AL
CO-FOUNDER&CEO
Mario Pinho
Diretor de Empresa Jornalistica: 0001781/CE
Jornalista: 0004160/CE
(11) 96031 2011
E-mail: mariopinho@revistafacil.net
Editor-Chefe
Mozart Luna / DRT: 432MTE/AL
(82) 92424 2424
E-mail: mozartluna@revistafacil.net
Supervisor de Conteúdo
Jefferson Victor / DRT: 0003772/PE
(81) 98422 3792
E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net
Colunistas
Edgony Bezerra - CE
Jefferson Victor - PE
Fabio Cardoso - PB
Roberta Monteiro - RJ
Silvio Romero - RJ
Mozart Luna - AL/SE
Marcos Mendonça - SP
Thamy - PR
Zeca&Mary - Internacional
Colaboradores
Letícia Jacques
Patrícia França
Sacha Myrna
Leandro Ricardo
Horácio Abiahy
Comercial & Novos Negócios
Tel. +55 11 96031 2011 comercial@revistafacil.net
São Paulo
Maria Marquezini
Tel.: (11) 9.8288 1999 | (11) 97284 1919 mmarquezini@linkey.com.br
Brasília Linkey Representações e Publicidades Tel.: (61) 3202-4710/ (61) 9 8289-1188 linda@linkey.com.br
Ceará Sucursal Fortaleza
Mario Pinho
Tel.: (11) 96031 2011 OI/SP mariopinho@revistafacil.net
Pernambuco
Shirley Florêncio Tel.: (81) 9.9667 4067 shirleyflorencio@revistafacil.net
Paraíba
Fabio Cardoso Tel.: (83) 9.9861 2900 fabiocardoso@revistafacil.net
Rio Grande do Norte
Eduardo Tocchi
Tel.: (84) 9.9625 3248 eduardotocchi@revistafacil.net
Alagoas / Sergipe
Mozart Luna Tel.: (82) 9.9983 0749 mozartluna@revistafacil.net
A Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios é publicada pela Origami Soluções em Mídia.
Nossos Colunistas e Colaboradores trabalham de forma voluntária, não tendo nenhum vínculo empregatício. Suas opiniões pessoais não refletem necessariamente o editorial da revista. Proibida a reprodução total ou parcial de matérias ou fotos sem a autorização da Revista.
O Brasil festeja Dia dos Namorados em junho, diferente do Mundo
Data surgiu de uma campanha comercial feita pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, a partir de 1948; no mundo, a data celebrada é 14 de fevereiro, dia de São Valentim
A escolha do dia 12 de junho se deu por dois motivos: a homenagem ao santo casamenteiro, Santo Antônio, feita pela Igreja Católica, em 13 de junho, e à baixa nas vendas registradas neste mês do ano.
A data comercial costuma movimentar o comércio e, neste domingo, por causa das condições da pandemia, setores como o de restaurantes, esperam faturar mais com a comemoração dos namorados. A previsão é de vender 22% a mais do que no ano passado.
Foi criada, assim, a data comercial que, no resto do mundo, é celebrada em fevereiro, a partir dos registros de festas antigas a santos como São Valentim.
Uma pesquisa em alguns registros sobre a data mostra que a data dedicada a São Valentim surge de homenagem a dois mártires cristãos distintos, e que tinham o nome Valentim, um padre romano que foi condenado à morte no século III).
Outros historiadores afirmam que esse costuma surge de um festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro e celebrada a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza).
A data também estava relacionada ao início da primavera no hemisfério norte.
Viagens & Turismo
Por - Thaciana Lima
Capa: Igreja Nossa Senhora da Corrente Foto da capa: Evaldo Parreira / @evaldoparreira
Penedo, Alagoas
Conheça a joia mais bela às margens do Velho Chico
Sabe a sensação de voltar ao passado? Em Penedo, essa experiência é possível e evidente... E, cá entre nós? Maravilhosa demais. É impossível falar da cidade sem citar as suas belezas naturais e arquitetônicas que são acessíveis e que retratam a grandiosidade de Penedo.
A cidade de Penedo fica localizada ao Sul do estado de Alagoas, a 143 km da capital Maceió e tem o privilégio de ser às margens do Rio São Francisco, um dos principais rios do país. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), na esfera federal e, ainda, nas esferas estadual e municipal, é rica em cultura, beleza e muitas histórias.
O Centro Histórico de Penedo é um show à parte. Em seu amplo espaço, abrange os pontos turísticos mais conhecidos e visitados como o Theatro Sete de Setembro, o primeiro teatro do Estado de Alagoas; a Praça Barão de Penedo, a Casa de Aposentadoria, o Museu do Paço Imperial e Memorial Raimundo Marinho, o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos.
Não podemos esquecer do majestoso e lindo Rio São Francisco e da APA da Marituba, mais conhecida como Pantanal Alagoano.
Penedo também é rica em artesanato, que contempla o bordado, a pintura em tela e esculturas religiosas. Já sua gastronomia é típica e regional, mas também tem pescados e os tradicionais pratos jacaré ensopado e cuscuz de arroz.
Como se não fossem suficientes todos esses atrativos, Penedo conta ainda com festejos e celebrações de janeiro a janeiro, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, considerada a maior festa religiosa do Estado e da região do baixo São Francisco; as animadas prévias carnavalescas com muito frevo; Penedo Summer, Festa Literária, Festival Internacional de Música, Circuito Penedo de Cinema e Penedo Luz.
ROTEIROS INESQUECÍVEIS: HISTÓRIA, ARQUITETURA E MUITA CULTURA EM PENEDO
Visitar Penedo é ter o que fazer a toda hora e a todo momento, e a afirmação pode ser aplicada, principalmente, quando falamos nos ricos acervos cultural, histórico e arquitetônico.
Em um city tour pelo Centro Histórico da Cidade dos Sobrados, como também é conhecida, é possível sentir e viver a experiência de voltar ao passado, apreciando suas belezas únicas e de encher os olhos.
Pensou em passeios? Eles podem ser facilmente acompanhados pelos informantes e guias de turismo qualificados e capacitados da cidade. Quem visita Penedo conta com roteiros inesquecíveis, que podem ser feitos a pé, já que um ponto turístico é sempre bem perto um do outro.
Todos os prédios, monumentos históricos e pontos turísticos ficam no amplo e encantador Centro Histórico da cidade. E vale a pena visitar todos eles, com destaque para o Theatro Sete de Setembro (foto), o primeiro construído no estado de Alagoas e que apresenta planta em forma de ferradura, próprio da arquitetura italiana; a Igreja Nossa Senhora da Corrente, que é uma construção do século XVII, concluída pela Família Lemos e considerada pelo historiador de arte e restaurador francês Germain
Renê Bazin, “o mais belo templo do Brasil”; a Casa de Aposentadoria, que é um prédio em estilo barroco e que foi edificado para servir de hospedagem para os ouvidores e juízes postos pelos donatários; a Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, que foi construída em 1758 e apresenta uma impotente fachada rica em ornatos de pedra calcária, estilo D. Maria I, com frontão em linhas curvas e contracurvas dentro de um traçado barroco e o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, com um interior majestoso todo em estilo barroco e rococó, apresentando magníficos entalhes folheados a ouro.
Todos os monumentos são acessíveis e abertos à visitação.
PASSEIOS PELO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS ENCANTOS
Se engana quem pensa que o Rio São Francisco é somente para admirar de longe. Em Penedo, é possível desfrutar de passeios inesquecíveis, alegres e super divertidos, seja de barco, catamarã, balsa, lancha e, de forma particular, jet-ski e stand up paddle.
Um dos mais conhecidos é a Rota do Imperador, promovido pela empresa Olímpio Tour. Pessoas a bordo de um lindo catamarã decorado, margeiam, além da cidade de Penedo, Santana do São Francisco e Neópolis, ambas em Sergipe.
Durante o passeio, é possível ver alguns pontos turísticos da cidade, a exemplo do Paço Imperial e a Igreja Nossa Senhora da Corrente. Histórias são contadas por Dom Pedro II, isso mesmo, você não leu errado. Um contador de histórias caracterizado de um dos mais importantes imperadores do Brasil narra os principais fatos que aconteceram na época. O passeio também inclui música ao vivo, um delicioso almoço e uma parada super especial na Ilha no Imperador. A empresa também tem, em seu catálogo, passeios noturnos.
Outra opção de divertimento é através de um maravilhoso passeio de lancha privativo, pro-
movido pela Agência Partiu Penedo. O passeio tem duração de 2 horas, com até seis pessoas.
Pensou em barco? Em Penedo, também tem. Quem oferece o passeio é a empresa Peixoto Tour, que além de ser pelas águas do Rio São Francisco na própria cidade, também tem a opção de seguir até a Foz do Rio São Francisco, localizada no município vizinho de Piaçabuçu. A empresa também oferece passeios de lancha e de veículo off-road, para a APA da Marituba, o Pantanal Alagoano.
HOTÉIS E POUSADAS: CONFORTO E VISTAS DE TIRAR O FÔLEGO
Já pensou em acordar e, ao abrir os olhos, dar de cara com a beleza do lindo e encantador Velho Chico? Em Penedo, é muito fácil sentir e viver essa experiência onde a paz, a tranquilidade e o aconchego não faltam.
A cidade de Penedo conta com 770 leitos, distribuídos entre hotéis, pousadas e albergues. Em todos eles, é possível encontrar uma ótima estrutura, que oferece ao turista e ao visitante conforto e opções para todos os gostos e bolsos. E, claro, não podendo esquecer das refeições, em especial, o café da manhã, que são repletos de delícias e comidas típicas regionais.
Os equipamentos hoteleiros também dispõem de áreas de lazer maravilhosas. Com piscinas, banquinhos e parquinhos, proporcionam momentos de alegria e diversão para toda a família.
O que falar, então, dos prédios que comportam nossos hotéis e pousadas? É possível sentir a arquitetura, a história e a cultura através deles, sim. Um deles é bem bacana e super especial, pois, segundo o arquiteto e influenciador digital Maurício Arruda, carrega, em sua estrutura, a joia do modernismo brasileiro.
Os hotéis e pousadas de Penedo possuem ótima localização e estão instalados no coração do Centro Histórico da cidade e que, por isso, ficam perto de tudo, do Rio São Francisco, dos principais pontos turísticos, bares e restaurantes.
GASTRONOMIA TÍPICA E O MELHOR CUSCUZ DE ARROZ DO MUNDO
Além da arquitetura, do Velho Chico, dos atrativos turísticos e dos demais pontos citados nessa reportagem especial, outro quesito que também ganha o coração, seja do penedense, do turista ou do visitante, é a gastronomia.
A gastronomia de Penedo é composta por pescados, frutos do mar e comidas típicas e regionais. Não podemos esquecer dos dois principais pratos: jacaré ensopado e o legítimo cuscuz de arroz.
O jacaré ensopado, prato bastante famoso, pode ser encontrado facilmente nos principais restaurantes da cidade, a exemplo do Forte Maurício de Nassau, que possui uma vista de tirar o fôlego para o Rio São Francisco, e o Forte da Rocheira, situado em cima de uma rocha, literalmente. Em sua receita, é possível encontrar, além, claro, da carne de jacaré desfiada, azeite de dendê, leite de coco e verduras tradicionais como tomate e cebola.
Já o legítimo cuscuz de arroz é uma receita de família, feito de forma artesanal e dentre as opções de acompanhamento estão carne de sol desfiada, calabresa e o queijo coalho. Deu água na boca, não foi?
A receita pode ser encontrada no complexo cultural e gastronômico Vila Dão Pêdu, que é composto pelo ponto A Carroça, que oferece o cuscuz de arroz e outros pratos, além de mais quatro estabelecimentos.
E nada como saborear os pratos típicos tendo como vista o majestoso Velho Chico, não é? A maioria dos restaurantes da cidade de Penedo possuem esse privilégio.
Vem conhecer Penedo e se encantar com a joia mais linda do baixo São Francisco!
Av. Tomás Espíndola, 326—Farol, Maceió - AL
Por - Mario Pinho / Fotos: Reprodução/GoogleGastronomia Junina movimenta Turistas em todo o País
Faltam poucos dias para o São João no Brasil e entre os atrativos desta grande festa estão as comidas típicas, que encantam o paladar e movimentam milhares de visitantes nos tradicionais destinos do país. Canjica, pamonha, quentão, pinhão... hummm! O que não faltam são opções para os amantes da gastronomia regional brasileira realizarem uma verdadeira viagem pelo sabor e pela cultura do nosso país. Mas você sabia que em cada cantinho do Brasil há um sabor ou curiosidade culinária específica nesta época do ano?
No Maranhão, por exemplo, o arroz de cuxá e a torta de camarão dão um toque especial na culinária junina do estado e têm presenças garantidas nas barraquinhas dos arraiais. O primeiro prato é um dos xodós dos maranhenses e é feito com ingredientes como: vinagreira, diferentes especiarias, farinha de mandioca e camarão. O fruto do mar, também, é um dos principais componentes do segundo prato e dá um charme à mais na receita, que, apesar de ser típica do período junino, permanece na gastronomia
regional durante todo o ano. Com tantos sabores inconfundíveis, é difícil resistir.
Ainda na região Nordeste, Caruaru (PE) é a terra das comidas gigantes durante o São João. A cidade pernambucana tem todos os anos um calendário para a preparação das delícias juninas. Neste ano, o destino sediará, entre outros, o “Maior Munguzá do Sertão”, o “Maior Quentão do Mundo” e a “Maior Tapioca do Mundo”. É comida para mais de metro! E não acabou por aí. A cidade ainda guarda o famoso Bolo de Pé de Moleque, que traz ingredientes como farinha de mandioca, ovos, goiabada, coco e castanha de caju. “Bãodimais”!
No sul do Brasil, o pinhão é um dos principais alimentos consumidos no período junino, principalmente se ele estiver cozido. Mas a semente também pode ser encontrada em diversas outras receitas, entre elas, bolos, paçocas, doces, sopas e no quentão. O frio, típico da região, ainda dá a oportunidade aos viajantes de se deliciarem com o famoso churrasco, o arroz carreteiro e o chimarrão, bebida típica do Rio Grande do Sul. Opções não faltam para desfrutar uma das melhores festas do nosso país nesta região.
O milho e o amendoim são alguns dos ingredientes encontrados nos pratos típicos do São João do Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul, a Sopa Paraguaia é servida quente e pode ser consumida como entrada ou acompanhamento para outros pratos típicos das festividades, como o arroz carreteiro. Já em Goiás, dois quitutes enchem os olhos dos visitantes: o Empadão Goiano e o Arroz com Pequi. Os dois são encontrados facilmente em todo o estado nesta época do ano.
Já no Norte, dois pratos típicos dominam as paradas culinárias da região. No Amazonas, o X-caboquinho, sanduíche de tucumã que vem acompanhado de banana frita e queijo coalho, é um dos preferidos para o café da manhã ou para o lanche da tarde. No Pará, o Tacacá é um dos mais populares. A sopa tradicional na região, feita com tucupi, goma de tapioca, camarão seco, jambu e outros temperos é a principal pedida dos viajantes. Além dessas opções, é comum encontrar
outras comidas, como a maniçoba e o bolo de macaxeira. Com tantas opções deliciosas, é impossível resistir às tentações gastronômicas do São João!
Carros & Cia
Por: Mário Pinho / E-mail: mariopinho@revistafacil.net
McLaren São Paulo completa cinco anos e atinge 100 carros entregues
AMcLaren São Paulo teve dois motivos para comemorações na segunda semana de maio. No dia 8, a empresa completou cinco anos da inauguração da concessionária em São Paulo. Dois dias depois, a empresa chegou à marca de cem automóveis entregues com a entrega das chaves de um modelo ArturaMalvine Blue a seu comprador.
O Artura é o mais recente lançamento da McLaren, sendo o primeiro modelo híbrido de produção em série da marca (antes dele houve o P1, feito em edição limitada de 375 unidades). As primeiras unidades do Artura chegaram ao Brasil no fim do ano passado e doze delas já estão com seus clientes (incluindo a que fez a McLaren São Paulo chegar às 100 unidades entregues). Essas 12 unidades fazem o Artura, com apenas cinco meses de presença no mercado, ser o segundo McLaren mais vendido no Brasil. Ele só fica atrás do McLaren 720S Coupé, que teve 21 unidades comercializadas entre 2018 e 2022.
Outros destaques da lista de McLaren vendidos no Brasil são os modelos Senna (quatro, todos entregues em 2019) e Senna GTR (uma unidade entregue em 2020). Do primeiro, foram fabricadas 500 unidades. O GTR, ainda mais exclusivo, teve apenas 75 unidades produzidas.
“Ao longo desses cinco anos, a McLaren ganhou um grande número de adeptos no Brasil. Boa parte deles chegou à marca atraída pelo histórico vitorioso em competições e constatou que, além de vencer corridas, a McLaren produz carros esporte de primeira linha”, analisa Henry Visconde, presidente da McLaren São Paulo. “Chegar a cem carros ao completar cinco anos de operações é algo extremamente gratificante. Quando inauguramos a concessionária, nossa previsão era entregar cerca de 25 carros por ano. Essa média foi mantida ou mesmo superada até a chegada da pandemia. Mas agora estamos começando a entregar os Artura e deveremos encerrar 2023 com um novo recorde de entregas a clientes”, finaliza.
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a McLaren Automotive
Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos.
O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada.
Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.
Vila Galé aposta em Beja em Portugal com o reforço de três Conceitos Hoteleiros
OGrupo Vila Galé está a reforçar a oferta na sua herdade em Beja, o Clube de Campo Vila Galé, que vai passar a contar com três unidades hoteleiras com conceitos distintos: o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive, o Vila Galé Collection Monte do Vilar e o Vila Galé Nep Kids.
No hotel rural Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive – antigo Vila Galé Clube de Campo – a aposta atual recai em experiências de enoturismo, olivoturismo e turismo de natureza. O objetivo passa por criar “experiências diferenciadoras” ao tirar partido da localização na herdade de 1.620 hectares, onde o grupo produz os vinhos e azeites Santa Vitória. Desta fazem parte atividades como visitas à adega e ao lagar, provas de vinhos e azeites, jantares vínicos, workshops de gastronomia regional e cursos de formação, além da possibilidade de participar nas vindimas ou na apanha da azeitona.
A unidade tem como principais públicos-alvo “casais ou famílias que pretendam estar em contato com a natureza, conhecendo as diversas atividades rurais da propriedade ou praticar atividades lúdicas ao ar livre”, como o grupo hoteleiro refere em comunicado.
Monte do Vilar
Na mesma propriedade, o grupo abriu as portas do Vila Galé Collection Monte do Vilar, a 1 de abril. Com uma piscina exterior, restaurante e bar, salões para eventos, jardim, serviço de massagens e postos para carregamento de veículos elétricos, a unidade dirigida para maiores de 16 anos “adequa-se a casais que procuram momentos de descanso com paz, silêncio e tranquilidade, com vista para a paisagem alentejana”.
Com estas três unidades hoteleiras na herdade agora designada como Clube de Campo Vila Galé, o objetivo passa por “ter uma oferta turística diversi-
ficada mas complementar, chegando a mais segmentos, públicos-alvo e mercados”.
Além das atividades propostas por cada unidade, os hóspedes podem ainda participar em atividades ao ar livre como piqueniques, caminhadas, voos de balão de ar quente, canoagem, passeios de bicicleta ou experiências equestres.
BARES & RESTAURANTES
Por: Mozart Luna - Editor-Chefe / www.circuitomundo.com.brTempero Português na Culinária Pernambucana
Se há uma coisa que pernambucano gosta é frequentar mercado público. Lá, tem vida os da Boa Vista, de São José, da Madalena, de Casa Amarela e da Encruzilhada. Este último, localizado na zona norte da cidade, datado de 1924, nascido para dar um pouco mais de forma as antigas casinhas de madeira que até então atrapalhavam a mobilidade no grande Largo em frente a antiga estação de trilhos urbanos.
E foi nesse cenário que, no início da década de 90, o imigrante português Manuel José Alves, 83, instalou seu pequeno e familiar restaurante. Nasce O Bragantino.
Por algum tempo com a culinária restrita aos sabores brasileiros. Até que resolve inovar e lançar, num ambiente aparentemente estranho, pratos da cozinha portuguesa.
A corrida ao sucesso gastronômico não foi fácil. Durante anos experimentou o sabor agridoce da falta de clientes que quisessem conhecer iguarias como bolinho de bacalhau, arroz de polvo, entre outras. Até que teve um insight e solicitou, ao então prefeito, Roberto Magalhães, a criação de uma Praça da Alimentação.
A peregrinação foi intensa. Saíram as velhas lonas- elementos que atrapalhavam a área do passeio- e chegaram banheiros adequados. Surgiram os novos clientes.
Em mais de três décadas de vida
O Bragantino virou point, dos pernambucanos e de turistas, que passaram a ver no famoso “boteco”, referência turística e gastronômica do
Estado. Não raras as vezes em que o bom português, exímio relações-públicas do local, é pauta jornalística nacional e internacional. Já ganhou prêmios como Melhor Boteco de revistas e de críticos especializados.
Desde que nasceu o local sofreu mudanças que o aproximam de uma típica cantina, mas que não
o afastam da cara de box do mercado público. Num espaço apertado Manuel trafega mesa em mesa, levando boa conversa com os clientes. O modelo comércio familiar prosperou e lá estão, ao seu lado, uma das filhas do casal de imigrantes tocando o negócio. Flávia Nunes, advogada, largou a carreira para ajudar o pai. A esposa, Maria Eugênia, portuguesa típica, não toca mais as panelas, mas é figura constante a compor o cenário lusitano. As outras filhas brasileiras também, Mônica e Adelaide, seguem a vida acompanhando a rotina da família no local, que obedece cronograma, horários e orientações dos administradores do Mercado. “ Aqui todos tem regras para atender pela boa convivência entre locatários e clientes”, comentou Manuel.
Cardápio Luso-Brasileiro
Bolinho de bacalhau, frito na hora e servido, não raras vezes, acompanhado de uma cervejinha, é a pedida mais frequente. Aos sábados o bar tem fila e, quem se atrasa para chegar, pode ficar com água na boca. Os bolinhos são mesmo disputadíssimos graças ao sabor irretocável que têm e ao aroma que exalam no Mercado, atraindo os pernambucanos num ritmo novo que não é frevo nem fado- mas que apaixona quem o sente.
HOTÉIS & RESORTS
Por: Mozart Luna - Editor-Chefe / www.circuitomundo.com.br
O QUERIDO HOTEL SÃO FRANCISCO EM PENEDO
Penedo é uma cidade histórica, com 387 anos de fundada e localizada às margens do rio São Francisco e próximo a sua Foz. O município está a 145 quilômetros de Maceió, Alagoas e a 121 quilômetros de Aracaju, Sergipe com fácil acesso por Rodovias Federais e Estaduais em excelente estado de conservação.
Além de seu casario colonial e também barroco dos séculos XVII, XVIII e XIX, Penedo possui um dos hotéis mais charmosos e antigos do Nordeste: Hotel São Francisco, que este ano comemora 61 anos de funcionamento ininterrupto. Construído em 1962, pelo Comendador José da Silva Peixoto, o Hotel São Francisco é um ícone da Hotelaria brasileira com uma história e importância tanto quanto o Copacabana Palace no Rio de Janeiro, guardando as devidas proporções.
Penedo é um dos destinos turísticos culturais, gastronômicas e de lazer mais procurados do Litoral Sul de Alagoas e Baixo São Francisco, e bastante conhecido por suas lindas igrejas, teatro, ruas com seus casarios, museus e os passeios as ilhas fluviais e artesanato, sem falar do morador mais ilustre que é o influencer digital Carlinhos Maia, que vive em Penedo. Carlinhos vira e mexe está no Hotel São Francisco, seja no restaurante ou na lanchonete onde ele costuma tomar “o melhor suco de ameixa do mundo”.
Se hospedar no Hotel São Francisco é acima de tudo uma experiência, já que o Hotel guarda muito da história do cinema brasileiro. Lá acontecia, no Cine São Francisco, que fica no subsolo do Hotel e hoje é um moderno Centro de Convenções, o Festival Brasileiro de Cinema.
Atores como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Vera Fischer, Maitê Proença, Paulo Gracindo, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Rubens de Falco, Tony
Ramos e Roberto Carlos se hospedaram no Hotel São Francisco e pelos corredores e apartamentos deixaram um pouco de suas energias.
O Hotel tem 52 apartamentos divididos em categorias luxo e luxo superior. Possui um excelente espaço para piscina com parquinho para crianças e serviço de bar. Um restaurante localizado no segundo andar, com uma varanda com vista para a cidade e o rio São Francisco, onde se pode tomar um bom vinho, champanhe ou simplesmente uma cerveja ou caipirinha, com deliciosos petiscos.
Os apartamentos foram totalmente reformados oferecendo conforto e comodidade aos hóspedes, sem afetar a originalidade de seu estilo dos anos 60,70 e 80. 90% dos moveis foram preservados, assim como parte do pisco original em taco do restaurante, que dá um toque clássico e nos transporta no tempo a época áurea do Festival de Cinema.
Eventos
Geralmente acontecem apresentações culturais e eventos no Centro de Convenções do Hotel com capacidade para mil pessoas. O local foi recuperado com todos recursos tecnológicos necessários para apresentações culturais, com também seminários, congressos e demais eventos do turismo de negócios.
O Diretor Operacional e Sócio do Hotel, o Empresário Roberto José, disse que o Hotel surgiu da necessidade de alojar pessoas ilustres em Penedo, já que a cidade era um importante pólo têxtil da região e recebia muitos estrangeiros.
“Na época tudo que existia de melhor na Hotelaria brasileira foi trazido para integrar o Hotel São Francisco. Toda equipe do São Francisco veio do Rio de Janeiro, inclusive a lanchonete é uma cópia da primeira loja Bob ‘s do Brasil e meu pai contratou toda equipe e trouxe para cá”, disse Roberto José. “Hoje nossa lanchonete fabrica e serve o melhor hambúrguer de Alagoas e quem diz isso são os famosos, que provam dele. Tudo isso fruto da experiência que cultivamos e passamos para nossos colaboradores”, enfatiza ele.
“Os móveis, o restaurante e os apartamentos são fruto de pesquisa realizada na época no Rio de Janeiro, que era a capital federal brasileira e onde se tinha o de melhor no país”, disse ele. “Contudo, manter tudo isso até hoje foi muito duro e sofrido, mas nunca desanimamos e hoje somos um Hotel diferenciado”, disse ele.
Assim é o Hotel São Francisco, clássico, charmoso e com muitas histórias dos famosos do teatro, cinema e arte da dramaturgia brasileira. Venha ter a experiência de se hospedar no Hotel dos famosos do Brasil, em Penedo.
Endereço:
Av. Floriano Peixoto, 237 - Centro Histórico, Penedo - AL, 57200-000
Telefone: (82) 3551-2273
https://Hotelsaofrancisco.tur.br/
HOTÉIS & RESORTS
Por: Mozart Luna - Editor-Chefe / www.circuitomundo.com.br
O HOTEL ROCHEDO EM PENEDO
Em Penedo, o parque hoteleiro vem se expandindo e ganhando mais leitos com novos hotéis, como o Rochedo, inaugurado há um ano e cinco meses, com 38 apartamentos divididos em três categorias, como o standard, superior e luxo com quartos no formato para família.
Este último uma novidade na cidade, já que possibilita hospedar uma família inteira com todo conforto. Todos os apartamentos com muito espaço e comodidade para o conforto dos hóspedes, estando localizado na parte alta da cidade, centro comercial e de fácil acesso a quem chega à cidade.
O Hotel Rochedo, possui estacionamento privativo, área de convívio social e piscina, além de um café da manhã continental com opções regionais. O hotel oferece também indicação de opções de passeios e dicas gastronômicas graças a parceria com outros empresários da cidade, o que proporciona ao visitante uma boa experiência de hospedagem, com uma equipe dedicada para melhor atender aos visitantes. O Hotel Rochedo trabalha com grupos de eventos e excursões e também o turismo de negócios, já que tem um perfil executivo.
O HOTEL
O Hotel Rochedo traz modernidade em meio a beleza deslumbrante da cidade histórica de Penedo, cercado da arquitetura do estilo Barroco e da presença imponente do Velho Chico, com quartos novos e equipados para garantir conforto e comodidade para você.
Nossa equipe ficará imensamente feliz em receber e ajudar durante sua estadia conosco, sugerindo passeios e indicando bons restaurantes para que possa desfrutar da melhor maneira a cidade, as belezas naturais e os atrativos históricos que existem no município.
Todos os quartos dispõem de Wi-fi grátis, TV, Ar condicionado e Frigobar.
Nada como começar o dia com nosso Café da Manhã recheado de delícias! Seu café da manhã aqui é preparado com muito amor. Buffet caprichado para todos os gostos!
São diversas opções de pães, bolos, salgados, raízes e outras delícias!
Um bom cafézão da man hã faz o dia começar bem melhor, não é mesmo!!
VIAGENS & TURISMO
Por: Lari Macedo / Fotos: DivulgaçãoSimonato Cidadania aponta caminhos para a tão sonhada Nacionalidade Italiana
Quando o futuro é bem planejado, os resultados esperados sempre têm mais chances de serem positivos. É seguindo essa linha de raciocínio que a empresária e CEO da Simonato Cidadania, Lilian Ferro, trouxe diversas alternativas para tornar possível a viabilização do reconhecimento da cidadania italiana aos milhares de descendentes que vivem no Brasil e possuem esse direito.
Há alguns anos atrás, muitas pessoas acreditavam que entrar com um processo de reconhecimento da cidadania italiana era financeiramente inviável. Os custos com advogados, documentação, entre outras ações necessárias, tornava o investimento fora da realidade de muitas famílias.
Porém, nos últimos anos, algumas facilidades começaram a surgir e tornar o sonho mais viável, até mesmo para aqueles que não achavam ser possível tal processo.
Vale ressaltar que o passaporte italiano foi classificado como o terceiro passaporte mais importante do mundo em 2022, segundo avaliação realizada pela Henley &Partners, já que o país é apontado como a oitava economia mais poderosa do planeta. Sendo assim, Lilian explica que o primeiro passo é ter a certeza dos graus de parentesco para garantir que o processo tenha o andamento desejado.
Com a certeza do parentesco e dos documentos comprobatórios, o segundo passo é investir. E para isso existem possibilidades como o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, como uma espécie de financiamento, lembrando que o benefício adquirido com a dupla cidadania é para sempre e realizado apenas uma vez.
Após ser tomada a decisão de seguir com os trâmites legais do processo, é de extrema importância escolher bem os profissionais que irão atuar com toda a documentação.
“O essencial é buscar uma empresa ou assessoria especializada, que possua uma equipe preparada e qualificada para alcançar o objetivo final do solicitante. Antigamente, era mais difícil o processo e a grande a chance de fracasso, pois não existiam
empresas especializadas, tudo era diretamente nas mãos de um advogado, etc”, enfatiza Lilian.
Após a conquista da cidadania italiana, os descendentes passam a adquirir ainda mais vantagens, que fazem valer a pena todo o investimento, como por exemplo, não precisar de visto para visitar os Estados Unidos da América por até 90 dias, sendo necessário apenas preencher o formulário chamada ESTA (Electronic System for TravelAuthorization).
A livre circulação pelos países da União Europeia também é outra grande vantagem que torna tudo ainda mais atrativo, além é claro, do que pode ser proporcionado e usufruído no continente.
Por essas e outras tantas razões, planejar e organizar um passo como esse na vida, é garantir diversas experiências inesquecíveis, que certamente farão toda a diferença e estão ao alcance de todos.
O PRÊMIO MAIS IMPORTANTE E DESEJADO DO TURISMO.
O Prêmio TOP DESTINOS TURÍSTICOS chega em sua 5ª edição já consagrado como o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. Ser um destino TOP DESTINOS TURÍSTICOS é atrair mais turistas, ativar a economia da região, além de grande orgulho e autoestima da população.
www.topdestinosturisticos.com.br
ARTE & CULTURA
Por: Rachel Motta / Fotos: DivulgaçãoExposição ressalta herança e influência dos Judeus em Pernambuco
Mostra “Israel - Ontem, Hoje e Amanhã - as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife” fica em cartaz até 30 de junho
Omuseu Cais do Sertão, na capital pernambucana, foi o local escolhido para abrigar até 30 de junho a exposição “Israel - Ontem, Hoje e Amanhã - as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife”. A mostra reúne mais de 30 peças entre pinturas, esculturas, painéis luminosos, objetos e vídeos. Foi idealizada pelo escritor e artista Charrier Bernardes, que vive no Reino Unido.
A exposição é uma realização da Organização Glória em Vez de Cinza, com patrocínio da Câmara de Comércio Pernambuco-Israel e apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur e do Cais do Sertão. São apoiadores ainda a FE Fundações Especiais, FlyBr, Fenasp Pernambuco, igrejas Rhema, Apascentar, Família 61 e Guimarães Thomas Advogados.
O público poderá conferir painéis cedidos pelo maior museu do Holocausto em Jerusalém, o Yad Vashem. Intitulados “Como foi humanamente possível?”, os painéis recontam em fotos e informações a história da Guerra. Aliás, a exposição é dividida em quatro atos: Nascimento da Nação Israel e Os Benefícios Entregues ao Mundo; Destruição, Diáspora, Perseguições e Massacre; Holocausto; Retorno e Renascimento de Israel.
Esculturas em pedra dos Dez Mandamentos serão expostas em tamanho 50 X 80 cm. Uma Estrela de Davi, hexagrama símbolo de proteção, e um Menorá, o candelabro de sete pontas que igualmente representa a essência de Israel, também integram a exposição e estão dispostos próximos também a um oratório, que remete ao romance “O Segredo do Oratório”, da escritora Luize Valente, descendente de cristãos-novos, que reconta as influências judaicas no Sertão nordestino.
Uma das telas que chamam atenção na exposição é a representação de um antigo mapa-múndi, criado por um alemão, que coloca Jerusalém no centro, em conexão com a Europa, a África e a Ásia. Já o Painel do Arco de Titus relembra a comemoração dos romanos na destruição de Jerusalém.
SERVIÇO:
1ª Exibição: “Israel - Ontem, Hoje e Amanhã - as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife”
Local: Sala São Francisco, do Centro Cultural Cais do Sertão. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife.
Data: Até 30 junho de 2023
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 16h; e sábados e domingos, das 11h às 16h30. Entrada franca.
Business & Lifestyle
Por: Sacha Myrna - CEO da XM2 Soluções Imobiliárias / @xmetrosquadradosFoto: Reprodução
Arquiteturas Flutuantes: Uma Tendência
Crescente em Resposta às Mudanças Climáticas
A arquitetura flutuante e anfíbia vem ganhando destaque nos últimos anos como uma resposta criativa e sustentável às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar. Essa tendência emergente combina tecnologia avançada e design inovador para criar estruturas adaptáveis e de baixo impacto ambiental, oferecendo soluções práticas e esteticamente atraentes para os desafios do século XXI. Os projetos flutuantes vão além de simples construções instigantes, surgindo como alternativas viáveis para enfrentar intempéries naturais e fenômenos climáticos extremos.
Essas estruturas apresentam um caminho sustentável, adaptável e circular, com a capacidade de se ajustar às variações do nível do mar e às condições ambientais em constante mudança.A arquitetura flutuante e anfíbia utiliza soluções tecnológicas avançadas que resultam em um menor impacto ambiental em comparação à arquitetura tradicional.
Designer cria superiate invisível em alto-mar com vidro espelhado e impressão 3D
Responsável pelo projeto do Super Iate Pegasus, o designer JozephForakis desenvolveu a primeira embarcação no mundo a contar com vidros espalhados em sua área externa e que, além de refletir o céu e tudo aquilo que há ao seu redor, garante o efeito de “invisibilidade”.
Com 88 metros de comprimento, o Iate será praticamente invisível em alto-mar e contará com outras importantes tecnologias, como energia solar combinada com hidrogênio — para a locomoção da embarcação de forma híbrida.
Além disso, a estrutura de quatro andares contará com uma cobertura de painéis solares transparentes, uma escada em espiral escultural, uma piscina olímpica transformável em heliponto e um clube de praia aberto com jacuzzi e varandas, que também podem se transformar em um solário fechado.
O interior da embarcação conta ainda com um jardim hidropônico que fornecerá alimentos frescos e purificará o ar, sem mencionar uma suíte master cujo terraço privativo terá acesso apenas pelo proprietário.
4 projetos arquitetônicos muito aguardados de 2023
Foto: Reprodução
A arquitetura mundial está prestes a receber dez projetos inovadores e ambiciosos em 2023. Essas construções desafiam os limites do design e da engenharia e têm o potencial de transformar o cenário urbano global. Conheça, a seguir 4 projetos muito aguardados neste ano:
1- The Spiral (Nova York): localizada no Hudson Yards, a The Spiral é uma torre de escritórios de 306 metros de altura que se destaca pelo design inovador em espiral e jardins suspensos em cada andar;
2- Torre Infinity (Dubai) Emirados Árabes Unidos: arranha-céu de uso misto com 307 metros de altura.
Situado no Emirados Árabes Unidos, o projeto promete ser um ícone arquitetônico e ambiental na região;
3- Biblioteca Nacional de Jerusalém (Israel): estrutura moderna (FOTO) que abrigará um acervo inestimável e servirá como centro de pesquisa e educação;
4- Museu Guggenheim de Arte Contemporânea (Abu Dhabi): com uma área de 30.000 m², o museu será uma plataforma internacional para a arte contemporânea e promete atrair visitantes do mundo inteiro.
AGÊNCIA PONTES COMEMORA 10 ANOS COM INOVAÇÃO NO MERCADO PUBLICITÁRIO
Empresa oferece um serviço completo de comunicação integrada aos clientes que abrange desde conteúdo para redes sociais, como criação de marca para produtos
Foi-se o tempo em que as agências de publicidade poderiam ser consideradas apenas criadoras de anúncios. Hoje a atuação de uma agência é muito mais ampla e precisa estar integrada a uma série de ações de comunicação e marketing. Cada vez mais os consumidores exigem que as empresas se comuniquem com conteúdo e rejeitam aqueles discursos vazios que apenas afirmam uma série de coisas, mas não têm profundidade e nem respaldo algum.
Uma boa comunicação com o público externo é parte fundamental do crescimento da empresa. E é aí que entra a agência de publicidade, formada
por uma equipe de profissionais que sabem, mais do que tudo, como comunicar produtos, serviços e, principalmente, os valores que uma marca oferece. Dentro desse contexto, a Agência Pontes, que completa 10 anos de mercado em 2023, oferece um serviço completo de comunicação integrada aos clientes que abrange desde conteúdo para redes sociais a criação de marca e outros muitos serviços.
Segundo o fundador da Agência Pontes, Rodrigo Pontes, é muito importante qualquer tipo de negócio ser instruído, assessorado, conduzido e moldado por uma agência de comunicação, pois sem uma campanha assertiva o seu negócio tende a gastar mais do que deveria e perder tempo. “Uma agência
muitas vezes faz mais que seu papel de comunicar, ela inova produtos, design interno, endomarketing e uma série de vantagens. Portanto, somos dedicados a entender o negócio de cada cliente de forma personalizada, pois acreditamos que cada nicho tem sua maneira, público e diferentes estratégias de se comunicar”, explica, acrescentando que a agência vem se destacando em Design de Embalagens.
É papel da agência de publicidade fortalecer a imagem da marca, fazendo um trabalho de branding bem consolidado, para que os consumidores tenham uma relação até mesmo emotiva com a empresa. Mas, o trabalho vai muito além de produzir comunicação. Antes disso, é necessária muita pesquisa de mercado e a respeito dos hábitos do público.
Por fim, a publicidade busca conversar com o consumidor de forma que ele entenda, sinta-se inspirado e conquistado. E, para isso, é preciso descobrir como ele próprio conversa. Só assim, é possível apresentar o valor que uma marca oferece. Também é importante destacar que profissionais de comunicação com boas formações conseguem transitar nas diferentes demandas das empresas, atuando em variados setores, como a parte operacional, de planejamento ou de criação.
Ainda de acordo com Rodrigo, o mundo da comunicação – em especial a publicidade -, passou e ainda passa por mudanças drásticas. A popularização da internet e novas tecnologias não transformaram somente a maneira como consumimos, mas também como nos relacionamos com as marcas. “É dentro do cenário desafiador no qual a comunicação está passando, que as agências de publicidade precisam ser cada vez mais multifacetadas. No caso da Pontes, somos uma fábrica de ideias criativas e sedutoras, com objetivo de criar o novo, recriar o existente, cumprindo suas obrigações básicas - vender produtos e construir significados entre pessoas e marcas”, conclui.
Hoje, a Agência Pontes conta com uma estrutura física completa, ampla e dinâmica onde sua equipe de profissionais conseguem trabalhar, desenvolver e entregar todos os serviços da melhor forma possível e acima de tudo, com um ambiente de trabalho saudável.
SAÚDE & ESTÉTICA
Por: Larissa Paz / @dralarissapaz - Especialista em OdontologiaFotos: Divulgação
FACETAS
DE RESINA: OS RISCOS DE PROCEDIMENTOS
QUE EXIGEM DESGASTE DENTÁRIOS
Acirurgiã que atua na odontologia estética e especificamente nessa área de facetas de resina, falou à respeito do assunto, citando as principais dúvidas de pessoas que querem aderir ao procedimento, mas não sabem dos riscos de realizar o procedimento do momento com profissionais não qualificados que fazem desgaste nos dentes naturais para fazer as facetas.
Dra. quais os riscos de fazer o procedimento com um profissional não qualificado?
O paciente deve sempre buscar um tratamento que respeite a saúde periodontal, ou seja, que não considere apenas a estética, mas, também a integridade dos tecidos que envolvem o dente. Erros na confecção de lentes e facetas podem causar problemas como gengivite e periodontite. Além disso, confecção de lentes e facetas sobre dentes com restaurações infiltradas e/ou cáries ativas pode resultar em dor e um tratamento de canal futuro, ou, até mesmo a perda do elemento dentário. Desgastes excessivos são irreversíveis e também danificam a estrutura dentária, portanto, é recomendado a busca por profissionais capacitados e qualificados na área. -Aqui no consultório, meu “best seller“ são as facetas de resina, e tenho todo cuidado e preocupação no momento do planejamento para que não exista desgaste no momento da preparação para o procedimento.
Para fazer o procedimento é necessário um leve desgaste dentário mínimo ou nulo, de forma que preserve ao máximo a estrutura dental, trazendo resultados quanto à durabilidade, estética e naturalidade do sorriso. Porém, nada que venha a trazer prejuízos na saúde bucal. Além disso, a indicação da lente de resina ou porcelana, deve ser precedida de uma análise particular do caso de cada paciente. Cada caso é planejado individualmente.
Caso o procedimento der errado teria como reverter?
A reversão é algo complexo na odontologia, que deve ser bem avaliada quando é decorrente de erro na confecção. Em casos de desgaste excessivo não há possibilidade de reversão, nesses casos o paciente dependerá de coroas, lentes ou próteses a vida toda. Em casos de facetas realizadas sobre o dente sem desgaste e a gengiva estiver saudável, é possível removê-las e confeccionar novas facetas sobre o esmalte dentário sem haver problemas. Nos casos em que a faceta é realizada sobre dente cariado é possível remover a faceta antiga, tratar o dente removendo tecido cariado ou a restauração infiltrada ou realizar tratamento o canal quando a cárie estiver avançada e em seguida confeccionar uma nova faceta, coroa ou lente. Em casos extremos quando existem problemas periodontais com perda do elemento dentário a única solução é confecção de próteses ou implantes dentários.
Quais são os riscos do procedimento?
Desde riscos menores como problemas gengivais, até maiores como a perda do elemento dentário (casos extremos). Cada caso é um, e o risco deve ser avaliado conforme o tratamento realizado.
Qual
a durabilidade de uma
faceta de Resina e porcelana?
As facetas de resina ou lentes de porcelana, quando bem confeccionadas, duram anos. A faceta de resina precisa de polimento pelo menos uma vez ao ano ou o ideal é que faça duas vezes, ao ano. Já a porcelana não precisa de polimento. Porém, a cada seis meses é recomendado visitar o dentista para acompanhamento dos procedimentos realizados, para profilaxia e remoção de placas e avaliação de possíveis alterações. Dessa forma irá aumentar a longevidade do tratamento.
Quem não pode realizar o procedimento?
Não há contraindicações no tratamento com lentes e facetas, apenas que o paciente seja maior de idade ou, quando menor, tenha autorização dos pais para pequenas reanatomizações. O ideal é que os dentes sejam hígidos ou com poucas restaurações. Hoje em dia é possível associar técnicas (lentes, facetas, próteses e implantes) deixando o resultado bem satisfatório. Em alguns casos, apenas o clareamento dental já pode proporcionar um resultado satisfatório. Portanto, cada paciente faça uma avaliação inicial antes de decidir qual tratamento irá realizar.
Será mesmo que a idade é um vilão da Carreira?
Ofator idade costuma ser um grande criador de tensões e estresse. Juntamente com as ideias pré-concebidas sobre o envelhecimento em uma sociedade que preza cada vez mais por um ideal de juventude eterna, a idade também se torna um problema quando se pensa em questões que envolvem a carreira profissional. No entanto, será mesmo que a idade é um vilão da carreira?
É muito comum que profissionais acima de 40 anos, sintam-se apreensivos com a possibilidade de mudar de carreira ou buscar algum outro cargo. O medo de se arriscar tende a aumentar junto com a idade, porém, este é um preconceito sem fundamento, afinal, ainda que a idade e tempo de carreira não sejam sinônimos de maturidade profissional, é comum que profissionais com mais idade tenham sim mais conhecimento devido à experiência. Leia mais sobre este assunto no meu artigo desta semana e descubra se a idade é um vilão da carreira!
Mudanças sociais no mundo contemporâneo
A sociedade está em constante mudança, afinal, esta é composta por pessoas e pessoas mudam todos os dias. Nos últimos anos, essas mudan-
ças sociais acrescidas por mudanças de cunho econômico fizeram com que a idade sofresse também modificações profundas. Se há 50 anos, o comum era o jovem se casar aos 20 anos e constituir família, hoje esta idade apenas configura o início da vida acadêmica e o fim tardio da adolescência.
Hoje, os 30 anos de uma pessoa marca muitas vezes o começo de uma vida profissional, afinal, existe uma série de cursos e especializações que aumentaram em alguns anos o processo de profissionalização. Desta forma, é apenas inevitável que a idade dos profissionais também siga esta tendência. Além disso, a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais complexa e a sociedade sente essas modificações.
O fator idade deixa de ser tão importante frente à preparação intelectual, mesmo situações em que o profissional já possui uma aposentadoria já não são restritivas como há algumas décadas. Hoje, aposentados buscam novas formas de continuar em atividade mesmo com a opção de não trabalhar no mercado formal.
Benefícios que só a idade pode trazer
A palavra de ordem dos dias atuais é diversidade. É mais comum que este conceito seja aplicado
à diversidade sexual ou racial, porém existe também a aplicação deste à idade. O “ageism” é um termo em inglês que fala sobre o preconceito contra pessoas com idade avançada, ou seja, esta é uma discussão que está em pauta e é muito atual.
Como dito anteriormente, demora-se cada vez mais para o profissional adentrar o mercado de trabalho, portanto, é apenas inevitável que os parâmetros de idade também se modifiquem para englobar esses profissionais de mais idade. Confira algumas dicas que ajudarão a perceber que a idade não é um fator decisório para quem está buscando recolocação profissional!
Maturidade Emocional
O medo da mudança gera estresse e ansiedade que, por sua vez, gera estagnação. O medo de se arriscar e de tentar algo novo, faz com que o profissional não queira sair de um espaço que lhe é confortável e conhecido, mesmo que outras oportunidades melhores se apresentem. Então, surge a ideia de que a idade é o grande impedimento para o crescimento profissional, o que pode sim acontecer em determinadas situações, mas é mais comum que seja o medo a impedir o crescimento.
Por sua vez, pessoas mais jovens costumam ser mais passionais, afinal, existe o fator da experiência que falta e isto faz com que os problemas pareçam bem maiores e insolúveis do que de fato são. Pessoas de mais idade costumam saber que tudo tem um processo e que por mais que pareça complicado e impossível, poucas coisas realmente o são.
Maturidade profissional
Esta é também um ponto importante que vem com a idade. Conhecer os procedimentos e processos do trabalho a ser desenvolvido, compreender como as coisas funcionam pode levar algum tempo, portanto, a idade pode ser um fator importante. Aqui é importante deixar um adendo para dizer que a maturidade profissional não é algo intrínseco à idade. Trata-se de um conjunto
de características que fazem o profissional ser excelente em sua área.
A falta de oportunidades para pessoas de mais idade é um problema que ainda existe. No entanto, é importante fazer uma reflexão acerca das mudanças que devem ser feitas para que estes profissionais continuem ativos, como a atualização dos conhecimentos que deve ser uma constante, refletir sobre o que foi aprendido na sua geração e que nem sempre será útil no mundo atual, aprender a lidar com seus medos e inseguranças e assim evitar se “sentir” que está obsoleto. A idade só se torna protagonista na carreira quando o profissional não atende aos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho.
A vida profissional, assim como qualquer outro aspecto estão em constante mudança, portanto, para acompanha-lás, o profissional precisa compreender suas necessidades e enxergar que se a mudança não vem de “dentro pra fora”, ela acaba vindo de fora para dentro.
ARTIGO
Por: Ademir Medina - CEO do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”)Humanização na saúde: a importância do cuidado pautado na empatia
Oacesso à saúde pública sempre foi um direito de todo cidadão. Com a chegada da pandemia, em 2020, os serviços de saúde tiveram sua relevância destacada e compuseram um exército no combate à Covid-19, por meio de hospitais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
E com a pandemia também ocorreu o aprimoramento do conceito de acolhimento e humanização. O longo período de crise sanitária mundial fez com que as equipes buscassem caminhos para se ajustar às demandas crescentes, sobretudo diante da própria angústia vivenciada pelos familiares e pacientes durante o momento mais crítico.
Vale aqui destacar que a prática de acolhimento foi adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2003, por meio do programa HumanizaSUS. Por se aplicar desde a recepção do paciente, podemos dizer que o acolhimento é o primeiro passo para a humanização do atendimento em saúde como um todo. Partindo desse princípio, as equipes colocam a necessidade do indivíduo como norteadora de suas ações, aplicando a escuta junto ao usuário
Assim, ele deixa de ser um número ou ficha para ser reconhecido como indivíduo, tendo as preocupações ouvidas e consideradas para dar continuidade ao tratamento. Nesse contexto, os profissionais de saúde têm autonomia para seguir diferentes protocolos, a fim de prestar a melhor assistência possível no momento.
Combinando diretrizes como a defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador e gestão participativa, o acolhimento tem o potencial de transformar os serviços de saúde. Ele promove a aproximação entre funcionários e o público, dispensando processos rígidos para adotar soluções mais flexíveis e humanizadas.Acolher o usuário também é importante porque aumenta o seu bem-estar, colaborando para uma melhora mais rápida, além de fidelizar pacientes.
Deixando uma impressão positiva, as chances de que o paciente
volte a usar seus serviços aumentam de forma considerável. Funcionários e usuários também ficam mais satisfeitos, o que melhora o clima organizacional e, potencialmente, a vida do usuário.
Como gestor de uma Organização Social de Saúde (OSS) que investe em ações de prevenção e promoção à saúde, acredito que o processo de humanização tem início com a conscientização das equipes de saúde, incluindo treinamentos voltado à escuta qualificada.
No âmbito do SUS, ele tem papel essencial na atenção primária, que contempla as UBSs e os serviços de forma geral. São nesses locais que o paciente é cadastrado e recebe os primeiros cuidados.
Outra boa prática se volta à praticidade e comodidade, permitindo diferentes formatos de atendimento. Além do presencial, as unidades de saúde podem oferecer consultas à distância, deixando ao paciente a escolha do formato mais adequado. Aplicativos de mensagens, e-mail e outros canais também auxiliam no acolhimento, conferindo maior agilidade aos serviços.
Enfim, tudo se resume ao acolhimento. E, quando falo em acolher, é o ato de entender o paciente como um todo, com os seus medos, sonhos, dificuldades e condições familiares, para que possamos amenizar a dor e promover um atendimento integral e individualizado.
Por fim e por esse conjunto de benefícios, ressalto aqui a necessidade de continuidade dessas práticas e a concretização da rede de acolhimento para além do momento de pandemia, sendo fundamental a inerência de tais práticas humanizadas para a potencialização do SUS.
Como gestor de uma Organização Social de Saúde (OSS) que investe em ações de prevenção e promoção à saúde, acredito que o processo de humanização tem início com a conscientização das equipes de saúde, incluindo treinamentos voltado à escuta qualificada.
Por: Jefferson Victor / Fotos: Divulgação/Reprodução
E-mail: jeffersonvictor@revistafacil.net
Velozes e Furiosos 10
Franquia acelera e mostra que ainda tem combustível
Com uma franquia de 10 filmes repletos de perseguições automobilísticas, explosões e aventuras ao redor do mundo, a franquia Velozes e Furiosos tem mantido seu ritmo ao longo dos anos. A cada ano, um novo filme acelera para conquistar cifras impressionantes nas bilheterias. Mas será que Velozes e Furiosos 10 (Fast X, 2023) ainda tem fôlego para continuar após tanto tempo? A resposta é definitivamente sim!
No décimo filme, é evidente que a franquia conseguiu se reinventar ao longo dos anos, superando obstáculos como a trágica morte de Paul Walker, um dos protagonistas dos filmes anteriores, além de questões nos basti-
dores, como a rixa entre Vin Diesel e Dwayne Johnson. A franquia também não hesitou em explorar ideias ousadas, como levar a ação para o espaço no filme anterior, entre outras situações surpreendentes.
Com Velozes e Furiosos 10, fica evidente que o filme retornou da revisão com novos recursos que injetam energia nesta franquia que ainda tem muito a contar.
Quando falamos em “contar”, queremos dizer proporcionar doses constantes de adrenalina a cada 15 minutos, com perseguições eletrizantes e explosões alucinantes. E é claro, Vin Diesel está presente para proferir discursos sobre a importância da família e muito mais. No
entanto, quando se trata de uma história profunda, isso é apenas um fiapo mínimo, o suficiente para cumprir a obrigação. Todos sabem disso, os atores sabem (afinal, temos quatro vencedores do Oscar aqui!) e o público sabe que Velozes e Furiosos é sobre espetáculo, sobre cenas de ação. Não é para ser levado a sério. Há muito tempo, Vin Diesel e sua família entregam uma definição sólida de filme-espetáculo, e com Velozes e Furiosos 10, não é diferente.
E que família hein? Velozes e Furiosos 10 não só expande esse conceito mais uma vez, depois de ter introduzido Jakob (John Cena), o irmão de Dom, no cenário, como garante que o Universo dos filmes tenha novos rostinhos (uns bem conhecidos do público) para esse décimo filme abrir as portas e encaminhar a franquia para o seu final.
Com a possibilidade que “todo mundo está vivo de alguma” e que surpresas são sempre esperadas nesse quesito, Velozes e Furiosos 10 faz o que sabe fazer de melhor: agradar o espectador com aquilo que está acostumado desde que o primeiro filme estreou lá em 2001.
E aqui, o que temos novamente é uma aposta no grandioso, no explosivo, e no que beira o nonsense mais uma vez. Vilões surgindo do nada, representados em Velozes e Furiosos 10 por um deliciosamente caótico Jason Momoa na melhor adição da franquia em anos, ameaças das mais malucas, onde aqui temos bolas de metal flamejante correndo à solta pelas cidades de Roma (a melhor sequência de ação do filme), e o ponta pé inicial para começar a contar essa história apresentada aqui, onde vemos que as apostas estão cada vez mais altas para Dom (Diesel) e companhia na medida que o personagem de Momoa consegue bolar um plano mega evil para separar essa família e se vingar do protagonista.
E a separação desse grupo é o que move Velozes e Furiosos 10 e faz a trama correr. Parece que o longa, ao separar esse grupo gigante de personagens, desenvolve diversos tipos de “filmes derivados” para todos eles e que poderiam ser “pitchs” para novos spin-offs como foi Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019). Afinal, quando temos cada um em um canto, separados, um em cada parte do mundo, com todas as agências de inteligência, e mercenários atrás deles, fica um pouco mais difícil trabalhar com essas tramas paralelas de uma vez, e na mesma proporção.
O problema é que algumas delas acabam por serem mais interessantes que as outras, e que deixam Velozes e
Furiosos 10 com um ritmo bem imprevisível e irregular de acompanhar. Sem falar, em alguns efeitos visuais que não foram muito bem produzidos. A cena da Ludmilla que o diga.. Mas que não deixa de ser divertido, já que estamos aqui pelo espectáculo não é mesmo?
No final, Velozes e Furiosos 10 se encaminha para concluir esse arco que foi apresentado aqui, onde a ameaça que surge com o Dante de Momoa parece que vai ser uma que vai dar muito mais trabalho para Dom do que ele esperava, e que entrega um filme que parece ser o começo do fim, mas que se apresenta com carinha de ser apenas mais um novo capítulo para a franquia. O problema do espectáculo é esse, o show sempre tem que continuar de alguma forma, e alimentar os fãs da franquia.
NOTA 8.5
“COMO TREINAR SEU DRAGÃO”
LIVE ACTION GANHA PROTAGONISTAS
Os jovens Mason Thames (“O Telefone Preto”) e Nico Parker (“The Last Of Us”) foram escolhidos para estrelar a adaptação live-action de “Como Treinar o Seu Dragão”, da DreamWorks. Thames interpretará o protagonista Soluço, enquanto Parker dará vida à personagem Astrid. O longa será produzido pela Universal e trará Dean DeBlois, o roteirista da franquia original, como diretor.
A trama vai levar o público de volta ao mundo viking dos dragões, baseado na série de livros best-sellers de Cressida Cowell e nos desenhos bem-sucedidos da DreamWorks. Na animação, Soluço e Astrid eram dublados pelos atores Jay Baruchel (“O Aprendiz de Feiticeiro”) e America
Ferrera (“Superstore”). A franquia “Como Treinar o Seu Dragão” conquistou fãs ao redor do mundo com suas aventuras emocionantes, acompanhando a improvável amizade entre o adolescente Soluço e um temível dragão chamado Banguela.
“ELEMENTOS”, DA DISNEY E PIXAR , ENCERRA O 76º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CANNES
“Elementos”, da Disney e Pixar, teve sua estreia mundial e encerrou o 76º Festival Internacional de Cinema de Cannes, contando com a presença dos atores que emprestaram suas vozes para a animação e dos cineastas no icônico tapete vermelho, para celebrar o mais novo longametragem dos estúdios, que chega aos cinemas nacionais em 22 de junho. Os cineastas Peter Sohn (diretor), Denise Ream (produtora) e Pete Docter (produtor executivo e CCO da Pixar) estiveram no evento ao lado dos talentos vocais do original em inglês Leah Lewis (Faísca) e Mamoudou Athie (Gota), além dos dubladores da versão em francês, Adèle Exarchopoulos (Faísca) e Vincent Lacoste (Gota).
“Elementos” é a nova animação original, da Disney e Pixar, ambientada na Cidade Elementos, onde os habitantes do fogo, água, terra e ar vivem em harmonia. A história apresenta Faísca, uma
jovem impetuosa, cuja amizade com Gota, um garoto sentimental, divertido e que segue o fluxo das coisas, desafia suas crenças sobre o mundo no qual vivem. Dirigido por Peter Sohn, com produção de Denise Ream e produção executiva
de Pete Docter, “Elementos” tem roteiro de John Hoberg & Kat Likkel e Brenda Hsueh com história de Sohn, Hoberg & Likkel e Hsueh. A trilha musical original do filme foi composta e conduzida por Thomas Newman.
O Convento: Terror protagonizado por Jena Malone chega aos cinemas em 27 de julho
Protagonizado por Jena Malone (Jogos Vorazes) e Danny Huston (Os Filhos da Esperança), o terror O Convento chega aos cinemas nacionais em 27 de julho, com distribuição da Imagem Filmes. O longa conta com direção de Christopher Smith, que também assina o roteiro ao lado de Laurie Cook.
No longa, Grace (Jena Malone) é convocada para viajar até um isolado convento na Escócia após o suposto suicídio de seu irmão, o Padre Miguel (Steffan Cennydd). Desconfiando do relato oficial da Igreja, Grace tenta descobrir o que realmente aconteceu com a ajuda do Padre Romero. Enquanto ela explora todos os cantos do convento, os penhascos selvagens e as praias varridas pelo vento nas proximidades, ela se depara com uma trama envolvendo assassinatos, sacrilégios e verdades aterrorizantes sobre o seu próprio passado.
O elenco ainda inclui Janet Suzman, Ian Pirie e Victoria Donovan.
PRODUTORA CONFIRMA ‘HOMEM-ARANHA 4’ COM TOM HOLLAND
“Golda”
oficial
Dirigido por Guy Nattiv, o longa “Golda”, que no Brasil ganha o título GOLDA - A MULHER DE UMA NAÇÃO, chega às telonas brasileiras em 24 de agosto.
Estrelado por Helen Mirren (“A Rainha”) como Golda Meir, GOLDA - A MULHER DE UMA NAÇÃO narra as responsabilidades e decisões dramáticas e de alto risco que a primeira mulher primeira-ministra de Israel, também conhecida como a ‘Dama de Ferro de Israel’, enfrentou durante a Guerra do Yom Kippur em 1973.
Os fãs do Homem-Aranha de Tom Holland podem ficar tranquilos, pois uma quarta aventura com está nos planos da Marvel Studios e da Sony Pictures.
Para a Variety, a produtora Amy Pascal confirmou que ‘Homem-Aranha 4‘ está em andamento pelos estúdios, mas o desenvolvimento está atualmente em pausa devido à greve de roteiristas.
“Vamos fazer outro filme? Claro que sim. Estamos no processo, mas a greve de roteiristas interrompeu tudo. Ninguém está trabalhando durante a greve. Estamos apoiando e assim que eles se organizarem, começaremos”, afirmou Pascal.
chega aos cinemas em agosto e ganha pôster