Expansão 152

Page 86

GERAÇÃO Jovem

Y

O

da questão

Por Caren Souza | Fotos: Divulgação

J

Conheça o perfil dos novos profissionais que estão mudando as relações de trabalho no mundo todo

ovens adultos, nascidos entre 1980 e 2000, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho, estão dando o que falar. Tornaram-se tema de estudo das mais diversas pesquisas, que tentam incansavelmente desvendar seus mistérios, a fim de ajudar os gestores das empresas a lidar melhor com estes profissionais, já mundialmente conhecidos como geração Y. Conforme pesquisa da PwC (empresa britânica de auditoria e consultoria), além de serem muito qualificados (tendem a aprender tudo em alta velocidade), eles alimentam também o desejo de crescer rápido na hierarquia empresarial, ganhando feedback constante. Por outro lado, seu comprometimento com o trabalho não é tão forte como o das gerações anteriores, pois leva em conta primeiro suas necessidades pessoais ante as profissionais. Além disso, o tratamento dispensado a seus superiores tem dado um verdadeiro nó no cérebro de seus contratantes, pois é avesso a padrões rígidos de comportamento e trabalho. Por conta disso, uma infinidade de empresas vem estudando a melhor forma de reter estes talentos, pois os jovens Y não pensam duas vezes antes de aceitar uma oportunidade que julguem melhor. Isso sem falar na fa-

86 Revista Expansão Julho/2012

cilidade de se comunicar via web, o que os distancia cada vez mais das duas gerações anteriores a sua: a geração X (nascidos entre meados da década de 60 e início da década de 80) e os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964). Ainda conforme a pesquisa da PwC, os jovens Y cresceram moldados com a crise econômica internacional, além de desenvolverem precocemente intimidade com o mundo digital, diferente de outras gerações. Em termos mundiais, Apple e Google são os ícones máximos de empresas que conseguem reter talentos Y, pois seu estilo de gerenciamento, cultura empresarial, recrutamento e retenção tornam-se um apelo natural para os jovens Y. O Google, por exemplo, é conhecido por seu estilo totalmente inovador de trabalhar, explorando a criatividade ao máximo – muitas vezes, associada ao ócio criativo. Imagine-se em uma estação de trabalho com uma piscina de bolinhas atrás, onde você pode literalmente mergulhar a qualquer momento, quando se sentir muito estressado. Ou que pode jogar uma partida de sinuca na metade do expediente, ou que pode ainda trabalhar num laptop isolado do barulho, sentado numa rede. Tudo isso dentro da própria empresa. Assim é na sede do Google. E esta é a representação máxima das aspirações desta geração.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.