação com o que escolheu fazer e a dedicação de horas de trabalho. A rotina é bastante corrida, mas “como nós mulheres conseguimos fazer tantas coisas ao mesmo tempo, sempre dou um jeito de organizar meus horários, de forma que eu não deixo de dar atenção à minha família e não comprometo os horários no meu trabalho”. Entre os planos para o futuro, estão o de ser mãe e de continuar fazendo com que o Atelier Maquillage cresça e conquiste novas clientes. “Sou muito temente a Deus e confio em seus planos para minha vida”, ressalta.

158


EMPRESÁRIAS - BAUHAUS

A

s empresárias, Érica e Patrícia Moeckel, de 42 anos, têm muito mais do que traços físicos em comum, elas também dividem a paixão pela mesma profissão. Naturais de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo, elas viveram durante muitos anos em Curitiba (PR), onde também iniciaram uma trajetória profissional de sucesso. Formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, a identificação com essa área surgiu ainda quando elas eram crianças, depois de uma visita ao escritório do pai de uma amiga. “Tínhamos apenas 10 anos, mas lembro com detalhes daquele dia: ficamos encantadas com os belíssimos projetos feitos a mão em papel vegetal e caneta nanquim, algo inspirador e extremamente artístico”, conta Érica. Naquele mesmo dia, as duas contaram aos pais que seriam arquitetas no futuro e os dois, Glauco e Clélia Lucia Moeckel, não mediram esforço para realizar os sonhos, não só das irmãs gêmeas, mas também dos outros três filhos. Foi por esse motivo que parte da família se mudou para a capital do Paraná. O senhor Glauco continuou morando no interior de São Paulo por causa do trabalho. “Meu pai viajava todos os finais de semana para nos visitar em Curitiba. Foi uma época muito sofrida, dispendiosa, porém feita com o mais puro sentimento de amor paterno para o bem dos filhos”, relata Patrícia. As irmãs responderam ao esforço dos pais e foram aprovadas no primeiro vestibular. O interesse delas pela área comercial surgiu no segundo ano da faculdade, quando começaram a estagiar em lojas de pisos e revestimentos diferenciados de Curitiba. Durante os cinco anos de estudo, elas foram adquirindo ainda mais experiência, e as oportunidades despertaram nelas o sonho de serem proprietárias de uma empresa conceito no mesmo ramo. Depois de formadas, elas trabalharam por 14 anos em empresas diferentes, mas que tinham o mesmo segmento comercial. Em 2005, Patrícia, gerente nacional de uma indústria catarinense, foi transferida para Recife com o objetivo de expandir os negócios e introduzir a marca na região Nordeste brasileira. Assim surge sua paixão pela capital Paraibana, tornando-se parte integrante da sua meta mudar-se para João Pessoa algum dia em sua vida. Em 2010, surge a oportunidade de mercado para abertura de uma empresa diferenciada de representação comercial no segmento de pisos e revestimentos, onde então convida sua irmã Érica para fazer parte da sociedade, atendendo comercialmente os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa de representação virou referência na região. Em 2014, as irmãs sentiram que estava na hora de alçar voos mais longos. Durante um ano, elas fizeram uma pesquisa de mercado e escolheram João Pessoa para concretizar o grande sonho de abrir própria loja de revestimentos diferenciados. A inauguração da Bauhaus Acabamentos foi em dezembro do ano passado. “A escolha da cidade se deu pela carência de lojas com foco na qualidade de produtos e serviços”, explica Patrícia. E Érica complementa “nesses dois meses de funcionamento, a Bauhaus vem colecionando elogios dos mais diversos profissionais e clientes, porque oferecemos diversidade de produtos inovadores, excelência no atendimento, conhecimento técnico dos produtos, dedicação e respeito”. As irmãs já têm planos de expandir a estrutura da loja ainda no primeiro semestre desse ano e futuramente pretendem abrir filiais em outras cidades. Elas garantem que o empreendimento é um sucesso por causa da experiência de mercado de ambas e em virtude da união, amizade e cumplicidade entre elas.


1

Rodrigo Vilar à frente da Provanza

2

Cristiane Lima

1 | OS MELHORES CHÁS

Recentemente, foi aberta, em Manaíra, a Provanza, que tem o comando de Rodrigo Vilar e do esposo Giorgio Silva. A primeira casa de chás de João Pessoa oferece mais de 28 tipos da bebidas nas versões gelada e quente, além de linhas de cosméticos, SPA e outros itens. “Estou feliz e super satisfeito com a aceitação da Provanza”, comenta Rodrigo.

3

Zara Marsicano

4

2 | ELA E AS FESTAS

Tudo iniciou há aproximadamente 15 anos, quando a Mylena Noivas começava a funcionar. “Na época, era moda colocar os nomes dos filhos nas empresas”, conta Cristiane Lima, que, agora, passa a ter seu nome na loja. No entanto, anos depois, analisando a necessidade do mercado, o foco da empresária ampliou e, com isso, abriu a Maison Royale, no Jardim Cidade Universitária, com espaço para festas em geral, além dos serviços de decoração já disponíveis.

3 | NOVIDADE EM ESTÉTICA

A fisioterapeuta Zara Marsicano abriu o Studio Zara Marsicano, no Bairro dos Estados. O espaço conta com Pilates e diversos tratamentos em estética, com destaque para a criolipólise, que elimina a gordura localizada em homens e mulheres. Detalhe: o espaço será um dos poucos a possuir equipamento próprio para a realização da criolipólise.

4 | O QUE EU PENSO DE...

Aos 64 anos, completados dia 6 de fevereiro, posso afirmar: Zilda do Nascimento Vieira é uma mãe e tanto! Casou-se com José Gomes Vieira e, desta união, nasceram Ewerton e Ewelyne. Mas, num duro golpe do destino, ficou viúva, com os filhos pequenos e a árdua responsabilidade de guiar a família. No entanto, seguiu firme e forte, como uma brava guerreira. Nossa Zilda é um exemplo, realmente. Como pontos positivos, destaco nela a honestidade, a justiça, a organização (diga-se de passagem, até demais!) e um coração de ouro, porque mesmo sendo prejudicada, tem o dom de perdoar e olhar para o alto, buscando Deus no seu consolo. Porém, não posso esquecer de dizer, que, como uma boa líder, fica uma fera quando algo foge do seu controle. Não é fácil arrancar um sorriso da minha mãe, onde tal proeza vem apenas de Gabriel (o filho pet que vive colado nela). Sorria mais, meu bem, sorria! Ops, é melhor esta homenagem parar aqui...

160

Zilda Vieira - destaque da edição


Rosângela Caetano - Roberto Miranda - Ceres Leão - Luiz Cravo - Iara Caetano

Yuri Almeida - Victor Santos - Anairana Bezerra - Ceres Leão - Priscilla Macedo - Kadu Martins

Ceres Leão lança revista Fashion News à beira da piscina Bessa Beach Hotel recebe decoração tropical e luzes coloridas

Área verde do Bessa Beach Hotel com decoração de André Luiz

foto: Márcio Monteiro

A edição de fim de ano da Fashion News foi lançada com uma badalada festa à beira da piscina do Bessa Beach Hotel. Sempre buscando inovação em suas páginas, a revista trouxe no editorial de capa a Gabinetto, contando sua história empresarial de sucesso. A jornalista Ceres Leão recebeu cerca de 120 convidados entre clientes, parceiros e amigos, para comemorar a conclusão de mais uma edição. “Foi um ano muito desafiador, mas, graças a Deus, conseguimos cumprir as nossas metas de entregar as revistas nos prazos determinados e terminar nosso trabalho com saldo positivo, novos clientes e novas expectativas”, comentou a jornalista.

O tema da festa foi Tropical Fashion, e por isso o local foi todo decorado pelo mestre André Luiz, com coqueiros, velas e lanternas japonesas, além de lounges. A estrutura de palco e a iluminação foram da Êxito. Durante a noite, os convidados puderam recarregar a bateria de seus celulares em totens, disponibilizados por Fillip Miranda. O buffet ficou por conta da DG Gourmet, que serviu canapés finos e finger foods. Além disso, os convidados tiveram à disposição uma ilha de bebidas, com diversos tipos de drinks e chopp, da Mix Coquetéis. A animação da noite ficou por conta da cantora Mira Maya e do DJ Claudinho Santa Cruz, apresentando o projeto “Pulse Live”.


A anfitriã com Larissa e Maria Betânia Lins

“É uma imensa alegria e uma grande satisfação ver que, a cada etapa, conquistamos mais clientes, e que eles têm confiado no nosso trabalho.” Ceres Leão

Bernardo Leite - Aliba Ulisses

Maria Thereza Machado - Sebastião Filho

Ceres com Beatriz Monteiro e Gabriel Diniz

Kadu Martins e Ceres Leão, que usou look Raphaela Uchoa, e make-hair G. Amarante

Hélia Botelho - Seven La Rouge - Nina Meister - Werônyca e Robson Félix


Natália Pinheiro - Vinícius Nepomuceno - Rafaela Tavares - Marco Antônio

Camila Almeida - Elizabeth Miranda - Rosa Maria Almeida - Simone Almeida

Convidados curtem show com DJ Claudinho Santa Cruz Nova edição apresenta a história empresarial da Gabinetto e

Lucas e Joanna Nóbrega, jovens à frente da Gabinetto, com o casal anfitrião Kadu Martins e Ceres Leão


Nalva Félix - Ceres Leão - Marcos Nunes

e a cantora Mira Maya novidades do mercado

Ricardo Miranda - Fillip Miranda

Fagner Vieira - Letícia, Gessica, Geise, Giovana e Thayná Amarante

Con Aguiar e Cleber Ariel

DJ Claudinho Santa Cruz - Mira Maya - DJ Alex

Estamos satisfeitos com o resultado da revista. Retrataram perfeitamente a história da Gabinetto e apresentaram com zelo o trabalho e a dedicação que temos com os nossos clientes.” Joanna Nóbrega

Humberto Arruda comandou lounge animado durante o lançamento

Patrícia e Osvaldo Reis

Julye Pinheiro com o novo exemplar


MENSAGEM DE FÉ

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

HÁ UMA ESPERANÇA! Precisamos encontrar um antídoto para a violência, a inveja e a maldade. Depende de nós.

S

168

omos todos responsáveis pela construção de um mundo melhor. A restauração do Éden perdido e o aniquilamento da Serpente contenciosa também cabem a cada um de nós. Há um veneno contra o qual precisamos encontrar o antídoto: a violência. Tal veneno reflete a ausência de Deus no coração do homem. E um dos componentes fundamentais para a vida saudável é a experiência da paz. Como devemos agir para que ela seja uma realidade do nosso dia-a-dia? Conhecê-la é viver com qualidade. Promovê-la e viver com dignidade. O primeiro e o mais importante passo para que haja paz é querer, ou seja, é tomar a decisão de viver em paz, pois ela será sempre o resultado de uma decisão pessoal. Diz um provérbio popular: “Quando um não quer, dois não brigam”. Neste sentido, a primeira chance para a paz depende de nós mesmos; de nossa disposição para perdoar, suportar, superar e tolerar por amor. O apóstolo Paulo enfatizou: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18). Outra decisão estratégica para a promoção da paz está associada às pessoas que diretamente afetam a nossa existência. É necessário que nos afastemos de todas aquelas que são contenciosas, invejosas, maldosas, amantes da discórdia... Existem indivíduos que se alimentam emocionalmente da infelicidade dos outros. Sentem-se mal quando veem alguém feliz. São semeadoras de conflitos.

A paz não é um acontecimento mágico. Ela é estabelecida no dia a dia, de maneira quase artesanal, por meio de gestos simples, como um olhar, um aperto de mão, um abraço, um reconhecimento, uma palavra amiga. Estas pequenas atitudes do cotidiano se transformam em fertilizantes para que a paz cresça e estabeleça. Cada um de nós, portanto, pode transformar-se num agente de Deus, para que Ele realize o Seu projeto de paz no mundo. Nossa existência terrena é muito passageira. Por isso, não tem sentido uma vida cheia de conflitos, tensões, inimizades e amarguras. Precisamos conhecer Aquele que é o Príncipe da Paz, Jesus Cristo. Quando Ele disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14.27), estava proclamando que Ele mesmo é a vida abundante; é a condição da verdadeira paz. Ainda há uma esperança para a paz! De alguma forma ela depende de cada um de nós, e existe uma promessa divina para aqueles cuja vida se transforma em instrumentos de paz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).


foto: Shutterstock

INVEJA, UM GRAVE PECADO

----- CURSILHO MASCULINO DA BATISTA DA ORLA ----

foto: Shutterstock

Vem aí mais um cursilho masculino da Igreja Batista da Orla, sob o comando do pastor Kerly Carneiro. O encontro é voltado só para homens e tem o objetivo de promover a comunhão com Deus e um momento de reflexão sobre a vida, focando o homem em sua condição de pai, filho, esposo, profissional e amigo... O cursilho será de 14 a 17 de abril, e as inscrições já estão abertas. Se você está passando por algum problema pessoal, participe. Informações: (83) 98860.8862

-- SEMANA ABENÇOADA COM LOUVOR E ORAÇÃO -Quer ter uma semana de reflexão e comunhão com Deus? Então, se liga nos horários de culto da Primeira Igreja Batista. Segundas, às 18:30h, no Templo Central, CULTO DE ORAÇÃO. Sexta, às 19:30h, no Espaço Gospel, CULTO DE ADOLESCENTES. Sábado, às 19:30h, no Espaço Gospel, CULTO DOS JOVENS. Todos os dias, às 19:30h, no Espaço Gospel, CULTO DA VITÓRIA. Informações: (83) 3222.7100

Pensa-se que a inveja é desejar ter o que o outro tem. Isso na verdade é a cobiça, também catalogada na Bíblia como pecado. A inveja segundo o dicionário é um misto de ódio e desgosto provocado pela prosperidade ou alegria de outrem. Em outras palavras, a inveja é a tremenda raiva que a pessoa desenvolve porque o outro está bem, está feliz. Existe uma fina distinção entre a inveja e a cobiça. “A pessoa cobiçosa quer possuir os bens do vizinho, enquanto que a pessoa invejosa lamenta esses bens. Ela fica triste por causa da prosperidade do vizinho” (W.F. May). A inveja se desenvolve geralmente entre pessoas que possuem o mesmo nível de vida, a mesma profissão, os mesmos relacionamentos, frequentam os mesmos ambientes. Se, por exemplo, eu sou médico, eu não teria inveja do Pavaroti, porque ele milita numa área diferente da minha, mas, se eu fosse cantor de opera, provavelmente teria por não ter a capacidade que ele tem e não ter os méritos que ele tem. Veja ainda como as pessoas que frequentam os mesmos lugares morrem de inveja quando alguém recebe destaque, ou brilha mais do que o invejoso numa festa. A inveja é também um sentimento interior que quase nunca é revelado. É algo guardado no coração. Olavo de Carvalho, na crônica ‘Dialética da Inveja’, diz: “A gente confessa ódio, humilhação, medo, ciúme, tristeza, cobiça. Inveja, nunca. A inveja admitida se anularia no ato, transmutando-se em competição franca ou em desistência resignada. A inveja é o único sentimento que se alimenta de sua própria ocultação”. O remédio para a inveja é amargo. A confissão deve ser o primeiro passo. Confessar a Deus que nutre inveja por tal pessoa, que não suporta ver esse alguém sendo melhor, que tem raiva quando alguém recebe um elogio e eu não. Passada a confissão vem uma internalização teológica importante. Todos nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto, todos nós fomos criados com valores e virtudes e existe espaço para todos nós no universo. Em terceiro lugar, passar a ação. Aqui creio que o apóstolo Paulo nos ajuda na sua carta aos Romanos. Ele diz: “Amai-vos cordialmente, uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. E ele vai além para nos desafiar: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”. Ser cristão é isso. O nosso problema será crer se vale a pena seguir a orientação da Bíblia, ou tentar, por nossos próprios esforços, alcançar a felicidade. Quem não é feliz com as bênçãos de Deus ainda vai morrer de inveja!

foto: Shutterstock

Fonte: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao11-vav-3tr12-inveja-umgravepecado.htm

“Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.” (Tiago 3:15)

“O que a Bíblia diz sobre a inveja?” Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar (Hebreus 13:5). Para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais como Jesus e menos como nós mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhecê-lo mais através de estudos bíblicos, oração e de ir à igreja. À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar. “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-inveja.html


Werônyca Félix Clinica Premiere, Avenida Monteiro da Franca, 1562, Manaíra (83) 99156.8993/ 3268.0922 Faceboock: Werônyca Félix Dermato Funcional Instagram: @weronycafelix_fisiodermato WM Cosmetics: (83) 3231.5209

CASA,CARROS, EMBARCAÇÕES E MOTOS AGÊNCIA DE MODELOS

Agência Team: (83) 3066.1463 Amazing Models Management: (81) 3466.2397 Ep models Brasil: (81) 3455.5810 V Agency: (83) 98880.0534

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Artesano Planejados Av. Maria Rosa, 376, Manaíra (83) 3023.4398 | 98824.9302 Artness: (83) 3244.9058 | 3244.6376 Bauhaus: (83) 3185.6901 | 3185.7373 B&M Iluminação: (83) 3244.2628 | (81) 3466.0222 | (84) 3025.0060 Conceito Interiores: (83) 3021.1533 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 | 98896.7181 Gabinetto Móveis: (83) 3247-4235 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Marel Móveis Projetados: (83) 3246.7994 Paraíba Property: (83) 3226.6606 | 98856.7676 Stok Design: (83) 3241.4692 | 3023.1421 Top Design: (83) 3578.8012 | 3578.8014 | 3214.9210

BELEZA

Ana Elisa Pawlenko Av. Senador Ruy Carneiro, 300, Ed. Trade Office Center, sl. 603 (83) 3237.3985 | 98727-5413 Bertha Garcez: (83) 98709.0501 | 98787.4277 Carla Marsicano - Espaco Clínico Bem-estar Rua Antônio Rabelo Júnior, 170, Eco Medical, sala 1608, Miramar (83) 3244.7425 | 99177.4107 Cia do Pelo Depilação: (83) 3512.7010 | 98721.7308 | 99377.1133 Claudete Arruda - Clínica Glam Beleza e Bem-estar R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco | (83) 3226.7145 Carolina Rocha - Estúdio Carolina Rocha Make Hair (83) 99956.8234 | 98754.4456 Day Spa da Beleza: (83) 3221.8328 | 98667.6934 Depyl Action Bancários: (83) 3255.2211 Bessa: (83) 3566.8882 Manaíra: (83) 3247.1974 Campina Grande: (83) 3337.3556 | 3341.4464 Dr. Laser João Pessoa: (83) 3031.7275 Campina Grande: (83) 3077.5754 Erika Serafim: (83) 98891.5177 Francisco Odílio Eco Medical Center, Rua Antônio Rabelo Júnior, 170. Sala 1604 Miramar (83) 4009.4567 Juliana Pinho DermoCare Dermatofuncional Av. Fernando Luis Henrique dos Santos, 458, Jardim Oceania, sala 106 (83) 99382.6560 Marcos Nunes Av. Fernando Luiz Henrique dos Santos, 2817, Bessa (83) 98733.7817 | (84) 99435.1125 Instagram: @sr.reduzamedidas Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 Segreto Edson Ramalho, 913, loja101, Manaíra (83)0 3034. 2666 | falecom@usesegreto.com | www.usesegreto.com Valéria Medeiros: (83) 98800.5214 (whatsapp) Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 www.viviannearaujo.com | facebook: Vivianne Araújo Dermatologia

Acqua Fiber: (83) 3233.0705 Montel: (83) 3246.2655 | 3194.1655 | 3227.0080 Othon’s Car: (83) 3224.7853 Universal Transportes João Pessoa: (83) 3022.4040 | 99971.0768 Recife: (81) 3105.0007 | 99797.0382

EDUCAÇÃO

Kids Place: (83) 3576.2306 Prime’s Cool: (83) 3021.8752

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz: (83) 3221.1687 Atelier MM: (83) 3241.4244 Cake Show: (83) 99958.1000 Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Charm Cake: (83) 3245.8567 Check List Cerimonial: (83) 3021.9875 / 98836.9875 Cristiane Lima: (83) 98822.8390 / 99696.3531 DJ Claudinho Santa Cruz: (83) 98739.3598 Erika Gurgel: (83) 3227.0764 | 98753.933 | 99689.5570 Eveline Rose Ateliê: (83) 98893.1494 Êxito Projeções e Eventos: (83) 3247.2552 Fillip Miranda - Cerimonial e Eventos: (83) 3042.0889 Floricultura Edelweiss: (83) 3247.4100 | 99103.9639 Fogos Guarany da Viuvinha: (83) 3221.6391 | 98811.7481 H2: (83) 98649.0621 | 98649.0622 Interativas Eventos: (83) 98610.9522 | 98700.2623 Lembranças e Scraps: (83) 99977.4692 Licca Kids: (83) 99154.1114 Maria Ângela: (83) 3250.3812 | 98722.2012 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 Mix Coquetéis: (83) 98808.3640 | 99672.5555 Norbertson Oliveira: (83) 3243.3024 | 98857.1766 Rayca Drinks: (83) 98896.5893 Uniflor: (83) 3222.0925 | 8835.1917 Orquestra Toque de Classe (83) 98804 9399 (Célia Souza) | www.facebook.com/OrquestraToqueDeClasse Palace Recepções: (83) 3225.3118 Palazzo Cristal: (83) 3247.3474 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ronnie Astral Drinks: (83) 3221.5563 | 98800.0483 Sandro Vídeo: (83) 98823.2800 Sonata: (83) 8815.4984 | 99926.4984 | 98738.1466 Sílvia Egito: (83) 99925.1952 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Tony Rammerson: (83) 98895.6474 | 99917.4855

FOTOGRAFIA

Alisson Isidro: (83) 99636.3585 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 Cleide Morais Photography: (83) 3578.5311 | 99981.3531 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Danniel Victor: (83) 98812.1403 Deivid Ribeiro: (83) 3031.1683 | 98734.6683 Edir Fotografia: 3225.2603 | 98833.0316 Fernanda Camargo: (83) 98812.1161 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Ismael Pessoa: (83) 98894.4959


Jamylle Rodrigues: (83) 3021.2803 | 98847.7880 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fátima Dantas: (83) 98809.2957 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 | 99827.8581 Juarez Carneiro: (83) 3225.8030 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Lucas Freitas: (83) 99900.6088 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 | 99605.0958 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Michael Souza: (83) 98861.6840 Photo A2: (83) 98809.2424 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 | 3566.5202 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

FITNESS

+ Fitness: (83) 3566.6908 | 99813.6843 Alex Artur: (83) 98716.6099 Cia das Vitaminas: (83) 3512.5038 Elielma Costa de Andrade Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Erika Nóbrega Av. Mato Grosso, 183 – Bairro dos Estados Clínica Oncovida Especialidades (83) 98894.2835 Heloísa Helena Av. Edson Ramalho, 100, sala 114, Manaíra (83) 99933.7264 Instagram: @Nutryeng_heloisa Winners Suplementos: (83) 3034-4751 | 99687-5605 (Whatsapp)

GASTRONOMIA

A Lasanha: (83) 3508.1001 | 3508.1000 China Taiwan: (83) 3268.1582 Go Temakeria: (83) 3031.9609 Marítimos: (83) 3226.6050 Ofisu: (83) 98880.5123 | 99900.5442 Panificadora Divina Misericórdia (83) 3031.1020 | 3247.1993 Pinto no Balde Av. Edson Ramalho, 890, com Rua São Gonçalo, Manaíra (por trás do Boulevard Center) (83) 3506.4721 | 98880.9864 Sabor da Terra: (83) 3226.2549 | 98880-4747 Instagram: @sabordaterralaticinios Sake Temakeria Manaíra: (83) 3566.1004 Bancários: (83) 3185.6504 Videira: (83) 3508.6081

MAKE-HAIR

Anairana Make Up Club: (83) 3565.8265 Bella Beauty: Mangabeira Shopping: (83) 3565.8233 Cabo Branco: (83) 3506.5302 Equipe A: (83) 3031.9992 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Gera Hair Stylist: (83) 3227.0017 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Kátia Freire: (83) 98893.5530 | 99989.7636 Rosângela Queiroga: (83) 3245.8695 Victor Santos: (83) 98815.9533 | 98816.6540 (whatsapp)

MODA

Belle Bijou: (83) 3048.1188 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Chica Fulô: (83) 3243.1281 Cia de Sono: (83) 3023.0129 Corbeluxe Mag Shopping: (83) 3048.1006 Shopping Tambiá: (83) 3214.4114 Maison AC Av. Epitácio Pessoa, 1133, Bairro dos Estados (83) 99691.7049 | Instagram: @maisonac_ Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Jet Set: (83) 3245.9383 Maison Karmélia by Neyla Venâncio: (83) 3034.9585 Maison Raphaela Uchôa: (83) 3031.1558 | 99954.0452 (Whatsapp) Melo Kids: (83) 3023.0751 Óticas Carol Av. Edson Ramalho, 1037, loja 05 (83) 3578.1337 Mag Shopping, loja 26 (83) 3185.5199 Ótica Moriá: (83) 3031.7474 Sarras: (83) 3565.1479 Spot Shoes: (83) 3576.7646 Trappo Shopping Sebrae: (83) 3224.3498 Shopping Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201

MULHERES QUE INSPIRAM MULHERES

Adja Fernanda: (83) 3233.2687 | 98790.2956 Ana Lívia Mousinho: (83) 99129.1226 Ana Sandra Fernandes: (83) 98808.5300 Cristina Lins: (83) (83) 3042.7103 Cyntia Correa: (83) 3565.8233 | 3506.5302 Edriane Araújo: (83) 4009.4560 | 99971.0701 (whatsapp)| 98630.4614 Emiliany Nunes: (83) 3023.0370 Érika e Patrícia Moeckel (83) 3185.6901 | 3185.7373 Geane Amaral: (83) 3045.8111 | 99307.6562 Hannah Maroja Instagram: @marojaburguers Facebook: Mar’oja Burguers Foodtruck Ivanise Targino: (83) 3512.9984 | 98870.9806 Kássia Reis: (83) 99106.5064 | 98845.2963 Léia Nascimento: (83) 98798.9441 | 99874.2974 Lorenna Leão: (83) 98878.6938 Marcela Lacerda: (83) 3246.4027 | 98800.2422 Marcela Lourenço: (83) 99156.3085 Mariah Nogueira: (83) 98746.3012 Mariana Dore: (83) 98736.7101 Mariane Borges: (83) 98731.1010 Mayra Andrade Marinho: (83) 3023.1845 Michely Farina: (83) 3031.7840 | 98770.1060 Mírian Almeida: (83) 3023.2665 | 99922.9999 Priscila Palmeira: (83) 99360.6324 (whatsapp) Roberta Norat: (83) 99618.2659 Sonaly Sá Pontes: (83) 3241.7015

SAÚDE

Aline Amorim, Mariângela Araújo Rua Antônio Rabelo Junior, 170 - Empresarial Eco Medical Center Cartaxo, Sala 207, 2ª andar, Miramar | (83) 3021.7847 | 98880.3040 André Luiz Av. Epitácio Pessoa, 2491, Bairro dos Estados (83) 3244.1452 Anibal Luna Odontogrupo – Mag Shopping | 3º Piso Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 115, Salas 310, 311, 312, 313, Manaíra (83) 3246.9026 | 99954-9954 odontogrupo@gmail.com

Bianca Ramos Av. Epitácio Pessoa, 3014, sala 303, Tambauzinho (83) 98807.8801 | 3225.3588 Instagram: @odonto_jp Charlles Lucena, Heydrich Virgulino, Rafaella Nóbrega - Clínica Psiq Av. Epitácio Pessoa, 5200, sala 103, Cabo Branco (83) 3226.1819 | 98612.1115 www.clinicapsiq.com.br Dácio e Fernanda Gonçalves Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Facebook: Drs.Dacio e Fernanda Gonçalves Emerson Magno Instituto do Cérebro - Av. São Paulo, 854, Bairro dos Estados | (83) 3209.8000 www.emersonneuro.com.br Interdental: (83) 3244-3550 Jailson Ferreira - ITC Vertebral Cabo Branco: (83) 3043.3352 Bairro dos Estados: (83) 3031.5866 www.itcvertebral.com.br facebook.com/itcvertebraljoaopessoa Mayara Almeida Rua Walfredo Macedo Brandão, 668, Sala 307, Bancários (83) 98740.2797 http://www.mayaralmeida.com.br MC Colchões João Pessoa (83) 3023.2788 | 3247.5282 Campina Grande (83) 322.2070 | 3342.1637 Odontogrupo: (83) 3246.9026 PBFisio: (83) 3222.7878 | 99981.8654 Ricardo Ribeiro Cruz e Adriano Dias Trajano Centro GastroBariatrico da Paraíba Rua Antônio Rabelo Junior, n170 , Edifício Eco Medical, sala 1901/1902,19 andar, Miramar (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 www.centrogastrobariatrico.com.br Talvane Sobreira Rua: José Florentino Júnior, 157, Tambauzinho - (83) 3221.1926 talvane@talvanesobreira.com talvanesobreira.blogspot.com Talvane Sobreira Cirurgia Bucomaxilofacial (Facebook) Thiago Lins Av. Mato Grosso, 183, 1º andar, Bairro dos Estados | (83) 99331.5536 contato@drthiagolins.com.br Victor Perrusi (83) 3021.4965 | 3021.4967 www.victorperrusi.com Zen Terapias: (83) 99371.6446 | 99677.0910

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Di Sales: (83) 98846.4227 Ton Pereira: 98897.3904


Há 50 anos, um mundo de possibilidades estava surgindo. Um mundo que se dedica para ver você sorrindo, satisfeito. Para fazer sua imaginação voar. Um mundo que cresce desde então, física e tecnologicamente. Que valoriza suas pessoas e competências. E que todos os dias tem algo novo. Para você explorar, conhecer. E se apaixonar. Agora é hora de dar um giro no nosso mundo. Ele é todo seu.

Leia o QRCode com seu smartphone e embarque nessa viagem.

graficasantamarta.com.br

graficasantamartane

@santa_marta

graficasantamarta


Q3 EE O O VW VW TIGUAN. Q3

MELHOR SUV SUV DO DO MUNDO. MUNDO. MELHOR

COMPRA DO ANO COMPRA DO ANO

2016 2016

O NEW HYUNDAI ix35 FOI ELEITO EM 2015 O MELHOR SUV NOS ESTADOS UNIDOS PELO O NEW HYUNDAI ix35 FOI ELEITO EM 2015 O MELHOR SUV NOS ESTADOS UNIDOS PELO MAIS IMPORTANTE INSTITUTO DE PESQUISA DAQUELE PAÍS. FOI ELEITO TAMBÉM PELA MAIS IMPORTANTE INSTITUTO DE PESQUISA DAQUELE PAÍS. FOI ELEITO TAMBÉM PELA REVISTA QUATRO RODAS COMO O MELHOR SUV DO BRASIL. E ACABA DE SER PREMIADO REVISTA QUATRO RODAS COMO O MELHOR SUV DO BRASIL. E ACABA DE SER PREMIADO PELA REVISTA MOTOR SHOW COMO A COMPRA DO ANO 2016. PELA REVISTA MOTOR SHOW COMO A COMPRA DO ANO 2016.

CROSSOVER PREMIUM CROSSOVER PREMIUM

INFORMAÇÃO RELEVANTE AO CONSUMIDOR: INFORMAÇÃO RELEVANTE AO CONSUMIDOR:

No mais importante estudo de qualidade do mundo, realizado pelo mais conceituado instituto de satisfação do consumidor No mais estudo de qualidade mundo,SUV realizado mais conceituado instituto de americanos, satisfação do consumidor dos importante Estados Unidos, o ix35 foi eleito do o melhor na suapelo categoria, superando os modelos japoneses, dos Estados Unidos,alemães o ix35 foi eleito o melhor SUV na sua categoria, superando os modelos americanos, japoneses, e todos os outros. Portanto, pode ser considerado o melhor do mundo. alemães e todos os outros. Portanto, pode ser considerado o melhor do mundo.

Pedestre, use sua faixa. Pedestre, use sua faixa. Os itens apresentados acima são referentes ao modelo ix35 GBBP. Consulte outras versões e cores disponíveis nas concessionárias Hyundai. www.caoa.com.br/hyundai www.caoa.com.br/hyundai

s itens apresentados acima são referentes ao modelo ix35 GBBP. Consulte outras versões e cores disponíveis nas concessionárias Hyundai.


Revista fashion news 73  

revista Fashion News ed 73

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you