Revista Construsul - Ed. 83

Page 1

A PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REGIÃO SUL

#83

A N O X I V  JAN/FEV 2020

ESPECIAL

Fechaduras

mercado expande com Investimento em conforto e segurança AT U A L I D A D E S

TECNOLOGIA

O ano de 2020 inicia com otimismo para construção civil. Algumas empresas do setor estimam incrementar crescimento na faixa dos 15% durante o próximo período. Segmento de duchas e chuveiros elétricos destaca desenvolvimento de produtos que visam sustentabilidade e atendem a diferentes perfis de consumidores.




Por Daniela Manfron Gerente de Comunicação e MarketingSul Eventos

Hora de inovar O ano inicia cheio de expectativas de reverter o quadro da economia e política que tanto afetou todos os segmentos, em especial a construção civil. Empresas representantes da indústria da construção acreditam que em 2020 os consumidores voltarão a investir em novas obras e nas reformas e que setor de construção civil deva crescer 3%, com estimativa de criar de 150 a 200 mil novos empregos. Segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em 2019 o varejo cresceu 5% comparado com 2018 e faturou 140 bilhões de reais. Para 2020, a entidade espera que o varejo de material de construção cresça 8%. Nesta primeira edição de 2020, a Revista Construsul aborda um panorama do mercado de fechaduras. A indústria aposta em fechaduras resistentes, com diferentes modos de abertura e que possam proporcionar uma nova experiência ao usuário. Na seção Tecnologia, apresentamos alguns dados do segmento de duchas e chuveiros

elétricos, onde a indústria investe em permanente pesquisa de novas tendências abrangendo áreas além da funcionalidade e ressaltando a combinação de qualidade, inovação e estética para atender a diferentes perfis de consumidores. O ano também chega com novidades para a publicação. Prestes a completar 14 anos com edições impressas e eletrônicas circulando bimestralmente, a Revista Construsul segue a tendência atual e vai se aproximar ainda mais do público. A partir de agora, serão seis edições digitais, disponibilizadas gratuitamente para leitura e enviadas a um mailing selecionado com cerca de 80 mil profissionais do setor. A Revista segue com o diferencial de ser o Catalogo Oficial da Feira Construsul, na sua edição de julho/agosto. Este especial conta com publicação impressa e digital. Tudo muito prático e acessível, chegando ao leitor interessado no segmento. Um ótimo ano a todos. Muita confiança, saúde e sucesso! Boa leitura.


ANUNCIE NA REVISTA CONSTRUSUL Para você que trabalha na construção civil ou arquitetura e quer divulgar seu trabalho para toda a região sul.

Indispensável no seu planejamento.

MÍDIA KIT

comercialrevista@suleventos.com.br

51 3225.0011

ALCANCE POR SEGMENTOS 38%

24%

A PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REGIÃO SUL

Ferramenta estratégica Alcance dirigido Mailing exclusivo Assinantes em todo Brasil

5%

Profissionais do setor e estudantes

26%

7%

Entidades setoriais e órgãos de governo

Escritórios Construtoras de arquitetura ou engenharia

Lojistas


ÍNDICE ©Shutterstock

Divulgação ©Killing

©Shutterstock

10

14

22

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou no inicio de fevereiro, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas. O estudo aponta início de ano “regular”, a partir da análise das vendas em janeiro.

A Killing apresentou um novo produto da marca Kisafix, a Espuma Expansiva de Poliuretano. Executando funções de vedação, preenchimento e fixação, além de isolamento térmico e acústico, a espuma tem destaque no rendimento, quando expandida pode render até 55 litros dependendo das condições de aplicação.

O mercado brasileiro começa a demonstrar sinais de retomada e já projeta expansão para 2020. A confiança da indústria e dos empresários está baseada no sentimento de melhora da situação econômica correte. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 65,3 pontos em janeiro de 2020. Segundo o estudo, a tendência de aumento no otimismo.

EMPRESAS E PRODUTOS

28

ESPECIAL

Fechaduras

Investimentos em conforto e segurança Indispensáveis para qualquer tipo de residência, as fechaduras estão cada vez mais modernas e tecnológicas. A indústria aposta em fechaduras resistentes, com diferentes modos de abertura e que possam proporcionar uma nova experiência ao usuário. Diferentes funcionalidades foram agregadas nas fechaduras de acordo com a necessidade do consumidor.

©Derrin Batles

MOVIMENTO

AT UA L I DA D E S


ÍNDICE

EXPEDIENTE

Divulgação ©Lorenzetti

40

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

34

TECNOLOGIA

38

TECNOLOGIA

As duchas manuais e os chuveiros unem o conforto, praticidade e economia de recursos naturais a fim de oferecer um banho prazeroso. O gerente de produtos da Roca Brasil, Luciano Almeida relata que este mercado esta ficando cada vez mais complexo devido a diferentes fontes de aquecimento de água e exigências do consumidor.

A REVISTA CONSTRUSUL É UMA PUBLICAÇÃO DA SUL EVENTOS DIREÇÃO

Wilson Richter Ricardo Richter GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EDITORA RESPONSÁVEL

Daniela Manfron (MTB/RS 8.889) ASSISTENTE DE JORNALISMO

Aniele Cerutti (MTB/RS 19.683) DEPARTAMENTO COMERCIAL

©Liebherr

Segundo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o chuveiro elétrico e a ducha elétrica estão presentes em mais de 33,2 milhões residências brasileiras e são essenciais para um banho confortável. O chuveiro é um dispositivo que transfere o calor gerado através de uma resistência elétrica para a água do encanamento. Já a ducha elétrica não possui sistema elétrico embutido.

A Liebherr apresenta lançamentos nos EUA. A geração 8 de escavadeiras sobre esteiras Liebherr é composta por sete modelos, de 22 toneladas a 45 toneladas: R 922, R 924, R 926, R 930, R 934, R 938 e R 945. Outros destaques são o guindaste sobre pneus LTM 1650-8.1 e o novo guindaste sobre pneus da Liebherr LTM 1500-8.1

Regina Manfron Silveira Brasil Eventos PARA ANUNCIAR

comercialrevista@suleventos.com.br FECHAMENTO DESSA EDIÇÃO

05/02/2020 CORRESPONDÊNCIA

Sul Eventos Rua Miguel Tostes, 823, Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS, CEP 90430-061 Fone: 55 51 3225.0011 www.suleventos.com.br

42

INDICADORES ECONÔMICOS

O Sinduscon-RS divulgou no dia 3 de fevereiro, o Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção do mês de janeiro de 2019, com base na NBR 12.721/2006. Os materiais de construção que mais subiram em janeiro último são: Esquadria de correr tamanho 2,00 x 1 ,40m, em alumínio, Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm, Aço CA-50 Ø10mm.

As opiniões, entrevistas, artigos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO

Pubblicato Editora Ltda. andrea@pubblicato.com.br Fone: 55 51 3013.1330

FOTO DE CAPA

Assa Abloy/YALE PARTICIPE DA PRÓXIMA EDIÇÃO

Para participar da próxima edição da Revista Construsul com sugestões, dúvidas e críticas mande seu email para: jornalismo@suleventos.com.br


8 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

MOVIMENTO

Indústria de Materiais de Construção considera início de 2020 “regular”, com potencial de crescimento A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no inicio de fevereiro, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas. O estudo aponta início de ano “regular”, a partir da análise das vendas em janeiro. A publicação também destaca o crescimento do otimismo, refletido na opinião das empresas sobre ações governamentais e em suas pretensões de investimento nos próximos doze meses. O termômetro da ABRAMAT aponta que para 65% das empresas associadas, o faturamento no mês de janeiro foi considerado “Regular”. Para 22%, o período foi “bom” ou “muito bom”, enquanto os demais 13% consideraram o primeiro mês do ano “ruim” ou “muito ruim”. As projeções para o mês de fevereiro indicam desempenho mais positivo: 48% esperam um mês “bom”, 48% acreditam em um mês “regular”, enquanto 4% projetam um mês “ruim” ou “muito ruim”. O setor, que re-

gistra crescimento consecutivo no otimismo em relação ao governo desde outubro do ano anterior, chegou, em janeiro, a 44% das empresas associadas. A indiferença, no entanto, ainda é o sentimento da maioria: 52%. A pretensão de investimentos para o longo prazo registrou 78%, se aproximando ao mais alto patamar registrado nos últimos meses. “Ainda que sujeito a muitas externalidades, o sentimento da indústria para 2020 nesse momento é de um otimismo moderado, com um cenário de manutenção de um varejo forte, conjuntura econômica positiva e novas medidas de financiamento para o setor imobiliário, fazendo com que se aumente o investimento. Ainda falta um importante componente que é a efetiva retomada de obras paradas e as de infraestrutura. De qualquer forma, acreditamos que teremos um ano ainda mais positivo para a indústria de materiais de construção do que 2019, trazendo sustentabilidade para a retomada iniciada em 2018”, pontuou o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.


9 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

MOVIMENTO

Diretor da Construsul recebe Prêmio CAU/RS A entrega do Prêmio CAU/RS foi realizada no dia 12 de dezembro no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O diretor da Sul Eventos, Paulo Richter recebeu o Prêmio CAU/RS na categoria Iniciativa Privada-Pessoa Física. A ação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem por objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, projetos que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas entre janeiro de 2018 e setembro de 2019 por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação. “Esta é uma iniciativa importante do CAU porque reconhece as iniciativas que não são diretamente da Arquitetura e Urbanismo, mas que contribuem para desenvolver o setor. Nos sentimos muito honrados com a indicação e a consagração do Prêmio do CAU/RS ”, afirma o diretor da Sul Eventos, empresa organizadora da Construsul, Paulo Richter. Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o deputado estadual Sebastião Melo, o vereador Marcelo Sgarbossa, a defensora pública

Isabel Wexel, além de representantes de entidades de Arquitetura e Urbanismo, como Cícero Alvarez, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); Rafael Passos, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS); Vicente Brandão, da Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS); Flávia Bastiani, da Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS); Valdir Fiorentin, da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras, Públicas, Irrigação e Desenvolvimento (Seasop); Franciele Franceschini Schallenberger, da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), entre outros. Além da premiação, foi revelado o grande vencedor do Prêmio Destaque Roberto Py, o Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os projetos indicados foram avaliados por uma comissão julgadora, que selecionou os nove finalistas. A segunda etapa do Prêmio foi uma votação online aberta a todos os arquitetos e urbanistas registrados no Conselho, para a escolha do vencedor do Prêmio Destaque Robert Py.


10 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

MOVIMENTO

IAB-RS elege nova diretoria O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no final de novembro a nova direção da entidade, fundada em 1948 em Porto Alegre. O arquiteto e urbanista Rafael Passos foi reeleito o presidente para o triênio 2020/2022.

A cerimônia de posse foi realizada no início de dezembro e reuniu cerca de 150 pessoas no Solar do IAB RS. Participaram do processo eleitoral os oito núcleos das cidades de Caxias do Sul, Erechim, Rio Grande, Santa Maria, Torres, Região das Hortênsias, Pelotas, Fronteira – Livramento/Rivera. As eleições definiram o Conselho Diretor, Conselho Fiscal, Conselho Superior, Conselho Estadual e Núcleos para o triênio 2020/2022. Para o presidente reeleito, Rafael Passos, o IAB RS deu mais uma demonstração de vitalidade e crescimento com a eleição do Departamento e de oito núcleos. Ele destacou que o IAB RS se vê novamente diante do desafio de atuar de forma solidária com os mais diversos movimentos e entidades da sociedade civil, o que é fundamental para a valorização da arquitetura e urbanismo como instrumento para a qualidade da vida urbana e da cidade democrática que cumpra sua função social para todos os cidadãos.

Mercado imobiliário mais confiante Segundo o Sindicato das indústrias da Construção do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), na coleta do último trimestre de 2019, o Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário de Porto Alegre (IEMI) foi de 150,8 pontos. O que representa um aumento de 9,7% na expectativa geral do mercado em Porto Alegre, em comparação com o trimestre anterior.

corde em todos os índices da pesquisa para 2020, quando comparada com todas as edições anteriores”, ressalta o presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior. Na comparação com o trimestre anterior, a expectativa foi maior entre os consumidores, 148,8 pontos (+14,8%); seguidos dos incorporadores, 159,0 pontos (+9,4%) e, por fim dos corretores, /imobiliárias, 152,6 pontos (+5,8%).

Os índice do Momento Atual (130,9), Curto Prazo (153,9) e Médio Prazo (167,8) apresentaram as seguintes variações 17,4%, 9,1% e 4,9%, respectivamente. “O setor comemora o re-

O IEME é realizado desde agosto de 2015, por meio de uma parceria firmada entre o Sinduscon-RS e Alphaplan Inteligência em Pesquisas.


11 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

MOVIMENTO

Nova NR 18 aumenta segurança dos trabalhadores Um dos normativos setoriais mais importantes na área da saúde e segurança dos trabalhadores, a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, teve seu novo texto apresentado no dia 10 de fevereiro. Com a redação atualizada, as regras de proteção receberam reforço e os empregadores ganharam mais autonomia para definir as medidas de prevenção a acidentes e adoecimentos e para uso de novas tecnologias construtivas. Todo processo de discussão sobre a modernização da NR passou pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTTP), que aprovou a redação por unanimidade entre trabalhadores, empregadores e o governo. Pelo menos 2 milhões de trabalhadores formais e 400,5 mil empreendimentos do setor devem ser diretamente beneficiados pelas mudanças. O novo texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU): (http://www.in.gov.br/en/ web/dou/-/portaria-n-3.733-de-10-de-fevereiro-de-2020-242575828). Entre as alterações mais importantes para os trabalhadores, está à definição de novos critérios para uso do tubulão, método comum para perfurações profundas na construção civil. A partir da vigência da norma, as empresas terão prazo de 24 meses para abolir o uso do tubulão com ar comprimido, tarefa considerada de alto risco para os trabalhadores. E as escavações manuais ficarão limitadas a 15 metros de profundidade.

Índice Nacional da Construção Civil varia 0,30% em janeiro Segundo informações divulgadas pela Agência de Notícias IBGE, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) teve variação de 0,30% em janeiro de 2020, ficando 0,08 ponto percentual acima da taxa de dezembro de 2019 (0,22%) e 0,12 p.p abaixo de janeiro de 2019 (0,42%). Nos últimos doze meses, houve aumento de 3,91%, resultado pouco abaixo dos 4,03% registrados nos doze meses imediatamente anteriores. O custo nacional da construção, por metro quadrado, que fechou o ano de 2019 em R$ 1.158,81, passou em janeiro para R$ 1.162,24, sendo R$ 609,39 relativos aos materiais e R$ 552,85 à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou variação de 0,62%, registrando alta de 0,75 p.p. em relação a dezembro de 2019 (-0,13%) e de 0,43 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior (0,19%). Já o valor da mão de obra apresentou variação de -0,06%, caindo 0,65 p.p. em relação ao último mês do ano de 2019 (0,59%). O resultado acumulado em doze meses registrou alta de 4,99% nos materiais, enquanto a parcela do custo referente aos gastos com mão de obra atingiu 2,71%.


12 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

CISER

AMPLIA PORTFÓLIO E LANÇA LINHA DE ADESIVOS A Ciser amplia seu portfólio com o lançamento de uma ampla gama de produtos para fixação química, travamento e vedação. A linha se compõe de adesivos anaeróbicos, instantâneos, kit colagem MDF, adesivo epóxi bi componente, vedador líquido semissecativo e veda rosca. O público-alvo é formado por profissionais de manutenção industrial e construção civil, marcenarias, oficinas mecânicas e metalúrgicas. Os lançamentos estarão disponíveis em revendas de construção civil e do segmento moveleiro, ferragens, entre outros estabelecimentos. A linha de adesivos anaeróbicos tem como principal característica a cura na ausência do ar e em contato com metais. Os adesivos instantâneos garantem cura rápida na tem-

peratura ambiente, com alto poder de adesão em diversas superfícies, como madeira, metais e borracha. Já o kit MDF é a combinação do adesivo à base de cianoacrilato com spray ativador, que assegura alta eficiência para colagem rápida de diversos materiais. O adesivo epóxi é destinado à colagem de materiais pequenos ou médios e o vedador líquido semissecativo resiste à água, óleo e gasolina, garantindo montagens com qualidade e aumento de vida útil.

DUNDUN CERÂMICA

DESENVOLVE ARGAMASSA POLIMÉRICA PARA CERÂMICAS Atenta às transformações do mercado, a FCC busca apresentar soluções para atender as demandas do segmento de construção civil. A mais recente inovação apresentada pela empresa é a argamassa polimérica DunDun cerâmica, lançamento indicado para uso em paredes e pisos e que busca substituir a argamassa colante tradicional. “Atualmente, são 2,6 milhões de m² desplacados em revestimentos cerâmicos internos, nos últimos cinco anos. Com isso, percebemos que tínhamos um mercado para entrar com a solução para um problema recorrente do segmento, buscando aumentar a produtividade e gerar economia”, aponta o gerente de Negócios de Construção Civil da FCC, Phelipe Curti. Um dos principais benefícios do lançamento é o aumento de produtividade, já que a DunDun cerâmica rende cinco vezes mais e é duas vezes mais produtiva que a argamassa colante cimentícia. “Com a argamassa colante são necessários 10kg para fazer 1 m², já com a DunDun cerâmica você precisa de apenas 2kg para fazer a mesma metragem”, esclarece. Entre os diferenciais que o produto oferece ainda está a flexibilidade, que é de extrema importância, pois permite a absorção dessas movimentações.


13 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

EUCATEX

DÁ NOVAS CORES E MEDIDAS À CHAPA PERFURADA A Chapa Perfurada Eucatex é uma escolha para quem busca aliar organização e décor em um mesmo elemento. Desenvolvido com chapa de fibra 100% eucalipto de madeira reflorestada, muito utilizado na confecção de displays e painéis de organização, o produto vem estimulando novas formas de uso, alcançando os painéis decorativos e os móveis DIY (faça você mesmo). A Chapa Perfurada Eucatex possui furos padronizados e oferece maior segurança, além de ser resistente ao desgaste, já que tem menor absorção de umidade. Pode ser pintada ou envernizada por quem deseja personalização ou uma cor diferente das recém-lançadas. Em novas medidas e cores, atendem à frequente demanda de quem tinha de pintar os painéis antes de instalá-los. Agora, as chapas de 3 milímetros de espessura aparecem nas versões standard (1.220 x 2.440mm) e especial (610 x 1.220mm). A nova linha apresenta sete diferentes cores que podem, inclusive, criar combinações inusitadas. São duas faces, a superior lisa e a inferior corrugada, oferecendo dois acabamentos diferentes.

FIXTIL

APRESENTA NOVA LINHA DE EPI A Fixtil lançou a linha de Proteção Respiratória, a qual integra a nova linha de EPIEquipamento de Proteção Individual, composta por vários acessórios para proteção para cabeça, olhos, face, respiratória, ouvidos, mãos, corpo e pés. Os produtos da Linha de Proteção Respiratória da Fixtil são produzidos em fibra sintética de falso tecido, elementos filtrantes com tratamento eletrostático, fitas de borracha natural e tiras de alumínio. Seu uso é pessoal e intransferível. Esta linha de Máscaras semifaciais, composta por 4 modelos, funcionam como Respiradores purificadores de ar e filtros com finalidades diferentes e específicas. Possuem o formato dobrável. A Máscara semifacial PFF1, modelos com ou sem válvula, é um respirador purificador filtrante de ar de partículas PFF1, recomendado para o uso onde o ambiente de trabalho contenha poeiras e névoas. Este acessório não poderá ser utilizado para proteção contra gases, vapores orgânicos e fumos metálicos.


14 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0 14

EMPRESAS E PRODUTOS

GROSSL

LANÇA NOVA OPÇÃO DE LIXA PARA O MERCADO BRASILEIRO A Grossl, empresa do segmento de abrasivos e adesivos, ampliou o seu portfólio de lixas para a indústria de compensados. A Lixa SU22SY poder ser utilizada em processos que necessitam de alta capacidade de remoção, durabilidade, eficiência de produção e redução de custos. Com costado em poliéster, a lixa é produzida em grão de carbureto silício. O vice-presidente da Grossl, Sérgio Jankowski, explica que, com este material, a lixa possui um costado muito mais resistente do que as convencionais. “A lixa se destaca pelo seu rendimento excelente e acabamento superior. Utilizada nos processos de calibragem e acabamento das chapas de compensado, a SU22SY alcança uma superfície mais uniforme”, ressalta. Para indústria que entrega compensado para a construção civil, a lixa auxilia no processo de calibragem da peça, para chegar a espessura correta. No Brasil, os compensados já são utilizados por grandes construtoras, no mercado externo, o uso de compensado é ainda mais difundido, visto que o material gera benefícios para o canteiro de obras. As lixas são fornecidas em diferentes granulometrias. Por exemplo, para processos mais agressivos, como calibragem de espessura, é necessário utilizar grãos mais grossos, e para processos de acabamento, grãos mais finos.

JAPI

APRESENTA AO MERCADO A CUBA BARCELONA A Japi, marca que oferece soluções para construção, decoração e jardinagem, lança ao mercado a Cuba Barcelona. A peça é produzida em louça cerâmica e possui linhas curvas que lhe conferem um aspecto de canoa. Fabricada no modelo de sobrepor, a Cuba Barcelona une design moderno, sofisticação e versatilidade. É um produto que foi desenvolvido para atender os mais diversos ambientes. Mede 46cm de largura, 29cm de comprimento, 16cm de altura e está disponível na cor branca.


15 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

KILLING

LANÇA ESPUMA EXPANSIVA DE POLIURETANO A Killing S.A. Tintas e Adesivos apresentou um novo produto da marca Kisafix, a Espuma Expansiva de Poliuretano. Executando funções de vedação, preenchimento e fixação, além de isolamento térmico e acústico, a espuma tem destaque no rendimento, quando expandida pode render até 55 litros dependendo das condições de aplicação. O produto chegou ao mercado no mês de janeiro em embalagens de 480g/500mL em caixas com 12 unidades. De acordo com a analista de desenvolvimento de produto da Killing, Katiucia Jung, a Kisafix Espuma Expansiva é mais um produto que amplia a participação da marca no mercado e a mantém como referência. “A linha apresenta produtos com tecnologias que proporcionam, em diferentes segmentos de atuação, um conjunto completo de soluções aos nossos clientes”, destaca. Aderindo a madeira, metal, alvenaria, PVC, concreto, cerâmica, mármore e granito, a espuma é indicada para o preenchimento de juntas, espaços vazios, montagens de batentes de portas e janelas, de painéis e chapas isolantes, acabamento de instalação de aparelhos de ar condicionados e reparo em trincas. Depois de curada, aceita acabamentos como lixação e pintura.

ROCA BRASIL CERÁMICA APRESENTA REVESTIMENTOS PARA LAVABO

Normalmente com pequenas medidas, o lavabo aceita todo tipo de decoração. E uma das melhores formas de transformá-lo é com os revestimentos. “A Roca Brasil Cerámica apresenta diversas linhas perfeitas para ousar, apostando em cores, texturas e formatos diferenciados”, aponta a marketing manager da marca, Christie Schulka. Um exemplo é a linha Etna (29.4 x 29.4 cm), da Roca Cerámica, para revestir a parede completa ou apenas um detalhe. Seu geometrismo e tom metalizado tornam o lavabo extremamente luxuoso. Mais sóbria, a linha Uno Fold aposta no clássico preto e branco. As peças podem ser combinadas de formas diversas, trazendo si-

metria ou não. E para quem busca sofisticação aliada com ousadia, a linha Marble Nouveau traz a reprodução do mármore exótico, com superfície em tom navy com sobreposição de veios que passeiam do nude ao ouro. Um lavabo também pode trazer o estilo retrô com a linha Mixdecor, da Incepa.


16 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

SAINT-GOBAIN

ADQUIRE A SONEX, EMPRESA DE FORROS ACÚSTICOS A Saint-Gobain anunciou a aquisição da Sonex no Brasil, empresa do setor de soluções acústicas e de forros removíveis clicados, fabricante das linhas Sonex, Nexacustic e Fiberwood, e que também importa e comercializa completa linha de forros. A Sonex integrará o portfólio de produtos para construção da Saint-Gobain, que reúne importantes marcas do setor, como Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon. A aqui-

sição está alinhada com a estratégia de reforçar a presença do Grupo no Brasil e acelerar o desenvolvimento dos negócios no país. Sediada em Diadema, SP, a Sonex oferece soluções inovadoras de alta performance em uma ampla gama de cores, materiais e formas, permitindo que arquitetos e construtores criem espaços interiores esteticamente agradáveis e confortáveis para o consumidor final.

SAVANE CERÂMICA

APRESENTA LINHA DE REVESTIMENTOS DE PAREDE COM SISTEMA DE ENCAIXE A Savane Cerâmica lança a linha Universo, que destaca sua veia de inovação e produção de modelos com alto estilo e design exclusivo para utilização em ambientes residenciais e comerciais. A atenção com o encaixe perfeito, resultando em juntas com apenas 2mm, texturas exclusivas e o toque acetinado concebido pela área técnica da Savane permite criar diversas paginações para paredes internas, externas e varandas.

Os modelos disponíveis vão desde o branco, passando por combinações de mesclas de cinza, azul, cores vibrantes e também aqueles apresentados com aparência de materiais naturais como madeira, aço e pedras lapidadas. Além disso, seus traços geométricos fazem uma referência à composição dos planetas e ao Sistema Solar. “A Linha Universo cria perspectiva e movimento, conferindo aos projetos design atual e essência moderna”, afirma a gerente de marketing da Savane Cerâmica, Angélica Longo. A empresa aposta na excelência do encaixe sob medida para compor nas superfícies, com plena exatidão, os desenhos que se tornam ainda mais marcantes em ambientes como salas e quartos. Ampliando a concepção tradicional de escolher revestimentos cerâmicos para áreas de banheiros e cozinhas, a tecnologia aplicada no parque fabril da Savane permite ao consumidor e ao profissional especificador contar com o protagonismo dos revestimentos na decoração dos ambientes.


17 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

O Produto deverá ser misturado antes do uso e depositado diretamente sobre a laje ou contrapiso.

SIKA

APRESENTA PRODUTOS PARA REDUÇÃO DE RUÍDOS ENTRE ANDARES EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS Os grandes centros estão cada vez mais populosos e isso faz com que aumente o número de edifícios residenciais nas cidades. Assim, a reclamação mais recorrente entre os moradores de apartamento é devido aos barulhos do “andar de cima”. Para reduzir esse problema e melhorar a qualidade da construção dos prédios no Brasil, foi criada uma norma de desempenho NBR 15575-3 -, que estabelece níveis máximos de som que podem ser transmitidos entre andares. As construtoras têm de assegurar que os apartamentos estejam dentro dessa norma e garantir conforto acústico. A Quimicryl marca que faz parte do grupo Sika, empresa especializada em produtos químicos, apresenta ao mercado da construção civil dois novos produtos para atenuação acústica do ruído de impacto em pisos. Baucryl Acústico Tix é uma membrana para ser aplicada diretamente sobre a laje ou contrapiso, formando uma camada única com 2,5 a 3 mm de espessura. O produto vem pronto para uso, basta realizar uma mistura mecânica antes da aplicação, que deverá ser feita em duas demãos. Após esse processo o local deverá receber uma proteção de argamassa colante para que possa estar preparado para o acabamento final, cerâmica, porcelanato, carpete, piso vinílico.

Espalhar o produto com o auxílio de uma desempenadeira metálica lisa e na sequência utilizar desempenadeira de dentes triangulares de 3mm a fim de regular a espessura da primeira camada.

Após 24 horas, com o lado liso de uma desempenadeira metálica, aplicar a segunda camada do produto recobrindo totalmente a primeira demão.

Aguardar 24 horas para secagem da segunda camada, aplicar a proteção mecânica por toda a área, que pode ser feita com argamassa colante. A realização dessa etapa é fundamental para assegurar a durabilidade e desempenho do produto ao longo do tempo.


18 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

EMPRESAS E PRODUTOS

TRAMONTINA

APRESENTA AS LÂMPADAS LED UFO E LOWBAY A fábrica de materiais elétricos da Tramontina amplia o portfólio de produtos do segmento de iluminação, com o lançamento de Lâmpadas LED modelos UFO e Lowbay, que possuem tecnologia de última geração, iluminam mais e consomem menos energia. Com design moderno, as lâmpadas do tipo UFO são equipadas com LEDs de grande intensidade luminosa, para iluminar os ambientes de forma uniforme. Podem ser utilizadas como luminárias, por meio do uso de acessório ou fixadas diretamente ao ponto de luz atuando como plafon. Com acessório, a lâmpada pode se tornar uma luminária. Possui potência de 30W (2400 lúmens). Já as Lâmpadas Lowbay LED da Tramontina são caracterizadas pelo seu formato diferenciado, que proporciona maior ângulo de abrangência e fluxo luminoso intenso. É uma solução completa para iluminar grandes espaços que requerem alta intensidade luminosa e foram desenvolvidas para aplicação em indústrias, depósitos e áreas de

grande superfície e com pé-direito elevado. Estão disponíveis em dois modelos, com potências de 62W (5500 lúmens) e 80W (7500 lúmens). Com durabilidade de 25 mil horas e dois anos de garantia, as Lâmpadas LED Tramontina têm vida útil superior, resistência a impactos, vibrações e variações de temperatura, quando comparadas com as fluorescentes eletrônicas, e proporcionam economia na manutenção, pela menor necessidade de trocas. Possuem acendimento instantâneo, favorecendo a melhor iluminação aos serem ligadas, e são consideradas ecologicamente corretas, pois podem ser recicladas e não apresentam materiais tóxicos, não emitem radiação infravermelha e ultravioleta.


19 19 RREVISTA EVIS TA CONS CONSTRUSU TRUSULL   # # 883  3  JJAANN//FFEEVV 22002200

AT UA L I DA D E S

Tendência de crescimento da economia aumenta otimismo no setor


20 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

©Spartacus Breches

AT U A L I D A D E S

Tivemos um crescimento representativo, bem acima do mercado, que registrou 2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Para este ano nossa projeção também é superior. Enquanto a Construção Civil prevê um aumento de cerca de 4%, segundo a Associação, a nossa perspectiva é de crescermos acima de 15%, afirma o presidente da Vedacit, Marcos Bicudo. Otimismo do mercado é reforçado pelos dados do segmento. A confiança elevada dos empresários está baseada no sentimento de melhora da situação econômica corrente. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 65,3 pontos em janeiro de 2020. Segundo o estudo, a tendência de aumento no otimismo, observada desde junho de 2019, é reforçada com os dados de janeiro. O índice se encontra em seu patamar mais elevado desde

junho de 2010, e supera até mesmo o valor registrado em janeiro de 2019. Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2,5% no próximo ano, com uma expansão de 2,8% da indústria. O ICEI deve as maiores variações registradas nas regiões Sul e Norte, de 1,6 ponto e 1,3 ponto, respectivamente. A Sondagem Indus-


21 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

trial do Rio Grande do Sul para os primeiros seis meses de 2020 são de crescimento e permaneça acima dos 50 pontos. Os empresários gaúchos esperam aumento de demanda (61,1 pontos), inclusive da externa (55,4 pontos). Com isso, o emprego também deve crescer (55,4 pontos) assim como as compras matérias-primas (59,0 pontos). Os investimentos do setor, da mesma forma, devem crescer: o índice de intenção de investir ficou praticamente estável em janeiro: 58,2 para 57,9 pontos, mantendo-se bem acima da média histórica, de 49,2. Publicado no site da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), um revela que em 2019 o setor cresceu 5% comparado com 2018 e faturou 140 bilhões de reais. Para 2020, a entidade espera que o varejo de material de construção cresça 8%.

Empresas da construção civil Dada a essa conjuntura, as empresas do segmento da construção comemoraram um aquecimento em 2019 e estão otimistas para 2020. Empresa do mercado de impermeabilização, a Vedacit superou expectativas em 2019, após o recorde histórico conquistado em agosto, com o melhor mês em faturamento e volume em seus mais de 80 anos de atuação, a empresa fechou o ano com aumento de 29% na receita – mais de R$ 500 milhões – e de volume vendido – mais de 80 mil toneladas –, com crescimento de 22%. “Tivemos um crescimento representativo, bem acima do mercado, que registrou 2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Para este ano nossa projeção também é superior. Enquanto a Construção Civil prevê um aumento de cerca de 4%, segundo a Associação, a nossa perspectiva é de crescermos acima de 15%”, afirma o presidente da Vedacit, Marcos Bicudo.

Investimentos em tecnologia, inovação e a conclusão da reestruturação Comercial são alguns dos fatores que contribuíram para o bom desempenho. A mudança no atendimento nacional, que passou a ser dividido em quatro grandes regionais: Centro-Rio, Sul, São Paulo e Neno (Nordeste e Norte), ampliaram as oportunidades de crescimento e de atuação local, fortalecendo a presença da empresa regionalmente. Além de manter a estratégia pulverizada no canal de revendas, com uma base de mais de 20.000 clientes ativos, a Vedacit expandiu o relacionamento com distribuidores técnicos e construtoras. O investimento no Mundo Construtoras refletiu diretamente nas vendas, com crescimento de 66% no volume vendido de mantas asfálticas. O projeto de desenvolvimento da empresa tem como objetivo dobrar o faturamento até 2023, em relação à receita bruta registrada em 2018. Para isso, o plano desenhado inclui as fases de estruturação, que aconteceu em 2018 e 2019, de maturação, em 2020 e 2021, com mais inovações e incrementos nas soluções, e finalmente a excelência, em 2022 e 2023. Para ampliar a oferta de soluções tecnológicas, a empresa investiu cerca de R$ 2 milhões na criação do Vedacit Labs, o primeiro Programa de Inovação Aberta do setor. O Vedacit Labs faz parte de uma jornada de transformação da empresa, para oferecer soluções integradas e não somente produtos de impermeabilização, especialmente no segmento B2B. O primeiro ciclo foi um sucesso, com a aceleração de cinco startups que desenvolveram soluções de impacto que irão ajudar a preencher a lacuna de tecnologia na construção civil, com soluções voltadas para as construtoras e para o varejo. As escolhidas para o segundo ciclo serão anunciadas em março. A área de Marketing da Vedacit investirá R$15 milhões para comunicar as novidades


22 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

na marca, nos produtos e no apoio ao esporte nacional. A empresa tem fábrica em São Paulo, com capacidade anual de 105 mil toneladas, em Itatiba (SP), com capacidade de 50 mil toneladas, e no Nordeste, com capacidade de 25 mil toneladas. Em 2019, o investimento total foi de R$15.300.000, nas três unidades fabris.

Segundo a gerente administrativa da Terracotagres, Cinara C. Pereira, a empresa está confiante para 2020. “O mercado está reagindo, temos clientes que não compravam mais conosco e estão voltando a comprar, clientes novos comprando, novas regiões sendo exploradas. 2020 será um ano de revolução! Muitas coisas boas estão acontecendo”, afirma.

“Foi um ano muito positivo para a Vedacit. Fizemos 171 contrações e mais de 10% dos colaboradores foram promovidos. O trabalho em equipe, o envolvimento de todos os colaboradores é, sem dúvida, essencial para conquistar os bons resultados que obtivemos no período”, pontua Marcos.

Também otimista para 2020, o supervisor de Marketing da IFC/COBRECOM, Rodrigo Tanji acredita que o setor de construção civil deve crescer 3% em 2020 com estimativa de criar de 150 a 200 mil novos empregos. “Esse crescimento do setor também resultará no aumento das vendas de nossos produtos. Com base nesse avanço do segmento, participaremos de grandes eventos como a Feicon Batimat, a Fenasucro, a Intersolar e a Construsul”, ressalta. A empresa investirá na divulgação da marca através de eventos. “Investiremos na nossa participação na Construsul desse ano. Nosso estande terá 104 m², que é o dobro do espaço que utilizamos na edição de 2019”, pontua.

Divulgação ©Cobrecom

A marca WD 40 tem uma expectativa de crescimento de 13% para 2020. “Nas nossas marcas da TBR, das linhas de químicos, a previsão é crescer também na faixa e 13%. Já a Wagner, com a linha de pistolas de pintura, a intenção é crescer 40%, pois esse movimento de pintura mecanizada está crescendo muito e a marca está fazendo um trabalho forte e o mercado está respondendo muito bem”, afirma o diretor comercial da WD-40, Carlos Bordoni.

Para 2020, a IFC/COBRECOM também investirá na capacitação de eletricistas, engenheiros, vendedores, entre outros, para fortalecermos nosso relacionamento com os nossos clientes. Segundo Tanji, no decorrer do ano a empresa organizará diversas palestras técnicas com o professor e renomado engenheiro eletricista Hilton Moreno que também é Consultor Técnico da IFC/Cobrecom; e também promoverá diversas edições do Cobrecom Day. “Somente em 2019, capacitamos em nossos eventos técnicos mais de cinco mil pessoas. Esses eventos técnicos que promovemos são muito importantes não só para fortalecermos nossa marca, como também para conscientizar as pessoas que é fundamental utilizar produtos com qualidade em sua instalação elétrica”, destaca.


23 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

Roto Fermax ©Cláudio Rombauer

AT UA L I DA D E S

A IFC/Cobrecom também é uma empresa que acredita muito na energia do esporte. Por isso, a empresa continuará apoiando o esporte. Por isso, ainda em 2019 foi renovado o contrato com o craque Falcão que é o maior jogador da história do Futsal e que continuará sendo o Embaixador da IFC/Cobrecom até pelo menos agosto de 2022. A companhia também acabou de renovar por mais uma temporada o patrocínio da equipe de Basquete Feminino do Ituano que disputará importantes torneios como a Liga de Basquete Feminino (LBF) e o Campeonato Paulista. E a marca Cobrecom também estará estampada nos uniformes de outras modalidades esportivas do Ituano como o seu time de Futsal Down. A Roto Fermax, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para componentes de portas e janelas, espera que o crescimento também se estenda ao setor de es-

quadrias. Em 2019, a empresa apresentou um crescimento de 6% nas vendas no país em relação ao ano anterior. “Estávamos há quatro anos sem crescer no segundo semestre e agora, em 2019, conseguimos retomar o crescimento com mais de 25 mil produtos vendidos, dentre eles lançamentos de novos produtos, e o esforço de todos os nossos colaboradores. Sem dúvida, essa já uma ótima notícia”, explica o diretor financeiro, Marlon Neves. A meta da empresa é de 15% de crescimento em relação aos resultados conquistados em 2019 no Brasil. Com soluções para esquadrias de madeira, PVC e alumínio, a fábrica localizada na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, PR, fornece os produtos da marca Roto e Roto Fermax para a América do Sul, com centros de distribuição localizados na Argentina e no Chile. Atualmente a unidade produz mais de cinco mil soluções para portas e janelas.


24 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

O mercado está reagindo, temos clientes que não compravam mais conosco e estão voltando a comprar, clientes novos comprando, novas regiões sendo exploradas. 2020 será um ano de revolução! Muitas coisas boas estão acontecendo. Cinara C. Pereira, gerente administrativa Terracotagres

Nas nossas marcas da TBR, das linhas de químicos, a previsão é crescer também na faixa e 13%. Já a Wagner, com a linha de pistolas de pintura, a intenção é crescer 40%, pois esse movimento de pintura mecanizada está crescendo muito e a marca está fazendo um trabalho forte e o mercado está respondendo muito bem. Carlos Bordoni, diretor comercial da WD-40

O setor de construção civil deve crescer 3% em 2020 com estimativa de criar de 150 a 200 mil novos empregos. Esse crescimento também resultará no aumento das vendas de nossos produtos. Com base nesse avanço do segmento, participaremos de grandes eventos como a Feicon Batimat, a Fenasucro, a Intersolar e a Construsul. Rodrigo Tanji, supervisor de marketing IFC/COBRECOM. ©Divulgação

©Divulgação

©Divulgação

AT U A L I D A D E S


25 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

Sistema construtivo industrializado O mercado da construção civil elabora antigas e novas formas de conduzir o crescimento e o desenvolvimento. Como a construção industrializada de concreto que agiliza obras em rodovias. Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), desde 1995, as concessionárias destinaram cerca de R$ 97 bilhões para obras e serviços de melhoria da malha viária nacional. Os sistemas construtivos industrializados que possibilitam a execução de obras de maneira mais eficiente, com menos custo e concluídas em menor espaço de tempo com qualidade têm ganhado mais espaço. Uma dessas soluções é o pré-fabricado de concreto, que vem se consolidando como a principal alternativa para a construção em viadutos, passarelas, pontes, praças e cabines de pedágios, barreiras de proteção, muros de contensões, galerias e demais obras de arte de estradas e rodovias de todo o Brasil. Isso porque com esse sistema, é possível realizar duplicações sem interferência nas faixas existentes, respeitando o meio ambiente, além de proporcionar facilidade para a manutenção dessas construções. De acordo com a presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) Íria Doniak, o uso de pré-fabricado de concreto nesse tipo de aplicação tem se consolidado e ampliado, principalmente, pelo crescente uso e disseminação de soluções técnicas e inovações tecnológicas no segmento, como nas áreas de protensão, dos concretos de alto desempenho, dentre outros avanços. “Colabora também, uma maior disponibilidade de equipamentos de transporte e de içamento com elevada capacidade de carga”, afirma. A industrialização em concreto também está sendo adotada para grandes complexos portuários, como foi o caso da construção de uma pon-

te ferroviária, uma ponte rodoviária e dois viadutos no Complexo Viário de Itaguaí, RJ. Esse projeto envolveu a fabricação de superestruturas, como por exemplo, as vigas do viaduto composto (pera), que foram concebidas inicialmente para ter quase 70t. Devido ao grande peso, para viabilizar a execução em pré-fabricado, houve a necessidade de realizar três vigas em uma: duas vigas com apoio (cabeça) e uma apenas com o corpo. Na região Nordeste, um exemplo de aplicação de pré-fabricado foi a construção de duas unidades em passarelas que integram o VLT de Fortaleza, CE. A obra exigiu o desenvolvimento de fôrmas especiais para permitir dimensões esbeltas e mais leves, de maneira a atender as restrições de transporte e montagem no local. Já na região Sul, a construção de um viaduto sobre a BR-277 na frente de uma unidade da Cooperativa Agroindustrial Agrária, próxima do município paranaense de Guarapuava, exigiu o uso de concreto com fck de 50 MPa na produção de peças, além do uso de concreto auto-adensável com rígido controle de qualidade e protensão controlada.

Novo olhar sobre a construção O crescimento da construção civil no Brasil já foi anunciado e entidades preveem um aumento de 3% em média para 2020. De outro lado, em meio a um mundo cada vez mais digital, o setor figura como o segundo pior na adoção de tecnologias no mundo, segundo informações do Vale do Silício. Buscando mudar essa realidade, soluções em tecnologia não param de aparecer. O canteiro de obras já conta com inovações que vão de tijolos tecnológicos e fábrica de casas automatizadas, a impressoras 3D e realidade aumentada. Porém é a gestão eficiente


26 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

AT U A L I D A D E S

que será a grande responsável em alavancar o setor como previsto. Para isso, diferentes funções ganham aliados poderosos da tecnologia: as soluções SaaS ou Software as a Service. Isso é, programas que automatizam serviços básicos ou burocráticos na indústria ou construtora e aumentam a produtividade, trazendo economia.

©Fretefy

Algumas startups visam trazer inovação para otimizar a gestão em diferentes frentes. Um exemplo é a Fretefy, que busca eficiência logística para indústrias e distribuidores de materiais de contrução. Aço, cimento, madeira, tubulações, acabamentos são materiais de construção que ao saírem da indústria até chegarem aos grandes atacadistas passam por um sistema logístico complexo e que traz prejuízos para o setor. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Fretefy, plataforma digital de eficiência logística, mostrou que 80% das cargas possuem atraso nas entregas ou chegam com avarias. Isso significa clien-

tes insatisfeitos, falta de material no mercado e interrupção nas vendas. Para garantir a qualidade na entrega de materiais de construção, o Fretefy trouxe uma solução logística para indústria e centros distribuidores. A plataforma faz a gestão completa da jornada desde oferecimento e acompanhamento das cargas com rastreabilidade e visibilidade total até a entrega. Informações como previsibilidade de entrega e localização online do veículo, que antes ficavam nas mãos das transportadoras, passam para as mãos da indústria e/ou distribuidor (embarcador). Com esse controle, o proprietário da carga pode oferecer ao seu cliente final, seja ele um lojista ou atacadista da construção civil, transparência total no processo de entrega da carga, com garantia no prazo. De acordo com levantamento junto a clientes, o Fretefy reduzo trabalho operacional em mais de 30% dentro do departamento de logística. Esse resultado é alcançado devido a vários fatores. Alguns deles são: oferecimento automático da carga para autônomos ou transportadoras homologadas, tracking em tempo real, registro de comprovante de entrega online e possibilidade de agilidade na troca de informações entre todas as partes envolvidas. Ainda há a gestão de indicadores, com KPIs que ajudam o gestor a identificar gargalos, falhas e otimizar o serviço de entrega. Já a tecnologia do Tecza oferece um serviço de contratação e gestão simplificada de fornecedores para a obra. Por meio da plataforma digital é possível buscar a mão de obra com o melhor custo benefício disponível na região e acompanhar o que está acontecendo no canteiro de obras de maneira remota. Um levantamento da plataforma mostrou que com a gestão simplificada é possível aumentar a produtividade na execução do serviço em até 17%. A Tecza funciona como uma em-


27 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

AT UA L I DA D E S

preiteira online que faz os registros diários do serviço, dessa forma, promete reduzir em até 42% o volume de trabalho da equipe de gestão da construtora, assegurando que a entrega seja feita de acordo com o padrão de qualidade combinado e dentro do prazo estabelecido. Recrutar e reter talentos exige tempo e dedicação. Com o objetivo de tirar o lado burocrático dos profissionais de RH, para que tenham mais tempo para gerir pessoas é que surgiu a Pontomais. O sistema é líder de mercado no controle digital de jornada e tem como diferencial ser integrado diretamente com a folha de pagamento do funcionário. “O que antes demorava uma semana, hoje pode ser feito em um dia. Isso faz com que o RH fique mais estratégico, pois, quando os profissionais conseguem automatizar algumas funções, ganha-se tempo para desenvolver estratégias para alavancar a empresa”, explica Silvana. O controle digital permite que a empresa consiga atender e gerir as diferentes necessidades de jornadas, dentro da lei. Isto é, equipes externas, trabalhadores remotos, jornadas intermitentes, hora extra noturna.

“Sabemos, de acordo com alguns parceiros, que obras que adotam o Lean Construction e métodos de gestão podem ter até 6% de economia no prazo e custo total da obra. A Prevision busca proporcionar esse ganho. Desenvolvemos um software para planejamento e gestão física da obra que ajuda construtoras e incorporadoras a terem mais previsibilidade, domínio dos processos e economia de tempo ao longo da execução de seus empreendimentos, e já realizamos mais de 170 obras, em pouco mais de 2 anos de empresa”, explica o COO da Prevision Yan Bendin. As informações geram um banco de dados que sintetiza os principais indicadores dos empreendimentos e permitem otimizar a gestão da obra. Divulgação ©Prevision

Divulgação ©Pontomais

A Prevision é uma startup criada para resolver problemas como orçamento estourado e dias de atraso e principalmente de gestão. Atua em mais de 60 empresas espalhadas em onze estados do país, entre elas Alphaville, Direcional e Laguna, aplicando o método Lean Construction (construção enxuta) e conceitos da gestão ágil.


28 R EVIS TA CONS TRUSU L   JA # 8N3/ F  E VJ A2N0/2F0E V 2 0 2 0

ESPECIAL

Fechaduras

Investimentos em conforto e segurança para expandir o mercado


29 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ESPECIAL

Certamente, pelo advento do uso de celulares no Brasil, nosso mercado doméstico vai ainda evoluir bastante. SÉRGIO LUÍS SMIDT

Imprescindíveis para garantir a segurança das residências, as fechaduras estão cada vez mais modernas e tecnológicas. A indústria aposta em fechaduras resistentes, com diferentes modos de abertura e que possam proporcionar uma nova experiência ao usuário. Segundo a Ceo da Advance Milre, Magali M. Ferraro, o interesse do brasileiro por segurança tem crescido, sendo um cenário ideal para investir em fechaduras digitais. “A Advance Milre está confiante de que 2020 será um ano de volta do crescimento e de resultados muito positivos para o setor, e por isso está preparada com o lançamento de novas tecnologias, novas soluções, novo design e novas experiências para seus consumidores”, afirma. De acordo com Magali, o mercado de fechaduras eletrônicas está em crescimento e esse número deve ser muito maior. “O mesmo no cenário de recessão apresentou números muito relevantes. Em 2018 o mercado cresceu 58%, em 2019 esse número já bate o número 78% até agora”, completa. O diretor da IMAB, Luís Antônio Barbosa ressalta que a expectativa do setor para 2020 é de retorno do investimento institucional e do crescimento do consumo sustentável das famílias de classes B, C e D. “Isto garantirá a recuperação de margens necessárias à estabilidade dos negócios. Com esta recuperação econômica, aguardasse lançamentos de produtos e o aprimoramento dos meios de produção e distribuição”, pontua.

Consumidores brasileiros Segundo o diretor da Unidade de Fechadura e Ferragens da Soprano, Sérgio Luís Smidt, o consumidor brasileiro é ávido por novidades tecnológicas, porém o uso de fechaduras inteligentes ainda é um mercado recente. “ Certamente, pelo advento do uso de celulares no Brasil, nosso mercado doméstico vai ainda evoluir bastante. Nossa expectativa é seguir com mais lançamentos e na divulgação dos benefícios desta linha para que cada vez mais caiam no gosto do brasileiro”, ressalta Smidt. Buscando auxiliar nas necessidades do consumidor, muitas funcionalidades foram empregadas nas fechaduras digitais como: chave eletrônica, posição estratégica do leitor biométrico que visa o conforto anatômico do usuário, além de inclusão e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, como diferentes formas de abertura. Magali informa que hoje 95% das portas utilizadas nos projetos de Construção, são da cor branca. “Para atender a demanda de um produto que fosse harmonioso com os acabamentos utilizados nas portas, a Advance Milre, lança a linha White Montblanc na cor branca e com acabamentos em aço escovado, para 2020”, completa. De acordo com Magali, na Advance Milre o cliente tem o contato direto com o técnico, seja através de número exclusivo de telefone para esse atendimento, assim como via e-mail e Whatsapp, para facilitar o contato de seus clientes e consumidores. “A equipe técnica é altamente capacitada e treinada para dar atendimento eficiente, rápido e simplificado, resolvendo 90% dos problemas via telefone. Nossos clientes e consumidores não passam pelo stress de passar por sistemas de menus de telefonia, e transferências entre técnicos. Todos esses cuidados demonstram a importância que a Empresa dá ao atendimento aos seus clientes e consumidores”, salienta.


30 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ESPECIAL

Quesito segurança Uma das principais questões ao escolher uma fechadura é a segurança que ela irá proporcionar à residência. A CEO da Advance Milre, Magali M. Ferraro ressalta que ao pensar em produzir uma nova fechadura, a primeira pergunta é: “Como entregaremos mais segurança e conforto ao cliente com preço justo?”. Segundo ela, essa questão faz com que os produtos sejam desenvolvidos voltados para eficiência de todo seu sistema de segurança e conforto. “A Empresa Advance Milre foi a primeira a trazer ao Brasil fechaduras eletrônicas. Na época os modelos comercializados eram todos de sobrepor, o que com o tempo se mostrou ser um problema, devido a fragilidade e pouca segurança que esse modelo oferece”, ressalta. A Advance Milre realizou um trabalho de desenvolvimento e adaptações para que toda a linha hoje seja oferecida somente com maquinários embutidos, mais robustos e dentro do padrão ABNT. “Hoje também todos os modelos possuem chave mecânica de emergência, com classificação ‘A’ ou ‘B’, com segredos de difícil cópia ou abertura por outros tipos de acessórios”, afirma. O diretor da Unidade de Fechadura e Ferragens da Soprano, Sérgio Luís Smidt, ressalta que a linha de fechaduras digitais da Soprano possui suas próprias características, como por exemplo, a FSP200 com alarme anti arrombamento, a Fechadura SmartOne com seu controle de acessos por aplicativo de celular. Já o diretor da IMAB Luís Antônio Barbosa, declara que a segurança de todos os produtos IMAB advêm de projetos com tecnologia avançada e materiais superiores alinhados ao melhor design, que agrega não só beleza, mas também qualidade.

ADVANCE MILRE ALTA TECNOLOGIA

A linha de fechaduras Bio D Tech da Advance Milre oferece abertura via bluetooth. O aplicativo foi desenvolvido para operação intuitiva, que permite administração de forma simples e fácil, trazendo a solução a uma demanda do mercado em relação aos produtos oferecidos com abertura via celular. Essa linha também oferece outros quatro modos de abertura: leitor biométrico semi condutor de última geração de leitura muito rápida e eficiente. A fechadura lê a imagem em conjunto com o chip algoritmo de informações registradas, reconhece com mais facilidade no caso de digitais de textura leve e de pessoas idosas. Além de oferecer também chaveiro cartão RFID que permite registro de 150 usuários, 200 registros de senha e chave mecânica categoria “B” para abertura de emergência. O produto em si é todo desenvolvido com alta tecnologia, revolucionou a forma de se abrir portas assim como o celular revolucionou a forma de se comunicar por telefone de fio. Possibilita o envio de chave de acesso (se-


31 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ESPECIAL

nhas) via aplicativo, possibilita a verificação de acessos a fechadura também via aplicativo. É possível programar hora, dia, mês e ano para que a porta seja aberta. Versatilidade ímpar, além de outros quatro modos diferentes de abertura.

ASSA ABLOY

INÚMERAS ALTERNATIVAS O Grupo Assa Abloy foi constituído em 1994 e hoje compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países, ultrapassando a casa de 40 mil funcionários e faturamento de cerca de 7,3 bilhões de dólares. No Brasil, desde 2001, a Assa Abloy Brasil adquiriu marcas nacionais de como La Fonte, Papaiz, Silvana, Udinese, Metalika e Vault. Além das marcas locais, o Grupo possui diversas de soluções de marcas internacionais como Yale, Securitron, Norton, Medeco e Hes, entre outras. As fechaduras das marcas La Fonte, Papaiz e Silvana estão disponíveis em diferentes materiais, cada um com suas particularidades a serem consideradas, atendendo à demanda

do mercado brasileiro com alta tecnologia e sempre mantendo seu papel vanguardista de líder em soluções para fechamento. “Temos as soluções completas para aberturas de portas. Oferecemos as mais variadas soluções para residências, escritórios e grandes projetos. Não importa a sua necessidade, conte com a tradição, tecnologia e design de nossos produtos para a segurança e sofisticação do seu espaço”, descreve a gerente de Marketing da Papaiz, Claudia Lopes. Segundo ela, as fechaduras digitais surgem como nova tendência e seguindo os avanços tecnológicos do mercado. “Segurança e comodidade são as características que uma fechadura digital proporciona. Se você costuma esquecer sua chave e quer ter certeza de que a entrada de pessoas está sendo controlada, essa é a melhor solução de abertura de portas”, ressalta, completando que existem opções de fechaduras digitais que são acionadas por cartão ou senha numérica; as biométricas, que dependem da impressão digital; além de modelos específicos para instalação em portas de vidro, mais discretos e elegantes.


32 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ESPECIAL

IMAB

RESISTÊNCIA À CORROSÃO A IMAB investe no desenvolvimento de novas tecnologias para seus produtos, como em sua linha de fechaduras. O destaque da empresa é o modelo 4900, que reúne o porte e desempenho das fechaduras Europerfil. O modelo 4900 é produzido com chapa testa e lingueta em aço inox reforçado garantindo alto desempenho de funcionamento e resistência à corrosão, podendo contar, em sua composição, com os cilindros IMAB Tecnoponto. O cilindro com tecnologia IMAB Tecnoponto possui pontos de atuação dos pinos segredo sobre a chave, dificultando a ação de micha, gazua ou outro tipo de violação. Pinos segredo em aço inox, garantindo maior resistência ao desgaste e maior durabilidade. As chaves são numeradas com códigos.

SOPRANO

GERENCIAMENTO DE ACESSO A Soprano destaca a Fechadura inteligente SmartOne. Seus principais diferenciais tecnológicos são gerenciamento de acessos, conectividade via bluetooth e envio de chaves virtuais. Uma característica da fechadura é o gerenciamento de acesso, pois com essa tecnologia agregada, o administrador da fechadura tem a possibilidade de ter em seu aplicativo no celular, todos os relatórios de quem acessou a sua porta, e também pode enviar chaves virtuais com restrições de horários.


33 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ESPECIAL

quesito mecânica, além das questões que envolvem segurança de abertura e possibilidades de melhora nas experiências dos usuários, que envolve tecnologias Bluetooth”, destaca.

Fechaduras eletrônicas conferem comodidade aos hotéis A fechadura eletrônica além de ser um item de segurança e modernidade para as residências também gera um novo movimento de comodidade em comporto em hotéis. Segundo a gerente de Vendas da Onity, Rita Pinhata, a fechadura eletrônica confere segurança ao hotel e aos hóspedes, pois pode controlar o acesso aos quartos, elevadores, espaços sociais, permite auditoria das últimas 500 aberturas. “Agregando o Bluetooth como possibilidade de abertura, torna-se parte importante da experiência do hóspede, que já pode receber sua chave virtual antes mesmo de chegar ao hotel, possibilitando no futuro ir direto ao quarto, sem necessidade de passar pela recepção, algo muito parecido com o que aconteceu com a experiência nos aeroportos / cias aéreas”, afirma Rita. De acordo com Rita, o acesso com a tecnologia Bluetooth proporciona ao viajante uma otimização do tempo. Uma diferenciação desta tecnologia é pelas integrações com as soluções tecnológicas do hotel, como Check-in por reconhecimento facial, totem de auto check-in. “A fechadura precisa ser muito confiável no

Para Rita, o mercado está reconhecendo a necessidade de investir em tecnologia. “As fechaduras serão com certeza um item importante para melhoria da experiência do hóspede”, ressalta. Segundo Rita é preciso investir em modernização, para que o usuário tenha mais segurança e facilidade ao ingressar no estabelecimento. “Nossa empresa dispõe de um sistema de alta tecnologia que possibilita ao hóspede abrir a fechadura de seu quarto através de seu telefone celular e, considerando que o check-in foi previamente processado pelo hotel, excluindo a necessidade de passagem pela recepção”, comenta Rita. O sistema Direct Key da Onity utiliza credenciamento de chave segura e tecnologia Bluetooth®, permitindo que o hóspede baixe a chave atribuída ao smartphone para facilitar o acesso ao quarto e outras áreas controladas, ou seja, desde o estacionamento até os elevadores que levam a sua unidade. “É importante ressaltar que mesmo as fechaduras com Bluetooth possibilitam a utilização de cartões RFID (por aproximação) para atender o público que não deseja baixar um aplicativo no celular ou para aqueles que não gostam ou não tem o costume de usar o smartphones”, complementa Pinhata. A Trillium® é uma das linhas de fechadura que traz o RFID. Ela utiliza a tecnologia de rádio frequencia ou cartões inteligentes padrão MIFARE Plus®, uma tecnologia com chip inteligente no cartão que utiliza a comunicação de rádio frequência com a fechadura e oferece a possibilidade de adicionar a tecnologia Bluetooth® para DirectKey™ de forma simples e rápida.


34 R EVIS TA CONS TRUSU L  #   # 83  8 3  JJAANN/ /FFEEVV 22002200

TECNOLOGIA

Duchas manuais e chuveiros proporcionam praticidade ao banho

©Roca Sanitário S.A. Barcelona


35 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

As duchas manuais e os chuveiros unem o conforto, praticidade e economia de recursos naturais oferecendo um banho confortável e prazeroso. O gerente de produtos da Roca Brasil, Luciano Almeida destaca o crescimento do segmento de chuveiros e duchas manuais e relata que este mercado está ficando cada vez mais complexo devido a diferentes fontes de aquecimento de água e exigências do consumidor. “Esse usuário não abre mão do conforto, da beleza e da economia dos recursos naturais. A Roca Brasil, detentora da marca Roca, como também de Incepa e Celite, oferece produtos para aquecimento a gás, solar, caldeira, entre outros com uma proposta estética moderna com diferentes formatos e até bordas ultrafinas”, afirma. Para Almeida, as duchas manuais vêm para completar a experiência do banho com novas funcionalidades estimulando o consumo consciente do uso da água. “Em 2020 a Roca Brasil investirá ainda mais neste mercado”, conclui. A coordenadora de marketing da Perflex Metais, Vanessa Marques reforça a perspectiva de mercado para este ano. “Esperamos de 2020 seja um ano de retomada com crescimento de pelo menos 10% das vendas em relação a 2019”, salienta. Segundo a executiva de Produto da Tigre, Grasiela Devigili Moura, o Grupo cresceu 8% em 2019, chegando a R$3,7 bilhões de receita total, sendo que a Tigre Metais contribuiu com 11% nessa expansão, resultado foi alcançado com apoio de ajustes operacionais internos. “Esse foi apenas o início da retomada econômica, que deve incrementar o poder de compra para este ano, além de novos investimentos gover-

namentais em infraestrutura, que traz expectativa otimista ao setor de construção civil com perspectiva de um crescimento mais acelerado”, ressalta Grasiela. Para a Tigre, a previsão é de aumento de 8% na receita do grupo.

Tecnologia e laboratórios certificam produtos Segundo Almeida, a Roca Brasil possui laboratórios próprios altamente equipados para atender as normas brasileiras e a norma interna, pensada para atender as exigências de padrões internacionais. “Realizamos testes de vazão, ciclo de vida, resistência a corrosão, entre outros. As duchas manuais Plenum foram submetidas a todos os testes e sobre as exigências da norma ABNT NBR 15206”, completa. O Grupo Tigre possui uma área interna que valida os produtos de acordo com as regras obrigatórias de regulamentação do mercado. Essas normas são: ABNT NBR 15705/09 – 10283/08 - para registros de gaveta, ABNT NBR 15704-1/11 10283/08 – Registro de pressão, ABNT NBR 10281/15 10283/08 – Torneiras, ABNT NBR 15267/17 10283/08 – Misturadores monocomando para lavatório e a ABNT NBR 14878/15 10283/08 – Ligações flexíveis para aparelhos hidráulicos sanitários. A Perflex Metais reforça a importância da certificação. A empresa possui certificação com aprovação do programa PBQP. “O mais importante certificado regulamentado pelo governo. Neste programa, somos avaliados trimestralmente. Possuímos laboratório próprio no qual testamos todos os nossos produtos”, afirma Vanessa.


36 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

Segundo Almeida, a Roca Brasil também realiza constantes pesquisas tanto no mercado interno e externo para entender as necessidades dos consumidores e levar inovações tecnológicas que endereçam estas necessidades. “Um dos comportamentos mapeados foi a necessidade dos consumidores de relaxamento no banho após um dia intenso. Por isso, criamos três tipos de jatos com diferentes intensidades para que o consumidor possa decidir a melhor opção para aquele momento”, afirma. Almeida ressalta ainda a importância de trazer o equilíbrio entre a sensação de conforto do banho e vazão da água no mercado de chuveiros e duchas manuais. “O portfólio da Roca traz esta perfeita harmonia. Podendo regular a quantidade e intensidade dos jatos, os produtos possibilitam maior economia de água”, conclui. De acordo com Grasiela, o propósito do Grupo Tigre é cuidar da água para transformar a qualidade de vida das pessoas. “Por isso, os produtos da Tigre são pensados para economizar esse bem escasso no planeta e em grandes centros urbanos”, completa. A dirigente afirma que para isso, a Tigre Metais desenvolve produtos como duchas com crivo para dar sensação de mais vazão de água, torneiras com sistema de acionamento de ¼ de volta, que facilita a abertura e o fechamento, torneiras e misturadores para banheiro e cozinha equipados com arejador que evita respingos, entre outras inovações que coo-

peram para economia de água e inserem aspectos sustentáveis nos produtos da marca. Veja alguns destaques do setor:

PERFLEX METAIS COMPACTO E ERGONÔMICO

O chuveiro Acqua Confort possui excelente desempenho em alta e baixa pressão, disco articulável. O produto é compacto e prima pela ergonomia e conforto com jatos d’água uniformes para um banho revigorante e oferece economia na distribuição de água e, portanto, sustentável para o ambiente sem deixar à hora do banho prazerosa. O modelo também é autolimpante com um sistema de inteligência que une potência e praticidade.

©Perflex

Pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e buscar compreender as necessidades do consumidor também agregam diferencial as marcas. De acordo com Vanessa, a maioria dos produtos da Perflex possui redutor de vazão fazendo com que haja uma economia de água de até 50% sem prejudicar a função do produto. “Disponibilizando um serviço e um produto que superem as expectativas do consumidor na melhor forma possível”, reforça.


37 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

ROCA BRASIL

EXPERIÊNCIA DO BANHO

©Tigre

TECNOLOGIA

A Roca Brasil possui um portfólio completo de chuveiros e duchas, contendo opções de chuveiros de parede, teto, embutir e ampla variedade de duchas manuais. O destaque da empresa são as duchas manuais Plenum Square e Plenum Round por oferecerem total conforto e diversas funcionalidades para transformar a experiência do banho em um momento prazeroso. Os produtos trazem três tipos de jatos: Rain (tradicional, Pulse (massageador) e RainStorm (mais intenso), com troca dos jatos através do preciso botão seletor. Além disso, pode ser combinado com chuveiros ou ser usado sozinho .

©Roca Sanitário S.A. Barcelona

Segundo o gerente de produtos da Roca Brasil, Luciano Almeida, o que agrega tecnologia nas duchas manuais, são as novas funções com acesso mais intuitivo para o usuário. “Desta forma, nossa empresa criou três jatos com características únicas que proporcionam bem-estar sem abrir mão da praticidade”, afirma Almeida.

TIGRE METAIS

MOBILIDADE E MINIMALISMO Dentro do mix de chuveiros e duchas da Tigre Metais, o destaque é a ducha manual Jazz, que proporciona ao consumidor conforto, mobilidade e design minimalista. O produto tem cinco jatos de água que podem ser ajustados em até cinco maneiras diferentes, além de possuir desviador para direcionar o jato d’água para onde desejar. Outro diferencial é o tamanho do crivo, que proporciona maior sensação de saída de água fazendo com que o banho seja mais confortável aliado a economia de água. Os produtos da Tigre Metais são desenvolvidos com tecnologia de ponta para apresentar inovações que supram necessidades específicas dos consumidores promovendo experiências agradáveis para transformar a qualidade de vida das pessoas cuidando da água, que é o propósito do Grupo Tigre.


38 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA


39 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

Chuveiros e duchas elétricas agregam design e diferentes funcionalidades Presentes em mais de 33,2 milhões residências brasileiras, segundo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), o chuveiro elétrico e a ducha elétrica são essenciais para um banho confortável. O ato de banhar-se em algumas culturas antigas remete ao purificar-se. Hoje ainda ouvimos a expressão “ficar novo” após tomar um banho. No Brasil, o uso do chuveiro elétrico iniciou em 1960, mas tornou-se popular somente após a 2ª Guerra Mundial. Desde então diferentes formatos, design e funcionalidades foram atribuídos aos chuveiros e duchas elétricos.

a escolha da temperatura. Com essa opção, não é necessário aumentar ou diminuir a vazão da água durante o banho para obter a temperatura desejada. Em resumo, trata-se de um produto que pode ser utilizado em todos os dias do ano”, afirma o gerente de marketing da Lorenzetti, Paulo Galina.

O chuveiro é um dispositivo que transfere o calor gerado através de uma resistência elétrica para a água do encanamento. Já a ducha elétrica não possui sistema elétrico embutido. A água quente liberada pela ducha vem da tubulação preparada com sistema de aquecimento a gás, aquecimento solar ou boiler.

Segundo Galina, o mercado brasileiro mantém-se positivo para a Lorenzetti. Os números do setor demonstram recuperação, assim como o aumento do índice de confiança do consumidor, fatores que contribuem para o otimismo da empresa. “Nos últimos anos, apesar da recessão política e econômica que o país atravessa, a Lorenzetti tem conquistado excelentes resultados com as vendas de duchas, chuveiros elétricos em todo o Brasil. Para 2020, a expectativa da empresa é de manter o crescimento em vendas e pulverização da marca pelo país”, ressalta.

Derivado do elétrico, o eletrônico também é bastante utilizado pelos consumidores brasileiros. “Os modelos eletrônicos também se destacam por oferecer economia de recursos, por conta da precisão e facilidade para

Para a Zagonel, além de uma demonstração otimista, o mercado permitiu o crescimento da pulverização da marca em 2019. O que possibilitou que a Zagonel pensasse 2020 com novidades no segmento e abertu-


40 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

ras de novos mercados tanto no Brasil como em exportação. O diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho afirma que com o reaquecimento do mercado, existe grande expectativa de crescimento de vendas nessa linha de produtos, inclusive de modelos de quatro temperaturas, que tem um potencial para aquecimento mais amplo da água, dando maior liberdade e qualidade de banho ao consumidor.

Qualidade e testes de conformidade A qualidade dos produtos é uma das constantes preocupações da indústria. Segundo a gerente de marketing da Hydra, Fernanda Dayan, o Instituto Pesquisa e Tecnologia (IPT) é o órgão certificador homologado pelo Inmetro que faz a validação de chuveiros, torneiras e equipamentos de aquecimentos elétricos que existem no mercado nacional. “Todos os produtos que são desenvolvidos, hoje, na Hydra têm no procedimento a homologação neste instituto”, afirma. O programa é voluntário de todos os fabricantes, pois o Inmetro exige o ato compulsório de aprovação para esta classe justamente pela disposição dos fabricantes em manter a homologação de seus produtos espontaneamente antes de serem lançados. “Em 2019, nós consolidamos o nosso laboratório interno de confiabilidade em Mato Grosso do Sul que atende todos os requisitos e tipos de testes executados pelo IPT, a fim de repetir os testes de conformidade do nosso portfólio sistematicamente, prevendo a melhoria de qualidade e robustez dos nossos produtos”, ressalta Fernanda. O diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho reforça a utilização do IPT para garantir a qualidade dos produtos. “Até esse ano os

chuveiros passam pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), mas esse programa está sofrendo uma alteração. A empresa certificadora é o IPT, onde são feitos todos os testes”, afirma Coelho. A Astra possui, internamente, um laboratório para a realização de testes.

Conforto e sustentabilidade Para atender a necessidade do consumidor, empresas da indústria de chuveiros e duchas elétricas, realizam diversas pesquisas a fim de proporcionar um melhor custo-benefício ao usuário. Segundo responsável pelo departamento de marketing, promoção e merchandising da Zagonel, Cleiton Hoss, buscar ouvir o mercado e trazer para os produtos as necessidades deste mercado através de pesquisas para entender as demandas. “O contato direto com consumidores finais faz com que possamos analisar as sugestões e realizar alterações”, afirma. De acordo com o gerente de marketing da Lorenzetti, Paulo Galina, a Lorenzetti tem como uma das premissas exatamente desenvolver e oferecer soluções que atendam às principais necessidades dos diferentes perfis de consumidores. “Acreditamos que a preocupação da empresa em ouvir os clientes, realizando pesquisas em diversas frentes, é um grande diferencial da marca, garantindo um produto de qualidade que realmente seja marcante para toda a família”, declara. A Hydra também está atenta às necessidades dos seus consumidores e novos estilos de morar. “Estamos sempre de olho nas tendências de design, novos materiais e tecnologias. Queremos que os consumidores se sintam atendidos, fiquem satisfeitos com os nossos lançamentos”, ressalta Fernanda.


41 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

Confira agora alguns destaques: ASTRA

Maior vida útil A Astra Ducha possui os contatos elétricos em prata, o que garante uma vida útil maior por sofrerem menos desgaste no momento de desligar a ducha e acionamento em baixas pressões (0,9mca). Os contatos elétricos em prata, resistência são feitos com liga de Ferro Cromo Alumínio (FeCrAl), vedações em elastômero de alto desempenho.

CARDAL

Curvas harmonizadas Um dos destaques da Cardal é Ducha Florenza com Desviador – BR. O design do produto possui curvas harmonizadas e possui quatro opções de temperatura: frio; morno; quente; super quente. O desviador total impede a saída simultânea de água pelo crivo principal e ducha manual. O desviador é um dispositivo de bloqueio automático que permite o fluxo de água somente no chuveirinho, quando desejado. O jato de água multidirecional possibilita direcionar o jato de água como desejar. A conexão direta ao ponto de saída de água da parede dispensa o cano (braço) de interligação. O produto é compatível no uso com sistemas de aquecimento solar que proporciona economia de água e energia em dias nublados, possibilitando o desligamento permanente do sistema auxiliar elétrico do aquecedor central. Exclusiva Resistência Encapsulada Anti-choque não permitindo fuga de corrente elétrica. Além de dispositivo Redutor, que proporciona uma grande economia de água.


42 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

TECNOLOGIA

ZAGONEL

Controle da temperatura ideal A Zagonel completou 30 anos de mercado em 2019 e lançou ao a primeira ducha eletrônica com regulagem a distância. A ducha Sublime é uma ducha eletrônica microprocessada que permite ao usuário o controle da temperatura ideal do seu banho de forma prática e segura, conta com sistema de jato obediente, isto é, abriu o chuveirinho parou de sair água na parte superior, aspecto muito importante para pessoas que desejam dar banhos em crianças ou pets e não querem aquela “gota de água gelada nas costas”.

HYDRA

Combinação nos tipos de aquecimento A Hydra destaca a Ducha Polo Hybrid, com tecnologia híbrida que possui visor digital e sistema eletrônico. Segundo a gerente de marketing da Hydra, Fernanda Dayan, a tecnologia híbrida permite que o usuário combine o aquecimento elétrico com outros tipos de aquecimento: o solar ou a gás. O visor digital tem como diferencial a visualização exata da temperatura do banho, que combinado com o sistema eletrônico, que oferece inúmeras temperaturas, proporcionam um banho personalizado, confortável e econômico.


43 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

©Dionisio

TECNOLOGIA

Com funcionamento inteligente, o Acqua Duo Flex aquece a água instantaneamente, assim que o registro é aberto, controlando automaticamente a temperatura desejada do banho até a chegada da água quente do sistema principal, reduzindo a potência até desligar. Dessa forma, há a garantia de água aquecida e conforto sem interrupções, evitando o desperdício de água fria parada na tubulação.

LORENZETTI

Conforto sem interrupções A Lorenzetti apostou em design inovador para concepção de chuveiros elétricos, diferenciando-os pelo formato compacto e ultrafino, similar às duchas frias com a linha Acqua Ultra. O último complemento à linha Acqua Ultra foi a versão Acqua Duo Flex, que possui design exclusivo e altamente funcional, com ducha e chuveiro em um único produto. O modelo é compatível com aquecedor solar, a gás ou boiler elétrico e foi desenvolvido para quem busca economia de água e de energia elétrica com o máximo de conforto e sofisticação.

Em relação ainda aos últimos lançamentos, destaque para a linha de duchas Futura, que se diferenciam pelo design quadrado e moderno. As duchas estão disponíveis nas versões eletrônica e multitemperaturas e oferecem uma experiência única de relaxamento durante o banho, além de dispensar o cano para instalação, deixando o ambiente mais harmonioso. O modelo eletrônico possui controle de temperatura gradual, proporcionando mais comodidade e economia na hora do banho. A escolha da temperatura é realizada por meio de botão ou de haste prolongadora de 20 cm, que facilita ainda mais o acesso. A versão multitemperaturas, por sua vez, conta com quatro opções de temperaturas, garantindo economia em todas as estações do ano.


44 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

INDICADORES ECONÔMICOS

CUB/RS DO MÊS DE JANEIRO/2020 – NBR 12.721- VERSÃO 2006 PADRÃO DE ACABAMENTO

PROJETOS

VARIAÇÃO %

CUSTO R$/M 2

CÓDIGO

MENSAL

ANUAL

12 MESES

RESIDENCIAIS R-1 (Residência Unifamiliar)

PP (Prédio Popular)

R-8 (Residência Multifamiliar)

R-16 (Residência Multifamiliar)

Baixo

R 1-B

1.486,49

0,28

0,28

2,99

Normal

R 1-N

1.891,76

0,31

0,31

3,93

Alto

R 1-A

2.388,81

0,47

0,47

4,52

Baixo

PP 4-B

1.368,85

0,11

0,11

3,71

Normal

PP 4-N

1.817,94

0,37

0,37

3,92

Baixo

R 8-B

1.300,58

0,15

0,15

3,58

Normal

R 8-N

1.573,81

0,29

0,29

4,12

Alto

R 8-A

1.935,85

0,46

0,46

4,47

Normal

R 16-N

1.531,67

0,31

0,31

4,27

Alto

R 16-A

1.979,91

0,33

0,33

3,96

PIS (Projeto de Interesse Social)

PIS

1.070,70

0,25

3,77

4,48

RPQ1 (Residência Popular)

RP1Q

1.578,88

0,16

4,22

4,85

Normal

CAL 8-N

1.885,15

0,49

0,49

4,25

Alto

CAL 8-A

2.087,68

0,65

0,65

4,72

Normal

CSL 8-N

1.557,39

0,32

0,32

3,78

Alto

CSL 8-A

1.796,60

0,51

0,51

4,51

Normal

CSL 16-N

2.084,13

0,28

0,28

3,84

Alto

CSL 16-A

2.399,15

0,47

0,47

4,54

818,18

0,13

0,13

2,84

COMERCIAIS CAL-8 (Comercial Andar Livres) CSL-8 (Comercial Salas e Lojas) CSL-16 (Comercial Salas e Lojas) GI (Galpão Industrial)

GI

Fonte: DEE – Sinduscon-RS Tendo em vista a publicação da NBR 12.721/2006, os Custos Unitários Básicos por m2 de construção passaram, a partir de fevereiro/2007, a ser calculados de acordo, com os novos projetos-padrão e, em conseqüência, de novos lotes de insumos. Essa atualização invalida, portanto, a comparação direta dos Custos Unitários obtidos a partir da NBR 12.721/2006 com aqueles obtidos com base na NBR vigente até janeiro/2007 (NBR12.721/1999). “Na formação destes custos unitários básicos não foram considerados os seguintes itens, que devem ser levados em conta na determinação dos preços por metro quadrado de construção, de acordo com o estabelecido no projeto e especificações correspondentes a cada caso particular: fundações, submuramentos, paredesdiafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevador(es); equipamentos e instalações, tais como: fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, outros; playground (quando não classificado como área construída); obras e serviços complementares; urbanização, recreação (piscinas, campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio; e outros serviços (que devem ser discriminados no Anexo A – quadro III); impostos, taxas e emolumentos cartoriais, projetos: projetos arquitetônicos, projeto estrutural, projeto de instalação, projetos especiais; remuneração do construtor; remuneração do incorporador.”

INDICADORES ECONÔMICOS IGP-M

INCC-M

Variação %

MÊS Nº Índice

Mês

Ano

IGP-DI (Col. 2)

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

INCC (Col. 35)

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

Variação % 12

meses

Nº Índice

Mês

Ano

12

meses

FEV/19

713,747

0,88

0,89

7,60

749,111

0,19

0,59

4,14

706,660

1,25

1,32

7,73

750,180

0,09

0,58

3,99

MAR/19

722,707

1,26

2,16

8,22

750,558

0,19

0,79

4,11

714,243

1,07

2,41

8,27

752,524

0,31

0,89

4,06

ABR/19

729,346

0,92

3,10

8,64

754,203

0,49

1,28

4,32

720,695

0,90

3,33

8,25

755,373

0,38

1,28

4,15

MAIO/19

732,595

0,45

3,56

7,64

754,859

0,09

1,36

4,09

723,577

0,40

3,75

6,93

755,625

0,03

1,31

3,95

JUN/19

738,421

0,80

4,38

6,51

758,177

0,44

1,81

3,76

728,142

0,63

4,40

6,04

762,304

0,88

2,21

3,86

JUL/19

741,346

0,40

4,79

6,39

765,053

0,91

2,73

3,95

728,084

-0,01

4,39

5,56

766,699

0,58

2,79

3,82

AGO/19

736,402

-0,67

4,09

4,95

767,682

0,34

3,09

4,00

724,395

-0,51

3,86

4,32

769,951

0,42

3,23

4,11

SET/19

736,362

-0,01

4,09

3,37

772,310

0,60

3,71

4,45

728,040

0,50

4,39

3,00

773,520

0,46

3,71

4,35

OUT/19

741,333

0,68

4,79

3,15

773,273

0,12

3,84

4,23

732,041

0,55

4,96

3,29

774,939

0,18

3,90

4,18

NOV/19

743,558

0,30

5,11

3,97

774,421

0,15

3,99

4,12

738,264

0,85

5,85

5,38

775,225

0,04

3,94

4,08

DEZ/19

759,112

2,09

7,30

7,30

775,490

0,14

4,13

4,13

751,121

1,74

7,70

7,70

776,839

0,21

4,15

4,15

JAN/20

762,733

0,48

0,48

7,81

777,470

0,26

0,26

3,99 Fonte: FGV – Fundação Getúlio Vargas


45 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIOS MÉDIOS – JANEIRO/2020 CATEGORIAS

VARIAÇÃO %

SALÁRIO MÉDIO* R$/H

Mês

Ano

12 meses

MESTRE DE OBRAS Até 25 subordinados

20,09

1,98

1,98

5,51

Acima de 25 subordinados

23,92

0,00

0,00

6,88

Média

21,11

1,39

1,39

4,35

PEDREIRO

7,55

0,00

0,00

5,15

SERVENTE

6,11

-0,33

-0,33

6,08

CARPINTEIRO

7,66

-0,26

-0,26

3,37

FERREIRO (ARMADOR)

7,55

0,00

0,00

3,99

PINTOR

7,50

0,00

0,00

5,19

14,96

-2,03

-2,03

-0,20

Oficial

7,71

-0,39

-0,39

1,98

Meio Oficial

6,42

0,00

0,00

2,23

Ajudante

5,92

0,00

0,00

4,04

Oficial

8,01

0,12

0,12

6,37

Meio Oficial

6,42

0,00

0,00

2,23

Ajudante

5,92

0,00

0,00

4,96

45,59

1,65

1,65

-1,30

APONTADOR ELETRICISTAS

INSTALADORES HIDRÁULICOS

ENGENHEIRO

Fonte: DEE – Sinduscon-RS *Não estão incluídos os encargos sociais, bonificações e outras despesas.

PREÇOS MÉDIOS DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – JANEIRO/2020 INSUMOS BÁSICOS

UNIDADE

VARIAÇÃO %

PREÇO

Mês

Ano

12 Meses

Esquadria de correr tamanho 2,00 x 1,40 m , em alumínio

m2

856,31

2,82

2,82

Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm

m

29,87

2,29

2,29

1,88

1.218,24

2,26

2,26

12,63 11,73

Bancada de pia de mármore branco 2,00 m x 0,60 m

unid

8,93

Emulsão asfáltica impermeabilizante

Kg

19,62

1,87

1,87

Aço CA-50 Ø10 mm

Kg

4,62

1,54

1,54

-6,29

Telha fibrocimento ondulada 6 mm

m2

19,19

1,53

1,53

-12,25

Porta lisa p/pintura

unid

143,52

1,46

1,46

11,44

Placa de gesso

m2

11,17

1,45

1,45

1,45

Tinta látex PVA

l

24,73

0,77

0,77

3,91

275,76

0,60

0,60

-1,28

unid

49,61

0,49

0,49

8,27

m2

23,09

0,39

0,39

1,41

unid

39,95

0,35

0,35

4,72

m2

36,31

0,11

0,11

3,77

unid

3,97

0,00

0,00

-2,46

Brita nº 02

m3

62,97

0,00

0,00

2,91

Cimento CP-32 II

Kg

0,54

0,00

0,00

0,00

Concreto fck=25 Mpe

m3

343,24

0,00

0,00

2,68

Locação de Betoneira

dia

37,00

0,00

0,00

10,65

Tubo de ferro galvanizado com costura Ø 2 1/2"

m

53,76

0,00

0,00

-1,21

Vidro liso transparente 4 mm

m2

72,66

0,00

0,00

10,09 7,70

Bacia sanitária branca com caixa acoplada Registro de pressão cromado Ø 1/2" Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II Fechadura para porta Interna, em ferro, acabamento cromado Chapa compensado plastificado 18 mm Bloco de concreto sem função estrutural 19 x 19 x 39 cm

Disjuntor tripolar 70 A

unid

unid

114,44

-0,25

-0,25

Janela de correr tamanho 1,20 m x1,20 m em ferro

m2

192,54

-0,99

-0,99

4,36

Areia Lavada

m3

64,50

-1,15

-1,15

0,00

unid

0,63

-1,56

-1,56

6,78

m

1,31

-2,24

-2,24

3,15

Tijolo 9 cm x 19 cm x 19 cm Fio de cobre anti-chama, Isolamento 750V,#2,5 mm2

Variação percentual no mês, em ordem decrescente. Fonte: DEE – Sinduscon/RS


46 R EVIS TA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

HYUNDAI CONSTRUCTION EQUIPMENT COMEMORA 25 ANOS NA EUROPA

A HCEE – Hyundai Construction Equipment Europe comemora 25 anos na Europa. Após sua estreia na Europa em Geel, província de Antuérpia, Bélgica, em 1995, a empresa agora está localizada em uma nova sede europeia de última geração em Tessenderlo, província de Limburgo, Bélgica. De acordo com a empresa, ao tornar-se uma unidade de negócios independente em 2017, definir a visão global 2023 e receber o Prêmio de Inovação Técnica da nova carregadeira de rodas, são indicações claras de que as coisas continuam em movimento na Hyundai Construction Equipment.

LIEBHERR

APRESENTA LANÇAMENTOS NOS EUA A geração 8 de escavadeiras sobre esteiras Liebherr é composta por sete modelos, de 22 toneladas a 45 toneladas: R 922, R 924, R 926, R 930, R 934, R 938 e R 945. Duas dessas máquinas, a R 926 e R 938 serão apresentadas primeira vez na América do Norte,na Conexpo 2020, de 10 a 15 de março.

O crescimento do HCEE foi gradual. A história da Hyundai remonta à Coréia de 1947, quando Ju Yung Chung fundou uma pequena empresa de construção. Aos poucos, as atividades da Hyundai se expandiram rapidamente em novos setores para se tornar uma empresa global. A Hyundai Heavy Industries foi fundada em 1972 como uma empresa de construção naval. Nos anos seguintes, outras divisões foram adicionadas, incluindo Offshore, Motor Marítimo, Planta Industrial, Divisão Eletro Elétrica e Energia Verde. A divisão de equipamentos de construção foi fundada em meados dos anos 80.

Os destaques dessa geração de escavadeiras sobre esteiras incluem maior potência do motor, maior contrapeso para maiores capacidades de caçambas e baixo consumo de combustível. O novo conceito do implemento com a extremidade superior do monobloco modificada é uma característica inovadora. Essa inovação permite melhor performance e maiores forças de trabalho, com redução do peso operacional da máquina. Outra característica é curva de carga otimizada, que reforça a redução do consumo de combustível. Essas máquinas foram especialmente desenvolvidas para dar ainda mais conforto e segurança ao operador, assim como excelente ergonomia e performance no local de trabalho.


47 R EVISTA CONS TRUSU L   # 8 3   J A N / F E V 2 0 2 0

M Á Q U I N A S E E Q U I PA M E N T O S

RANDON VEÍCULOS

COMEÇA 2020 COM PORTFÓLIO AMPLIADO Inovações em design, pintura e em opções de produtos integram o portfólio da Randon Veículos em 2020. As mudanças buscam oferecer maiores benefícios e valor agregado aos itens da marca, já reconhecidos pelo melhor custo de manutenção. O grande destaque é a tecnologia Duratech, agora integrada a todas as linhas de retroescavadeiras, minicarregadeiras e ao chassi dos caminhões. O conceito de pintura eletrostática por submersão Duratech, que segue o mesmo padrão e acabamento da pintura automotiva, resulta em maior durabilidade, resistência e retenção de brilho e cor. A inovação consiste na preparação e no pré-tratamento das superfícies dos produtos e peças para depois receberem o fundo (e-coat) e a camada de acabamento (top coat). As retroescavadeiras ganharam uma nova tonalidade de cor, com um amarelo de aspecto mais agressivo. Outra novidade é no sistema de iluminação, que agora é 100% em LED.

Ao contar com um conceito único e inovador na pintura de seus produtos em todos os segmentos de atuação, a Randon Veículos oferece ao mercado mais um diferencial competitivo. EDUARDO DALLA NORA

ALEC

TEM GRANDES EXPECTATIVAS PARA 2020 A Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e de Bens Móveis (Alec) tem novo presidente e nova diretoria. Segundo informações do M&T, Alexandre Forjaz é o novo presidente da Alec e Bruno Arena o vice-presidente. A nova diretoria composta por profissionais jovens e experientes no segmento de locação tem como meta para a Associação captar mais associação, tanto locadores, quanto fabricantes para fortalecer muito mais o setor que deve acompanhar o aquecimento do mercado previsto para este ano, segundo especialistas. O mercado de locação de equipamentos para construção civil no Brasil conta com 14.630 pontos de locação (pontos incluindo filiais), sendo 13.850 empresas únicas e 780 filiais (tamanho aproximado do mercado brasileiro de locação).



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.