Page 1

nº 2 - 2019 | Edição 91 | Paraíba www.revistafashionnews.com


CHÂTEAU DE CHANTILLY PARIS

CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS RUA MANOEL ARRUDA CAVALCANTI, 805 - JOÃO PESSOA ARUBA

BUENOS AIRES

CANCÚN

CANNES

MIAMI

MONTERREY

PUNTA DEL ESTE

RIO DE JANEIRO

SANTIAGO

SÃO PAULO


Carmen Steffens


ORTODONTIA INVISÍVEL Para quem já teve a experiência com aparelhos ortodônticos e sentiu o desconforto dos fios, bráquetes e metais dentro da boca, a odontologia destaca o Invisalign, o alinhador de dentes mais avançado do mundo com sistema invísivel, prático e confortável.

pág.08

12

Em Mônaco

Arquitetura

A dermatologista Vivianne Araújo participa de mais um congresso mundial de Estética Médica e Rejuvenescimento. De volta ao Brasil, revela as novidades em dermatologia e cosmiatria.

Mudar um ambiente já é prazeroso. E projetar um apartamento inteiro? Esse foi o desafio de Maraysa e Fernando Guerra que tiveram como ponto de partida a ideia minimalista, realçada pelos móveis da Artesano.

68

Teletrabalho

Cerâmicas

28 36

Dr. Matheus Jardelino esclarece sobre a tecnologia de produção deste tipo de material para os dentes e destaca as inúmeras vantagens de utilizá-los sem preocupação.

72

Joelho

Casamento x Divórcio

Você sente muita dor nesta parte do corpo? A fisioterapeuta Liana Leal explica que incômodo intenso, nesta área, pode ser a Síndrome da Dor Patelofemural. Saiba o que é e como tratar.

Mais vale a preservação de uma família, mesmo quando ambos já perderam o “brilho no olhar”, ou seria justo a busca pela felicidade a partir de uma nova conjuntura de vida? Hilton Maia faz uma análise.

74

Amor à profissão

38

Nessa categoria, a prevenção à saúde do trabalhador foi alvo das normas legais. Mesmo o empregado se responsabilizando por seu ambiente de trabalho, o empregador assume riscos? Saiba!

Apaixonada por restaurar sorrisos, Aline Amorim descobriu aos poucos o poder transformador da odontologia na vida das pessoas. Conheça a história inpiradora desta profissional de sucesso.

Reflexão

90

Pastor Estevam Fernandes fala sobre a liberdade da alma, na qual muitos, na ânsia de serem independentes, acabam vivendo o pesadelo da opressão, tranformando a vida num caos.


EDITORA-CHEFE | Ceres Leão REDAÇÃO | Ceres Leão, Lidyane Araújo e Yasmim Sobrinho ARTES | Fernando Franco e Gabriele Evangelista COLABORADORES COMERCIAIS Kadu Martins e Katarine Medeiros CONTATO | (83) 3246.6508 E-mail revista: revistafashionnews@yahoo.com.br Notas para o site: sitefashionnews@yahoo.com.br IMPRESSÃO | Unigráfica DISTRIBUIÇÃO | Mazureik A revista Fashion News é um informativo de publicação periódica, com distribuição em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, entre outras. Não nos responsabilizamos pelos textos assinados por seus autores nem anúncios enviados por agências de publicidade e/ou clientes. Também não nos responsabilizamos pelas respostas e afirmações de entrevistados e colaboradores. Pessoas sem registro em nosso expediente, exceto agências de publicidade, não estão autorizadas a vender a revista nem falar em nome dela. Na dúvida, entre em contato conosco pelo telefone acima.

A CAPA pág.48 Professor e doutor Diogo Menezes traz na veia o amor pela profissão. A busca constante pelo conhecimento e pela implantação de novas tecnologias em seus tratamentos o torna um profissional de referência na área da odontologia nacional. Doutor e Especialista em Periodontia, Mestre e Especialista em Implantodontia, Pós graduado em Prótese Dentária, Dr. Diogo acumula títulos e grande experiência que compartilha não apenas em seu Instituto, como também colabora para formação de novos profissionais como Coordenador Acadêmico da especialização em Implantodontia do Unipê e Professor da Expertise. Conheça a trajetória profissional e de destaque de uma das maiores referências da reabilitação oral no Brasil.

Capa: Dr. Diogo Menezes, referência em Reabilitação Oral Foto: Kadu Martins

Alysson Souza

André Luiz

China Alves

Cidinho Filmmaker

Fillip Miranda

Geise Amarante

Gessica Amarante

Júlio Marinho Fotógrafo

Kadu Martins

MakeUp

Katarine Medeiros

Kátia Freire

Leandro Ramalho

Leo Lima

Pedro Ivo

Romeyka Bezerra

Rondinelle De Paula

Roseane Fialho

Walber Lima

Fotógrafo

Contato Comercial

Decorador

Make-hair

Fotógrafo

Pauta Comunicação

Fotógrafo

Fotógrafo

Cerimonial

Fotógrafo

Hair Stylist

Colunista Esportiva

Fotógrafo

Fotógrafa

Fotógrafo

Fotógrafo


J

á são 15 anos de revista Fashion News. E que orgulho o meu, como jornalista, ter lançado, no mercado, um veículo de comunicação pautado na seriedade do seu conteúdo e no compromisso com cada cliente, cada leitor e cada marca presente em suas páginas. Uma revista que é pioneira no seu segmento e que sempre preservou a informação clara e objetiva como seu diferencial, mantendo sempre em suas editorias profissionais de diversas áreas. Nesta edição 91, brindamos o novo ano da revista Fashion News. Um ano de desafios, buscas, inovações e de um olhar voltado para o futuro do Brasil. Sim! Foco na forma que nós comunicadores - mesmo em meio a invasão da mídia digital, com textos mais resumidos - podemos estimular o hábito da leitura e da pesquisa nas crianças e nos jovens, seja por prazer, para estudar ou para se informar. Afinal, a leitura constante aumenta o conhecimento, aprimora o vocabulário e facilita a construção e a interpretação dos textos, bem como instiga a busca pela verdadeira informação, evitando os “Fake News” e sua propagação desenfreada. Como jornalista, quero continuar contribuindo com a revista Fashion News, para esse estímulo à leitura e à boa informação, e, assim, colaborar com a aprendizagem daqueles que se interessam em buscar novidades, seja de profissionais, tratamentos, leis, artistas, lançamentos etc., através dos veículos que atuo (Revista, Site, TV e Rede Social). Em cada conteúdo, passo, para cada um deles, informações específicas e esclarecedores que ajudam na construção do saber. E isso só aumenta a minha responsabilidade a cada ano, até porque a revista continua sendo um veículo de leitura constante, com um público fiel e exigente. Um veículo de comunicação que se tornou referência, no mercado, com alto poder de penetração e de resultados extraordinários para seus patrocinadores. Para esta edição, caprichamos em cada detalhe. Temos matérias diversas sobre saúde, beleza, direito, arquitetura, imóveis, coaching, treinamentos... Além de colunas de negócios, esportes, makes, reflexão, cobertura de eventos e entrevistas perfil. Aproveite, porque aqui o mundo é real. Desejo uma excelente leitura. Saúde e Sucesso pra você!

Ceres Leão veste:

6

Foto: Kadu Martins Make: Gessica Amarante Hair: Geise Amarante Look: Folk Stock Informações: nas páginas AMARELAS


O

tratamento Invisalign® é composto de aparelhos ortodônticos invisíveis que suavemente e gradualmente colocam os dentes do paciente no lugar, de acordo com um plano de tratamento individual e personalizado, até que o paciente consiga seu novo sorriso. Para começar o tratamento, é preciso ir a uma consulta com um ortodontista credenciado em Invisalign®, que avaliará o paciente e criará um plano de tratamento digital exclusivo que mapeia os movimentos exatos dos dentes do paciente. Entre os principais benefícios para os pacientes está a liberdade de sorrir sem se preocupar com a estética. Os aparelhos invisíveis são feitos de material patenteado SmartTrack® e fornecem melhor ajuste e conforto. O portfólio de produtos atende facilmente às diferentes necessidades de todos os pacientes - adultos, adolescentes e agora crianças no tratamento de Fase 1, geralmente na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Até o momento, mais de 6 milhões de pacientes incluindo 1,3 milhão de adolescentes - se beneficiaram do tratamento Invisalign®. Quer saber mais? Entre em www.invisalign.com.br e busque o ortodontista credenciado mais próximo de você! Ele poderá montar um plano de tratamento personalizado e uma prévia do seu novo sorriso! Siga nossas redes sociais (Instagram: @invisalignbrasiI / Facebook: invisalignbrasil) para saber ainda mais sobre as novidades.

8


Fotos cedidas pelo autor

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por Claudete Arruda

A

celulite é uma das principais queixas da atualidade, e incomoda especificamente as mulheres, sejam elas magras ou não. Afinal, quase ninguém gosta daqueles furinhos visíveis. No entanto, o aspecto “inestético” esconde um problema que vai muito além da estética, inclui alterações hormonais, circulatórias, alimentação e estilo de vida. É muito mais complexo do que parece, e o que mais preocupa na atualidade é o enfoque do tratamento que lhe é dado ser totalmente equivocado, onde, para tratar a celulite, muitas pessoas utilizam-se de recursos ou métodos sem comprovação científica que prejudicam ainda mais a circulação deficitária. ALGO INTERNO NÃO ESTÁ BEM Os métodos de tratamentos que não respeitam a fisiologia da celulite podem causar traumas e prejudicar cada vez mais o tecido. Muitas pessoas, até mesmo profissionais não especialistas, acreditam erroneamente que, para tratar a celulite, tem que ser na base da “força” e pressão. Outro fator preocupante é a busca por tratamentos da “moda”, muitos até baseados no “achismo”, sem comprovação e sem fundamento científico, apenas no intuito mercadológico. O que você precisa saber é que celulite não é um problema puramente estético, ela é a visualização de que algo interno não está bem. A circulação é um dos principais sistemas prejudicados, seja pela ação hormonal, seja por acúmulo de gordura e até mesmo alteração postural. O QUE PROVOCA A CELULITE É comprovado que o estrógeno é um dos principais fatores etiológicos, por isso a prevalência da celulite nas mulheres. Ele age aumentando a permeabilidade vascular e diminuindo a força de fechamento das válvulas dos vasos, isto causa uma ineficiência para drenar os líquidos excedentes do corpo, ocasionando a retenção. O líquido que fica acumulado no tecido não flui, fica estagnado e evolui para um edema, tipo gel. Caso não seja tratado de forma adequada, irá enrijecer e formar um tecido com fibrose, por fim, é visto como aspecto casca de laranja, nódulos ou depressões. Portanto, tratar de forma ineficaz, traumatizar o tecido que não pode ser traumatizado e não saber usar os recursos certos, para cada fase evolutiva da celulite, só irá agravar e piorar o quadro fisiopatológico. Fica o alerta! Tratar a celulite não é milagre, é estudo e conhecimento com diagnóstico correto e tratamento adequado.

Fotos ilustrativas do tratamento cedidas pela autora

*Claudete Arruda

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

10

Clínica Glam - Beleza e Bem-estar Graduada em Fisioterapia | CREFITO: 68352-F; Pós graduada em Fisioterapia Dermatofuncional; Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo COFFITO; Pós graduanda em obesidade e emagrecimento; Certificação Internacional em Dermatofuncional-Chile; Certificação internacional pelo International Research Group; Formação Low Pressure Fitness; Formação em Pilates e Neopilates; Professora de Pós graduações no Brasil.


E

la não para! Depois de participar dos congressos Imcas (Paris, França), Meeting da Academia Americana (San Diego, Estados Unidos) e do World Experts Meeting (Barcelona, Espanha), Dra. Vivianne Araújo marcou presença em mais um aperfeiçoamento internacional na área de Dermatologia: o Congresso Mundial de Medicina Estética e Antienvelhecimento que aconteceu em Mônaco, no sul da França. Considerado um dos eventos mais importantes da área. Foram três dias de aprendizado, numa maratona intensa de palestras que enriqueceram seus conhecimentos e agregaram valor ao seu trabalho. No encontro, ela também teve a oportunidade de trocar experiências e informações com médicos de diversos países. Mas o que o congresso trouxe de inovador na área de dermatologia e cosmiatria? O que os clientes podem esperar? Quais os novos tratatamentos? Nós ficamos curiosos e fomos conversar com a Dra. Vivianne para saber mais destalhes deste grande encontro.

Dra. Vivianne, diante de tantos cursos e congressos internacionais que você participa , qual seria a maior tendência mundial na área do rejuvenescimento? Com certeza a maior tendência é não envelhecer. É o que chamamos de PREJUVENATION. O século XXI trouxe uma nova geração de adultos jovens (20 a 30 anos) chamados de Millenials. Esses jovens que esperam passar dos 100 anos já entenderam que podem prevenir efetivamente o envelhecimento através de hábitos saudáveis e tratamentos dermatológicos aos primeiros sinais de rugas e perda de colágeno.

Fotos arquivo pessoal

Antigamente essa prevenção era feita apenas com cremes. O que mudou nesse hábito e costume? Mudou nosso conhecimento técnico e o constante avanço tecnológico. Hoje, sabemos de maneira aprofundada as alterações precoces do envelhecimento. Percebemos que apenas a utilização de cremes era insuficiente para prevenção efetiva. A perda de colágeno e tecidos ocorre desde a pele até o osso, a partir dos 25 anos.

12

Quais seriam, então, os tratamentos mais indicados a partir dos 25 anos? Isto é muito variável, depende logicamente da necessidade individual de cada paciente. Não tratamos por idade, e sim por necessidade. Contudo, alguns tratamentos, como botox, lasers e bioestimuladores de colágeno podem ser indicados, dependendo da estrutura facial de cada um. Lembrando sempre que a perda de colágeno começa nessa idade.


Sobre a famosa Harmonização Facial , o que você pode nos falar dessa tendência ? Injetar produtos dentro da pele e dos tecidos da face é algo que exige muita técnica e conhecimento profundo de anatomia, fisiologia, imunologia, patologia e histologia. Não precisa falar que o paciente deve procurar um médico muito experiente e profundo estudioso neste assunto. O verdadeiro expert personaliza o tratamento buscando sempre naturalidade e personalidade, utiliza várias técnicas e um mix de substâncias que emolduram, sustentam e esculpem rostos com a sutileza de um artista. Tem alguma tecnologia inovadora despontando nesta área? Existe um consenso mundial de que deve evitar cortes precoces e desnecessários. Com o aumento da expectativa de vida, estamos cada dia mais amparados por técnicas regenerativas que recuperam a vitalidade tecidual. A intenção é manter e preservar as feições do paciente, retardando, cada vez mais, os procedimentos cirúrgicos e invasivos. Seguindo essa filosofia, foi criado uma tecnologia inovadora para tratar a flacidez das pálpebras. Trata-se do plasma fracionado –

Plasmage. Esta tecnologia ainda não existe no Brasil, porém está em processo de aprovação na Anvisa. Nossa clínica terá o prazer de ser uma das primeiras a receber o equipamento de utilização médica. Além das pálpebras, vários problemas da área dos olhos poderão ser tratados com segurança e eficácia (siringomas, xantelasma, verrugas e sinais de carne). O Plasmage ainda pode tratar estrias, cicatrizes e rugas) Algumas pessoas ainda têm medo de realizar esses tratamentos por causa do custo. O que você pode explicar a respeito disso? Atendo muitos pacientes que achavam que o custo dos tratamentos eram bem mais caros do que realmente são. Já outros fazem um planejamento gradativo de manutenção que cabe perfeitamente no bolso de pessoas assalariadas. Acredito que tudo é uma questão de prioridade e amor próprio. Cada um prioriza seus investimentos de acordo com seus valores na vida. E a maior lição é: prevenir é sempre mais barato que remediar.

*Vivianne Araújo Dermatologista | CRM-PB: 5599 | RQE: 2598 Pós-graduada em Cosmiatria (Dermatologia Estética) pela FMABC – São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Residência em Clínica Médica no HSPM - São Paulo; Especialização em Dermatologia no Hosp. Heliópolis - SP; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cursos de Anatomia na França e EUA Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Maison João Paulo abre nova unidade no Holanda’s Prime Espaço traz a leveza do clean, com traço impactante ao visitante

Toda em vidro, a Maison João Paulo Prime fica no térreo do Holanda’s Prime Shopping Residence

fotos: Alysson Souza

Após inaugurar sua Maison João Paulo, no Bessa, há menos de cinco meses, o hair stylist João Paulo Targino abriu mais uma unidade da sua grife de luxo. Sendo que desta vez no Holanda’s Prime Shopping, em Tambaú, levando, como marca, o nome de “Maison João Paulo Prime”. A ideia surgiu quando o empresário Guilherme Queiroga fez uma proposta ao hair stylist para adquirir uma franquia da empresa. Enquanto os detalhes eram amadurecidos, surgiu uma sala no Holanda’s, e foi, nesse momento, que o sonho virou projeto. Segundo Guilherme, foi a oportunidade perfeita para iniciar a parceria. Todos os ambientes da nova unidade foram idealizados tanto por João Paulo quanto por Guilherme que optaram por um

espaço aconchegante, sofisticado, criativo e funcional. Pensando nos detalhes e no desejo dos empresários, a arquiteta Teresa Queiroga transformou o simples esboço, no papel, em um salão moderno, com ares internacionais. “Trazer a leveza do clean, mas que fosse, ao mesmo tempo, impactante ao visitante, foi um grande e prazeroso desafio. A ideia era fugir do convencional, mas que tivesse todos os itens à mão, trazendo praticidade e beleza, tanto para os profissionais da empresa como para os clientes em atendimento”, explicou Teresa. O ambiente é todo em vidro, inclusive suas divisórias internas. Destaque para o branco, off white e o dourado, com o toque do verde, para contrapor e harmonizar todo o espaço.


Investir numa grife que preza pela qualidade no atendimento e excelentes produtos é, sem dúvida, sinônimo de sucesso.” Guilherme Queiroga

Socorro Lins - Bárbara e Guilherme Queiroga - Edileuza e João Paulo Targino

Quilherme Queiroga e João Paulo com Teresa Queiroga e Rafaela Queiroga

João Paulo Targino e Guilherme Queiroga à frente da “Maison Joao Paulo Prime”

Letícia Galvão - Pedro Maia - Guilherme Queiroga - Gustavo Moreira - Myllena Rangel

Equipe Maison João Paulo e João Paulo Prime


Thainá Mares e Uirapuan Filho - Guilherme Queiroga - João Paulo - Bárbara Queiroga Katarina Medeiros e Ícaro Moraes

Luiz Almeida - Bárbara Queiroga - Juliane Almeida

Clientes, parceiros e imprensa marcam presença no coquetel Convidados conferem o novo empreendimento e elogiam arquitetura

É muito gratificante levar o nosso melhor ao público e poder satisfazer com qualidade e dedicação a sua necessidade.” João Paulo Francinaldo Bandeira e Cris Bezerra

João Paulo com Ana Cristina, Thais Aquino e Maria Lidia Duarte

Jéssica Targino - Ceres Leão - Bárbara Queiroga - Waleska Trindade

Heloisa e Gustavo Queiroga marcaram presença

O novo salão possui serviços de cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiagem, barbearia e design de sobrancelhas e é formado por uma equipe altamente qualificada de 15 profissionais que foram treinados para atender, da melhor maneira possível, o desejo de cada cliente. Com um estilo moderno e confortável, o espaço oferece comodidade e agilidade para quem não possui muito tempo de ir ao salão de beleza devido à correria do dia a dia. A unidade funciona em horário de Shopping, de domingo a domingo, das 10h as 22h. O atendimento é personalizado e seu agendamento pode ser feito tanto pelo whatsapp como pelo direct do instagram, facilitando o acesso à agenda da Maison. “O serviço express e a qualificação dos nossos profissionais dão mais segurança aos clientes e garantem um resultado satisfatório”, explicou João Paulo que há 23 anos atua na área e se tornou uma grife de referência quando se trata de qualidade e bom senso na hora de prestar serviços de beleza ao público em geral. “Só tenho a agradecer a confiança de todos e dizer que as portas da Maison João Paulo Prime, assim como os nossos corações, estão abertos aos clientes e que é dever nosso sempre proporcionar uma experiência única e prazerosa a cada um deles”, ressaltou João Paulo. No evento de inauguração, o Dj Bruno Martins, ao lado do saxofonista Igor De Tarso, animou a noite que foi abrilhantada por várias personalidades da sociedade paraibana, além da imprensa, clientes e formadores de opinião. A produção, decoração e buffet ficou por conta de Lúcia Paulino. Os drink’s e coqueteis servidos, na ocasião, teve a assinatura do Barman Delivery.


Bárbara e Guilherme Queiroga - João Paulo Targino - Raquel e Alisson Holanda

Vitor Tavares prestigia o amigo

Fabíola Ribeiro e Pedro Jorge

Presenca de Socorro e Verônica Chianca

Priscila Ribeiro

Raphaella Brilhante

Helena Carvalho e Luiza Silva


*Por Ana Elisa Pawlenko

P

Fotos: Shutterstock

or muitos anos, os pacientes que tinham excesso de tecido no lábio superior e não mostravam os dentes no sorriso tinham apenas que se conformar com a sua condição. Os profissionais da odontologia eram treinados para resolver casos com grandes exposição de gengiva no sorriso alto - o famoso Sorriso Gengival -, porém o inverso não tinha ainda uma técnica padronizada. O sorriso considerado jovem e agradável é aquele que expõe de 75% a 100% dos dentes no sorriso. Com o envelhecer, essa exposição vai diminuindo, até o completo encobrimento dental. É por causa disso que, com o passar dos anos, é comum o lábio superior ir “descendo”, ou seja, o sorriso vai ficando baixo. Algumas pessoas, geneticamente,

possuem também excesso de tecido no lábio superior e não expõe adequadamente os dentes no sorriso, dando um aspecto de sorriso envelhecido na moldura dos lábios. A queixa de sorriso baixo, falta de exposição dental ou inversão do vermelhão do lábio é bastante comum nos consultórios. Muitas pessoas querem fazer clareamento dentário e colocar lentes de contato, mas têm a insatisfação com a falta de exposição dos dentes. O que adianta ter dentes lindos se eles não aparecem? E esse excesso de tecido acaba deixando o lábio intuído, e o preenchimento labial não fica satisfatório, pois é necessário inicialmente fazer a cirurgia de lifting do lábio. Essa cirurgia chama-se Lip Lift. É feita uma incisão precisa na base do nariz e uma faixa de pele é removida, o tecido é descolado, tracionado e suturado com técnicas especiais para não deixar uma cicatriz visível. Remove-se em média de 4 a 10mm de pele, dependendo da necessidade de exposição que desejamos. Como consequência, além da exposição dos dentes, temos também a eversão do vermelhão do lábio, aumentando o volume do lábio superior. Muitas vezes, é necessário fazer o procedimento cirúrgico previamente ao preenchimento para ter um resultado mais satisfatório. A cirurgia é feita no consultório, sob anestesia local ou sedação, e o paciente retorna as atividades em poucos dias. Um inchaço leve pode acontecer na primeira semana, mas a administração de antiinflamatórios controla bem a dor e o edema. A cicatriz vai tornandose cada vez mais fina e invisível com os meses. A cirurgia é indicada para todas as faixas etárias, devendo passar por uma avaliação das medidas faciais.

*Ana Elisa Pawlenko CRO 4808-PB Cirurgiã-dentista; Clínica geral e estética dentária; Professora de cursos de Harmonização Facial no Brasil e exterior;

18

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


H

á alguns anos, a maquiagem vem sendo transformada e influenciada por várias celebridades em seus eventos. Red Carpets, prêmios e entrevistas na mídia trazendo tendência de cabelos mais naturais e maquiagens mais reais. Produções nas quais as pessoas demonstram elegância, bom gosto e naturalidade, com seus traços realçados. Aqui ao lado, podemos conferir alguns exemplos de maquiagem Super Glam com a pitada Glow que deixa sexy sem estar pesada. Usando tons metálicos - ou até mesmo matte nude ou algumas cores equilibrando com leveza as pálpebras inferiores conseguimos criar um visual deslumbrante. Pele com textura mais leve e aparentemente hidratada, lábios mais naturais com contornos próximos do tom do batom, cílios de volumes medianos, os quais permitam aparecer os detalhes da maquiagem e dar um ar mais alongado, com um volume bonito sem pesar no olhar. Bochechas realçadas e coradas com iluminação rosé e dourada, além das cobres nas peles morenas a negras. Muitos tons estão em alta como os laranjas, verdes, tons rosados e violáceos, além dos tradicionais marrons. Não é uma maquiagem difícil de se construir, mas requer um bom esfumado, para não deixar marcações entre as cores e, ao mesmo tempo, não pesar na concentração dos pigmentos e, assim, tirar a leveza desse estilo de maquiagem. De inverno a verão e de forma atemporal, esse estilo de make jamais sairá de cena, pois sempre terá o poder de transformar as mulheres em Divas Glamorosas.

Modelos: Natália Oliveira, Isadora Barreto, Priscilla Thâmara e Priscila Motta Makeup e Fotos: Kátia Freire Hair: Julianna Bunn

20


Fotos cedidas pela autora

*Por Manuela Gonçalves

P

ara quem já teve a experiência com aparelhos ortodônticos e já sentiu o desconforto dos fios, bráquetes e metais dentro da boca, além de indiscrição que esse tipo de tratamento proporciona, sabe muito bem como é ruim passar por esse processo. O paciente sente dor, incômodo e a incapacidade de fazer tarefas comuns, como morder uma maçã, por exemplo. Sem falar que o resultado só é visível após anos e que não há possibilidade da retirada do aparelho antes da conclusão. Esse é o método tradicional de alinhamento dentário. No entanto, diante dos avanços da odontologia, atualmente, nossa clínica já dispõe de um método menos indolor, mais transparente e bem mais cômodo para o paciente que precisa desse tipo de tratamento. Ele se chama Invisalign, o alinhador mais avançado do mundo. São mais de seis milhões de sorrisos reabilitados até 50% mais rápido por conta do seu material inovador. Uma experiência moderna e totalmente digitalizada com alinhadores mais confortáveis e que se adaptam melhor aos dentes. A Invisalign conta com o respaldo de 20 anos de pesquisa e utilização no mercado norte-americano. Sem a necessidade das desconfortáveis moldagens, utilizando o escaneamento intraoral, são gerados os modelos virtuais 3D de cada paciente, a partir dos quais é realizado o plano de tratamento ortodôntico digital, com a visualização do resultado final a ser alcançado. Você já inicia o tratamento sabendo quantos alinhadores vai usar e quanto tempo vai levar. O sistema é um tratamento ortodôntico praticamente invisível, que usa uma série de alinhadores removíveis exclusivos que são projetados para aplicar a quantidade exata de força no lugar certo e no momento certo, baseada no plano de tratamento do paciente. O progresso é monitorado pelo ortodontista para garantir que seus alinhadores se encaixem corretamente, e os dentes se movam gradualmente para a posição ideal. Com o Invisalign, podemos oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno e tecnológico dentro da ortodontia. Com um tratamento até duas vezes mais rápido, você estará sorrindo em pouco tempo. *Manuela Gonçalves Cirurgiã dentista CRO-PB 3709 Invisalign Doctor Clínica Geral Odontologia estética Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: BELEZA - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

22


Consultório

Consultório de atendimento

Clínica Dra. Yohana Silveira Oliveira inaugura com sucesso no Espaço oferece harmonização orofacial, reabilitação oral, ortodontia

Com 10 anos de atuação, Yohana Oliveira abre espaço na capital paraibana


Recepção da Clínica

Shopping Pátio Altiplano e lentes de contato dentais Fachada da clínica no primeiro andar do Pátio Altiplano

Sávio Silveira - Tasla Tacyane - Mara Mahalla - Shirley Santos - Yonná Silveira - Elizete e Eliete Silva - Ennio Abrantes

Zenildo e Yohana Oliveira - Nara Marques

Momento de abertura do laço inaugural com a família

fotos: Alysson Souza

Após 10 anos de estudo, dedicação e planejamento em sua área de atuação, a dra. Yohana Silveira Oliveira decidiu dar mais um passo profissional e inaugurou a Clínica Odontológica que leva o seu nome, no primeiro andar do Shopping Pátio Altiplano. Com um coquetel super badalado e cheio de emoção, ela recebeu cerca de 80 convidados, entre amigos, familiares, pacientes e ícones da sociedade paraibana. A Clínica Dra. Yohana Silveira Oliveira tem como proposta transformar vidas, por meio do sorriso e também de uma bela e harmoniosa face, utilizando tratamentos de Harmonização Orofacial, Ortodontia e Reabilitação Oral. Ela é formada, pela UNP, em Natal, mas sua “experiência” começou cedo, quando ainda era uma criança. Sim. Nas suas brincadeiras no interior de Souza, Yohana adorava brincar de dentista e usar sua irmã Yonná de modelo para os seus aparelhos ortodônticos, os quais ela utilizava clics de papéis para colocar em seus dentes. E tudo isso na sua clínica imaginária, onde as cadeiras de fitilho

da dona Elizete, sua mãe, eram sua cadeira de dentista. Ali, Deus já plantava em seu coração o caminho profissional que ela seguiria. Hoje, ela é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, com ênfase com Lentes de Contato Dental, Pós graduada em Harmonização Orofacial, aplicação de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial . E quem pensa que essa jovem profissional parou seus conhecimentos por aqui, engana-se, recentemente, participou de um curso avançado em Harmonização Orofacial nos Estados Unidos, onde atualizou suas técnicas e treinou em cadáveres frescos todos os procedimentos de toxina botulínica, preenchimento facial, fios de tração, bichectomia etc. O treinamento foi no M.A.R.C (Miami Anatomy Research Center), um dos maiores e melhores centros de treinamentos em cadáveres frescos do mundo. Tornando-se, assim, mais capacitada e atualizada para oferecer o melhor para os seus pacientes.


Marcelo Alves - George Moraes - Felipe Negreiros - Jonhson Abrantes

Shirley Santos - Iris Silveira - Eliete Silva

Amigos e familiares brindam a mais nova clínica da cidade Coquetel, para aproximadamente 100 convidados, marca nova etapa

Georgia Jales - Ana e Lindolfo Pires - Zenildo e Yohana Oliveira - Fátima e Jonhson Abrantes - Kleber Gomes

Antônio Carlos - Socorro Diniz - Ceres Leão - Paulo Junior

Com Isabelle Cartaxo e Valmir Braga


Ingrid Ximenes - Valéria Quintans - Maria Helena - Meira Cicupira

Após 10 anos de estudo e dedicação, hoje pude realizar um sonho que Deus plantou em meu coração ainda criança.” Yohana Silveira Oliveira

Gregório Guedes e Janaina Burití - Alessandra Torres e Ruy Dantas

Zenildo Oliveira - Anne Elise Gadelha - Victor Maia

O espaço para atendimento, de autoria das arquitetas Manuelle Oliveira e Marina Santas, foi criado para ser aconchegante e elegante ao mesmo tempo, iniciando pela fachada, onde percebese o tom clássico do projeto, que remete à arquitetura europeia. Já a recepção traz um espaço confortável, com uma iluminação intimista. No toalete, um espaço onde os pacientes podem retocar a maquiagem, o perfume e o que desejar numa linda penteadeira veneziana. Tudo pensado nos mínimos detalhes para encher os olhos de beleza e fugir do perfil de ambiente convencional de saúde. No consultório, ela fez questão que tudo fosse bem caprichado, em cada detalhe, desde as maçanetas das portas, passando pela cadeira de atendimento de última geração, até uma smartv, no teto, onde o paciente pode ouvir sua música preferida, assistir sua série favorita e sentir-se em casa. Tem também um mini Studio fotográfico,

Yohana Silveira e Nara Marques no consultório de atendimento

Mariana Santos - Manuelle Oliveira

Zenildo Oliveira - Michel Carvalho

onde ela faz fotos profissionais dos seus pacientes e planeja todos os casos digitalmente, acompanhando a evolução de cada tratamento. Ela costuma compartilhar o seu dia a dia clínico através do seu instagram @dra.yohanasilveiraoliveira esclarecendo dúvidas, fornecendo conteúdo informativo e a disponibilidade da marcação de consulta pelo link. Dra. Yohana também tem sua própria grife de jalecos, a YOH JALECOS (@yoh.jalecos), com um show room de vários modelos, no próprio consultório, para que outros profissionais da saúde possam visitar e também adquirir as peças. O espaço permite a prova de roupas, pois traz um estilo de camarim com luzes e espelhos. O coquetel contou com o buffet da DG Gourmet e animação musical do Dj Bruno Martins e do saxofonista Igor de Tarso. A festa também contou com a presença da jornalista Ceres Leão que foi a mestre de cerimônia. A organização do evento foi feita por Kadu Martins.


A

tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida, e não seria diferente quando se fala no ramo odontológico. Por causa da demanda intensa pela estética, rapidez e comodidade dos pacientes, a cerâmica - muito utilizada no mercado pelos profissionais da área - ganhou uma atenção a mais no seu aperfeiçoamento, permitindo que todo o tratamento seja resolvido em algumas horas. Dentre eles, os realizados com faceta de porcelana e lentes de contato, coroas de porcelana sobre dentes e sobre implantes, próteses adesivas e restaurações de porcelana. Estou falando da Tecnologia de Produção de Cerâmicas (CEREC), um equipamento odontológico constituído por um computador acoplado a uma câmera intra oral 3D, software e uma fresadora local, o qual permite ao dentista produzir inlays/onlays, coroas e facetas em uma única visita ao paciente, ou seja, no mesmo dia. No caso do dente haver pouca ou extensa destruição, esse tipo de tecnologia é capaz de produzir coroas de cerâmicas da cor do dente, deixando a restauração praticamente invisível. Os materiais utilizados são produzidos pelas melhores e mais reconhecidas indústrias de cerâmicas do mundo; os blocos, feitos para sistemas CAD/CAM, têm qualidades físicas superiores às cerâmicas tradicionais. Dependendo da necessidade individual, seja de função ou estética, vários materiais estão disponíveis. E quando se pergunta o tempo médio que se gasta no tratamento, podemos afirmar que o procedimento com CEREC é simples pela praticidade e complexo pelo protocolo a ser seguido. Normalmente leva-se 60 minutos para uma restauração. Múltiplas restaurações prolongam o tratamento. Há um método que só pode ser utilizado com a ajuda do CEREC: o ‘Chairside’ que traz a possibilidade da produção e construção no próprio consultório. Quando isso é feito in-loco (no lugar), o chamado ‘Chairside Treatment’ (tratamento no local) torna-se definitivamente mais conveniente e confortável para o paciente do que a produção da coroa, por exemplo, feita pelo método convencional, quando o dentista molda, faz provisórios e envia ao laboratório para que a coroa seja produzida, enquanto o paciente aguarda dias pela conclusão do resultado.

Fotos cedidas pelo autor: https://www.dentsplysirona.com/en/explore/cerec/scan-with-cerec.html

*Por Matheus Jardelino

ESSE TRATAMENTO POSSUI INÚMERAS VANTAGENS: - Evita-se a etapa de moldagem. Muitos pacientes relatam incômodo ao serem moldados. - Tratamentos mais curtos. Muitas vezes sem provisórios, sem longas esperas na fabricação em laboratórios. - Precisão nanométrica. Os ajustes são mínimos e até nulos. - Previsibilidade. Sabemos exatamente como será o resultado, o próprio dentista detalha formato e cor.

*Matheus Jardelino CRO 3835 PB Especialista em Próteses; Especialista em Implantes; Ortodontia Autoligável e Invisalign Doctor; Curso de Facetas e Lentes de Contato; Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética; Membro do Digital Smile Design.

28

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


*Por Adriano Sérgio Meira

or vários anos, o homem batalha por caminhos diversos para evitar uma das grandes mazelas da saúde física: a perda auditiva. Sendo um problema que gera muitos impactos na vida do indivíduo, ela também pode se tornar uma doença mental. Em muitos casos ocasiona isolamento social, dificuldade de comunicação com os familiares e até mesmo depressão. Desde o antigo imperador romano Adriano, quando as cornetas acústicas começaram a ser usadas, até os dias modernos, desenvolver um aparelho que consiga compensar ou substituir a cóclea humana é um desafio. A cóclea (ou caracol, devido à sua forma) é a porção do ouvido interno que contém os terminais nervosos responsáveis pela audição. Nos últimos 30 anos, a prótese auditiva era a única opção compensatória da patologia, porém, vários pacientes reclamavam do tamanho, da eficácia do instrumento e, acima de tudo, da visão estereotipada de deficiente. As próteses visuais (óculos) estão para os olhos assim como a prótese auditiva está para o ouvido, mas, por serem tão comuns, não “diminuem” os seus usuários à categoria de deficientes. Recentemente a tradicional prótese auditiva ganhou aliados de peso, as próteses colocadas com cirurgia: a estapedotomia (procedimento cirúrgico em que se remove parte ou todo o estribo e o substitui por uma prótese, normalmente de teflon), a PORP (onde

Foto: Pexels

P

a cadeia ossicular é reconstruída com uma substituição da prótese ossicular parcial) e TORP (quando cadeia ossicular é reconstruída com uma substituição da prótese ossicular total). Já no setor de implantes, destacam-se o coclear, o implante de tronco cerebral e o implante ancorado ao osso (BAHA). Para aumentar as chances de cura ou para evitar o uso dessas próteses existem métodos de detecção de perda auditiva e mecanismos de diagnóstico e tipificação da lesão. Há exames precoces, como o teste da orelhinha (exame que precisa ser bem mais valorizado, indicado e analisado por um médico), o BERA e a audiometria, que está cada vez mais acessível. Todas as pessoas que têm história familiar de perda auditiva ou queixas auditivas, recém-nascidos, trabalhadores do ruído, idosos e usuários de quimioterapia, entre inúmeros outros, deveriam comparecer ao especialista em Otorrinolaringologia e avaliar a sua audição.

*Adriano Sérgio Meira Otorrinolaringologista CRM: 5675 - Especialista em Otorrinolaringologista pela ABORLCC/AMV Fellowship Universidade de Minnesota – Minneapolis – USA; - Membro da Academia Americana e Brasileira de Otorrino e da International Hearing Foundation; - Diretor da Clínica SOS Otorrino

30

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fotos cedida pelos autores

*Por Ícaro Jasub e José Anselmo

A

estética é um conceito subjetivo sobre o julgamento da percepção do que é belo e sublime. Apesar da subjetividade deste conceito, os padrões de beleza corporais e faciais estão cada vez mais exigentes e difíceis de serem alcançados. A indústria da moda e a mídia estabelecem, como modelo ideal, um sorriso com dentes brancos, alinhados no arco e livres de qualquer desgaste e percepções de ocorrências, como traumatismos dentários passado, alterações de cor, forma e posição. Por isso, nos tratamentos dentários, com facetas ou laminados cerâmicos, mais conhecidos com “lentes de contato dentais”, devemos usar um substituto artificial que apresente características similares aos dentes naturais.

Essa similaridade estética vai muito além de materiais, cores e formas. São nas texturas das superfícies que conseguimos individualizar cada sorriso e, através delas, ditamos o tom da exclusividade do resultado. Sulcos, com diferentes profundidades, comprimentos e larguras, depressões horizontais que podem percorrer toda superfície visível do dente. Micro texturas horizontais também estão presentes inúmeras vezes nos dentes naturais. Então por que não usá-las nos dentes artificiais? Devemos ser sensíveis ao ponto de não transcorrer de acordo com um único caminho, mas sim de acordo com a observação de forma mais ampla, buscando informações que possam complementar a forma de esculpir o dente, tentando, sempre, copiar a natureza.

*Icaro Jasub Odontólogo | CRO 4489

*José Anselmo Odontólogo | CRO 4587 Diretores Solena Odontologia

32

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Premiação da Categoria Feminina 10km

Premiação da Categoria Masculina 10km

Orla de João Pessoa recebe a Primeira Corrida Redepharma Com foco na saúde, cerca de duas mil pessoas participam do evento

A Corridda REDEPHARMA contou com o apoio de cerca de 20 empresas: Biolab, Omron, Accu-Chek, Água Rabelo, IESP, Prodígio, Power One, Max Titânio, Termo Gel, Tena, Alpha Comunicação, Mega Max , Sandoz, Libbs, Johnson & Johnson, L’Oréal, Colgate, Tenys Pé, Probiótica, Cimed, Mãe Terra, Rexona, Integralmédica, EMS e também da Prefeitura de João Pessoa.

fotos: Rondinelle De Paula

Quem aprecia qualidade de vida e adora correr, pôde participar da primeira corrida promovida pela Redepharma na capital paraibana. Já com seis edições realizadas na cidade de Campina Grande, o evento veio se consolidando ao longo dos anos e, hoje, é considerado como um dos mais esperados do ano. Com a mesma proposta de valorização à saúde, a marca trouxe o projeto para João Pessoa e, no dia 14 de abril, realizou, com sucesso, a primeira grande Corrida Redepharma. O circuito contou com percursos de 5km e 10km, para atletas iniciantes, amadores e profissionais, com sete categorias ao todo. Corredores de todo o Brasil fizeram suas inscrições. Foram mais 2000 mil pessoas na orla da capital, que teve largada e chegada na Avenida Almirante Tamandaré, na praia

do Cabo Branco, ao lado do Busto de Tamandaré. Além do sistema desenvolvido em todo o percurso da prova, também foi montada, no local, uma estrutura de apoio aos corredores, com estandes de água, massagem, relaxamento e orientação aos participantes e visitantes. Tudo com a ajuda e o incentivo de 20 marcas parceiras, como Biolab, Omron, Accu-Chek, Água Rabelo, IESP, Prodígio, Power One, Max Titânio, Termo Gel, Tena, Alpha Comunicação, Mega Max, Sandoz, Libbs, Johnson & Johnson, L’Oréal, Colgate, Tenys Pé, Probiótica, Cimed, Mãe Terra, Rexona, Integralmédica e EMS. A Prefeitura Municipal também se empenhou para que a corrida fosse bem sucedida. Para os corredores, os destaques ficaram por conta da organização do evento e do KIT que veio recheado de brindes, camisa e boné.


Edvaldo Neves, diretor da Redepharma, com patrocinadores do evento

Na realização de eventos como esse, promover saúde e bem-estar, para os nossos clientes, é o grande objetivo da Redepharma.” Edvaldo Neves

Ativação de parceiros Redepharma

Cerca de 2.000 pessoas participaram da Corrida Redepharma

Flagra da alegria e realização de quem terminou a prova

Evandro Rodrigues, supervisor Redepharma, com o campeão da Categoria PNE


*Por Liana Leal

A

Fotos: Freepik

síndrome da dor patelo femoral (SDPF) é caracterizada pela dor localizada anteriormente no joelho, sendo uma das lesões mais comuns do membro inferior, e representa cerca de 25% das afecções desta região. A SDPF afeta principalmente mulheres sedentárias ou indivíduos com treinamento elevado. Essa dor é intensificada quando alguma atividade que aumenta a carga, nesta articulação, é realizada, como corridas, subir e descer escadas, agachamentos e até mesmo o simples fato de ajoelhar ou de ficar muito tempo sentado. Alguns pacientes referem sensação de instabilidade do joelho e, raramente, é acompanhada de edema. O joelho está diretamente relacionado com o quadril e recebe influência desse segmento, pois vários músculos que se originam no quadril se inserem no joelho, mas o protagonista ligado a SDPF são os músculos do quadríceps. Em alguns casos, o quadril poderá estar “bloqueado” em posterioridade, isto é, ele não realiza naturalmente o movimento pra frente, causa um estiramento no músculo reto anterior (que faz parte do quadríceps e tem ligação com a patela), adutores e quadrado lombar, gerando forças anormais contrárias sobre o tendão patelar. Tornando doloridos movimentos simples, como dobrar os joelhos, devido ao aumento da pressão na região. O tratamento fisioterapêutico consiste em restaurar a função dos tecidos que mantém a disfunção, equilibrando o quadril e retirando dos joelhos pressões anormais, aliviando a dor na região femoro-patelar. Ele é realizado com técnicas específicas de terapia manual e postural, para manter o bom funcionamento da biomecânica. O alívio das dores pode ser notado já na primeira sessão. Quanto aos resultados posteriores e a quantidade de tempo do tratamento dependerão do quadro clínico e tempo de lesão.

*Liana Leal CREFITO: 55335-F Pós-graduada em Terapia Manual e Postural; e Reeducação Postural Global (RPG) Diretora e responsável técnica da FISIOCLINIC. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

36


Foto: Kadu Martins

A

*Aline Amorim Odontóloga CRO PB 4518 - Especialista em prótese dentária - Especialista em endodontia - Especialista em Harmonização Orofacial - Sócia da clínica Perfetto Odontologia

38

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

paixonada por restaurar sorrisos, Aline Amorim descobriu pouco a pouco o poder transformador da odontologia na vida das pessoas. Formada em Odontologia desde 2010, nunca deixou escapar nenhuma oportunidade. Especializou-se em Prótese Dentária e atua também nas áreas de Estética, Endodontia e Harmonização Orofacial. Aline conta que sempre foi muito sonhadora e determinada, e que mesmo não tendo influência da família na área, desde pequena já sabia qual profissão iria seguir. É um exemplo de mulher que fez dos obstáculos uma trajetória de superação e perseverança. Segundo ela, o seu maior desafio veio antes mesmo da sua formação: a maternidade aos 23 anos. A incumbência havia duplicado e, apesar das limitações e cobranças, nunca pensou em desistir. “A maternidade foi o plus que me faltava. A responsabilidade, as horas contadas, o tempo corrido... Tudo isso elevou o meu patamar”, revela. Ela ainda relembra de uma situação que a fez se sentir realizada: “A conquista do meu primeiro consultório, fruto do meu esforço diário, com certeza foi uma passagem importante da minha vida. Ali eu me dediquei durante seis anos. E, após esse período, veio a minha segunda maior realização profissional: a Perfetto Odontologia que surgiu da parceria com a Dra. Mariângela Araújo e Dra. Fabiana Campos, minhas sócias, as quais carregam comigo o amor e a dedicação por uma odontologia que transforma vidas” ressalta. Quando questionada sobre os anseios para o novo encargo, ela conta que se considera uma pessoa extremamente motivada. “Eu sou produto do novo mercado e, talvez por isso, eu não me assuste com a concorrência ou com o bombardeio de informações que recebemos diariamente”. Inaugurada em abril de 2016, a Perfetto Odontologia acaba de completar três anos no mercado e está localizada no Eco Medical, na sala 207. O espaço surgiu como uma necessidade de expansão com especialidades que se complementam, onde é possível realizar todos os procedimentos em um só local. Na Perfetto Odontologia, foi desenvolvido um projeto de Odontologia Estética para as noivas de João Pessoa e região, no qual elas traçam um plano de tratamento personalizado, visando a harmonização oral e facial, para que cada noiva tenha o sorriso perfeito no seu grande dia. Segundo Aline, a dica para quem deseja se aventurar nessa área, é ter como base o amor pela profissão. “Mesmo que não tenhamos uma grande estrutura, devemos fazer o nosso melhor até termos condições de fazermos a excelência”, destaca. Outro ponto é a empatia por cada pessoa. “Somos pessoas que cuidam de outras pessoas, e não apenas de dentes”. O terceiro ponto para ela é a coragem. “Esse nunca pode faltar para buscar o novo, sair da zona de conforto, inovar e até mudar se for preciso. A coragem é o poder da transformação”, finaliza. Aline se descreve como dedicada e extremamente apaixonada pelo trabalho. Motivada, exigente, focada, determinada e objetiva são algumas das suas características. Casada há 12 anos com Diego Barbosa e mãe de dois filhos, Artur e Alice, ela se sente realizada. “A minha família é a minha maior conquista, pois nela está representada o amor, a união e a gratidão. Sem eles nada disso teria sentido”.


OS 10 PRIMEIROS PASSOS QUE OS INICIANTES BUSCAM INOVAR NO SEXO 1. Tempo e sincronia Reserve pelo menos um dia na semana para praticar a massagem tantra com seu parceiro. O horário da manhã é recomendado, após uma boa noite de sono. Antes de começar, é preciso que o casal esteja na mesma sintonia. Inspirar e expirar juntos até estarem no mesmo nível energético. 2. Explore o outro A mulher pode começar aplicando a massagem no homem. Toque todo o corpo dele buscando levar sensibilidade para partes que geralmente ficam esquecidas. A ideia é sensibilizar ‘o todo’ por meio de toques suaves, trabalhando a pele com toques bem relaxantes. 3. Não tenha pressa A massagem tântrica não combina com pressa nem pressão. É preciso saborear a experiência, o caminho, sem focar tanto na conclusão. Estar em posição de receber a massagem é especialmente benéfico para o homem que aprende a controlar e prolongar o seu prazer. Ele deve ficar de meia hora até uma hora apenas curtindo os toques, sem ejacular. É uma brincadeira que funciona como um treinamento. 4. Deliciosos artifícios Você também pode utilizar as unhas, os cabelos ou um lenço de seda para fazer a massagem. Isso faz com que a pele fique sensível e acorde, e o parceiro começa a ficar arrepiado. É recomendado utilizar texturas e brincar com as sensações de quente e frio. Use a imaginação! 5. Inverta os papéis O homem também deve massagear a mulher: são toques longos e circulares que ligam duas partes do corpo, enquanto uma mão sobe, a outra desce: o ombro com o bumbum, os genitais com a barriga, as costas com o abdômen. Existe uma grande variedade de óleos especiais

Foto: Kadu Martins

V

ocê já deve ter ouvido falar que os praticantes de sexo tântrico têm a consciência corporal mais desenvolvida, que a energia produzida durante a relação gera disposição e que os orgasmos duram mais tempo. Tudo isso é verdade! Mas, para chegar nesse ponto, é preciso investir em treinamento e, muitas vezes, isso implica em rever o estilo de vida. A massagem é um dos recursos principais do sexo tântrico. Além disso, alguns exercícios mentais e corporais ajudam na ativação da energia sexual, a chamada “kundalini”. A prática é recomendada para todo tipo de casal disposto a aprender, sem limitações de idade ou preferências sexuais.

para massagem. Mas, na falta de algum produto específico, você pode usar óleos vegetais, como o de coco ou amêndoas. 6. Respire, suspire... A respiração é parte importante durante todo o processo. A inspiração deve ser profunda, e a expiração bem relaxada. Trazer energia para dentro e relaxar na hora de soltar o ar. Durante o ato, gema, suspire, não tenha vergonha de expressar as sensações boas da massagem por meio de sons. 7. Olho no olho Olhar nos olhos é uma prática básica do sexo tântrico. É recomendável praticar o exercício antes de dormir. Você também pode, ao invés de olhar, ser receptiva e receber o olhar do outro. 8. Crie rituais amorosos Tomar banho juntos, vestir aquela roupa especial, escolher um perfume estimulante... Esses pequenos ritos preparam para uma troca de amor mais íntima. O ambiente deve estar totalmente limpo, com luz na medida. A roupa de cama pode ser especial para a ocasião e para aumentar o conforto, disponha também algumas almofadas. Posicione objetos que simbolizem os quatro elementos: uma vela para o fogo, um líquido para a água, uma folha para o ar e uma flor para a terra. 9. Entenda a filosofia tantra Esse não é o sexo que as pessoas conhecem. O tantra busca ensinar e ajudar as pessoas a se excitarem com o afeto e não com o genital. A filosofia propõe uma maior conexão com o seu ser, expansão de consciência e percepção do corpo. Dentro da terapia tântrica você vai aprender a lidar com suas sensações, a trazer intimidade para dentro da sua vida. 10. Ache sua turma e um terapeuta sério Participar de workshops e vivências tântricas é uma boa pedida para os novatos no sexo tântrico. Existe uma variedade de treinamentos – em grupo, individuais, para casais, de longa ou curta duração – que variam de acordo com a filosofia de cada espaço. Como não há uma certificação e nem uma licenciatura em terapia tântrica, fique de olho na hora de escolher um profissional. O especialista tem que ser habilitado em técnicas de massagem, com especialização em tantra, e é essencial que você se sinta confortável com ele. O toque faz parte da terapia, mas não há sexo envolvido durante as sessões. Com o terapeuta você vai desenvolver a confiança e a técnica para que carregue isso com você e possa aplicar no dia a dia.

*Adriana Castro Coach de Sexualidade e Relacionamento

40

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


foto: shutterstock

fotos: Shutterstock

A

Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica e degenerativa do sistema nervoso central que resulta da morte de neurônios motores da substância negra. É uma doença de progressão lenta que afeta principalmente pessoas acima de 50 anos. Caracteriza-se por disfunções posturais e pelos distúrbios motores, sendo os principais: a lentidão do movimento, dificuldade em iniciar movimentos, padrões de desequilíbrios musculares, os quais promovem a distorção do alinhamento, redução na amplitude do movimento, tremor e rigidez, déficits de equilíbrio e na marcha, sobrecarregando indevidamente as articulações, ligamentos e músculos. Com a progressão da doença, os pacientes podem apresentar desordens cognitivas, déficits de memória, dificuldades em realizar movimentos sequenciais ou repetitivos, entre outros. A fisioterapia tem um papel importante no tratamento da Doença de Parkinson, a manutenção física é imprescindível na reabilitação, mas, além compreender exercícios motores, treinamento de marcha, treinamento das atividades diárias e exercícios respiratórios, as terapias manuais e holísticas, com a liberação miofacial, mobilizações articulares e viscerais, o relaxamento, o equilíbrio energético, entre outros, influenciam positivamente nos pacientes, pois melhora a qualidade de vida, a participação social e promove um maior grau de autonomia funcional, dependendo do estágio. Independente do que se tenha, o mais importante é buscar mais calma, paz, equilíbrio e abrir outras possibilidades de enxergar a vida. Amese mais, cuide-se mais.

*Daphne Vieira Fisioterapeuta, CREFITO: 46153-F Terapeuta Shiatsu; Cursando Osteopaia Clínica pela Escola ATMS da Bélgica; Terapeuta das Pedras Quentes e Liberação Miofacial Instrumental. Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - as páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

42

D

e acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 55% da população brasileira sofre com dores musculares. A formação de nódulos palpáveis pelas pontas dos dedos ocorre através de alongamentos ou encurtamentos excessivos da fibra muscular que contrai e não consegue relaxar. A oxigenação no local fica deficiente devido à má circulação do sangue, provocando dor. Essas dores, em alguns casos, podem incomodar por anos. Apesar de pouco divulgada, a Síndrome da Dor Miofascial está presente numa parcela considerável da população, sendo mais comum no sexo feminino, nas pessoas inativas e sedentárias, atingindo a faixa etária dos 30-49 anos. Uma técnica chamada de Dry Needling (ou agulhamento a seco) aparece como uma solução eficaz para resolver esse problema. O tratamento consiste na aplicação de agulhas de acupuntura diretamente nos nódulos formados na fibra muscular, denominados de ponto-gatilho (trigger-points). É o caso de movimentos repetitivos, bruscos e excessivamente rápidos, inflamação, falta ou excesso de exercícios físicos, estresse etc. É importante deixar claro que há uma diferença entre o Dry Needling e a Acupuntura Tradicional. Esta visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos. Já o Dry Needling tem como objetivo diminuir a dor muscular do paciente quase que instantaneamente.

*Dra. Dayse Costa Urtiga Fisioterapeuta Pós-graduanda em Pilates Certificação Internacional em Pilates Aéreo CREFITO: 125368-F Star Fisio Pilates Pilates e Fisioterapia Estética Informações ou dúvidas: (83) 3246.6508 (a redação) Onde encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Fachada da SOS Otorrino Tambaú com nova estrutura e área de acesso

SOS OTORRINO de Tambaú passa por reforma e reinaugura Com salas amplas, novos equipamentos e sistema moderno, o espaço

Nova recepção na SOS Otorrino Tambaú

Tecnologia e equipamentos renovados para um melhor atendimento


Trata-se do único pronto atendimento no Estado que funciona 24 horas na rede privada em otorrinolaringologia. Excelência no atendimento e acolhimento àqueles que chegam com algum tipo de sofrimento são nosso objetivo.” Álvaro Pontes

Álvaro Pontes, Yuri Maia e Adriano Sérgio Meira à frente da SOS Otorrrino

clínica com coquetel oferece atendimento 24h fotos: Júlio Marinho

Após passar por ampla reforma, a clínica SOS Otorrino Tambaú reabriu suas portas com um badalado coquetel. A empresa, que faz história há 10 anos na Paraíba, apresentou as novas instalações da Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 500, a aproximadamente 100 convidados. O cerimonialista da noite Bruno Sakaue falou sobre a trajetória da empresa durante esses anos, e, logo em seguida, o espaço foi aberto aos convidados. A nova estrutura foi projetada com foco na comodidade e acessibilidade dos pacientes, dispondo de novos equipamentos, amplas salas de atendimento, boa iluminação e perfeita climatização. São 24 horas de atendimento, de domingo a domingo, com mais de 25 profissionais nas áreas de otorrinolaringologia, fonoaudiologia, enfermagem e dermatologia e, em breve, oftamologia, para melhor atender à demanda das pacientes.

Corte simbólico: Adriano Sérgio Meira, Karla Meira , Yuri Maia, Veruska e Álvaro Pontes


Elisa Batista - Thiago Leite - Rubens Botelho - Fernando Olímpio - Leonardo Marques - Priscila Silva

Guilherme e Dulciana Cordeiro - Álvaro Pontes

Foi pensando em proporcionar maior conforto e bem-estar aos nossos pacientes que decidimos pela reforma geral da Unidade Tambaú 24h.” Adriano Sérgio e Yuri Maia

Álvaro Pontes - Bruno Sakaue - Josemar Soares

Ana Isaura Dias - Taiza Salgado - Kallyne e Késsika Cavalcante - Lucas Danilo Soares

O projeto arquitetônico teve a assinatura de Clarissa Gurgel, que desde o projeto da unidade de Manaíra vem imprimindo sua marca e trazendo uma identidade visual forte para a SOS. Entre as especialidades da clínica, estão Otorrinolaringologia, subdividida em doenças específicas do ouvido, doenças do ronco, otorrinopediatria, zumbido e tontura; Dermatologia, clínica e estética; e Fonoaudiologia, com avaliação de cantores amadores e profissionais, exames para detecção de surdez e tratamentos e deglutição (com pacientes neurológicos). Consultas agendadas e de urgência em otorrinolaringologia 24 horas sempre foi uma característica da SOS, além da possibilidade do paciente ter em um só lugar o consultório de atendimento e o laboratório para exames. Um diferencial que é fundamental para a correria do dia a dia dos clientes.

Giuliano e Priscila Amado - Rebeca Maurera - Priscila Vitorino

Ambrósio Pontes - Álvaro Pontes - Mariângela Pontes e Humberto Pontes

Para saber quais são os tipos de exames, os profissionais da área e os convênios médicos disponíveis na Clínica, foi criado o site www.sosotorrino.com.br que esclarece dúvidas sobre os diversos procedimentos e doenças, bem como os endereços e telefones de contato para agendamento. Os sócios Otorrinos Álvaro Pontes, Adriano Sérgio, Yuri Maia junto às sócias Dermatologistas Veruska Pontes e Karla Renata receberam na ocasião vários representantes de entidades médicas, além de membros da sociedade paraibana, clientes, políticos e empresários. O buffet ficou por conta da DG Gourmet, assinado pela chef Daniella Gadelha. A decoração teve o toque da Sweet Beginnings. Já a atração musical da noite ficou com o DJ Bruno Martins e o saxofonista Igor De Tarso, com organização e coordenação de Kadu Martins.


Elson Junior - André Clementino - Adriana Navarro - Henrique Jacome - Augusto Clementino - Ana Caroline Oliveira

Álvaro e Veruska Pontes com Antônio Carlos Catão, Carla Catão e Antônio Carlos Junior

Moradores de Tambaú e adjacentes terão total assistência Clínica dispõe de otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e dermatologistas

Natália Cavalcanti - Adriano Sérgio - Maria Clara - Karla Meira - Maria Eduarda - Genilda Meira - Veruska e Álvaro Pontes - Cândida Pontes - Graça Maia - Yuri Maia e Clarissa Gurgel

Leitura da palavra de Deus por Adriano Sérgio e benção do padre Leônidas

Yuri Maia agradece a presença de todos e fala do novo momento da Clínica SOS Otorrino


Acredito que a formação de um bom profissional, depende da paixão pela profissão, da sua atuação com ética, respeito e humanização do atendimento.” Dr. Diogo Menezes

48


P

rofessor e doutor Diogo Menezes traz na veia o amor pela profissão. A busca incessante pelo conhecimento e pela implantação de novas tecnologias em seus tratamentos o torna um profissional de referência na área da odontologia nacional. Doutor e Especialista em Periodontia, Mestre e Especialista em Implantodontia, Pós graduado em Prótese Dentária, Dr. Diogo acumula títulos e grande experiência que compartilha não apenas em seu Instituto, como também, colabora para formação de novos profissionais como Coordenador Acadêmico da Especialização em Implantodontia do Unipê, entre outras escolas de Pós-Graduação e Especialização. Formado na UFPB em 1995, iniciou a carreira profissional através da realização de diversos cursos de pósgraduação, com enfoque nas especialidades de Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. A carreira acadêmica teve início em 2004, através da realização do Curso de Mestrado em Implantodontia na Universidade de Santo Amaro, São Paulo SP. Em 2012, concluiu o Curso de Doutorado em Periodontia, na Universidade Guarulhos - SP, através do “Estudo da influência da cafeína no reparo ósseo”, publicado na conceituada revista THE INTERNACIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS. Atualmente é o Coordenador Acadêmico do curso de Especialização em Implantodontia do UNIPÊ. “Ao longo da minha jornada acadêmica, aprendi que devemos compartilhar com os nossos alunos não apenas o conhecimento científico, mas também, a nossa vivência clínica, os erros e os acertos, até porque, aprendemos muito com as nossas falhas. Acredito que a formação de um bom profissional, depende da paixão pela profissão, da sua atuação com ética, respeito e humanização do atendimento. Acho imprescindível o investimento em educação continuada e em inovação e tecnologia. A remuneração deve ser encarada como fator secundário, deve ser o fruto do reconhecimento do seu trabalho.”

Acho imprescindível o investimento em educação continuada e em inovação e tecnologia.’’ Diogo Menezes

Curriculum - Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba em 1995. - Doutor em Periodontia, UnG - SP. - Mestre em Implantodontia, UNISA - SP. - Especialista em Periodontia, EAP - PB. - Especialista em Implantodontia, SCES/FOC- PE. - Curso avançado em reconstruções teciduais, UCLA, Los Angeles USA. - Curso de cirurgia avançada em Implantodontia, BICON, Boston USA. - Coordenador acadêmico da Especialização em Implantodontia, UNIPÊ - PB. - Professor convidado do curso do Aperfeiçoamento em Implantodontia, São Leopoldo Mandic - DF. - Professor do curso de aprofundamento em Implantodontia, Expertise - PB. - Presidente do 1° Congresso Internacional de Reabilitação Oral COREO. - Pós-Graduação em Prótese Dentária, Instituto Branemark, Bauru SP. - Pós-Graduação em Prótese sobre Implantes, APCD - SP. - Diretor-técnico do Laboratório de Prótese Dentária TECHLAB, João Pessoa - PB. - Curso de imersão no sistema Straumann, Basel, Suiça. - Credenciamento em Cirurgia Guiada, Straumann, Suiça. - Credenciamento em Cirurgia Guiada, Sistema Sliceguide (Conexão) e Neoguide (Neodent). - Credenciamento em Cirurgia Guiada, Bioparts. - Curso Digital Smile Design (DSD), Instituto Artis, Taubaté, SP. - DSD Member, Smile Designer. - Habilitado em transplantes ósseos pelo sistema nacional de transplantes - MS. - Habilitação em fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF), IntraLock, USA. - Curso de imersão em terapia celular com células tronco e fatores de crescimento nas reconstruções ósseas com BMP, Instituto Zétola, Curitiba - PR. - Credenciado no sistema BICON, USA. - Credenciado do sistema Zimmer Biomet 3i, USA. - Pós-Graduação em Microcirurgia Periodontal, ITMO - SP. - Membro da Academia Americana de Osseointegração. - Membro do International Team for Implantology (ITI), Basel, Suíça. - Premiação de 1° lugar, categoria caso clínico durante o In - 2017, Latin American Osseointegration Congress, São Paulo - SP. - Premiação com o Troféu Heitor Falcão - 2017, João Pessoa - PB.


Em 2017, teve seu trabalho premiado em 1º lugar no maior Congresso de Implantodontia da América Latina, realizado na cidade de São Paulo. O trabalho ficou em 1º lugar na categoria caso clínico, com o tema: “Reconstrução e reabilitação de mandíbula severamente atrófica com rhBMP-2 e prótese implantosuportada em CAD/CAM: relato de caso”. A cirurgia de reconstrução óssea foi realizada no Hospital da Unimed, e a instalação dos implantes dentários e reabilitação protética foram realizadas no Instituto Diogo Menezes. Com o intuito de trazer para região Nordeste uma agenda científica em Odontologia, com foco voltado para Reabilitação Oral de alta performance, o Professor Diogo Menezes idealizou e criou o Congresso Internacional de Reabilitação Oral - COREO, que aconteceu em setembro de 2018, no Centro de Convenções de João Pessoa. Na oportunidade, foram discutidos novas condutas e protocolos clínicos e científicos, com o usofruto dos modernos recursos tecnológicos, na busca de tratamentos mais previsíveis a longo prazo. Cinco conferencistas internacionais, noventa conferencistas nacionais e mais de 40 empresas, fizeram parte desse evento que foi considerado um dos maiores e melhores eventos da história do Nordeste.

Dr. Diogo discursa na abertura 1º COREO-PB.

Dr. Diogo é premiado no In-2017, maior congresso de Implantodontia da América Latina. Recebeu o título de 1ª colocação na categoria relato de caso.

50

Após o Congresso, foi realizada na clínica do Professor Diogo Menezes, a primeira cirurgia navegada para a instalação de implantes dentários, com a participação do renomado professor Peter Moy, da Universidade da Califórnia. Essa técnica permite um melhor posicionamento tridimensional do implante e a visualização da broca dentro do osso em tempo real, através de um monitor, evitando estruturas anatômicas nobres tais como: vasos, nervos, seio maxilar e fossa nasal.

Primeira cirurgia navegada para instalação de implantes dentários do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Centro Avançado de Reabilitação Oral O Instituto Diogo Menezes é um Centro Avançado de Reabilitação Oral, localizado no 8º andar do Eco Medical Center Cartaxo, no Bairro de Miramar. Conta com modernas instalações, além de uma equipe qualificada para oferecer desde o primeiro momento, à melhor experiência aos seus pacientes. Com um centro cirúrgico de última geração, contando com gerador próprio para toda a clínica, os clientes tem toda segurança necessária para realização de procedimentos estéticos, funcionais e cirúrgicos. A clínica destaca-se como um centro de referência regional, recebendo pacientes de outros estados e do exterior. A criação do Instituto Diogo Menezes surgiu a partir da ampliação do Instituto Avançado de Implante Dentário - IMPLA, criado no ano de 2007, com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado e personalizado, com conforto, tecnologia e agilidade nos serviços prestados. Atualmente, o Instituto ocupa uma área de 230 m², conta com uma moderna estrutura física, com recepção ampla e confortável, sala de documentação clínica (raio- X digital e fotografias), duas salas de consulta, consultório para procedimentos clínicos não-cirúrgicos, bloco cirúrgico dotado de modernos equipamentos com gerador próprio, sala de recuperação pós-anestésica (RPA), ambientes clínicos com tubulação para oxigênio, scanner intra oral e moderno laboratório de prótese dentária automatizado com sistema CAD/CAM.


Ambiente sofisticado que visa ao máximo o seu conforto

Sala de consulta

52

Foto acima: Studio fotográfico Nesta foto: Sala de Raio-X Digital

Nesta foto e foto superior: Recepção

A nossa filosofia de trabalho é realizar reabilitações orais personalizadas, com diferentes graus de complexidade, permitindo a obtenção de resultados clínicos satisfatórios e previsíveis, a partir de uma abordagem científica atualizada, associada a curva de aprendizado adquirida ao longo dos anos e reciclagem continuada da nossa equipe clínica e de funcionários. O Instituto conta com especialistas com larga experiência clínica e com titulação de Mestrado e Doutorado, nas diversas áreas de atuação. Nosso leque de serviços apresenta ênfase nas áreas de prótese dentária, lentes de contato, facetas de porcelana, estética dental, implantes dentários, reconstruções ósseas, tratamento das doenças gengivais e periimplantares, cirurgias plásticas gengivais, endodontia, ortodontia, cirurgia buco maxilo facial, disfunção temporomandibular (DTM) e dor orofacial. Qualidade no atendimento, rigor na biossegurança, planejamento interdisciplinar, reciclagem contínua da equipe, tecnologia e tratamento personalizado, são características marcantes do Instituto Diogo Menezes.


Bloco Cirúrgico dotado de modernos equipamentos e gerador próprio

O Bloco cirúrgico dispõe de uma infraestrutura moderna que torna os procedimentos mais seguros e confortáveis.

Setor de antissepsia

Sala de recuperação pós-anestésica


Estrutura

Scanner intraoral: Substituição da moldagem convencional No Instituto Diogo Menezes podemos contar com o conforto, rapidez e precisão do Scanner Intraoral Trios 3 color, da marca 3Shape, considerado o melhor scanner mundial. Esse aparelho realiza uma leitura completa da boca do paciente, fazendo uso de uma câmera colorida de alta precisão, através de um procedimento não invasivo e indolor. A partir do escaneamento da boca do paciente, o software gera uma imagem em 3D da boca do paciente e do encaixe entre os dentes, que serão utilizadas para o planejamento e execução das coroas ou laminados cerâmicos sobre dentes e coroas unitárias ou múltiplas sobre implantes, seguindo um fluxo digital, através de protocolos préestabelecidos, potencializando a taxa de sucesso e previsibilidade das reabilitações orais a serem exectutadas.

54

Detalhe do escaneamento intraoral; onde podem ser realizados diversos trabalhos de reabilitação oral, a partir das imagens obtidas.

Nesta foto e foto à esquerda: Setor digital com tecnologia CAD/CAM


Na fotos superior e inferior: Laboratório de aplicação de cerâmicas

Moderno laboratório com sistema CAD/CAM O Instituto também conta com um laboratório de protése dentária que alia planejamento, controle de qualidade, tecnologia, biossegurança e capacidade continuada da equipe, através de cursos e eventos científicos. No laboratório é utilizado o sistema automatizado CAD/CAM, com ele é possível projetar uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que o equipamento consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura

daquele desenho, transformando-o em uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente, em apenas alguns minutos. Dessa forma, o trabalho é aperfeiçoado abandonando a confecção artesanal, eliminando falhas, diminuindo o desconforto dos pacientes e ainda aumentando a durabilidade das próteses realizadas. Há também uma diminuição significativa nas chances do paciente quebrar ou perder as próteses ou precisar realizar ajustes nas restaurações ou colocação das próteses.


Tratamentos realizados

Implantes dentários com osseointegração mais rápida e sem cirurgia de reabertura Os Implantes são feitos de um metal chamado titânio ou zircônia, que são biocompatíveis e não causa rejeição. Na clínica Diogo Menezes, utilizamos os implantes da empresa Suiça, Straumann®, marca de implantes mais utilizada na Europa. Os implantes da Straumann, apresentam diversas vantagens, dentre elas, podemos citar: maior área de contato osso/implante, osseointegração dos implantes em tempo reduzido (3 a 4 semanas), apresenta estágio único (instalação do implante com cicatrizador), evitando a cirurgia de reabertura, proporcionando maior rapidez, menor morbidade e maior conforto ao paciente. Em nossa clínica, contamos com a tecnologia CAD/CAM - Straumann®, que permite a confecção de componentes protéticos originais e personalizados, para a confecção de coroas protéticas sobre implantes, com tecnologia, precisão e previsibilidade, em nossa própria clínica, um grande diferencial que otimiza o seu tratamento proporcionando maior conforto e rapidez.

Cirurgia guiada para instalação de implantes: procedimento minimamente invasivo, com elevada precisão, sem retalhos cirúrgicos e com mínimo sangramento Recentemente, uma técnica inovadora foi introduzida para a instalação de implantes dentários, trata-se da cirurgia guiada, procedimento minimamente invasivo, com elevada precisão para a instalação de implantes dentários, sem retalhos cirúrgicos e mínimo sangramento, onde podemos instalar um ou mais implantes dentários com precisão, seguindo o planejamento virtual, realizado através de um software de planejamento cirúrgico e protético, que utiliza as imagens obtidas do escaneamento da boca e da tomografia da face. A partir do planejamento aprovado por uma equipe multiprofissional, é gerado um arquivo de impressão para confecção de um guia cirúrgico de alta precisão, permitindo um posicionamento tridimensional ideal dos implantes, em relação às futuras coroas protéticas, sem a necessidade de retalhos cirúrgicos e suturas, com mínimo sangramento, redução da dor e do edema. Com essa técnica é possível em alguns casos, confeccionar a(s) coroa(s) provisória(s) antes da cirurgia, e, com isso, proporcionar previsibilidade, agilidade, conforto ao paciente e otimização da biossegurança. Na nossa clínica, realizamos o planejamento, imprimimos o guia cirúrgico e realizamos a confecção das coroas protéticas sobre os implantes, no nosso laboratório, sob a chancela da Straumann®.

Tomografia: caso inicial

Reconstruções Ósseas

Tomografia: cinco meses após a cirurgia

Após a perda de um ou mais dentes, o osso remanescente passa por um processo de remodelação, ocorrendo uma contração do volume original, com atrofia óssea progressiva ao longo dos anos, podendo ser potencializada pelo uso de próteses removíveis. A quantidade e a qualidade óssea, não apenas influenciam a osseointegração dos implantes, como também, afetam a forma e o contorno do tecido mole e os resultados estéticos. Nesse caso, temos que fazer um planejamento para reconstrução óssea da(s) região(ões) afetada(s) para obtenção de um volume ósseo ideal para suportar os implantes dentários. Diversos biomateriais podem ser indicados para a reconstrução óssea, dentre eles podemos destacar: - Enxerto autógeno (fragmento ósseo retirado do próprio paciente): É considerado o padrão ouro. Na maioria dos casos a área doadora é a mandíbula e o acesso cirúrgico é intra-oral. - Enxertos xenógenos: podemos destacar o osso bovino liofilizado (BioOss® - Geistlich, Suiça e Cerabone®, Botiss - Straumann, Suiça). - Aloplástico: podemos citar a hidroxiapatita sintética (Osteogen®, IntraLock, USA).


"Com os avanços tecnológicos, as cirurgias são mais simples e confiáveis com pós operatório cada vez mais confortável."

Alternativas aos enxertos ósseos Os estudos científicos apontam para os enxertos autógenos como o “padrão ouro” nas reconstruções ósseas. Entretanto, a remoção desses enxertos exige uma segunda área cirúrgica (sítio doador), e, consequentemente, maior desconforto e aumento do tempo de cirurgia. Existem diversas alternativas aos enxertos ósseos, dentre elas, podemos destacar: - Implantes curtos - Implantes estreitos - Implantes inclinados - Implantes zigomático - Técnica Split Crest: expansão óssea que dispensa área doadora - Distração osteogênica: alongamento progressivo e controlado do osso - Lateralização do nervo alveolar inferior.

Correção cirúrgica do sorriso gengival É bastante comum encontrar pessoas que expõem uma ampla faixa da gengiva quando estão sorrindo. As principais etiologias envolvem, aumento gengival medicamentoso, erupção passiva alterada, coroas dentárias curtas, excesso vertical da maxila e lábio superior muito curto. Para aumentar o tamanho dos dentes de forma harmônica e estética, é necessário fazer um planejamento clínico e cirúrgico, que passa por um enceramento dos dentes envolvidos (escultura em cera ou digital), provar a réplica do enceramento digital na boca (mock-up), e uma vez aprovado pelo paciente, serve de guia cirúrgico para orientar as incisões na gengiva de forma precisa, seguindo o planejamento inicial. Na maioria dos casos realizamos essa cirurgia sem a necessidade de retalhos cirúrgicos e de suturas (Flapless).

Antes e depois da cirurgia de correção


Cirurgia de recobrimento de retração gengival A retração gengival pode ser definida como a migração da margem gengival em direção a raiz do dente. Com isso, faz com que a superfície da raiz se apresente exposta ao meio bucal. Com a evolução da retração gengival pode ocorrer comprometimento estético, visto que o dente apresenta-se mais longo. A recessão gengival pode ocasionar consequências como, por exemplo: maior susceptibilidade à cárie de raiz e hipersensibilidade dentinária. A retração gengival apresenta uma etiologia multifatorial, como periodontite, posição dentária, oclusão traumática, inserção alta de freios, bridas ou fibras musculares, deiscências ósseas, pressão labial e faixa de gengiva inserida reduzida. O tratamento das retrações gengivais pode ser clínico ou cirúrgico, e, em alguns casos, pode ser utilizado as duas alternativas simultaneamente. A indicação e previsibilidade do fechamento das retrações gengivais através de procedimentos cirúrgicos, depende da morfologia do osso residual e da condição clínica das áreas afetadas.

Plástica gengival A beleza do sorriso não está apenas nos dentes. Sua harmonia depende dos diversos elementos que o compõem, como a gengiva, os lábios e as características faciais de cada paciente. Os contornos gengivais, bem como suas características de coloração e textura, merecem cuidadosa atenção, visto que são imprescindíveis para o equilíbrio do sorriso. Diversas situações clínicas, requerem uma abordagem cirúrgica para a correção das mesmas, dentre elas podemos destacar: - Ausência de mucosa ceratinizada ao redor de dentes e implantes. - Redução do volume gengival ao redor de dentes e implantes em virtude da atrofia óssea. - Enxertos gengivais simultaneamente a instalação de implantes em áreas estéticas. - Em casos de recobrimento de retrações gengivais e sobre implantes. - Clareamento gengival.

Reabilitação oral A reabilitação oral é a modalidade de tratamento que integra as especialidades da odontologia com a finalidade de restabelecer a função mastigatória e saúde gengival com a otimização da estética. O tratamento é planejado de forma totalmente personalizada, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. De modo geral, o tratamento consiste em consultas iniciais para planejamento, com realização de exames clínicos, fotografias, radiografias, tomografias e escaneamento oral. A partir dos exames complementares, é realizado um planejamento através de uma equipe multidisciplinar, juntamente com os técnicos do laboratório, para estabelecimento da sequência de procedimentos a serem realizados. Diversos procedimentos são realizados dessa modalidade de tratamento, iniciando pelo tratamento básico periodontal, remoção de dentes e implantes comprometidos, tratamentos endodônticos (canal), substituição de restaurações infiltradas, remoção de coroas infiltradas e confecção de coroas provisórias, ajuste oclusal, tratamento ortodôntico, enxertos ósseos e gengivais, instalação de implantes dentários, dentre outros. Com a saúde oral recuperada, parte-se para a reabilitação protética, buscando substituir os elementos dentais perdidos e, assim, recuperar a função, estética e autoestima dos pacientes. Incluem-se ainda na reabilitação os tratamentos estéticos, como clareamentos dentais, facetas laminadas, lentes de contato, fragmentos cerâmicos e plásticas gengivais, visando o alcance da expectativa estética do paciente.


One Day Clinic Com esse serviço é possível realizar a reabilitação do seu sorriso em um curto prazo de tempo. Com dedicação exclusiva de uma equipe experiente e dedicada, aliada à tecnologia e estrutura de última geração. É uma alternativa interessante para pessoas que tem pouco tempo disponível para fazer tratamento odontológico, podendo ser realizado durante o dia, ou a noite e finais de semana, com horários pré-agendados.

Coroas sobre dentes e implantes A prótese é uma réplica de um dente natural e pode ser removível, fixa ou sobre implante. Atualmente, com técnicas modernas e avançadas, podemos confeccionar próteses sem metal, totalmente em cerâmica, com resultados estéticos excepcionais e com alta longevidade. Em nossa clínica, contamos com a tecnologia CAD/CAM, que permite a confecção imediata da prótese em nossa própria clínica, um grande diferencial que otimiza o seu tratamento.

Lentes de contato e facetas de porcelana A técnica dos laminados cerâmicos, conhecidas como lentes de contato dental ou facetas de porcelana, permitem discretas alterações da posição, forma, tamanho, cor dos dentes e fechamento de espaços com procedimentos pouco invasivos. As facetas e as lentes de contato são feitas em porcelana e indicadas para serem coladas na frente do dente. O que diferencia uma da outra é a espessura e a necessidade de desgaste dental. As facetas são mais espessas, enquanto as lentes de contato, são mais finas, porém, ambas quando bem planejadas e executadas, apresentam alta resistência e durabilidade. A cerâmica é um material de excelência que possui excelentes características, como biocompatibilidade, estabilidade de cor, longevidade e ainda apresenta propriedades mecânicas que biomimetizam a dentina e o esmalte dentário. O diferencial da clínica Diogo Menezes, além da experiência da equipe, é a interação entre o corpo clínico e os técnicos do laboratório. Os profissionais têm a preocupação do olhar de escultores para confeccionar com tecnologia e de forma artesanal, os trabalhos a serem realizados. A técnica possibilita resultados extremamente naturais, porque além da larga experiência, os técnicos em prótese dentária, acompanham os casos durante a confecção das porcelanas, olhando cada passo do tratamento e cada cliente junto ao dentista. Essa metodologia prima pela qualidade e longevidade dos tratamentos, associando a estética dental com a saúde gengival.


Engenharia genética: uma alternativa aos enxertos ósseos A proteína óssea morfogenética, ou BMP, é responsável pela reparação de microfraturas e pelo manutenção do esqueleto ósseo. Essa BMP apresenta uma interação direta com as células mesenquimais indiferenciadas, sendo capaz de promover a atração dessas células, proliferação e diferenciação das mesmas em osteoblastos, células específicas que promovem a formação de novo tecido ósseo. A BMP-2 é produzida em laboratório e não apresenta risco de transmissão de doenças e pode ser utilizada nas reconstruções ósseas, em diferentes situações clínicas, tais como: preenchimento de defeitos ósseos em cavidades (alvéolos ou enxertos no seio maxilar) e para aumento de espessura e altura (enxertos aposicionais). Segundo o Professor Diogo Menezes, uma das vantagens da terapia gênica para a reconstrução dos maxilares é que não se faz necessário acessar uma segunda área cirúrgica para a remoção do tecido ósseo, como por exemplo, mandíbula, crista ilíaca, tíbia e calota craniana. Além disso, pode ser obtido considerável aumento do tecido ósseo em altura e espessura, como também, dos tecidos moles (gengiva). “Entendemos que cada caso clínico deve ser avaliado detalhadamente, através de um exame intra-oral criterioso, história médica, condição sistêmica, radiografias, tomografias, fotografias, escaneamento intra-oral, softwares de planejamento, dentre outros, através de uma visão multidisciplinar, e, dessa forma, planejar a melhor solução clínica de acordo com o perfil do paciente. Entretanto, nossa filosofia de trabalho, preconiza o conceito do Professor Branemark (less is more - em português: menos é mais), na busca de procedimentos menos invasivos, seguros e previsíveis, baseados na literatura científica e na nossa curva de aprendizado” , explica Dr. Diogo Menezes.

Novos recursos no tratamento ortodôntico - Invisalign®: correção da posição dos dentes na arcada dentária com placas translúcidas

O tratamento com Invisalign® é realizado através de placas transparentes, que suave e gradualmente, colocam os dentes do paciente no lugar, de acordo com um plano de tratamento individual e personalizado, até que o paciente consiga seu novo sorriso. A empresa tem sede nos Estados Unidos, tem 20 anos de pesquisas e até o momento, tem mais de 6 milhões de pacientes que se beneficiaram do tratamento com Invisalign®. Os pacientes são instruídos a usar cada conjunto de alinhadores por 20 a 22 horas por dia, mudando para um novo conjunto de alinhadores a cada 1 ou 2 semanas, conforme indicado pelo Ortodontista. Em média, o tempo de tratamento de Invisalign® é de 12 a 18 meses com base no uso de duas em duas semanas. Para começar o tratamento, é preciso ir a uma consulta com um ortodontista credenciado em Invisalign®, que avaliará o paciente e criará um plano de tratamento digital exclusivo que mapeia os movimentos exatos dos dentes do paciente. Entre os principais benefícios para os pacientes está a liberdade de sorrir sem se preocupar com a estética.

Os aparelhos invisíveis são feitos de material patenteado SmartTrack® que fornecem melhor ajuste e conforto. Como os alinhadores Invisalign® são removíveis, os pacientes no tratamento Invisalign® não possuem restrições alimentares, permitindo a escovação dos dentes e uso do fio dental, para manter uma boa higiene bucal. Para planejar o seu caso e confeccionar as suas placas, o ortodontista captura rapidamente uma imagem 3D precisa dos seus dentes, usando um scanner intra-oral. A partir das imagens obtidas, o ortodontista realiza o ajuste fino de todos os deslocamentos de cada dente com o uso do software ClinCheck®, podendo exibir seu novo sorriso, antes mesmo do início do tratamento. A partir da aprovação do planejamento, os arquivos digitais são enviados para a sede da empresa nos Estados Unidos, para a confecção das placas. Em seguida, as placas são encaminhadas para o Ortodontista que instrui o paciente sobre a sequência de troca, assim como também, conduz as manutenções do tratamento no consultório.


Planejamento Digital do Sorriso Através do Planejamento Digital do Sorriso (DSD) é elaborado um plano de tratamento virtual estético (maquete do sorriso) a partir de dados clínicos e de exames complementares (fotos, vídeos, modelos de gesso e exames de imagem). Dessa forma o paciente consegue visualizar e participar do processo de concepção do seu próprio sorriso.

Planejamento digital do sorriso: antes e depois Caso clínico inicial

Caso clínico finalizado

Os casos apresentados são meramente ilustrativos e não podem servir de parâmetro para outros casos clínicos em virtude das peculiaridades de cada paciente. Código de Defesa do Consumidor e Resolução CFO 196/2019.

FICHA TÉCNICA Centro Avançado de Reabilitação Oral Diogo Menezes Capa: Professor Doutor Diogo Menezes Doutor e Especialista em Periodontia; Mestre e Especialista em Implantodontia; Pós graduado em Prótese Dentária Foto Capa: Kadu Martins Foto Ambientes: Márcio Monteiro Foto Procedimentos Clínicos: Diogo Menezes Fotos ilustrativas: Shutterstock

INSTITUTO DIOGO MENEZES Informações, dúvidas e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE – nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Mônica Barbosa ministrou palestra sobre “A Tendência Internacional das Cores”

Mundo das Tintas e Coral realizam encontro para arquitetos, Publicitária Mônica Barbosa ministra palestra sobre “A Tendência fotos: Pedro Ivo

Em parceria com as tintas Coral, a empresa O Mundo das Tintas, do empresário Cley Miranda, que, em João Pessoa, é referêcia neste setor, promoveu, mais uma vez, uma palestra para os profissionais da área de arquitetura, decoração e designer de interiores. O encontro contou com a participação especial da publicitária e colunista da revista Caras, Mônica Barbosa. Conhecida nacionalmente como a voz do design no Brasil, ela ministrou uma palestra sobre “A Tendência Internacional das Cores”, para cerca de 60 seletos convidados. Ela, que também é especialista em arquitetura e decoração, explorou o que existe de mais novo e atrativo em ambientes internos e externos como também ambientes domésticos e comerciais. Os tons terrosos, como chocolate, bege e creme são os grandes destaques

desta temporada de 2019. Segundo ela, essa mistura de cores compõe bem qualquer ambiente. “São cores neutras e elegantes que tornam o espaço acolhedor, tranquilo e aconchegante”, explicou. O evento aconteceu na boate IT CLUB, em Tambaú, onde, após a palestra, aconteceu um coquetel seguido de um jantar, para os convidados, ao som da banda Jazz. O Costumer Marketing da Coral, Eduardo Santos, juntamente com o representante comercial das Tintas Coral da Paraíba, Felipe Chaves, e o empresário Cley Miranda também marcaram presença e foram os grandes anfitriões da noite, recepcionando a todos, ocasião na qual teve a oportunidade de dialogar com os profissionais sobre as expectativas sobre o mercado.


O anfitrião com Rafa e Fabio Galiza

Dauanne Arruda - Alain Maszkowicz - Sarah Cavalcanti Mônica Barbosa - Eduardo Santos

Andrea Lorrany - Dorita Santiago - Thais Amaral

designers e decoradores Internacional das Cores”

Evento teve abertura com apresentação do Mundo das Tintas

Mônica Barbosa - Cley Miranda

Informar e satisfazer todos os nossos clientes e parceiros. Esta é a missão do Mundo das Tintas que a cada ano busca o aperfeiçoamento dos seus produtos e serviços.” Cley Miranda

Eduardo Santos agrdece a presença de todos em mais um envontro


Momento de distribuição dos brindes para todos os convidados

Carliane Carvalho - Katiana Guimarães

A empresa Coral está sempre à frente no lançamento de cores e materiais, como líder de estética no mercado de tintas nacional. Sinto-me honrada em participar do evento.” Katiana Guimarães

Eduardo Santos - Mônica Barbosa

James Medeiros - Keliane Golçalves

Adriana Bagno - Cley Miranda

Segundo Cley Miranda, o objetivo deste encontro foi trazer mais informação e conteúdo aos profissionais da área. “Deixá-los cientes das mudanças e expectativas do mercado proporcina mais opções na elaboração dos seus projetos e mais segurança nas decisões junto aos seus clientes”, explicou. Ela ainda ressaltou a excelente receptividade dos convidados com relação a palestra e de como esses encontros vêm se tornando um canal de informação e interação entre os profissionais. “Pela boa aceitação da primeira edição, enxerguei que o mercado está mudando, e a atualização das tendências e produtos do meio são de suma importância. Mônica Barbosa é expert no assunto, e ouvir as suas colocações só engradece nossos profissionais. Não quero que a Paraíba

Iana Paula Oliveira - Otávio Mendonça

Iris Paiva - Manu Mesquita

fique atrás nessa evolução. Afinal, temos grandes nomes de destaque na área”, relatou com satisfação. E pensando nesta valorização profissional e na preocupação em sempre oferecer o melhor, O Mundo das Tintas se tornou referência no mercado e faz parte do cotidiano dos paraibanos, sempre dispondo qualidade nos produtos, serviços e atendimento. Um tradição que já dura 30 anos. “Foi uma noite realmente de enriquecimento profissional. Podemos dizer até que de confraternização também. Ter a oportunidade de reunir, em um só lugar, profissionais que fazem a diferença em suas áreas de atuação e que estão sempre preocupados em se aturalizarem e trocarem ideia, é muito gratificante”, relatou o empresário.


Wallina Vital - Tatharina Ayres - Deborah Pires - Mônica Barbosa - Carmen Mello - Adriana Leal

Cley Miranda recepciona cerca de 60 profissionais da área Convidados curtem noite de informação, inovação e troca de ideias

Ximenes Dantas

Adelle Mendes - Pamella Galdino

Ricardo Castro - Mônica Barbosa - Isabella Padilha - Rafaela Barros

Presença de Felipe Chaves

Rosangela e Alcivan Freitas - Priscila Sena

Mario Holanda - Samara Moreira


Q

foto: Kadu Martins

ue as redes sociais possuem força na rápida divulgação de notícias é algo facilmente comprovado. É fato consolidado. Ao acontecer algo de engraçado ou trágico, neste instante, só basta uma imagem, e os grupos do WhatsApp já compartilham em outros grupos começando aquela divulgação surpreendente. Sem contar nas transmissões ao vivo que o Facebook e Instagram vêm estimulando. Ou seja, a mídia online existe, veio para ficar, entretanto ainda não é absoluta. Nem será. De modo que outros canais de divulgação - aqui volto mais para a área de marketing e publicidade - precisam ser explorados com o mesmo vigor, afinal as televisões e rádios, por exemplo, continuam na casa de todas faixas de rendas das famílias. O offline atinge 100 milhões de pessoas no Brasil por hora, e a cada momento gera resultados extraordinários. É um erro estratégico ignorar o poder e status que as emissoras de televisão oferecem, até porque servem material de alta qualidade para alimentar as redes sociais. Até mesmo o bom e velho panfleto pode estar à sua disposição para gerar vendas e é ignorado sem necessidade. O que eu acredito é na campanha publicitária completa, com o mais alto grau de divulgação e planejamento de impacto possível. Experimente, por exemplo, uma divulgação do seu estabelecimento na bisemana do outdoor e depois avalie quantos comentários você escutará dos clientes. A probabilidade de ouvir “eu vi sua propaganda no Face” é muito menor, do que um comercial exibido no intervalo do Jornal Nacional ou Fantástico. Sem contar naqueles programas que são segmentados, como os de culinária ou jogos de futebol. Enfim, quero deixar esse breve texto como estímulo de visão mais ampla para os empresários e profissionais de marketing que, muitas vezes, defendem tanto os “links patrocinados” e esquecem que o cliente continua real, de carne e osso, esperando sua divulgação física. É o bom e velho ditado de não deixar todos os ovos numa bandeja só. Está na hora de repartir e dividir bem direitinho o orçamento das promoções.

*Ivan Correia Empresário e Corretor de Imóveis (CRECI 4202 F)

66

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: IMÓVEIS - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

“O que eu acredito é na campanha publicitária completa, com o mais alto grau de divulgação e planejamento de impacto possível.”


68

O

grande ponto de partida desse projeto foi exatamente a leitura clássica e minimalista. Segundo a designer de interiores Maraysa Guerra, esse projeto, de longe, já encanta pela delicadeza de cada cômodo do apartamento. “A cliente, desde que entrou em contato conosco, sempre deixou claro seu amor pelo estilo e pela ideia de que menos é mais. Optamos, portanto, em trabalhar com móveis maiores e sem muitos detalhes, principalmente, na sala de estar”, acrescentou. Todos os ambientes foram marcados pela presença da laca que deu ainda mais sofisticação e delicadeza aos ambientes. “A laca, seja ela fosca ou brilhante, deixa qualquer móvel bem mais atraente e com aquele diferencial que o ambiente merece”, explicou. Para ela, tratava-se de um sonho que estava tomando forma. “Cada traço projetado no papel ganhava vida”, completou. O grande desafio para Maraysa e o projetista Fernando Guerra foi escolher os tons certos dos móveis para cada espaço. Cores que ressaltassem o ambiente, mas sem exageros. Segundo eles, essa é a etapa do planejamento que merece maior atenção, pois não é algo fácil de ser trocado. E, como resultado, as peças decorativas se encaixaram perfeitamente. “Tudo ganhou vida do jeitinho que os clientes planejaram juntos. Ficamos felizes pela confiança que depositaram em nós e pela satisfação deles com a realização desse sonho”, ressaltou. Todos os acabamentos tiveram a pegada clean. Na sala de estar, o destaque foi para a Lacca Clay, da Artesano, que deu um realce diferenciado nos acabamentos Branco Supremo e Lacca Branca. Mas, Maraysa ressalta que é fundamental deixar as partes de maior movimentação sem a presença de objetos em laca, para que não haja o risco de danificá-los. Na cozinha, cada cantinho teve seu brilho, e a laca não podia faltar. Usamos a Lacca Clay nas portas dos móveis superiores, juntamente com o vidro reflecta bronze, sem oferecer riscos ao acabamento dos móveis, caso fossem colocados na parte inferior. O MDF Metalic também foi um diferencial nas caixarias dos móveis, permitindo um brilho delicado e diferenciado. Já na suíte do casal, o branco era a prioridade. Leveza e sofisticação ficaram por conta dos acabamentos Branco Supremo e Lacca Branca da Artesano.

Fotos: Walber Lima

*Maraysa Albuquerque Guerra Designer de Interiores Modeladora 3D

*Fernando Henrique de S. Guerra Graduando em Arquitetura Projetista e modelador 3D Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: ARQUITETURA páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Animadoras da Ulala Festas marcando presença

Kayla e Ceres Leão

Douce Daminha comemora um ano de loja na Esquina 200 Brincadeiras, sorteio de brindes e guloseimas marcam a data festiva

Rodrigo e Karina Falcão à frente da Douce Daminha

fotos: China Alves

Para celebrar um ano de atuação no mercado, a Douce Daminha realizou uma tarde de muitas brincadeiras e sorteios de prêmios. Com um espaço preparado e pensado para o universo infantil, a Douce Daminha nasceu de uma forma criativa, transformando seus clientes em príncipes e princesas de diferentes idades em um mundo de conto de fadas. A loja possui um ambiente lúdico e interativo, com brinquedos e uma animadora, diariamente, para distrair as crianças enquanto as mamães escolhem os looks. A Douce Daminha trabalha com moda infantil e teen, masculina e feminina, e dispõe do serviço de Delivery, com entregas gratuitas, em toda João Pessoa, para o conforto e comodidade dos papais que possuem uma agenda corrida. Para o grande dia, a proprietária Karina Falcão preparou tudo

com muito carinho, oferecendo uma festa divertida, com pinturas artísticas, esculturas com balões, esmaltação, maquiagens, desenhos para colorir, pipoca, salgados e muitos doces. O evento aconteceu no dia 13 de abril e contou com a presença das crianças, dos papais e da cantora Mariah Yohana (finalista do The Voice Kids) que esbanjou simpatia. “Estou completamente realizada e feliz com esse primeiro ano da Douce Daminha. A aceitação foi incrível, recebemos diariamente muitos elogios. Como mãe de um casal, idealizei uma loja mágica como eu gostaria que meus filhos fossem recepcionados. Tudo foi muito bem planejado e feito com carinho. Temos, inclusive, o projeto de abrirmos uma outra unidade, na Capital, mas, o detalhe do novo espaço ainda é segredo”, revelou Karina Falcão.


Haryanne Arruda e Walter Ulysses com o pequeno Lucca Hxxxxxxxxxx

Como mãe de um casal, idealizei uma loja mágica como eu gostaria que meus filhos fossem recepcionados. Aqui todos são especiais.” Karina Falcão

Nicolly Andrade

Giovanna Antonela

Karina Falcão com os filhos Gabriela Maria e Rodrigo Filho

Julie de Luna

Mariah Yohana

Pintura artística na criançada


Foto: ShutterStock *Por Rogério Miranda

O

mês de abril é dedicado a campanhas de prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. As estatísticas são alarmantes: um acidente ocorre a cada 15 segundos no Brasil. Apesar de todos o esforço das entidades fiscalizadoras, a realidade ainda é preocupante. Com o advento da lei 13.467/2017, no seu artigo 75-B, foi introduzido no ordenamento jurídico a modalidade de Teletrabalho, que é definido como “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”. E, nessa modalidade, a prevenção dos riscos da saúde do trabalhador também foi alvo de preocupação das normas legais, notadamente quanto à duração da jornada e à fiscalização do ambiente, onde o empregado exerce suas atividades, se existe ou não atividade insalubre ou perigosa. Na CLT, não há limites para a jornada, duração e horário do teletrabalho, bem como não há disciplina do modelo de fiscalização das suas atividades. Embora tenha havido nítida inspiração no Código do Trabalho Português, a Reforma Trabalhista negligenciou exatamente as proteções previstas naquele ordenamento jurídico. Segundo o Art. 75-E, o empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho e diz também que o empregado deverá assinar um termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pelo empregador. Contudo, nos termos da lei, fica a empresa dispensada de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, simplesmente

pela assinatura do empregado do termo de responsabilidade descrito no artigo 75-E da CLT. Mas, é aí que reside o perigo: mesmo com a assinatura do termo de responsabilidade do empregado, não há como a empresa livrar-se das responsabilidades de futuros acidentes e doenças ocupacionais que podem atingir o trabalhador. É necessário que o empregador fiscalize o ambiente do teletrabalhador, seja esse o seu domicílio ou outros similares. Isso por conta da aplicação do princípio da dignidade da pessoa humana (art.1,III, CF/88); da elevação da saúde e o trabalho como direitos sociais à condição de cláusula pétreas; da redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança (inciso XXII e da responsabilidade do empregador com a obrigação de indenizar ao empregado acidentado ou enfermo, quando aquele incorrer em dolo ou culpa (inciso XXVIII). Tais normas serão aplicadas independente da assinatura do termo de responsabilidade pelo empregado que exerce a modalidade de teletrabalho. E as empresas que não cumprirem e fizerem cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho serão atingidas por tais responsabilidades. Portanto, a melhor dica é: contrate profissionais de saúde e segurança do trabalho para realizar toda a inspeção, controle e ajuste dos ambientes do teletrabalhador, bem como a realização dos programas de prevenção (PCSMO, PPRA, LTCAT, ASO, PCMAT, dentre outros), os quais, uma vez realizados, poderão isentar de culpa os empregadores que assim o fizerem, lembrando do ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar!”

*Rogério Miranda Advogado – OAB/PB 10800 Pós- graduando em Direito do Trabalho - ESMAT/PB; Pós- graduado em Direito Civil e Processo Civil pela ESMA/PB; Advogado atuante na área do Direito do Trabalho Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

72


* por Hilton Maia

ma das maiores dicotomias de todos os tempos vem ganhando uma nova forma: afinal, mais vale a preservação de uma família, mesmo quando um dos cônjuges, ou até mesmo os dois, já perderam o seu “brilho no olhar”, ou seria legítima a busca pela felicidade a partir da construção de uma nova conjuntura de vida? Fato este que vem se tornando cada vez mais corriqueiro nos tempos atuais. Velhos tabus, antes tão intensos no universo feminino, tais como a importância da manutenção da “virgindade” até o casamento, vir a ser rotulada de “mulher separada” ou, até mesmo, divorciar-se, após já ser mãe, e ser tida como “mãe solteira”, já não possuem mais relevância. Por “outra banda”, com o advento da guarda compartilhada como regra entre os genitores, tabus masculinos perdem a força, como o de que, ao se divorciar, o varão seria obrigado a ter o convívio com os seus filhos diminuído ou até mesmo a vê-los chamando outro homem de “papai”, por um eventual maior contato deles com o padrasto. De outro norte, vivemos em uma sociedade cada vez mais fútil e individualista, a partir da qual temos presenciado uma crescente nos movimentos sociais, religiosos e até digitais na defesa de um prisma de resgate de princípios longínquos a partir da preservação da família. Em suma, a família, em seu sentido mais amplo, tem representado a manutenção de valores singulares, tais quais: a honestidade, a ética, a decência, o respeito, entre outros. O fato é que o mundo mudou e, com ele, as consequências pela tomada de certas decisões. Inegável é a liberdade que se tem para a adoção da famosa expressão: “vou partir pra outra” ou não... Seja a sua opção por mais tolerância, seja por um redirecionamento imediato, lembre-se: toda a busca pela felicidade é legitima! Procure um bom advogado. Que Deus ilumine vossas escolhas!!!

foto: shutterstock

U

* Hilton Maia Advogado - OAB-PB 13.442 Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Dom Bosco; Atuação em Direito Civil com ênfase nas Relações Econômicas, Patrimoniais e Familiares; Professor Universitário e palestrante de eventos jurídicos; Criador do Canal Negócio Jurídico no YouTube; Sócio-fundador do Hilton Maia Advocacia & Consultoria.

74

Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: DIREITO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Roberto Miranda e Rosângela Caetano festejam os 5 aninhos Com o tema “Patrulha Canina”, o Pirlimpimpin ganhou cores, flores e

O pequeno Moisés comemora cinco anos com a Patrulha Canina


do caçula Moisés muita descontração

Tema foi escolhida pelo aniversariante

Moisés com a irmã Rebeca

Personalizados encantaram os convidados

Personagens do desenho animado foram destaque

Roberto Miranda e Rosângela Caetano entram no clima da Patrulha Canina

fotos: Roseane Fialho

Mesa assinada por Gabriela Medeiros

Sou abençoado por ter filhos tão especiais. Só tenho a agradecer a Deus por ser um homem realizado.” Roberto Miranda

Ele é uma mistura de pimenta e doçura. Adora brincar, correr e ser um super herói. Junto com a sua irmã Rebeca, eles são a alegria da casa. E não há nada que o detanha quando foca em um objetivo. É determinado, gentil e animado. Por essas e outras razões, o pequeno Moisés ganhou uma festa pra lá de animada, no Pirlimpimpim, do Mangabeira Shopping, para comemorar os seus cincos anos de idade. Com o tema “Patrulha Canina”, a tarde de comemoração foi cercada pela presença de amigos e familiares que fizeram questão de dividir este momento com ele e os pais Roberto Miranda e Rosângela Caetano. Na decoração, assinada por Luciana Eneias, da Kids Festa, as cores vermelha, amarela e azul predominaram em todo o salão. Flores naturais deram um toque delicado, buscando a natureza como ponto de equilíbrio. Ursos e cachorros de pelúcia foram vistos em todo o cenário da festa, encantando criancas e adultos. A mesa principal de bolos e doces teve a assinatura de Gabriela Medeiros que utilizou todos os personagens e elementos do desenho infantil, deixando o espaço divertido, do jeitinho que o aniversariante desejou. Para recepcionar os convidados, Moisés usou um look descolado, composto por camisa social, calça jeans e sapatênis. Tudo escolhido pela mãe.


Os anfitriões com Erasmo, Cristiane, Vanildo, Ângela, Vanessa, Vanildo Filho e Sônia Caetano

Emília, Jady, Rosângela, Roberto e Rosa Miranda com o aniversariante

Moisés é um presente de Deus que veio selar a aliança da nossa família. A ele desejo muita saúde, amor e sabedoria.” Rosângela Caetano

Com banda Castelo Encantado

Rosângela Caetano e Roberto Miranda com os filhos Moisés e Rebeca

A festa foi diversão para toda a família

A festa de Moisés também contou com a animada presença dos personagens da Patrulha Canina, da Imaginart, que brincou com a criançada, deixando o clima ainda mais contagiante. O lugar ficou ainda mais descontraído quando a banda “Castelo Encantado” começou a se apresentar, tocando as músicas mais conhecidas do repertório infantil. Até as mamães caíram na pista de dança, relembrando os sucessos que marcaram suas épocas. A criançada ainda se divertiu nos briquedos do Pirlimpimpim. Tudo isso sob o olhar dos monitores do local que também participavam das brincadeiras. O ápice da festa foi o momento do ‘Parabéns pra você’ quando todos os amigos e familiares celebraram juntos mais um ano de vida do tão querido e amado por todos, como o pequeno Moisés. Roberto, Rosângela e Rebeca Rebeca Miranda com Kayla e Ceres Leão e Kadu Martins


Presença dos amigos Rafael Miranda, Danyelle Caetano, Iara Caetano e Luiz Cravo

Rosângela e Roberto recebem Gisely e Bruno Spinasse, Floriano Miranda e Márcia Montenegro

Brincadeiras, dança e muita música marcam a tarde festiva Convidados se divertem com a Patrulha Canina e entram no clima

Momento de cantar o “Parabéns pra Você”

Moisés com seus amiguinhos da Patrulha Canina

Muita diversão no parque do Pirlimpimpim


Foto: Kadu Martins

*por Geane Amaral

O

Coaching é uma metodologia que tem como principal objetivo aumentar o desempenho de uma pessoa, grupo ou empresa. Para isso, conta com uma série de técnicas que podem ajudar os profissionais de Marketing Multinível a impulsionar suas vendas e as de suas equipes, conquistando resultados extraordinários. CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS QUE VOCÊ PODE TER, NA SUA CARREIRA, AO INVESTIR EM COACHING: Definição de Metas Você já ouviu falar na famosa frase do filme Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.” Pois é, através de metas bem definidas, você pode alcançar o sucesso que sempre sonhou. E se tratando de Marketing Multinível, é importante definir aonde você quer chegar, o que pode incluir, o valor que deseja ganhar por mês, ou vender em determinado período, e até mesmo a equipe que deseja ter. Saber exatamente o que se quer é fundamental para que tenha um foco e, então, trace o caminho que precisa seguir para alcançar tudo o que deseja tanto num negócio como em sua vida pessoal. Desenvolvimento Pessoal e Profissional Na vida, tenha a certeza de uma situação: ou você está evoluindo ou está estagnando. Ao investir na contratação de um Coach, você desenvolverá e aprenderá técnicas altamente eficazes para se conhecer verdadeiramente e, assim, descobrir os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados e potencializados. Dessa forma, poderá se tornar um vendedor e líder muito mais preparado, tanto para lidar com clientes quanto para administrar seu trabalho e conduzir os membros da sua equipe. Um profissional que se conhece, certamente se mostrará muito mais resiliente, perante os desafios, e seguro, conquistando a confiança de clientes e parceiros de negócios.

Comunicação Efetiva com Clientes Nos dias de hoje, a comunicação eficaz define o sucesso de muitos negócios e está intimamente ligada com a arte de vender. Afinal, o bom vendedor é aquele que consegue se comunicar com o seu cliente de forma clara, mostrando que aquele produto é realmente o que ele precisa. Para isso, é necessário aprender a ouvir na essência, ou seja, dar total atenção ao que o consumidor diz, a fim de conhecê-lo melhor e saber o que ele está buscando. Aprender a se comunicar de forma eficiente é fundamental para começar a efetuar mais vendas e impulsionar os seus resultados. Gestão do Tempo O tempo é um dos bens mais valiosos dos seres humanos, pois, quando desperdiçado, não é possível ser recuperado. É muito importante que tenha essa consciência ao trabalhar com Marketing Multinível, pois terá total liberdade para gerir o seu tempo, portanto, é necessário cuidar para saber aproveitá-lo da melhor maneira possível. Como podemos perceber, o Coaching é uma metodologia bastante rica e que conta com uma série de ferramentas valiosas, capazes de levar um vendedor comum a se tornar um grande líder e profissional de vendas. Certamente investir em um processo de Coaching é um investimento que irá agregar muito valor a sua carreira e trazer excelentes resultados na vida pessoal também. Lembre-se de que você é capaz de tudo o que desejar, basta que dê o seu melhor. Trabalhe em prol dos seus objetivos com foco, clareza, honestidade e determinação. Construa uma mentalidade positiva e empoderadora e tenha como seu apoio metodologias eficazes como o Coaching.

*Geane Amaral Master Coach e Consultora de Carreira e Negócios; Pós-graduada em Administração de Empresas na FGV; Professora de MBA e pós-graduação.

80

Informações, dúvida e sugestões: (83) 3246.6508 (a redação) Onde Encontrar: EDUCAÇÃO - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA


Foto: Kadu Martins

E

82

nquanto ainda explorava a vida e fazia planos para o futuro, Alzeny Maranhão se descobriu grávida, aos 18 anos, do primeiro filho Alef, no início do relacionamento com o seu marido José Maranhão. Vinda de uma família estruturada e conservadora, foi orientada para construir uma família, ser mãe e ter um lar. Não saber ao certo o que vinha pela frente era o principal desafio a ser vencido. No entanto, com amor, serenidade e sabedoria, descobriu que ser mãe tinha aflorado nela os sentimentos mais profundos de um ser humano: “Instinto, amor e proteção. E olhando, para trás, vejo que minha maior realização foi colocar a minha descendência no mundo e conduzir da melhor forma possível”, relata. Sem se intimidar com as dificuldades de ter sido mãe tão jovem, engravidou novamente. Desta vez de uma menina, a Sabrina, hoje com 19 anos. Ter bastante paciência e tentar compreender os filhos, sem perder a autoridade e o respeito, é o segredo dessa mãe amorosa e protetora. Nas jornadas entre o trabalho e a maternidade, Alzeny teve uma grata surpresa e precisou se afastar das atividades da empresa Cupom Fiscal, onde dividia a administração ao lado do marido, para se dedicar a sua terceira gestação: o caçula Felipe, hoje, com sete anos de idade. “Eu não esperava, mas Deus faz planos incríveis e no tempo certo, para nos tornarmos melhores do que já somos”, revelou ela cheia de gratidão. Essa mãe justa e ao mesmo tempo durona conta que essa nova geração é completamente diferente da que viveu. Para ela, educar e cuidar dos filhos no contexto atual é um grande desafio. “A tecnologia e a modernidade influenciam os filhos mais do que os pais e querer mostrar um lado, muitas vezes, inverso desta realidade coletiva, nos faz estarmos sempre de alerta e buscarmos maneiras eficazes de vencermos essas barreiras para podermos nos comunicar claramente com eles”, explica Alzeny. Ela ainda revela que, apesar de amar muito seus filhos e atender todas as suas necessidades, ela tem um lado firme e racional através do qual equilibra os problemas, as teimosias e os desejos de cada idade. “Sou muito de elogios e carinhos, mas tenho o lado durona, que mesmo que machuque, é necessário.

Ser mãe não é fácil, mas é gratificante. Eu sei que os meus filhos não são perfeitos, eu também não sou. Mas cada um tem sua individualidade e o seu valor, e estou educando para que sejam o melhor que eles podem ser. Afinal, são criados para o mundo”, desabafa. Mas quem pensa que dificuldade é uma palavra que lhe impede de seguir em frente, engana-se. Alzeny está sempre superando todos os desafios com muita positividade e fé em Deus. E sempre focada no bem-estar e realização da família. “Para mim, um dos momentos mais importantes da minha vida foi ver o meu filho primogênito concluir o curso de medicina aos 25 anos. Além dele, contemplo Sabrina, como estudante de medicina, e meu pequeno Felipe alegrando a casa. Me sinto realizada de ser mãe de três filhos íntegros”, declara. E quem vê essa mãe atuante não imagina a correria que tem, diariamente, para cuidar da casa, do marido, da saúde, da beleza e dos estudos. Sim! Essa mãe cheia de energia e disposição, aos 44 anos de idade, é estudante do curso de Administração de Empresas e seus planos para o futuro é concluir a formação acadêmica e elaborar novos projetos para a Cupom Fiscal ao lado do seu grande amor José Maranhão: “Ele é meu parceiro de vida, temos ainda muito o que conquistar”.


Diretor da Pauta Comunicação, agência especializada em Comunicação Empresarial leandro@pautacom.com.br | (83) 98812-8020

1

Todas as fotos são de responsabilidade do colunista. foto: Cácio Murilo

2

3

84

Rogério Fernandes

Castro Neto, da Pacto Mais

Zé Antônio, Fernando Viana, Marco Viana e Amarílio Filho

1 - A cada duas semanas, o ISO Colégio e Cursos realiza transmissões ao vivo no Instagram, com foco nos temas mais atuais. A live é ministrada por professores especialistas e conta com a participação dos seguidores do perfil. 2 - O empresário Rogério Fernandes, diretor da Bureau Contábil, é o novo presidente da Rede Nacional de Contabilidade para o biênio 2019/2021. Desejamos sucesso na gestão. 3 - José Castro Neto, da Pacto Mais - empresa voltada para soluções tecnológicas - esteve na sede da Fiesp, em São Paulo, em evento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. 4 - O Santa Grelha, um dos restaurantes mais renomados e premiados de Fortaleza, chega, em maio, à Capital paraibana. O espaço gourmet, especializado em grelhados, vai funcionar no Manaíra shopping. 5 - O presidente da Abrasel/PB, Arthur Lira, convida a todos para participar do circuito gastronômico do Festival Brasil Sabor 2019, que acontece até 2 de junho. Participe e deguste!

4

Santa Grelha em breve em João Pessoa

Arthur Lira, presidente da Abrasel/PB

5


Equipe do Forró Pra Curtir comemora em grande estilo os sete anos de banda

Forró Pra Curtir comemora sete anos com show a bordo Amigos, fãs e parceiros brindam o sucesso da banda com pôr do sol, fotos: Cidinho Filmmaker

Completando sete anos de atuação, a banda Forró Pra Curtir comemorou a marca, em grande estilo, a bordo do maior Catamarã do Nordeste, o “100% Lazer”. Com um passeio nas águas da Praia do Jacaré, que teve início por volta das 14 horas e terminou depois do belíssimo pôr do sol, a festa contou com muita música, diversão e lembranças dos sucessos que marcaram a banda ao longo desses anos. A tarde foi animada pelo som do Forró Pra Curtir que tem o Romerito Costa como vocalista. A festa ainda contou com a participação de Arnaud Neto, Marx Rodrigues e os Djs André Loyola e Gabriel Pegado que levaram os convidados à pista de dança. A produção do evento ficou com a Two Brothers Entretenimento, de Átila Cardoso. A decoração da embarcação teve a assinatura de Naedja Lopes, da Festas e Decorações.

A banda, que tem o instagram @forropracurtir, é de João Pessoa e iniciou sua trajetória em 2012, quando o “forró estilizado” estava começando a ganhar o país. O cantor Romerito Costa já tinha experiência musical, por ter passado por outros grupos e estilos. Logo após se lançar no cenário musical, a banda ganhou notoriedade por fazer do entrosamento do grupo, junto com a interação com o público, seu maior diferencial. Hoje, a banda é uma das mais requisitadas para casamentos, formaturas, aniversários e eventos públicos. O Forró Pra Curtir possui músicas autorais, como a canção “Arrependimento”, CDs gravados, vídeos no YouTube e entrevistas em vários veículos de comunicação. O primeiro DVD foi gravado em 2015, na comemoração do 3º aniversário, realizado no Loft 142.


Gildevan Carvalho, Átila Cardoso, Marx Rodrigues, Romerito Costa e Caio Márcio

O empresário da banda ladeado por Vinícius Júnior e Mateus Cardoso

Átila Cardoso e Romerito Costa

Átila Cardoso - Daniela Cabral - Romerito Costa - Lucélia Santos

Convidados brindam o sucesso da banda

de um Catamarã música e animação

Gabriel Pegado - Duarte Costa - Átila Cardoso - Romerito Costa - André Loyola Marcello Villar - Marx Rodrigues - Arnaud Neto

Só temos a agradecer o carinho dos nossos familiares, amigos e fãs presentes neste aniversário. Com certeza, foi uma das melhores festas dentre os setes anos da banda Forró Pra Curtir.” Romerito Costa

O som contagiante da banda Forró Pra Curtir


foto: Johny Medeiros

ADRENALINA

AVENTURA E SIMPATIA #ADRENALINATICA Paraibana de sangue fervendo, jornalista, jovem, linda e daquelas que o sobrenome já é “aventura”. Daluanne ou Dalu, como é chamada pelos amigos, nos contou um pouquinho das suas muitas adrenalinas, e, se fosse para relatarmos aqui, seria uma revista só para ela (risos). Morou em San Diego, Califórnia, berço e sonho de quem respira esportes radicais, e sempre curtiu a frase “sou livre”. Será? Sim. Ela conta com sorrisão no rosto que continua sentindo-se livre, e apenas passou a curtir a liberdade com a filha Nalu e sempre ao lado do maridão Johny. Vai aqui um registro radical e adrenalinático de mãe e filha, praticando skate e curtindo a orla da nossa capital. Arrasaram!!! foto: Felipe Leonardo

foto: Gabriel Maia

88

VEM AÍ... TRILHA ACESSÍVEL

#TRADIÇÃO: VII TRILHA DO TRABALHADOR

Vem aí a 3ª edição da Trilha Acessível, que será realizada em parceria entre PbAdventure e ACSocial (Associação e Consultoria para Inclusão Social), no dia 15 de junho. O objetivo é buscar a inclusão de pessoas que super curtem aventuras adrenalináticas, mas que, por alguma deficiência, as atividades tornam-se mais difíceis... porém não impossíveis. Esse evento, assim como as edições anteriores, contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz do Espirito Santo. Preparem-se! Estive presente na primeira edição, e a emoção de poder contribuir com esse momento é indescritível. Anota aí: @pbadventure e façam suas inscrições.

Mega evento que já faz parte do calendário de quem curte o 4X4. Realizado em 28 de abril, saindo da cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa/PB. Organizada pelo grupo Ignorantes 4x4, a Trilha do Trabalhador é um evento sem fins lucrativos e totalmente gratuita, onde, além da aventura enfrentando lama, chuva e obstáculos, também é um momento de confraternização entre diversos grupos. Este ano, o evento contou com cerca de 200 participantes, tanto da Paraíba como também de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. A organização afirma que esse número tem crescido a cada edição. Na comemoração ao dia do trabalhador, não faltou distribuição de brindes, churrasco e música ao vivo. O percurso teve ao todo 18km, sendo apenas 13km de trilha, iniciando às 08h30 da manhã, e a adrenalina rolou até 22h, com um detalhe: nenhuma viatura conseguiu fazer o circuito completo.


UM RAPEL DESAFIADOR

foto: Elphen Nascimento

ELA É SUPERAÇÃO Aline Pinheiro, aventureira, apaixonada por desafios radicais, já fez várias trilhas por esse mundão a fora e tem muitas histórias empolgantes para contar. Além de esportista, é linda e mãe do pequeno José Matheus. Essa adrenalinática vem enfrentando um câncer, mas sua energia e determinação não a deixam desistir. Estamos fazendo esse relato para que a mulherada que curte Off Road prepare-se para a trilha “O Teu Cabelo Não Nega”, onde a ideia é que todas as mulheres estejam usando turbante. A data ainda não está definida, mas já sabemos que causará grandes emoções. A ideia foi do esposo Elphen Pinheiro, que já idealiza como tudo acontecerá. Nossa coluna recebeu o convite em primeiríssima mão, diretamente de Aline, que finalizou com a seguinte pergunta: TOPA? Resposta imediata: SUPER TOPO! Nossa carinho a todas as mães que, com muita fé e otimismo, nos dão exemplo de superação.

foto: Guilherme Crispim

foto: Jonathan Clayton

foto: Janaina Bezerra

AVENTURA NÃO TEM IDADE

1º OFF ROAD PIER #SUCESSO O 1º Off Road Pier Restaurante aconteceu no dia 23 de março, idealizado pelo empresário Guilherme Crispin. A largada se deu regada com um farto café da manhã no próprio estabelecimento comercial, com destino a Barra do Grau/PB. Foram mais de 100 viaturas participantes, surpreendendo a organização do evento, e que já vislumbra um evento anual. Eles nos contaram que foi uma trilha tranquila e sem acontecimentos inesperados, mas de grandes emoções. Finalizaram a aventura com retorno ao ponto de largada, onde foram recebidos com um delicioso almoço, degustação de cachaça e forró pé de serra, comemorando o sucesso dessa primeira edição do Off Road Pier Restaurante. Show, e estaremos no próximo.

Uma galera muito animada, daquelas que topa tudo, enfrentou mais um desafio praticando rapel. Foram 48 metros com cara de 96. A aventura foi no dia 05 de maio, em Gramame Norte/PB, onde contou com a participação de aproximadamente 25 bem humorados e corajosos “atletas”. A PbAdventure, organizadora do evento, chama de “momento de terapia”, e aqueles que ainda se assustam, preferem denominar de “superação”. Eu defino como “momento único”.

Tenho a quem puxar! Essa linda senhora - de praticamente um metro e meio de altura - é mais gigante do que se possa visualizar. Maria Zilda é a mãe dessa colunista que vive enfrentando desafios radicais e buscando saber onde será o próximo. Ela tem 72 anos e é uma paraibana arretada. No último dia 08 de maio, ela resolveu realizar uma aventura praticando tirolesa. O local escolhido foi o Hot Park, o maior parque aquático do Brasil, localizado na cidade de Rio Quente/GO. Um percurso de mais de mil metros, uma paisagem de cartão postal e um sorriso de quem estava realizando um sonho. Tenho muito orgulho dessa mãe aventureira!! foto: Felipe Leonardo

ENCANTOS DA NATUREZA Nossa coluna corre para junto de quem curte natureza e desafios radicais. Rapel em rochas ou barreiras deslizantes já é maravilhoso, agora imagine que loucura boa é fazer rapel em cachoeira. E a galera da PbAdventure não perde tempo. Dia 14 de abril, saiu com destino a Cachoeira da Boa Vista, no município de Alagoa Nova/PB. Foram 20 pessoas que madrugaram motivadas pelo esporte radical, independente da distância e dos obstáculos a serem enfrentados. “Rapel é um esporte que mistura confiança, determinação, superação e muita emoção, e em nosso Estado tem crescido a busca por esse desafio”, é o que afirma Felipe Leonardo, um dos organizadores dessa “brincadeira” saudável entre amigos.


foto: Shutterstock

Psicólogo, filósofo, sociólogo, teólogo, escritor, Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e autor do livro “Quando Vem a Brisa”.

A LIBERDADE DA ALMA O sonho de ser inteiramente livre

A

alma humana se alimenta de sonhos, emoções e sentimentos. Entre os muitos sonhos da alma, está o desejo de ser livre. Sem dúvida alguma, isto é uma das maiores necessidades do ser humano. O anseio por liberdade acompanha o homem ao longo de sua história e é força motivadora de suas ações mais significativas. Contraditoriamente, há momentos em que as ações para a liberdade terminam em situações de escravidão. Sonhando com a liberdade, muitos vivem o pesadelo da opressão. Na verdade, o desejo de ser livre e o riso de ser escravo andam lado a lado, e o limite entre eles é tênue demais. Muitos adolescentes, sonhando em ser livre, são tragados pelos grilhões das drogas. Jovens enamorados, buscando a liberdade no amor, tornam-se escravos de paixão. O sonho de ser livre, para viver um grande amor no casamento, tornou muitos homens e muitas mulheres escravos do ciúme, de mesquinharias, transformando a vida a dois em uma grande penitenciária conjugal. Estranhamente, a religião também escraviza. Ela, que deveria ser uma força libertadora, tem oprimido muitos com dogmas, superstições e manipulação de líderes mal intencionados que transformam almas carentes em vítimas da exploração psicológica, espiritual e financeira. Nestas situações, a fé passa a ser usada para oprimir a pessoa, e não para libertá-la.

90

Toda a escravidão é danosa à alma. Entre tantas formas de escravidão, três delas merecem destaque: a sentimental, a moral e a espiritual. Todas elas atuam como um vírus fatal, destruindo a nossa existência. Quantas pessoas estão presas a sentimentos mesquinhos; são almas algemadas. Ressentimentos, mágoas, amargura, ódio e rancor escravizam a pessoa por dentro, roubando-lhe a dignidade e a alegria de viver. Outra escravidão terrível é a moral. Ela é produto de um conjunto de fatores e iniquidades que pouco a pouco mina toda a nossa base ética, tornando-nos pessoas sem compromisso com a vida, com o próximo e com Deus. A escravidão moral subtrai do homem seus valores e seus princípios vitais. Por fim, temos ainda a espiritual. É a escravidão por conta do pecado, que tira do ser humano toda a sensibilidade para com Deus, transformando o homem num ser aprisionado pela sua arrogância, inquieto, insensível, cruel, vítima de si mesmo. Tentar ser livre excluindo Deus da sua vida é alçar voo nas asas da liberdade e cair nas garras de alguma forma de escravidão. Quando alguém resolve abandonar o Senhor, tornase escravo de sua própria vaidade e ilusão. Contudo, Jesus Cristo afirmou: Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (João 8.36).


foto: Shutterstock

foto: shutterstock

- PARE DE PERDER O SEU TEMPO *Por Lúcia Rodovalho

ENTRE AMIGAS: REDE DE ORAÇÃO E ACONSELHAMENTO

foto: Shutterstock

A Rede reúne mulheres, acima de 30 anos, testemunhando que a Palavra de Deus é viva e eficaz em suas vidas, contagiando e treinando outras para fazerem o mesmo. O encontro semanal de oração acontece às quartasfeiras, às 20h, no Centro de Convenções Cidade Viva. A rede também reúne grupos pequenos, nas casas, e diponibiliza aconselhamento a pedido e com agendamento prévio. Para participar, envie um email: redeentreamigas@cidadeviva.org

Salomão nos mostra um caminho interessante:

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.” (Provérbios 6:6). A formiga é o maior exemplo do trabalho desperdiçado apesar de servir, como incentivo ao trabalho e a deixar a preguiça – ela trabalha durante três estações para usufruir por apenas uma. Foi provado que, para uma formiga sobreviver em uma estação de inverno, ela só precisa de dois grãos de trigo – mais do que isso, ela morre. Mas a formiga só trabalha, e, quanto mais velha fica, mais trabalha, sem parar e sem tempo para gastar o que já possui. Para termos resultados diferentes, temos de fazer algo diferente, ou seja, parar de desperdiçar e melhor utilizar o nosso tempo. Se quisermos ser prósperos devemos fazer algo novo. Será que você está realmente disposto a ser próspero? Se estiver, siga estes três passos:

DIAS DOS NAMORADOS: JANTAR ROMÂNTICO PRIMEIRA

foto: Pexels

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Primeira Igreja Batista de João Pessoa realizará, no dia 12 de junho, um jantar super romântico, no restaurante Sal e Brasa Prime, às 20h. Chame seu cônjuge e participe deste momento cheio de bênçãos. O evento contará com louvor, palestra do pastor Estevam Fernandes, dinâmica entre os casais e sorteios de brindes. Para participar, entrar em contato com Adilson Xavier, no (83) 98877.0250.

“Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.” Isaías 54:2

* Primeiro passo: Entregue algo que possui para receber algo que deseja; * Segundo passo: Abra mão dos sentimentos e atitudes de vítima, inferioridade e murmuração; * Terceiro passo: Pare de fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes, mas faça algo novo. Fonte: http://saranossaterra.com.br/mensagens/pare-de-perder-o-seu-tempo/

8 PRINCÍPIOS QUE UM LÍDER DEVE ENTENDER 1. A visão sempre é maior que o visionário, do que a vida do visionário. 2. A visão é a fonte do propósito para o líder. 3. O visionário é o catalizador da visão. Ele não é a visão é o catalisador. As pessoas buscam a visão e não você. 4. A visão é de gerações. A visão não é para você, é para os filhos que ainda não nasceram. 5. A visão é transferível para o povo. Não transfira a sua personalidade, mas a visão. 6. A visão é cumprida em fases. Não coloque pressão desnecessária sobre si própria. 7. A visão sempre é pessoal, mas nunca privada. 8. A visão é temporária. Tem o período. Tem que estar sensível ao tempo de Deus. por: Myles Munroe


Perfetto Odontologia Especializada: (83) 3021.7847 | 98880.3040 Preciosa Cosméticos: (83) 3238.1750 | 98887.4398 | Instagram: @preciosacosmeticos Priscila Palmeira: (83) 99910.2054 | 99360.6324 SD Bairro dos Estados: (83) 98759.2071 Vivianne Araújo: (83) 3225.6706 | 99115.8530 | Instagram: @viviannearaujodermatologia | Facebook: Vivianne Araújo Dermatologia | Site: www.viviannearaujo.com WM Cosmetics (Bioextratus): (83) 3231.5209

ARQUITETURA e DESIGNER

Ana Luzia Pita: (83) 98717.5207 Artesano: (83) 3023.4398 | 98820.2686 | Instagram: @artesanoplanejados Manita Planejados: (83) 3023.8899 | 98897.8899 Maraysa e Fernando Guerra: (83) 99689.7314 Dauanne Arruda: (83) 99117.2722 Julye Pinheiro: (83) 3512.9899 Karla Barros: (83) 98722.7087 Marel: (83) 3035.1001 | Instagram @mareljoaopessoa Portal Marceneiro: (83) 99159.5171 | Site: www.portalmarceneiro.com.br Rosane Oliveira: (83) 99983.9119 | 3245.9119

ARTE, DECORAÇÃO e PINTURA

Ana Claudia Carvalho: (83) 9882.3706 E-mail: claudiaperfatta@hotmail.com |Ambiente Decorações: (83) 3246.7088 Cortinas & Cia: (83) 3247.4709 | 98641.2724 Duart Decor: (83) 98859.1511 Guaramoveis: (83) 3271.7552 JVL Vidros: (83) 3224.5440 | 99984.1141 Mundo das Tintas: (83) 3208.4700 | 3246.5755 | Instagram: @mundodastintas Portobello Shop João Pessoa: (83) 3244.2610 Vip Vidros: (83) 3243.4213 | 3243.4214 XD Móveis: (83) 3247.3435

BELEZA

Ana Elisa Pawlenko: Eco Medical - Sala 1801| (83) 98115.8835 Bio Extratus: (83) 3231.5209 Bronze Dourado 13 de Maio: (83) 3035.1020 | 98860.5867 Bronze Dourado Praia: (83) 3508.2000 | 98613.1348 Claudete Arruda - Clínica Glam R. Tabelião José Ramalho Leite, 1358, Cabo Branco | (83) 3226.7145 Dr. Laser: (83) 3031.7275 Elen Oliveira: (83) 3024.0376 | Instagram: @draelendermato Francisco Odílio: (83) 4009.4567 | 99909.0008 Eco Medical - Sala 1604 Haskell: (83) 3246.6494 Invisaling: (81) 98189.2997 | Site: www.invisaling.com.br Juliana Pinho - Dermocare: (83) 3506.1816 Leda Pessoa: (83) 99634.3588 | Instagram: @fisioledapessoa Lia Gongalez: (83) 98823.5551 | 99667.3787 | Instagram: @liagonzalezz Lola Nails & Beauty: (83) 99685.1450 | 3578.3713 Mais Fios: (83) 98820.7979 | Instagram: @maisfiosjp Magrass Manaíra: (83) 98217.4850 | 3508.8300 | Instagram: @magrassjpmanaira Manuela Gonçalves (Gonçalves Odontologia): (83) 3224.9341 | 99102.2638 | Av. Ruy Carneiro, 33, Sala 308 - Ed. Phoenix - Miramar Matheus Baltar: (83) 99925.3323

DIREITO

CIMA: (83) 3508.7974 @cima.mediacaoearbitragem Eduardo Arruda: (83) 98891.1313 Gildevan Carvalho Advogados: (83) 3021.6373 Hilton Maia: (83) 98135.4200 José Augusto Neto: (83) 98780.5744 Julianna Erika: (83) 99694.3322 Rogério Miranda: (83) 99868.8888 | 3221.9329 Sérgio Marcelino: (83) 98812.7680 | Site: www.portaljustica.com.br | Sérgio Moniz: (83) 98881.8037

EDUCAÇÃO, PALESTRAS, TREINAMENTO e WORKSHOPS

Colégio Meta: Bessa - (83) 3245.1471 | Jardim Oceania - 3245.7209 | Kids/Bessa - 3245.1435 | Jardim Luna - 3034.7766 Domésticas & Cia: (83) 4141.0740 | 99961.3212 Exato Colégio e Cursos: (83) 3246.0701 Geane Amaral: (83) 99307-6562 Instagram: @geaneamaral_oficial KLA: (83) 3244.6387 | 98878.5065 NTW Contabilidade: (83) 98819.8484 | 98861.7151 Prime’s Cool: (83) 3021.8752 Red Balloon: (83) 3508.2022 Talyta Leão - (Instituto VOCÊ): (83) 98769.1234 | (83) 3576.2170 The Kids Place: (83) 3576.2306

EVENTOS, DOCES E PRODUÇÃO

Ambar Geradores: (83) 98804.1137 | 3506.6333 André Luiz Florista: (83) 3221.1687 Astral Drinks: (83) 98800.0483 Beto Movimento: (83) 98706.6030 | 99108.7373 Bosque dos Sonhos: (83) 98802.6947 | Instagram: bosquedossonhos Blu’nelle Recepções: Av Epitácio Pessoa, 2260, Tambauzinho (83) 98650.3672 | 3244.3636 | Instagram: @maisonblunelle | Email: eventos@blunelle.com | Site: www.blunelle.com Casa Provençal: (83) 98607.7030 | 99604.9641 Classic Band: (83) 98815.4984 | Instagram: @classic_band Cris Festas: (83) 99988.4909 Cristallo Bianco: (83) 3034.2516 | 98804.4922 Débora Brito: (83) 99127.8478 DJ Marcos Miranda: (83)98659-7309 Érika Gurgel: (83) 98753.3933 Estrela da Manhã: (83) 98882-3706 Fillip Miranda: (83) 3042.0889 Forró Pra Curtir: (Two Brothers Entretenimento) (83) 98840.5050 | Pátio Altiplano Shopping, Sala 23 | Instragram: @forropracurtir Quintal Mágico: (83) 3247.5652 Interativa: (83) 98700.2623 | 98610.9522 Jéssica Gambarra: (83) 99144.8632 Kiara Eventos: (83) 98831.7578 Maria Helena Moura: (83) 3224.0051 Marriage Recepções: (83) 3244.0278

MK Eventos: (83) 98878.1853 | 98885.6515 Nobertson Oliveira: (83) 3243.3024 Palazzo Cristal: (83) 98744.3346 Pula Pirula: (83) 3506.8115 | 98731.4080 Ricardo Gomes: (83) 98667.3846 Rose Marques Bem Casados: (83) 98897.5743 Sonho Meu: (83) 99362.8820 Sheyla Lucena (83) 98155.7139 Sueli Almeida: (83) 98833.7703 Technology Eventos: (83) 98185.6959 Tudo Para Casamento: (83) 98884.9993 Unique Beach: (83) 99961.2367 Vip Valet: (83) 98812.4036

FOTOGRAFIA

Allison Isidro: (83) 99636.3585 Alysson Souza: (83) 98772.9939 Ângela Queiroz: (83) 98640.5131 Art & Vídeo: (83) 3222.6506 Bernardo Leite: (83) 99865.5155 C.Kbeça: (83) 98824.9727 Dalva Rocha: (83) 3221.1031 Deivid Ribeiro: (83) 98734.6683 Edir Fotografia: (83) 3225.2603 | 98833.0316 Edu Costa: (83) 98811.4628 Erivaldo Cunha: (83) 98827.5416 Estúdio A: (83) 3233.2687 | 98790.2956 Estúdio 3 Cliques: (83) 3031.1132 Fábio Soares: (83) 3042.0626 | 98899.1982 Fernando Bronzeado: (83) 3226.8934 Getúlio Lucena: (83) 98690.0819 | 4141.3996 Gil Monteiro: (83) 3034.4393 | 98770.6404 Igor Melo: (83) 98759.2002 Ismael Farias: (83) 99869.2126 Jamylle Rodrigues: (83) 98847.7880 Johnny Araújo: (83) 98710.4271 Josivaldo Bezerra: (83) 98700.9997 Juarez Carneiro Studio: (83) 3225.8030 Júlio Marinho: (83) 98830.3543 Kadu Martins: (83) 98887.2957 Kate Joenne: (83) 98876.6761 Lucas Bronzeado: (83) 98742.1670 MAC Formaturas: (83) 98615.5540 Marcelo César: (83) 99869.5462 Marcello Vasconcelos: (83) 98856.9780 Márcio Alves: (83) 98822.0014 Márcio Lacerda: (83) 98897.3914 Márcio Monteiro: (83) 98842.2140 Marcos Azevedo: (83) 99606.7894 Michael Souza: (83) 98861.6840 Michelly Emily: (83) 99964.4182 Osmar Santos: (83) 98743.4159 Pedro Ivo: (83) 99647.9832 Photo A2: (83) 98809.2424 Produz Fotografia: (83) 98731.6182 Renato Carneiro: (83)99981.4107 Robério Gadelha: (83) 98717.5777 Roberto Marcelo: (83) 98812.6544 Ronny Nascimento: (83) 98627.7209 Roseane Fialho: (83) 3246.9165 Saulo Di Tarso: (83) 98839.5637 Wal Cavalcante: (83) 3224.5011 Walber Lima: (83) 98644.2425 WD Studio: (83) 3578.8789 Wellington Jan: (83) 98731.8361

GASTRONOMIA

Ai Sushi: (83) 98881.9616 B&A Bebidas: (83) 3208.6150 DG Gourmet: (83) 3226.1496 | 98870.8318 Flor Di Latte: (83) 99689.6910 Isis Panetteria: (83) 3024-0066 Nipan Culinária Oriental: (83) 3255.1313 | 3566.1513 | Instagram: @nipanjp Panificadora Divina Misericórdia: (83) 3031.1020 | 3247.1993 Parmeggio Altiplano: (83) 3506.5798 | Peixada de Jacumã: (83) 98896.5723


Pier Restaurante: (83) 3251.1306 | 99988.6381 Pimenta Nativa: (83) 3506.0912 Pizzaria D’Nápoles: Manaíra: 3246.1221 | Bancários: 3235.3600 | Cristo: 3231.5104 The W: (83) 98808.0907 Tyrone Representações: (83) 3185.6870 | 99988.6840 | Instagram: @tyronerepresentacoes Videira: (83) 3508.6081

IMÓVEIS e CONSTRUÇÃO

DataCred: (83) 99199.4224 | 98737.3791 Futura Construções: (83) 3247.5839 | 98680.0917 | 99603.6770 Holanda’s Prime: (83) 3035.4000 Ivan Correia: (83) 98680.4682 Email: ivanlimacorreia@gmail.com LaVie Construções e Incorporações: (83) 3024.2303 | 98770.0080 Karinna Leite: (83) | 3247.5839 | 99603.6770 | @karinnaimoveis | @futuraconstrucoes_ Roberto Carlos Imobiliária: (83) 98664.8816 | 3290.1286

MAKE-HAIR

Carolina Rocha Make Hair: (83) 9 8150.4001 | @carolinacrocha Danilo Toscano: (11) 99166.6878 G Amarante: (83) 3576.8821 | 98872.9273 Janeide Cabeleireiras: João Pessoa: (83) 3246.4750 Campina Grande: (83) 3341.4790 Jorge Luiz Inter Coiffeur: (83) 99342.3088 | 98898.8767 Kabelos: (83) 99307.9939 Manaíra (83) 3035.5960 | Tambaú (83) 3566.6059 Instagram: @salaokabelos Kátia Freire: (83) 99122.3686 Léo Ribeiro: (83) 98211.4050 Lia Gonzalez: (83) 98823.5551 | 99667.3787 Maison João Paulo: (83) 98118.4354 Maison João Paulo Prime: (83) 3566.1549 Pierre Couffeire’s: (83) 3247.1351 | 99832.8498 | 99819.3864 Priscylla Mendes: (83) 98729.7110 Rosângela Queiroga: (83) 99859.8445 SLC Barbearia: (83) 3576.4612 Top Brasil Make Praia: (83) 3578.4928

MODA

Adri Guerrero: MAG Shopping: (83) 3048.1006 | Shopping Tambiá: 3214.4114 Adriana Marinho: (83) 98746.4903 Andrea Acessórios: (83) 991301188 C&N Tecidos: (83) 3239.1326 | 98814.3069 Carmen Steffens: (83) 2106.6242 Calzature: (83) 3214.9191 | Instagram: @calzaturejp Dhom: (83) 3578.1000 | Instagram: @sigadhom Douce Daminha: Av. Nego, 200 | Instagram: @doucedaminha Fazel: (83) 3247.9220 Folk Stock: (83) 99696.3334 | 3506.6410 | Instagram: @folkstock GBronze Fitness: (83) 99863.4388 | Instagram: @gbronzefitness Juliana Pintto Acessórios: (83) 3021.5761 Jumel: (83) 3576.1333 Maison Kaline: (83) 3023.7869 Maison Maria Maria: (83) 98821.5690 Orange: (83) 99834.3477 | 99836.7366 Ótica Specillis: (83) 3506.7296 | 98844.7786 Outlet Jeans: (83) 3021.4299 Outlet Lingerie: (83) 3506.6292 Reese : (83) 3035.4444 Rommanel: 0800 006 2803 Ronaldo Jóias: (83) 3246.7410

Sol Alianças: (83) 3241.7015 | 98734.0614 Sonho dos Pés: João Pessoa (83) 2106.6157 | Campina Grande 3337.2265 Trappo: Sebrae: (83) 3224.3498 | Sul: (83) 3235.4181 Shopping Tambiá: (83) 3214.4201 Valeha: (83) 3506.1205 | 99300.6811

SAÚDE

Adriana Castro: (83) 98686.1266 | @adrianacastrocoach Adriano Sérgio - SOS Otorrino: (83) 3247.6465 | Site: www.sosotorrino.com.br Aline Amorim: (83) 3021.7847 | 98880.3040 Ana Xavier - Clínica Infantil: (83) 99924.0241 Av. Antônio Lira, 334 , Sala 06 - Tambaú Email: aninhaxavier_@hotmail.com André Luiz Siqueira: (83) 3244.1452 | Aeroclube - 3578.3000 Andrier Farias: (83) 3578.3000 | 3244.6317 | 3244.6537 | 3506.2914 Anibal Luna: (83) 3246.9026 | 99954.9954 Acqualive: (83) 3576.4603 | 99104.8204 Associação Brasileira de Odontologia (ABO) (83) 3224.7100 Carlos Rodrigues: (83) 98844.6757 | Instagram: @drcarlosrodrigues_ | @clinicadrcarlosrodrigues Cuidare Med (Clínica Médica): (83) 3506.7507 | 99638.3876 | Instagram: cuidaremedjp Dácio e Dalva Gonçalves: (83) 3224.9341 | Av. Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 308 Brisamar Dácio e Fernanda Gonçalves: Avenida Senador Ruy Carneiro, 33, Sala 312 Miramar - (83) 3225.8834 | 98853.4365 Daphne Vieira: (83) 99672.1419 Dayse Costa Urtiga (Starfisio Pilates e Fisioterapia Estética): Rua Juiz Amaro Bezerra, 352, Cabo Branco (83) 3566.4600 | 3226.2704 Diogo Menezes: (83) 3225.5675 | 99154.1353 Ecomedical Center - 8º andar Instagram: @instituto_diogomenezes www.institutodiogomenezes.com.br Erickson Moura: (83) 98113.0855 | 99103.5195 Elielma Costa: (83) 3226-2704 | 98863.0271 Elson Fernandes: (83) 3576.7019 | 99195.4528 | Instagram: @drelsonfernandes Fisio Clinic: (83) 3247.6355 Av. João Câncio, 1170, Manaíra Icaro Jasub e José Anselmo (Solena Odontologia): (83) 3045.6590 Ingrid Ximenes: (83) 98607.0067 Ilana Suassuna: (83) 3246.9026 | 98815.9671 Inovare Odonto: (83) 3224.0780 Interdental (Juliana Dias, Ana Helena e Gustavo Lacerda): (83) 3244.3550 Liana Leal - Fisioclinic: (83) 3247.6355 | 3247.0513 Lucema: (83) 99919.8948 | Instagram: @N1tantrica Luis Veras: (83) 3255.0895 | 98777.5643 | Ecomedical - Sala 909 Matheus Jardelino: Eco Medical - Sala 409 | (83) 98836.3317 | 3042.1654 | Instagram: @drmatheusjardelino Policlínica das Praias: (83) 99983.8988 Rafael de Arruda: (83) 3244.1211 | (83) 99185.2792 Redepharma: (83) 3245-8700 Renata Fonseca: (83) 98839.0916 | 98771.5130 Ricardo Ribeiro Cruz Centro GastroBariatrico da Paraíba: (83) 3185.7001 | 3185.7002 | 99390.2473 | Rodrigo Ferreira: (83) 99993.7700 Rodrigo Oliveira: (83) 99652.1187 | 98872.9847

Samara Granja: (83) 3031.7840 SOS Otorrino (Bessa): Av. Argemiro de Figueiredo, 4581 (83) 3247.6465 | (83) 3022.8384 | 99947.2978 Site: www.sosotorrino.com.br SOS Otorrino (Manaíra): Rua: Manoel Bezerra Cavalcante, 47 | (83) 3022.8383 | 99661.9779 SOS Otorrino (Mangabeira): (83) 3508.4799 | 99632.3059 SOS Otorrino: (Tambaú): (83) 3287.6465 | 99136.6246 SOS Otorrino (Torre): Hospital Memorial São Francisco | (83) 4009.6200 | 99136.6247 Talvane Sobreira: (83) 3221.1926 | Site: www.talvanesobreira.com Thiago Lins: Oncovida: (83) 2107.2223 Victor Perrusi: Shopping Pátio Altiplano (83) 99931.0029 | Site: www.victorperrusi.com Yohana Silveira Oliveira: (83) 3024.3886 | 99194.0690 | Instagram: @dra.yohanasilveiraoliveira

STYLIST/PRODUÇÃO DE MODA Cimar Filho: (83) 99857.2310 Ewerthon Cabral: (83) 98871.0810 Ton Pereira: 98897.3904 Priscilla Pontes: (83) 99909.8764 Victor Borges: (83) 99860.1384

TECNOLOGIA, FINANCEIRO, VEÍCULOS E VIAGENS

AppShop Brasil: @appshopbrasil Auto Peças Bessa: (83) 3246.1440 | 98780.8043 Carangos: Email: contato@carangospb.com Clean New: (83) 99143.2225 Cupom Fiscal: (83) 3222.8355 | Site: www.cupomfiscalsistemas.com.br El Shadai Turismos: (83) 3222.2509 | 98819.2776 Gold Viagens e Turismo: (83) 3023.2665 J Carneiro: João Pessoa - (83) 3515.9100 | Cabedelo - 3515.9199 | Guarabira - 3271.8537 Klebeson Fontenele: (83) 98883.1810 | 99964.0636 Instagram: @klebesonfontenele NewLand: BR (83) 3565.1900 | Tambiá 3031.8200 Outdoor Cabo Branco: (83) 98856.7075 Vip Assessoria: (83) 98750.8712


Profile for Mídia RF

Edição 91  

Edição 91  

Advertisement