Expansão 152

Page 100

tecnologia

Brasil é destaque O Brasil ocupa, atualmente, uma posição de ponta junto a outros dez países, entre eles Estados Unidos, Japão, Alemanha e Espanha. A informação é do presidente da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira. O País conta com diversos grupos de trabalho, que desenvolvem simultaneamente a padronização para muitas áreas. Hoje, o Brasil faz parte de um grupo mundial que envolve os CEOs de grandes corporações da área da saúde, onde lidera muitas ações. Trata-se do Global Office, cujo objetivo é disseminar conhecimento, ciente de que as coisas não acontecem no mesmo momento.

Custo da tecnologia Oliveira faz questão de esclarecer a questão do custo da automação, apontada por muitas pessoas como a principal barreira.“Claro que há tecnologias caras de serem implantadas, mas temos soluções para todos os padrões de preços. Para se ter uma ideia, dentro os 55 mil associados da GS1, 90% são pequenas empresas”, apontou. Um dos cases mais conhecidos no Rio Grande do Sul é o Grupo de Otimização Logística (GOL), desenvolvido para a cadeia do calçado, e cuja discussão já avançou muito. “É um grupo muito forte, muito bem embasado”, lembrou o dirigente.

O que é a GS1? A GS1 é uma associação fundada nos Estados Unidos, mas hoje sua sede é na Bélgica, na Europa, e representa um conjunto de padrões internacionais para automação e codificação de cadeias de produtos, que é o sistema GS1. Embora se trate de uma associação, a GS1 não é uma entidade de classe e não tem fins lucrativos. Seu produto é o padrão de codificação e seus associados são empresas de diversos setores que utilizam a codificação, bem como empresas de automação que desenvolvem as soluções. A GS1 trabalha muito com redes de informação setorial, em uma espécie de crowdlearning, ou seja, forma grupos de trabalho em setores da economia que precisam de codificação, e cada representante do grupo repassa aos demais seus conhecimentos e informações específicas. Dessa forma, fica mais fácil formatar a codificação de forma a agregar informações de toda a cadeia.

Os principais tipos de codificação: Código de barras: Velho conhecido dos brasileiros. É um código impresso que emite a identificação de produtos. Muito utilizado na indústria de alimentos e de higiene e limpeza também. Etiqueta RFID: Uma etiqueta que contém, em seu interior, um transponder RFID (a sigla, originária do inglês, significa “identificação por radiofrequência”). O objeto pode ser colocado nas embalagens dos produtos (assim como em animais, pessoas e medicamentos) e contém chips de silício e antenas que permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.

100 Revista Expansão Julho/2012

Oliveira ocupa o cargo máximo da GS1 Brasil no País


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.