
3 minute read
PANTANAL
O Pantanal brasileiro é um dos lugares mais fascinantes do país e possui um dos biomas mais variados do planeta. Quase todo mundo só se lembra do Pantanal para pescarias, mas este lugar incrível tem muitas outras curiosidades. Quer conhecer algumas delas? Então aproveite esta “viagem” cultural que o Sindepominas preparou para você.
Mar dos Xaraés
Advertisement
Os povos indígenas Xaraés foram os primeiros a habitar o Pantanal e é por isso que a região era conhecida como “Mar dos Xaraés”. Eles ocupavam as nascentes do Rio Paraguai. Ainda hoje a sociedade pantaneira é formada por comunidades indígenas, como os índios Guató, por quilombolas, “Mata Cavalo”, pessoas de outros estados e também descendentes de bolivianos e paraguaios.
O Pantanal não fica todo no Brasil
Apenas 60% do Pantanal está no Brasil. A área total do Pantanal é de 250 mil quilômetros quadrados e ele faz divisa com o sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai. É exatamente o fato de a área fazer fronteira com outros países que torna o Pantanal um destino turístico tão atraente em busca do ecoturismo e cruzeiros fluviais.

3 Milh Es De Habitantes
A população do Pantanal, no Brasil, está estimada em pouco mais de 3 milhões de habitantes, numa área que compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso, como Cáceres, Poconé e Curvelândia, e do Mato Grosso do Sul, como as cidades turísticas de Corumbá, Bonito e Bodoquena.
Tamanho do Pantanal
O Pantanal tem o tamanho aproximado do território da Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda, somados. O Parque Nacional do Pantanal MatoGrossense, por exemplo, é uma grande área de preservação e tem 135 mil hectares, (ou cerca de 135 mil campos de futebol) onde o turismo é limitado.
Símbolo do Pantanal
Com uma variedade esplêndida, existem espécies que se destacam na fauna pantaneira. Uma delas é a ave Tuiuiú, também conhecida por Jaburu. Encontrada em outros países da América, cerca de metade de todos da espécie vive no Brasil. Por isso, o Tuiuiú foi declarado símbolo do Pantanal, sendo a maior ave da região, com 1,60 metros de altura e 3 de envergadura! O Pantanal também é o reduto de espécies que correm risco de extinção. E uma delas é a arara-azul, que hoje, graças aos projetos de preservação e conscientização da população, começa a sair do risco de extinção. Outra famosa espécie em extinção é a OnçaPintada, que é o terceiro maior felino do mundo e o maior do continente americano. Com sua caça ilegal e a ocupação humana de seu habitat natural, o Pantanal se tornou um refúgio para a espécie, por isso é tão importante a sua preservação. A Onça Pintada também foi homenageada na novela Pantanal, de Bruno Luperi, exibida pela Rede Globo.
A famosa Chalana
Um dos passeios mais procurados e famosos é o de chalana. Uma típica embarcação da região que tem fundo achatado e largo, muito utilizada para o transporte de pessoas nos rios pantaneiros e que ficou muito conhecida a partir da música composta e interpretada por Almir Sater.

Bioma mais preservado do mundo
O Pantanal tem a maior concentração de animais por quilômetro quadrado do mundo. Nele vivem cerca de 400 espécies de peixes, 6.700 tipos de aves, entre outros, vivendo em equilíbrio perfeito. A flora do Pantanal também é gigantesca e conta com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas. Assim, é um dos ecossistemas mais ricos do planeta e é considerado o bioma mais preservado do mundo.
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar o Pantanal vai de junho a setembro — quando chove menos, as águas estão mais baixas, a temperatura mais agradável e as noites estão com céu aberto, impressionantemente estrelado. Este é também o período permitido para a pesca, pois, de novembro a fevereiro, a temporada se fecha por causa da piracema, que é quando ocorre a migração e a reprodução dos peixes.

Maior planície alagada do mundo
Declarado pela Unesco, em 2000, como Reserva da Biosfera Mundial, o Pantanal é a maior planície alagada do mundo. Esta planície recebe bilhões de litros por dia de rios, principalmente o Paraguai, que é o 8º maior rio da América do Sul e banha 4 países: Bolívia, Brasil, Paraguai e Argentina.

Como Chegar Ao Pantanal
Conheça um dos destinos mais fascinantes do mundo! Você que é delegado e delegada de polícia não deixe de visitar o Pantanal. O Pantanal é dividido em Norte e Sul. Para se chegar ao Pantanal Norte a melhor dica é voar para Cuiabá (MT) e, de lá, seguir de carro para Cáceres ou Poconé (215 km), pela BR 070, que leva cerca de 3 horas de viagem. Para o Pantanal Sul, o melhor é voar até Campo Grande (MS) e seguir de carro até Corumbá (430 km), pela BR 262, o que leva cerca de 5h30 e, por isso, recomenda-se dormir em Aquidauana ou em Miranda.