1 minute read

Esperança contra o alzheimer

Next Article
PANTANAL

PANTANAL

Três mil pacientes recuperaram parcialmente a memória com o medicamento.

Nos últimos 10 anos, mais de cem tratamentos potenciais contra o Alzheimer fracassaram, mas, recentemente, a Agência Reguladora do Setor Farmacêutico nos Estados Unidos (FDA), que corresponde à nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), finalmente noticiou resultados positivos e duradouros de um remédio por meio de uma pesquisa científica com 3 mil pacientes que recuperaram parcialmente a memória. Essa notícia alegrou neurologistas e neurocirurgiões no mundo todo. Agora as autoridades de saúde americanas estão aguardando uma segunda fase da pesquisa, desta vez envolvendo um número muito maior de pacientes, usando a medicação, para validar os resultados e, se for o caso, aprovar a sua comercialização. O nome desta nova medicação é: ADUCANUMABE.

Advertisement

O QUE É O ALZHEIMER?

O Alzheimer é o que era conhecido no passado como “caduquice”. Ao longo da vida, o nosso corpo produz e também elimina naturalmente uma enzima que se chama beta amiloide. Porém algumas pessoas, ao atingirem os 60 ou 70 anos, começam a perder a capacidade de eliminar esta enzima e ela vai se acumulando em placas no cérebro, danificando as células e desencadeando a demência, problemas de memória, de comunicação e de confusão mental. Assim, o desafio da ciência é criar uma medicação que seja capaz de eliminar as placas de beta amiloide do cérebro.

45 Milh Es De Pessoas No Mundo

Estima-se que 45 milhões de pessoas tenham algum tipo de demência no mundo. Só no Brasil, atualmente, são cerca de 2 milhões de pessoas. Como as pessoas estão vivendo cada vez mais tempo, em vários países, inclusive no Brasil, a previsão é de que o número de pacientes com Alzheimer dobre a cada 20 anos. É por isto que a sociedade de agora precisa se preparar, (inclusive com mais respeito) para dar cada vez mais melhores condições de saúde, lazer, entretenimento e qualidade de vida para os idosos no futuro breve. Você acha que estamos preparando nossas cidades para receber nossos idosos?

Para Prevenir O Alzheimer

A comunidade médica é unânime em dizer que a prevenção do Alzheimer precisa ocorrer ao longo da vida e não somente depois que aparecerem os primeiros sinais de falta de memória. Portanto, a melhor forma de prevenir ou retardar os efeitos do Alzheimer é manter a mente ocupada, de preferência aprendendo algo novo, como um novo idioma, um novo ofício, um novo esporte ou atividade. Também é importante manter as atividades físicas (adequadas à idade) e as atividades sociais.

This article is from: