Agosto 2013

Page 21

os sa

de

Ipanema

“Olha QUE coisa mais linda, mais cheia de graça...”.

Assim inicia a letra da musica brasileira com maior execução nas rádios, televisões, bares e violões do mundo inteiro. Além de ser a segunda mais tocada dentro e fora do Brasil, perdendo apenas para “Yesterday” dos Beatles. Desde que foi escrita pela primeira vez em 1962, no bar do Veloso com o nome inicial “A garota que passa”, por conta do caminhar de uma jovem chamada Heloisa Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiros que “A Garota de Ipanema” foi eternizada. Mas somente em 1964, que sentada no banco da praia de Ipanema a jovem ouviu de Tom Jobim que a canção em parceria com Vinicius de Morais havia sido feita para ela.

“E o mundo inteirinho se enche de graça”

A letra virou símbolo da cidade, e foi reproduzida por Frank Sinatra, Amy Winehouse, Diana Krall, Louis Armstrong, Cher, Mariza Monte, Sepultura, Madonna, Ella Fitzgerald e mais um sem numero de artistas encantados. Virou sucesso interna-

ha

Mu

h eiro

como

elô

l o

l i r b

cional, e mesmo assim a dúvida sobre sua musa inspiradora permanecia. Ninguém sabia quem era ela oficialmente, até que em 1965 a identidade da jovem foi revelada pelo próprio poeta Vinícius de Moraes nas páginas da revista Manchete: “Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Pinto, mas todos a chamam de Helô. (...) Do nosso posto de observação, no (bar) Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa”. Hoje alguns anos mais tarde, a Helô Pinheiro continua hipnotizando pela beleza e elegância quer seja na TV, revistas, catálogos ou simplesmente caminhando. “Ser escolhida como a musa inspiradora de dois mestres da MPB, realmente foi um presente inesperado que me deixou lisonjeada.” A única coisa complicada disso tudo é que não sou mais uma jovem e as cobranças surgem especialmente por características que hoje estão diferentes. Por isso, prefiro ser chamada de “A musa da canção – Garota de Ipanema- afinal não sou mais a garota e me chamar assim fica estranho.” Revela.

experientes

21

AGO 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.