Expansão 142

Page 108

rodamundo Casais apaixonados por motorhomes Em meio aos casais que participavam do evento, encontramos com um casal de Igrejinha (RS). Todos muito simpáticos. Este motorhome era um dos mais sofisticados no local. O veículo é de tamanho grande e pertence a Pedro Fleck, o Pedrinho, 71, e sua esposa Lilian, 67. Eles são figuras permanentes aos encontros, assim como o casal vizinho deles no local, Luís Antônio Hahn, o Liquinho, 52, e Astred Hahn, 52, de Taquara. Para Pedrinho, o seu motorhome é equipado com novidades e equipamentos construídos pelo eletricista e amigo Liquinho. “Eu invento as coisas e ele executa”, brinca o empresário aposentado. Em seu veículo de recreação encontra-se luz de LED na lona de proteção, máquina de lavar roupa acoplada ao veículo na parte externa, assim como um fogão e TV de LED, além de gerador próprio e uma bela ampliação de sua sala (ele aciona um botão e a sala aumenta cerca de dois metros para fora de seu motorhome). Ambos os casais já começaram suas histórias de viajar pelo mundo porque já gostavam de acampar quando jovens. “Aí você comprar seu primeiro trailer, que é puxado pelo seu carro; depois comprar um motorhome que você dirige e tem vida própria. Depois você só quer luxo e diversão”, destaca Pedrinho. Apaixonados, ele e Lilian formam um casal divertidíssimo e acolhedor.

Pedrinho (acima) mostra umas das invenções em seu veículo. Ao lado, o motorhome com a sala ampliada. Abaixo, Lilian na sala, com suas pinturas que tanto ama

Interior do veículo Eles convidaram para conhecer o interior do seu veículo. A sala tem um sofá-cama, uma cozinha, armários, duas televisões, geladeira, ar condicionado, tudo com detalhes e acabamentos em madeira, além dos quadros pintados por Lilian. Na parte da pilotagem, além de outra televisão, há som, dois rádios transmissores e um GPS. Já o quarto, tem uma ampla cama, televisão e armários. E ainda há um banheiro pequeno, com vaso e box. “Tudo que é necessário para o nosso conforto”, frisa Lilian, que está casada há 47 anos com Pedrinho. “Eu aturo ele e ele me atura. Assim a gente vive”, ironiza Lilian. As tarefas são divididas da seguinte forma: ele fica com as tarefas de fora do motorhome e ela fica com as de dentro. Eles até agora já foram até Foz do Iguaçu (PR). “Queria ter 30 anos a menos e saber o que sei hoje. Isto aqui é uma vida pura, é uma amizade pura, é uma confraternização e você sempre encontra um conhecido em algum lugar”, diz Pedrinho.

Astred e Liquinho

108

Revista Expansão

Setembro/2011

O professor pardal Liquinho é um “professor pardal” da turma. Ele cria as coisas e depois deixa à disposição para instalar também para demais interessados. A sua última novidade é um motor elétrico, com mais potência, econômico, de baixo consumo, que faz a suspensão e gera uma força muito intensa. E o seu motorhome é cheio de suas invenções. “Ele, ao dar a volta ou fazer a força maior, tranca e não quebra a válvula. Não existe modelo importado”, destaca. O toldo é elétrico, com luz de LED a escadinha de acesso ao interior do veículo é suspensa, onde Liquinho usa o motor que inventou. “A lona é de injetáveis. Eu vou e vejo com as pessoas se elas podem me ajudar a resolver o que estou procurando fazer e quase sempre tenho a solução”, diz o eletricista. A televisão e a cozinha, que são acopladas ao motorhome, também são acionadas para a parte externa do veículo pelo motor que inventou, usado também nas peças externas de Pedrinho. Sobre a diversão de viver na estrada, ele diz que é de se apaixonar. “E depois que você faz amigos, então, é mais difícil largar. Você não consegue”, diz. O casal gosta mais é de viajar e ir com o veículo para a praia de Garopaba (SC). “A gente tira um mês de férias e deixamos os filhos cuidando da nossa elétrica”, brinca Astred. Ela e Liquinho se divertem com seus passeios já há muito tempo. Eles estão há 30 anos casados.

Liquinho e o motor elétrico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.