Page 1

ANO XXII - 2018 - Edição 190- R$ 15,00 - www. revistafacil.net

AESO - Barros Melo completa 50 anos

A Festa da Cruz de Maio de Realejos na Espanha

Primeira padaria para pets do Nordeste Fenearte 2018 exaltou o Mestre Salú

CERVEJA ARTESANAL CAIU NO GOSTO FÁCIL | Lazer e Negócios NE

1


invictoalize.com

Invicto cuida bem das suas roupas para você cuidar do que realmente importa. Para uma rotina cheia, nada melhor do que buscar praticidade na hora de lavar roupas. Com Invicto, você tem. É praticidade e qualidade para cuidar das suas roupas, mas com o mesmo carinho com que você cuida de você e da sua família.

/ASAindustria

/industriaasa www.asanet.com.br 2

FÁCI L | Lazer e Negócios NE


Expediente Presidente Fernando La Greca Diretor Comercial Manoel Marques Diretora Projetos Especiais Kátia Tavares Diretora Negócios Nilza Guerra Diretora de Produção Ana La Greca Colaboradores de Fotos Evaldo Parreira Ivaldo Régis Colaboradores Ana Paula Silva Carla Aymar Dr. Carlos Bayma Gilson B. Feitosa Horácio Abiahy Yluska Regina Quesado de Almeida Jaymar chedid Jefferson Victor José Artur Paes Vieira de Melo Leandro Ricardo Roberta Monteiro Silvio Romero Rogério Almeida Colaborador São Paulo Renato Cury Fone: 11 2864.1636 Administração Rua D. Maria Vieira, 88-E - Ilha do Retiro Recife-PE - CEP 50830-020 Tel. 55 81 3039.0594 | 3039.0595 Redação Tel. 55 81 3039.0595 redacao@revistafacil.net Comercial Tel. 55 81 3039.0594 comercial@revistafacil.net Assinaturas Tel. 55 81 3039.0594 Auditada por Baker Tilly Brasil Ceará Sucursal Fortaleza Diretor Mario Pinho Rua Coronel Manuel Albano, 900, torre V, Sl. 405 Maraponga - Fortaleza - CE Tel. 85 32 98 1506 | 85 98856 5149 OI 85 99764 4290 TIM | 11 96031 2011 OI/SP Brasília Linkey Representações e Publicidades Ltda. (61) 3202-4710/ 61 9 8289-1188 linda@linkey.com.br São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul WW Rede Maurilio Macedo 11.99271.1673 mauriliomacedo@wwrede.com.br Fácil Lazer e Negócios Nordeste é uma publicação da EBI - Editora Brasileira de Imprensa Ltda Opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da Revista. Proibida a reprodução total ou parcial de matérias ou fotos sem a autorização da Revista.

04

Sumário

Educação

Cultural

14

Educação 04 Cultura 10 Negócios 14 Capa 16 Gastronomia 20 Coluna Cinema 22 Internacional 24 Coluna PB 26

10

Negócios

Edição 190 Ano XXII Julho 2018 www.revistafacil.net FÁCILTV - www.faciltv.tv /FacilRevista

/RevistaFacilNE /RevistaFacil App

applink.com.br/revista_facil

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 3


Educação

AESO-Barros Melo completa 50 anos e comemora data com extensa programação A instituição é referência em qualidade no Ensino Superior

E

m uma época marcada por intensa agitação política, no dia 15 de maio de 1968 foi criada a AESO por Inácio de Barros Melo. O objetivo do advogado e professor, homem de personalidade forte e visionário, era devolver à cidade de Olinda a tradição da oferta do Curso Jurídico, criado por Dom Pedro I, em 21 de agosto de 1827 (instalado no Mosteiro de São Bento, em 1828, e, posteriormente, transferido para o Recife). Emmaio/2018, a AESO-Barros Melo celebrou 50 anos de experiência na área educacional. Para marcar a data, a instituição de ensino abriu as portas, no período de 07/05 a 25/05, e recebeu convidados de renome em uma série de atividades comemorativas. A programação contou com palestras, oficinas, minicursos, mesas de debates, exposições, jornada científica e outros eventos. Entre os presentes, estiveram o Ministro do STJ, Herman Benjamin, que falou para o público sobre Democracia e Direito. O assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos também palestrou, além do músico Tony da Gatorra, o personal financeiro Leandro Trajano, o produtor Dani Bala e vários ex-alunos que hoje se destacam em diversas áreas do mercado. Os 50 anos da AESO-Barros Melo contaram ainda com instalação de arte sonora “Vozes de Jardim Brasil”, Exposição Fotográfica “Juventude Negra e sua realidade” e Flash Day com os tatuadores Max Motta, Fernando Moraes, Kenny Wei, Maíra Egito e Ianah Maia.

4

FÁCI L | Lazer e Negócios NE

A Mostra AESO 50 anos em 5 sessões de cinema foi outro espetáculo. De 17 a 22 de maio, exibiu filmes brasileiros que marcaram a história ao longo das últimas décadas no reinaugurado Cine São Luiz. O objetivo das celebrações dos 50 anos foi colaborar com o fomento à cultura e diversidade social. A AESO-Barros Melo tem compromisso com a qualidade da formação intelectual dos alunos e, principalmente, com o atendimento às necessidades e às expectativas da sociedade, formando profissionais técnica e politicamente competentes e desenvolvendo soluções para problemas locais, regionais e nacionais. “A AESO-Barros Melo é engajada na preservação dos valores acadêmicos fundamentais, como a liberdade e pluralidade de ideias que se manifestam no cultivo da reflexão filosófica, das letras e artes e do conhecimento científico. As Faculdades Integradas Barros Melo afirmam seu papel irrenunciável enquanto instituição estratégica para a implementação de políticas setoriais nas áreas científica, tecnológica e social”, garante Ivânia de Barros Melo Dias, diretora da instituição. Em 47 anos, o curso de Direito da antiga FADO, atualmente incorporado às Faculdades Integradas Barros Melo, formou mais de oito mil operadores do Direito, entre juízes, promotores, procuradores, delegados, advogados e professores. A AESO-Barros Melo oferece, em todos os cursos, corpo docente qualificado; infraestrutura diferenciada; laboratórios de audiovisual, jornalismo, impressos e gráfica, informática e foto-


fachada da AESO

Dra. Ivânia de Barros Melo

grafia; agência experimental de propaganda; estúdios de áudio, rádio, tv e fotografia; ateliê de desenho; Núcleo de Prática Jurídica e de Pesquisa (iniciação científica); Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem; salas de audiência e júri; auditório; cineteatro; salas de aula climatizadas; restaurante e 11.000 m22 de estacionamento pavimentado e gratuito. A comunidade acadêmica conta também com uma biblioteca de acervo físico e a virtual da Pearson, com títulos específicos e atualizados; ouvidoria on-line; e acompanhamento psicológico e pedagógico.

Oportunidades A Central de Estágio - CEA, conveniada com mais de 700 empresas públicas e privadas, tem a finalidade de incluir o aluno no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de vivenciar atividades reais.

Intercâmbio A AESO-Barros Melo mantém o Programa de Intercâmbio Internacional. O aluno escolhe uma das instituições conveniadas, apresenta a candidatura e, se aprovado, poderá cursar disciplinas de graduação por um semestre ou até um ano no exterior. Durante o Programa de Intercâmbio, o estudante paga, normalmente, as mensalidades para a AESO-Barros Melo, e não para a instituição anfitriã.

Responsabilidade Social A cultura de Responsabilidade Social está consolidada na tomada de decisão pautada em critérios éticos e democráticos e na motivação das pessoas, na defesa dos objetivos de

sustentabilidade econômica, social e ambiental. Como projetos de Responsabilidade Social, destacam-se: a Parceria com a Orquestra Criança Cidadã, iniciada em 2009, que tem por objetivo profissionalizar os integrantes através de bolsas de estudo, contribuindo com a promoção específica de apoio e engrandecimento na formação acadêmica de jovens carentes; e o Projeto Cultural Abycabepe, iniciado em 2006, cujo objetivo é a oportunidade da formação de membros de comunidades afrodescendentes através de curso superior. Com 50 anos de experiência na área educacional, a AESO-Barros Melo é reconhecida pela qualidade dos serviços que presta à sociedade, formando pessoas compromissadas com o desenvolvimento humano e sustentável, possuidoras de postura profissional competente e ética.

Retrospectiva História Em 1971, foi autorizada a Faculdade de Direito de Olinda FADO, com sede na Rua de São Bento, nº 200, Varadouro, primeira Instituição de Ensino Superior no município. Para ampliar a área de atuação, foi criado o Centro de Estudos Superiores Barros Melo - CESBAM, também mantido pela AESO. Em 2005, decorrente da junção da FADO e do CESBAM, foram credenciadas as Faculdades Integradas Barros Melo. Sob o comando da professora Ivânia Barros Melo, diversos cursos inéditos nas regiões Norte e Nordeste passaram a ser oferecidos na IES. ASCOM Aeso-Barros Melo - (81) 2128.9764

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 5


Turismo

PRAIA DE TAMANDARÉ Natureza e história no litoral sul de Pernambuco Texto: Horácio Abiahy / Fotos: Evaldo Parreira

Forte Santo Inácio

No Município de Tamandaré está situada uma das mais belas praias do Nordeste a Praia dos Carneiros. Inserida numa região de meio ambiente bem preservado, é um dos locais mais procurados por turistas de todo o Brasil que visitam o Estado de Pernambuco atualmente. A razão desta natureza se encontrar bem resguardada de uma especulação imobiliária mais agressiva é a existência de duas APA’s e de uma reserva biológica, que possuem leis de preservação ao meio ambiente protegendo desta forma as praias e ecossistemas encontrados na região.

Criada em 1983 a Reserva Biológica de Saltinho possui 538 hectares de extensão, seu intuito é preservar a Mata Atlântica e proteger as nascentes do rio Mamucabas responsável pelo abastecimento de água do município. A fauna possui uma diversidade de animais como paca, tatu, cotia, gato-do-mato, raposa, cobras coral e jararaca, além de aves como picapau, sabiá-laranjeira, o papa-taioca, o xexéu, o tucano verdadeiro, a patativa, o canário-da-terra entre outros. Um dos pontos mais visitados dentro da reserva é a Cachoeira do Bulha D’água que tem 10 metros de altura, chamada também de Bica de Tamandaré. APA Costa dos Corais foi criada em Outubro de 1997 e abrange os Estados de Alagoas e Pernambuco. Sua extensão aproximada

6

FÁCI L | Lazer e Negócios NE

de 135 Km cobre uma área de 413.563 hectares desde Maceió até Tamandaré, se tornando a maior unidade de conservação marinha no Brasil. Também criada no mesmo ano a APA de Guadalupe compreende uma área continental e marítima de 44.799 hectares e cobre parte dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros. A APA tem como objetivo conservar e proteger os recursos naturais, hidrícos e a rica biodiversidade ambiental, promovendo um desenvolvimento sustentável. Diferentemente de reservas e parques ambientais, as APA’s permitem dentro de suas áreas as atividades realizadas de forma ambientalmente sustentável, a exemplo de pesca, agricultura, turismo ou outra atividade desenvolvida que não promova danos aos ecossistemas protegidos. A Praia dos Carneiros nos oferece aquele visual encantador de praia quase virgem, pois, preserva ainda em alguns trechos as mesmas paisagens de décadas passadas, com seu extenso coqueiral, manguezal, recifes de corais que formam piscinas naturais de águas mornas. E para completar ainda dispõe de uma charmosa edificação centenária localizada à beira mar. Construída em 1910 é o cartão postal e monumento ícone da Praia dos Carneiros, seu nome real é Igreja de São Benedito, porém é carinhosamente chamada de Igrejinha de Carneiros. Na região é possível fazer passeio às piscinas naturais de catamarã, passeio pelo Rio Arikindá e conhecer também o banho de lama (argila), que é ótimo para a pele.


Marco da Batalha do Reduto

Porém, em Tamandaré também a história está muito presente e remonta ao período das invasões Holandesas em Pernambuco e das batalhas entre Portugal e Holanda pelo domínio dessa região. Prova disso é o lindo e preservado Forte de Santo Inácio, que data de 1645 segundo historiadores. Recentemente reinaugurado o forte passou por um processo de reforma e revitalização e hoje se enontra aberto ao público. Na sua frente se encontra o também valioso Farol de Santo Inácio. Outro local de interesse histórico é o Marco do Reduto, que foi erguido para lembrar a Batalha do Reduto ocorrido em Fevereiro de 1633, no período da segunda das invasões Holandesas quando alguns poucos homens lutaram contra aproximadamente 600 holandeses. Este monumento foi erguido no início do Século XX Pelo InstItuto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.

Praia de Tamandaré

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 7


Outro fator importante é que atualmete a Prefeitura de Tamandaré conta com uma Secretária de Turismo e Cultura que é profunda conhecedora e profissional da área de turismo, o que favorece e fortalece ainda mais para o município se desenvolver de forma bem planejada com ações que melhorem cada vez mais a atividade turística no município. A secretária Lizete Maioli é graduada em Turismo possui pós graduação em Administração e Planejamento Turístico, além de ter atuado no setor privado há vários anos, tendo sido inclusive Diretora na Federação Nacional do Turismo e membro do Conselho de Turismo do Estado de Pernambuco. Devido ao crescimento do turismo têm surgido opções de hospedagem em Tamandaré e Carneiros que satisfazem aos mais variados estilos de turistas. No Pontal dos Carneiros indicamos a Pousada Paraíso dos Carneiros, funciona onde era um antiga fazenda. Possui bangalôs charmosos inclusive recebendo premiação em Bienais de Arquitetura. Inseridos em um espaço cercado por muito verde à beira mar a pousada é ótima para relaxar e curtir a natureza. No quesito da gastronomia a pousada oferece aos seus hóspedes um excelente cardápio com opções tentadoras para saborearmos no Restaurante Éden. Sob o comando do Chef e fotógrafo Evaldo Parreira, o menú do restaurante passeia pela culinária comtemporânea com toque regional, fazendo um mix que agrada a todos os paladares. Com a energia do paraíso onde se encontra instalado o restaurante faz jus ao nome ÉDEN, o carro chefe é a Moqueca de Peixe e Camarão, além de carnes, massas e pizzas. Tudo elaborado com muito esmero pela carinhosa equipe para atender aos hóspedes da melhor forma possivel. Literalmente é uma experiência paradisíaca, não tem como deixar de ser clichê para descrever o que se experimenta por aqui, porque você passear num local lindo e de natereza exuberante, desfrutar de uma acomodação pra lá de charmosa e aconchegante, além de poder saborear e degustar comidas que massageam suas papilas degustativas é imperdível e totalmente recomendável.

Praia dos Carneiros

Outro ponto no tocante na culinária é o marisco, encontrado de forma abundante na região de Tamandaré. Além disso, é um gerador de renda e trabalho para uma parcela da população do município, fato que existe uma associação de marisqueiras em Tamandaré. O marisco também serve de matéria prima na confecção de peças no artesanato produzido com suas conchas. Prova dessa forte presença do marisco que é uma característica de Tamandaré é que está sendo preparado o FESTIVAL GASTRONÔMICO DO MARISCO para ser realizado brevemente no município.

onde é possível realizar uma série de atividades de lazer e turismo, como mergulho, passeio de barco, trilhas ecológicas ou simplesmente praticar o ócio em qualquer sombra de coqueiro à beira mar e de frente à águas mornas para desfrutar de um banho refrescante e relaxante. Então, não perca tempo e venha conhecer e se encantar com as maravilhas em Tamandaré e Carneiros.

Mas, em Tamandaré existem outras belas praias como a Praia das Campas, Pontal do Lira, Boca da Barra e a Praia de Tamandaré,

POUSADA PARAÍSO DOS CARNEIROS / RESTAURANTE ÉDEN Fone e WhatsApp: (81) 98224.5393 / (81) 99247.5393

Restaurante Eden Pousada Paraiso Carneiros

8

FÁCI L | Lazer e Negócios NE

Onde se hospedar:

Arroz de Polvo do Restaurante Éden


FรCIL | Lazer e Negรณcios NE 9


Cultura

Texto: Yasmim Dicastro Fotos: Arthur Mota

Fenearte 2018 exaltou o legado do Mestre Salú

Com 12 dias de duração, a maior feira de artesanato da América Latina reuniu mais de 300 mil pessoas no pavilhão do Cecon para eternizar o legado de um dos maiores expoentes da cultura popular de Pernambuco

10 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

De 04 a 15 de julho, o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, se vestiu de cor, cultura e artesanato para receber, mais uma vez, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Neste ano, em sua 19ª edição, a Feira homenageou o Mestre Salustiano, Patrimônio Vivo pelo Governo do Estado falecido em 2008. Salú era um artista múltiplo: foi um dos precursores do mangue-beat e referência das manifestações musicais e culturais de Pernambuco. Nas mãos dele, coco, ciranda, maracatu, cavalo-marinho, caboclinho e mamulengo se transformavam em arte. Com 12 dias de duração, um a mais do que nos anos anteriores, a Fenearte reuniu, dentro do pavilhão do Cecon, mais de 800 estandes com artesanato de Pernambuco, do Brasil


A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado de Pernambuco, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local. “A cada ano, a nossa Fenearte se renova, sem perder a força da sua tradição, mas ressaltando a riqueza das culturas pernambucana, nordestina e brasileira. Desta vez, homenageando, merecidamente, a grande figura do Mestre Salustiano, que tão bem representa a originalidade e força da criação popular de Pernambuco. Para mim, é sempre um momento de alegria e orgulho promover e participar da Fenearte”, afirma o governador Paulo Câmara. Neste ano, a maior feira de artesanato da América Latina contou com diversas novidades. Uma delas foi a Fenearte Cidadania, que promoveu diariamente uma gama de atividades lúdicas e recreativas para os filhos dos comerciantes que trabalharam no evento. A estrutura, em formato de um circo, exibiu filmes e apresentações teatrais para os pequenos, e também contou com sala para brinquedoteca. A proposta foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que atuou no espaço com os programas Atenção Redobrada, coordenado pela Executiva de Políticas para Criança e Juventude (Sepcj), e de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Executiva de Assistência Social (Seass).

e do mundo. Além da rica produção artesanal do Estado, os mais de 300 mil visitantes puderam conferir de perto as criações de todos os estados da Federação e de 22 países. Agora em 2018, o evento contou com quatro países inéditos: Egito, Itália, Países Baixos e Polinésia Francesa. Durante os 12 dias da 19ª Fenearte o público pôde contar, ainda, com salões de arte, oficinas inéditas, palestras, desfiles de moda, shows, mostra de decoração, apresentações culturais, teatro infantil, ações de cidadania e um variado polo de gastronomia com 12 restaurantes na Praça de Alimentação, três foodtrucks, três foodbikes, 18 estandes de alimentação artesanal e três quiosques, além de um super restaurante regional no mezanino e uma tapiocaria no piso inferior.

Outra boa nova criação desta Fenearte foi o Boteco Apecerva, uma iniciativa da Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais que reuniu mais de 15 marcas de cervejas pernambucanas. Além de poder levar para casa os produtos que estavam à venda, os presentes também puderam sentar e apreciar o sabor de uma cerveja artesanal no próprio espaço, localizado no mezanino. O piso superior do evento também recebeu o Espaço Legado Mestre Salú, uma mostra com exibição dos figurinos do Maracatu Piaba de Ouro, estandartes da agremiação, documentários sobre a vida do homenageado, além de peças do acervo da família, incluindo rabecas do Mestre Salustiano. A Passarela Fenearte, também no mezanino, contou com um formato maior e mais imponente. Nesta edição, o acervo do figurino Maracatu Piaba de Ouro e do Cavalo Marinho Boi Matuto estrearam os 16 desfiles do espaço de moda da Feira. Alunos das principais faculdades de moda do estado também exibiram suas criações, juntamente com projetos

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 11


Cultura

coordenados pela Secretaria da Mulher, além das produções de renomados estilistas pernambucanos. Os jogos da Copa do Mundo também foram exibidos em telões no primeiro andar e, ainda, na Praça de Alimentação. Na área externa do evento, os visitantes puderam conhecer o Salão de Arte Popular Ana Holanda, o Salão de Arte Popular Religiosa e a Galeria de Reciclados, os quais exibem e comercializam obras artesanais escolhidos previamente por meio de concursos lançados no site da Fenearte. O Espaço Interferência Janete Costa, também do lado de fora do evento, também chamaram a atenção do público. O espaço tem como objetivo mostrar que peças do mobiliário contemporâneo caminham de mãos dadas com o artesanato e a arte popular. Além disso, o Espaço Interferência promoveu diversas palestras sobre artesanato, arte e design para o público, entre elas a do designer Marcelo Rosenbaum, e realizou o intercâmbio cultural com dois mestres da região central do País: Juão de Fibra (DF) e Lupércio dos Anjos (MT).

12 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

E por falar em mestres, a entrada principal da Fenearte contou com a presença de 64 mestres pernambucanos, que são verdadeiros símbolos de resistência e afirmação da nossa identidade, mantenedores de histórias e das mais variadas técnicas. Mensageiros do saber, eles perpetuam o conhecimento do ofício que vem sendo repassados a gerações e permanecem vivos como herança e registro de um tempo. A cenografia geral da 19ª Fenearte foi assinada por Carlos Augusto Lira Arquitetos, que criou peças capazes de fazer com que o público interagisse com o rico imaginário do universo do Mestre Salustiano. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, através do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE), da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper) / Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretária Estadual de Turismo; da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretária Estadual de Cultura e do Recife Convention&Visitors Bureau (RCVB).


SABE AONDE A GENTE QUER CHEGAR COM TANTAS NOVAS LOJAS? ONDE VOCÊ ESTIVER.

Em quase três décadas, a Nagem se empenhou em acompanhar todos os avanços da tecnologia. Já são 35 unidades no N/NE, com planos de expansão para outras regiões do Brasil, sempre com a dedicação diária em proporcionar às pessoas uma vida mais prática, para que elas tenham mais tempo para fazer o que gostam, ficarem com quem amam e viverem grandes experiências.

NOVAS LOJAS 2018

LOJAS Loja Shopping Salvador (Salvador/BA)

Loja Maurício de Nassau (Caruaru/PE)

Loja Shopping Paralela (Salvador/BA)

Loja Caruaru Shopping (Caruaru/PE)

Shopping Paulista North Way (Paulista/PE)

Loja Shopping Barra (Salvador/BA)

Loja River Shopping (Petrolina/PE)

Shopping RioMar Kennedy (Fortaleza/CE)

Loja Shopping Boulevard (Feira de Santana/BA)

Loja Shopping Manaíra (João Pessoa/PB)

Shopping Rio Poty (Teresina/PI)

Loja Shopping Jardins (Aracaju/SE)

Partage Shopping (Campina Grande/PB)

Super Loja Aracaju (Aracaju/SE)

Loja Midway Mall (Natal/RN)

Loja Madalena (Recife/PE)

Loja Natal Shopping (Natal/RN)

Shopping da Ilha (São Luís/MA) Parque Shopping Belém (Belém/PA) Boulevard Shopping Belém (Belém/PA)

Loja 1º de Março (Recife/PE)

Loja Shopping Iguatemi (Fortaleza/CE)

Inauguradas

Em breve

Shopping Pátio Maceió (Maceió/AL)

Loja Shopping Recife (Recife/PE)

Loja North Shopping Jóquei (Fortaleza/CE)

Loja Shopping Tacaruna (Recife/PE)

Loja North Shopping (Fortaleza/CE)

Loja Shopping Plaza (Recife/PE)

Loja Via Sul Shopping (Fortaleza/CE)

Loja Shopping Boa Vista (Recife/PE)

Loja Shopping RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE)

Shopping Partage (Mossoró/RN)

Loja Shopping RioMar (Recife/PE)

Loja São Luís Shopping (São Luís/MA)

Shopping Parangaba (Fortaleza/CE)

Loja Shopping Guararapes (Jaboatão/PE)

Loja Rio Anil Shopping (São Luís/MA)

Teresina Shopping (Teresina/PI) Shopping Metrópole (Ananindeua/PA)

Loja Vitória Park Shopping (Vitória de Santo Antão/PE)

Camará Shopping (Camaragibe/PE) Shopping Costa Dourada (Ipojuca/PE) Shopping Tambiá (João Pessoa/PB)

Fique à vontade, fique FÁCIL | Lazer e Negócios NE 13


Negócios

Primeira padaria para pets do Nordeste será inaugurada no Recife Pet’s Padaria abre, no Shopping RioMar, oferecendo diversas opções de comidas saudáveis para animais de estimação

O

Brasil é o quarto país do mundo em população pet segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando se fala especificamente sobre cachorros e gatos, alcançamos o segundo lugar mundial, com 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos. Esses números ajudam a entender o sucesso de um dos negócios que mais crescem no Brasil, o mercado pet. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2016 foram quase R$ 19 bilhões de faturamento registrado no mercado

14 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

pet, com previsão de crescimento anual. Atento a esse mercado, muitos negócios estão surgindo para atender a demanda, e Recife está na rota deste segmento. A cidade vai ser sede da primeira padaria para pets do Nordeste, a Pet’s Padaria. Localizada no piso térreo do Shopping RioMar, a padaria tem previsão de abertura para o mês de julho. O estabelecimento vai vender comidas saudáveis para animais de estimação. Pão artesanal em forma de osso, bolos, biscoitos, patês, sopas, leites especiais, vinho e cerveja estão entre os cerca de 5 mil itens mesclados entre fabricação própria. Além disso, a Pet’s Padaria vai oferecer o serviço de


Biscoito de Alpharroba, que substitui o Chocolate

buffet de festas, com todos os produtos para comemorar o aniversário ou evento dos pets. Terão mimos para os animais de estimação! O Clube Pet’s de Raça vai cuidar com carinho e dedicação de espécies diversas. Já prontas e planejadas 02 feiras de negócios anuais voltada para esse público. Tudo isso acontecendo através de uma equipe engajada e cheia de amor. Cuidado de PetFoof com PetCare e PetServ. Estes serviços juntos são base da empresa! A Pet’s traz um novo conceito de alimentação para o animalzinho de estimação, um novo modo de cuidado e atenção!

Pãozinho especial para Pet’s

dimento vai gerar inicialmente dez empregos diretos e indiretos e a empresária espera retorno em dois anos. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho larga experiência com alimentação comercial e industrial, mas para esse caso específico de pets eu procurei me aperfeiçoar. Fiz uma pesquisa de mercado e senti a ideia muito quente para começar em Pernambuco. Temos pais de pets ansiosos pela inauguração da padaria. A previsão é de, até o final do ano, ter fabricação dos produtos 100% própria e expandir o negócio através de franquias ou lojas próprias em Pernambuco e outros estados do Nordeste”, projeta Carlota Aymar.

“Os animais de estimação são muito presentes aqui no Brasil, seja cães e gatos ou outros tantos que habitam os nossos lares. Aqueles que possuem animais precisam fazer investimentos para mantê-los felizes e saudáveis. Comida, veterinário, banho ou adestramento são alguns dos gastos mais comuns. Em se tratando de comida, a alimentação natural para os mesmos é a melhor opção para sua longevidade. Pensando nisso, vamos oferecer ingredientes naturais, integrais e artesanais cuidadosamente selecionados para cada tipo de animal.”, afirma Carlota Aymar, empresária e idealizadora da Pet’s Padaria.

Além de produtos alimentícios para cães e gatos, a Pet’s Padaria também vai oferecer opções para outros tipos de animais domésticos como calopsita, papagaio, hamster, furão, porquinho da Índia, chinchila, cágado, peixes e outros répteis e aves. A padaria vai trabalhar com clubes de desconto e terá produtos específicos e ações para determinadas raças de cachorros como o Golden Retriever, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Bulldog Terrier, Border Collie, Poodle, Schnauzer Miniatura, Spitz alemão, Yorkshire, Shi Tzu, entre outros.

Para abrir o estabelecimento no Recife, Carlota Aymar pesquisou dados do mercado, fez cursos e visitou padarias pets em São Paulo, mercado consolidado no ramo. Com um investimento de cerca de R$ 150 mil, o empreen-

Além do conceito saudável, a Pet’s Padaria também adotou a ideia da sustentabilidade na loja. Com projeto da arquiteta Maria Magalhães, o espaço de 24 m² será composta por palets e utilizará produtos reciclados.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 15


Capa

Texto Horรกcio Abiahy / Fotos: Evaldo Parreira, Nohara Gadelha, Horรกcio Abiahy

A

Qualidade com sabor pureza e muita paix 16 FรCI L | Lazer e Negรณcios NE


CERVEJA

ARTESANAL

r, xão.

N

os últimos anos vem ocorrendo no Brasil uma verdadeira explosão de cervejas artesanais produzidas por amantes desta bebida milenar. Esse resgate da produção artesanal ganha força a cada dia em diversos setores da economia. Produtos hortifrutigranjeiros orgânicos, tecidos naturais entre outros estão crescendo e ganhando consumidores que se preocupam com a saúde, qualidade e desejam outro estilo de vida, saindo desse modelo industrializado e de consumo exacerbado. Esse público crescente deseja consumir produtos sem elementos químicos e sem conservantes em demasia, que estão presentes na indústria tradicional e de massa. Somado a isso se têm a descoberta e a facilidade em encontrar e beber uma variedade de marcas de cerveja artesanais, que oferecem uma diversidade incrível de sabores, aromas, cores e intensidade. Enfim, a cerveja caseira/artesanal é o retorno aos primórdios, uma bebida pura produzida apenas com seus ingredientes tradicionais. O teor alcoólico das cervejas artesanais/caseiras é obtido através da fermentação de cevada, centeio, trigo, aveia, lúpulo e o acréscimo de frutas, ervas ou especiarias para adicionar sabores diferenciados e particulares de cada cervejeiro de acordo com seu gosto e intenção.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 17


Já as tradicionais cervejas industriais foram com o passar do tempo perdendo as características e sabor da cerveja tradicional, sendo adicionado milho e arroz como forma de baratear custos, alterando dessa forma o sabor da cerveja, além de colocar conservantes, corantes e estabilizantes químicos. Por isso, foi sendo embutido no consciente popular dos consumidores que cerveja deve ser consumida “estupidamente gelada”. Essa foi a maneira que as indústrias cervejeiras encontraram para mascarar o sabor real da cerveja, já que o líquido bem gelado anestesia as papilas gustativas quando ingerimos a bebida. Fomos visitar e bater um papo com dois cervejeiros artesanais em Olinda e em João Pessoa para poder conhecer um pouco a estória deles e sua paixão pela cerveja. No sítio histórico de Olinda, mais precisamente ao lado da Igreja do Amparo conversamos com a sommelier e mestre cervejeira Márcia Marcondes.

Marcia Marcondes da Velha Marim Cervejaria

Produtora da Cerveja Velha Marim que está inserida nesse circuito de cervejas caseira desde 2015. Como uma apaixonada Olindense, o nome de batismo de sua cerveja faz referência à cidade patrimônio da humanidade, já que Marim dos Caetés foi um dos primeiros nomes de Olinda. Márcia tem uma fabricação semanal de 20 litros que faz em sua casa, assim como outros cervejeiros produzem uma gama vasta de tipo de cervejas e de forma bem particular, onde cada brassagem pode variar ou não de acordo com o desejo de cada cervejeiro adicionando

18 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

mais ou menos produtos, ervas, frutas etc. A produção da Velha Marim de aproximadamente 80 litros mensais é vendida com amigos e também em eventos gastronômicos que Marcia realiza em parceria com alguns chefs de Pernambuco, fazendo jantares com harmonização de cervejas escolhidas e fabricadas especialmente para combinar com o menu servido, oferecendo assim uma verdadeira orgia de sabores e aromas aos privilegiados convidados. Para confirmarmos essa particularidade das cervejas caseiras e artesanais a Velha Marim produz uma cerveja Whitibier bem diferenciada batizada de Caveira de Burro Del Rey com a inserção de Laranjinha do Mato. Caveira de Burro por causa da lenda cultural sobre um local, geralmente uma esquina onde qualquer comércio não prospera. Isso é o que alguns dizem que existe em Olinda, diversas caveiras de burro enterradas pelos holandeses que deixaram quando foram expulsos pelos portugueses e que por essa razão muita coisa não da certo aqui (coisa que este que vos escreve discorda – Olinda tem suas peculiaridades e por isso dá o charme que a cidade possui). Já o Del Rey foi colocado ao nome porque em Olinda possui o primeiro Jardim Botânico do Brasil, o Horto Del Rey que foi feito para aclimatar espécies trazidas da Europa e misturadas a Mata Atlântica. E no quintal de Márcia tem um pé dessa laranjinha do mato de nossa vegetação brasileira que foi colocada como forma de frutificar a cerveja dando um sabor único e local a bebida. Experimentamos da Velha Marim a APA - american pale ale com adição de lúpulo americano citra. Em seguida foi degustada e a WITBIER Caveira de Burro Del Rey e por fim a IPA – indian pale ale, todas de excelente qualidade e aromas agradabilíssimos. Na Paraíba estivemos em João Pessoa para conversar com George Medeiros e saborear a Cerveja Bucho de Sapo. Primeiramente ,devo explicar o nome peculiar e despojado da cerveja, que é a junção dos apelidos de adolescência de George e do seu sócio Marcelo. George Medeiros muito conhecido como George Buchada, nome mais que explicativo e Marcelo Sapão por causa de um carro verde que possui quando garoto, daí no nome Bucho de Sapo. George também é baterista e toca em diversas bandas na Paraíba, um verdadeiro fã de Heavy Metal, que despertou sua paixão por cervejas artesanais através das Bandas de Rock que começaram também a fabricar cerveja artesanal como forma de fidelizar ainda mais seus ardorosos fãs, grupos como Iron Maiden, Motorhead, AC/DC, Rolling Stones, Kiss e outras possuem suas cervejas. Em 2013, George foi apresentado a Cerveja Trooper, produzida por uma das bandas mais consagradas do rock o Iron Maiden, bebida trazida por um amigo e fã da banda Bruno Trindade vocalista da banda Retroholics. Desde então, seu interesse pelas cervejas artesanais só cresceu e ficou mais aguçado pelos sabores encontrados nelas. George é um cervejeiro quase que genuinamente autodidata, já fez alguns cursos, porém, seu conhecimento da fabricação veio majoritariamente de livros, vídeos na internet e da troca de informação com outros cervejeiros. Assim como em quase todos os estados do Brasil, na Paraíba também existe a ACERVA – Associação dos Cervejeiros Artesanais que realizam encontros e tem grupos de discussão, promovendo o intercâmbio de informações sobre o processo e forma de aperfeiçoar e fortalecer a fabricação das cervejas.


Inicialmente a Bucho de Sapo possuía uma produção de 50 litros semanais. Devido a demanda crescente atualmente a ocorreu a duplicação dessa produtividade para 100 litros por semana, ficando enquadrada na categoria de Nano Cervejaria, que já se encontra em processo de registro no Ministério da Agricultura para abrir a cervejaria oficialmente. A produção é toda vendida para sua clientela fiel de amigos e admiradores de cerveja, assim como também durante a participação em eventos ligados à música, gastronomia e festas privadas em alguns locais da cidade, como Feira de Vinil (Lps), Festivais de Música entre outros que ocorrem em João Pessoa onde se pode experimentar e consumir bebidas artesanais. Durante nossa conversa experimentamos quatro cervejas fabricadas pela Bucho de Sapo uma Oatmeal Stout, American Hop Blond, American IPA e uma Brown Ale. Todas de muita qualidade com sabores, cores e aromas e muito bem harmonizados. É impressionante a diferença que sentimos ao bebermos as cervejas artesanais. É realmente um passeio que abre nossas papilas gustativas, encontramos em algumas o sabor mais cítrico, em outras um gosto de caramelo, algumas leves e refrescantes, outras mais fortes e encorpadas e o teor alcóolico também é variável. Não poderíamos deixar de mencionar alguns outros rótulos de cervejas artesanais que estão disponíveis em Pernambuco e na Paraíba como a Debron, Ekaut, Turmalina e Jacumã Beer que também são de excelente qualidade. Que Dionísio me perdoe, mas, aqui no Brasil e principalmente no Nordeste quem comanda mesmo é a Deusa Ninkasi. Deusa dos Sumérios devotada a cerveja, que significa “senhora que enche a boca”, pois nasceu das bolhas de uma fonte de água fresca. Ninkasi foi fruto da relação incestuosa entre irmãos, segunda a lenda nasceu da água fresca, feita para saciar o desejo e satisfazer o coração, excelente coisas que a cerveja promove nas mesas de bares mundo afora. Enfim, a cerveja artesanal além de nos oferecer uma bebida verdadeira e genuína, sem aditivos químicos ainda fortalece o comercio local e traz para a sociedade outra opção de estilo de vida além de maravilhosos sabores para nos embriagarmos. Saúde...

George Medeiros Bucho da Sapo Beer

Agradecimentos: Cerveja Velha Marim / Márcia Marcondes - Fone/whatsapp: 81 99152 6960 Cerveja Bucho de Sapo / George Medeiros - Fone/whatsapp: 83 99109 9929

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 19


Gastronomia Por Chef Leandro Ricardo

chefleandroricardo@hotmail.com @chefleandroricardo

CÁ-JÁ RESTAURANTE

A

GASTRONOMIA BRASILEIRA GANHA FÔLEGO EM NOVO QUINTAL NA ZONA NORTE DO RECIFE

inda no apagar das luzes de 2017, o desafio de colocar em prática um sonho profissional virou realidade. No fim de novembro, os sócios Yuri Machado e Marina Moneta, sob consultoria de Alan Machado, abriram as portas do restaurante Cá-Já numa das principais vias do bairro dos Aflitos, sob as hostes de grandes mangueiras e pés de acerola preservados no imóvel da década de 1950.

Com a cozinha sob comando de Yuri, 29, a nova casa chama a atenção por nascer absolutamente alinhada com os principais discursos gastronômicos, e de serviço de salão, da atualidade. É possível, pois, enxergar as principais referências afetivas do cozinheiro atreladas ao apuro técnico adquirido em temporadas em grandes restaurantes, principalmente fora do Brasil. Mas não somente. Yuri joga os holofotes para insumos que, tradicionalmente em Pernambuco e, por que não no restante do País, são considerados de baixa estirpe ou cristalizados em modos tradicionais de preparo. É o caso do coração de galinha, aqui servido no formato de vinagrete com ervas. O mesmo ocorre com o saramunete: peixe sem valor comercial e culinário no Recife (enquanto iguaria na França, por exemplo), estrela um preparo simples, mas instigante. Faz par com um úmido arroz de moqueca.

Coração de Boi

20 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

Siri virou recheio de gorduchos bolinhos fritos, petiscos de primeira ordem. A couve-flor foi transformada em delicada musseline que acompanha o peixe do dia. O rosbife ganhou leitura mais refrescante. Servido como ceviche e muitas ervas. Peixada, galinhada e favada. Sururu e caruru. As rimas respondem pelo cardápio do almoço, em que os pratos para compartilhar denunciam o apreço de Yuri pela cozinha raiz brasileira. E por aí vai...]

Experiência Cá-Já A experiência completa no Cá-Já começa antes mesmo de escolher a comida. Durante o dia, a brigada trata de deixar clientes mais confortáveis distribuindo toalhinhas geladas umedecidas, leques e chapelões, que além de serem úteis para aplacar o calorão recifense, ainda viram motivo para muita foto em rede social. O cuidado se mostra ainda na fila de espera: dudus de fruta (ou dindins) são distribuídos para entreter. Em época de safra, as mangas colhidas lá mesmo são entregues aos clientes como mais uma lembrança, além da gustativa, do quintal mais astral da Zona Norte.

A casa A gastronomia contemporânea e repleta de referências pedia um espaço que casasse com a proposta da comi-


da: fazer o cliente se sentir naturalmente bem ao passar da porta de entrada. À vontade. As principais soluções que o escritório Albuquerque Malvim utilizou foram optar por cores claras, valorizar as paredes de tijolo aparente, descobertas durante as obras, preservar as fruteiras antigas do quintal da casa datada de 1950. A luz natural que invade sem cerimônia o imóvel é mais do que bem-vinda. Mobiliário casual, confeccionado em madeira sob medida, e piso de cimento queimado completam a ambientação cool.

Trio Cá-Já Yuri Machado, 29, é formado em Gastronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com 10 anos dedicados à área. Tem experiência no Ponte Nova e no Thaal Cuisine, no Recife, no D.O.M, em São Paulo, e rodou o Brasil com o Cirque du Soleil. Fora do Brasil, trabalhou no Glasserie (especializado em comida do Oriente Médio), no The Finch, na Casa Mono e no Cosme, todos em Nova York (Manhattan e Brooklyn/EUA), e no El Mercado e Rafael Restaurant, em Lima (Peru). Marina Moneta é formada em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência em controle e gestão de restaurantes, em planejamento e execução de vendas e em finanças pessoais. (sócia e gestora) Alan Machado, formado em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco e com MBA em Gestão de Serviços pela mesma instituição. Mais de 15 anos de experiência na área de hospitalidade, passando por restaurantes e hotéis em diversos setores. Trabalhou em hotéis nos Estados Unidos e em Portugal e aqui no Brasil foi gerente de vendas do Nannai Resort & Spa e diretor de vendas do 1º Courtyard by Marriott do País.

Yuri

Serviço CÁ-JÁ Restaurante Endereço: Rua Carneiro Vilela, 648, Aflitos Funcionamento: Almoço - quinta a domingo, das 12h às 15h; Jantar - terça a sábado, das 19h às 23h Capacidade: 60 lugares Informações: 3126.0648 Instagram: @vempracaja Não aceita reserva Quintal Cájá

Favada

Veggie

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 21


Coluna Cinema

Por Jefferson Victor / Colaboração: Viciados por Filmes Imagens: Reprodução - Google E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net

” 2 s i e v í r c n “Os I Após 14 anos, “Os Incríveis 2” volta ainda mais incrível e diverte o público tranquilamente Quando estreou nos cinemas em 2004, “Os Incríveis” já inovava ao trazer à tona o gênero de super-heróis de uma forma bem original. Com toda a habilidade ímpar da Pixar, o longa trazia ainda uma discussão muito pertinente sobre família e cotidiano, questionando o que é ser um herói de verdade. Quatorze anos depois, “Os Incríveis 2” não é uma grande novidade ou mudança, mas sim uma atualização necessária e bastante divertida. O longa já começa nos inserindo novamente naquele universo, onde os heróis são proibidos, e inicia a história bem no momento onde o primeiro filme terminou. Desde já, podemos testemunhar o apreço do visual da obra, que consegue capturar o que já era muito bom e tornar ainda melhor. Sem esquecer das características físicas um tanto caricatas de cada personagem, o foco foi aplicado na melhora, principalmente, das texturas dos objetos. Desde as roupas, até os ambientes de fundo, tudo é muito vivo, fazendo-nos mergulhar ainda mais na história. Destaque ainda para os campos de força de Violeta, tanto no visual, quanto nas novas habilidades que a jovem heroína desenvolveu (aparentemente do nada). Depois do salvamento inicial, a família Pêra tem que lidar novamente com a pressão pública após os prejuízos financeiros causados pela missão. Contudo, diferente da primeira obra, desta vez os protagonistas têm um trunfo: os irmãos milionários Wilson e Evelyn Deavor, que desejam a volta dos heróis à legalidade. Acontece que os patronos decidem que a Mulher-Elástica é a escolha perfeita para alavancar a causa, deixando o Sr. Incrível, antes ávido por novas aventuras, como responsável pela casa e pelos três filhos. O momento histórico atual casa perfeitamente com a decisão de trazer o protagonismo feminino à tona. A inversão de papéis se mostra muito eficiente ao trazer um

22 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

novo olhar para a história. Ao passo que Beto se desdobra para cuidar de tudo e provar que é capaz, Helena experimenta, pela primeira vez, como é estar no centro dos holofotes e escapulir da rotina da família. Esse paralelo é o ponto alto do filme, pois trabalha muito bem a relação entre esses deveres. O diretor Brad Bird soube dosar perfeitamente o quanto trazer do primeiro filme para reativar as lembranças dos aficionados pela obra. Algumas falas e gestos podem até passar despercebidos aos menos atentos, mas certamente as situações envolvendo Edna e Lúcio com sua esposa, vão trazer a sensação nostálgica e divertida que se esperava. Além disso, a dublagem brasileira mantém boa parte dos profissionais que trabalharam no original – rendendo algumas piadas localizadas simplesmente sensacionais -, e a trilha composta por Michael Giacchino (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) nos joga de volta para 2004 desde o primeiro minuto do longa. Por se tratar de uma das poucas continuações da Pixar, “Os Incríveis 2” não precisa mais usar tantas referências do gênero de super-heróis, encontrando em seu próprio alicerce o material necessário para ser uma grande obra cinematográfica. De quebra, entretém tanto quanto instrui o público mais jovem e, claro, agrada demais os fãs que tanto aguardaram pela sequência.


Dubladores na pré-estréia de “Os Incríveis 2” em São Paulo Aconteceu no Shopping Market Place, Zona Sul de São Paulo, a pré-estreia do filme Os Incriveis 2, que contou com a presença do casal que dubla dois dos personagens da animação, Otaviano Costa e Flávia Alessandra, acompanhado de suas filhas. O filme se passa quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle. A animação da Pixar, “Os Incríveis 2” foi um dos longas mais aguardados de 2018. O casal Flavia Alessandra e Otaviano junto com suas filhas - Foto Francisco Cepeda Ag News

Famosos marcam presença no lançamento do filme “Berenice Procura” A pré-estreia do filme “Berenice Procura”, aconteceu na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro e contou com a presença de parte do elenco, entre eles estavam a atriz Cláudia Abreu, Eduardo Moscóvis e Caio Manhente. O longa-metragem conta a história da taxista Berenice (Cláudia Abreu), que passa muitas horas do seu dia no trânsito caótico do Rio de Janeiro. O

pouco tempo que lhe sobra, ela divide entre a criação do filho Thiago (Caio Manhente) e a relação conturbada com o marido Domingos (Eduardo Moscóvis). A vida de Berenice muda de rumo quando acontece o assassinato de Isabelle (Valentina Sampaio), uma travesti, despertando seu lado investigativo. O filme está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Glamour marca a pré-estreia do filme “Mulheres Alteradas” As atrizes Deborah Secco, Alessandra Negrini, Monica Iozzi e Maria Casadevall marcaram presença na pré-estreia do filme “Mulheres Alteradas”, que rolou no shopping Iguatemi em São Paulo. Vestidos elegantes e muita exuberância marcaram o evento. O filme conta a história de quatro mulheres enfrentam problemas bem particulares. A direção do longa é de Luis Pinheiro. O filme está em cartaz em todo o Brasil.

Adriana Esteves e famosos na festa de pré-estréia de “Canastra Suja” Com diversos artistas, A pré-estreia do filme “Canastra Suja” aconteceu no Kinoplex Leblon, no Rio de Janeiro, e reuniu a atriz Adriana Esteves com os atores Marcos Rica, Bianca Rin e todo o elenco do filme. A trama do longa-metragem gira em torno do drama de uma família simples que enfrenta diversos conflitos, como alcoolismo, sexualidade, prostituição, traição, homofobia e drogas. O filme tem a direção de Caio Sóh, e está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 23


Internacional

Texto: Rogério Almeida e Enrique Sancho

A Festa da Cruz de Maio de Realejos na Espanha

U

ma das festas de maior destaque da Espanha é conhecida como a Cruz de Maio e um dos locais onde a festa é mais apreciada é na Ilha de Tenerife, na cidade de Los Realejos, nas Canárias.

No final somente uma sanava aos enfermos. Hoje milhares de pedaços desta cruz estão espalhados pelo mundo inteiro e são veneradas por milharesde fiéis como a Cruz de Cristo .A Igreja Católica festeja a Festa das Cruzes em duas datas: o dia 3 de maio, como o Dia da Cruz, quando se recorda seu descobrimento, e o dia 14 de setembro, data de sua Exaltação.

Ruas inteiras são decoradas com as cruzes de maio adornadas com flores naturais e frescas e também com flores secas, plantas, pedras e jogos de luz e água e que podem ser encontradas por toda a ilha.

A festa das cruzes de Maio também é uma saudação à primavera, à fertilidade da terra, ao amor e aos sentimentos.

As cruzes são instaladas por vários pontos da ilha para recordar o encontro da Cruz de Jesus Cristo, ocorrida na Idade Média, origem desta celebração.

Tradicionalmente, um “maio” (um baú) era colocado nas praças das cidades e os jovens se divertiram com danças e celebrações.

Celebrada por ocasião da festa da Santa Cruz, que geralmente se comemora nos primeiros dias do mês de maio, o evento festeja a descoberta por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, em sua peregrinação por Jerusalém, na busca da verdadeira cruz onde morreu Jesus Cristo.

O centro da festa é a cruz que é adornada com flores, plantas, xales, guirlandas e objetos decorativos.

Com a ajuda de sábios sacerdotes, Santa Helena encontrou três madeiras ensanguentadas no Monte Calvário. Para saber qual a verdadeira cruz que Jesus havia morrido, solicitaram a algumas pessoas enfermas para tocar uma a uma cada cruz.

24 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

As cruzes enfeitam vilas e cidades e ao redor delas dançam, cantam jovens e adultos e são organizados jogos. Existe também uma competição entre os vizinhos para ver quem constrói a cruz mais bonita. Em Los Realejos, além do espetáculo das cruzes são apresentados os mais belos fogos de artifício da Europa.


Cruz Santa em los Realejos

Procissão

Tudo começou em1770 com uma rivalidade entre dois bairros, envolvendo duas ruas do mesmo município: a rua El Sol que abrigava os pequenos camponeses e a rua El Medio ou dos Marqueses. Após a emigração de muitos para a Venezuela anos atrás, estes constrastes econômicos já não existem mais nos dias de hoje. Mas continua havendo o “pique”, um termo conhado pelos realejanos para caracterizar a rivalidade entre as duas classes. Hoje o pique representa a passagem da cruz em procissão. Em todas as ruas da ilha são acesas fogueiras, e a fumaça se espalha por todos os lugares. Nos dias 2 e 3 de maio, milhares de turistas lotam as ruas de Los Realejos para ver as batalhas campais dos jogos de artifício cruzando os céus. Geralmente os espetáculos duram cerca de três horas. Ainda hoje as ruas do Sol e do Meio são as que mais recebem visitantes. Nelas são espalhadas centenas de cruzes nas estradas, fachadas, janelas, interiores habitações, pátios e capelas. Todas adornadas com as flores mais seletas, velas e luzes que adornam belos altares. Uma tradição que todos os anos cobra mais força, herdando o hábito das gerações mais jovens. A noite termina com o retorno da Santa Cruz para a paróquia do apóstolo Santiago, localizado entre a fronteira de Los Realejos. Procissão da cruz

Além da Festa das Cruzes, Los Realejos é conhecido por suas praias e penhascos e sua localização no Vale do Orotava, onde se localiza o vulcão Teide, uma das maiores atrações turísticas da ilha de Tenerife. Com rica gastronomia onde se destacam as batatas enrugadas, Los Realejos também encanta pelo seu povo amável e cordial e a hospitalidade. Em 2009 a Festa das Cruzes de Los Realejos obteve o Título de Festa de Interesse Turístico das Canárias. E em março de 2015, conseguiu ser declarada de Interesse Turístico Nacional e em 2020 aspira a ser Festa de Interesse Turístico Internacional.

FÁCIL | Lazer e Negócios NE 25


Coluna/PB

Por Rogério Almeida (De João Pessoa-PB) rogerioalmeidaturismo@yahoo.com.br

Companheiros das Américas A Associação Companheiros das Américas Comitê Paraíba Connecticut elegeu sua nova diretoria para o biênio 20182020. Para presidente Graça Toscano, vice presidente Rogério Almeida, secretária Rosa Celina Milanez, Tesoureira Gloria Obermark. Conselho Fiscal: Monica Palitot, Yluska Quesado de Almeida e Terezinha Diniz. Organização fundada pelo então presidente norte americano John Kennedy, visando a parceria entre os Estados Unidos e os países da América Latina. Os Companheiros realizam intercâmbios, culturais e científicos entre os estados irmãos. A posse da nova diretoria e conselho fiscal deve ser realizada em agosto. Viviane Guimarães dá as boas-vindas aos convidados, tendo ao lado o diretor Sergio Boffa, e o Prefeito de Nísia Floresta e outras autoridades. (Foto: Rogerio Almeida).

Praia Bonita Resort com “All Inclusive” reúne imprensa de todo o Brasil

Nova diretoria: Rosa Celina Milanez (secretária), Gloria Obermark (Tesoureira), Rogério Almeida (Vice presidente) e Graça Toscano (presidente). (Foto: Divulgação)

Brasil Mostra Brasil A multifeira Brasil Mostra Brasil será realizada no período de 20 a 29 de julho no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, de João Pessoa. Uma das novidades será o lançamento da grife Rota do Ar, que vai oferecer um passeio panorâmico de helicóptero pela orla marítima de da capital paraibana à quem comprar os produtos da marca. O empresário Wilson Martinez reuniu a imprensa para apresentar a feira com um almoço para a imprensa no restaurante Sal & Brasa. Wilson Martinez e Michelle Souza (Foto: Rogério Almeida)

26 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

O Praia Bonita Resort Spa & Convention iniciou o sistema “all inclusive” e para comemorar convidou jornalistas de turismo e colunistas sociais de todo o Brasil para um Fam Press. O diretor proprietário Sérgio Boffa e a diretora de marketing Viviane Guimarães, receberam os convidados para vasta programação. Aninha Monteiro, presidente da ABRACONE, Associação dos Colunistas do Nordeste foi a apoiadora. Presenças do prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, exprefeita de Natal Micarla Sousa e diversos convidados. O artista plástico Ubiratan Gomes, fez desenhos e caricaturas e os presenteou aos convidados.


unip | educação a distÂncia

Você decide onde e como estudar.

# Muda r

a s ua his tóri a s ó depende d e você. turmas 2º semestre 1a mensalidade

2ª mensalidade

60,00

R$149,00

*

R$

cursos reconHecidos pelo mec.

**

para todos os cursos

mesmo diploma dos cursos presenciais.

em todo o Brasil.

cursos de Graduação BacHareLado e Licenciatura administração artes Visuais ciências Biológicas ciências contábeis ciências econômicas Geografia História

letras - licenciatura em português letras - licenciatura em português/espanhol letras - licenciatura em português/inglês matemática pedagogia serviço social sociologia

noVos**

superior de tecnoLogia

agronegócio análise e desenvolvimento de sistemas Gestão ambiental Gestão da tecnologia da informação Gestão de recursos Humanos Gestão financeira

Gestão Hospitalar Gestão pública logística Marketing processos Gerenciais segurança no trabalho

noVos**

comércio ExtErior • Gastronomia • GEstão comErcial Gestão de serViços Jurídicos, notariais e de reGistro GEstão da qualidadE • rEdEs dE computadorEs • dEsiGn dE intEriorEs

educação física (Graduação plena) • Física • FilosoFia • química cursos com duração de 3 a 4 anos

cursos com duração de 2 a 3 anos

RECIFE - POLO IPESU/FAREC

OLINDA - POLO IESO

NOME DO POLO

Rua Santos Araujo, 90 - Afogados - Recife Av. Sigismundo Gonçalves, 375 - Carmo - Olinda (81) 3447.1320 / 3422.5559 / 3327.8240 3429.4330 / 3429.1048 / 3429.9832 Endereço e Telefone (81) do polo

INSCREVA-SE

www.unip.br/ead

PLANTÃO DE MATRÍCULAS:   (81) 99674.8828 / 97102.7777 FÁCIL | Lazer e Negócios NE 27

(*) Oferta válida para matrículas de novos estudantes realizadas entre os dias 11/05/2018 e 20/10/2018. (**) Para mais informações consulte o regulamento no site. Consulte as condições de oferta e a disponibilidade dos cursos novos no polo de sua cidade ou no site www.unip.br/ead. A oferta não é válida para cursos de pós-graduação e não é cumulativa, sujeita a alterações sem aviso prévio.


28 FรCI L | Lazer e Negรณcios NE

Revista Fácil - Edição 190  
Revista Fácil - Edição 190  
Advertisement