Fashion news edição76

Page 56

Fotos: Shutterstock

IMPLANTES DENTÁRIOS

Reabilitação promove benefícios estéticos e devolve várias funções dos dentes *Por Talvane Sobreira

Q

dentes. A solução para casos deste tipo é o aumento da massa óssea, que pode ser feita por meio de enxertos ósseos; cirurgia ortognática para reposicionamento dos maxilares; próteses removíveis, que têm o inconveniente de adaptação; e a prótese sobre implantes mais modernas. Esta última tem uma relação custo benefício bem maior que as opções anteriores, pois possui como principal ponto positivo a rapidez. Com as próteses sobre implante, em torno de três meses e meio, toda a área afetada pode ser reposta, devolvendo o contorno facial perdido. A reabilitação por meio de próteses é imprescindível, e o criação do implante osteointegrável proporciona, além dos benefícios estéticos, a segurança de poder mastigar naturalmente, sem folgas ou com risco de deslocamento do aparato protético.

Fotos ilustrativas cedidas pelo autor

uando falamos em perdas de elementos dentários, o primeiro pensamento que vem à mente é a estética. Essenciais para a harmonia do sorriso, a falta de um ou mais dentes também pode trazer inúmeros outros malefícios para o paciente, além de apenas aparência, mas este é, de fato, o mais notável. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), divulgados em 2012, cerca de metade dos brasileiros, entre 35 e 45 anos, já perderam no mínimo 12 dentes. As causas são as mais diversas, entre elas, cáries, traumatismos e doenças periodontais. O suporte dentário é primordial para o contorno facial e para o apoio dos tecidos moles, ou seja, quando se perde os dentes, a estrutura óssea desaparece, fazendo com que bochechas e lábios, literalmente, caiam, provoquem rugas e aparência de envelhecimento precoce. Porém, a Odontologia dispõe de diversos tratamentos para fazer a reabilitação completa da parte prejudicada pela perda dos

* As fotos, acima, são ilustrações de tratamentos já realizados com pacientes, para que o leitor tenha entendimento do assunto abordado. Ressaltamos que os resultados variam de acordo com a estrutura óssea de cada um. Por isso é fundamental consultar um especialista da área para maiores esclarecimentos e avaliação.

*Talvane Sobreira Cirurgião Bucomaxilofacial | CRO: 2262 Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UFRJ; Mestre em Diagnóstico Bucal pela UFBA e UFPB; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Membro da American Association of Oral Maxillo Facil Surgeons. Informações, dúvidas ou sugestões: (83) 32466508 (a redação) Onde Encontrar: SAÚDE - nas páginas amarelas no FINAL DA REVISTA

56


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.