Page 1

nº 1 - 2019 | Edição 90 | Paraíba www.revistafashionnews.com


Carmen Steffens


”S

e chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. É com esse trecho da canção de Roberto Carlos que inicio meu texto. E ele reflete bem a edição especial que sempre faço, anualmente, intitulada “Mulheres que Inspiram Mulheres”. Um espaço que, há 10 anos, retrata a trajetória de vida de mulheres que estão à frente dos seus negócios, que passaram por dificuldades ou mesmo que quebraram paradigmas para se tornarem o que sempre desejaram ser. Histórias que são fontes de inspiração. Por ser o mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos alguns exemplos de mulheres que fazem a diferença em suas áreas de atuação, para nos inspirar. Afinal, independente do que a mulher deseja ser ou do que a move, para vencer, todas são especiais, cada uma do seu jeitinho, e possuem uma força indescritível que nem mesmo elas conhecem, a não ser quando são colocadas à prova ou quando passam por dificuldades que jamais estiveram em seus planos. As meninas podem até ser tratadas com mais delicadeza, cuidados redobrados e até com limites de liberdade na infância e adolescência, mas essa proteção não as torna inferiores ou incapazes. As mulheres possuem uma força que vem de dentro que é bem maior que a força física. Um poder que jamais os homens entenderão e, talvez, nem elas entendam, mas que surge quando mais precisam. Por isso, mulher, não baixe a cabeça diante dos problemas. Não perca seu equilíbrio por homens que não te valorizam. Não permita que digam que você não é capaz e que não merece ser feliz. Saiba que você nasceu para vencer. Se algo está difícil, na sua vida, pare, pense e observe as circunstâncias. Há solução para tudo. Afinal, quando Deus agita a nossa vida - de uma maneira que não esperamos - é porque o melhor está por vir e, para merecermos, também precisamos ser moldadas, curadas, cicatrizadas. Deus é bom o tempo todo e não importa se você chorou ou se você sorriu, o importante são as lições que aprendeu ao longo do trajeto para chegar ao sucesso. Para esta edição, além da editoria das Mulheres, também mostraremos o segredo das empresas que mais venderam na crise. Vamos saber como conquistar um sorriso incrível para o enlace perfeito e saber a importância da educação e brincadeiras na construção da autonomia, reflexão e criatividade das crianças. Também teremos matérias sobre autismo, alergias de verão, arquitetura, direito, pilates, sexualidade, entre outros.

Foto: Kadu Martins Make: Gessica Amarante Hair: Geise Amarante Look: Folk Stock Informações: nas páginas AMARELAS

6

Ceres Leão veste:


MAQUIAGEM COMBINADA

Cores, cores e cores... O colorido remete a ousadia na maquiagem, como também alegria, originalidade e até sensualidade. Qual o seu estilo? Sem qual for, saber combinar é uma arte, e a maquiadora Kátia Freire te ensina como harmonizar as cores sem se desesperar.

pág.18

Direito Trabalhista

Pós Operatório

10

Com ondas de choque e efeito de cavitação, o D-Actor chegou para auxiliar essa estapa da cirurgia plástica, melhorando a circulação, aliviando as dores e prevenindo e tratando a fibrose.

44

Vendendo na Crise

Idoso

28

Andar é um das tarefas sensóriomotoras mais executadas no dia a dia. Mas por que os idosos caem tanto? É normal? Quais fatores que levam a isso? A fisioterapeuta Liana Leal explica. Confira!

56

32

58

Emagrecimento

36 8

Dr. Carlos Rodrigues responde o que são e como funcionam as enzimas de emagrecimento e ainda esclarece o tempo para os primeiros resultados, a duração e como agem na gordura.

De que forma sua empresa deseja aumentar as vendas? O corretor de imóveis Ivan Correia pergunta e ainda esclarece o segredo das imobiliárias e construtoras que mais venderam na crise.

Projeto de Arquitetura

Autismo e Escola O auxílio do docente, no processo de aprendizagem das crianças, é muito importante para que elas se sintam seguras e desenvolvam suas potencialidades dentro da sala de aula.

Quanto vale a vida? Depois da tragédia na barragem da Vale, em Brumadinho, surgiram muitas perguntas sobre em qual artigo devem ser julgadas as idenizações e qual o valor a ser pago.

Escritório inspirado na Tríade Vitruviana ganha movéis da Artesano Planejados os quais envidenciam a sobriedade do local com estilo moderno, atemporal e diferentes materiais e texturas.

Reflexão

98

Pastor Estevam Fernandes explica que - por mais dolorosas que sejam - as perdas podem ser transformadas em ganhos, basta olhar para o alto e entender que Deus está no controle de tudo.


EDITORA-CHEFE | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Lidyane Araújo e Paula Farias ASSISTENTE DE MARKETING | Bernardo Leite COLABORADORES COMERCIAIS Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail revista: revistafashionnews@yahoo.com.br Notas para o site: sitefashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Unigráfica DISTRIBUIÇÃO | Mazureik A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados e colaboradores. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.72 O mercado mudou. Os jovens de hoje são inquietos, ousados e pensam no futuro de uma forma prática, respaldados na inovação, e não importa se eles têm ou não um diploma. Eles exploram o mercado de forma diferente e funcional. Vão além de se tornarem seus próprios chefes. A nova geração enxerga as suas aptidões e afinidades como uma forma de empreender e gerar negócios lucrativos. Querem trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro com algo que realmente gostam e que possam impactar positivamente a vida das pessoas. E é dentro deste contexto de mudanças e inovações que o empresário Petrus Cartaxo vem escrevendo sua trajetória profissional. Conheça a sua história que é destaque de capa desta edição.

Capa: Petrus Cartaxo Foto: Kadu Martins

Adriana Marinho

Allison Isidro

Alysson Souza

André Luiz

Arnaud Neto

Eduardo Cosa

Erivaldo Cunha

Fillip Miranda

Geise Amarante

Gessica Amarante

Kadu Martins

Katarine Medeiros

Kátia Freire

Leandro Ramalho

Marcos Azevedo

Marcos Miranda

Romeyka Bezerra

Walber Lima

Estilista

MakeUp

Fotógrafo

Fotógrafo

Fotógrafo

Contato Comercial

Decorador

Make-hair

Classic Band

Pauta Comunicação

Fotógrafo

Fotógrafo

Fotógrafo

DJ

Cerimonial

Colunista Esportiva

Hair Stylist

Fotógrafo


*Por Claudete Arruda

O

pós operatório de cirurgia plástica é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico desta natureza. Prevenir fibrose e complicações, diminuir desconforto, restabelecer o tecido e sua funcionalidade são alguns dos objetivos do programa de reabilitação pós cirúrgica que realizamos na Clínica Glam. Para alcançar nossos objetivos terapêuticos, buscamos a atualização que vão desde os recursos manuais até as mais avançadas tecnologias. O D-ACTOR é uma das tecnologias exclusivas que dispomos para os nossos clientes e que possui uma variedade terapêutica para a fase de pós cirurgia. Trata-se de uma tecnologia suíça de ondas de choque, desenvolvida pela Storz Medical, empresa conhecida pelo seu alto padrão de qualidade e alta tecnologia. A aplicação das ondas de choque pode iniciar-se logo após a cirurgia, proporcionando uma absorção mais rápida dos edemas e hematomas, e, consequentemente, uma cicatrização mais rápida com prevenção de complicações. É um recurso que pode ser utilizado para tratar fibroses, seromas e fibrose capsular mamária. O D-ACTOR atua com efeito de cavitação. Por se tratar de uma terapia mecânica, sua ação resulta em cavitação instável, que produz o rompimento da capsula fibrosa. Com apenas uma sessão de ondas de choque, é possível desacelerar a formação de tecido fibroso devido ações sinérgicas em proteínas pro e antifibróticas. Destaca-se ainda por um potente efeito de cicatrização, sendo, portanto, uma tecnologia completa para a atuação no pós de cirurgia plástica estética. A tecnologia possui aplicadores que determinam profundidades e potências diferentes, portanto, a forma da utilização também é distinta, de paciente para paciente. Conhecer profundamente essa tecnologia, como também todo o processo de cicatrização individualmente, é essencial para uma boa evolução. QUAL O DIFERENCIAL DAS ONDAS DE CHOQUE EM RELAÇÃO AOS OUTROS RECURSOS USADOS NO PÓS CIRÚRGICO? É uma tecnologia completa que atuará em todas as fases de regeneração e modelação do tecido, tais como: • Na melhora da circulação, auxiliando na absorção dos líquidos; • Aliviando as dores; • Efeito anti-inflamatório; • Estimulando um processo de cicatrização mais rápido e fisiológico; • Prevenindo e tratando fibroses e seromas; IMPORTANTE: Realizar um pós operatório que respeite as fases do processo de cicatrização é essencial para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico. Por isso, procurar um profissional capacitado, para realizar o pós operatório, é tão importante quanto procurar as referências e qualificações do seu cirurgião.

*Claudete Arruda Clínica Glam - Beleza e Bem estar CREFITO: 68352-F Graduada em Fisioterapia; Pós graduada em Fisioterapia Dermatofuncional; Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo COFFITO; Pós graduanda em Obesidade e Emagrecimento; Certificação Internacional em Dermatofuncional-Chile; Certificação Internacional pelo International Research Group; Formação Low Pressure Fitness; Formação em Pilates e Neopilates; Professora de Pós graduações no Brasil.

10

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

fotos ilustrativas do tratamento cedidas pela autora


A

Foto: Pexels

preparação para o tão sonhado dia do casamento inicia muito antes da data marcada. Detalhes com a igreja, local da festa, vestido e fotógrafo são os primeiros itens da lista do casal. Mas... e o sorriso? O planejamento e o cuidado com os dentes dos noivos não podem ser diferente! Pensando nisso, a Perfetto Odontologia criou um projeto exclusivo para tornar real o sonho das noivas, o Enlace Perfetto. “O Projeto Enlace oferece aos noivos a segurança e a garantia de estarem com o sorriso perfeito no seu grande dia, a partir do conceito de harmonização oro-facial”, diz a Dra Aline Amorim, especialista em Reabilitação Oral e Estética da Perfetto Odontologia. O Projeto Enlace visa harmonizar o sorriso à face através de protocolos de beleza criados especialmente para as noivas. Dentre os tratamentos mais indicados, estão as Lentes de Contato Odontológicas e o Clareamento Dental.

Fotos cedidas pelas autoras

Clareamento Dentário Este procedimento estético está entre os mais procurados pelos noivos. “Chegar ao grande dia com um sorriso bonito e iluminado também faz parte do sonho da grande maioria das noivas. E este é um procedimento relativamente simples, mas que tem um grande diferencial no resultado estético, iluminando toda a face”, afirma a Dra. Aline Amorim. Este procedimento é realizado dentro de três semanas, sempre associando a técnica em consultório com a técnica de clareamento caseiro, para um resultado mais rápido e também mais duradouro. No entanto, para as noivas que não se programaram em relação ao seu pré-wedding odontológico, existe a opção do Clareamento Express, onde o procedimento é realizado em sete dias, podendo ser feito na semana do casamento.

*Juliana Lacerda Dias Informações, dúvidas e CRO: 2647-PB sugestões: (83) 3246.6508 Implantodontia e Endodontia ; (a redação) Aperfeiçoamento em periodontia Onde Encontrar:e cirurgia BELEZAplástica – nas gengival. páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

12

Lentes de Contato Odontológicas Essa é uma das técnicas mais modernas da odontologia estética atual. São lâminas ultrafinas de porcelana coladas na face frontal dos dentes. Além de branquear, também corrigem dentes mal posicionados, fecham espaços, aumentam dentes pequenos ou mal formados e clareiam aqueles muito escuros ou com manchas, deixando-os perfeitos e em harmonia com gengivas, lábios e com a face. Com as lentes, os dentes ficam com a aparência extremamente natural, o sorriso fica renovado, mais jovem e mais bonito. A preservação da estrutura dental é a principal vantagem do procedimento que pode ser feito em conjunto com o clareamento e cirurgia plástica gengival. As Lentes de Contato Odontológicas são de porcelana, confeccionadas artesanalmente uma a uma e sob medida, a partir do planejamento digital do seu novo sorriso, conferindo um tratamento com bastante previsibilidade, pois é possível visualizar-se com aquele novo sorriso antes de iniciar os procedimentos clínicos. No caso das noivas, o prazo máximo para a realização do procedimento é de dois a três meses antes do casamento.

*Gustavo Lacerda *Aline Amorim CRO: 2641-PB CRO 4518-PB Prótese Dentária; *Fabiana Campos Aperfeiçoamento em Ortodontia CRO 3271-PB e Estética

*Mariângela Araújo CRO 4513-PB

Perfetto Odontologia Especializada

*Ana Helena Lacerda CRO: 2642-PB Odontopediatria e Ortodontia; Mini-Residência no curso de Sistema Autoligado pelo SALBrasil; Capacitação em Toxina Botulínica

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


T

foto: Kadu Martins

er disciplina e manter uma alimentação saudável, sem voltar a engordar, é o que muitos desejam, mas poucos conseguem fazer. Para alguns, falta incentivo, outros, força de vontade, e ainda existem aqueles que não conseguem encontrar um espaço ideal que supra todas as suas necessidades de forma efetiva. Mas, seja qual for o motivo, determinação é a palavra chave para a verdadeira transformação. E foi o que fez a advogada Tatiana Leite. Na busca por mudanças reais de hábitos alimentares que a levassem aos resultados desejados, ela procurou, após obter informações, a clínica MAGRASS MANAÍRA – maior rede de emagrecimento saudável e estética de resultado do mundo – para eliminar os quilos extras e recuperar aquilo que havia perdido: a autoestima. “Quando vi que estava acima do peso, cansada e evitando tirar fotos para não me ver, percebi que precisava de ajuda e que já era a hora de procurar uma clínica especializada que me trouxesse benefícios saudáveis”, conta. Mãe de três filhos, esposa e com agenda profissional lotada, Tatiana optou por se dedicar a um programa de emagrecimento saudável alinhado a um tratamento estético de resultado. “Eu precisava de um programa que me deixasse com energia para dar conta de todas as minhas atividades. Eu não queria ficar sem comer, mas comer da forma certa e emagrecer sem auxílio de remédios”, explicou. A advogada iniciou o tratamento na MAGRASS MANAÍRA em Janeiro, deste ano, pesando 61.6 kg. Após 30 dias, Tatiana já tinha eliminado 6 kg e 8cm de cintura. “Conquistei excelentes resultados em apenas 30 dias. E melhor: não sofri, nem me desesperei com as restrições. Me alimentei super bem durante todo esse período. Essa transformação que me foi proposta pela equipe MagraSS, eu faço questão de levar para o resto de minha vida”, revela. TRATAMENTO PERSONALIZADO Além da transformação nutricional consciente, que é acompanhada bem de perto pelas nutricionistas da MAGRASS MANAÍRA, Tatiana também realiza, semanalmente, procedimentos estéticos de resultado - em especial, os que atuam na lipólise (quebra da gordura) - que são executados por profissionais altamente capacitadas, e que lhe foram sugeridos após uma avaliação personalizada, capaz de identificar suas reais necessidades. LOCALIZAÇÃO A MAGRASS MANAÍRA tem sede na rua Geraldo Costa, 624 (com a Av. João Câncio), em Manaíra, dispondo de atendimento direto com o cliente tanto através do instagram, no @magrassjpmanaira, como pelo whatsApp, no (83) 98217.4850 e no (83) 3508.8300.

ANTES

Eu não queria ficar sem comer, mas comer da forma certa e emagrecer sem auxílio de remédios.” Tatiana Leite

14

MAGRASS Manaíra Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: shutterstock

*Por Vivianne Araújo

F

oi-se o tempo em que as noivinhas se preocupavam apenas com cabelo e maquiagem para estarem magníficas no grande dia. Com a divulgação frequente dos procedimentos de embelezamento e harmonização facial, principalmente por artistas e modelos, as noivas estão procurando cada vez mais os consultórios dermatológicos para um planejamento de cuidados e correções estéticas. Visando uma pele de pêssego e um rosto com simetria e ângulos perfeitos. Aliado a tudo isso, a tendência de maquiagens, com efeito natural e HD, é aperfeiçoada nos rostos bem cuidados e proporcionais. Depois do rosto, o corpo é outra área de foco das moças que querem subir ao altar glamourosas. Tratamentos de celulite e gordura localizada também são procurados por aquelas mais exigentes, que querem estar perfeitas no vestido e nas fotos da lua de mel. Para todo esse arsenal, é necessário um planejamento antecipado para alcançar resultados satisfatórios e sem stress de última hora. Na VA Dermatologia e Spa Clinique desenvolvemos protocolos específicos e personalizados para atender as noivinhas mais exigentes. Porém, é importante que a consulta inicial seja feita em tempo hábil, para uma sincronização de tratamentos, de acordo com a necessidade particular de cada uma. O ideal é uma consulta seis meses antes. Com esse intervalo, podemos programar, com tranquilidade, diversas abordagens, tanto faciais, como corporais. Contudo, dependendo do enfoque, até três meses antes ainda é possível planejar com certa tranquilidade. Entretanto, uma consulta, com menos de dois meses, pode comprometer o planejamento e deixá-lo muito estressante, impedindo um resultado satisfatório. Dentre os procedimentos de harmonizaçao facial mais procurados estão: contorno de mandíbula e queixo, rinomodelação (nariz), topmodellook (projeção das bochechas na linha do blush), e um leve aumento de lábios. O motivo principal que justifica essa busca pela beleza no altar, segundo as noivas, é estar maravilhosa no grande dia e pemanecer assim para as fotos da lua de mel. Ninguém quer mais aquela foto super maquiada no altar, e a realidade ser bem diferente no outro dia. Vivemos novos tempos, onde a beleza pode durar bem mais que uma noite.

16

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hospital Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Cursos de Anatomia na França e EUA Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Luz da Lua Mag Shopping | Calzature ManaĂ­ra Shopping |

luzdalua joaopessoa calzaturejp


C

ores, cores, cores... As cores remetem ousadia, alegria, originalidade e até mesmo sensualidade. Nesta edição, vamos falar das grandes dúvidas sobre misturar cores numa maquiagem nude. Essa opção de make, com um detalhe de cor, é uma forma de introduzir cores na maquiagem de alguém que não é tão usuária desta proposta, mas curte esse tipo de make e tem medo de fazer para não ficar muito chamativo ou estranho. Tons, como azul, verde, roxo, rosa e laranja, são cores mais fáceis de trabalhar numa maquiagem com um lápis de olho colorido, um esfumado na pálpebra inferior (como na foto), um côncavo esfumado para receber o marrom por cima, delineador colorido, máscara de cílios... Muitas opções que podem proporcionar um resultado leve, delicado e suave, facilitando essa introdução de ousadia. Aqui, a proposta foi um olho nude com sombra dourada e glitter dourado com pálpebra inferior roxa, mas que poderia ser azul, verde, laranja ou os rosados. Essas cores ajudam a destacar e dar um ar mais claro nos olhos de cor castanho, assim como o olhos de cor clara. Na pele, usamos base líquida, misturada a iluminador líquido, e aplicamos corretivo nas olheiras e contornos discretamente. Para realçar o contorno, aplicamos por cima um pó bronzeador iluminado, e, nas têmporas, iluminador em pó dourado claro. Boca nude rosinha, e cílios volumosos para abrir o olhar. Lápis de olhos roxo, na linha d’água, e sombra roxa metálica para esfumar. Voilá! Um opção perfeita para você se acostumar com a ideia de colocar cor nas suas maquiagens e começar a ousar em pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na sua make, além de deixar você única e radiante.

18


Espaço de atendimento

Esmalteria

Nova unidade do salão Kabelos é inaugurada em Manaíra Francys Costa, expert em mega hair, fará atendimento exclusivo

Ceres Leão - Laura Brito - Caren Wilsen - Priscilla Pontes - Diene Toscano

Francys Costa - Lídia Raquel Damásio

Os anfitriões com George Ramalho, Francisco Gerônimo e Erlane Sale

fotos: Anderson Santos

O ano mal iniciou e mais uma unidade da Rede Kabelos foi inaugurada. Devido à grande demanda do público, os empresários André Ramatis e Caren Wilsen resolveram expandir um novo espaço no bairro de Manaíra, em parceria com o hairstylist Francys Costa. Ele que é expert em todas as técnicas de mega hair, além de possuir um bom currículo no que se diz respeito ao seu tempo de experiência. Os tipos de mega hair existentes são: alongamento de queratina e Great Lenghts, entrelaçamento, nó italiano, micro link, fita adesiva e tic tac. O salão trabalha com cabelos 100% humanos para garantir o resultado Rapunzel que as clientes tanto procuram, com a qualidade dos fios em cor, fibra e hidratação. Trazendo em suas prateleiras produtos internacionais de alta qualidade para tratar todo o

tipo de fio capilar. O ambiente conta com profissionais especializados e bem conceituados, no mercado de João Pessoa, os quais atuam em diversas áreas no cuidado com o cabelo, como mechas, corte, penteado, coloração, hidratação e escova, entre outros. Além dos serviços de estética, sobrancelha, unhas, depilação e maquiagem. O espaço, bem mais amplo e confortável, proporciona uma atmosfera de relaxamento nos processos químicos, fazendo o cliente se sentir em casa. A ideia desse novo lugar é democratizar a beleza, proporcionar às mulheres da vida real tratamentos de alta qualidade em um espaço sofisticado para que ela possa se sentir uma verdadeira Princesa, por valores acessíveis e dentro da realidade de mercado.


Louge para clientes

O salão tem um design moderno e clean, com referências ao estilo medieval. Teremos serviços diversificados para atender todo o público de Manaíra e bairros adjacentes.” Caren Wilsen

Francys Costa, Caren Wilsen e André Ramatis à frente do salão Kabelos Manaíra

Área de lavatórios com marcas internacionais


Parte da equipe Salão Kabelos

Acreditamos na democracia da beleza, que toda mulher da vida real merece ser tratada como uma Princesa e ter um cabelo capa de revista.”

Neide Lima - Francys Costa - Priscila Lima

Lamark Morais - Elba Alayde - Erick Netto

Caren Wilsen

Francys Costa com Emilia de Rodat

Francys Costa - Aurea Cristina

Em noite especial, familiares e amigos prestigiam evento Espaço também contará com uma diversidade de especialistas O diferencial do salão Kabelos é a flexibilidade no horário, funcionando das 8h às 21h, de segunda à sábado, por ordem de chegada. Já serviços específicos, como o mega hair, o atendimento é feito por agendamento, através dos telefones (83) 3035-5960 (unidade Manaíra) e 3566-6059 (unidade Tambaú), do instagram @salaokabelos, ou do whatsapp (83) 99307-9939. Acrescentando que os agendamentos para avaliações são gratuitos, no primeiro andar da unidade Manaíra. Para quem quiser optar pelos serviços express, o cliente pode ter a tranquilidade de que será atendido por um profissional qualificado. Pois, os mesmos serviços que a unidade possui no primeiro piso, também possui no térreo. Para quem é mais atarefado e não sabe quando haverá um tempo livre e não tem como agendar, serviços, como manicure e escova, podem ser realizados em até 40 minutos, por um excelente profissional, com rapidez e eficiência. O espaço foi idealizado pela arquiteta Mayana Toscano, em parceria com a construtora EasyForm Brasil que finalizou esse projeto total em apenas 29 dias, com o objetivo de manter as referências de decoração da unidade de Tambaú. “O intuito do grupo Kabelos para 2019, é expandir novas unidades para demais bairros de João Pessoa, melhorando, assim, a acessibilidade para nossas princesas”, finaliza a empresária Caren Wilsen. Fachada Kabelos Manaíra


*Por Adriano Sérgio Meira

É

muito comum pensar que, com o fim do inverno e a chegada do clima mais quente, as rinites vão melhorar ou as ocorrências vão diminuir, mas não é bem isso que acontece. No verão, a umidade e o calor estimulam a proliferação de fungos e bactérias, e as alterações repentinas de temperatura facilitam o aparecimento de doenças crônicas, além das pessoas utilizarem mais o ar condicionado, fator que pode piorar e, até mesmo, induzir manifestações alérgicas respiratórias. As mais comuns, nesta época, são a rinite e a asma. A rinite é caracterizada pela inflamação das vias aéreas superiores que provoca espirros, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal. Já a asma é uma inflamação crônica dos brônquios que diminui a passagem do ar e dificulta a respiração. Os sintomas são tosse seca, chiado no peito, sufocamento e falta de ar. Ambas decorrem de um processo inflamatório na mucosa, atingindo tanto a parte nasal como as vias aéreas inferiores. Todo paciente com rinite alérgica deve ser questionado sobre a presença de sintomas de asma, e o inverso também é válido, pois pesquisas apontam que 70% dos asmáticos podem apresentar sintomas de rinite alérgica, e de 30% a 50% dos riníticos desenvolvem os sintomas de asma. Estes problemas são provocados essencialmente por mofos, pêlos e penas de animais, pó doméstico, pólen de plantas (que são liberadas no princípio do verão) e fortes mudanças climáticas. Mas, o fator decisivo para que o paciente tenha asma e rinite é a hereditariedade. Tratamentos especiais A forma mais simples de tratar qualquer alergia é evitar o contato com as substâncias que desencadeiam os sintomas e, principalmente, não se automedicar. Quanto aos medicamentos, existem dois tipos, o que funciona preventivamente e outro que apenas alivia os sintomas. Mas, é de extrema importância procurar um otorrinolaringologista, pois só ele poderá avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento, que pode ser feito através do uso de medicamentos ou até mesmo de vacinas antialérgicas. Cuidados básicos para curtir as festas e o verão com saúde: • Para manter a saúde da garganta, evite falar em voz alta e gritar; • Ingira bastante líquido para manter-se hidratado; • Não exagere nos gelados, como sorvetes e sobremesas; • Evite o cigarro, principalmente em lugares fechados; • Evite o uso de tapetes, pois eles são considerados reservatórios permanentes de ácaros.

*Adriano Sérgio Meira

24

foto: Pexels

Otorrinolaringologista CRM: 5675 - Especialista em Otorrinolaringologista pela ABORLCC/AMV Fellowship Universidade de Minnesota – Minneapolis – USA; - Membro da Academia Americana e Brasileira de Otorrino e da International Hearing Foundation; - Diretor da Clínica SOS Otorrino

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A

* Ingrid Ximenes Cirurgiã Dentista - CRO/PB 4717; Especialista em Prótese Dentária e Estética pela UNICSUL; Aperfeiçoamento em Dentística pela ABO/RN; Clínica Geral; Aperfeiçoamento em Prótese sobre Implante pela UNICSUL

26

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

odontóloga Ingrid Ximenes Quitans Dantas se formou aos 24 anos, mas, bem antes disso, aos seis anos de idade, ela já sonhava em ser dentista, e sempre falava a sua mãe a respeito da maior admiração que ela tinha nas pessoas: o sorriso. “Eu ficava encantada em ver as pessoas sorrindo e meu dia se transformava, ficava mais alegre. É impossível negar o poder transformador de um sorriso, né? Mas, quando eu via pessoas tristes e sem sorrir, porque não gostavam dos seus dentes, eu queria mudá-los para vê-los felizes. Até hoje é assim”, afirma. E sua paixão era tão intensa que, nas férias da escola, ao invés de querer brincar com as outras crianças, ela preferia passar todo o tempo com a sua tia no consultório, observando o que ela fazia com os pacientes. “Sem dúvidas, minha tia foi um ponto de inspiração na minha escolha”, relata a profissional. Formada há 10 anos, ela carrega uma vasta experiência profissional. Trabalhou na área pública (onde iniciou sua carreira), privada (clínicas com plano de saúde) e, por último, na particular (com seu próprio consultório). “Esses três passos foram os maiores desafios da minha profissão no qual aprendi, assim que sai da universidade, a entender a demanda da profissão, a distribuir o meu tempo, para administrar a agenda cheia, a lidar com os desejos e personalidade de cada pessoa até arriscar e abrir meu próprio espaço”, explica. A especialidade de Ingrid é a Reabilitação Oral e Estética, que, segundo ela, foi a melhor escolha que poderia ter feito. “Estar dentro do meu consultório, poder reabilitar, devolver o sorriso, e, ao mesmo tempo, a autoestima das pessoas é extremamente gratificante. Eu me realizo em ver meu paciente realizado”, explica. Um dos momentos mais importantes de sua carreira foi conseguir reabilitar um paciente que já havia passado por vários profissionais que não conseguiam solucionar o problema. “Ele já tinha perdido a esperança e estava certo de que ninguém mais poderia ajudá-lo. Saber que pude resolver seu caso, através de pesquisas e estudos, e, assim, trazer de voltar seu sonho estético e, junto com ele, a autoestima, é muito recompensador”, revela com orgulho. No entanto, esse não foi o único caso que a tocou profundamente. Em outra situação, uma senhora de 79 anos de idade teve o seu sorriso reabilitado após a negativa de recuperação de outros profissionais. A emoção tomou conta dela ao ouvir o agradecimento da paciente: “Se eu morresse amanhã, eu estaria feliz, só por ter a possibilidade de comer o que eu sempre quis e não podia”. Quando a encontrou novamente, a senhora disse que todos os dias reza por ela e que, em suas preces, agradece por Deus ter colocado um anjo como ela para mudar a sua vida. No ramo profissional, Ingrid Ximenes se destaca quanto a sua ética. Sempre resolvendo o problema de cada paciente de forma particular e com empatia. Na maioria das vezes, os clientes ansiosos querem ver logo os resultados, então a excelência na qualidade é valorizada, além do cumprimento do tempo solicitado. Ela explica que, após o estudo de caso, o procedimento visa atender tanto a função como a estética. No primeiro, cuida-se da reabilitação, oclusão, mordida e retirada de dores. Já na estética, o trabalho é executado para que fique o mais bonito possível. Após scanear e projetar o novo sorriso, o modelo de resina é impresso, e, logo em seguida, inicia-se o tratamento. Todos os trabalhos feitos na clínica são digitais e entregues a partir de 24h até oito dias úteis. Para ela, ser honesto, tratar bem e dar o seu melhor são características de profissionais bem sucedidos. Atualmente, com a clínica própria que leva seu nome, no empresarial Ecomedical, o espaço possui todas as especialidades odontológicas: estética, implante, canal, orto, odonto pediatra, entre outros. O ambiente clínico foi projetado para dar a impressão residencial, amplo e com bastante conforto. Sem semelhança com um hospital, para que o cliente sinta-se bem à vontade e tenha um lugar aconchegante. “Dessa forma, o nervosismo não tem lugar, e consequentemente, não atrapalha o procedimento”, esclarece.


*Por Liana Leal

O

andar é uma das tarefas sensório-motoras mais frequentemente executadas no dia a dia e envolve a interação complexa e simultânea entre os sistemas motor, sensorial e cognitivo. Uma criança saudável demora meses para aprender a andar, e só apresenta um desenvolvimento motor completo aos sete anos. Em razão das inúmeras alterações que ocorrem com o envelhecimento, entre elas a perda de massa óssea e muscular, redução da força, amplitude de movimento articular e a piora do sistema perceptual, andar pode se tornar um desafio para o idoso. A queda tem sido apontada como um sério problema de saúde pública entre idosos, em razão da frequência e das consequências adversas em termos de morbidade, da mortalidade e de elevados custos assistenciais. Além das lesões físicas, as quedas podem levar a outras consequências negativas que acabam impactando na auto percepção da saúde e na qualidade de vida do indivíduo, tais como: • Medo de cair • Perda de confiança na capacidade de andar de forma segura • Restrição de atividades • Declínio funcional • Isolamento social

Existem vários fatores que levam a quedas e são divididos em intrínsecos (características do próprio indivíduo) e extrínsecos (condições ambientais). Fatores Intrínsecos: • Distúrbios do equilíbrio; • Uso inadequado de medicamentos; • Problemas visuais; • Dores pelo corpo (artrite, lombalgia); • Doenças neurológicas (Parkinson, demências, AVC); • Fraqueza muscular. Fatores Extrínsecos: • Objetos espalhados pelo chão; • Escadas sem corrimão; • Chão encerado; • Iluminação inadequada; • Solado escorregadio; • Uso de sapatos inadequados; • Tapetes soltos. A fisioterapia dispõe de inúmeros recursos que avaliam o idoso, com risco aumentado de quedas, além de sugerir intervenções para diminuir ou mesmo prevenir a ocorrência de quedas.

*Liana Leal

foto: Pexels

CREFITO: 55335-F Pós-graduação em Terapia Manual e Postural; Reeducação Postural Global (RPG); Diretora e responsável técnica da FISIOCLINIC.

28

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: saúde nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Kadu Martins

A

driana Castro é Terapeuta Corporal Vibracional e Coach de Sexualidade e Relacionamento, com formações em Brasília/DF, Natal/ RN e João Pessoa/PB. Desde 2003, trabalha como terapeuta corporal e trabalhos voltados à autoestima da mulher e sua sexualidade. Utilizando o Tantra como uma de suas ferramentas para tratar diversos problemas, como ansiedade, disfunções sexuais, bloqueios, traumas de abusos etc., ela explica como essa filosofia comportamental tem sido fundamental e vem dando respostas significativas para a busca de uma vida sexual de qualidade. Confere abaixo, nosso bate-papo. O que é o Tantra? O Tantra é uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores. Suas meditações, práticas e vivências levam ao despertar e a ascender a energia Kundalini, energia vital que dá movimento à vida e, consequentemente, todos os processos energéticos, emocionais, mentais e fisiológicos dos indivíduos. Essa energia nasce na região pélvica (chakra básico) e sobe pela coluna vertebral até o topo da cabeça (chakra primário). O que as pessoas podem alcançar com a prática do Tantra? Podem atingir um caminho que leva a uma melhor autoconsciência, a fim de alcançar harmonia e equilíbrio, aspectos que ajudam à autoestima, à sensação interna, à capacidade de tomar decisões e a viver aqui e agora. As práticas tântricas envolvem componentes de intimidade, experiências sensoriais que despertam prazer, intensas reações físicas e emocionais. E quais os benefícios que isso gera nas pessoas? Digo que qualidade de vida. Nós trabalhamos demais, comemos demais, nos estressamos demais, bebemos demais e não seria um absurdo dizer que teríamos relações sexuais demais, mas sem conseguir o prazer desejado. Horrível, não é? Tratar a sua sexualidade é dar o pontapé inicial para um equilíbrio maior nas outras áreas importantes da sua vida. Como um Coaching de Sexualidade pode ajudar um casal com a prática do Tantra? A ferramenta de Coaching, aliada ao know how desenvolvido pelo profissional de Coach, pode ajudar a uma reconexão consigo e com os outros, explorando suas potencialidades, alegrias e prazeres em qualquer aspecto da vida: relações afetivo-sexuais, trabalho, família, lazer, sonhos e realizações. A Sexualidade é parte importante e fundamental não apenas do indivíduo com seus pares, mas na descoberta de uma energia

muito maior que independe do outro para acessá-la. Compreender sua função nas relações e nas interações com o meio ambiente abre um campo de infinitas possibilidades. E no caso do Coaching de Relacionamentos. Como isso é trabalhado? O Coaching voltado para relacionamentos vai além das relações maritais. Qualquer interação humana faz-se necessária uma clara comunicação e boa convivência. Trazer o que tem de melhor de forma consciente e intencional fará com que atraia melhores relações em todos os aspectos, consequentemente, bons negócios, bons colaboradores, saúde e equilíbrio emocional entre tantos outros benefícios. Como funciona uma sessão de Terapia Tântrica? Ao chegar à sessão inicial, o Terapeuta realizará uma conversa, anotando todas as informações relevantes acerca de sua busca e esclarecendo dúvidas sobre a Terapia. Em seguida, ele explicará como ocorrerá a sessão, passo a passo, cada detalhe será informado antes de iniciarem a massagem ou técnicas adicionais, como respiração e meditação. Ao término da sessão, é realizado um segundo bate-papo com o terapeuta no qual você pode ou não compartilhar sua experiência, tirar dúvidas e darem o encaminhamento para as próximas sessões. Por que a Massagem Tântrica é tão confundida com Prática Sexual? Surgem muitas dúvidas acerca da massagem tântrica, como: Será que ficarei nu? Serei masturbado? Haverá sexo na sessão? Fique tranquilo, todas essas dúvidas são super naturais. Há muitos mitos e tabus que rondam o tantra. Afinal quem nunca ouviu falar do sexo tântrico, aquele que dura horas, até dias? A massagem tântrica não tem nada a ver com sexo, afinal sexo tântrico é uma coisa e massagem tântrica é outra. Sim, o sexo tântrico também é uma vertente do tantra, porém este não é praticado com o terapeuta, mas com seu (sua) parceiro (a). O papel de um terapeuta, na perspectiva do sexo tântrico, será orientar acerca das técnicas que o casal utilizará em uma experiência multiorgástica e de conexão entre o casal. Como saber se a Terapia Tântrica está me ajudando? Quando você começar a perceber a vida mais leve, quando o sexo deixa de ser tabu, quando você se sente mais segura e confiante em vários aspectos da sua vida. Tantra é cura, é amor!

Adriana Castro Coach de Sexualidade e Relacionamento

30

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por Ana Xavier

M

uitas expectativas vêm à tona no primeiro dia de aula. O ingresso na escola é um marco importante no desenvolvimento das crianças, não apenas para o aprendizado em si, mas também pelo desenvolvimento social e pela formação do ser humano como um todo. A vida escolar é especial, e todos têm o direito de vivenciar essa experiência. Mas com as crianças com autismo, precisamos ficar em alerta em alguns pontos. Como elas convivem mais com os familiares, muitas características não ficam expostas ou ainda não são perceptíveis. Alguns notam que eles têm algo diferente, mas é no ingresso escolar que essas dificuldades surgem com mais potencialidade. No âmbito escolar, a criança modifica a sua rotina. O que antes, muitas vezes, ela fazia sozinha, agora ela irá ser solicitada a brincar com os amigos, manter atividades com objetivos específicos, conforme orientação do professor, e os pais já não estão mais presentes para mediar as suas solicitações. O desempenho escolar das crianças com autismo depende muito do nível de acesso do transtorno. As crianças com nível mais grave podem apresentar atraso intelectual e permanecer dependentes de ajuda. As com TEA (Transtorno do Aspecto Autista) ou traços autísticos, na maioria das vezes, acompanham muito bem as aulas e os conteúdos pedagógicos. Para as crianças com autismo clássico, que possuem dificuldades na socialização, na linguagem e comportamentos repetitivos, fica clara a necessidade de uma atenção individualizada. É importante destacar que não é função dos professores fazer diagnósticos, mas, por passarem muitas horas com a criança, eles são sensíveis à percepção das dificuldades e alterações do comportamento. Por isso, é de grande valia o contato direto com os pais, a fim de passar quaisquer dificuldades observadas no dia a dia da criança. Como os professores podem ajudar? Nas dificuldades de socialização, podem intermediar esse contato por forma de brincadeiras, jogos e atividades, incluindo a criança e respeitando o seu tempo. Na dificuldade de concentração, é muito importante olhar nos olhos, estabelecendo o contato visual, despertá-la e trazê-la para atenção centrada. Já na dificuldade de linguagem, umas têm poucas habilidades, outras falam com elaboração, mas podem apresentar dificuldade de compreensão, então os professores podem ajudar com método simplificado, com treino funcional, relação casual e com uso de imagens. Já as que tem uma linguagem favorável, o professor deve estimular a utilizá-la para aquisições de novas habilidades. No comportamento, o apego a rotina é algo muito característico das crianças com autismo, e os professores logo notam que mudar ou inverter horários podem desestruturar a criança e até desencadear uma agitação, então é preciso estruturar e organizar a rotina e o passo a passo das atividades, para trazer tranquilidade às crianças e mais confiança ao professor. É importante também entender questões sobre hipersensibilidade sensorial, pensamento e entendimento concreto das crianças com autismo, independência, autonomia e alfabetização. Algumas delas apresentam hiperlexia (aprender a ler sozinhas), como também algumas precisam de auxílio pedagógico. Para que todo esse processo de adaptação escolar - com autistas - seja eficaz, é preciso saber as reais potencialidades e limitações de cada criança, elaborando programas educacionais individuais. Elas nunca podem associar o aprendizado a algo aversivo, e sim a algo prazeroso e positivo.

Foto ilustrativa: Pexels

Ana Xavier

32

CRP 13/5804 Psicóloga Clínica Infantil; Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde; Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


* por Ícaro Jasub e José Anselmo

S

ó quem se utiliza de próteses dentárias do tipo removível ou dentaduras sabe bem a dificuldade que se tem para mastigar ou falar com estes dispositivos. Gengivas machucadas, dores e baixa autoestima são as reclamações mais frequentes. Mas, um tipo especial de tratamento pode recuperar o conforto e a estética ausentes nas técnicas tradicionais: a prótese dentária tipo protocolo sobre implantes. Sem dúvida, as próteses dentárias protocolo são a forma mais eficiente para recuperar a autoestima de pacientes que perderam todos ou quase todos os dentes. O tratamento é formado por um conjunto de procedimentos que trazem previsibilidade e resolutividade à reabilitação oral, e entre eles está a seleção entre porcelana ou acrílico para o revestimento estético do dispositivo protético. Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo de material: Acrílico Material mais utilizado no tratamento com prótese dentária protocolo. O acrílico é uma polímero com múltiplos usos em odontologia, como próteses móveis e placas para tratamento do bruxismo. As principais vantagens é o baixo custo. Já as desvantagens ficam por conta da baixa durabilidade associada, que é vista pelo desgaste e amarelamento frequentes dos dentes. * Preço mais em conta; * Facilidade para fazer reparos; * Arcadas dentárias com poucos implantes instalados; * Estética dental satisfatória; * Tecnologia já consagrada.

Porcelana Utilizada em tratamentos estéticos mais sofisticados, como lentes de contato dental e facetas laminadas, ou ainda nos procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana, tem durabilidade e resultados estéticos superiores à técnica com acrílico. A desvantagem é o preço mais elevado do tratamento. * Resultados estéticos superiores; * Durabilidade elevada (3 a 4 vezes superior à prótese protocolo acrílica); * Mastigação mais eficiente; * Não retém odores e não acumulam tártaro. Durabilidade e Estética Estética e durabilidade são requisitos que todo tratamento odontológico precisa apresentar. E é exatamente nestes dois requisitos que a diferença no emprego de materiais impacta nos resultados. Próteses protocolo construídas em acrílica exigem trocas que, dependendo da qualidade das resinas utilizadas e força de mastigação, são necessárias a cada quaro anos. Dentes desgastados e manchados são as reclamações mais comuns. Já a versão em porcelana pode manter-se em excelente estado, passados 10 anos da instalação. Já com relação a parte estética, os resultados são óbvios. A porcelana traz mais naturalidade e harmonia para mimetizar diversos detalhes ópticos que podem ser imprescindíveis conforme a exigência estética do paciente.

*Icaro Jasub

Odontólogo | CRO 4489

*José Anselmo

Odontólogo | CRO 4587

Solena Odontologia Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

34


*Por Carlos Alberto Rodrigues

Auxiliadores no PROCESSO DE Emagrecimento. O QUE SÃO?

Qual o período de aplicação?

Protocolos de enzimas ou mesoterapia são medicamentos intradérmicos ou intramusculares que ajudam a potencializar o emagrecimento. Auxiliam na perda de gordura, melhoram a musculatura e a flacidez, promovem também o crescimento de cabelo, entre outros tratamentos. Os protocolos são formados por aminoácidos, vitaminas e minerais manipulados que, em conjunto, promovem o resultado do tratamento.

A recomendação de aplicação é a realização de 5 a 15 sessões, com intervalos de 5 a 7 dias para aplicações intradérmicas, e até 3 dias para aplicações intramusculares.

Como funcionam as enzimas para emagrecimento?

Elas são aplicadas de forma intramuscular, que visa a eliminação de peso corporal total, o medicamento promove o aumento do gasto calórico fazendo com que aconteça a perda de peso. É como se com o recebimento das enzimas você perdesse três células de gordura e, sem as enzimas, você perdesse apenas uma célula. É importante ressaltar que consumir alimentos termogênicos e manter hábitos alimentares é essencial para eficiência do tratamento. Como funcionam as enzimas para AS gordurINHas localizadas?

As enzimas, quando aplicadas diretamente na região onde deseja eliminar a gordura localizada, são conhecidas como mesoterapia. Elas atuam acelerando as reações químicas. Suas combinações variam tendo por finalidade ação lipolítica, que destroem as células adiposas, transformando-as em micropartículas para que sejam facilmente absorvidas pelo organismo, ou naturalmente excretadas por meio da urina, suor e fezes. Os medicamentos podem ser aplicados nas gorduras localizadas, como tríceps, glúteos, abdômen, flancos, coxa quadril e papada.

Quanto tempo dura os resultados?

A duração vai depender inteiramente do paciente, se faz dieta e exercícios não tem o que temer. Quando os resultados começam a aparecer?

Os resultados não contam com a definição de prazos para serem notados, ou seja, variam de acordo com as características pessoais, como idade, dieta, exercícios físicos, mas afirma-se que é possível notar diferenças a partir da primeira semana, após a primeira sessão. Há contraindicações?

Todo medicamento possui contraindicação. As enzimas são personalizadas. Além de gestantes e lactantes, é importante observar as necessidades e peculiaridades de cada paciente. Não são todas as substâncias que servem para todos pacientes. que Dica importante você deixa para os leitores?

Iniciar a utilização de medicamentos que auxiliam no processo de emagrecimento com profissionais capacitados é importante para ajudar na melhor forma de perder a gordura.

*Carlos Alberto Rodrigues CRM PB 9895 Pós-Graduado em Geriatria; Pós-Graduado em Endocrinologia; Especialista em Obesidade e Emagrecimento; Pós-Graduando em Nutrologia; Pós-Graduando em Medicina Estética.

36

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: shutterstock

fotos: Shutterstock

Já perceberam que sempre quando abordamos um tema sobre saúde, falamos mais em doenças, sinais e sintomas e como podemos tratar? Também já fiz isso, e temos que perceber que o mais importante não é só tratar depois que o problema já está instalado e até cronificado. Mas sim, nos permitir se sentir bem, plena, com vigor e saúde. Não estou desvalorizado os artigos ou as matérias que informam sobre os sinais e sintomas, até mesmo, por muitas vezes, temos e nem sabíamos o que estava acontecendo conosco. Ao lermos sobre tal assunto, vamos atrás de mais informação ou em busca de um profissional na área e, por fim, o artigo nos ajuda - e muito - a fazer um auto diagnóstico do que sentíamos. Na medicina oriental, diferentemente da visão ocidental, a atenção maior é na prevenção. A busca de se manter em um bom estado de saúde física, mental, espiritual, energética e emocional é a prioridade. Respeita-se o corpo e os seus limites, está não só integralizado consigo mesmo, mas com tudo ao seu redor. Já escutei muitas pessoas dizerem que não tem tempo para se cuidar, mas me questiono: Como se afirma ter falta de tempo? E, logo após, perde a saúde e a qualidade de vida e passa a correr contra o mesmo tempo, ao qual não havia, para recuperar o que se perdeu? Que, no fim, por muitas vezes, não tem o retorno esperado, pois houve exagero no início, e o corpo não tem como compensar. Muitos não têm noção da sua necessidade, não precisa entrar em uma dor crônica para retirar as sobrecargas que o corpo acumula com os desafios diários que todos nós temos. Exercitar-se, tratar da mente, do espiritual associando às terapias corporais, como a Shiatsu, Pedras Quentes, Terapias Manuais... faz com que se restaure o estado de saúde plena.

O Método clássico do Pilates baseia-se em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez e respiração. E seus exercícios podem ser realizados no solo e com auxílio dos aparelhos, onde os mais utilizados são: Reformer, Cadillac, Lader Barrel, Wall Unit e Chair. É sabido que as repetições e cargas estão intimamente inter-relacionadas, tendo em vista que essas são as principais variáveis, quando se trata de aumento de força e da resistência muscular, que, neste método, se dá com a utilização de molas e, cada vez que se torna fácil à execução, a mesma será substituída por uma com mais pressão. A outra variação é o princípio das repetições que se dá quando aumenta o número de repetições mantendo a mesma carga em um determinado aparelho, e variam de duas a 10 repetições, a depender do grau de dificuldade de execução do movimento. Atualmente, apareceram novas modalidades de Pilates, como Pilates Suspenso, Pilates na Água e Pilates baseado em movimentos Circenses. Ao mesmo tempo que desafiam e empolgam, deve-se ter muita cautela ao se iniciar nessas novas modalidades, visto que exigem muita força e autoconhecimento corporal para não ultrapassar os limites das articulações e provocar alguma lesão, o que é menos evidente no método clássico que já atua no Brasil há 24 anos.

*Daphne Vieira

*Dra. Dayse Costa Urtiga

Fisioterapeuta, crefito: 46153-F Terapeuta Shiatsu; Cursando Osteopaia Clínica pela Escola ATMS da Bélgica; Terapeuta das Pedras Quentes e Liberação Miofacial Instrumental. Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - as páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

Fisioterapeuta Pós-graduanda em Pilates Certificação Internacional em Pilates Aéreo CREFITO: 125368-F Star Fisio Pilates Pilates e Fisioterapia Estética

FInformações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

䔀匀倀䄀윀伀 䄀䌀伀一䌀䠀䔀䜀䄀一吀䔀 

倀䄀刀䄀 䌀唀䤀䐀䄀刀 䐀䄀 䈀䔀䰀䔀娀䄀 䐀伀 匀䔀唀 伀䰀䠀䄀刀℀ 䴀䤀䌀刀伀倀䤀䜀䴀䔀一吀䄀윀䄀伀       䄀䰀伀一䜀䄀䴀䔀一吀伀 䐀䔀 䌀촀䰀䤀伀匀   䐀䔀匀䤀䜀一 䐀䔀 匀伀䈀刀䄀一䌀䔀䰀䠀䄀匀       䐀䔀倀䤀䰀䄀윀쌀伀 䘀䄀䌀䤀䄀䰀

刀⸀ 䨀伀쌀伀 嘀䤀䔀䤀刀䄀 䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 㘀㔀 吀䄀䴀䈀䄀唀娀䤀一䠀伀 ጠ 䨀伀쌀伀 倀䔀匀匀伀䄀⼀倀䈀

38

䴀䄀䤀匀䘀䤀伀匀䨀倀

⠀㠀㌀⤀ 㤀㠀㠀㈀ ⴀ㜀㤀㜀㤀 


Jéssica Ramalho e Vitor Hugo inauguram a Cuidare Med Clínica atende idosos, adultos e crianças e é composta por equipe

Jéssica Ramalho e Vitor Hugo recebem convidados no primeiro piso do Shopping Pátio Altiplano


no Pátio Altiplano médica multidisciplinar

Presença de Onildo Fernandes

Bênção de Deus intercedida por Frei Junior

Os anfitriões recebem Thiago Alexandre e Alcieli Oliveira

Livia Maria - Loke Ramalho - Nayanna Fernandes - Diogo Maurício

O casal faz o corte simbólico da faixa de inauguração da Cuidare Med Clínica Médica

fotos: Allyson Souza

Diene Toscano marcou presença na inauguração

Que Deus abençoe esse novo espaço que foi pensado em cada detalhe para oferecer cuidado e conforto a todos os nossos pacientes.” Jéssica Ramalho

Os empresários Dr. Vitor Hugo e Dra. Jéssica Ramalho inauguraram, com um coquetel, a unidade Cuidare Med no primeiro andar do Shopping Pátio Altiplano. Para marcar a data, realizaram um evento que contou com cerca de 80 convidados, entre médicos, empresários, advogados, jornalistas e influenciadores digitais. A Cuidare Med Clínica Médica chegou para unir, em um só lugar, diversos profissionais da saúde, proporcionando um cuidado integral aos clientes, com médicos especialistas em idosos, adultos e crianças. A Clínica vem com a parceria da Cuidare João Pessoa que oferece o serviço de cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência e pós-operatórios, com assistência 24h, proporcionando saúde e bem-estar a todos os seus pacientes, seja em casa ou no hospital. O simbolismo do nome foi idealizado para associar ao da empresa parceira, Cuidare João Pessoa, trazendo a palavra “Med” para dar sentido à informação do serviço que oferta, uma equipe médica que chegou para “cuidar”. A clínica dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos que atuam em Geriatria, Endocrinologia, Reumatologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumopediatria, Psiquiatria, Hematologia, Nutrologia, e também por outros profissionais da saúde, tais como Nutricionista e Psicólogo. Atende a todos os públicos: crianças, adultos e idosos. O espaço foi pensado e projetado pela arquiteta Iara Medeiros, em seus mínimos detalhes, para oferecer conforto e sofisticação aos pacientes que, segundo a dra. Jéssica Ramalho, são bem mais que clientes.


Giorgia Sampaio - Karla Barreto - Jéssica Ramalho - Greyce Araújo

Os anfitriões com o filho Vitor Hugo Segundo

Agradecemos a Deus, aos nossos pais, amigos, familiares e clientes por uma noite tão especial, onde tivemos a honra de inaugurar a concretização de um sonho.” Vitor Hugo

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Clínica Cuidare Med reúne Geriatria, nutrologia, psiquiatria,

Presença de Ceres Leão e Kadu Martins

Arthur Correia - Charleny Lucena

Os empresários brindam o sucesso do novo empreendimento


Jessica Ramalho e Vitor Hugo com a equipe Cuidare Med: Diana Martins, Jayston Soares, Teodora Nóbrega, Rosa Costa, Carla Damasceno, Priscilla Lustosa, Jorge Guedes, Breno Torres, Marcus Ivanovich, Angelina Cartaxo, Zulaynny Lima

várias especialidades no cuidado com o bem-estar do próximo reumatologia e endocrinologia são algumas das áreas disponíveis

O casal com a família Ramalho: Guilherme, Lays, Lívia, Loke, Luísa, Vanilda, Alesandra, Zeka e Giorgia

O conceito da Cuidare Med é composta por uma equipe especializada, priorizando a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, oferecendo atendimento diferenciado e humanizado, com o objetivo de unir, em um só lugar, diversos profissionais capacitados para o cuidado integral. Para dispor destes serviços, basta entrar em contato através do número (83) 3506-7507, (83) 99638-3876 ou whatsapp (83) 98661-1589. Para mais informações, acesse o instagram @cuidaremedjp ou site www.cuidaremed.com.br . O espaço promete ser referência em saúde, pelo seu alto padrão, assim esperam os empresários Dr. Vitor Hugo e Jéssica Ramalho. “Que Deus abençoe mais esse empreendimento que foi pensando em cada detalhe para ofertar cuidado e conforto aos nossos pacientes”, afirmou Jessica Ramalho.

Luan Oliveira - Jéssica Ramalho - Vitor Hugo - Aldineide Oliveira - Luis Nascimento - Sofia Oliveira - Deisiella Oliveira - Luis Oliveira

O coquetel de inauguração contou com a participação da cantora Deisiella Rodrigues que animou a noite de festa com voz e violão. O buffet ficou por conta da Celebrar Recepções, que serviu camarão empanado, camafeus de vários sabores, doces finos, mesa tipo coffee break e bebidas como água de coco, sucos, coquetel de frutas, drinks, entre outros. O espaço ainda teve a benção do Frei Junior que falou sobre a importância da união da equipe para garantir a paz, conforto e o bem-estar de cada pessoa que for atendida pela empresa. O médico Vitor Hugo também falou do compromisso da empresa com o próximo e agradeceu a presença de todos na certeza de que estão preparados para oferecer serviços de excelência a cada pessoa que precisar dos profissionais da Cuidare Med.


foto: Pexels

*Por Rogério Miranda

U

ma das maiores tragédias ambientais ocorridas em todos os tempos, o rompimento das três barragens da Vale, em Brumadinho (MG), deixou centenas de mortos e desaparecidos, e as cenas da destruição chocaram o país e os noticiários do mundo inteiro, tamanho o descaso dos responsáveis pela mineradora causadora do desastre. E essa tragédia repercutiu não apenas por atingir famílias, destruir casas e propriedades e prejudicar o meio ambiente, mas, principalmente, pelas repercussões na ótica do acidente de trabalho, pois centenas de trabalhadores, que estavam em pleno exercício das suas funções, foram golpeados pelo desastre. Sem dúvida, os fatos noticiados apontam o acontecimento como o maior acidente de trabalho da história do Brasil, e o segundo maior acidente industrial do século 21 em todo o mundo, segundo especialistas e rankings compilados pela BBC News Brasil. Todos os funcionários da Vale atingidos são vítimas do acidente de trabalho, e a perda das vidas, em decorrência do rompimento da barragem, assume uma dimensão ainda maior, gerando direitos aos seus sucessores e responsabilidades à empregadora que é obrigada a reparar os danos causados pela partida de seus entes queridos, não só na esfera moral, mas também em decorrência da lesão patrimonial, pois as rendas, antes recebidas pelas vítimas, eram a base de sustento de suas famílias. Tal tragédia reacendeu, no âmbito do Direito Trabalhista, discussões relativas ao tabelamento das indenizações por danos extrapatrimoniais (art. 223-G da CLT), no qual vinculava os parâmetros indenizatórios ao salário do ofendido, criando situações de iniquidade em que trabalhadores vítimas de um mesmo fato poderão receber

indenizações significativamente distintas. Como exemplo, se uma das vítimas ganhasse um salário mínimo, a indenização paga por sua morte seria na média de R$ 50.000,00 em valores atuais. Seria essa uma justa reparação? A partir deste questionamento, surge a dúvida se o art. 223-G da CLT seria aplicável ou não para avaliar a indenização pelo falecimento do trabalhador. A tendência dos tribunais laborais é afastar os parâmetros do artigo 223-G da CLT, uma vez que no próprio artigo 223-C contempla apenas os direitos a reparação dos danos extrapatrimoniais trabalhistas, a exemplo da honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física, não incluindo nestes a própria vida em si. A aplicação da lei, nesses casos, tem como alvo compensar as dores experimentadas pelos familiares das vítimas, e, dessa forma, os critérios de tabelamento previstos na CLT não se aplicam quando o titular do dano moral não é o próprio trabalhador, mas seus sucessores. E, nessa seara, o acidente de trabalho que ocasione a morte do trabalhador gera uma indenização de natureza civil, ainda que julgada por um tribunal trabalhista, e seus parâmetros são fixados pelo magistrado com base no art.944 do Código Civil que diz: “a indenização mede-se pela extensão do dano”. Como se sabe, uma vida não tem preço. A indenização jamais trará de volta os que foram atingidos pela tragédia, mas servirá de punição pedagógica aos causadores do fato e tentará amenizar os danos daqueles que conviverão sob os efeitos das perdas emocionais e patrimoniais por toda sua existência.

Rogério Miranda Advogado – OAB/PB 10800 Pós- graduando em Direito do Trabalho - ESMAT/PB; Pós- graduado em Direito Civil e Processo Civil pela ESMA/PB; Advogado atuante na área do Direito do Trabalho desde 2001. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação)Onde Encontrar: DIREITO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

44


foto: Kadu Martins

46

”O

trabalho enobrece o homem e dignifica a sua alma”. Este é o lema de vida do advogado Sérgio Marcelino que, aos 59 anos de idade, sente-se orgulhoso de ter transformado cada sonho em realidade, apesar das adversidades da vida, inclusive com a falta de apoio do pai que, segundo ele, não o valorizava. E essa poderia ser uma história triste, sem sucesso, se ele não tivesse acreditado no próprio potencial e investido na carreira profissional. A história de Sérgio tem início na antiga TELPA, onde entrou como estagiário. Com dedicação e vontade de vencer, desenvolveu um excelente trabalho e acabou sendo contratado como Técnico em Telecomunicações, passando, depois, a Técnico Sênior e, posteriormente, a Supervisor de Equipe, Chefe de Divisão e Chefe de Departamento. Para ele, não havia barreiras para atingir seus objetivos. “A minha maior motivação foi a convicção de que, para vencer, a pessoa tem que ter competência, perseverança, carisma e confiança em seu talento. E eu sempre tive”, explica Sérgio. Com foco no horizonte e vislumbrando novas oportunidades no mercado, Sérgio pediu o desligamento da empresa e passou a empreender tanto no ramo de telecomunicações como da construção civil, tornando-se o presidente da EPICO Engenharia, onde gerenciou mais de 500 empregados. “Nunca tive receio do mercado, porque a competência ultrapassa qualquer crise, mesmo sem tantos recursos, eu sabia que, com o meu trabalho, chegaria aonde eu queria”, explicou o visionário que sempre teve os olhos voltados para o mundo jurídico. “Direito sempre foi o meu sonho adormecido, mas, com o passar dos anos, comecei a vê-lo como uma realidade, e, apesar de não ter nenhum parente no mundo jurídico, nem qualquer pessoa influente que pudesse me ajudar ou orientar, tinha dentro do meu coração, mesmo que escondido, o desejo de um dia ser um advogado”, revela. E não demorou muito para Sérgio tomar a decisão da mudança. Com os negócios em andamento, resolveu estudar e formou-se em Direito, em 1986, pelo IPÊ, com pós-graduação na Escola Superior da Magistratura (ESMA) e em Direito Processual Civil, pela UNIPÊ. A partir daí, não parou mais. Participou de várias comissões da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, tais como, Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados e Direito de Família. Foi aprovado pela OAB-PB, por três vezes, para ser um candidato da OAB, pelo Quinto Constitucional, às vagas de desembargador, pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), por duas vezes, e uma vez a de desembargador pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 13ª Região. Para ele, o seu maior desafio interno foi enfrentar tudo contando apenas com o seu potencial. “Superei com confiança em Deus e na afinidade e domínio que sempre tive nesta área”, revela Sérgio que lembra, com orgulho, dos primeiros clientes. “Eu tive que ir até a casa deles para firmar contratos de prestação de serviços porque ainda não tinha meu escritório próprio”. E suas conquistas não param por aqui. Em 2004, foi o único paraibano a receber a comenda de Melhores da Advocacia do Brasil, outorgado pela Word Foundation of Incentive the Human Valorization. Em 2012, recebeu o Troféu “Heitor Falcão”, pelos excelentes serviços prestados na advocacia paraibana. E, em novembro de 2018, foi homenageado com o selo em Excelência e Qualidade Brasil 2018, recebendo o título de Comendador, registrado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, sendo uma das mais cobiçadas comendas do Brasil. Apesar das limitações, sua força, para continuar, estava no desejo do sucesso profissional. “Não há segredo para atingirmos nossos sonhos, precisamos acreditar que somos capazes de vencer, e, com isso, trabalhar muito, persistir e estudar continuamente”, explica ele que tem, como plano futuro, escrever um livro e tornar o Portal Justiça, o qual administra, um dos maiores portais jurídicos do Brasil.

Comenda Melhores da Advocacia do Brasil 2004

Troféu Heitor Falcão 2012

Excelência e Qualidade Brasil 2018


N

em todos os conflitos e disputas precisam ser julgados pelo poder judiciário para que sejam resolvidos, e isso não viola a garantia constitucional do acesso à justiça. O acesso ao jurisdicionado poderá ser justo e ser feito por uma câmara de mediação e arbitragem de forma mais eficiente, especializada, célere, sigilosa e econômica. As empresas necessitam de agilidade nas tomadas de decisões, as quais deverão ser solucionadas com velocidade, especialidade e sigilo. A intenção maior da tutela jurisdicional é a reconciliação social, seja da pessoa física, ou jurídica. A máquina estatal, frequentemente, tem dificuldades para oferecer e solucionar, com agilidade, eficiência e sigilo os serviços prestados no âmbito do Poder Judiciário. Alternativas logo foram criadas, em meio às quais, as câmaras de conciliação, mediação e arbitragem, que, na maioria dos estados, as quantidades são inexpressivas. Na Paraíba, a CIMA, com o apoio de escritórios de advocacia do estado da Paraíba e de São Paulo, estão implantando as suas instalações para melhor solução de conflitos e disputas, com eficiência, especialidade do julgador, celeridade do processo, sigilo e economia. Será produzido, com a operação da câmara, resultados assertivos, construtivos e inovador para a sociedade de todos os estados e, principalmente, na Paraíba nos setores em crescimento.

Haverá um trabalho realizado com segurança jurídica, onde todo o conflito será resolvido no âmbito privado, com funcionários treinados e especializados, com uma estrutura física tecnicamente projetada de fácil acesso e custos alcançáveis. O intuito da CIMA é disponibilizar um painel com mediadores e árbitros especialistas, destacados no cenário nacional e internacional. A escolha da mediação, conciliação e arbitragem, na solução de disputas, ajudará a diminuir os processos nos tribunais e, também, a estabelecer critérios justos que certamente irão melhorar o cenário dos negócios na Paraíba e em outros estados. Diante do cenário atual no Brasil, verifica-se que diversas empresas, que são atuais em vários seguimentos, desistiram de investir no Brasil pela falta de Câmaras Arbitrais - processo adotado em toda América do Norte e Europa. Assim, não somente a indústria, mas também outros setores econômicos da sociedade irão se sentir protegidos e estimulados a resolver os conflitos na CIMA. Para juntos, com a equipe de profissionais da CIMA e seus parceiros, construírem e fazerem dela um novo método de facilitação nas disputas, a favor da eficácia da justiça na Paraíba. Com esta nova implantação na sociedade, todos os leitores estão convidados a conhecer a estrutura da câmara e o estatuto para instauração dos processos, sempre buscando a solução mais apropriada nas disputas.

CIMA Câmara de Instrução Mediação e Arbitragem Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

48


O anfitriĂŁo com o casal Caio MĂĄrcio e Zilar Suassuna

Rodrigo Dalbone - Maria Eduarda - Fernanda Silva

Gildevan Carvalho brinda a nova idade em clima tropical Advogado reĂşne amigos e parentes no restaurante Primo Rico

Advogado Gildevan Carvalho chega aos 40 anos e recebe o carinho dos amigos e familiares com animada feijoada


Maria Neves - Rogério Bras

Meu filho sempre soube aonde queria chegar; nunca precisou passar por cima de ninguém para conquistar o seu espaço.” Valdete Carvalho Presença do casal Milena Queiroz e Rainier Dantas

O brinde da família: Gil, Gilvamberto, Nana, Valdete e Gilvanverto Carvalho

Valdete emociona o filho com seu discurso

O carinho da mãe Valdete Carvalho

fotos: Allyson Souza

O advogado Gildevan Carvalho encerrou o ano de 2018 com chave de ouro, recebendo duas grandes premiações (o selo de Referência Nacional na Advocacia, dado pela ANCEC, e o troféu Heitor Falcão, pelo jornalista Abelardo Jurema), e, sem perder tempo, já começou 2019 festejando o verão e agradecendo a Deus pela chegada dos 40, ou 4.0 como ele mesmo brincou. O almoço de aniversário aconteceu no restaurante Primo Rico, na orla de Intermares, em Cabedelo. O encontro, que reuniu amigos, colegas de profissão e parentes, com aproximadamente 120 convidados, contou com um ambiente praiano. A decoração de Lily Gouveia que teve como tema o “Clima Tropical”, em analogia à abertura

do Verão 2019, criou uma atmosfera descontraída e inspirada no verão nordestino. O bolo teve a assinatura de Maria Helena Moura, doces da Santa Farra e bem-vividos da Marriage. O cerimonial foi de Fillip Miranda. Antes do almoço, foram servidos petiscos que podiam ser acompanhados de uma cerveja gelada, coquetéis tropicais, sucos ou águas de coco, bem a cara do verão. Em seguida, os convidados degustaram uma feijoada completa, como prato principal. E tudo isso com a animação da banda Forró Pra Curtir, Nenen do Sax e DJ ZCam. A TV Master também marcou presença e fez toda a cobertura do evento para o programa “É Fashion” que tem a jornalista Ceres Leão no comando.


Daniela Cabral - Átila Cardoso - Gildevan Carvalho - Romerito Costa - Lucélia Santos

Godoi Junior - Edleyde Godoi - Gil Carvalho - Marcos Antônio

Tarde animada marca a chegada dos 40 anos de Gildevan Forró Pra Curtir e Nenen do Sax levam convidados à pista de dança

Gildevan Carvalho, na mesa do bolo, brinda os 4.0

Dj ZCam e Nenen do Sax

Banda Forró Pra Curtir


Maria Souza - Rogério Brás

Gratidão. É o que tenho a dizer por tudo o que tenho, pelo o que sou, pela família e por todos os amigos que conquistei nesta caminhada.” Gildevan Carvalho

Carlos e Renata Mangueira - Ideltônio Moreira - Marina Cunha Lima - Carlos e Márcia Aquino - Sheyner e Marcela Asfora - Rafael Simões

Aécio Farias - Heraldo Nóbrega - Simone Almeida

A tarde foi repleta de momentos especiais, onde a emoção tomou conta do lugar. Ao dizer que o alicerce de toda a sua vida sempre foi Jesus Cristo, e que sem Ele as portas não se abririam, o advogado emocionou a todos, enquanto lembrava da sua trajetória no decorrer destes 40 anos. Em sua fala, ele ainda ressaltou que a palavra que mais caberia naquele momento era gratidão... “Agradeço a Deus pelas oportunidades, pelo trabalho e por todos os amigos que conquistei nessa minha caminhada”, lembrou. Dona Valdete Carvalho, mãe de Gildevan, falou a respeito do exemplo de filho e irmão, que desde criança sabia o que queria ser quando crescesse, “Advogado, sempre foi sua preferência”. Tudo o que um dia sonhou e pensou, quando criança, está se realizando e tornando-se concreto agora enquanto adulto.

José Neto - Gildevan Carvalho - Melina Lins

Catarina e George Falcão - Angélica e Klepton Ricardo - Rhuan Penaforte e Maitê Queiroz

Marcos Daniel - Ana Beatriz - Ana Isabel Paiva

Amigos queridos marcam presença nesta nova fase de Gildevan Carvalho


fotos: cedidas pela escola

O

Prime’s Cool, que atende do berçário ao ensino fundamental, reconhece a importância da primeira infância no desenvolvimento dos seus alunos, e fornece uma metodologia de ponta, alinhada com os países de primeiro mundo. A primeira infância é o período que vai do nascimento aos seis anos de idade. É o momento em que as experiências, aprendizados, descobertas e afetos são formados e consolidados, deixando marcas profundas por toda a vida. Habilidades, como linguagem ou raciocínio lógico, começam a ser desenvolvidas já durante a gestação, mas, até a primeira infância, são definitivamente desenvolvidas. Os primeiros anos de vida são o momento em que o cérebro, se estimulado adequadamente, atingirá o seu potencial máximo de aprendizado, e essa plasticidade cerebral nos fornece uma imensa janela de oportunidades para o desenvolvimento dos nossos alunos. Pesquisadores descobriram que, nessa fase, o cérebro da criança é moldado a partir das experiências vividas e dos estímulos que recebem. Até os três anos de idade, o cérebro cresce e se desenvolve em uma velocidade surpreendente. Esse processo, com ritmo decrescente, continua até os seis anos. A partir daí inicia-se uma época crucial para o desenvolvimento da personalidade, do caráter e das habilidades fundamentais. As experiências de qualidade entre os 0 e 6 anos estão relacionadas ao sucesso durante toda a vida escolar, e é com o foco nessas descobertas da neurociência que propomos atividades planejadas, supervisionadas e elaboradas por uma equipe multidisciplinar, para atender com qualidade todas as fases das crianças.

54

Nas diversas áreas da formação, como linguagem e competências emocionais, funções cognitivas, como a atenção, a memória, o pensamento crítico e o planejamento, já estão se desenvolvendo na primeira infância, ainda que continuem se refinando na adolescência. Essas habilidades surgem quando a criança precisa controlar seus impulsos, prestar atenção ou cumprir regras. Já foi comprovado que as crianças que, desde cedo, são orientadas a persistir, lidar com o fracasso e resolver problemas têm mais chances de se formar no Ensino Médio e na faculdade. Proporcionar maior qualidade na educação infantil favorece uma maior possibilidade de um emprego estável e com salários mais altos no futuro. Isso gera um ciclo de desenvolvimento. “Não basta ser escola, é preciso investir na qualidade, na capacitação e no desenvolvimento contínuo dos cuidadores e educadores da educação infantil”, afirma Nicolle Nery, diretora do Prime’s Cool. O Prime’s Cool dispõe de uma estrutura com 4.500m2, planejada e organizada para atender crianças de 0 a 10 anos. O berçário da escola inova com práticas pedagógicas modernas e envolve os bebês em todo o processo de ensino e aprendizagem que a metodologia da escola propõe. Transforma o antigo conceito de que berçários são apenas para suprir a necessidade dos pais, e alia educação e puericultura, garantindo o bom desenvolvimento dos bebês em um ambiente seguro, afetivo e repleto de calor humano.


NUTRIÇÃO, SAÚDE E EDUCADORES A escola também prioriza os bons hábitos alimentares, e auxilia as famílias na introdução alimentar dos bebês. Toda alimentação é fornecida pela escola, sob a orientação da nutricionista Danielly Travassos, que elabora cardápios específicos para cada fase da criança. “Além de estimular a alimentação saudável, a escola também estimula o processo de autonomia dos alunos”, afirma a nutricionista. Também compõe a equipe de saúde da escola: fisioterapeuta, enfermeira, fonoaudióloga e psicóloga. O corpo docente da escola também possui formação especializada, pois um trabalho com intencionalidade educativa e que favoreça avanços significativos na aprendizagem, precisa ser realizado por um profissional qualificado. “Nossa escola foi pensada para a criança, que aprende brincando, e é assim que acontece o nosso processo de ensino-aprendizagem”, afirma a supervisora Taís Lira. É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos. Portanto, as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil.

PRIME’S COOL Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: EDUCAÇÃO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: Kadu Martins

É

Ivan Correia Empresário e Corretor de Imóveis (CRECI 4202 F) Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: IMÓVEIS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

56

uma reflexão que pelo menos três respostas, possivelmente, poderemos ouvir. A primeira seria conquistando novos clientes. Uma segunda opção é fazer os atuais clientes comprarem novamente. E a terceira resposta podemos imaginar um aumento no preço do produto para a margem de lucro crescer. Seriam todas as atitudes corretas, entretanto, preciso dizer que tudo isso só vai acontecer se você tiver uma campanha de vendas no ar. Isso mesmo, se a sua marca estiver em anúncios publicitários. A famosa “propaganda” é o maior segredo de quem não para de vender. Ter o nome do seu produto ou serviço na mente do consumidor significa tráfego e, logo em seguida, conversão de vendas. Assim, criar campanhas de marketing é uma grande solução para aumentar o faturamento empresarial. Deixo aqui o meu total incentivo para que você seja um anunciante ativo em todas as plataformas disponíveis para torná-lo mais relevante. Aconselho demais a televisão, pelo status imediato que proporciona; através de catálogos ou revista institucional, no qual a história da sua empresa será apresentada; postagens de templates nas redes sociais, sempre explorando vídeos e imagens; utilizar os outdoors que possuem um poder incrível de alto impacto e visibilidade por toda cidade; também quero citar os panfletos, sempre com um slogan promocional do tipo “apresente e ganhe 20% de desconto” etc. Você tem duas opções para realizar as ações: todas em conjunto ou fragmentadas, num período de três a seis meses, é algo interessante. Uma ou duas semanas, considero pouco tempo de divulgação, do mesmo modo que avalio um mês como período curto para conquista de posicionamento e consolidação. O ideal seria constantemente, mas, para evitar saturação da marca, que pode ser assunto do próximo texto, uma “leve” ausência gera surpresa quando a volta pra mídia vem mais fortalecida. Lembre-se de que elaborar campanhas significa que sua empresa é estratégica e que tem verba para o marketing. Isto gera autoridade perante os clientes que começam a sentir necessidade em ter seu serviço ou produto. E a consequência, como próxima etapa, será o desejo do cliente ser facilmente despertado para a compra. Concluindo, quero encorajar você, caro empresário ou profissional consultor comercial, seja do mercado imobiliário ou não, a criar campanhas de vendas, de modo que o consumidor tenha mais ainda confiança na sua marca e adquira seus produtos. Desse jeito, suas vendas serão crescentes e contínuas. Você vai prosperar e muito através da mídia. Precisamos de resultados.


C

fotos: Walber Lima

oncebido dentro de uma proposta moderna, o escritório de arquitetura TRAÇO SOLUÇÕES EM PROJETOS contou com a assinatura das arquitetas Julienne Nóbrega e Rita Abreu com uma atmosfera rica de possibilidades. Com espaço livre, todo o escritório conta com o selo impecável da Artesano Planejados e traz um estilo moderno, atemporal, com uso de cores neutras, seguindo a linha que é trabalhada no escritório. Foi dividido em três salas, inspiradas na Tríade Vitruviana. A sala Firmitas, que adjetiva o ambiente de reuniões, a Venustas, associada a zona dos estagiários, e a Utilitas, que compõe a sala de produção dos projetos.

58

O escritório prima por uma geometria simples, com móveis que evidenciam a sobriedade do local, quebrando a implicância da monotonia em um espaço marcado por diferentes materiais e texturas. Piso e nichos em melaninas amadeiradas carregam o estilo rústico, deixando o ambiente acolhedor e receptivo. O metalom - presente na estante e nas portas divisórias, com vidros fantasias - é urbano, moderno e caracteriza o estilo industrial. Tudo isso somado à decoração de maneira assertiva, juntamente com MDF’s em tons escuros, com sutilezas de detalhes, sem perder as características particulares de cada objeto.

Julienne Nóbrega e Rita Abreu* Arquitetas Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA - páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Joacy Borba e Márcia Laureano - Tales e Fátima Queiroga

Julienne Nóbrega - José Francisco - Anny Karinny - Jailton Ferreira - Rita Abreu

Artesano Móveis Planejados é capa da revista Fashion News Empresa apresenta mostra de ambientes em seu novo showroom

Equipe Artesano Planejados, José Francisco, Anny Karinny e Jailton Ferreira, com Ceres Leão

fotos: Alysson Souza

A revista Fashion News lançou a sua 89ª edição no novo showroom da Artesano Móveis Planejados, na Av. Maria Rosa, em Manaíra, a qual tem à frente os empresários Anny Karinny, Jailton Ferreira e José Francisco Leal, destaques de capa pela segunda vez. O evento contou com um coquetel para 200 convidados, entre clientes, médicos, empresários, jornalistas, amigos, família e equipe. Presença também dos arquitetos responsáveis pelos ambientes da mostra e também do ator teen Apollo Pantera.

A noite contou com som do Dj Marcos Miranda e a participação especial do saxofonista Arnaud Neto, da Classic Band, e do cantor Ian Bandeira. O buffet foi da DG Gourmet, e a estrutura e iluminação, da MT Eventos e Astral Drinks. Com look da estilista Adriana Marinho, a jornalista Ceres Leão, ao lado da arquiteta Anny Karinny, recebeu os convidados. Na ocasião, ambas agradeceram a presença de todos e reafirmaram a parceria e a satisfação de mais uma edição concluída com sucesso.


Dalva Gonçalves - Ceres Leão - Manuela Gonçalves - Pedro Jorge

Ficamos muitos felizes com a receptividade do público. Isso só ratifica a missão da Artesano que é de transformar os sonhos em lindos móveis.” Anny Karinny

Marina e Jailson Ferreira

Ivan Correia - Aldo Schueler - Ceres Leão - Ingrid Feijo

Carmem Eleonora - Débora Brito

Carmen Camila - Anny Karine - Bianca Lenine - Juliana Carvalho

Íria Tavares - Anny Karinny

Roberto Miranda e Rosângela Caetano

Alana Negócio com Anny Karinny

Ceres Leão com Socorro e Diego Porto

Kadu Martins e Ceres Leão - Taciana e Sérgio Moniz - André Moniz - Thereza e Edson Formiga - Georgiana e Fernando Meira - Liliane Gomes

Presença de Claúdia Carvalho

Com Alanne Dias e Carlos Rodrigues


fotos: Eduardo Costa

Q

uando decidimos realizar um evento, seja um casamento, 15 anos, batizado e até mesmo uma formatura, as primeiras dúvidas que surgem em nossa mente são: Que local é o mais indicado para receber os meus convidados? E o que devo servir para agradar a todos? Geralmente, a decisão sempre é por um espaço que possa atender a todas essas necessidades ao mesmo tempo. E foi pensando nisso - em oferecer o melhor aos seus clientes - que há 40 anos surgiu a Maison Blu’nelle. Um local diversificado, com três salões independentes, o qual se destaca entre as principais casas de recepção de João Pessoa, tanto pela estrutura como pela gastronomia de alto padrão. Uma empresa familiar que tem, como prioridade, levar uma experiência única aos clientes. TRÊS AMBIENTES PARA EVENTOS Como opções, para a realização de eventos, a marca possui o Salão Panorâmico da Epitácio Pessoa, localizado no restaurante Blu’nelle, que comporta até 80 pessoas. Já a Maison Blu’nelle tem dois salões bem estruturados. O Salão Veneza, com capacidade para atender de 80 a 150 pessoas, e o Salão Florença, que acomoda entre 200 até 1.200 pessoas, e atendem todos os estilos de eventos, como casamentos, aniversários, formaturas, corporativos e comemorações em geral. BUFFET, MÓVEIS E PRATARIAS O buffet é preparado exclusivamente por seus chefs de acordo com as necessidades do cliente, sempre prezando pela qualidade, requinte e sabor. Destaque para o grande acervo de móveis e pratarias da casa que garantem belíssimas mesas postas. Para a decoração do espaço, a Blu’nelle deixa a critério do contratante, bem como os demais fornecedores. BAR DE DRINKS Outro destaque da casa é o bar de drink’s Blu’nelle, com uma decoração diferenciada, o qual oferece drinks diversos e profissionais super qualificados para atender com excelência todos os convidados.

62

BLU’NELLE RECEPÇÕES E BUFFET Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: EVENTOS - páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


U

64

m bar sobre rodas. Sim! O mais conceituado barman e mixologista Ronnie Oliveira lança o primeiro Truck de drinks da Paraíba, especializado em coquetéis, que irá rodar a cidade com menu seleto e marcar presença nos principais eventos da sociedade. O bar, intitulado Astral Drinks, oferece propostas da coquetelaria nacional e internacional e não alcoólicos, com enorme variedade de sabores, unindo as melhores marcas de bebidas destiladas, com frutas da estação, sucos e várias especiarias. Pioneirismo e qualidade, sempre presente na marca Astral Drinks, fazem desse Drink Truck uma garantia de diversão e os melhores coquetéis, com uma estrutura que o torna “literalmente” um bar móvel, com layout exclusivo, que foi todo adaptado para facilitar a mobilidade do barman na hora da preparação e montagem do drink, bem como na hora de servir, criando uma atmosfera divertida e no clima do evento. A proposta não será de ponto fixo, mas que circule pelas ruas para chegar aos eventos corporativos, festas, formaturas, aniversários, casamentos e locais que possam ser oferecidas as bebidas. “É uma forma diferente de consumir drinks”, afirma Ronnie. Um dos diferenciais do negócio, além de não se ver um bar sobre rodas, é a qualidade e variedade dos coquetéis, feitos com agilidade, decoração específica. OutraLacerda característica *Julianasabor LacerdaeDias *Gustavo *Ana Helena Lacerda marcante do truck Astral Drinks é a performance de Ronnie, CRO: 2647-PB CRO: 2641-PB CRO: 2642-PB também especializado em showbar, que encanta a todos com a arteOdontopediatria Foto:eErivaldo Cunha Implantodontia e Endodontia ; Prótese Dentária; Ortodontia; de entreter por meio de malabarismo com garrafas e coqueteleiras. Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Ortodontia Mini-Residência no curso de periodontia Quem tem o costume de curtir a noite em baresSistema Autoligado pelo SALe cirurgia plástica e Estética descolados e eventos, já deve ter visto o Barman, por trás do balcão, gengival. Brasil; bem sorridente, animado, girando as garrafas e coqueteleiras pelo Capacitação em Toxina ar, e ainda servindo o drink de maneira criativa e surpreendente. “É TRUCK ASTRAL DRINKS Botulínica isso que desejo com o meu novo espaço, quero oferecer diversão Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) | em qualquer lugar e para qualquer pessoa. Não quero só fazer Onde Encontrar: EVENTOS – drinks, mas que o truck Astral Drinks seja um espaço para relaxar, (83) 3246.6508 (a redação) Informações, dúvidas e sugestões: nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA conversar e fazer amigos”, revelou Ronnie.


Diretor da Pauta Comunicação, agência especializada em Comunicação Empresarial leandro@pautacom.com.br | (83) 98812-8020

1

Todas as fotos são de responsabilidade do colunista. foto: Rudá Melo

2

3

DaVitta abre nova unidade na Torre

Equipe da Febracis com o palestrante Paulo Vieira

Roberta Pinho, Diretora da Faculdade Pitágoras João Pessoa

1 - A Faculdade Pitágoras realizou, em fevereiro, o Conecte-se, evento gratuito para promover a empregabilidade e o empreendedorismo. Foi sucesso! 2 - A DaVitta, marca especializada em aparelhos auditivos, inaugurou sua segunda unidade em João Pessoa, no bairro da Torre, trazendo marcas renomadas de aparelhos em todo o mundo. 3 - A Febracis João Pessoa realizou, na Capital, o curso “O Poder da Ação”, com a presença do palestrante Paulo Vieira. O evento reuniu mais de 1600 pessoas e ainda contou com a presença de digital influencers e jornalistas da cidade. 4 - O ISO Colégio e Cursos iniciou o ano com um projeto de discussões, reunindo especialistas, ao vivo, no Instagram, para abordar temas da atualidade. O primeiro foi sobre as inundações de Mariana e Brumadinho. As ações serão a cada 15 dias. 5 - A empresa paraibana Clube Turismo que tem o comando da CEO Ana Virgínia Falcão entrou, pela primeira vez, na lista das 50 maiores franquias do país, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

4

CLUBE TURISMO - Ana Virgínia Falcão

Zé Antônio, Fernando Viana, Marco Viana e Amarílio Filho à frente do ISO Colégio e Cursos

5


A aniversariante com a família: Jeovane Carneiro, Giovanni Amarante e Geise Amarante

Giovanna Amarante celebra os 15 anos com festa animada Momento emociona familiares e marca a nova idade da debutante

Giovanna Amarante com a avó materna Severina Teresa

Jackson Andrade - Guilherme Amarante - Giovanna Amarante - Gessica Amarante

fotos: Allison Isidro

Giovanna Amarante fez 15 anos com uma bela festa, para aproximadamente 100 convidados, numa área reservada no Restaurante Bessa Grill. O lugar foi todo decorado pela Decorart Maia, que utilizou bandejas douradas e mesas rústicas com rosas coloridas. O bolo da mesa principal foi da Charmcake, já a mesa de doces e o bolo menor foram do ateliê de Wennya Souza, os bem-vividos, de Ana Barros e as lembrancinhas, de Teresa Joias & Acessórios by Jack Araújo. O cardápio foi elaborado pelo chef de cozinha Luís Antônio, gerente do Bessa Grill. Na entrada, foram servidos os salgados quentes, e, logo após, vieram os frios, com saladas especiais, escalopinho de frango, lombo ao molho pargo, diferentes tipos de arroz e batata sautée.

Filha de Geise Amarante e Jeovane Carneiro, Giovanna vestiu, no primeiro momento, para recepcionar os convidados, um cropped que virou um vestido reversível, redesenhado pelo estilista Bruno Bento, e sapato da Dumond. Na mudança de look, ela apostou em uma peça da Neyla Venâncio. A Produção completa foi do Salão G. Amarante. A maquiagem e o cabelo, escolhidos pela mãe e pela tia Gessica, tiveram uma proposta romântica, com tons leves e nudes, para não descaracterizar o perfil adolescente da debutante. Todos os acessórios - em sincronia com as cores escolhidas - foram de Teresa Joias & Acessórios.


A debutante teve o primeiro look assinado pelo estilista Bruno Bento


Fagner Peres - Ana Luíza Jericó

Geise Amarante - Ceres Leão - Kayla Leão - Kadu Martins - Jeovane Carneiro

Cerca de 100 convidados prestigiam a nova fase de Giovanna Debutante dança a tradicional valsa com o pai, amigos e familiares

Momento “Parabéns pra Você”

Um momento especial foi a performance realizada por Giovanna e o príncipe Vinícius Oliveira, seu primo de 19 anos, abrindo o momento da valsa, ao som da canção Aleluia. Logo após, veio a valsa tradicional com o pai, o irmão de cinco anos e o primo de oito anos. Findou o clássico momento, dançando com o namorado ao som do tema da Bela e a Fera, “Beauty and the Beast”. Com cerimonial de Simone Pedrosa, a festa ainda contou com uma grande homenagem à debutante a qual foi realizada pelos familiares e amigos. Eles gravaram depoimentos, no estilo “Arquivos Confidenciais”, que foram projetados no local. Outra grande surpresa foi idealizada pela mãe de Giovanna que providenciou também um Fashion Film, com a equipe de Alenzo Produções, exibindo os ensaios fotográficos do book.

A animação da festa ficou por conta da cantora Elayne Pessoa do Forró da Saudade, que embalou um arrasta pé entre os convidados, e também do Dj Bruno Martins que foi o responsável pelos vários hits do momento, levando os convidados à pista de dança. Giovanna não conteve sua alegria, durante toda a festa, que durou das 16h da tarde até as 23h da noite. Sempre com um sorriso no rosto, o clima de felicidade contagiou todos os presentes. Para ela, a festa foi o sonho real mais desejado de sua vida, o qual só pode ser realizado por pessoas que realmente a amam muito. “Quando eu entrei no salão foi um turbilhão de emoções, ao ver um sonho meu e de minha família sendo realizado. Sabendo que por trás de tudo isso houve um esforço contínuo para tudo sair perfeito em cada detalhe, foi bastante gratificante”, afirmou a debutante.


Natan, Flávia e Valdenice Assunção

Quando eu e Jeovane nos conhecemos, sonhávamos em ter uma filha carinhosa, decidida e serva do Senhor. Deus ouviu o desejo dos nossos corações e nos deu você.” Geise Amarante

Momento da valsa com Vinícius Oliveira

Mesa decorativa de doces

Mesa principal de bolo e doces

Tradição da valsa com o pai Jeovane

Nicolas Andrade - Nicacio Maceió - Tamyres Saturnino - Nicolly Andrade

André Vidal - Nazareth Gadelha - Nilda Gadelha


A alegria da aniversariante contagia os convidados

Música, fé e mensagens de carinho marcam a noite de festa Homenagens e declarações de amizade emocionam os convidados

Claudia Barros - Cláudio Siqueira

Kerolayne Fernandes - Jack Araújo - Vancleia de Oliveira

Carla Capobianco

Genilson, Juliana, Jacira e Gilsepe Amarante


Isttayna Soares

Elaine Pessoa agitou os convidados com hits do momento

Família Amarante: primos maternos

A história de Giovanna aconteceu à 16 anos atrás, quando eu e Geise nos conhecemos, e Deus realizou o desejo dos nossos corações.” Jeovane Carneiro

Presença da pastora Penha Pontes de Barros

Gabriela Lima - Yasmin Soares - Bianca Gabriele - Vitória Nascimento - Elysa Freyre - Sofia Cavalcante - Aline Dantas - Rebeca Conserva - Maria Alice - Ana Beatriz

Simone e Maria Eduarda Pedrosa

Ana Catarina e Luana Albuquerque

Amigos da escola marcaram presença


72

foto: Kadu Martins


C

om o advento da internet, redes sociais e equipamentos eletrônicos, surgiram também novas formas de comunicação e inúmeras profissões, o que possibilitou a ampliação das relações humanas bem como o aparecimento de novos modelos de trabalho. Até bem pouco tempo atrás, o caminho para o sucesso era pautado em uma excelente formação universitária, com mestrado e doutorado, ou mesmo na aquisição de um cargo importante dentro de uma grande empresa ou ainda na aprovação de um concurso público. Mas, o mercado mudou. Os jovens de hoje são inquietos, ousados e pensam no futuro de uma forma prática, respaldados na inovação, e não importa se eles têm ou não um diploma. Eles exploram o mercado de forma diferente e funcional. Vão além de se tornarem seus próprios chefes. A nova geração enxerga as suas aptidões e afinidades como uma forma de empreender e gerar negócios lucrativos. Querem trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro com algo que realmente gostam e que possam impactar positivamente a vida das pessoas. E é dentro deste contexto de mudanças e inovações que o empresário Petrus Cartaxo vem escrevendo sua trajetória profissional. Apesar de ter nascido em uma família bem-sucedida, ele nutria o sonho de comandar o próprio negócio, em razão disso, não mediu esforços para conquistar a tão sonhada independência financeira e, assim, se destacar no mercado paraibano como um jovem empreendedor de sucesso. Petrus é o típico profissional ousado e determinado, que não se limita apenas a investir em um único segmento. Dessa forma, o jovem empreendedor confiou nos seus sonhos e investimentos e, atualmente, figura no âmbito empresarial como uma das personalidades paraibanas que mais cresce no estado. Desde a infância, ele revelava uma aptidão para os negócios uma vez que revendia ou trocava com os amigos os presentes que ganhava dos pais. PRIMEIROS INVESTIMENTOS e a APPSHOP Reconhecido pela audácia empresarial, os primeiros investimentos dele não poderiam ser diferentes, foram à base de entusiasmo e impulso. Petrus iniciou a carreira comercializando roupas e celulares pela internet. Na época, cursava Direito e, nas horas vagas, se desdobrava para assumir o papel de empreendedor. Com o tempo, as vendas dos aparelhos eletrônicos tornaram-se mais rentáveis, o que atraiu a atenção dele para apostar todas as fichas nesse ramo. Logo, ele conseguiu inaugurar a primeira loja, a AppShop, estabelecimento especializado em assistência técnica e venda de acessórios para celulares. “Era uma loja pequena, porém fui investindo, e o negócio foi dando tão certo que me senti motivado a ir além. Resolvi me capitalizar e, assim, abri outras unidades”, conta. Muito habilidoso, ele prontamente ganhou a confiança dos consumidores e estabeleceu uma clientela fiel. O sucesso impulsionou o empresário a desenvolver a rede de lojas AppShop Brasil. A capacidade para identificar novas oportunidades de negócios o fez expandir a empresa e, hoje, gerencia oito lojas, localizadas nos principais shoppings da capital paraibana, com 35 funcionários que seguem a mesma qualidade no atendimento ao consumidor, garantindo um padrão em todas as unidades. Com o crescimento dos seus empreendimentos, ele resolveu trancar o curso de Direito e decidiu cursar Gestão Comercial pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Esse curso foi um grande aliado para que ele pudesse gerir com afinco os negócios. “O bom empreendedor encara os desafios como oportunidades, não desiste com os obstáculos e está sempre buscando conhecimento. É isso que me mantém no mercado”, explica.


74


CONSULTORIA DE EVENTOS Intuitivo, Petrus sempre apostou na criatividade e no espírito empreendedor e soube identificar também no setor de eventos uma nova possibilidade de negócio. “Sempre gostei de eventos, e os tinha como hobby, mas queria muito investir nesse segmento”, revela. Por conta disso, ele fez o curso técnico de Organização de Eventos, no Senac, e passou a circular pelos eventos mais badalados da cidade, quando conheceu o empresário Francinaldo Bandeira, no show da banda Aviões. “Um profissional super atenado, com experiência no mercado e que sabe como e quando investir. Aprendi muito com ele”, revela o jovem empresário que, a partir daí, passou a ampliar suas atividades neste ramo. “Imediatamente, tive a ideia de convidar meu amigo Filipe Gaudêncio, proprietário da rede de Academias Korpus, para ser meu sócio nas Relações Públicas de eventos da cidade, como foi o do Lovina Beach Club onde comandei a RP junto com ele”. Desde então, os dois firmaram uma parceria e passaram também a prestar consultorias em vários bares de João Pessoa, como o 818 Steak Bar, o Club 42, entre outras empresas. A parceria também se estende na produção dos eventos mais badalos da capital paraibana. FOCO, AUTOCONFIANÇA E RESPONSABILIDADE

Petrus Cartaxo - Francinaldo Bandeira - Filipe Gaudêncio

Segundo Petrus, a dica de ouro para empreender e trilhar um caminho exitoso requer muito esforço e foco. No entanto, ele também teve que desenvolver a habilidade de encarar os percalços de forma positiva. Por ser um jovem empreendedor, ele foi subestimado enquanto dava os primeiros passos em direção ao sucesso. “Por ser jovem, às vezes, sofria muito preconceito. As pessoas achavam que eram meus pais que me davam tudo ou que foi pura sorte. Mas, só eu sei o quanto foi árdua a caminhada para conquistar o que tenho hoje”, relata. Para tanto, a autoconfiança foi a âncora para que ele pudesse construir uma carreira bem sucedida, visto que, durante o trajeto, ele teve que enfrentar opiniões contrárias e críticas negativas. “Muitas pessoas desacreditavam do meu potencial. Diziam que não era capaz, mesmo assim continuei e vem dando certo. Graças a Deus!”, revela. Ele, ainda, afirma que o trabalho lhe dá muita satisfação. “Amo o que faço. Por mim, passaria o dia trabalhando, me sinto à vontade e me divirto diariamente. Vibro até com a felicidade de qualquer funcionário da empresa, pois estou sempre em contato com eles.” Para se firmar nesse mercado tão competitivo, ele garante que o segredo é desempenhar um bom trabalho, prezar pela satisfação do cliente, manter uma boa relação social com o público consumidor e conduzir a carreira profissional pautada pela honestidade e responsabilidade. Apesar de tantas conquistas, ele ainda almeja empenhar suas habilidades em novos projetos. “Fico feliz com o que já conquistei, mas ainda não me sinto realizado. Acredito no meu potencial e quero muito crescer e concretizar meus sonhos”, frisa.

PETRUS CARTAXO Empresário AppShop Produtor de Eventos

Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: TECNOLOGIA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


B

uscando valorizar a figura da mulher, há 10 anos, a revista Fashion News, através da sua editora, a jornalista Ceres Leão, criou o espaço “Mulheres que Inspiram Mulheres” que, anualmente, conta a trajetória de vida de mulheres que, através da sua determinação diante das adversidades da vida, deram a volta por cima e superaram a si mesmas para alcançarem seus sonhos. A edição especial - que sempre é lançada no mês de março - retrata a história de mulheres que estão à frente dos seus negócios, que passaram por dificuldades ou mesmo que quebraram paradigmas para se tornarem o que sempre desejaram ser. São mulheres guerreiras que não se curvam diante dos obstáculos, que buscam soluções em meio às crises e que, mesmo passando por dificuldades, conseguem ver oportunidades de crescimento. Podem até borrar a maquiagem diante de sua dor, mas jamais saem do salto, a não ser que seja para andar sobre as brasas e vencer o desafio. Nesta edição, mostramos fatos da vida real. Aqui, elas abrem o coração e revelam seus sonhos, medos, dificuldades, falências, desafios e conquistas. Elas provam que há sempre uma solução para cada problema, que devemos ficar atentos às oportunidades e que foco, perseverança e determinação devem estar na agenda diária de qualquer mulher que deseja vencer. Elas também mostram que a fé é determinante e que enfrentar situações desafiadoras nunca foi fácil, mas que elas estarão sempre prontas para mudar a rota se assim for preciso. Prepare-se porque, a partir de agora, você vai conhecer a história de vida de Adriana Torres, Alkíria Rezende, Camila Santtiago, Camila Toscano, Cilene Mendonça, Edineide Costa, Erica Leite, Hilda Lucena, Inácia Guedes, Isabela Azevedo, Janaína Daltrozo, Cássia Reis, Luh Montenegro, Magda Eva, Raphaela Marques, Rouse Aragão, Soraya Guimarães, Tatiana Amaral e Valdenora Nogueira. Exemplos que são verdadeiras fontes de inspiração.

76


“M

eu pai era advogado trabalhista, e isso teve um impacto significativo em minha escolha profissional. Eu costumava vê-lo em seu escritório - e até mesmo em casa - concentrado, sempre lendo, escrevendo ou estudando. Embora não tivesse noção do que seria de fato a profissão, tinha a certeza de que seguiria os passos dele”, revela Adriana Torres. Formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ela apostou no exemplo do pai Aluísio Alves para trilhar o caminho jurídico da advocacia. Segundo ela, a função social da carreira profissional que atua a fascina, pois é na advocacia e no magistério que seu coração palpita. “Tenho plena convicção de que a minha vocação está voltada à docência e à advocacia. Se eu tivesse que escolher hoje, de novo, uma profissão, seria a mesma e teria feito o mesmo trajeto. Acredito que, assim como a Filosofia, o Direito deveria ser uma disciplina universitária na formação de todo o profissional. Compreender a nossa sociedade e saber quais são nossos direitos e deveres nos permitiria uma relação humana melhor”, esclarece. Para Adriana, a palavra chave para alcançar resultados compatíveis aos sonhos que queremos realizar: é a persistência. Tendo essa característica como lema, ela tem conduzido uma carreira brilhante pautada pela honestidade, ética, transparência e valores que foram herdados pelo patriarca. Para se notabilizar na área, ela destaca que é imprescindível se manter em constante atualização, pois construir uma carreira promissora requer disciplina e bastante estudo. Adriana aflora a paixão pelo direito ao ver a realização das pessoas por meio do seu trabalho e ressalta três momentos mais

marcantes da vida profissional: ter ingressado como professora do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a conclusão do doutorado e o ingresso na Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB. Determinada e confiante, ela também teve que superar os percalços intrínsecos no cotidiano da profissão. Um dos desafios foi conciliar as demandas profissionais e pessoais com o casamento e a criação dos filhos. Cheia de planos, a jurista pretende se aperfeiçoar nas técnicas de autocomposição dos conflitos relacionados ao direito de família e da infância. Atualmente, ela tem se dedicado a projetos que auxiliam esses direitos. Em razão disso, o grande sonho dela é constatar a diminuição da vulnerabilidade da infância e adolescência brasileira. Presenciar a realização profissional dos alunos e a satisfação das pessoas que buscam a sua assistência jurídica foram os fatores determinantes que a fizeram ter a certeza de que fez a escolha certa. Ao ser questionada sobre qual conselho daria a quem deseja seguir a mesma área, ela foi enfática: “Busque conhecimento, além do que é ofertado na graduação.” Para ela, um dos grandes desafios da profissão é o constante aprendizado. “Um bom profissional do Direito precisa estudar sempre, tem que se atualizar constantemente. Isso porque as leis e as decisões nos tribunais estão sempre em mutação. A universidade nos dá o aprendizado para a profissão, mas a evolução é diária”, aconselha Com relação ao posicionamento do mercado, ela pontua: “Acho desafiador, pois esse vem exigindo a presença de profissionais que saibam atuar interprofissionalmente, sempre buscando o engajamento de outras ciências para resolução das demandas”.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


T

odos nós precisamos de um combustível que nos conduza ao encontro da tão sonhada realização profissional. Durante o percurso nos deparamos com inúmeras dificuldades. No entanto, os vencedores são aqueles que persistem nos seus objetivos e não desistem mediante os obstáculos. Para colher os frutos do sucesso, Alkíria Rezende precisou plantar sementes de determinação. Filha de Aldaberto Ferreira e Anadir Rezende, ela tem os pais como sua maior inspiração. O hábito da alimentação saudável sempre esteve presente nas refeições diárias da família, pois o seu pai possuía uma pequena propriedade onde produzia hortaliças, vegetais e frutas com qualidade e sem aditivos químicos. Já o espírito empreendedor é em decorrência da mãe que, segundo Alkíria, era uma mulher visionária para a época em que vivia, uma vez que comandava um comércio de enxoval para noivas e bebês. Alquimista na manipulação de alimentos e com a criatividade à flor da pele, ela passou a desenvolver receitas saudáveis e vislumbrou, na dificuldade, a oportunidade de montar o próprio negócio. “No contratempo, veio a inspiração, Deus o autor de tudo, já havia me dado o talento para manipular os alimentos, pois sempre gostei de criar receitas na cozinha”, revela. O instinto de empreendedora a ajudou a dar um impulso na trajetória profissional e, há 16 anos, comanda o Muxito, uma empresa que produz sanduíches naturais, sustentáveis e economicamente viáveis. Após algumas tentativas frustradas, desempregada, separada e com a responsabilidade de cuidar das três filhas, ela reverteu o quadro de fracasso que imperava na vida profissional e mudou o rumo da própria história. Ao folhear uma revista de negócios, uma matéria sobre como os sanduíches naturais prometiam revolucionar o mercado da alimentação, despertou a atenção dela. A visão da oportunidade foi o ponto de partida para ela começar com as filhas a própria produção. Nascia ali a ideia de Alkíria: o Muxito. Persistência, inovação e qualidade foram os ingredientes fundamentais para transformar o empreendimento em um negócio próspero e rentável. Para a culinarista, a paixão é um elemento essencial para tornar o trabalho mais significativo. E esse sentimento faz toda a diferença no dia a dia dela que se sente realizada na profissão. “Trabalho pelo menos 12 horas por dia. Não sinto que trabalho, sinto que me divirto. E tenho a certeza de que é com isso que quero trabalhar por um bom tempo, pois ainda tenho muito a fazer e aprender”, conta. Ela atrela a alta performance profissional ao fato de ter descoberto o seu propósito de vida. “É assim que estou me realizando como pessoa, pois encontrei a missão e o propósito pelos quais estou aqui”, ressalta. Para ela, a sua motivação maior está alinhada a oportunidade de levar saúde às pessoas, através de um alimento artesanal natural, saudável e sem conservantes. Com ânsia de mudanças positivas para a marca, ela pretende ampliar o mix de produtos. “Pensando na inovação e experiência no mercado natural, estamos desenvolvendo outras linhas de consumo, com todos os critérios vigentes e seguros para crescer e fidelizar os clientes”, revela. Cheia de planos e focada na ampliação do negócio, ela irá inaugurar a primeira loja física no próximo ano. Quando perguntada como se imagina daqui a 10 anos ela almeja ser reconhecida no mercado nacional à frente da empresa que leva saúde através de uma alimentação saudável e segura. Para quem deseja seguir a mesma carreira, ela aconselha: “Busque o seu talento no que você faz de melhor, capacite-se, apaixone-se todos os dias, reinvente-se e descubra onde está seu cliente para que ele faça parte da sua história”, frisa.

78

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A

maquiadora Camila Santtiago não apenas toca um rosto com as suas mãos, ela carrega, como dom, a arte de embelezar e utiliza a maquiagem como ferramenta para se realizar profissionalmente e tornar as mulheres mais belas e autoconfiantes. Sua aptidão para esta área começou cedo, quando passava horas mergulhada no universo de batons, blushs e sombras. Antes mesmo de entender as técnicas, ela já se sentia atraída pelos pincéis e produtos de beleza. “Sempre gostei de me produzir e comprar cosméticos, mesmo sem ter tanta habilidade para usar. Na época do antigo Orkut, tinha uma amiga, residindo em São Paulo, e ela vendia produtinhos importados, então eu comprava vários cosméticos para conhecer”, conta. Nesse período, a distração dela também era acessar vídeos de maquiagem, na internet, para acompanhar os tutoriais e conhecer as novidades. “Testava tudo em casa. Passava horas nesse ritual”, revela. Cheia de sonhos, com o tempo, as brincadeiras foram se transformando em realidade, e ela fez da paixão pela maquiagem a sua profissão. Determinada, ela não poupou esforços para aprimorar suas habilidades e realizou cursos profissionalizantes. Durante a busca pelo sucesso, ela também teve seus momentos de dificuldades. Quando começou a trajetória, como maquiadora, um dos desafios, para ela, foi realizar atendimento domiciliar. “No começo, eu não tinha carro e pegava emprestado, também não tinha produtos, usava alguns meus e outros da minha irmã, mãe e até de amigas. Com o tempo, consegui comprar uma mala e um mix maior de produtos da Avon e Natura. Outro grande desafio era com os penteados, eu não tinha muita prática, e eram sempre solicitados”, conta. Para ela, um dos momentos mais importantes da sua vida profissional foi empreender o próprio negócio e abrir seu espaço de atendimento. “Fazer aquilo que ama traz, consequentemente, resultados surpreendentes em tudo o que faz”, acrescenta. O comprometimento, talento e dedicação foram fundamentais para o crescimento profissional dela. Realizada, Camila dedica suas conquistas a Deus, por tudo que Ele tem proporcionado em sua vida. Para driblar as dificuldades, a palavra de ordem dela é a determinação. Apesar dos desafios inerentes à profissão, ela sempre teve pulso firme e nunca se deixou abater pelas dificuldades que surgiram no caminho. “Nunca pensei em desistir. Mas sempre pensei em como ultrapassar as dificuldades para continuar seguindo em frente”, disse. Segundo ela, a satisfação no ofício é ver o brilho e o sorriso de cada cliente após a produção. “A surpresa e o encantamento fazem tudo valer a pena”, pontua. Na esfera profissional, ela se descreve como focada, pois sabe, com clareza, o que quer e onde deseja chegar. Camila lembra de uma situação que a deixou muito orgulhosa, quando estava trabalhando no primeiro ano do evento Moda João Pessoa. Ela teve que se desdobrar, juntamente com outros colegas de profissão, para produzir maquiagem e penteado de 20 modelos. “A cada desfile, ou seja, a cada loja que entrava na passarela tínhamos dois minutos entre a troca de roupa, mudança de penteado e o retoque da maquiagem. No final, conseguimos! Isso me deixou muito orgulhosa”, conta. Quando indagada sobre o mercado da beleza, ela ressalta que, no contexto atual, a competitividade e as inovações têm norteado as transformações no setor. “As clientes estão cada vez mais exigentes demandando constante aperfeiçoamento técnico”, enfatiza. Para conseguir oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes e se destacar na sua área de atuação, é necessário muito estudo e atualização profissional constante. Dessa forma, em seus objetivos futuros, ela pretende realizar cursos profissionalizantes no exterior. E para conquistar o desejado sucesso na área, ela aconselha: “Procurem se especializar, investir em cursos, conhecimento. Maquiagem não é modinha nem passa tempo, é uma profissão séria, um trabalho como qualquer outro. Então, se você vai se intitular maquiadora(o) profissional faça por onde ser um excelente profissional, invista em você, em produtos, técnicas e livros. Não é fácil abrir mão do final de semana, da família, dos amigos, festas... Até porque quando todo mundo está se divertindo, estamos trabalhando”, esclarece.

Informações, dúvidas ou sugestões: 83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


F

ormada em Direito, Camila Toscano atuou no âmbito jurídico durante dez anos, exercendo as atividades como advogada em escritórios de advocacia nas cidades de João Pessoa e Guarabira. No entanto, a vida profissional reservou caminhos distintos para a jovem parlamentar, que nasceu e cresceu com o DNA político dos pais Léa e Zenóbio Toscano. A vocação em atuar nesse cenário vem do berço e, por essa razão, ela aceitou o desafio de dar continuidade ao legado político familiar. “Por admiração e respeito à trajetória dos meus pais e sugestão dos mesmos aceitei o desafio de ingressar na política”, revela ela. Camila enveredou-se pela vida pública ao se lançar como candidata nas eleições de 2014, concorrendo ao cargo de deputada estadual da Paraíba. Dessa forma, ela construiu sua base política filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, desde então, começou a tecer sua história como a deputada mais atuante da legislatura. Um dos maiores desafios à frente da candidatura foi dedicar o mandato aos menos favorecidos, dar continuidade ao legado político familiar e estabelecer a sua maneira de atuação. Devido ao brilhante trabalho prestado, a parlamentar foi reeleita ao segundo mandato na Assembleia Legislativa. Quando questionada sobre os anseios para o novo encargo, ela revela que pretende reiniciá-lo com propostas de novas melhorias, para a população paraibana, e também que viabilizem o afastamento dos temores que, atualmente, assolam o país, e destaca a segurança, a saúde, a política e a economia, tanto em nível estadual quanto nacional. “Como tantos brasileiros, estamos na expectativa de mudanças, logicamente, que tragam melhorias indiscutíveis para o país”, frisa. Ela, ainda, relembra uma situação na qual a fez se sentir realizada no cenário político: “quando as aprovações dos meus projetos contribuíram para favorecer as pessoas mais carentes”. Movida pelo desejo de combater às desigualdades sociais e trabalhar em defesa das minorias, Camila tem se destacado pela seriedade, transparência, ética e, sobretudo, pela verdade. Em razão disso, nos desempenhos de suas atividades políticas, ela teve o mérito de ser escolhida quatro vezes como a parlamentar mais atuante da Assembleia Legislativa. Apesar da paixão e aptidão natural pela política, ela destaca que uma das maiores satisfação de exercer tal função é que o seu ofício se torna mais humanizado, pois tem a oportunidade de participar ativamente na vida das pessoas. Camila se descreve como persistente, aguerrida, audaz e destemida. Para ela, o caminho para conseguir chegar aonde se quer e se sentir realizada na profissão: “é ter certeza que fez a escolha certa porque os desafios existem independentes da nossa vontade”. Por fim, ela enfatiza que um dos seus maiores sonhos é olhar pra trás e saber que seu esforço valeu a pena.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

80


F

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

ormada em Jornalismo, Cilene Mendonça cultivava o sonho de atuar na área e se consolidar no mercado de trabalho. A priori, ela planejava começar com uma assessoria de comunicação e, por conseguinte, se firmar em algum veículo de renome nacional. No entanto, aos 21 anos, ela teve que dar uma pausa nos planos, e assumir uma nova responsabilidade: o papel de mãe. “Tudo mudou quando engravidei no último período da faculdade. Por conta disso, tive que ficar e ajudar meu esposo na empresa que ele acabara de abrir”, revela. Época em que ainda morava na casa de familiares, em João Pessoa, e que os padrões da sociedade e a condição financeira não foram favoráveis à situação que teve de enfrentar. Desde então, ela começou a ter uma postura diferente diante da vida, ao deixar de ser coadjuvante e assumir o papel de protagonista da própria história. Ao comandar a Dental Gold, junto com o marido Josuel Gomes, descobriu aptidão pela área e decidiu fazer uma especialização em Gestão Administrativa e, atualmente, comanda o setor de Gestão Estratégica da empresa. Um dos desafios à frente do cargo foi desvincular a posição de esposa e sócia. “Tive que deixar de ser a ‘esposa de Josuel’ para ser a gestora da Dental Gold”, conta. Ela ainda pontua que outra dificuldade, na trajetória profissional, foi otimizar o tempo para conciliar a família e o casamento com o trabalho e os estudos. “Não consigo imaginar as dificuldades da vida de qualquer pessoa, mas sei o quanto é desafiador para nós mulheres conquistarmos nossos sonhos.” Apesar do alinhamento da empresa, Cilene precisou dar um passo para trás e adiar alguns projetos pessoais para conseguir dar conta das responsabilidades. “Em alguns momentos, isso me desanimou e mexeu um pouco com minha autoestima, mas sempre soube retomar o tempo perdido e realizar cada sonho pausado. Não podemos ter tudo no momento que queremos e não devemos nos frustrar com isso, apenas entender que tudo tem seu tempo”, frisa. Como incentivo, para superar os obstáculos que insistem em se hospedar no percurso da vida, ela se ancora em três referências: A mãe, Marilene Mendonça; o pai, Cícero Mendonça (in memoriam); e o esposo Josuel Gomes. A mãe pelo fato de vencer as dificuldades familiares com coragem, honestidade e muito trabalho. O pai que, com o dom da paciência, conseguia agir com muita serenidade diante dos eventuais problemas da vida. E o esposo que sempre a ensinou a lidar com as adversidades, principalmente, com relação às pessoas e seus comportamentos peculiares. Casada há 22 anos e mãe de três filhos, a empresária se realiza na família e os tem como suporte e motivação diária, inclusive para dar continuidade à segunda graduação, desta vez, em Direito, na qual já conseguiu a tão sonhada carteira da OAB. “Não foi fácil iniciar outra graduação, já com duas filhas e uma grande responsabilidade profissional. É aquela velha história de trabalhar o dia inteiro e estudar a noite. Me cobrei muito, nesse período, mas em nenhum momento pensei em desistir”, frisa ela. “Você é do tamanho dos seus sonhos”, essa frase pode ser aplicada perfeitamente a Cilene, que é comprometida com os sonhos com a mesma intensidade, força, confiança e ímpeto de uma locomotiva. “Minha inspiração é sonhar. Gosto de pensar que preciso estar me movimentando o tempo todo, que preciso de mudança e de constatar que o que eu faço me leva a mais um degrau de evolução. Então, busco aprender e fazer novas atividades, enfim, me desafiar o tempo todo”, e ainda reforça que não se conforma com a mesmice. No bloquinho dos sonhos, Cilene guarda um desejo que aquece o seu coração. Ela tem o sonho de conduzir um projeto social destinado às crianças órfãs e carentes. “Tenho vontade de criar um espaço de cuidados para elas, não só para alimentá-las, vesti-las e dar um canto pra dormir, mas para educá-las, fazê-las descobrir sua essência e ajudá-las a florescerem quando adultas. Essa base é essencial para a formação do ser humano. E sei que posso ajudar a alguns desses, com todo amor”, finaliza.


T

er uma carreira bem-sucedida é o sonho da maioria dos profissionais, no entanto, é necessário enfrentar uma série de desafios para alcançar o sucesso profissional. A contadora Edineide Costa pode ser descrita com uma única palavra: resiliente. Ela encarou os percalços que a vida lhe impôs como uma oportunidade de crescimento, superou as limitações e não mediu esforços para conquistar os seus objetivos. Edineide começou a trabalhar como recepcionista em uma empresa de contabilidade durante 10 anos. Essa oportunidade a fez atuar em todos os setores da empresa, inclusive como gestora geral do escritório que contava com 25 funcionários e prestava assessoria contábil para 300 empresas. Segundo ela, um dos maiores desafios que enfrentou, no âmbito profissional, foi quando a empresa fechou. Desempregada, esse período tornou-se ainda mais difícil, pois ela estava grávida de três meses do primeiro filho Diego Costa. Diante das circunstâncias, Edineide acreditou no seu potencial e encarou esse momento árduo como uma possibilidade para montar o próprio escritório contábil. Logo, a primeira atitude dela foi recorrer aos clientes do antigo trabalho para comunicá-los que estaria abrindo uma empresa de contabilidade. Contudo, ela ainda não tinha um local definido nem equipamentos para investir nesse segmento. Mesmo com tantas negativas, ela não deixou de acreditar na sua competência e foi em busca da realização dos seus sonhos. Focada nesse objetivo, entrou em contato com um amigo que havia trabalhado com ela no antigo escritório. Ele, que estava atuando no setor contábil como autônomo, a acolheu em sua empresa e acabaram firmando uma parceria para desenvolver o escritório Contal Assessoria Contábil. No entanto, dois anos depois, seu sócio faleceu, e ela teve que encarar o mercado sozinha, confiando na sua experiência e habilidade. Segundo ela, um dos grandes obstáculos do ofício foi atuar em um segmento predominantemente masculino e conciliar a rotina de mãe com a jornada de estudos e trabalho. “Fiz meu curso superior muitos anos depois da empresa aberta e quando já era mãe de dois filhos. Trabalhava durante o dia, e a noite ia para faculdade sabendo que em casa tinha deixado duas crianças, mas a ajuda do pai deles foi o que me sustentou e me deu fôlego para seguir”, conta. Advinda do interior do Ceará, um dos grandes propósitos de Edineide - desde o início - era trazer a família para João Pessoa e empregála no seu escritório contábil. O desejo dela se concretizou e, atualmente, trabalham na Contal seis irmãos, a cunhada e a filha. Guiada pela ética, responsabilidade e transparência, a empresa que foi aberta com poucos recursos e muitos sonhos se consolidou no mercado de Assessoria Contábil da capital paraibana. “Estamos atuando há 24 anos, e a empresa tem uma área de 150m², onde prestamos serviços a 180 empresas e contamos com 28 colaboradores”, frisa. Para ela, um dos momentos mais significativos da carreira profissional foi quando adquiriu a sede própria da empresa, localizada na Av. Coremas, no Centro da capital paraibana, e de ter ficado entre os cinco finalistas do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE, realizado pelo SEBRAE. “Concorremos com empresas veteranas, que já tinham participado várias vezes, e essa era a primeira vez que nossa empresa participava”, revela. As conquistas não pararam por aí. Em 2016, a Contal foi premiada pelo SEBRAE por possuir a equipe mais motivada, e, em 2017, ela conquistou o prêmio em nível estadual de Mulheres de Negócios do SEBRAE. Segundo Edineide, o sucesso profissional veio em virtude do amor pela profissão, da dedicação e, sobretudo, por desempenhar a profissão pautada na ética. “Gosto do que faço e o que me move é a certeza de que estou ajudando a realizar os sonhos de outras pessoas, mesmo sendo com uma assessoria contábil”, comenta. Por fim, sobre os planos para o futuro ela enfatiza: “A Deus pertence, mas, com certeza, ver minha empresa cada vez mais organizada e gerando riquezas”.

82

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES, nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


E

rica Leite, de 30 anos, escolheu a área de estética e cosmética para trilhar o seu caminho profissional. A identificação com a profissão veio cedo, ainda na infância. Era tão encantada por este universo, que, aos 11 anos, ela já fazia as unhas das amigas e dos familiares. Com o intuito de agregar mais conhecimento, realizou cursos de depilação e limpeza de pele e, aos 15 anos, começou a trabalhar em um salão de beleza. No entanto, após concluir os estudos, ela optou por fazer o curso de Tecnólogo em Radiologia e, por conseguinte, exerceu a profissão no hospital de trauma de João Pessoa. Após essa experiência, ela constatou que não se identificava com a profissão, logo decidiu cursar Estética e Cosmética e, imediatamente, se encantou pela arte de embelezar as pessoas. Para aperfeiçoar as técnicas e estar por dentro das novidades do mercado, ela fez vários cursos, inclusive se qualificou na área de micropigmentação, um ofício minucioso e cheio de detalhes, no qual atua exclusivamente hoje. Além de ser uma profissional exímia, ela também se dedica a ministrar cursos de micropigmentação e especializações em fios, lábios, olhos, estrias e rugas. A busca pelo conhecimento e aprendizado tem sido sinônimo de conquistas e de sucesso para Erica Leite. Dedicada e esforçada, ela sempre desempenha suas funções visando o bem-estar e a saúde das pessoas. Atenta ao mercado nacional e internacional, ela não mede esforços para aprimorar as habilidades profissionais, como também preza por produtos de referência mundial para oferecer sempre o melhor aos clientes. No âmbito profissional, ela se inspira no mentor Alan Spadone, um ícone mundial na área da estética. Para conduzir uma carreira promissora, Erica ultrapassou as limitações e transformou os obstáculos em degraus. Segundo ela, um dos desafios foi se destacar em um mercado tão amplo e investir em conhecimentos, principalmente, em cursos fora do estado. “Foi difícil, pois o investimento era alto. Mas era necessário para quem estava começando na área, uma vez que, na nossa região, não dispomos de tantas opções”, conta. Desde então, a ascensão na carreira foi inevitável. Um dos fatores que a faz ter a certeza de que escolheu a profissão certa é quando presencia a alegria do cliente, após o resultado, bem como o sentimento de satisfação ao finalizar cada procedimento. Quando questionada sobre o futuro, ela almeja, no próximo ano, ministrar cursos e realizar atendimentos fora do país. “Como já ofereço treinamentos na área, o plano é começar a levar os cursos e atendimentos para o exterior. Já estamos planejando executar isso”, revela. Ela, ainda, destaca dois momentos importantes no ofício, quando foi selecionada para ser patrocinada por uma das maiores marcas de tintas da área de micropigmentação do mundo: a Urban Skin. O outro, quando participou de um congresso de micropigmentação a bordo de um dos maiores navios da MSC Cruzeiros, trazendo na bagagem mais de 10 certificados, sendo seis deles internacionais. Com determinação, ela alcançou muitas conquistas profissionais e rompeu barreiras pessoais, superando-se. “Passei na seleção de um concurso onde 500 micropigmentadoras do Brasil queriam ser selecionadas e apenas 28 passaram, e fui uma delas. Com isso, ganhei um treinamento de liderança, numa montanha no Rio de Janeiro, e lá consegui vencer um desafio, proposto pela organização, de andar 12km e escalar uma montanha de 2,682 mts de altitude, num frio de 7 graus, e, acima de tudo, com apenas 78 dias de ter feito uma cesariana. Isso me deixou orgulhosa. Venci a mim mesma”, relembra. Para ela, o item indispensável para obter o sucesso é exercer a profissão que tanto a realiza. “Sucesso pra mim, além de crescimento contínuo, é alcançar meus objetivos de vida, ser fiel ao que acredito e aos meus valores. É também fazer o meu trabalho com amor todos os dias e ajudar pessoas a melhorarem suas vidas, seja levantando autoestima ou passando para elas uma esperança em forma de cursos”, salienta. E, para realizar sonhos, ela destaca que é primordial confiar em si mesmo e não se abater diante dos fracassos. “É necessário saber esperar, se manter fiel aos seus princípios e valores e não ter medo do fracasso, pois as pessoas mais bem-sucedidas do mundo já falharam um dia. E precisamos errar para aprender!”.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


R

ecomeçar a vida, numa cidade nova, foi a oportunidade perfeita para Hilda Lucena se firmar como pioneira na área de Personal Organizer, na capital paraibana. A atitude e postura diante da vida foram essenciais para que ela se projetasse rumo ao sucesso e realização na nova profissão. Após morar em Brasília, durante 50 anos, ela já aposentada, retornou a João Pessoa para realizar o sonho do marido Luiz Alberto, em fixar morada em terras paraibanas. A organização sempre fez parte da vida dela, mas foi durante uma conversa com a sobrinha Rafaela Lucena que ela sentiu imediata conexão com o verdadeiro dom e descobriu a aptidão pela área de Personal Organizer. “Minha sobrinha me inspirou. Ao observar minha casa bem organizada e minha aflição por ter meus dias vazios e sem meus filhos, netos e amigos que ficaram em Brasília, ela, imediatamente, me disse que eu era uma Personal Organizer nata e me incentivou a fazer os cursos”, conta. Sem hesitar, Hilda decidiu investir no talento que, até então, estava oculto, e fez cursos no Rio de Janeiro e São Paulo. O maior desafio foi iniciar uma profissão desconhecida, sem uma preparação prévia, no cenário paraibano. “Fui a primeira Personal Organizer profissionalizada em João Pessoa e apresentar uma área de atuação que ninguém conhecia foi realmente um trabalho difícil”, frisa ela. Uma das primeiras dificuldades enfrentadas por Hilda foi quando começou a atender os clientes, pois, na capital paraibana, não dispunha de materiais, para realizar as organizações, principalmente, das colmeias (organizadoras de gavetas). Para suprir a falta desses materiais, ela chamou uma costureira em casa e começou a confeccioná-los. A ideia surtiu tanto efeito, que as pessoas, ao verem as colmeias nas casas dos amigos, começaram a procurá-la para comprar. Logo, a demanda por pedidos aumentou e, por conta disso, ela resolveu montar a empresa HL Organizadores. Movida a desafios, Hilda descobriu a veia empreendedora e procurou suportes para aflorar a faceta de empresária e, assim, se destacar no mercado tão competitivo. “Foi tudo novo pra mim. Tornei-me empresária quando nunca pensei ser. Recorri ao SEBRAE. Comecei a participar do Fórum das Mulheres de Negócios que, em parceria com o SEBRAE, me deu o suporte para seguir adiante e crescer”, relata. E, desde então, ela vem colhendo os frutos do sucesso. “Já estamos vendendo para todo o Brasil através da fábrica, das revendedoras Personal Organizer e do E-commerce”, revela. Persistente e determinada, ela prospecta expandir os produtos para fora do país. “Já que vamos sonhar, vamos sonhar ‘grande’, afinal o tempo gasto é o mesmo. Quem não sonha, não realiza!”, ressalta. Ela, ainda, lembra de duas situações que a deixou muito orgulhosa, uma delas foi quando teve a oportunidade de empregar 12 pessoas no mercado de trabalho e quando viu os produtos da HL Organizadores no programa “É de Casa”, da TV Globo. Para Hilda, o segredo para se destacar é acreditar no próprio potencial, ter amor, garra e vontade de aprender cada dia mais. E a dica de ouro para ser bem-sucedido é procurar a viabilidade do negócio que pretende investir, identificar as dificuldades e se capacitar para se tornar uma profissional notável na área. Ver a satisfação e o brilho nos olhos dos clientes, através das organizações, é o que a faz se sentir realizada na profissão. Apesar dos desafios diários, ela se mantém firme e encontra forças na fé para enfrentar as adversidades. “Enquanto tiver forças, vou lutar. Não tenho perfil de perdedor. Sou pequena na altura, mas grande na garra que tenho e na esperança de um país e um mundo melhor com as bênçãos de Deus. Ele pode tudo e jamais irá nos desamparar”, relata.

84

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES, nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A

s pedras no caminho não foram suficientes para barrar o entusiasmo e a determinação de Inácia Guedes. Ao assumir o papel de vencedora, ela mudou a rota, desviou-se dos percalços e conseguiu trilhar um caminho de sucesso. Sem a sua persistência, ela teria estagnado pelo trajeto, como tantos outros quando se deparam com um horizonte nebuloso. Formada em Economia, o cenário humilde do sertão da Paraíba foi um dos palcos da sua história, entretanto, ela não se rendeu à realidade difícil e foi ao encontro dos seus objetivos. A trajetória profissional dela teve início, aos 17 anos, quando conseguiu um emprego como balconista. No entanto, as condições financeiras só foram melhorando quando teve a possibilidade de trabalhar em outras empresas. Apesar das limitações, Inácia sempre nutriu o desejo de abrir um negócio próprio, mas, por falta de recursos financeiros, o sonho ficou adormecido. A relação dela com o mercado da beleza teve início quando decidiu se franquiar a uma marca de perfumes de Curitiba. Contudo, a oportunidade não rendeu bons resultados. “Foi uma experiência devastadora”, revela. Desolada, com o nome negativado, endividada e com a responsabilidade de cuidar da filha Marianne Guedes e ainda ajudar financeiramente a mãe Maria Madalena Guedes, ela só tinha uma alternativa para superar essa fase obscura: reinventar-se. Nesse período, ela começou a vender os produtos da Avon. Logo, a trajetória de insucesso deu uma trégua. Após alguns anos, ela foi convidada a integrar o time de consultoria de uma empresa de médio porte, no Recife, a qual desejava montar um escritório na capital paraibana. “Aprendi muito com eles. Foi uma escola maravilhosa, tanto na parte financeira como no marketing. Aproximei-me de mestres, participei de cursos profissionalizantes e adquiri novos conhecimentos. Isso foi muito importante para mim, pois sempre amei a área de cosméticos facial e capilar”, revela. No entanto, a jornada de crescimento, como empreendedora, só se firmou quando ela se tornou distribuidora de cosméticos. “Essa decisão foi bastante assertiva para mim, pois eu, naquele momento, já sabia como empenhar as minhas habilidades, estava segura e queria colocá-las em prática”, conta. Com discernimento e foco, ela passou a trabalhar com destreza, dando o seu melhor, diariamente, e aos poucos foi conquistando clientes em países do Oriente Médio e África. Com a evolução positiva do seu trabalho, logo a vontade de crescer falou mais alto e, em razão disso, decidiu investir na própria marca de produtos de beleza. E esse foi um dos seus grandes desafios. Recomeçar do zero, sem financiamento bancário, sem suporte de mídia e sem dominar outros idiomas, pois precisava se comunicar com os clientes internacionais que falavam árabe, inglês, grego e espanhol. Contudo, ela acreditou no seu sonho, e o investimento deu tão certo que ela já está há dois anos no comando da Sofimar Professional. A marca que começou com cinco produtos, atualmente, conta com um mix de 19 itens e exporta para alguns países do Oriente Médio e África. “Sempre quis vender produtos que solucionassem as necessidades de quem compra. Produtos que não deixassem a desejar diante das grandes marcas que existem em nosso país e no resto do mundo”, ressalta. Com esforço e otimismo, ela soube lidar com as dificuldades e, hoje, colhe os frutos do sucesso. Inácia tem como grande aliada à fé, para superar os obstáculos do dia a dia. “A fé é a certeza do que não vemos, mas cremos. Quando se faz tudo com amor e excelência, tudo flui. Não há vitórias sem lutas”, e, ainda, pontua que o segredo para ser bem-sucedido na profissão é colocar Deus em primeiro lugar, ter persistência e saber que na vida nada vem fácil, mas que a colheita é certa, quando plantamos com determinação e honestidade.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


“P

ara buscar novos caminhos, é necessário ter atitude, determinação e ação. Sem atitude, não há avanço. Sem determinação, não há conquista. Sem ação, não há transformação”. Foi com este pensamento que Isabela Azevedo Ramalho, de 37 anos, saiu da zona de conforto, mudou vários trajetos, enfrentou seus medos e foi ao encontro do seu propósito profissional, sem receio de arriscar. Ela morou na Espanha, durante dois anos, quando sua mãe, a psiquiatra Maria Rosário Azevedo, fez doutorado em Madrid e, por esse motivo, aprendeu a falar fluentemente o espanhol. Aos 17 anos, passou em seu primeiro vestibular para Nutrição, na UFRN, e, em razão disso, residiu durante seis meses em Natal. Durante esse período, ela não se identificou com o curso e desistiu. Resolveu, então, prestar vestibular para Direito, no Unipê, e, para Psicologia, na UFPB. Passou nos dois vestibulares, porém, como surgiram novas oportunidades, os planos mudaram. Ela trancou os cursos e foi estudar inglês durante um ano em Toronto, no Canadá. Quando retornou ao Brasil, ela optou por fazer Direito. Ao finalizar a graduação, passou em uma seleção onde o principal pré-requisito era falar inglês fluente e, durante um ano, atuou como Analista de Importação na Coteminas de João Pessoa. Nesse trabalho, ela conheceu o marido, o administrador Matheus Nunes. Após algum tempo, ela pediu demissão e foi trabalhar no escritório de advocacia do irmão George Suetônio Ramalho Júnior. Apesar dos êxitos alcançados, a carreira de advogada não estava lhe trazendo a tão sonhada realização pessoal, e resolveu traçar novos planos. “Eu sou assim, se algo me incomoda ou não me faz mais feliz, eu procuro me afastar. E foi o que aconteceu, resolvi, mais uma vez, mudar tudo, não poderia continuar insatisfeita, eu realmente não senti afinidade com o Direito e, após engravidar do meu primeiro filho Leonardo, desisti de atuar na área”, frisa. Após ser mãe, ela passou a viajar com maior frequência para visitar as irmãs e os sobrinhos que moram na França e nos Estados Unidos. Durante essas visitas, Isabela observou a facilidade e praticidade que as irmãs tinham em deixar os filhos em excelentes creches, para poderem conciliar a vida profissional com a maternidade. Logo, esse modelo de negócio atraiu a atenção dela que viu o quanto seria interessante proporcionar ao público pessoense um espaço infantil onde os pais pudessem deixar os filhos com segurança e com a certeza de que os pequenos seriam bem cuidados e estariam aprendendo e se desenvolvendo. Desde então, Isabela começou a idealizar o The Kids Place, inspirado nas creches americanas. Até inaugurar o espaço, foram dois anos fazendo cursos e se preparando para montar o negócio que tem o marido e empresário Matheus Nunes responsável pelo setor administrativo. O espaço conta com colaboradores criteriosamente selecionados e foi projetado inteiramente para atender as necessidades da primeira infância, bem como para promover o apoio pedagógico necessário para cada etapa do desenvolvimento infantil. “Sou muito feliz e realizada e agradeço ao meu pai, o psiquiatra George Suetonio Ramalho, que sempre me apoiou em todas as etapas de mudanças”, revela. Hoje, mãe de três filhos, Isabela se sente realizada no ofício e revela que o segredo do sucesso é ter amor por aquilo que desempenha na vida profissional. “Quando comecei a estudar sobre educação infantil e desenvolvimento dos bebês, me apaixonei completamente”, ressalta.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

86


A

paixão por servir ao próximo foi uma das motivações que levou Janaina Daltrozo a optar pela área da saúde. E esse sentimento se mantém vivo, até hoje, em sua vida, pelo fato dela entender que os pacientes procuram os profissionais de saúde por estarem fisicamente fragilizados e psicologicamente vulneráveis. “Quando alguém entra pela porta de um hospital ou clínica, ele está a procura de um serviço de saúde que lhe dê não só a cura para a sua dor, mas um tratamento humanizado que lhe proporcione bem-estar, conforto e qualidade de vida para voltar as suas atividades diárias, mesmo as mais simples, como tomar um banho ou escovar os dentes”, explica. Focada neste propósito, Janaína formou-se em Enfermagem, tem pós-gradução em Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria, além das especializações MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas, MBA em Executivo em Auditoria e MBA em Gestão de Facilities, Hospitalidade e Hotelaria. Atualmente, presta consultoria de serviços para clínicas, hospitais e empresas da área da saúde e, por conta disso, não atua mais na assistência de enfermagem. A sua trajetória também acumula o cargo de Gestora de Hospitalidade em um hospital de João Pessoa. Como fonte de inspiração, ela se espelha na avó paterna, Iracema Mendes, e em sua mãe, Sueli Doliveira. “Elas sempre compartilharam que um dos maiores ato de amor é servir ao próximo. É melhor servir do que ser servido, e o maior exemplo de todos foi Jesus. Esta frase foi e continua sendo minha inspiração para não desistir e continuar lutando”, frisa. Para Daltrozo, a conexão imediata com essa área está relacionada ao desejo de cuidar e proporcionar, ao próximo, um melhor atendimento, no momento de maior fragilidade à saúde. “Não existe valor que pague a melhora, o sorriso e a gratidão deles para comigo. Amo e me realizo no que faço”, pontua. Mais do que amar o que faz, a enfermagem exige comprometimento, dedicação e amor ao próximo. Dessa forma, Janaina soube conduzir sua carreira e colhe os frutos do reconhecimento. Hoje, ela é considerada, por colegas, profissionais e iniciantes, uma referência na área de Gestão de Facilities e Hotelaria Hospitalar. No entanto, mesmo com tantas conquistas, ela enfrentou alguns percalços durante a trajetória. “Recebi muitos nãos, e foi necessário me reinventar, ter coragem e persistência para prosseguir. Algumas vezes, tive que retroceder e iniciar do zero, mas foram nestas dificuldades e quedas que achei forças para me reerguer e continuar”, relata. Confiante, ela vislumbra o mercado com grandes possibilidades, para quem não tem medo de arriscar, e aconselha: “O empreendedorismo é a chave para abrir novas portas. Para tanto, a busca do conhecimento deve ser continua além de amar o que faz e não se abater diante dos obstáculos. Dedique-se, estude e não desista diante dos ´nãos´, pois são eles que irão te fortalecer”. Para Janaína, um dos momentos de maior satisfação na carreira foi quando ouviu o filho falando todo orgulhoso, para o irmão, sobre seu trabalho. “Foi emocionante ouvi-lo dizer: ‘também quero cuidar das pessoas, nos hospitais, como a minha mãe’. Fiquei extremamente feliz. Ser referência para meu filho é muito gratificante. É a prova de que estou fazendo o meu melhor e da forma correta”, conta com satisfação e ainda ressalta que o resultado de suas conquistas veio, primeiramente, do propósito de Deus para sua vida, de alguns anjos e mestres da educação que passaram por seu caminho, dedicação aos estudos e persistência no objetivo profissional. E salienta ¨Quem faz o caminho somos nós. Não adianta só querer achar o caminho certo, é necessário construí-lo¨.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação).| Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

make-hair: Espaço Rayssa Beauty


A

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

88

empresária Kássia Reis começou a escrever sua história profissional ao trabalhar com os pais Maria Helena e Geraldo Reis, em 2004, no empreendimento familiar: D’Napoles Pizzaria. Para se firmar no mercado, a empresa apostou no seu principal atributo: a união da família em torno do negócio. Dessa forma, aos 18 anos, ela abraçou o desafio de administrar uma das unidades da pizzaria sozinha e geriu com eficiência ao aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos de MBA e Gestão Empresarial de Pessoas. No início, os planos de Kássia era comandar o negócio por um período determinado e, em seguida, investir em outros objetivos. No entanto, a afinidade e paixão pela área falaram mais alto. “Não esperava ficar nesse mercado. Achei que passaria um tempo e depois iria focar em outros projetos, mas tornou-se cada dia mais apaixonante empreender e decidi mergulhar nesse universo”, revela. Já consolidada, a Pizzaria D’Napoles é, atualmente, referência no setor alimentício e conquistou o paladar do pessoense desde a sua fundação. Esse resultado é reflexo da relação de confiança com os clientes, que sempre foi permeada pelo atendimento excepcional e pela qualidade dos produtos. A carreira de empresária exigiu dela comprometimento e responsabilidade para enfrentar os desafios inerentes à profissão. Um dos momentos mais impactantes para ela foi liderar sozinha, aos 18 anos, um das empresas da família, que contava com aproximadamente 20 funcionários. “Foi um desafio e tanto. Me fez amadurecer de forma exponencial, encarando muitos medos e inseguranças que a trajetória nos proporciona”, revela. A determinação também foi um poderoso aliado para que se tornasse bem-sucedida no âmbito profissional. Para ela, o trabalho é tão gratificante que encontra nele alegria, prazer e sentido para a vida. “Acredito que o prazer de viver das pequenas conquistas, das pequenas ideias, do sorriso dos nossos clientes. Enxergo a pizzaria não apenas como uma fonte de renda, e sim como uma fonte de vida”, salienta. Um fator importante que a impulsiona no ofício é a possibilidade de sair da zona de conforto para que possa despertar a melhor versão de si mesma e, assim, desempenhar com maestria suas habilidades. “As experiências me ensinaram e fizeram evoluir até aqui, mas nem sempre uma mesma ação trará o mesmo resultado. Então para atingir o meu próximo objetivo, preciso desamarrar-me dos velhos comportamentos, permitindo criar novos hábitos, investindo a minha energia e fazer o que for preciso para que eu me torne a minha melhor versão”, enfatiza. Com relação ao posicionamento do mercado, ela acredita em um futuro promissor para quem deseja se aventurar nesse ramo, principalmente, para os empreendedores que se dispõem a focar no cliente e estabelecem novos modelos de tecnologia nos negócios. E acrescenta que, para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário ter coragem para correr riscos. “Não deixe que o medo do fracasso paralise. Tenha a consciência de que sua missão é fazer as coisas acontecerem e arrisque-se em prol do objetivo maior”, aconselha. Kássia garante que é feliz profissionalmente e pretende investir ainda mais em sua área. Apesar de se sentir realizada, ela ainda deseja cumprir muitos sonhos. “Almejo tanta coisa. Acho que temos que sempre ter sonhos e metas, se não acabamos ficando estagnados”, conta. Ela, ainda, ressalta que o segredo do sucesso é “ter amor pelo que faz, confiar em si, no seu trabalho, ter objetivos e perseverança para alcançá-los com foco e excelência.” Por fim, ela se enche de expectativas ao referir ao seu futuro profissional. “Quero ter mais sabedoria, mais resistência e mais fé. Espero conseguir rir dos meus desacertos e ter mais coragem para tentar o que hoje me causa mais medo. A pessoa que pretendo ser está em processo de construção”, arremata.


C

onstruir uma carreira de sucesso exige muito trabalho, disciplina, resiliência, comprometimento e paciência. A forma de encarar os contratempos faz toda a diferença para quem almeja conduzir uma trajetória profissional exitosa. E esse foi o caso da empresária Luh Montenegro que soube ressignificar as dificuldades e transformá-las em determinação para perseguir os seus sonhos. Advinda de uma família humilde, cujos pais tiveram nove filhos, a infância dela foi marcada por muitas dificuldades. Aos cinco anos de idade, um episódio trágico marcou o seio familiar: a perda do pai. Diante desse momento conturbado, a mãe Lourdinez de Souza teve que cuidar dos nove filhos pequenos. Por conta disso, ela teve que encarar a responsabilidade de ajudar a matriarca e, aos 14 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica em casas de família. Disposta a vencer os percalços e ir em busca de um futuro melhor, decidiu deixar a sua cidade natal, aos 18 anos, para estudar e trabalhar. O destino foi à capital paraibana, onde começaria a dar os primeiros passos rumo ao sucesso. Assim que chegou a João Pessoa, conseguiu uma vaga em uma agência de empregos. Logo, essa experiência a fez descobrir seu lado empreendedor e, após alguns anos, ela realizou o sonho de abrir o próprio negócio: Domésticas & Cia. “Fui fazer uma experiência e acabei amando trabalhar com um público tão diferente que é o ramo doméstico, mas que, ao mesmo tempo, precisa ser valorizado”, afirma. Luh é um exemplo de mulher aguerrida que fez dos obstáculos uma trajetória de superação e perseverança. “Sempre tive garra de vencer e sempre soube que era capaz, mesmo diante das dificuldades; foram os momentos difíceis que me fortaleceram”, frisa. Para enfrentar o desafio de comandar a empresa, ela contou com o apoio do marido David Montenegro, que, nos momentos árduos, enaltecia a sua capacidade profissional e a incentivava a buscar novos conhecimentos para aplicar no negócio. Com esforço e dedicação, a jovem empreendedora tem apostado na excelência dos serviços e na colaboração de uma equipe competente. O empreendimento contempla os serviços de agência de empregos, conservação e limpeza, cursos e treinamentos (profissionais domésticos e corporativos) e consultora jurídica (trabalhista com especialização no segmento doméstico). “Tenho como prioridade a qualidade e a satisfação dos nossos clientes e, diante disso, os resultados financeiros vêm como consequência”, ressalta. Ao ser questionada sobre uma situação que a deixou orgulhosa, ela relembra: “Quando encontrei uma cliente no supermercado, ela me abraçou agradecendo pela profissional que tinha contratado na minha empresa. Para mim, isso não tem preço”. Apesar da força de vontade, ela aponta que um dos desafios foi conquistar os clientes e lidar com o mercado competitivo. “A concorrência, às vezes, não joga limpo, mas se você faz um trabalho bem feito o cliente sempre volta e te indicará para outras pessoas”, disse. Segundo Lucineide, nome de batismo, a dica para quem deseja se aventurar nesse segmento é conhecer o públicoalvo e identificar as necessidades dos clientes. “Todos falam sobre vantagem competitiva, plano de negócios e estratégias de marketing. Na minha experiência, nada é melhor do que saber exatamente a quem você pode servir - já que um negócio sempre serve a alguém, seja com um produto ou um serviço. Dessa forma, descubra sempre a necessidade dos seus clientes”, destaca. Apesar de todas as conquistas, ela vislumbra ampliar o negócio. “Pretendo abrir filiais em outras cidades e até em outros estados”. Por trás da rotina sobrecarregada, a empresária ainda dedica parte do tempo em prol de projetos sociais. “Amo ajudar os necessitados, trabalho como voluntária em ações sociais”, conta. E, como motivação diária, ela aposta em um poderoso aliado: a fé. “A fé em Deus é a força que me mantém de pé perante as adversidades da vida”, finaliza.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


E

sforço e dedicação são características marcantes da personalidade de Magda Eva. Ela coleciona no currículo três graduações: Licenciatura em Letras, Bacharel em Direito e Psicopedagogia. Mas, foi no ramo educacional que ela revalidou sua verdadeira vocação, pois, desde a adolescência, demonstrou aptidão para lecionar. Cresceu no meio educacional e as suas influências foram a mãe Maria do Socorro Marques e algumas tias que exerceram a função de professora. O primeiro contato com a sala de aula foi, aos 16 anos, quando ensinou a disciplina de Inglês em colégios públicos e cursinho pré-vestibular, na cidade de Patos. O seu empenho e paixão, em tudo o que faz, foram os grandes responsáveis pela sua ascensão profissional. No entanto, para trilhar um caminho de sucesso, ela se deparou com algumas dificuldades. “Um dos desafios foi concluir o curso de Letras após o casamento e o nascimento da minha primeira filha, pois já morava em João Pessoa e cursava em Patos”, conta. A sua paixão pelo âmbito educacional a fez assumir o desafio de investir no mercado da educação privada. O sonho dela era ter a própria escola, onde pudesse oferecer uma educação diferenciada para as crianças. “A Educação possui um impacto muito importante em todas as áreas de nossa vida. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida, seja nos relacionamentos interpessoais, como na busca por ascensão profissional, ou mesmo para o desenvolvimento de um país”, explica. Obstinada, Magda focou no objetivo de fazer a diferença, nesse segmento, e, logo, realizou o sonho de abrir o Colégio Exato, onde ocupa o cargo de diretora pedagógica, função que comanda, com afinco, para estimular todos os alunos a se tornarem o melhor que puderem ser. “Quanto mais as pessoas estudarem, mais oportunidades terão no mercado de trabalho”, aconselha. A vida profissional dela também envolve dedicação, comprometimento e responsabilidade, para lidar com as diversas responsabilidades de gerir três unidades de ensino particular na capital paraibana. Segundo ela, um dos momentos mais significativos da carreira foi quando conquistou as formações acadêmicas e a fundação do Colégio Exato Bessa, Exato Kids, nos Bancários e, recentemente, o Exato Bilíngue. Magda sempre foi guiada pelo amor à profissão e pela certeza de que estava no caminho certo. “O reconhecimento constante dos pais dos nossos alunos, em relação ao trabalho desenvolvido por mim e minha equipe, me faz ter certeza de que escolhi a profissão certa”, salienta. Como entusiasta da educação, os planos dela, para o futuro, é buscar inovação e oferecer, cada vez mais, uma educação com os valores necessários para uma excelente formação pessoal e profissional. Para construir uma carreira bem sucedida, ela aconselha: “devemos ter perseverança e amor pelo que faz”. E, como diferencial, ela destaca a sua empatia. “Busco compreender a necessidade de cada um e atender no que for possível”, pontua. Magda também valoriza os projetos sociais e, em razão disso, deseja continuar ajudando crianças carentes e idosos. Para finalizar, ela se enxerga daqui a 10 anos na ativa, buscando sempre melhorias para os seus empreendimentos.

90

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


S

er esteticista é cuidar, alegrar, proporcionar conforto e saúde, além de renovar a autoestima com doses de beleza e bem-estar. O profissional da estética tem o poder de transformar a vida das pessoas, devolver sorrisos, ajudá-las a acreditarem em si e conquistarem o melhor delas mesmas. Formada em Estética e Cosmética, Raphaela Marques se realiza na profissão, pois carrega a missão de resgatar a autoestima dos pacientes, seja a partir de um procedimento que alivie o estresse ou através do aperfeiçoamento da estética facial ou corporal. Os resultados alcançados vão além do fator externo e a recompensa é o sorriso que se abre em forma de gratidão ao final de cada atendimento. Filha de Reneê Katiana e José Antônio, desde criança, ela sempre almejou conquistar a independência financeira. Com o apoio dos pais, comercializava cosméticos, artigos de revista e produzia bijuterias para vender. A facilidade de se relacionar com as pessoas a fez alcançar, com apenas 11 anos, o posto de vendedora que mais vendia Yes Cosméticos, na Paraíba. Persistente e determinada, Raphaela agarrou todas as oportunidades que a vida ofereceu e se enche de gratidão ao relembrar de dois momentos cruciais da trajetória profissional. “O primeiro foi a confiança que empresária Janiele Onório depositou em mim, abrindo as portas do seu salão, para que eu pudesse montar o meu espaço”, e frisa que o segundo foi a concretização de um antigo sonho: ter a própria clínica de estética. Para ela, o contato direto com o ser humano e o desafio de saber lidar com a individualidade de cada pessoa, na área que atua, a encanta, pois tem a possibilidade de ser a melhor versão dela mesma todos os dias, e isso reflete na sua evolução profissional e espiritual. As exaustivas horas dedicadas à profissão não a faz perder o brilho no olhar e o sentimento de gratidão que ela carrega diariamente ao atuar na área que tanto a realiza. “Tem dias que chego a ter 15h de atendimentos. Apesar do cansaço físico e mental chego em casa agradecendo pelo dia de trabalho e vou dormir feliz sabendo que, no outro dia, tudo recomeçará novamente”, e acrescenta que um dos motivos que a deixa desapontada no ofício é a desunião dos profissionais da área. “Devemos sempre lembrar de que ajudar um colega de profissão não gera concorrência, mas sim admiração. Se todos pensassem dessa forma, tudo seria bem melhor”, pontua com convicção. Durante a trajetória profissional, muitos passam por momentos desafiadores que precisam ser encarados com coragem. E com Raphaela não foi diferente. Um dos seus maiores passos, no início, foi investir um alto valor em aparelhos modernos para a clínica de estética. “Foi uma decisão que encarei bem, pois tinha a certeza de que iria ter um retorno positivo, pois sabia da minha capacidade e da eficácia dos equipamentos”, frisa. O esforço em modernizar a clínica rendeu a possibilidade de ampliar o espaço estético, que, atualmente, dispõe de 12 equipamentos para auxiliar nos tratamentos faciais e corporais. Comprometida em oferecer o melhor para os pacientes, ela pretende expandir a clínica e, provavelmente, abrir uma rede de franquias mantendo o mesmo padrão de qualidade que oferece de forma personalizada aos clientes. Raphaela se considera uma mulher feliz e grata à vida pela oportunidade de aprender e estar rodeada de pessoas que a impulsionam a crescer e evoluir. “Sinto orgulho de mim mesma em ter coragem para investir sempre e buscar sempre me auto motivar todos os dias. Me orgulho de enfrentar todos os desafios de cabeça erguida e sem precisar subir ou denigrir alguém para poder me destacar no mercado”, ressalta. Por fim, o conselho que ela dá para quem deseja seguir na área: “Seja firme, pense positivo, não pare nunca de estudar, seja honesto e tenha humildade.”

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


R

ouse Aragão iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos como vendedora em uma loja de moda, paralelamente, fazia o curso técnico de Contabilidade almejando seguir os passos do pai. Mesmo já estando empregada, continuou participando de seleções até que entrou para um estágio em uma agência bancária e lá ficou por dois anos, período em que adquiriu um maior conhecimento sobre o mercado e entendeu a importância do saber se comunicar para compreender a necessidade do outro. A partir daí as portas foram se abrindo até que chegou a ocupar um bom cargo em uma multinacional, decidindo então cursar Administração de Empresas. Para ela, a figura paterna foi o seu espelho profissional, uma vez que o pai Clodomir Aragão iniciou a carreira profissional vendendo doces e encerrou como diretor financeiro de empresas multinacionais, além de se destacar como conselheiro político e líder religioso. Dentre tantas virtudes, ela destaca a humildade, perseverança, ética e o cuidado com o próximo como uma das características marcantes da personalidade do patriarca. No entanto, após o nascimento dos quatro filhos, novos sonhos e planos pairavam na mente de Rouse. Destemida, ingressou no curso de Psicologia e recomeçou sua história profissional marcada por inúmeras experiências, a mais importante delas em uma destacada rede de varejo da região Nordeste compondo a área de Gestão de Pessoas. Diante de tantos desafios e oportunidades agarrou todas com muito afinco e o sucesso profissional foi inevitável. “Sinto-me orgulhosa e grata por tantas oportunidades, pois hoje tenho um vasto conhecimento e pude compreender que, quando temos um olhar voltado para o cuidado com as pessoas, toda dificuldade se dissipa. Tive a sorte de trabalhar em empresas que valorizam e cuidam das pessoas”, enfatiza. A partir daí, novos sonhos chegaram e, um deles, foi atuar como Psicóloga Clínica. Essa decisão trouxe, para perto dela, a tão desejada realização profissional. A notável dádiva mediou à oportunidade de aprender ouvir, acolher, compreender e ajudar as pessoas se destacarem com o que elas têm de melhor como seres humanos. “Atuo há alguns anos e me sinto completamente realizada como profissional. Foi a melhor escolha ou oportunidade que tive. Sou só gratidão! Quebrei paradigmas, me despi de preconceito e julgamentos e me apaixonei pelo Ser Humano”, frisa ela. Rouse destaca dois momentos importantes da trajetória profissional: Quando decidiu sair da psicologia organizacional e iniciar a carreira como psicóloga clínica. “Precisei de coragem para arriscar, transpondo meus próprios limites, rever conceitos e ideias antigas, apostar em conhecimento, em redes de relacionamentos e em tecnologia”, revela. Com uma postura de autoconfiança, ela superou inúmeros desafios, um deles foi aprender a ultrapassar as próprias limitações, conciliando o papel de profissional, mãe, esposa, filha, estudante e empresária. “Sempre tive uma visão construtiva em meio às reviravoltas da vida. Procuro enxergar possibilidades e não me limitar diante das dificuldades. Ter flexibilidade, determinação, persistência e saber lidar com meu mundo interior me ajudaram a ser mais feliz e bem-sucedida”, conta. Sempre buscando inovar, ela recentemente inaugurou uma loja virtual, no instagram, que oferece livros, jogos e recursos terapêuticos para psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psiquiatras e pais, o @divertidamente_psicologo. E, ainda, revela que tem outro projeto em andamento, um espaço acolhedor, confortável e com tecnologia, direcionado aos atendimentos clínicos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O combustível que a impulsiona a ser uma profissional dedicada resume-se a uma única palavra, ao sentimento mais sublime que o ser humano pode cultivar: o amor. “Tenho o amor como fonte de inspiração. Amor pelas pessoas, amor pelo trabalho, amor pela vida. Desde a criação do mundo, o amor tem sido a maior fonte de inspiração. Se amo a minha família me sinto inspirada a cuidar dela, se amo o que faço isso me inspira a enfrentar os desafios diários”, ressalta ela.

92

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


A

vida conduziu Soraya Guimarães para caminhos opostos que a projetou ao redescobrimento profissional e, consequentemente, a realização na área que atua. Ao findar o curso de Pedagogia, ela iniciou MBA em Marketing e, assim sendo, atuou formalmente no setor comercial durante 22 anos. No entanto, a sua trajetória profissional sofreu uma reviravolta, após constatar que o filho caçula tinha autismo. Com o foco centrado pela busca da qualidade de vida dele, ela não mediu esforços e iniciou uma longa caminhada de estudos para compreender esse universo peculiar. “Procurei uma pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que eu, como Pedagoga de formação, pudesse entender melhor o autismo e ajudar meu filho”, conta ela. Prevendo as possíveis dificuldades que iria enfrentar, absorveu os conhecimentos que adquiriu na pós-graduação para axiliar, não só o filho, mas também outras mães que confrontavam com a mesma realidade. Nesse período, Soraya conciliava a dupla jornada de trabalho, no setor comercial, a horas de estudos extensas. Logo, o amor pelo atendimento especializado falou mais alto, e ela teve que fazer uma escolha decisiva. “Sentia que a área comercial não me fazia mais feliz e, como sempre me intitulei uma apaixonada pela educação, o lado Pedagoga fez fluir em mim uma vontade de fazer a diferença na vida de outras pessoas e não só na do meu filho. Mesmo com receios e medos, mudei por completo a minha profissão”, revela. Com especialização em Neuropsicopedagogia, pósgraduanda em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e pósgraduação em Psicopedagogia e Educação Especial, atualmente, ela dedica-se ao atendimento educacional especializado e na aplicação de programas de análise aplicada do comportamento (ABA), voltado às crianças autistas.

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

A profissão tornou-se um ato de amor e um instrumento para dar expressão as suas próprias capacidades. E, com essa convicção, ela tem a certeza de que escolheu o melhor para seguir. “Toda a minha experiência de 15 anos, como mãe de um menino com TEA, me faz ter a convicção de que estou no caminho certo”, garante a psicóloga que ainda ressalta que o fato de ter um filho autista, lhe permite mensurar, com mais clareza, os desafios diários das mães que a procuram. “Além de ser uma profissional especializada em TEA, sou mãe de um menino com autismo. Isso me faz entender melhor cada dificuldade que enfrentamos em casa, na escola e no convívio social, me faz mergulhar nos medos, dúvidas e inseguranças dos pais, e ainda compreender aquele universo para ajudar toda a família da melhor maneira possível”, esclarece. Um dos momentos mais felizes e significativos do ofício é quando ela fica frente a frente com cada criança que tem a oportunidade de atender. “O que me move é poder contribuir para o aprendizado, crescimento e para a autonomia dos ‘meus meninos e meninas’”, frisa ao utilizar essa expressão carinhosa ao referir-se às crianças autistas. Apesar das dificuldades, ela supera seus limites com amor. “O maior desafio é se superar a cada dia, é ser fonte motivadora e contribuir de todas as formas para a superação do outro”, pontua. Para ela, a bússola para ser bem-sucedido na profissão aponta para quatro nortes: estudo, dedicação, experiência e amor pelo que faz. Soraya se define como dedicada, estudiosa e persistente. Traços fundamentais para atuar na área que tanto a realiza. O grande sonho que ela carrega no coração é acabar o preconceito que as pessoas ainda têm com os autistas. E quando questionada sobre como se vê daqui a uma década, ela responde: “Com muito mais cursos na área e vendo meus aprendizes com autonomia na vida.” É com essa perspectiva que ela escreve sua história de superação e vitória.


P

ara conquistar uma carreira promissora não há uma fórmula predefinida, mas é essencial traçar um propósito e investir esforços para conquistá-lo. A paixão pela advocacia foi o fio condutor para que Tatiana Amaral se tornasse uma profissional notável na área. Como norte e inspiração, ela se espelhou em duas figuras importantes da base familiar: no empreendedorismo, o pai Tadeu Carneiro, e no apreço por intervir na sociedade, o avô materno Pedro Amaral. Formada em Direito e detentora de uma sólida trajetória profissional, ela conta com um extenso currículo, com pósgraduação em Direito Civil, Processual Civil e Tributário, cursos de liderança, gestão e inovação pela Universidade da Califórnia, em San Diego, Terapeuta Comportamental, no Instituto de Albuquerque e Instrutora Mastermind grau META, pela The Napoleon Hill Foundation. Além de integrar o corpo jurídico do Mouzalas, Borba & Azevedo Advogados Associados, um dos escritórios mais renomados da Paraíba. Destemida, ela não esperou condições favoráveis para alcançar seus objetivos. A história profissional dela teve início quando conciliava o trabalho de modelo e recepcionista, enquanto era estudante. Após esse período, atuou como empresária e gestora pública e, posteriormente, decidiu se aventurar na advocacia e se habilitar como instrutora e terapeuta comportamental. Os percalços estiveram presentes no início da carreira, no entanto, Tatiana conseguiu driblar as dificuldades. Não foi fácil. Mas quando se tem afinidade com a atividade exercida, as chances de lograr êxito são muito maiores. “Iniciei na carreira de advogada após uma década de formada, com filhos pequenos, recém-separada e tendo sempre como referência social a anterior atividade como modelo profissional”, conta ela. O fascínio pelas áreas que atua despertou sua atenção, pois vislumbrou nessas profissões a possibilidade de transformar a vida das pessoas. “Encontrei na união da ciência do direito com a ciência comportamental o melhor caminho para desenvolver minhas atividades e me desenvolver, e faço isso com verdadeira paixão. Saber que consigo fazer a diferença na vida das pessoas, trazer resultados, com soluções e atuações que as ajudam a serem melhores, mais evoluídas e mais felizes”, salienta. O ofício proporcionou momentos memoráveis, um deles foi quando o escritório onde trabalha teve a oportunidade de atuar no Fórum Cível e no Tribunal de Justiça da Paraíba para apoiar os servidores no aprendizado e adaptação das novas leis processuais. Em razão disso, o escritório foi contemplado pelo prêmio nacional Lumen, disputado entre os maiores escritórios do país, por reconhecer as boas práticas em gestão dos escritórios de advocacia. Ela, ainda, destaca outro momento marcante, quando se tornou a primeira instrutora da The Napoleon Hill Foundation no nordeste do país. Para conseguir tal feito, Tatiana teve que ser avaliada pelos mestres e passar pelo menos quatro anos de preparação sob constante observação da instituição para ser reconhecida como instrutora Mastermind. Sempre consciente do que quer para si, com metas traçadas, ela se descreve como uma pessoa que procura vencer a si mesma cada vez mais, e revela que após descobrir seu propósito de vida se sente mais realizada. “Tenho certeza que só faço com entusiasmo, determinação e persistência o que faço porque já descobri meu propósito de vida. E todas as minhas decisões devem estar alinhadas a esse propósito que, por sua vez, tem que estar em harmonia com os melhores propósitos do universo”, disse. Tatiana considera que o sucesso é o reflexo de estar em equilíbrio e em paz consigo mesma e com as pessoas importantes para ela, e ter a certeza que tudo dará certo mesmo que ela tenha que provocar ou superar algum caos. Ela também enfatiza que todo o sucesso tem seu preço. “Pague o preço que o sucesso que você escolher lhe cobrar, e seja bom pagador, nunca, nunca reclame, aja”.

94

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


P

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação). Onde Encontrar: MULHERES nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

artilhar conhecimento e disseminar o saber sempre foi a missão de Valdenora Nogueira, que carrega, no ramo da educação, o desafio – e a satisfação – de ensinar e transformar vidas. Segundo ela, trilhar esse caminho requer amor, dedicação, comprometimento e motivação. Com essa importante tarefa, ela tem promovido transformações permanentes e benéficas na vida dos seus alunos e, com toda certeza, tem se tornado uma verdadeira multiplicadora de sonhos. A sala de aula entrou na vida dela muito cedo, quando começou a lecionar a disciplina de Ciências da Natureza, para as turmas da quinta série do Colégio Auxiliadora. Paralelamente, ela iniciou dois cursos: o Científico e Pedagógico. O primeiro, para lograr êxito no vestibular, e o outro porque nutria o sonho de ser professora. No mesmo período em que foi aprovada no Curso de Direito, ela começou a ensinar Língua Portuguesa para alunos do ensino médio do Colégio Polivalente, em Sousa. Após essa experiência, ela confirmou a vocação pelo magistério e, logo, optou por fazer vestibular para Letras. “Sempre soube que queria ser professora, mas não sabia de quê. Começar a dar aula de Português, quando era aluna do Curso de Direito, fez-me tomar a decisão certa”. Ela percebeu a sua paixão por idiomas e tudo o que os envolve. Segundo ela, foi um verdadeiro mergulho na literatura, gramática, dialetos, mitologia grega, história, cultura e muito mais. “A licenciatura em Letras exige muita leitura, análise e escrita, é para quem realmente se identifica e gosta de mergulhar nos livros e refletir de maneira crítica sobre o que leu. E eu amo esse universo”, revela. Após concluir Letras, ela retomou o curso de Direito, mas só assistiu ao primeiro dia de aula. “Sentia que havia muito o que aprender na minha área. Eu queria estudar mais, ler muitos livros e assim o fiz. Embarquei na literatura, e a viagem continua, pois o conhecimento é sem fim”, conta. Para trilhar o caminho da docência, ela se inspirou nas irmãs e nas professoras que a acompanharam durante sua trajetória escolar. “Eu as admirava pelo conhecimento que demonstravam ter e, desde cedo, entendi que ser professor é maravilhoso, pois podemos ajudar a expandir a mente dos alunos e ajudá-los a se tornarem pessoas que sabem se expressar com clareza, em qualquer lugar, bem como incentivá-los a produzir textos - e até projetos - de qualidade, dentro de suas áreas de atuação, e ainda analisar atentamente todo o material que consomem no seu dia a dia”, explica ela que ainda ressalta que a educação transforma o ser humano em sua melhor versão. “Disso tenho provas. Recebo alunos que não sabem redigir nada e, dentro de um ano, passam a escrever bem e tiram excelentes notas no Enem. Isso não tem preço!”, ressalta. Como educadora, ela acreditou em uma forma diferente de transmitir conhecimento e, prontamente, apostou na ideia de montar um curso preparatório. A concretização do sonho se firmou, em 1994, quando abriu o Curso Clássico de Português Valdenora Nogueira. Para dedicarse inteiramente a esse projeto, ela pediu demissão dos colégios em que lecionava e teve que aprender a conciliar a rotina de professora, empresária e mãe. Desde então, o curso coleciona aprovações nos principais vestibulares e concursos públicos. “Já tivemos alunos que passaram em cursos concorridos e cujas vidas foram impactadas grandemente. São inúmeros juristas, médicos, nutricionistas, psicólogos, engenheiros com estabilidade financeira. Tenho ex-alunos que são profissionais liberais, e outros que foram aprovados em concursos públicos. Inclusive, já tivemos alunos em primeiro lugar em Concursos Nacionais. O estudo muda a vida das pessoas”, assinala. O encantamento de Valdenora pelo que faz também tem servido de inspiração. “Fico orgulhosa quando um aluno me diz que é professor porque se inspirou em mim”, revela. E aponta alguns fatores essenciais para quem quer seguir essa carreira: “Estude e leia bastante, faça inúmeros cursos e comece a praticar, mesmo que seja em escolas pequenas. Além disso, respeite o aluno, seja paciente e tenha a certeza de que todos podem aprender”. Segundo ela, ter amor, entusiasmo, compromisso e ser perito no que faz são primordiais para ter destaque na área em que atua. Para o futuro, ela pretende continuar estudando e viajando pelo mundo para aprimorar seu conhecimento em algo que ela também ama ensinar: História da Arte. “Ademais, quero melhorar e ampliar meu Curso Preparatório para Concursos Públicos e Enem, que tanta alegria me dá em virtude das constantes aprovações. Isso me deixa feliz e convicta de que estou no caminho certo”, revela.


foto: Danny Melo

ADRENALINA

Rapel: Emoção nas alturas Para quem tem loucura por esportes radicais, o céu é o limite. O dia 17 de fevereiro foi de desafios radicais, e desta vez a adrenalina teve como destino a cidade de Massaranduba/PB. Uma turma de bons aventureiros seguiram de carro até a Pedra do Marinho, que possui aproximadamente 44 metros. Para alguns, isso significou apenas um “pequeno salto”, mas a noticia que nossa coluna recebeu, foi que tinha gente com medo, pois tratava-se do primeiro rapel. Depois de um longo percurso de estrada, com aqueles imprevistos de carro quebrado, chuva ameaçando a programação e principiantes querendo desistir, tudo aconteceu com emoção e a segurança da PbAdventure. Showw!! foto: Elphen Nascimento

foto: Vitório Pimentel

96

4x4 unindo culturas

Coragem e resistência para adrenalizar

Os ALL-TERADOS 4X4 afirmam ter diminuído a distância entre Pernambuco e Paraíba. Será? Em Fevereiro, realizaram duas expedições pelas terras do frevo e do maracatu. A primeira teve como destino Gravatá/PE, onde os pernambucanos recepcionaram os paraibanos para fazer uma corrente de oração aos pés do Cristo Redentor da cidade de Gravatá. Em seguida, rolou um off-road regado de muita lama pelas estradas rurais até a cidade de Passira/ PE, num trecho cheio de aventuras e muita conversa boa via rádio. O segundo passeio foi uma expedição com destino as cachoeiras de Bonito-PE, com paisagens incríveis, tirolesas e um clima de off-road consciente em família. Shoooww!!

A prática de esportes radicais vai além de coragem e desafios. Há quem me pergunte de onde vem o “pique” para tanta adrenalina. O preparo e a determinação são o começo de tudo. Rapel, trilha, motocross, horas remando de caiaque, caminhadas de 5 a 8 horas de obstáculos, sol quente, maratonas, bike... Nada disso acontece se não houver todo um cuidado especial. É necessário um preparo físico e, de preferência, sob a orientação de um profissional. Não importa a atividade física que você escolha. O importante é encontrar um esporte que mais se identifique com você. Eu conto com o mega apoio do preparador físico Rodrigo Pontes, da Move Trainer. Não há idade para ser radical, galera. O que existe é foco, alimentação saudável e aceditar que você pode. Resistência e bons resultados passam a ser consequência . E aí... vamos?


foto: Dani Ribeiro

Trilha das Praias Falésias, mar e mata

É apaixonante curtir a natureza sem sabermos o que exatamente encontraremos pela frente. Dia 10 de fevereiro, um domingo de muito calor, e lá estávamos nós, 11 dispostos e corajosos, fazendo parte de mais uma aventura no litoral sul paraibano, sob o comando da PbAdventure. Não há caminhos e obstáculos iguais para quem curte aventuras radicais. O objetivo era chegarmos ao famoso “banho de argila” - próximo a praia de Tabatinga/PB, e que, segundo conta a história, ela deixa os visitantes mais rejuvenescidos. Caminhamos a beira mar, descemos e subimos falésias (quase um rapel), admiramos a natureza do alto de um mirante e, por fim, realizamos mais um objetivo... o esperado banho de argila. Registramos tudo, inclusive minha queda hilária, na tentativa de fazer um registro em tempo real. Se valeu? Sempre vale a pena! foto: André Montenegro

TRILHA TABAJARAS O que acham de uma caminhada de quase 10 km, sol quente, poeira, lama e muito bom humor? De mochila nas costas, saímos da Aldeia Mãe, e o destino final foi o rio Sinimbu, conhecido como Rio do Gozo – pertencente a Baia da Traição/PB. Uma turma de aventureiros enfrentando o calor, subindo e descendo em estrada de barro, entrando em mata virgem, chupando manga verde, atravessando obstáculos e o melhor de tudo: permitindo que os desafios fossem razão para boas risadas e companheirismo. Mais uma vez a PbAdventure caprichou. Essa aventura terminou com um delicioso banho de rio e os tradicionais “clicks” para registrarmos momentos tão únicos. Assim foi nosso dia 13 de janeiro, com muitas histórias para contar e novas amizades conquistadas. foto: Dani Ribeiro

# 1º Festival de vela

Inspirado no clima e paisagem da Paraíba, nos dias 02 e 03 de fevereiro, aconteceu o 1º Festival de Vela Pier Restaurante, organizado pelo velejador Guilherme Crispim. Foram dias de regatas adrenalináticas e festividades. Um pequeno susto com a virada de um barco, mas resultou apenas em mais uma história para contar. Ao final, um almoço, música ao vivo e a entrega da premiação. Crispim conta ter ficado surpreso com a participação de tantos velejadores, e já planeja o próximo. foto: Guilherme Crispim

Campeonato Hobie Cat Para os apaixonados por esse esporte, preparem-se... Vem aí mais um campeonato Norte/Nordeste de Hobie Cat, realizado na Paraíba. O mega evento acontecerá de 29 a 31 de março e tem o comando de André Montenegro. Ele nos contou que, apesar de ser Norte/Nordeste, o evento contará com velejadores também de outras regiões do país, considerando o alto nível da competição. As embarcações ficarão guardadas no Iate Clube da Paraíba, no bairro do Bessa, e a largada acontecerá na maravilhosa Praia de Tambaú. Nossa coluna estará coladinha nessa aventura! foto: Thiago Campos

TIROLESA mIRIM

João Pessoa não possui apenas o ponto mais oriental das Américas. Mas, exatamente nele, é possível respirar o ar puro do Bosque dos Sonhos. Um lugar onde a vida parece ainda nos permitir o contato com o verde da natureza sem a agressão da poluição. Recreação, mini-zoológico, praça de alimentação, área para piquenique, salão de festa, um mirante para se admirar o mar em sua plenitude... E se você acha que isso já é o bastante, para fugirmos do estresse de uma vida urbana, o Bosque dos Sonhos informa que, em breve, a criançada vai poder praticar aventuras emocionantes. Vem aí um espacinho super radical. Vamos aguardar!!


foto: Shutterstock

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

a Pedagogia das perdas Aprendendo a ganhar através das perdas

Não somos educados para conviver com algumas realidades cruéis, como a experiência da perda. Perder, para nós, significa sempre um grande fracasso, quando, na realidade, nem sempre o é. A Bíblia ressalta: Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Muitas vezes, é exatamente por meio das perdas que aprendemos a ganhar. Elas abrem caminhos novos para nós, especialmente quando nos permitem rever nossos valores, impactando nosso “homem interior” e despertando sentimentos antes adormecidos, e motivam-nos a tomar atitudes diferentes no cotidiano. Das experiências de perdas pelas quais passamos na vida, a mais dolorosa é, sem dúvida, a do luto. Perder uma pessoa amada, especialmente no seio da família, é sentir que foi embora um pedaço de nós. Uma sensação de vazio, de impotência e uma tristeza profunda tomam conta do nosso coração. No entanto, até mesmo a experiência do luto pode ser transformada em ganho quando refletida com mais profundidade. Por exemplo, quando perdemos alguém, aprendemos a valorizar mais os que ficaram e canalizar, com maior intensidade, o nosso amor, carinho e afeto para eles. Todo dia é dia de amar e de vivenciar a afetividade com as pessoas queridas, pois nunca sabemos quando poderemos perdê-las.

98

Outra lição que aprendemos com o luto é valorizar o tempo que ainda nos resta de vida e transformá-lo em um tempo de perdão, de paz, de solidariedade e de companheirismo. Costumamos perder muito tempo com ações, sentimentos e atitudes mesquinhas que, às vezes, em nada enriquecem nossos relacionamentos; antes, empobrecem nossa qualidade de vida. A experiência do luto nos revela amigos ocultos, reaproxima amizades esquecidas, quebranta o coração para que não haja espaço para a amargura e, especialmente, revela a fragilidade de nossa humanidade. Só Deus é realmente grande; e nós somos nada sem Ele. Por último, a experiência do luto desperta em nós a reflexão sobre a vida eterna, para além dos limites da materialidade, quando, então, firmados pela fé em Deus, entendemos que ninguém morre para sempre, pois o próprio Jesus Cristo nos afirma: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11:25). Por isso, ainda que dolorosas, as perdas podem ser transformadas em ganhos. Basta entendermos que Deus está no controle de tudo e que aquilo que hoje aparentemente nos parece grande perda, amanhã se transformará numa vitória ainda maior.


foto: Shutterstock

foto: instagram.com/redenuvem/

GANHAR O FRUTO OU CONQUISTAR PELA SEMENTE?

CATARSE: ACAMPAMENTO DE JOVENS RADICALIS 2019

foto: instagram.com/sntjoaopessoa/

O Radicalis (acampamento de jovens da Igreja Cidade Viva) aconteceu do dia 01 a 04 de março, no Campus Metropolitano da Cidade Viva, BR-101. E esse ano foi trabalhado o tema “CATARSE - De volta ao Éden”, significando limpeza ou purificação pessoal. Com aproximadamente 300 jovens, o público pode contar com brincadeiras e esportes nas atividades externas, além das atividades internas com palestras sobre relacionamentos familiares e traumas.

CONGRESSO DA SARA NOSSA TERRA: ARENA JOVEM O Congresso de Carnaval da Sara Nossa Terra foi realizado nos dias 02, 04 e 05 de março, no Espaço Gospel Praia. O evento contou com um público de 1500 jovens que puderam assistir a shows de diversos estilos musicais, além de momentos de palestras, ministrações, vídeo conferência (ao vivo de Brasília) e a exibição de dois filmes inéditos do Arena Filmes, “Invencível” e “Mundo Espiritual 3”. Com um público de mais de 100 mil vidas fora do carnaval, em todo o Brasil.

*Por Robson Rodovalho

O homem quer ganhar, enquanto Deus quer conquistar. O homem prefere o fruto enquanto Deus trabalha com a semente. Quando o homem tem o fruto, ele o tem apenas uma vez; quando ele tem a semente, ele tem uma floresta de frutos. Todas as lições de nossas vidas, todas as maneiras pelas quais Deus trabalha, são para nos ensinar a conquistar. Só estaremos prontos para a plenitude quando aprendermos a conquistar. Enquanto estivermos dependentes do ‘ganhar’, ainda não estamos prontos para entrar na terra das colheitas. Quando Deus tirou Israel do Egito, o povo estava debaixo da mão de Faraó, amassando o barro, queimando os tijolos; eles mendigavam. Enquanto estamos no mundo, comemos o que Faraó nós dá. Ele trata seus filhos com braço forte e mão estendida. O Egito é lugar de mendicância e Faraó não tem nada de bom para nos dar. Egito é igual à escravidão, sem direito a ganhar ou colher, apenas viver na mendicância. Mas Deus nos tirou do Egito com vistas à terra da plenitude, terra de Canaã. Não podemos ter nenhuma dúvida de que Ele está trabalhando para nos levar a essa terra e essa vida plena. O homem busca a passividade, Deus quer dar atividade ou pro-atividade. Ganhar faz o homem passivo, dependente e inoperante; conquistar nos treina, nos ensina, nos amadurece. Crescemos quando conquistamos. Ganhar é um ato de misericórdia; conquistar é resultado de nossas habilidades. Quando Deus nos dá, nos tornamos dependentes da misericórdia; quando Ele nos treina a conquistar, Ele trabalha em nossos espíritos, nos capacitando com habilidades inerentes a nós mesmos e que em nós se perpetuam. Fonte: http://saranossaterra.com.br/mensagens/ganhar-o-fruto-ou-conquistar-pela-semente/

foto: Shutterstock

SETE PASSOS PARA O SUCESSO “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

1) Assuma o compromisso de crescer diariamente. 2) Valorize o processo mais que eventos. 3) Não espere pela inspiração. 4) Esteja disposto a sacrificar o prazer pela oportunidade. 5) Sonhe grande. 6) Planeje suas prioridades. 7) Desistir de subir.

(João 12:24)

por: John C. Maxwell


Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 SD Bairro dos Estados: (83) 98759.2071 SPA da Mulher: (83) 98640.6352 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 | Instagram: @viviannearaujodermatologia | Facebook: Vivianne Araújo Dermatologia | Site: www.viviannearaujo.com WM Cosmetics (Bioextratus): (83) 3231.5209

DIREITO

ARQUITETURA e DESIGNER

Ana Luzia Pita: (83) 98717.5207 Artesano: (83) 3023.4398 | 98824.9302 | Instagram: @artesanoplanejados Dauanne Arruda: (83) 99117.2722 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Karla Barros: (83) 98722.7087 Marel: (83) 3035.1001 | Instagram @mareljoaopessoa Portal Marceneiro: (83) 99159.5171 | Site: www.portalmarceneiro.com.br Rosane Oliveira: (83) 99983.9119 | 3245.9119

ARTE, DECORAÇÃO e PINTURA Ana Claudia Carvalho: (83) 9882.3706 |

E-mail: claudiaperfatta@hotmail.com Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Duart Decor: (83) 98859.1511 Guaramoveis: (83) 3271.7552 JVL Vidros: (83) 3224.5440 | 99984.1141 Mundo das Tintas: (83) 3208.4700 | 3246.5755 | Instagram: @mundodastintas Portobello Shop João Pessoa: (83) 3244.2610 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214 XD Móveis: (83) 3247.3435

BELEZA

100

Ana Elisa Pawlenko - Centro do Sorriso: Rua Wandick Pinto Filgueiras, 1230 Tambauzinho | (83) 98115.8835 Ateliê do Sol: (83) 98707.0000 Bio Extratus: (83) 3034.5317 Bronze Dourado 13 de Maio: (83) 3035.1020 | 98860.5867 Bronze Dourado Praia: (83) 3508.2000 | 98613.1348 Claudete Arruda - Clínica Glam R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco | (83) 3226.7145 Dr. Laser: (83) 3031.7275 Elen Oliveira: (83) 3024.0376 | Instagram: @draelendermato Francisco Odílio: (83) 4009.4567 | 99909.0008 | Eco Medical - Sala 1604 Haskell: (83) 3246.6494 Juliana Pinho - Dermocare: (83) 3506.1816 Leda Pessoa: (83) 99634.3588 | Instagram: @fisioledapessoa Lia Gongalez: (83) 98823.5551 | 99667.3787 | Instagram: @liagonzalezz Lola Nails & Beauty: (83) 99685.1450 | 3578.3713 Mais Fios: (83) 98820.7979 | Instagram: @maisfiosjp Magrass Manaíra: (83) 98217.4850 | 3508.8300 | Instagram: @magrassjpmanaira Matheus Baltar: (83) 99925.3323 Perfetto Odontologia Especializada: (83) 3021.7847 | 98880.3040 Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 | Instagram: @preciosacosmeticos

CIMA: (83) 3508.7974 @cima.mediacaoearbitragem Eduardo Arruda: (83) 98891.1313 Gildevan Carvalho Advogados: (83) 3021.6373 Hilton Maia: (83) 98135.4200 José Augusto Neto: (83) 98780.5744 Julianna Erika: (83) 99694.3322 Rogério Miranda: (83) 3221.3190 Sérgio Marcelino: (83) 98812.7680 | Site: www.portaljustica.com.br | E-mail: contato@portaljustiça.com.br Sérgio Moniz: (83) 98881.8037

EDUCAÇÃO, PALESTRAS, TREINAMENTO e WORKSHOPS

Colégio Meta: Bessa - (83) 3245.1471 | Jardim Oceania - 3245.7209 | Kids/Bessa - 3245.1435 | Jardim Luna - 3034.7766 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 Geane Amaral: (83) 99307-6562 Instagram: @geaneamaral_oficial KLA: (83) 3244.6387 | 98878.5065 NTW Contabilidade: (83) 98819.8484 | 98861.7151 Prime’s Cool: (83) 3021.8752 Red Balloon: (83) 3508.2022 Talyta Leão - (Instituto VOCÊ): (83) 98769-1234 | (83) 3576-2170 The Kids Place: (83) 3576.2306

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 Astral Drinks: (83) 98800.0483 Beto Movimento: (83) 98706.6030 | 99108.7373 Bosque dos Sonhos: (83) 98802.6947 | Instagram: bosquedossonhos Blu’nelle Recepções: Av Epitácio Pessoa, 2260, Tambauzinho (83) 98650.3672 | 3244.3636 | Instagram: @maisonblunelle | Email: eventos@blunelle.com | Site: www.blunelle.com Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Classic Band: (83) 98815.4984 | Instagram: @classic_band Cristallo Bianco: (83) 3034.2516 | 98804.4922 | 98640.6207 Débora Brito: (83) 99127.8478 DJ Marcos Miranda: (83)98659-7309 Érika Gurgel: (83) 98753.3933 Estrela da Manhã: (83) 98882-3706 Fillip Miranda: (83) 3042.0889 Quintal Mágico: (83) 3247.5652 Interativa: (83) 98700.2623 | 98610.9522 Jéssica Gambarra: (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278 MK Eventos: (83) 98878.1853 | 98885.6515 Nobertson Oliveira: (83) 3243.3024 Palazzo Cristal: (83) 98744.3346 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ricardo Gomes: (83) 98667.3846 Rose Marques Bem Casados: (83) 98897.5743 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703

Technology Eventos: (83) 98185.6959 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Unique Beach: (83) 99961.2367 Vip Valet: (83) 98812.4036

FOTOGRAFIA

Allison Isidro: (83) 99636.3585 Alysson Souza: (83) 98772.9939 Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 Art & Vídeo: (83) 3222.6506 Bernardo Leite: (83) 99883.9675 C.Kbeça: (83) 98824.9727 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Edu Costa: (83) 98811.4628 Erivaldo Cunha: (83) 98827.5416 Estúdio A: (83) 3233.2687 | 98790.2956 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Josivaldo Bezerra: (83) 98700.9997 Juarez Carneiro Studio: (83) 3225.8030 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joenne: (83) 98876.6761 Lucas Bronzeado: (83) 98742.1670 Marcelo César: (83) 99869.5462 Marcello Vasconcelos: (83) 98856.9780 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Marcos Azevedo: (83) 99606.7894 Michael Souza: (83) 98861.6840 Michelly Emily: (83) 99964.4182 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Pedro Ivo: (83) 99647.9832 Photo A2: (83) 98809.2424 Produz Fotografia: (83) 98731.6182 Renato Carneiro: (83)99981.4107 Robério Gadelha: (83) 98717.5777 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Ronny Nascimento: (83) 98627.7209 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 Walber Lima: (83) 98644.2425 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

Ai Sushi: (83) 98881.9616 B&A Bebidas: (83) 3208.6150 DG Gourmet: (83) 3226.1496 | 98870.8318 Flor Di Latte: (83) 99689.6910 Isis Panetteria: (83) 3024-0066| Instagram: @isispanetteria Nipan Culinária Oriental: (83) 3255.1313 | 3566.1513 | Instagram: @nipanjp Panificadora Divina Misericórdia: (83) 3031.1020 | 3247.1993 Parmeggio Altiplano: (83) 3506.5798 | Instagram: @parmeggioaltiplano Peixada de Jacumã: (83) 98896.5723 Pimenta Nativa: (83) 3506.0912 Pizzaria D’Nápoles: Manaíra: 3246.1221 | Bancários: 3235.3600 | Cristo: 3231.5104 The W: (83) 98808.0907 Videira: (83) 3508.6081


IMÓVEIS e CONSTRUÇÃO

DataCred: (83) 99199.4224 | 98737.3791 Futura Construções: (83) 3247.5839 | 98680.0917 | 99603.6770 Ivan Correia: (83) 98680.4682 Email: ivancorreia@ivancorreia.com.br LaVie Construções e Incorporações: (83) 3024.2303 | 98770.0080 Karinna Leite: (83) | 3247.5839 | 99603.6770 | @karinnaimoveis | @futuraconstrucoes_ | Site: www.karinnaimoveis.com.br Lea Leal: (83) 98772.2627 Roberto Carlos Imobiliária: (83) 98664.8816 | 3290.1286

MAKE-HAIR

Carolina Rocha Make Hair: (83) 9 8150.4001 | @carolinacrocha Danilo Toscano: (11) 99166.6878 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Jorge Luiz Inter Coiffeur: (83) 99342.3088 | 98898.8767 Kátia Freire: (83) 3246.2816 | 98845.5100 Léo Ribeiro: (83) 98211.4050 Lia Gonzalez: (83) 98823.5551 | 99667.3787 Maison João Paulo: (83) 98118.4354 Pierre Couffeire’s: (83) 3247.1351 | 98837.6399 Rosângela Queiroga: (83) 99859.8445 Salão Kabelos: (83) 3035.5960 | 3566.6059 | Instagram: @salaokabelo SLC Barbearia: (83) 3576.4612 Top Brasil Make Praia: (83) 3578.4928

MODA

Adri Guerrero: MAG Shopping: (83) 3048.1006 | Shopping Tambiá: 3214.4114 Adriana Marinho: (83) 98746.4903 Andrea Acessórios: (83) 991301188 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Calzature: (83) 3214.9191 | Instagram: @calzaturejp Dhom: (83) 3578.1000 | Instagram: @sigadhom Fazel: (83) 3247.9220 Fit For You: (83) 98177.1319 Folk Stock: (83) 99696.3334 | 3506.6410 | Instagram: @folkstock GBronze Fitness: (83) 99863.4388 | Instagram: @gbronzefitness Juliana Pintto Acessórios: (83) 3021.5761 Jumel: (83) 3576.1333 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Maria Maria: (83) 98821.5690 Orange: (83) 99834.3477 | 99836.7366 Ótica Specillis: (83) 3506.7296 | 98844.7786 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Outlet Lingerie: (83) 3506.6292 Rommanel: 0800 006 2803 Ronaldo Jóias: (83) 3246.7410 Sol Alianças: (83) 3241.7015 | 98734.0614 Sonho dos Pés: João Pessoa (83) 2106.6157 | Campina Grande 3337.2265 Trappo: Sebrae: (83) 3224.3498 | Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Valeha: (83) 3506.1205 | 99300.6811

MULHERES

Adriana Torres: (83) 98881.9628 | adrianatorresalves@gmail.com Alkíria Rezende: (83) 98790.9308 | @alkiriarezende Camila Santtiago: (83) 98125.6999 | @camilasanttiago

Camila Toscano: (83) 3214.4640 | @depcamilatoscano Cilene Mendonça: (83) 98885.0212 | @cilenemendonca Edineide Costa: (83) 3221.4389 | @edineidecostaa Erica Leite: (83) 99931.0588 | @ericaleiteacademystudio Hilda Lucena: (83) 98858.9238 | @hlorganizadores Inácia Guedes: (83) 98864.2827 | @sofimar_professional Isabela Ramalho: (83) 98814.7897 | @isabelaramalho004 Janaina Daltrozo: (83) 98824.0005 | @daltrozoconsultoria Kássia Reis: (83) 99106.5064 | @kassiareis Luh Montenegro: (83) 4141.0740 | @luhdantasmontenegro Magda Eva: (83) 3246.0701 | @exatocolegioecurso Raphaela Marques: (83) 98850.4370 | @esteticistaraphaelamarques Rouse Aragão: (83) 99860.2075 | @rousearagao Soraya Barros: (83) 99305.111 | @psicopedagoga_sorayaguimamaes Tatiana Amaral: (83) 3225.8010 | @tatiana.amaral.965 Valdenora Nogueira: (83) 3246.9364 | 99832.0015 | @cursovaldenoranogueira

SAÚDE

Adriana Castro: (83) 98686.1266 | @adrianacastrocoach Adriano Sérgio - SOS Otorrino: (83) 3247.6465 | Site: www.sosotorrino.com.br Ana Xavier - Clínica Infantil: (83) 99924.0241 Av. Antônio Lira, 334 , Sala 06 - Tambaú Email: aninhaxavier_@hotmail.com André Luiz Siqueira: (83) 3244.1452 | Aeroclube - 3578.3000 Andrier Farias: (83) 3578.3000 | 3244.6317 | 3244.6537 | 3506.2914 Anibal Luna: (83) 3246.9026 | 99954.9954 Acqualive: (83) 3576.4603 | 99104.8204 Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Carlos Rodrigues: (83) 98844.6757 | Instagram: @drcarlosrodrigues_ | @clinicadrcarlosrodrigues Cuidare Med (Clínica Médica): (83) 3506.7507 | 99638.3876 | Instagram: cuidaremedjp Dácio e Dalva Gonçalves: (83) 3224.9341 | Av. Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 308 Brisamar Dácio e Fernanda Gonçalves: Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Daphne Vieira: (83) 99672.1419 Dayse Costa Urtiga (Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética): Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Diana Martins: (83) 3245-8983 | Av. Euzely Fabrício de Souza, 445 - Manaíra Diego e Manuela Gonçalves (Gonçalves Odontologia): (83) 3224-9341 | (83) 3244-3164 Av. Ruy Carneiro, 33 - Ed. Phoenix - Miramar Diogo Barreto: (83) 3225.5675 | 99154.1353 Erickson Moura: (83) 98113.0855 | 99103.5195 Elielma Costa: (83) 3226-2704 | 98863.0271 Elson Fernandes: (83) 3576.7019 | 99195.4528 Fisio Clinic: (83) 3247.6355 Av. João Câncio, 1170, Manaíra Icaro Jasub e José Anselmo (Solena Odontologia): (83) 3045.6590 Ingrid Ximenes: Eco Medical Center, Sala 1405 - (83) 98607.0067

Ilana Suassuna: (83) 3246.9026 | 98815.9671 Inovare Odonto: (83) 3224.0780 Interdental (Juliana Dias, Ana Helena e Gustavo Lacerda): Av. Piauí, 57 - Bairro dos Estados | (83) 3244.3550 Liana Leal - Fisioclinic: (83) 3247.6355 | 3247.6355 Lucema: (83) 99919.8948 | Instagram: @N1tantrica Luis Veras: (83) 3255.0895 | 98777.5643 | Ecomedical - Sala 909 | Instagram: @drluisveras | Facebook: fb.com/drluisveras | Site: www.luisveras.com.br Matheus Jardelino (83) 98836.3317 | 3042.1654 Perfect Clin Odontologia: (83) 3185.9600 | 98841.0120 Policlínica das Praias: (83) 99983.8988 Rafael de Arruda: (83) 3244.1211 | (83) 99185.2792 Redepharma: (83) 3245-8700 Renata Fonseca: (83) 98839.0916 | 98771.5130 Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba: (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 | Rodrigo Ferreira: (83) 99993.7700 Rodrigo Oliveira: (83) 99652.1187 | 98872.9847 Samara Granja: (83) 3031.7840 SOS Otorrino: (83) 3247.6465 | Site: www.sosotorrino.com.br Talvane Sobreira: (83) 3221.1926 Trend Pilates: (83) 98653.6963 Thiago Lins: Oncovida: (83) 2107.2223 Victor Perrusi: Shopping Pátio Altiplano (83) 99931.0029 | Site: www.victorperrusi.com

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ton Pereira: 98897.3904 Priscilla Pontes: (83) 99909.8764 Victor Borges: (83) 99860.1384

TECNOLOGIA, FINANCEIRO, VEÍCULOS E VIAGENS

AppShop Brasil: @appshopbrasil Auto Peças Bessa: (83) 3246.1440 | 98780.8043 Carangos: Email: contato@carangospb.com Clean New: (83) 99143.2225 Cupom Fiscal: (83) 3222.8355 El Shadai Turismos: (83) 3222.2509 | 98819.2776 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 J Carneiro: João Pessoa - (83) 3515.9100 | Cabedelo - 3515.9199 | Guarabira - 3271.8537 Klebeson Fontenele: (83) 98883.1810 | 99964.0636 Instagram: @klebesonfontenele Mustang Veículos: (83) 99645.6741 | 99690.0808 NewLand: BR (83) 3565.1900 | Tambiá 3031.8200 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Ponto Auto Veículos: (83) 3222.1111 Vip Assessoria: (83) 98750.8712


Profile for Mídia RF

Edição 90  

Edição 90  

Advertisement