Revista Construsul - Ed. 84

Page 1

A PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REGIÃO SUL

#84

A N O X I V  MAR/ABR 2020

ESPECIAL

Tubos e Conexões AT U A L I D A D E S

TECNOLOGIA

Indústria segue investindo em novas tecnologias e qualidade técnica Em meio à pandemia do novo coronavírus, o setor da construção civil revê projeções e estuda meios de minimizar seus impactos. A estratégia de entidades representativas e indústria é evitar um agravamento mais profundo que retarde a retomada. Design, cores e diferentes tipos de materiais são alguns pontos abordados na construção ou reforma de banheiros. Assentos sanitários, louças e metais conferem beleza, praticidade na limpeza e conforto a estes ambientes.




4 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EDITORIAL

Por Daniela Manfron Gerente de Comunicação e Marketing Sul Eventos

Minimizar os impactos e seguir Este ano iniciou com boas expectativas para economia e o setor da construção. Porém, o que nenhuma conjuntura indicava era a rápida propagação de um novo vírus e a declaração de uma pandemia, surpreendendo a todos. As circunstâncias atuais impactam todos os segmentos. Na construção civil, a estratégia de entidades representativas e indústria é evitar um agravamento mais profundo que retarde a retomada. Representantes do segmento reafirmam a importância da não paralisação das obras, sobretudo reforçando os cuidados com a saúde dos trabalhadores. É fato a mobilização para flexibilizar, incentivar o setor, com objetivo de garantir emprego e renda. Mantendo seu compromisso de impulsionar negócios, reunir toda cadeia da construção civil, proporcionando atualização profissional, conhecimento e novos negócios, a 23ª Feira Construsul anunciou sua

nova data: de 03 a 06 de novembro, das 13h às 21h, no Centro de Eventos da Fiergs, Porto Alegre, RS. Nesta edição da Revista Construsul, além de um levantamento sobre os impactos do novo coronavírus, a publicação seguiu suas pautas, trazendo em matéria de capa o mercado de tubos e conexões. As perspectivas do segmento estão sendo revistas devido à pandemia da Covid-19. Algumas empresas estimavam crescimento na casa dos 10%. Entretanto, apesar de um cenário incerto, a indústria acredita em renovação. Na seção Tecnologia, destacamos algumas tendências em assentos sanitários e louças. Beleza, praticidade na limpeza e conforto são características que inspiram a indústria a investir em tecnologia na fabricação desses itens. Boa leitura! Muita confiança, saúde e sucesso a todos.


ANUNCIE NA REVISTA CONSTRUSUL Para você que trabalha na construção civil ou arquitetura e quer divulgar seu trabalho para toda a região sul.

Indispensável no seu planejamento.

MÍDIA KIT

comercialrevista@suleventos.com.br

51 3225.0011

ALCANCE POR SEGMENTOS 38%

24%

A PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REGIÃO SUL

Ferramenta estratégica Alcance dirigido Mailing exclusivo Assinantes em todo Brasil

5%

Profissionais do setor e estudantes

26%

7%

Entidades setoriais e órgãos de governo

Escritórios Construtoras de arquitetura ou engenharia

Lojistas


ÍNDICE Divulgação Expo Revestir

Divulgação Vonder

Divulgação Abrafati

8

10

18

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) definiu seu novo presidente. Luiz Cornacchioni assumiu o posto em março. Cornacchini substitui Antonio Carlos de Oliveira, que exercia o cargo desde 2017. A nomeação é fruto do processo de sucessão conduzido pelo Conselho Diretivo da Abrafati, iniciado há três anos.

Vonder apresenta o novo inversor digital com maleta RIV 120. O produto é leve (com apenas 2,1 kg), compacto e com baixo consumo de energia, possui função VRD (dispositivo de redução de tensão a vazio nos terminais de saída). Entre os diferenciais, possui display digital que permite regulagens mais precisas e sensor de sobreaquecimento.

A Expo Revestir realizada de 10 a 13 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, completou 18 anos e reuniu 55 mil profissionais entre revendedores de materiais de construção, arquitetos, designers de interiores e empresários do setor da construção civil. Mais de 200 expositores apresentaram suas coleções e lançamentos.

MOVIMENTO

EMPRESAS E PRODUTOS

AT UA L I DA D E S

40

Tubos e Conexões

Indústria segue investindo em novas tecnologias e qualidade técnica As perspectivas de mercado do segmento da construção civil estão sendo revista devido à pandemia Covid-19. Entretanto, apesar de um cenário nebuloso, a indústria acredita em uma retomada. O setor de Tubos e Conexões busca a cada dia inovar no seu segmento de produtos, seja através do desenvolvimento de novas tecnologias como no atendimento ao consumidor.

Divulgação Amanco

ESPECIAL


ÍNDICE

EXPEDIENTE Divulgação Celite

©Shutterstock

A REVISTA CONSTRUSUL É UMA PUBLICAÇÃO DA SUL EVENTOS DIREÇÃO

Wilson Richter Ricardo Richter GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

26

47

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o setor da construção civil revê projeções e estuda meios de minimizar os impactos. A estratégia de entidades representativas e indústria da construção é evitar um agravamento mais profundo que retarde a retomada. Segmento reafirma a importância da não paralisação das obras.

Imprescindíveis na personalização dos banheiros, a indústria de louças e os assentos sanitários busca agregar beleza, a praticidade, facilidade na limpeza e conforto na fabricação destes produtos. Acompanhar as tendências do segmento e novas tecnologias através de feiras e pesquisas de comportamento do consumidor é uma das estratégias da indústria.

56

58

AT UA L I DA D E S

INDICADORES ECONÔMICOS

O Sinduscon-RS divulgou no dia 1º de abril, o Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção do mês de março de 2020, com base na NBR 12.721/2006. Os materiais de construção que apresentaram as maiores reduções de preços no mesmo período são: Disjuntor tripolar 70 A, Porta lisa p/pintura e Telha fibrocimento ondulada 6 mm.

TECNOLOGIA

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

Obra residencial em Bagé, Rio Grande do Sul, utilizou de guindastes de torre da Liebherr. O guindaste de torre Liebherr 85 EC-B 5b é utilizado pela Dallé Construtora para a construção de quatro torres residenciais, do Residencial Los Moros, com 36 apartamentos cada. O equipamento foi posicionado para operar desde a fundação e a construção do subsolo, com estruturas préfabricadas de concreto.

EDITORA RESPONSÁVEL

Daniela Manfron (MTB/RS 8.889) ASSISTENTE DE JORNALISMO

Aniele Cerutti (MTB/RS 19.683) DEPARTAMENTO COMERCIAL

Regina Manfron Silveira Brasil Eventos PARA ANUNCIAR

comercialrevista@suleventos.com.br FECHAMENTO DESSA EDIÇÃO

05/04/2020 CORRESPONDÊNCIA

Sul Eventos Rua Miguel Tostes, 823, Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS, CEP 90430-061 Fone: 55 51 3225.0011 www.suleventos.com.br

As opiniões, entrevistas, artigos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

Pubblicato Editora Ltda. andrea@pubblicato.com.br Fone: 55 51 3013.1330

FOTO DE CAPA

©Shutterstock PARTICIPE DA PRÓXIMA EDIÇÃO

Para participar da próxima edição da Revista Construsul com sugestões, dúvidas e críticas mande seu email para: jornalismo@suleventos.com.br


8 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

MOVIMENTO

Abilux divulga que lâmpadas a vapor de mercúrio e de luz mista deixarão de ser importadas Em virtude do DECRETO Nº 9.470, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 da Presidência da República, que promulgou a Convenção de Minamata sobre Mercúrio firmada pelo Brasil, em Kumamoto, Japão, em 10 de outubro de 2013, o país deixará, a partirde 1º de janeiro de 2021, de produzir, importar e exportar, em todo o território nacional, uma série de produtos entre os quais, lâmpadas com conteúdo de mercúrio (lâmpadas a vapor de mercúrio, lâmpadas de luz mista e lâmpadas de indução magnética). As demais lâmpadas com conteúdo de mercúrio têm limitações de dosagem e continuam, por enquan-

to, no mercado. A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) recomenda que essas lâmpadas sejam substituídas, preferencialmente, por fontes de luz a LED diodos emissores de luz com novos equipamentos auxiliares e luminárias dada a sua alta eficiência, maior vida e qualidade da luz, ou ainda, por lâmpadas a vapor de sódio ou vapor metálico trocando, nesses casos, os equipamentos auxiliares. O alerta da Entidade é dirigido, principalmente, aos setores que fazem uso dessas lâmpadas, que poderão enfrentar dificuldades para repor esses itens.

Abramat aguardará desdobramentos da pandemia da Covid-19 para reavaliar projeção de crescimento no ano A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no dia 18 de março, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do IBGE e CAGED sobre faturamento e emprego na indústria de materiais de construção. Os destaques da edição são a retração de -1,0% no faturamento do setor na comparação entre fevereiro e janeiro e a decisão da associação em manter a previsão de crescimento no ano até que sejam computados mais dados sobre os graves impactos da pandemia da Covid-19 no setor. O Índice da Abramat também aponta que em fevereiro de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 4,3% menos do que no

mesmo mês do ano anterior. Esse resultado, contudo, ainda não altera a alta acumulada nos últimos 12 meses, de 0,8% positivo. O emprego formal da indústria de materiais apresentou alta de 0,6% em janeiro em comparação a dezembro. Com relação a janeiro de 2019, houve crescimento de 0,4% no número de contratações. Mesmo com isso, o acumulado em 12 meses ainda é negativo, em 0,2%. Para a diretoria da Abramat, a conjuntura apontada pelos dados já é reflexo da instabilidade do cenário econômico atual. “A pandemia da Covid-19 tem tido efeitos extremamente negativos na economia mundial e no Brasil”, afirma presidente executivo da Abramat, Rodrigo Navarro.


9 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

MOVIMENTO

Abrafati tem o novo presidente-executivo

“Trata-se de um profissional de alto gabarito e com experiências relevantes, reunindo todas as condições para realizar um excelente trabalho, auxiliado pela competente equipe da Abrafati e pelos valores que orientam a atuação da Associação”, afirma o presidente do Conselho Diretivo, Freddy Carrillo.

se, tendo sido diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf). Foi também cofacilitador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Antes disso, atuou por 27 anos nas áreas de papel e celulose, florestas plantadas e sucroalcooleira, em postos executivos na Suzano Papel e Celulose e na Terracal Alimentos e Bioenergia. Divulgação Liebherr

O novo presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Luiz Cornacchioni assumiu o posto em março. Cornacchini substitui Antonio Carlos de Oliveira, que exercia o cargo desde 2017. Essa nomeação é fruto do processo de sucessão conduzido pelo Conselho Diretivo da Abrafati, que assegura a continuidade e o aprofundamento do trabalho de redirecionamento estratégico da Associação, iniciado três anos atrás, cujos resultados vêm sendo extremamente positivos.

O novo presidente-executivo é graduado em agronomia pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Kellogg School nos Estados Unidos. Conta com significativa experiência em associações de clas-

Anamaco publica quadro com prorrogações das datas de pagamentos de importantes impostos A Associação de Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) divulgou as novas datas para pagamentos variam de um mês a seis meses. PIS, Cofins, INSS patronal, Simples Nacional do MEI, Simples Nacional parte federal, estão entre os tributos que terão os prazos mais dilatados para quitações. Confira aqui neste quadro as datas dos impostos. Devido à crise provocada pela Covid-19 a população terá um prazo maior para cumprir com as obrigações tributárias. clique para ver o quadro


10 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS Divulgação

GRADDUS

DESTACA O PISO VINÍLICO SPC CLICK O SPC da Graddus é feito com matéria prima 100% virgem, sendo mais maleável. O piso Vinilico SPC Click é considerado o mais resistente do mercado. O SPC (Stone Polymer Composite) é uma mistura de polímeros que contém carbonato de cálcio em sua composição. O SPC oferece ao piso uma base rígida e impermeável, além de garantir estabilidade dimensional com as trocas de temperaturas e chega como a uma novidade mundial em pisos vinílicos. Possibilita que este tipo de revestimento seja também instalado em áreas que sofrem impactos maiores e repetitivos. Além da elegância e resistência, o piso vinílico SPC apresenta uma variedade de benefícios para o ambiente: prático e antialérgico, dificultando a retenção de poeira.

FRANKE

LANÇA NOVOS MODELOS DA CUBA BELL PARA COZINHAS COMPACTAS A Franke está ampliando sua linha de cubas Bell lançando mais dois modelos, a Bell Única e a Bell Dupla. Os novos modelos completam a família Bell que apresenta cubas ideais para cozinhas compactas.

Tanto a Bell Única como a Bell Dupla são de embutir e possuem acabamento fosco em aço inox e 0,8mm. As cubas podem vir com acessórios comercializados à parte, entre eles; cesto aramado e dosador de detergente. Já a tábua de madeira apenas para o modelo Bell Dupla.

Divulgação

Seu design clássico não abre mão da praticidade de uma cuba mais profunda e possui pad antirruído, acabamento impecável, válvula de luxo e ladrão oculto, itens valorizados pelo consumidor.


11 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

JACTOCLEAN

APRESENTA MÁQUINAS QUE LIMPAM SEM CONTATO MANUAL As máquinas como Lavadoras Sanitizadoras, que permitem a limpeza e desinfecção de ambientes sem contato manual, estão em alta, pois aumentam a segurança do trabalhador, evitando contaminações. As Lavadoras Sanitizadoras podem ser utilizadas em banheiros e cozinhas de ambientes que recebem grande circulação de pessoas, como corredores, recepções, halls, banheiros e cozinhas de hospitais, escolas e universidades, aeroportos, shoppings centers, estádios e arenas esportivas, hotéis, clubes, etc. Divulgação

A equipe técnica da JactoClean, empresa do Grupo Jacto, que possui produtos e serviços para limpeza e higienização, explica que as Lavadoras Sanitizadoras reduzem drasticamente o risco de contaminações, pois promovem a desinfecção a partir da pulverização do produto de limpeza em todas as superfícies.

HAGA

Divulgação

APRESENTA A LINHA DE CADEADOS “DESIGN BY SECURITY” A Haga apresenta como um de seus lançamentos de 2020, a linha de cadeados “Design by Security”. O cadeado possui sistema de travamento exclusivo. A chave só pode ser retirada do cadeado na posição fechado. Essa solução garante ao usuário que, de posse da chave, o cadeado estará trancado. O produto possui design moderno, e a maior variedade de segredos do mercado (com 5 pinos), corpo maciço, resistência à chuva e sol e quatro pontos de travamento. A tecnologia desenvolvida para esta linha de cadeados permite a montagem dos cadeados com sistemas dotados de chaves mestra, tudo de acordo com plano pré-estabelecido, ou seja, cada cadeado com seu segredo e uma chave mestra para abertura de vários cadeados. O sistema também permite a montagem de uma série de cadeados com o mesmo segredo conforme necessidade. Disponível nas versões 25, 35, 45 e 55 mm com acabamento cromado, bem como nas versões 45 e 55 mm com hastes longas.


12 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0 12

EMPRESAS E PRODUTOS

PLASBIL REVESTIMENTOS

APRESENTA NOVO SITE COM UM VISUAL MODERNO, DINÂMICO, COM FÁCIL NAVEGAÇÃO E ESBANJANDO DESIGN A Plasbil acredita que o site não deve ser simplesmente uma página estática que “fala” da empresa e “mostra” os produtos, mas sim deve ser um ambiente sofisticado de interação com o cliente e com o público de massa, além de ser uma fonte rica de conteúdo, como: fichas técnicas, manuais de instruções, vídeos de instalação de produtos, vídeos de apresentação de produtos, e-books de suporte ao cliente e peças gráficas diversas com intuito de que o conteúdo sobre os produtos seja facilmente acessível e de fácil compreensão a todos. O objetivo da empresa é posicionar o novo site frente às necessidades do universo virtual, criando acesso fácil às informações sobre

produtos e favorecer o contato com o público gerando assim novos clientes todos os dias. Segundo o coordenador de marketing da Plasbil, Jakson Policarpi, o site está sendo implementado pouco a pouco com: técnicas avançadas de marketing digital, definindo fatores de conversão, estratégias de re-marketing e criação de conteúdo relevante, fortalecendo os diferenciais competitivos que a nossa marca possui. “Nossas vidas são movidas por metas e batalhamos por elas a cada novo dia e isso nos mantém fortes e confiantes. Esperamos que todos gostem e aproveitem o conteúdo que estamos criando”, ressalta. Divulgação


13 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

PLASTILIT

AMPLIA SEU MIX DE PRODUTOS A Plastilit lança o novo forro Gemini de PVC SLIM, com 6 mm de espessura e 200 mm de largura, disponível na cor Branco Neve. A nova linha vem complementar o portfólio de forros de PVC de alta qualidade e certificados pelo selo PBQP-H. A Plastilit também amplia sua linha elétrica com o Plafon Plástico (corpo feito em Polipropileno) com soquete de porcelana E27 100W. Os diferenciais do produto são o ótimo acabamento, sem mostrar os parafusos de fixação, e o novo sistema de encaixe que facilita a instalação do plafon. A comercialização será feita em embalagens de autosserviço e nas cores Branco, Preto e metalizado (Cromado, Dourado ou Rosé Gold, uma inovação no mercado). Além da linha de produtos para casa e construção civil que recebe o lançamento dos desincrustantes orgânicos “Limpa Pós Obra” e “Limpa Rejunte”. Os produtos ecológicos são compostos por agentes orgânicos, sem solventes petrolíferos, a base de água, 95% biodegradável, menos perigosos do que os outros produtos do mercado produzidos à base de ácidos.

Divulgação

DUEFRATELLI

DUEFRATELLI LANÇA NOVA LINHA DE REVESTIMENTOS ALIADA À TECNOLOGIA

Divulgação

A Duefratelli nasceu para expressar sentimentos através de pisos e revestimentos, pensando nas inúmeras possibilidades de aplicação e espaços. Por isso, aliados à tecnologia e inovação lançou a linha Nadi, inspirada no estilo praiano da região. Sua versatilidade engloba uma gama de tons, permitindo o diálogo com diversos ambientes; sejam eles, frios ou terrossos, internos ou externos. A textura levemente áspera, traduz o acabamento opaco da linha, e seus formatos indicam uma paginação sofisticada e inovadora. A peça aliada ao decór eleva a personalidade do espaço, com foco nos detalhes.


14 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

QUATRUN AQUECIMENTO

RAYFLEX

LANÇARÁ UM FOGÃO À LENHA

Em parceria com a Castellar Lareiras e MV Metalúrgica Vale do Caí, a Quatrun Aquecimento lançará um fogão à lenha, produção 100% nacional. O fogão unirá o que de melhor as lareiras de alto desempenho apresentam calor e aquecimento com a funcionalidade dos fogões à lenha tradicionais.

DESTACA PORTAS COM ABERTURA SEM O TOQUE DAS MÃOS

As lembranças boas da casa da vovó e a culinária típica gaúcha foram a inspiração para fabricar o fogão à lenha para o lançamento da linha Gourmet. Produzido especialmente para apreciadores de receitas tradicionais, com o sabor único e distinto que o produto proporciona. Além da linha gourmet é esperado para este ano, os lançamentos de linhas exclusivas de lareiras para o mercado brasileiro, produtos de marcas renomadas da Europa e do Chile farão parte do catálogo de produtos da Quatrun Aquecimento.

Divulgação

Divulgação

A Rayflex, fabricante de portas rápidas industriais do Brasil, apresenta diferentes soluções que trazem, entre outras vantagens, ainda mais segurança para ambientes de alto controle sanitário como, por exemplo, linhas de produção alimentícia, farmacêutica e de produtos químicos. As portas rápidas Rayflex são equipamentos autônomos e inteligentes que funcionam de forma integrada com a operação do cliente, sem a dependência humana para abrir e fechar, reconhecendo movimentações e abrindo somente quando necessário, fazendo com que o ambiente fique o menor tempo possível aberto. Além disso, a empresa possui modelos de portas automáticas que atendem salas limpas ou classificadas, como também são conhecidas, auxiliando no controle dos três principais requisitos para evitar contaminações de quaisquer tipos: controle de umidade, controle de temperatura e controle de particulados.


15 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

STIHL

LANÇA MOTOSSERRA MAIS POTENTE DO SEU PORTFÓLIO Com o planejamento de incluir no mercado mundial mais de 190 produtos a bateria até 2026, a Stihl inicia esse ano com novidade no portfólio. A empresa lançou em janeiro a MSA 220 C-B, a motosserra a bateria com maior potência entre os demais modelos da marca com essa tecnologia. A nova ferramenta foi desenvolvida especialmente para utilização profissional, com alta performance de corte por carga de bateria.

O equipamento apresenta importantes diferenciais que oferecem aos usuários grande poder de corte aliado ao conforto e eficácia de manuseio. Dentre esses está evitar interrupções durante o trabalho por falta de potência. Isso porque sua bateria também é uma novidade: a AP 300 S possui maior potência e maior capacidade de armazenamento de energia comparada com AP 300. Assim, o usuário garante maior rendimento de trabalho durante as suas atividades. Aliado a isso, o conjunto de corte apresenta corrente com dentes de perfil quadrado 3/8’ PS3 – que proporcionam até 30% mais cortes por carga de bateria, comparada com a corrente de perfil redondo –, sabre de 35cm Rollomatic E e velocidade da corrente de 24m/s.

Divulgação

VONDER

APRESENTA O NOVO INVERSOR DIGITAL COM MALETA RIV 120 Mais praticidade e mobilidade para os processos de solda com o novo Inversor Digital com Maleta RIV 120 Vonder é leve (com apenas 2,1 kg), compacto e com baixo consumo de energia, possui função VRD (dispositivo

Divulgação

de redução de tensão a vazio nos terminais de saída). O produto garante maior segurança ao operador contra riscos de choque elétrico. Com excelente desempenho, tem fator de trabalho de 20% (120 A), 60% (92 A) e 100% (60 A) e faixa de ajuste de corrente de 10 A 120 A, disponível na tensão 220 V~ - monofásico. Solda eletrodos AWS E6013 até 3,25 mm e AWS E7018 até 2,5 mm, dentre outros. Realiza também solda TIG LIFT (abertura do arco por contato), que permite a soldagem de materiais ferrosos e suas ligas, aço carbono, aço inox, cobre, latão, entre outros. Entre os diferenciais, possui display digital que permite regulagens mais precisas.


16 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

VIQUA

INVESTE EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS E LANÇA PRODUTOS A Viqua completou 25 anos em fevereiro, e anunciou lançamentos para o segmento, abertura de novos clientes em várias regiões do país e ganhos de market-share. A empresa apresenta três lançamentos para o segmento. Os registros de união dentada de ½” e 1”, que chegaram ao mercado em fevereiro, vem como complemento da linha de registros para irrigação. Com corpo produzido em PVC, traz duas novas bitolas ao mix. Também em fevereiro, a empresa lançou, em parceria com a TUPY S.A., uma linha de conexões galvanizadas, sendo que eles são referência em qualidade no ramo

de metalurgia no Brasil. Conexões produzidas em ferro maleável preto, garantindo maior segurança e durabilidade. Com instalação fácil e rápida, a linha, que agrega mais 91 itens ao portfólio, é fabricada conforme normas nacionais e internacionais.

Divulgação

A empresa possui na linha de produtos para irrigação, produtos que contam com tecnologias avançadas, capazes de garantir mais facilidade na instalação, na realização de ajustes e utilização dos produtos. Como os rotores automatizados, distribuídos pela empresa, que são direcionados por engrenagens, que promovem um maior controle da precipitação. Assim, a distribuição de água é feita corretamente no solo, aumentando o rendimento do recurso. Os bocais rotativos também são ferramentas que unem facilidade de uso e sustentabilidade. Desenhados especificamente para a instalação em aspersores sprays, eles garantem uma irrigação mais homogênea e economia de água quando comparados aos bocais tradicionais. Já as válvulas PRO 100, disponibilizadas pela Viqua, têm um formato que proporciona maiores vazões com uma perda de pressão mínima. Isso porque conta com diafragma e pistão inclinados, que permitem uma trajetória direta da água. A peça é construída em PVC, o que a torna mais resistente aos raios UV. A empresa também conta, em seu portfólio, com o Pro EX 2.0, um controlador modular de irrigação de programação simples e intuitiva que conta com a maior tela retroiluminada do mercado. Ele pode ser expandido de 4 a 16 estações e mostra, em um visor completo, os dias de rega, o número de horas de irrigação, o número de estações e caso tenha, as programações especiais.


17 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

TIGRE

CONECTORES ELÉTRICOS QUE DISPENSAM A UTILIZAÇÃO DE FITA ISOLANTE

Divulgação

Os conectores elétricos da Tigre são uma solução para economia de tempo e dinheiro na instalação de cabos e fios na obra, que dispensam a utilização de fita isolante e a decapagem da fiação. A novidade oferece total segurança para o instalador e para o ambiente, já que não propagam chamas, não oxidam e não se soltam, garantindo a passagem de corrente de energia e reduzindo o risco de falha humana. Os Conectores Elétricos Tigre ainda proporcionam emendas perfeitas e padronizados para fios e cabos com bitolas de 0,75 a 4 mm², em duas versões, permitindo uma instalação elétrica fácil e com visual clean e organizado.

N O T A S D E FA L E C I M E N T O

ROCA BRASIL CERÂMICA

MANAGING DIRECTOR DA ROCA BRASIL CERÂMICA FALECE AOS 53 ANOS A Roca Brasil Cerâmica informou no dia 8 de abril, o falecimento de Bruno Borer, Managing Director da empresa, ocorrido na mesma data. Aos 53 anos, Bruno deixa esposa, filhos e um legado de 30 anos de atuação na Roca Brasil Cerâmica. Toda diretoria e os colaboradores da Roca Cerámica manifestaram suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos.

KRONA

FUNDADOR E INTEGRANTE DO CONSELHO DE ADMINSTRAÇÃO DA KRONA FALECE AOS 68 ANOS VÍTIMA DA COVID-19 No dia 2 de abril, a Krona Tubos e Conexões informou o falecimento de seu sócio, fundador e integrante do Conselho de Administração, Mário Borba. Aos 68 anos, Mário Borba faleceu no início da noite do dia 30 de março, em Joinville, SC. Mário Borba foi diagnosticado com Coronavírus (Covid-19) e estava internado na UTI desde o dia 24 de março. Conforme a nota, a Krona, Joinville, Santa Catarina e o setor da construção civil perdem um grande empresário e, sobretudo, um grande ser humano. Ainda conforme o texto, Mário Borba foi um dos pilares sobre os quais a Krona construiu mais de 25 anos de história, inspirando a visão de buscar sempre o melhor para a vida das pessoas.


18 R EVIS TA CONS TRUSU L  #   # 84  8 4  MMAARR/ /AABBRR 22002200

A T U AA LL IIDDAADDEESS

Os reflexos da pandemia na construção civil Em meio à pandemia do novo coronavírus, o setor da construção civil revê projeções e estuda meios de minimizar os impactos. A estratégia de entidades representativas e indústria da construção é evitar um agravamento mais profundo que retarde a retomada. Segmento reafirma a importância da não paralisação das obras, sobretudo reforçando os cuidados com a saúde dos trabalhadores.

©Shutterstock


19 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

Em dezembro de 2019, o novo coronavírus se manifestou na província de Wuhan, China e começou a se espalhar rapidamente por outras localidades, chegando a Itália no inicio de fevereiro e se espalhando por outros países. Número de casos no mundo já passa de um milhão e já matou milhares de pessoas. Itália, Espanha e Estados Unidos têm o maior número de mortes, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, na segunda quinzena de março. No Brasil, o primeiro caso divulgado pelo Ministério da Saúde foi no final de fevereiro. No final de março, o país contabilizava mais de 10 mil casos confirmados e mais de 500 óbitos. No dia 20 de março, o Ministério da Economia reviu a projeção para o PIB brasileiro em 2020 de 2,1% para 0,02%. Sete dias depois, foi anunciada uma linha de financiamento a juros reduzidos para micro e pequenas empresas no valor de R$ 40 bilhões. O objetivo era custear a folha de pagamento dessas empresas e garantir empregos. Pela iniciativa, o governo arca com os salários de funcionários no valor de até dois salários mínimos (R$ 2.090,00) durante dois meses. Durante esse período, a empresa que aceitar o financiamento não poderá demitir seus trabalhadores. A linha de crédito prevê juros de 3,75% ao ano, com zero de spread bancário, ou seja, não haverá lucros para os bancos nesta operação.

Evitar efeito em cadeia Preocupado com um tombo ainda maior para o setor que ensaiava em 2020 um movimento de recuperação, no dia 30 de março, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria Civil (CBIC), José Carlos Martins, informou jornal Estadão que o governo prometeu medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no setor, entre elas o uso de 100% dos recursos do FGTS para o financiamento da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida e ativação de obras públicas paradas. Martins defendeu a flexibilização das exigências cartoriais, que com a crise estão fechados. “Este ano estaria financiando R$ 10 bilhões por mês. São R$ 10 bilhões que deixam de entrar no caixa”, disse. O presidente da CBIC disse que o governo “está sensibilizado” para o problema do setor, mas não anunciou ainda nenhuma medida para a construção civil. Numa reunião virtual realizada dia 27 de março, com representantes da Caixa e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o governo garantiu o pagamento das obras já contratadas. “O governo prometeu medidas para a próxima semana. O que não falta é frente para estimular a economia via construção civil”, disse. Para Martins, a garantia da continuidade de pagamento das obras é importante na crise


20 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

para não deflagrar o círculo vicioso. “Nosso produto tem a característica diferente, já está contratado. Não tem que vender o sapato. Ele já está vendido”, afirmou. Martins disse que alertou autoridades do governo, entre eles, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para a importância da manutenção dos pagamentos. “Falei para o governo: ou garante isso, ou haverá um desemprego maciço”, contou. Ele disse que é preciso evitar um efeito em cadeia porque a construção civil tem outros 62 setores atrelados. Também citou o caso da indústria de cimento, cujos fornos de produção não podem ser desligados sob pena de estragarem. A construção civil não parou na crise e mantém o trabalho nos locais onde há permissão. Segundo Martins, as empresas estão seguindo recomendações de saúde, ampliando os turnos para evitar concentração no transporte e na alimentação nos refeitórios das obras.

Fechamento do comércio No início de abril, algumas cidades avaliavam reabertura do comércio, seguindo os procedimentos de segurança, outras prefeituras decretavam permanência dos estabelecimentos fechados. A Prefeitura de Porto Alegre, RS instituiu o Comitê de Combate Coronavírus (CTECOV) por meio do decreto n.º 20.534, de 31 de março, publicado no DOPA no dia 1 de abril, que consolidou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do (COVID-19) na cidade. No artigo 8º do Capitulo III, Seção I, a atividade da construção civil está entre os proibidos de funcionar. Porém, ficam autorizadas nos artigos

seguintes (9,10,11), entre outras consideradas essenciais, a execução de obras públicas; atividades de construção civil exclusivamente para os fins de saúde, segurança e educação; ferragens e relacionados ao comércio de materiais de construção e serviços de manutenção predial e residencial. Na data, o fixou vigência até 30 de abril de 2020. O presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Porto Alegre (Acomac Porto Alegre), Jaime Silvano, esclarece que compreende os cuidados que todos devem tomar com relação a aglomerações de pessoas em ambientes fechados, sendo passivos ao atendimento das determinações municipais que forem orientadas, mas ressalta que as lojas de materiais de construção independente do seu porte, também vendem itens que auxiliam os consumidores na higienização das casas, evitando contaminação, algo de suma importância na prevenção e no combater a expansão da Covid-19.

Desdobramentos e novas projeções Em vídeo, o superintendente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Waldir Abreu, ressaltou a importância do setor para o país, que em números são 140 mil lojas de materiais no Brasil, empregando 600 mil funcionários. Abreu citou a necessidade de buscar soluções seguras e inteligentes em prol da manutenção e do andamento da economia do país. “Não podemos parar, precisamos continuar e ao continuar, com todos os cuidados necessários”, finaliza. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) apontou se-


21 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

gunda baixa consecutiva no ano e aguardará desdobramentos da pandemia do COVID-19 para reavaliar projeção de crescimento no ano. A entidade divulgou no dia 18 de março, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE e Caged sobre faturamento e emprego na indústria de materiais de construção. Os destaques dessa edição são a retração de -1,0% no faturamento do setor na comparação entre fevereiro e janeiro e a decisão da associação em manter a previsão de crescimento no ano até que sejam computados mais dados sobre os graves impactos da pandemia da Covid-19 no setor. Para a diretoria da Abramat, a conjuntura apontada pelos dados já é reflexo da instabilidade do cenário econômico atual. “A pandemia da Covid-19 tem tido efeitos extremamente negativos na economia mundial e no Brasil. Além da grande instabilidade nos mercados financeiros, há também um temor pelo maior arrefecimento da atividade econômica por conta dos efeitos da pandemia sobre as cadeias globais de valor. Aguardaremos os desdobramentos da situação para avaliar seus reais impactos no setor e encaminharemos nossas propostas para mitigar esses impactos no setor ao Governo”, declarou o presidente executivo da Abramat, Rodrigo Navarro. A edição online do “Diálogo CBIC sobre Infraestrutura”, publicada no dia 27 de março, informou que o governo federal flexibilizou os prazos e a possibilidade de dispensa de vistoria de obras de contratos de financiamento do Orçamento Geral da União (OGU), enquanto durar os efeitos do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020 (calamidade pública). O presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

(CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, ressaltou a importância da manutenção segura e responsável dos trabalhadores do setor da construção civil nos canteiros de obras. “A CBIC tem cumprido o papel de disseminação de boas práticas ao enfrentamento do coronavirus. As empresas têm dado um show na área da construção civil, com a exata compreensão da preservação da saúde dos trabalhadores e também com a importância da preservação do setor enquanto gerador de empregos e de renda”, afirmou Jorge. A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) criou a Frente Institucional que reúne presidentes e diretores de suas regionais, assim como o presidente e vice-presidente da AsBEA-BR para articulação conjunta frente a esta realidade. A Frente Institucional da AsBEA articularam as “Propostas para o Enfrentamento da Crise COVID-19” que foram encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, no dia 31 de março. As propostas visam elencar ao Ministério da Economia ações nos âmbitos tributário, trabalhista, comercial e financeiro que, poderão apoiar as empresas do setor de arquitetura e urbanismo na superação das dificuldades já apresentadas, e das que poderão se apresentar nos próximos meses. A entidade também lançou um guia para o trabalho remoto dos escritórios de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo do guia é indicar caminhos e boas práticas, tanto para os líderes quanto para os colaboradores dos escritórios. O Guia AsBEA para o Trabalho Remoto dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo também foi desenvolvido pela Frente Institucional AsBEA.


22 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

Empresas readaptaram rotinas e buscam inovação Diante do cenário atual de avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Votorantim anunciou que por meio do Instituto Votorantim, implementou medidas para contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o avanço da propagação do vírus e seus efeitos. Segundo a Acomac Porto Alegre, alguns fabricantes optaram por suspender, temporariamente, as operações, mas outros decidiram manter as atividades. O Instituto Votorantim atua em duas frentes: redirecionamento de projetos atualmente em execução nos municípios em que as empresas da Votorantim estão presentes, com foco em ações para o combate ao novo coronavírus; e apoio financeiro adicional de R$ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais. A Copagaz adotou plano de contingência para manter suas operações e o mesmo nível de fornecimento de GLP durante o período de confinamento social. A companhia criou um Comitê de Crise para minimizar eventuais impactos no suprimento em toda a sua rede de clientes, com atenção especial aos consumidores residenciais. “Neste período de isolamento social vamos manter o nosso nível de entrega de gás de cozinha, seja qual for o padrão de consumo em nossas praças de atuação, pois temos como mobilizar a rede de distribuição para atender a um aumento de demanda nas residências, já que haverá redução do consumo na indústria e no comércio”, explica o Diretor de Desenvolvimento e Gestão da Copagaz, Pedro Turqueto.

As empresas Astra, Japi, FA Oliva e Finamax, da cidade de Jundiaí, SP estabeleceram um comitê de crise em conjunto, formado por representantes do conselho, diretoria, recursos humanos, comunicação e consultores. O comitê é responsável por discutir e elaborar ações para minimizar os impactos da pandemia nos negócios das empresas e, consequentemente, na rotina de seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e comunidade jundiaiense. “A maior preocupação das empresas é com a saúde das pessoas. Porém, elas não podem deixar de lado a economia. Os negócios sustentam não só as empresas, a mais antiga está no mercado há mais de 63 anos, mas também todas as pessoas que dependem das suas operações”, informou a assessoria de imprensa das empresas. A Astra atua parcialmente desde o dia 24 de março. “Foram concedidas férias a mais de 70% dos colaboradores. As pessoas do grupo de risco não estão exercendo suas atividades desde o dia 19 de março. Elas foram as primeiras a deixarem a empresa”, informa o gerente de recursos humanos da Astra, João José Storarri. A empresa está com um efetivo de 30 pessoas administrativas em home office; já o retorno às atividades normais está previsto para 13 de abril. Os colaboradores que estão trabalhando presencialmente são de áreas essenciais, como enfermaria, departamento pessoal, limpeza, portaria, áreas administrativas como financeiro e TI, além de alguns setores da produção e logística. “Nós atuamos no Brasil todo e continuamos recebendo pedidos de clientes. Atender esta demanda é fundamental neste momento para que possamos suprir as necessidades do mercado e manter a empresa ativa”, destaca o diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho. É importante ressaltar


23 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

que as medidas de quarentena divulgadas até o momento no Estado de São Paulo não contemplam as indústrias, que permanecem trabalhando para abastecer o mercado. A Japi concedeu férias para todos os colaboradores com férias vencidas e suspendeu suas atividades, a princípio até o dia 03 de abril, mantendo os demais colaboradores em casa, utilizando o sistema de banco de horas. No fechamento dessa edição, apenas uma pequena equipe encontrava-se nas instalações da empresa para atender alguns pedidos urgentes de clientes. A outra parte, de áreas administrativas, estava em home office desde o dia 23 de março. Os colaboradores que estão trabalhando na fábrica seguem todas as medidas preventivas que a empresa vem adotando em suas dependências desde o dia 12 de março. “Para nós, é fundamental preservar a saúde dos nossos colaboradores e garantir que os clientes continuem sendo atendidos. Estamos à disposição para dar todo suporte necessário”, afirma o gerente comercial da Japi, Diego Matos. Com unidades fabris em São Paulo e na Bahia, a Vedacit decidiu manter a produção. O presidente da empresa, Marcos Bicudo, justificou a escolha dizendo que perante esse cenário de incerteza, a medida visa garantir a disponibilidade de produtos no mercado. Na capital paulista, as empresas Lukscolor e Luksnova, marcas de tintas imobiliárias e diluentes, decidiram produzir álcool 70% e estão fornecendo, gratuitamente, desde o dia 16 de março, para o Hospital Emílio Ribas e a Comunidade de Paraisópolis, SP. A Link-Belt comunicou que vem adotando uma série de medidas com o objetivo de contribuir para a contingência da Covid-19. Buscando garantir que os colaboradores este-

jam expostos o mínimo possível aos riscos de contaminação, a fabricante norte-americana de escavadeiras estabeleceu o regime home office para as funções possíveis de serem executadas remotamente e suspendeu voos nacionais e internacionais por tempo indeterminado. “Estamos nos adaptando a um novo cenário, que exige bastante calma. Temos focado nossos esforços em garantir que a equipe da Link-Belt continue desempenhando suas atividades normalmente, de maneira segura e com os recursos necessários, a fim de colaborarmos com a continuidade das operações de nossos distribuidores e clientes”, informou o gerente geral da Link-Belt para a América Latina, Matheus Fernandes. Neste primeiro momento, apenas a equipe de Suporte ao Cliente tem executado suas atividades nas dependências da empresa, em Sorocaba, SP, em conformidade com rígidas medidas de segurança. Além de receberem todos os recursos necessários para garantirem a higiene e proteção, como máscara e álcool em gel, os profissionais foram orientados a manterem uma distância mínima de 2 metros de cada um e a não compartilharem ferramentas e maquinários. “Estamos nos empenhando para que todos os pedidos de vendas, peças de reposição e assistência técnica sejam processados com o menor atraso possível. Embora grande parte de nossos colaboradores esteja trabalhando remotamente, implementamos procedimentos para maximizar a comunicação, o trabalho em equipe e a coordenação entre o nosso pessoal”, reforçou Fernandes.

Ação Social A FCC em parceria com a Lebbre, startup


24 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

de impressão 3D, desenvolveu protótipos e aprovou, em tempo recorde, a produção de máscaras de proteção facial para profissionais da saúde. A primeira doação já foi feita ao Hospital Municipal de Campo Bom, RS e a previsão é de que dezenas de outras instituições também sejam beneficiadas. O projeto iniciou na última semana e dezenas de máscaras já foram doadas. A FCC ajudou a desenvolver, disponibilizou matéria-prima e está patrocinando a dedicação total da Lebbre a esse projeto, que está com as impressoras funcionando dia e noite para suprir a escassez desses produtos nos hospitais. Outra inovação foi o desenvolvimento de um álcool gel com propriedades diferenciadas. O álcool gel tradicional, quando utilizado muito frequentemente, pode provocar o ressecamento das mãos, já o produto desenvolvido pela FCC é eficaz contra o coronavírus e não agride a pele. A empresa está dedicando parte de sua operação à produção de 15 mil litros de álcool gel para doação a diversos centros de saúde, tanto no Rio Grande do Sul quanto na Bahia. As doações iniciaram nos municípios onde a empresa possui unidades de produção e, somente na última semana, já foram destinados mais de 5 mil litros de álcool gel para hospitais e postos de saúde. Para o CEO da FCC, Marcelo Reichert é hora de contribuir com a comunidade para superar esta situação. “É um momento de solidariedade e as empresas devem usar suas estruturas para ajudar as comunidades, doando o que podem. Matérias-primas para produção de álcool gel estão escassas no momento, então estamos dedicando toda matéria-prima que temos disponível para produzir o material doado”, destacou. Outra ação social da empresa foi uma doação em di-

nheiro que contribuiu para a compra de respiradores e monitores para o hospital campobonense.

Construtechs buscam alternativas para amenizar a crise A construtech Ambar, que desenvolve soluções tecnológicas para o setor da construção civil, iniciou uma pesquisa de monitoramento contínuo da situação nos canteiros de obras das construtoras e incorporadoras que são suas clientes. A primeira rodada do levantamento considerou 50 canteiros nas regiões Sul e Sudeste, vinculados a 20 construtoras que representam 13% do mercado formal de obras do segmento de médio padrão e habitação de interesse social, considerando a metragem em construção. A amostragem será ampliada na repetição da pesquisa nas próximas semanas. O levantamento foi aplicado pela primeira vez no dia 16 de março e, novamente, nos dias 19 e 23. Os resultados sugerem que nesse período de uma semana houve mudanças no ritmo da atividade dos canteiros de obras. “Conforme os governos começam a tomar medidas mais drásticas e as informações circulam, as construtoras têm adaptado a rotina para garantir a segurança dos colaboradores, paralelamente à continuidade dos negócios”, ressalta o diretor de Sucesso do Cliente da Ambar, Marcos Nuernberg. As construtoras foram questionadas quanto ao risco de paralisação das obras. No dia 16 de março, 85% dos participantes do levantamento consideravam o risco baixo e 15%, médio. No dia 19, o percentual de participantes que consideravam o risco baixo havia caído


25 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

para 77%, ao passo que 21% passaram a considerar o risco médio e 2%, alto. No dia 23, uma mudança mais intensa no cenário foi verificada: a percepção de risco médio subiu para 36% dos participantes e de risco alto, para 19%. Apenas 45% enxergavam risco baixo de paralisação das obras. Quanto à assiduidade dos colaboradores, apenas 10% dos participantes do levantamento haviam registrado algumas faltas no dia 16, enquanto 90% não tinham nenhuma. No dia 19, 17% registravam algumas faltas e 2% apontavam muitas faltas. O percentual de participantes com nenhuma falta caiu para 81%. Já no dia 23 de março, o impacto do coronavírus se estendeu, com 43% dos participantes do levantamento registrando algumas faltas e 8%, muitas faltas. O volume de canteiros em que nenhuma falta foi registrada caiu para 49%. As construtoras também foram questionadas quanto ao andamento das obras. No dia 16, 100% delas afirmavam que o andamento da obra estava alinhado com o cronograma. No dia 19, no entanto, esse percentual havia recuado para 90%. Outras 6% afirmavam que o andamento da obra já havia sido prejudicado e 4% diziam que a obra havia parado, sem previsão de término. No dia 23, o percentual de participantes indicando obra parada dobrou, embora ainda representasse apenas 9% do total. Mesmo a situação de pandemia e com a redução da assiduidade dos funcionários nos canteiros, 77% dos participantes afirmam estar com a obra alinhada ao cronograma. Sobre as ações que as construtoras já estão adotando nas obras em relação à pandemia de coronavírus, a maioria afirma que pas-

sou a distribuir materiais informativos de prevenção à doença. Outra parcela está evitando que os ambientes dos canteiros registrem aglomerações, dividindo as equipes de modo que seja mantido afastamento mínimo entre os colaboradores. Uma parte das construtoras também passou a distribuir álcool gel. Há, no entanto, uma parcela das construtoras (de 22% no dia 16 e de 21% no dia 23) que ainda não iniciou a adoção de medidas especiais. A construtech Archademy, aceleradora de escritórios de arquitetura e design do país, tornou o acesso gratuito à sua plataforma de ensino a distância, para que todos os profissionais da área possam continuar se capacitando mesmo durante a pandemia do coronavírus que assola o Brasil. O curso “Propostas Irresistíveis” ficará aberto inclusive para quem não faz parte da comunidade durante um mês, iniciativa que tem como objetivo apoiar os pequenos e médios escritórios a crescer e aumentar competitividade mesmo no período de quarentena. A plataforma pode ser acessada no link http://abre.ai/plataforma-archademy e conta com mais de 9 horas de videoaulas sobre conteúdos ligados à gestão em arquitetura e design, desde temas como precificação, portfólio, percepção de valor, engajamento e conversão de vendas. Mais de mil profissionais do setor já tiveram acesso à metodologia dos cursos, desenvolvida pelo Diretor de Aceleração da Archademy, João Leão. “Durante a quarentena, o andamento dos projetos acaba desacelerando, mas o arquiteto e designer podem aproveitar o home office forçado para investir tempo na profissionalização da gestão do escritório e conquistar melhores resultados depois dessa crise”, destaca Leão.


26 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

Expo Revestir reúne profissionais da construção e comemora seus 18 anos

Divulgação Expo Revestir


27 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

A Expo Revestir foi realizada de 10 a 13 de março no Transamérica Expo Center, SP, reunindo 55 mil profissionais entre revendedores de materiais de construção, arquitetos, designers de interiores e empresários do setor da construção civil. Mais de 200 expositores apresentaram suas coleções e lançamentos nos 40 mil m² da feira e o volume de negócios superou as expectativas. Neste ano, a edição completou 18 anos. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Manfredo Gouvêa JR., o objetivo da Expo Revestir é ampliar a geração de negócios para expositores, apresentar tendências e oferecer conhecimento aos profissionais visitantes que fomentam o segmento. Como nos dois últimos anos, o formato do evento manteve-se. Os Business Days foram voltados para negócios e networking. Destinados ao business em sua essência, os dois dias foram destinados para atendimento personalizado para quem deseja estreitar relações comerciais e ampliar networking diretamente com fabricantes, negociar e fechar contratos. Os Creative Days foram voltados para design, personalização da casa por meio dos acabamentos e muita vanguarda. Um dos destaques foi o 18° Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção

(FIAC) realizado em parceria com a Revista Projeto (Editora Arcoweb), sob curadoria de Fernando Mungioli e Evelise Grunow, da revista Projeto, reuniu um grupo de renomadas arquitetas, de diferentes olhares dentro da arquitetura, sobrepondo aos trabalhos delas o tema da atuação profissional feminina O programa prevê a participação de duas profissionais estrangeiras: Maki Onishi (Japão) e Sol Camacho (México), esta última atuante também no Brasil, quatro apresentações brasileiras, com Marta Moreira (MMBB), Carol Bueno (Triptyque), Lua Nitsche (Nitsche Arquitetos) e Mila Strauss (MMBB). O debate promovido com a temática “Mulheres e Arquitetas: Atuação Profissional x Questões da Mulher na Sociedade”, com participação especial da arquiteta e urbanista Elisabete França, deve um púbico estimado de mil pessoas que assistiram com entusiasmo às palestras e debate. O Prêmio Best in Show, completou sua sexta edição em 2020. Criado pela Anfacer, o prê-


28 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

mio selecionou os melhores produtos dos associados da entidade, lançados na Expo Revestir. A Anfacer apresentou durante a 18° edição da feira, o Pq Cerâmica. O programa visa enaltece e valoriza todas as qualidades desse revestimento que se tornou uma paixão nacional e está presente na vida de, praticamente, todos os brasileiros. O objetivo é

apresentar toda a versatilidade desse produto, bem como as vantagens de investir na cerâmica, seja pela fácil manutenção, o apelo estético, a resistência e, também, por ser o revestimento mais adequado ao clima brasileiro. A próxima Expo Revestir está prevista para ser realizada entre os dias 23 a 26 de março de 2021. Divulgação Expo Revestir


29 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

Confira alguns destaques da Expo Revestir 2020:

ADAMÁ

Divulgação

Divulgação

ALICANTE Divulgação

A Adamá Design destacou na Expo Revestir diversos lançamentos de produção artesanal, como ladrilhos hidráulicos extrafinos e revestimentos mais leves e modernos para áreas externas. Os ladrilhos hidráulicos (20cmx20cm) possuem design exclusivo assinado pelo arquiteto Edan Shoher, diretor criativo da marca. As peças, que podem ser instaladas em pisos e paredes, prestam homenagem à natureza e a cultura brasileiras, tanto que estão presentes até nos seus nomes – Amazonas, Delírio, Iemanjá, Samba, Selva e Urbano.

do com produtos tradicionais e também urbanos. Calcis Black com sua coloração branca e preta deixa liberdade para ser utilizado em toda casa.

ALFAGRÊS O piso Cottage é uma madeira clara no formato 15x60 cm com relevo suave e textura mate. Com proposta sóbria e urbana, ele pode ser utilizado sozinho em ambientes aconchegantes ou com outros materiais como concretos, mármores e pedras. Além dele, a marca também traz o piso Naxos White, no formato 56x56 cm. Na cor branca e brilho intenso, possui superfície para projetos criativos. Outra novidade é o revestimento Calcis Black no formato 31x60 cm, que utiliza- se de desenhos delicados de mármores combinan-

O modelo Calacatta, da Classtone Collection, é inspirado nas placas de Carrara, com um desenho que oferece diferentes efeitos de apresentação quando as placas são colocadas em sequência. O modelo Mont Blanc, também da Classtone Collection, é inspirado nas encostas dos Alpes franceses e caracterizado por um tom neutro que combina um fundo branco quebrado com sutis veias pretas, ocre e cor de ferrugem. Da Fusion Collection, a marca traz o Mar Del Plata, inspirado


30 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

(Duna) é formado por uma única placa curva de 25x25cm. O último modelo (Origami) conta com uma placa com quatro desenhos simétricos, medindo 50x50 cm. Divulgação

no granito Dark Pearl, que incorpora faixas de quartzo branco sobre fundo cinza; Krater, em homenagem à ardósia natural; e New York New York, em tons cinza, dando estilo urbano às aplicações.

AKAFLOOR Divulgação

BELAMARI

Divulgação

Akafloor apresentou a linha The Future. A nova coleção reúne a modernidade dos pisos Akafloor, conhecidos pelos tons naturais da espécie Tauari, que agora receberam novas tonalidades por meio de um processo avançado de tingimento. A empresa aposta nos padrões Cherry, Caramel, Bianco, Expresso, Du Lait, Gris, Grey Coffee, Maturitê e Yellow Gold. Além das novas camadas, o processo de envernização das réguas também permite maior durabilidade e eficiência na hora de aplicação dos revestimentos.

A Belamari, marca da NGK para pastilhas de porcelana, apresenta sua nova textura Trama, inspirada na tecelagem, prática milenar desde o início da civilização. O novo relevo está disponível para a Linha Solar, já existente, nas cores Mercúrio e Antares.

ASTRA A Astra lançou na Expo Revestir as cubas de apoio, acessórios para banheiro, banheiras de imersão e espelhos com iluminação LED. Outra grande novidade é a primeira linha de revestimentos da marca, painéis 3D que podem ser montados em diferentes tipos de paginação. Os revestimentos 3D estão disponíveis em três modelos: o primeiro (Zen) tem duas placas de 50x50cm, uma com relevo reto e a outra curvo. O segundo modelo

BIANCOGRES Os novos produtos da Biancogres destacam as influências do design contemporâneo, com peças como o Dubrá e o Piani no formato 45x90, ambos assinados com exclusivida-


31 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

CELITE Divulgação

de para a Biancogres pela designer e escultora Ana Paula Castro para a Biacogres. Esses produtos entregam um incrível efeito 3D, o que proporciona movimento e profundidade à decoração. Divulgação

BOSCH

CERÂMICA ATLAS Divulgação

A Bosch apresentou soluções para realizar medições inteligentes direcionadas para facilitar ainda mais o dia a dia dos arquitetos, projetistas, decoradores e engenheiros, com precisão e ganho de tempo. Um dos destaques é a trena a laser GLM 120 C, que tem uma câmera integrada e tela ampla para facilitar a visualização de medições de longas distâncias, inclusive em áreas externas com incidência de luz solar. Via aplicativo, é possível transferir os dados de forma rápida e eficiente, por meio de Bluetooth ou USB para o computador, tablet ou smartphone.

A Celite apostou em um portfólio tecnológico que traz praticidade ao consumidor. A marca reforçou na Expo Revestir 2020, seu portfólio de torneiras, misturadores e monocomandos para banheiros com as linhas Flow, Noronha e Riviera, cozinhas e espaços gourmets, com destaque para as coleções Celite Kitchens e Celite Gourmet.

Divulgação

O stand da Cerâmica Atlas priorizou a sensação e a experiência pessoal. Por isso, além de uma bancada expositora, o espaço recebeu sete ambientes completos. Entre as novidades, uma das principais apostas da Cerâmica Atlas está na nova linha de revestimentos no formato 20x20 cm. No estilo azulejo, as dez novas peças exploram as possibilidades de


32 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

cores em uma estética exclusiva, aliando beleza e inovação para decorar os ambientes.

CERÂMICA ELIZABETH Divulgação

A beleza atemporal do mármore é a inspiração da Ceusa para a Escala, sua nova coleção que segue o conceito “Cada Casa É Um Caso”. A linha é baseada em quatro princípios. Super Casada, Super Versátil, Super Combinável e Super Precisa. A marca mostra como a conectividade faz parte de seu universo, revestindo múltiplos espaços de modo harmônico. Dentre os destaques da coleção, as peças Traços (relevo entalhado) e Mescla (relevo em superfícies distintas).

CREATIVE DRIVE

A coleção-capsula Maximarmmi HD Polido 62,5cmx125cm se inspira em um raro mármore azul espanhol. As três linhas de produtos (Maxiarco, Maxiblue e Maxisilver) sintetizam as tendências da cor, em porcelanato polido de grande formato e arredondadas. O Dorato HD Polido 62,5cmx125cm traz a combinação do preto com os veios dourados dos comércios de Veneza. Cores vivas, de tons marinhos, marcam as linhas de pastilhas Ilhas Gregas e Prisma, ambas no novo formato 7cmx26cm, ideais para revestir piscinas, áreas externas e até paredes.

CEUSA Divulgação

A agência global de criação que alia tecnologia e produção de conteúdo para entregar soluções personalizadas para os clientes apresentou dois dos seus principais serviços: CoverMat e o app Ios. O aplicativo é para simulação em tempo e ambiente real para aplicação de revestimentos utilizando a câmera do celular. Já o Covering Simulator é uma aplicação para web para testar diversos revestimentos em cenas ambientadas 3D estáticas.

DECA O Twin ganhou bica mais longa, tornando-o mais compatível com cubas maiores, e com o acionamento mais prático do filtro através de um botão click. O produto possui elemento filtrante com Tecnologia Carbon Block, que fica no próprio “corpo” do metal, não uti-


33 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

lizando espaço embaixo da bancada (garantindo assim mais espaço de armazenagem) e permitindo uma fácil e rápida substituição quando necessário. A novidade será comercializada nos seguintes acabamentos: Cromado, Black Matte, Red Gold. Divulgação

drilho Arquipélago, que pode formar belos painéis em composições e grafismos especiais, já que trazem o efeito das cores se diluindo ao longo da peça. Vitória também integra a coleção, homenageando um símbolo da Amazônia como a vitória régia, que fascina e é carregada de significados e lendas indígenas.

DECOLORES Divulgação

DECORTILES

ulg

Div ão

A marca que tem como uma das inspirações a brasilidade e biodiversidade, apresentou na coleção Terras os tons presentes na fauna e flora tupiniquim. O ladrilho Arara remete a complexa composição cromática das plumagens do animal. Também é uma referência ao movimento dessas aves e deixam pisos e paredes mais próximos dos céus. O contraste tropical de verdes e azuis das águas de Fernando de Noronha dão origem ao la-

A Decolores destacou a linha de quartzitos, LUSSO Quartzite Collection que conta com 10 padrões que representam modernidade, jovialidade e elegância dos revestimentos 100% naturais. Entre os destaques estão os padrões Mont Blanc e Bronzite, que projetam a vitalidade e bem-estar nos ambientes em que estão inseridos. Toda leveza e fluidez do material natural está distribuída nas peças que possuem grande durabilidade. Além do Mont Blanc e do Bronzite, compõem a coleção Lucent, Sky Gold, Meridian, Bronzite Vintage, Leblon, Bianco Laura, Atlantis e Ijen Blue.

DIAMOND STONE A linha Ultracompact ganha novas cores com a coleção Ultracompact Essence, que conta com 14 novos produtos, todos com acabamento Soft Touch (acetinado) e Lucidato (polido). São sete novas cores inspiradas


34 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

nos mármores clássicos, aqueles que eram raridades e utilizados pela nobreza. São elas: Marmorino Oro, Nero Marquina, Breccia Beige, Onice Avório, Arabescato Oro, Orobico Grigio e Travertino Grigio.

to com a co-criação da linha de cubas Docol Concreta.

ECLISSE

Divulgação

Reduzir os obstáculos e ganhar espaço é o conceito da Ergon Living, porta com roto translação, lançamento da Eclisse para 2020. Ela permite ganhar 50% do espaço que uma porta de giro ocupa, ou seja, o movimento inovador de roto translação permite que a porta, uma vez aberta, ocupe somente metade do espaço. A novidade introduz novas perspectivas na decoração de ambientes de pequenas dimensões. Divulgação

DOCOL Divulgação

ELIANE REVESTIMENTOS Divulgação

A Docol apresentou na 18° edição da Expo Revestir, o Pavilhão Natureza Urbana, um espaço que promoveu a aproximação das pessoas através do design dos produtos da marca, promovendo uma experiência multissensorial. Dentre as novidades trazidas pela Docol a continuação do Projeto Domos, foi um dos destaques. O projeto é onde a marca convida grandes nomes da arquitetura e do design a assinarem peças exclusivas para a marca. O escritório Play Arquitetura, liderado por Marcelo Alvarenga, assina as linhas Mantis e Toró; Angelo Bucci volta ao proje-

A Eliane, que comemora 60 anos em 2020, apresentou como novidade sustentável a coleção Micron, o primeiro porcelanato poli-


35 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

FINOTTATO Divulgação

do da marca para ambientes de alto tráfego como aeroportos, grandes lojas comerciais e shopping centers. Os granitos coloridos, com sua rica gama cromática inspiram a coleção, que traz para o porcelanato a beleza das pedras naturais com a resistência e performance do revestimento cerâmico. Produzido a partir de fragmentos, o revestimento une sustentabilidade e tecnologia para os granitos mais usados na arquitetura e decoração.

EUCATEX

O natural e o fundamental permeiam todo o conceito dos lançamentos 2020 da marca. Exemplo disso são as quatro novas linhas de piso em régua: Vital, Elementar, Nativa e Imponente. Elas foram desenvolvidas para auxiliar os profissionais a trazer as sensações da natureza para dentro de casa. A linha Nativa, por meio da tecnologia SPC, confere a maior durabilidade e resistência do mercado de pisos vinílicos, por ter em sua estrutura compósitos naturais.

INCEFRA Divulgação

Entre as novidades, a Eucatex apresentou em primeira mão os pisos Eucafloor LVT, apostando em duas linhas completas: Basic e Working, para uso residencial e corporativo, respectivamente. O LVT (Luxury Vinil Tile) é um revestimento produzido a partir de cloreto de vinila, o PVC, um produto resistente à água, que agrega modernidade aos mais variados tipos de projeto, devido as suas possibilidades de tamanhos, padrões e texturas. Destinada a uso residencial, a linha Basic é composta por seis padrões, que misturam tonalidades e desenhos de madeiras, que vão de nuances mais claras, como Denver e Seattle, às tonalidades médias de Santa Fé e Tucson. Las Vegas traz ainda um toque levemente avermelhado, enquanto Kansas é um padrão que puxa para um aspecto mais "dourado”. Todos com réguas de 1.229 mm de comprimento por 238 mm de largura e espessura de 2 mm. Divulgação

A nova linha apresentou porcelanatos de encaixes perfeitos, com design e relevos inspirados na cultura e arquitetura de vários países, com a essência da sustentabilidade. Foram desenvolvidos 26 modelos que levam


36 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

to de parede é feita em PS reciclado e disponíveis em oito cores, sendo cinco lisas (branco/preto/cinza/rupestre/algodão egípcio) e três frisadas (branco/frisos dourado e cobre). Divulgação

modernidade e uniformidade aos ambientes. Além do design, os produtos têm como diferenciais o formato 35x60 cm, com fácil manuseio, aplicação e relevos intensos e profundos. As peças têm de uma a cinco faces diferentes.

INCEPA Divulgação

JAPI

INDÚSTRIA SANTA LUZIA A Indústria Santa Luzia apresentou durante a Expo Revestir 2020, o resultado de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para abrir novos mercados à empresa, especialista em perfis decorativos e revestimentos sustentáveis. Uma das novidades foi a Coleção Chevron, a coleção de revestimen-

Divulgação

Um dos destaques da Incepa nessa edição da Expo Revestir é a nova geração de cubas coloridas com acabamento matte, na linha Platinum. Fabricadas com a tecnologia Titanium®, desenvolvida exclusivamente pela Roca Brasil, da qual a Incepa faz parte, as peças trazem bordas finas 30% mais resistentes e 40% mais leves do que os modelos convencionais. Com um portfólio de cores composto por Branco Brilho, Branco Matte, Champagne, Gris, Noir, e Rose – um sucesso entre os consumidores em 2019 - a linha comprova que é possível combinar estilo e qualidade em um único produto.

A Japi levou para a Expo Revestir 2020, produtos com cores sofisticadas, linha com peças multifuncionais e coleção assinada por designers. Entre os lançamentos estão metais para cozinha e banheiro nas cores preto, gold e rose gold, cubas decoradas com efeitos diferenciados, uma linha de vasos que conta com peças multifuncionais, com vasos que se transformam em mobília, e mobília que se transforma em vasos, além de coleção de vasos decorativos assinada pelos Designers Oswaldo Mellone e Mariana Quinelato.


37 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

LEPRI Divulgação

A Lorenzetti lançou a Torneira Multiuso Loren Flex Rose Gold, com bica flexível black e detalhes em Rose Gold na base e na bica. Disponível nos modelos para instalação em mesa e parede, a Torneira Multiuso Loren Flex Rose Gold possui design elegante e bica flexível revestida em silicone preto. A bica permite o posicionamento em qualquer direção, ampliando a área de atuação e garantindo a facilidade nas tarefas gastronômicas.

PORTINARI Divulgação

A Lepri apresentou as Coleções Terrazzo e Tradizionale. A primeira é o brick Terrazzo Torino, com fundo cinza e pedras pretas misturadas em sua composição, faz referência ao granilite, tipo de revestimento muito usado no Brasil nas décadas de 1940 e 1950 e que voltou como tendência nos últimos anos. Já a segunda, Tradizionale, traz pequenas listras adicionadas ao piso e também aos tijolinhos, fazendo a mixagem perfeita entre o retrô e o contemporâneo, as cores como tempero básico para o décor com personalidade.

LORENZETTI Divulgação

A coleção Geographic nasceu de um peculiar fenômeno geográfico. Sua origem deve-se a união da Ardósia com a Cardoso, duas pedras extraídas de lados diferentes da mesma cordilheira. Chama atenção o movimento do design e veios brancos nas peças. A coleção conta com dois acessórios: delicadas peças em formato Chevron e pequenos filetes. São produtos telados para facilitar a aplicação em ambientes contemporâneos e únicos.

PORTOBELLO Com painéis exclusivos e delicados relevos, linha Atmosfera traz o olhar do designer e recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre a joia e a arte. É composta por três sofisticados painéis que combi-


38 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

nam porcelanato e metal e cinco relevos em monoporosa. Cortes precisos de jato d’água e sobreposições de porcelanato com porcelanato e porcelanato em aço inox, criaram-se relevos que encantam. O aço recebeu tratamento para ficar com acabamento fosco, uma marca do designer. Os painéis são nos modelos Eclipse, Ovni e Lua. A coleção traz ainda os relevos em monoporosa Aura, Espaço, Tempo, Ar e Espectro, opções mais democráticas, nas medidas 30x30 cm e 30x90 cm. Divulgação

matos são tendências consolidadas no mercado. Lançando um olhar inteligente e sustentável sobre esse tópico, a Roca Cerâmica apresenta dois novos formatos: são lâminas de 1x2 m e lastras de 1,2x2,5 m, ambos com apenas 7 mm de espessura. As lâminas de 1x2 m possuem formato inteligente – sua altura permite que as peças sejam transportadas por elevador, evitando o içamento das mesmas. A exemplo das lâminas, a linha Statuário (1x2 m), disponível no acabamento Micro Crystal ou Soft Touch, de toque aveludado.

SAVANE CERÂMICA Divulgação

ROCA CERÂMICA Divulgação

A Roca Cerâmica apresentou 55 lançamentos durante a Expo Revestir. Além de apresentar cinco novas tendências, uma delas são os formatos gigantes. Os grandes for-

A Savane apostou nos relevos e nas texturas inusitadas com efeito 3D, que prometem realçar as paredes e torná-las os elementos mais imponentes do projeto. Outras atrações são os revestimentos para pisos que reproduzem com fidelidade os materiais naturais, como pedras e madeiras, além dos grandes formatos. Destaque entre os diversos lançamentos, o revestimento de parede Concept Grigio foi inspirado nas formas da poltrona Paulistano criada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O relevo do revestimento ganhou primeiro lugar na categoria Conceito do Prêmio de Design da Aspacer, cuja apresentação oficial foi na Expo Revestir 2020.


39 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

TARKETT

A Tramontina Ex - divisão dedicada a produtos para atmosferas explosivas – oferece um amplo portfólio de componentes específicos para condições extremas. Um dos destaques é a Linha TPEx de plugues e tomadas, destinada a ambientes com atmosferas explosivas. Os itens que compõe a linha TPEx estão disponíveis com frequência de 50 Hz e 60 Hz, grau de proteção IP66 - que possibilita a instalação com segurança em ambientes externos, sob sol e chuva, podendo ainda ser utilizados em ambientes com grande incidência de poeira e em locais suscetíveis a

WEIKU Divulgação

Divulgação

TRAMONTINA

Divulgação

A Tarkett levou uma novidade dentre as soluções da linha Click. Com a nova coleção Ambienta Tech, a empresa passa a ofertar pisos vinílicos ‘clicados’ rígidos, que suavizam eventuais imperfeições do contrapiso sem a necessidade de usar massa niveladora. Tal característica agiliza consideravelmente a instalação. A coleção é composta por 10 cores que reproduzem nuances e texturas de madeiras (8) e pedras (2). A Tech reúne três formatos, todos com 5 mm de espessura e absorção do som ao impacto de 19 decibéis: duas réguas (181x1520 mm ou 96x610 mm) e uma placa (304,8x609,6 mm).

jatos potentes de água - e resistência a temperaturas entre -40°C e 55°C.

A Weiku apresentou ao público o revolucionário Switch Glass. O lançamento alia conforto e privacidade em um mesmo produto. A tecnologia empregada pela empresa permite que o vidro tenha dois efeitos. Quando transparente, permite a entrada de luz e ampla visão ao usuário. Mas ao toque de um botão torna-se opaco, garantindo que o interior de um ambiente não possa ser visto por quem está do lado de fora. Isso acontece pelo inovador sistema de envidraçamento que pode ser instalado em janelas, portas, divisórias ou paredes de vidro. Ele funciona graças aos cristais líquidos que formam uma cortina, possibilitando a escolha da intensidade da transparência.


40 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

Tubos e Conexões:

Indústria avalia impactos da pandemia e segue investindo em qualidade técnica, novas tecnologias e atendimento ao consumidor

©Shutterstock


41 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

As perspectivas de mercado do segmento da construção civil estão sendo revista devido à pandemia da Covid-19. Entretanto, apesar de um cenário incerto, a indústria acredita em renovação. Segundo o diretor comercial da Tigre, Vinicius Miranda de Castro, o setor da construção civil iniciou seu restabelecimento nos últimos anos. Essa retomada contribuiu para que a Tigre obtivesse crescimento de 8% em 2019 no negócio de tubos e conexões e expandisse a produção desses insumos para o Nordeste do Brasil. Já a perspectiva para este ano era de crescimento próximo aos dois dígitos. O Grupo Tigre possuía em seu planejamento estratégico investimentos que somariam R$ 600 milhões, até 2020, em diversas frentes. “Atualmente, com o impacto da pandemia do novo coronavírus, a Tigre analisará quais serão as perspectivas da empresa após a retomada da economia, mas antes está focada em manter seus colaboradores seguros e apoiar

iniciativas para o combate da Covid-19”, afirma Castro. A Krona também deslumbrava um cenário positivo para os negócios neste ano. “A redução da taxa de juros e o crédito apontavam para uma retomada da construção civil. Crescemos cerca de 15% ano passado e havia otimismo”, salienta o diretor comercial e de marketing da Krona, Gustavo Dias de Sousa. Ele completa: “Temos que buscar a recuperação no segundo semestre, com as ações das entidades do nosso segmento, com as medidas do governo e com a união de todos. Estamos trabalhando em diversas frentes e com todas as áreas para reduzir gradualmente o impacto deste momento”. O diretor da Shiva Conexões, Sadi Marini Junior reforça também o período de turbulência que a Covid-19 está causando em todos os setores da economia e pontua que os desafios enfrentados a cada dia são maio-


42 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

res. “Muitos investimentos em infraestrutura e habitação foram deixados de lado para que possamos enfrentar um inimigo que apesar de não conseguirmos ver tem ceifado muitas vidas. Precisamos manter a calma, termos fé em Deus e em nossos governantes para que tenham sabedoria na hora de agir”, ressalta Marini Junior. Apesar do cenário, a Shiva espera um crescimento de faturamento na casa dos 5% no ano, além de buscar um crescimento de mais de 20% na carteira de clientes. O período de volatividade causado pela pandemia que se alastrou mundialmente faz com que especialistas revisem suas expectativas a cada semana. “Conforme os reflexos do coronavírus em toda a economia, que terá uma retração significativa em março, abril e parte de maio. Acreditamos que nos próximos dois meses esse cenário permanecerá até que a doença esteja controlada local e mundialmente”, destaca o diretor comercial da Wavin do Brasil, Adriano Andrade. Antes da pandemia, a Wavin tinha o plano de crescer 4% a mais que o mercado. “Neste momento o cenário mudou e, nos próximos meses, vamos revisitar essas projeções e avaliar os impactos da doença no nosso desempenho e no setor como um todo”, frisa Andrade. Já a perspectiva de crescimento da Asperbras era de 20% nas vendas para o segmento de irrigação e saneamento com a retomada econômica do setor, antes da pandemia. “Os bons resultados que conquistamos em 2019 nos impulsionaram e decidimos investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços que oferecem soluções completas para nossos clientes. Acreditamos que depois dessa pandemia, a economia voltará a crescer, pois essa não é uma crise econômica. É uma crise que está afetando a economia”, afirma o vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, Francisco Colnaghi. O dirigente destaca que

o Grupo continuará a investir, pois acredita que isso é necessário para o Brasil. “O que podemos afirmar é que somos uma empresa sólida, que está no mercado desde 1966, e que já passou por muitas adversidades e sempre manteve seu cerne: que é o de oferecer o melhor produto seja para o agronegócio, seja para o setor de infraestrutura. E quando falamos de melhor é uma combinação de fatores. Nós investimos em tecnologia de primeiro mundo e mão de obra nacional. Foi assim que crescemos em tantas outras épocas de incerteza e assim será agora. Continuamos, inclusive, promovendo lançamento de novas peças”, completa.

INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO Segundo o diretor comercial da Tigre, Vinicius Miranda de Castro, a Tigre investe em inovação contínua para manter o mix de produtos sempre diversificado e com a melhor qualidade do mercado. Além disso, a empresa investe na modernização dos processos de produção e nas plantas das unidades fabris. “Em 2019, por exemplo, os investimentos somaram R$ 150 milhões em ampliação de capacidade. Na planta do Nordeste, local que havia apenas a produção de tubos, passou a fabricar também as conexões e foi ampliada a capacidade de produção de caixas d’água, inclusive na região Sul, além da inauguração do centro de distribuição na Região Metropolitana de Salvador”, afirma Castro. O diretor comercial e de marketing da Krona, Gustavo Dias de Sousa, ressalta que todos os processos da empresa estão integrados, desde o cuidado na qualidade até o trabalho feito de maneira muito próxima com os varejistas, para que os preços sejam coerentes com a realidade de mercado. “Nosso investimento na eficiência operacional traz bastante competitividade”, ressalta Sousa. O parque industrial da Krona recebeu máqui-


43 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

nas novas, automação e eficiência em processos. “Revisamos constantemente nossa política comercial, para atender de maneira justa e coerente, atacadistas, distribuidores, varejo e construtoras”, declara. Para o diretor comercial da Wavin do Brasil, Adriano Andrade, o foco é sempre o cliente. Diante disso, a empresa espera crescimento aliado à estratégia de produtos inovadores que chegaram nos últimos anos. “Em infraestrutura, a nossa linha exclusiva chamada Biax, implementada recentemente e na linha de CPVC que temos uma qualidade 25% superior em pressão e temperatura sobre as opções oferecidas pela concorrência. Ambas desenvolvidas para atender ao nosso cliente, que está cada vez mais exigente e procurando soluções inovadoras”, exemplifica Andrade. O diretor da Shiva Conexões, Sadi Marini Junior, ressalta que uma das estratégias de mercado imediatas da Shiva é aumentar a pulverização, buscando novos mercados e prestando aos atuais clientes um serviço mais personalizado, pensado na fidelização destes. Investimentos em novas estruturas de gerência, treinamento de colaboradores e o desenvolvimento de novos produtos são algumas das estratégias adotadas pelo Grupo Asperbras. De acordo com o vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, Francisco Colnaghi, isso se refletiu nos resultados que conseguiram no último ano. “A Asperbras Tubos e Conexões se consolidou no setor de saneamento e irrigação através do direcionamento estratégico de investimentos nesse mercado e teve um crescimento de 40% nas vendas de produtos em relação a 2018”, ressalta. Segundo Colnaghi, o retorno estratégico foi uma conquista de toda a equipe. “É por isso que damos tanta atenção à capacitação de

nossos colaboradores e ao desenvolvimento de serviços exclusivos”, completa. A Asperbras está iniciando o atendimento especializado por meio de website, no qual o cliente conta com a ajuda de especialistas na área para a escolha dos produtos que mais funcionam para a sua obra. “Esse serviço será exclusivo da Asperbras Tubos e Conexões e em breve, passaremos a oferecer, também, a opção de orçamentos por meio das plataformas digitais”, conclui.

QUALIDADE DE PONTA E RENOVAÇÃO DE PROCESSOS Pesquisas e investimentos em novas tecnologias, além de análises de comportamento de consumo norteiam as indústrias na diferenciação de seus produtos. O diretor comercial da Wavin do Brasil, Adriano Andrade, ressalta o grupo realiza pesquisas de marca anualmente, além de observar itens importantes que influenciam na escolha do consumidor por uma ou outra marca, como recomendação pelos profissionais e vendedores/balconistas, variedade de opções/formatos, custo-benefício (vale o que custa) e a existência de promoções e disponibilidade nas lojas. “Em termos do produto e marca em si, a confiabilidade da marca e a qualidade de seus produtos permanecem como fatores fundamentais para a decisão de compra, somando-se a eles aspectos como redução do tempo de obra proporcionada pelo produto, facilidade de manuseio e instalação, oferta de linha completa para reformas e reparos, esse item indica tendência nos últimos anos devido à retração econômica, fazendo com que as pessoas adiem grandes obras e optem por reformas e obras de menor porte, além de durabilidade, novidades, inovação e didatismo (boa explicação sobre como os produtos funcionam)”, explica Andrade. A Shiva Conexões possui como sua principal caracte-


44 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

A Krona além da constante capacitação e do trabalho permanente junto com os revendedores, aposta no aprimoramento da logística através de métodos de supply chain e também investimentos em comunicação e merchandising. “Os processos internos estão bem integrados, sempre visando a qualidade de nosso atendimento aos clientes. A área de pesquisa e desenvolvimento incrementou linhas e otimizou ainda mais produtos existentes”, destaca o diretor comercial e de marketing, Gustavo Dias de Sousa. Segundo o vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, Francisco Colnaghi, o que diferencia a Asperbras Tubos e Conexões dos concorrentes é o atendimento técnico especializado, constante preocupação com a inovação e qualidade dos produtos. “Para melhor atender o nosso cliente, buscamos também identificar as necessidades dos mesmos e do mercado para desenvolver constantemente, soluções inovadoras, sem perder a essência da empresa que é a qualidade”, afirma. A Asperbras possibilita ao cliente solicitação de orçamento online a partir do website da Asperbras Tubos e Conexões, além de ter realizado um investimento em um novo sistema de controle das operações administrativas e de produção.

Confira agora alguns destaques do setor:

AMANCO

TEMPERATURA E PRESSÃO A Amanco apresenta a linha Super CPVC para água quente. O sistema composto de tubo e conexões fabricado como o compos-

o Amanco

Uma estratégia utilizada pela Wavin do Brasil, segundo Andrade, é procurar acompanhar a evolução, pois hoje em dia, o consumidor final tem fácil acesso a vídeos e instruções na internet. “É importante que a indústria se prepare com produtos de fácil manuseio, embalagens auto-explicativas, e conte com a internet como aliada, especialmente com a produção de vídeos explicativos sobre seus produtos”, completa.

Já a Tigre busca investir constantemente em inovação para manter a qualidade de ponta dos produtos. “Desde 1941, a empresa chegou ao mercado substituindo os tubos de ferro galvanizados com o pioneirismo da introdução do PVC na construção brasileira. E isso permanece até os dias de hoje, prestes há completar 80 anos em 2021, o Grupo Tigre absorve diariamente novas soluções do mercado para manter os milhares de produtos de todo o portfólio”, salienta o diretor comercial da Tigre, Vinicius Miranda de Castro. O Grupo também investe em tecnologia e inovação para automatizar processos, melhorar seus produtos e linhas de produção, ampliar plantas, obter novas fábricas e máquinas, para entregar o melhor produto com valor competitivo, sem deixar de lado a sustentabilidade na produção.

Divulgaçã

rística, o investimento em tecnologia a fim de produzir com qualidade, produtos melhores, mas resistentes e com um custo beneficio melhor.


45 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL Divulgação

to FlowGuard®. O produto oferece 25% a mais em temperatura e pressão do que determina a norma. A linha possui melhor comportamento contra golpes de aríete (sobre pressão) e impactos, além de alta resistência química, proporcionando durabilidade. Elimina o risco de trocas e vazamentos devido à oxidação. Por ter paredes internas lisas e não conduzir energia elétrica proporciona que ao longo do tempo a instalação fique sem incrustações e sem redução do diâmetro da tubulação. Suporta pressão de serviço de 8,6 Bar (86 mca) conduzindo água a 82°C e de 30 Bar (300 mca) conduzindo água a 20°C, a união de tubos e conexões é feito por junta soldável a frio com Adesivo Plástico CPVC. A linha de tubos para esgoto Silentium também é um destaque. Segundo o diretor comercial da Wavin do Brasil, Adriano Andrade ressalta que a empresa foi pioneira no Brasil no lançamento do produto que está há mais de 10 anos no mercado. “A principal finalidade é de reduzir o ruído da água dentro dos apartamentos ou casas. Este produto tem uma matéria-prima diferenciada além de defletores, que reduzem o ruído interno da água circulando a um ruído mínimo de Decibéis, trazendo conforto e tranquilidade aos morados que adotam esta solução”, afirma.

ASPEBRAS

GRANDE DIÂMETROS A Aspebras lançou em março, a curva PBA 22 DN50/DE60, primeiro item de um pacote de 10 produtos para complementar ainda mais o mix. Estas ações estão no ponto estratégico da empresa de oferecer ao mercado soluções cada vez mais completas. As novidades buscam atender todas as necessidades das redes de abastecimento, adução e distribuição de condomínios e loteamentos. A empresa ressalta a expansão das linhas de grandes diâmetros e conexões. A Aspebras introduziu em seu catálogo no início do ano o Tubo Coletor de Esgoto Corrugado. A peça com 200 mm de diâmetro e completa a Linha de Produtos de Saneamento, por ser feito em PVC, o produto oferece resistência e praticidade, pois é de fácil manuseio durante as obras. A Asperbras hoje conta com três fábricas em funcionamento: uma em Penápolis, SP; Macaíba, RN; e a terceira, mais recente, na cidade de Simões Filho, BA. Todas são equipadas com máquinas importadas de última geração. A empresa possui em seu portfólio,


46 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

ESPECIAL

SHIVA CONEXÕES BELEZA E ROBUSTEZ

A Shiva Conexões possui uma gama de tubos e conexões tanto no setor predial como no saneamento. Os itens se destacam pela beleza e robustez e por um processo produtivo automatizado. Segundo o diretor da Shiva Conexões, Sadi Marini Junior, os custos são baixos e proporcionam que possa atender os clientes com os preços que eles querem e a qualidade que eles exigem. Entre os produtos da Shiva Conexões: TE coletor c redução BBB Injetado, tampão completo para Til injetado, luva de correr coletor, redução coletor excêntrica.

TIGRE

FÁCIL MANUTENÇÃO

Divulgação Shiva

uma linha completa de tubos e conexões para sistemas de irrigação. E também fabrica tubos de PVC para condução de esgoto em Série Normal (SN) e Reforçada (SR). Os tubos são fabricados conforme as normas de qualidade, garantindo durabilidade e segurança. Os tubos para Sistema de Adução e Distribuição de água PBA da Asperbras são desenvolvidos em barras de 6 metros na cor marrom. Atendem as classes 12, 15 e 20, contando com Junta Elástica Integrada. Além disso, são fabricados conforme a ABNT NBR 5647.

ras, e tubos em PEX, desenvolvidos a partir do polietileno reticulado e que, além de flexíveis e duráveis, não são afetados por aditivos derivados do cimento. Outro diferencial dos produtos da linha é o conceito da trava, que conta com itens metálicos de alta resistência que, aliados ao sistema de vedação, tem mais eficiência contra vazamentos. A solução ainda possibilita redução de até 60% no tempo de instalação quando comparado com outros sistemas, e, além disso, proporciona economia e facilidade na manutenção das instalações hidráulicas, já que permitem a desmontagem do sistema e a reutilização da conexão em diferentes situações presentes na obra e até em reformas, pois por serem flexíveis diminuem em muitos casos o tamanho da abertura realizada na parede.

A Tigre destaca a linha ClicPEX, que tem como objetivo garantir mais agilidade e economia na obra, pode ser aplicada para a condução de água quente e fria de edificações residenciais e comerciais. É um sistema que conta com conexões de engate rápido e dispensa o uso de ferramentas para a instalação e manutenção. A solução possui conexões fabricadas em CPVC - policloreto de vinila clorado, resistente a altas temperatuDivulgação Tigre


47 47 RREVISTA EVIS TA CCONS ONS TRUSU TRUSULL   ##8844    M MAARR//AABBRR 2 0 2 0

TECNOLOGIA

Divulgação Incepa

Louças e assentos sanitários conferem personalidade aos banheiros Design, cores e tipos de materiais são alguns pontos abordados na construção ou reforma de banheiros. Beleza, praticidade na limpeza e conforto são características que inspiram a indústria a investir em tecnologia na fabricação desses itens. A fim de agregar valor e combinações na composição dos produtos, algumas indústrias produzem além de assentos sanitários, louças e metais.


48 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

Segundo o diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho, uma das estratégias adotadas foi encabeçar uma campanha, através dos representantes de vendas, clientes e redes sociais, para que as pessoas pudessem usar assento sanitário colorido mesmo em louças brancas. “Estimulamos a combinação de acessórios no banheiro, mostrando que um ambiente neutro, por exemplo, pode ganhar mais vida com apenas alguns itens coloridos, como o assento, a lixeira, os acessórios de bancada e até o tapete e a cortina”, afirma. Coelho ressalta que a marca inspira-se nas linhas de produto pelas próprias tendências da decoração como um todo, em visitas a feiras e eventos nacionais e internacionais e acompanhando os grandes nomes desse mercado. O gerente de produtos da Roca Brasil, Bruno Silva também acompanhas as tendências através dos principais eventos internacionais do segmento de arqdecor, como o Salão do Móvel de Milão, a IHS na Alemanha, principal feira do segmento, e outras referências que norteiam o mercado. Além disso, a empresa possui o trabalho desenvolvido pelo Roca Design Center, localizado em Barcelona, que norteia os principais lançamentos da marca Roca. “Possuímos também um centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, para atender os lançamentos das marcas locais, tanto para comercialização do mercado nacional quanto dos países que exportamos”, completa Silva. De acordo com Silva, aspectos como sustentabilidade, novos estilos de vida e tendências do mercado que possam contri-

Divulgação Celite

Acompanhar as tendências do segmento e novas tecnologias através de participação em feiras e pesquisas de comportamento do consumidor são algumas estratégias da indústria para agregar mais conforto e ergonomia aos produtos.

buir para mudanças nos hábitos da sociedade, sobretudo dos banheiros, são analisados durante os estudos para a fabricação dos novos produtos. “O objetivo é desenvolver peças com características diferenciadas, trazendo benefícios para nossos consumidores”, afirma. O gerente de marketing da Eternit, Rafael Mardson ressalta que a Eternit realiza semestralmente um estudo de tendências com várias da empresa para de mapear as oportunidades de melhorias no portfólio e planejar os próximos lançamentos. A Japi, além de visitar feiras no exterior, realiza pesquisas sobre comportamento e hábitos dos consumidores e um monitoramento constante do mercado local com visitas a lojas do segmento de atuação.


49 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

NORMATIVAS E TESTES LABORATORIAIS GARANTEM QUALIDADE Normativas como a NBR 15097-1 de 09/2017 – Aparelhos sanitários de material cerâmico – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaios garantem a segurança e qualidade dos produtos e estabelece os requisitos mínimos para os aparelhos sanitários fabricados em material cerâmico com acabamento esmaltado. As caixas de descarga, além das condições constantes em parte da NBR 15097, devem obedecer à NBR 15491. Esta norma estabelece os critérios de desempenho de uma bacia sanitária; incluindo um limite inferior para o requisito de volume de água consumido por descarga com o objetivo de garantir o bom funcionamento do sistema de esgoto público e predial. Já a NBR16729 de 05/2019, Assentos sanitários — Requisitos e métodos de ensaio, especifica os requisitos e os métodos de ensaio para assentos sanitários. Silva ressalta que a Roca Brasil conta, em todas as suas unidades, com modernos laboratórios para realização permanente de testes dos produtos. As referências da empresa se pautam tanto pelas performances apontadas pelas normas brasileiras, como também pelas normais dos países para os quais exportam. “Temos orgulho também de compartilhar que nossos laboratórios já foram, em várias ocasiões, modelos para as normas brasileiras”, declara. Além disso, a empresa participa dos Programas Setoriais da Qualidade no âmbito do PBQP-H, que abrangem os produtos fabricados pela marca. Através deste programa, as fábricas e peças são auditadas a cada três meses por um organismo independente, certificado pelo INMETRO. “Por fim, temos a certificação pela norma ISO 9001 para Louças Sanitárias, que estabelece os requisitos pri-

mordiais para a produção dos aparelhos sanitários, garantindo a melhor qualidade para os consumidores”, conclui Silva. Segundo Coelho, a Astra participa ativamente de vários grupos de discussão das normas vigentes para manter seus produtos sempre adequados aos requisitos. “Além disso, nossa área de desenvolvimento de produtos trabalha intensamente na criação de novos itens e melhorias nos já existentes. Hoje, lançamos cerca de 200 novos produtos por ano”, completa. A Eternit se submete, mensalmente, a avaliações normativas para certificação dos produtos e processos produtivos. Segundo assessoria da Japi, a empresa está sempre atenta a novas tecnologias e procura investir em maquinários modernos e buscar processos mais eficientes. Além disso, a preocupação com a qualidade é item prioritário para a Japi. Os produtos são rigorosamente testados em seu laboratório e acompanhamos de perto atualizações sobre questões normativas relacionadas a seus produtos.

DESENVOLVIMENTO DO MERCADO Soluções que tragam funcionalidade e praticidade tanto para o consumidor final quanto para revendedores é uma das buscas constantes da indústria para reforçar e inovar no segmento. Uma estratégia utilizada pela Roca é o lançamento de soluções em kits para banheiros, englobando, em uma só caixa, louça e todos os itens necessários para a instalação. “Identificando uma alta aceitação por parte do público, a marca vem ampliando a quantidade de soluções completas: nos últimos quatro anos a empresa alcançou a marca de um portfólio com 40 modelos diferentes que agradam os mais diferentes públicos”, res-


50 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

da, composto por bacia sanitária, caixa acoplada, assento, anel de vedação, conjunto de fixação e tubo de ligação; kit de acessórios,com papeleira, saboneteira, toalheiro anel, cabide e toalheiro barra; kit de móveis: gabinete, cuba integrada, espelho, prateleira e nicho e o kit de cubas de apoio e torneiras, composto por cuba de apoio, torneira, válvula de escoamento, flexível e sifão.

salta o gerente de produtos da Roca Brasil, Bruno Silva. Segundo Silva, o conceito também é muito positivo para os revendedores, pois ao manter todos os itens em uma só embalagem é possível aumentar as vendas. “Por conta da praticidade, o kit facilita a escolha do produto, bem como o transporte entre a loja e a casa do cliente”, conclui. Atualmente, o portfólio da Roca é composto por kits das marcas Laufen, Roca, Incepa, e Celite para cinco categorias: modelos com bacias convencionais, contendo bacia sanitária, assento, anel de vedação, conjunto de fixação e tubo de ligação; o kit de bacia com caixa acoplaDivulgação Roca

O gerente de marketing da Eternit, Rafael Mardson, aponta que nos últimos anos, houve uma consolidação do conceito de economia de água nas bacias sanitárias com mecanismos de duplo acionamento; e, mais recentemente, a popularização da venda dos produtos de louças sanitárias em kits, facilitando o processo de compra para o cliente. A Astra apostou no desenvolvimento de produtos para o lançamento de duas novas linhas: Kids e Pet. Outro nicho em expansão é o de acessibilidade, que apresenta diversos modelos de assentos sanitários, como redutores, opções com abertura frontal e para cadeira de banho, além dos assentos elevados, disponíveis em diversas versões. Segundo o diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho, com a pandemia de coronavírus, há, nitidamente, uma mudança de comportamento no consumidor, que está ainda mais cuidadoso com os aspectos de higiene e limpeza. “Acreditamos que nossas linhas de produtos têm um papel muito importante nesse cenário, pois diversos itens contribuem para a manutenção de ambientes sempre limpos e higiênicos, como os mais variados modelos de lixeiras que temos em linha”, declara. Coelho reafirma a importância do uso do assento sanitário no banheiro. “É importante ressaltar que o assento é um produto extremamente higiênico e fácil de limpar e que deve ser adotado tanto em casa quanto em ambientes públicos como um importante aliado neste sentido”, conclui.


51 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

ASSENTOS SANITÁRIOS MAIS QUE UMA TAMPA PARA A BACIA Pode parecer uma simples escolha do produto mais em conta, entretanto, além da escolha das louças para o banheiro é essencial definir um assento sanitário que combine e deixe o espaço com a cara do cliente. As diferentes opções de design, materiais empregados e funcionalidades e características torna o produto atrativo.

ASTRA

FIXAÇÃO REGULÁVEL E FÁCIL LIMPEZA

Divulgação

Confira abaixo alguns destaques do segmento:

A Astra possui uma linha completa de assentos sanitários do mercado, com cerca de 350 modelos e cores diferentes. A marca possui diversas opções de formato e acabamentos para o encaixe da peça à maioria das louças existentes no mercado. O modelo oval almofadado é o destaque da Astra. Entre seus diferenciais, a proteção contra fungos e bactérias, fixação regulável, que garante um perfeito encaixe na louça, fácil limpeza e fidelidade de design e cor. Além disso, o arco e o tampo do assento param em pé, ou seja, não ficam caindo quando o usuário levanta a peça para limpar o vaso, por exemplo. Por ser almofadado, o assento também é macio e confortável. O grande diferencial deste modelo fica por conta da variedade de cores e acabamentos; são mais de 40 tipos, incluindo três versões estampadas, cinco modelos com efeito marmorizado, quatro com acabamento metalizado, além de opções em diversas tonalidades de bege, rosa, azul, verde, entre outras, incluindo os tons pastel.

Ainda existe a versão perfumada deste assento, na cor branca. Em 2019, a Astra apresentou o lançamento de duas novas linhas: Kids e Pet. A linha Kids traz assentos sanitários para louças infantis e redutores para assentos sanitários convencionais em diversas estampas lúdicas. A marca apresentou neste ano, modelos de redutor com alças laterais e uma opção totalmente dobrável, para ser levada em viagens e passeios com a criança.


52 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

ROCA

Divulga

ção

DESIGN ERGONÔMICO O assento Debba, da marca Roca é produzido em resina termofixa, material que garante mais durabilidade e resistência. O produto foi desenvolvido com a finalidade de facilitar o dia-a-dia dos consumidores. A peça inclui o sistema Quick Release, de fácil remoção, além de possuir um design ergonômico, resistente aos raios UV e a riscos. O assento Debba ainda apresenta um sistema de queda amortecida, evitando impactos, e uma facilidade para limpar, devido aos materiais utilizados na fabricação.

ETERNIT

ã lgaç Divu

O destaque da Eternit é o assento sanitário Delfos. O assento possui o sistema Slow Down, este permite que o fechamento do assento seja feito de forma suave, em apenas poucos segundos. O produto tem alta durabilidade e conforto.

o

SUAVIDADE E DURABILIDADE


53 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

LOUÇAS SANITÁRIAS AGREGAM BELEZA E DESIGN Essenciais para compor ambientes, as louças sanitárias possuem diversas cores e design. A indústria busca agregar tecnologia, praticidade adequando-se as necessidades do cliente, com diferentes tamanhos e formatos. O segmento cerâmico de louça sanitária tem como especialização produtiva a fabricação de bacias, cubas, bidês, lavatórios, mictórios, entre outros. As empresas aderiram, atualmente, questões mais sustentáveis como controle do consumo de água. Confira abaixo alguns destaques do segmento:

CELITE

DEMOCRÁTICO NA TECNOLOGIA Antenada as tendências e preocupada em se adaptar à realidade dos banheiros brasileiros, a Celite desenvolveu a bacia com caixa acoplada, VIP. A bacia possui 58 cm de profundidade. A VIP une seu tamanho compacto com diversas funcionalidades, como o sistema Rimless, que garante alta performance e facilidade na limpeza, jato Plus, sifão de 50mm e descarga Ecoflush®.

Divulgação

ETERNIT

BANHEIROS COMPACTOS

Divulgação

A Eternit destaca a bacia com caixa acoplada Arcus Quadra. Indicada para banheiros compactos, devido a seu formato especial, quadrado e versátil. Está disponível nas cores branca e preta. A bacia possui o sistema Dual Flush que permite escolha entre meia-descarga ou descarga completa. O sifão esmaltado reduz o risco de entupimentos.


54 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

INCEPA

CONQUISTA DO IMAGINÁRIO BRASILEIRO Uma das tendências exploradas pelo Grupo Roca é a matte. Presente em várias peças de decoração chegou também aos banheiros brasileiros. A marca a Incepa mostra que é possível garantir mais personalidade aos banheiros, conquistando o imaginário dos brasileiros com novos tons e acabamento matte.

o

çã

a lg

vu

Di

A linha de cubas de apoios Platinum, fabricadas com a tecnologia Titanium®, que assegura a produção de cubas com bordas finas, 30% mais resistentes e 40% mais leves do que os modelos convencionais, traz um portfólio de cores matte e acabamento fosco que não mancha, promovendo um efeito sofisticado para o ambiente. Outras tonalidades que se enquadram nessa nova tendência são: Branco Matte, Champagne, Gris, Noir, e Rose.

ICASA

INSTALAÇÃO PRÁTICA A ICASA, a fim de proporcionar conforto e praticidade no momento da compra dentro da loja, lança os Combos de bacias com caixas acopladas e convencionais. Cada combo traz a louça sanitária acompanhada de todos os itens para instalação, tais como assentos, anéis de vedação, parafusos, engates flexíveis, tubos de ligação e manuais. Ou seja, o consumidor não precisa mais se preocupar com o tipo de assento ou parafuso mais apropriado para instalação. Todas as linhas de bacia com caixa acoplada da coleção Icasa possuem o combo: Vesúvio, Misti, Luna, Sabatini, Etna, Diamantina e Sabará.

Divulgação


55 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

TECNOLOGIA

JAPI

FACILIDADE PARA O CONSUMIDOR Divulgação

A Japi, empresa sediada em Jundiaí, São Paulo, destaca o kit de bacia sanitária Bari, no qual um único produto vem com todos os materiais necessários para a instalação da bacia sanitária. Outro diferencial é o kit cuba, com cinco modelos de cuba (Novara, Ravena, Veneza, Bari e Rimini) e com todos os itens necessários para modernizar a bancada do banheiro. A Japi também possui a Linha Esplendore, cubas em cerâmica com aspecto de pedras como a Calacata Gold, Nero e Travertino.

LORENZETTI

DESIGN MINIMALISTA

Divulgação

A Lorenzetti apresenta o Lavatório Suspenso/Cuba de Apoio de Canto LS-50. A louça se destaca pelo design minimalista e interior fluido, sem cantos retos, característica que evita respingos e o acúmulo de sujeira. A peça chama a atenção também pela versatilidade, pois pode ser utilizada como lavatório suspenso de canto e, em cima de uma bancada, cuba de apoio de canto. Por apresentar dimensões compactas, a novidade é ideal para inserção em banheiros ou lavabos com espaços reduzidos.

SANITRIT

SIMPLIFICAÇÃO DA LIMPEZA Divulgação

Desenvolvido em parceria com Panasonic, o vaso Sanismart possui um sistema Rimless pensado para simplificar a limpeza e reduzir o consumo de água. A bacia sanitária acompanha uma bomba trituradora embutida que permite sua instalação até mesmo em locais sem saída para esgoto. O sistema bombeia o esgoto até 3 metros na vertical ou 30 metros na horizontal por meio de um tubo de apenas 32 mm para alcançar o tubo de esgoto principal.


56 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

INDICADORES ECONÔMICOS

CUB/RS DO MÊS DE MARÇO/2020 – NBR 12.721- VERSÃO 2006 PADRÃO DE ACABAMENTO

PROJETOS

VARIAÇÃO %

CUSTO R$/M 2

CÓDIGO

MENSAL

ANUAL

12 MESES

RESIDENCIAIS R-1 (Residência Unifamiliar)

PP (Prédio Popular)

R-8 (Residência Multifamiliar)

R-16 (Residência Multifamiliar)

Baixo

R 1-B

1.504,15

0,77

1,47

3,96

Normal

R 1-N

1.913,13

0,71

1,44

4,87

Alto

R 1-A

2.423,37

0,84

1,93

5,79

Baixo

PP 4-B

1.389,05

0,94

1,59

4,48

Normal

PP 4-N

1.842,63

0,83

1,73

4,87

Baixo

R 8-B

1.320,95

0,95

1,72

4,39

Normal

R 8-N

1.595,34

0,84

1,66

5,01

Alto

R 8-A

1.967,18

0,88

2,08

5,57

Normal

R 16-N

1.552,72

0,83

1,69

5,12

Alto

R 16-A

2.011,70

0,98

1,95

4,98

PIS (Projeto de Interesse Social)

PIS

1.085,57

0,74

1,50

4,73

RPQ1 (Residência Popular)

RP1Q

1.590,87

0,53

0,78

4,93

Normal

CAL 8-N

1.918,58

1,05

2,27

5,41

Alto

CAL 8-A

2.129,86

1,12

2,68

6,02

Normal

CSL 8-N

1.579,28

0,86

1,73

4,63

Alto

CSL 8-A

1.825,06

0,86

2,10

5,34

Normal

CSL 16-N

2.114,45

0,90

1,74

4,71

Alto

CSL 16-A

2.438,26

0,90

2,11

5,39

828,34

0,59

1,37

3,97

COMERCIAIS CAL-8 (Comercial Andar Livres) CSL-8 (Comercial Salas e Lojas) CSL-16 (Comercial Salas e Lojas) GI (Galpão Industrial)

GI

Fonte: DEE – Sinduscon-RS Tendo em vista a publicação da NBR 12.721/2006, os Custos Unitários Básicos por m2 de construção passaram, a partir de fevereiro/2007, a ser calculados de acordo, com os novos projetos-padrão e, em conseqüência, de novos lotes de insumos. Essa atualização invalida, portanto, a comparação direta dos Custos Unitários obtidos a partir da NBR 12.721/2006 com aqueles obtidos com base na NBR vigente até janeiro/2007 (NBR12.721/1999). “Na formação destes custos unitários básicos não foram considerados os seguintes itens, que devem ser levados em conta na determinação dos preços por metro quadrado de construção, de acordo com o estabelecido no projeto e especificações correspondentes a cada caso particular: fundações, submuramentos, paredesdiafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevador(es); equipamentos e instalações, tais como: fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, outros; playground (quando não classificado como área construída); obras e serviços complementares; urbanização, recreação (piscinas, campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio; e outros serviços (que devem ser discriminados no Anexo A – quadro III); impostos, taxas e emolumentos cartoriais, projetos: projetos arquitetônicos, projeto estrutural, projeto de instalação, projetos especiais; remuneração do construtor; remuneração do incorporador.”

INDICADORES ECONÔMICOS IGP-M

INCC-M

Variação %

MÊS Nº Índice

Mês

Ano

IGP-DI (Col. 2)

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

INCC (Col. 35)

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

12

meses

ABR/19

729,346

0,92

3,10

8,64

754,203

0,49

1,28

4,32

720,695

0,90

3,33

8,25

755,373

0,38

1,28

4,15

MAIO/19

732,595

0,45

3,56

7,64

754,859

0,09

1,36

4,09

723,577

0,40

3,75

6,93

755,625

0,03

1,31

3,95

JUN/19

738,421

0,80

4,38

6,51

758,177

0,44

1,81

3,76

728,142

0,63

4,40

6,04

762,304

0,88

2,21

3,86

JUL/19

741,346

0,40

4,79

6,39

765,053

0,91

2,73

3,95

728,084

-0,01

4,39

5,56

766,699

0,58

2,79

3,82

AGO/19

736,402

-0,67

4,09

4,95

767,682

0,34

3,09

4,00

724,395

-0,51

3,86

4,32

769,951

0,42

3,23

4,11

SET/19

736,362

-0,01

4,09

3,37

772,310

0,60

3,71

4,45

728,040

0,50

4,39

3,00

773,520

0,46

3,71

4,35

OUT/19

741,333

0,68

4,79

3,15

773,273

0,12

3,84

4,23

732,041

0,55

4,96

3,29

774,939

0,18

3,90

4,18

NOV/19

743,558

0,30

5,11

3,97

774,421

0,15

3,99

4,12

738,264

0,85

5,85

5,38

775,225

0,04

3,94

4,08

DEZ/19

759,112

2,09

7,30

7,30

775,490

0,14

4,13

4,13

751,121

1,74

7,70

7,70

776,839

0,21

4,15

4,15

JAN/20

762,733

0,48

0,48

7,81

777,470

0,26

0,26

3,99

751,820

0,09

0,09

7,72

779,766

0,38

0,38

4,04

FEV/20

762,423

-0,04

0,44

6,82

780,184

0,35

0,61

4,15

751,910

0,01

0,11

6,40

782,336

0,33

0,71

4,29

MAR/20

771,908

1,24

1,69

6,81

783,150

0,38

0,99

4,34 Fonte: FGV – Fundação Getúlio Vargas


57 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIOS MÉDIOS – MARÇO/2020 CATEGORIAS

VARIAÇÃO %

SALÁRIO MÉDIO* R$/H

Mês

Ano

12 meses

MESTRE DE OBRAS Até 25 subordinados

20,31

1,55

3,10

5,12

Acima de 25 subordinados

24,35

1,71

1,80

5,27

Média

21,54

2,23

3,46

6,32

PEDREIRO

7,55

0,00

0,00

5,59

SERVENTE

6,11

0,16

-0,33

6,08

CARPINTEIRO

7,68

0,00

0,00

4,07

FERREIRO (ARMADOR)

7,55

0,00

0,00

3,99

PINTOR

7,50

0,00

0,00

5,19

15,16

0,00

-0,72

5,87

Oficial

7,69

-0,52

-0,65

1,72

Meio Oficial

6,42

0,00

0,00

1,10

Ajudante

5,92

0,00

0,00

2,96

Oficial

8,00

-0,12

0,00

4,03

Meio Oficial

6,42

0,00

0,00

1,10

Ajudante

5,92

0,00

0,00

4,96

46,01

0,99

2,59

-0,11

APONTADOR ELETRICISTAS

INSTALADORES HIDRÁULICOS

ENGENHEIRO

Fonte: DEE – Sinduscon-RS *Não estão incluídos os encargos sociais, bonificações e outras despesas.

PREÇOS MÉDIOS DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – MARÇO/2020 INSUMOS BÁSICOS Tinta látex PVA

UNIDADE

VARIAÇÃO %

PREÇO

Mês

Ano

12 Meses

l

26,15

4,94

6,56

6,26

Esquadria de correr tamanho 2,00x1,40 m, em alumínio

m2

921,49

4,11

10,64

15,83

Janela de correr tamanho 1,20x1,20 m em ferro

m2

206,08

3,68

5,98

11,39

Concreto fck=25 Mpe

m3

351,94

2,53

2,53

-2,95

Tubo de ferro galvanizado com costura Ø 2 1/2"

m

54,90

2,12

2,12

6,09

Placa de gesso

m2

11,50

1,68

4,45

4,45

Aço CA-50 Ø10 mm

Kg

4,88

1,67

7,25

-0,20

Tijolo 9 x19x19 cm

6,78

unid

0,63

1,61

-1,56

Brita nº 02

m3

64,57

1,57

2,54

5,52

Fio de cobre anti-chama, Isolamento 750V,#2,5 mm2

m

1,33

1,53

-0,75

3,10

Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm

m

30,38

1,30

4,04

5,30

Placa cerâmica (azulejo) 3Ox4O cm, PB II

m2

23,58

1,07

2,52

4,80

Emulsão asfáltica impermeabilizante

Kg

19,81

0,97

2,86

12,81

unid

42,99

0,73

7,99

10,17

m2

36,85

0,71

1,60

7,50

Bacia sanitária branca com caixa acoplada

unid

281,60

0,62

2,73

-1,35

Registro de pressão cromado Ø 1/2"

unid

50,15

0,56

1,58

2,43

m3

65,25

0,00

0,00

1,16

Fechadura para porta Interna, em ferro, acabamento cromado Chapa compensado plastificado 18 mm

Areia lavada Bancada de pia de mármore branco 2,00 x0,60 m

unid

1.246,31

0,00

4,62

11,40

Bloco de concreto sem função estrutural 19x19x39 cm

unid

4,04

0,00

1,76

-0,74

Cimento CP-32 II

Kg

0,54

0,00

0,00

-1,82

Locação de Betoneira

dia

37,00

0,00

0,00

7,62

Vidro liso transparente 4 mm

m2

76,00

0,00

4,60

12,39

Telha fibrocimento ondulada 6 mm Porta lisa p/pintura Disjuntor tripolar 70 A

m2

19,18

-0,21

1,48

-7,97

unid

144,44

-0,42

2,11

11,31

unid

112,34

-0,85

-2,08

2,08

Variação percentual no mês, em ordem decrescente. Fonte: DEE – Sinduscon/RS


58 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

GENIE

Projetada para uso em canteiros de obras em todo o mundo, a nova plataforma Genie® Lift Tools™ de 13 pés (4 m) oferece menos interrupções no tempo de trabalho, para que os operadores da plataforma em altura possam realizar mais trabalhos, de forma mais rápida e confortável. Construída para uso em conjunto com o elevador de plataforma Genie S®-65 Xtra Capacity™ (XC™), esta nova plataforma Genie mede 13 pés (4 m) de comprimento x 3 pés (0,91 m) de largura, tem capacidade para 600 lb (270 kg) e está classificada para dois ocupantes, oferecendo aos operadores o benefício de acessar uma área de trabalho muito maior com rapidez e facilidade. Ela pode ser instalada em qualquer unidade Genie S-65 XC nova e atual e está disponível no departamento de peças de reposição Genie através do site gogenielift.com. Esta plataforma está atualmente certificada para uso nos mercados da CE e terá a certificação ANSI em meados de 2020. “Para elevadores de plataforma que funcionam em áreas de trabalho restritas, essa nova plataforma Genie extragrande permite que os operadores gastem menos tempo manobrando o equipamento em espaços de acesso restritos e apertados”, afirma a geren-

Divulgação

LANÇA PLATAFORMA GENIE® LIFT TOOLS™ DE 13-PÉS (4-M)

te de produtos Genie da Terex AWP, Amalija Kopac. A plataforma Genie Lift Tools de 13 pés (4 m) foi projetada com 14 pontos de ancoragem de corda, em comparação com oito pontos da plataforma de 8 pés (2,4 m), para aproveitar ao máximo o espaço de trabalho maior. E, para manter a consistência nas ofertas de produtos da marca Genie, este novo acessório utiliza o mesmo sistema digital de detecção de carga usado em todas as plataformas Genie XC. Para aumentar a transportabilidade de uma lança de plataforma Genie S-65 XC equipada com esta nova plataforma extragrande, o acessório Genie Lift Tools de 13 pés (4 m) foi projetado de forma personalizada com uma trava de transporte descentralizada. A trava de transporte descentralizada posiciona a amplitude de oscilação em um deslocamento para encaixar a plataforma em um reboque de largura padrão para transporte.


59 R EVISTA C ONS TRUSU L   # 8 4   M A R / A B R 2 0 2 0

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

LIEBHERR

OBRA RESIDENCIAL SE BENEFICIA DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS EFICIENTES, COM A UTILIZAÇÃO DE GUINDASTES DE TORRE O guindaste de torre Liebherr 85 EC-B 5b é utilizado pela Dallé Construtora para a construção de quatro torres residenciais, do Residencial Los Moros, com 36 apartamentos cada, na cidade de Bagé, RS. O equipamento foi posicionado estrategicamente para operar desde a fundação e a construção do subsolo, com estruturas pré-fabricadas de concreto de até 2,5t, e a construção dos nove pavimentos (mais térreo), com o transporte de formas de aproximadamente 1,5t para paredes de concreto do residencial. Além de agilidade para a obra, com o guindaste de torre 85 EC-B 5b, a construtora teve uma sensível redução no número de afastamentos dos colaboradores (por questões ergonômicas), já que o equipamento se encarrega da parte pesada da obra. Também, com menos pessoas no canteiro e com o guindaste de torre para fazer o transporte de material, a organização do local pode ser melhor realizada.De forma geral a utilização destes equipamentos proporciona um sensível in-

cremento nos aspectos relacionados à segurança e a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa. O 85 EC-B 5b, foi posicionado de forma a contribuir em todas as etapas do projeto, otimizando o fluxo de insumos para a obra: com o guindaste de torre, o manuseio horizontal e vertical dos materiais da obra é feito de maneira mais rápida e segura. Também operou na instalação das escadas, pré-fabricadas, que além da alta qualidade, puderam ser utilizadas pelo pessoal da obra quase que imediatamente após sua instalação, melhorando o fluxo de pessoas no local, como um todo. O guindaste de torre 85 EC-B 5b realizou praticamente todas as atividades da obra, ficando para a bomba de concreto, o bombeamento do concreto para dentro das formas. O 85 EC-B 5b, foi montado com 50 metros de lança, sobre base cruciforme e com mais de 40m de altura livre de gancho. Divulgação



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.