
5 minute read
Murilo Zauith
Sabe aquelas conversas agradáveis, em um sofá aconchegante, como se estivéssemos na sala de casa? Pois foi assim a nossa entrevista com o engenheiro civil, empresário, ex-prefeito de Dourados e presidente estadual do DEM, Murilo Zauith. Em um bate-papo sem pressa, ele nos contou, com riqueza de detalhes, como foi a sua trajetória profissional, a chegada a Dourados com a esposa Cecília, o nascimento e expansão da Unigran e o ingresso na vida oportunidades que tive na vida, agarrei com força e me dediquei da melhor forma possível”, afirma.
No mesmo ano em que chegou a Dourados, fundou uma universidade – na época, Socigran – que, no decorrer desses anos, tornou-se uma instituição sólida, uma das maiores do Estado e que hoje gera mais de 900 empregos nas unidades de Dourados e Campo Grande.
Advertisement
pública. Também falou do futuro, dos planos pessoais e profissionais e do seu olhar visionário sobre tecnologia e desenvolvimento.
O que pudemos perceber é que Murilo é um homem de pulso empreendedor, daquele tipo que sempre tem um projeto novo e que não desperdiça nenhuma oportunidade. “O que mais me marcou ao longo desses anos foi a chance de colocar em prática tudo o que planejei e sonhei. Todas as

“Algo que me orgulha é ter dado oportunidade para que as pessoas à minha volta também crescessem e aprendessem, até mesmo a minha família. Sempre quis que a Cecília e os filhos trabalhassem e fossem independentes, fazendo suas próprias escolhas. Não sou uma pessoa centralizadora”, garante. Murilo tem os filhos – Marcelo e Mariana – e é avô de três netas, com quem hoje convive com mais frequência.
Viver em Dourados é um prazer que tenho de levar minha vida numa rotina controlada.
Murilo Zauith não é nascido em Dourados, mas escolheu esta terra para viver e constituir família. Chegou a Dourados em 1976, em um período de grandes investimentos do Governo Federal para o desenvolvimento do município. É aqui que se encaixa uma história curiosa e até mesmo engraçada. “Como estava trabalhando e fazendo amigos aqui em Dourados, decidi casar e trazer a Cecília (que morava em SP) para viver aqui comigo. Aluguei uma casa, em uma rua de terra, como era a maioria as ruas antigamente, e com muito trânsito principalmente de caminhões. Comprei os móveis, deixei tudo pronto e fui casar. Quando chegamos aqui, apresentei a ela nossa casa, todo orgulhoso. Mas, ao abrir a porta, nos deparamos com o cenário: numa casa fechada há 30 dias, os móveis estavam vermelhos, cobertos pela poeira por causa do movimento da rua na região. Ela olhou para mim com os olhos cheios de lágrimas. Eu não sabia se estava feliz ou estava chorando pela cena.”- lembra-se, aos risos.
Vindo de Ribeirão Preto, interior de SP, foi aqui que ele trabalhou como engenheiro civil, construiu casas, criou os filhos e teve a oportunidade de investir na área da Educação Superior. “Sempre acreditei que o desenvolvimento passa pela educação, e não somente a educação de base. É preciso investir em tecnologia, inovação e preparar estes jovens para o mercado de trabalho. Sempre buscamos tecnologia de ponta e este é o papel da universidade”, garante. Uma universidade que começou com apenas dois cursos – Direito e Administração – hoje oferece mais de 20 cursos de graduação e pós-graduação, além de ensino a distância presente em 120 cidades do Brasil e também na Europa, Estados Unidos e Japão. Com o passar dos anos, Murilo Zauith tornouse também um nome importante para o cenário político local e nacional. Foi Deputado Estadual por dois mandatos, depois Deputado Federal e Vice-Governador de Mato Grosso do Sul.
Chegou à Prefeitura de Dourados em 2011, em uma eleição extemporânea, na qual obteve 65% dos votos, sendo reeleito em seguida. “Quando assumi a Prefeitura de Dourados, já tinha tudo na cabeça. Sabia exatamente o que tinha que fazer e aonde queria chegar”, garante. “Vi que poderia ajudar muito a cidade, mudar a vida das pessoas, abrir novos caminhos e discussões.”
Após quase seis anos comandando o Executivo municipal, exibe com orgulho as conquistas desse período, como, por exemplo,o título de melhor performance do país em indicadores fiscais entre os municípios de médio porte. O anuário “As melhores cidades do Brasil” foi publicado pela Revista IstoÉ em setembro de 2015. Além desta, outras publicações também citaram Dourados como destaque de gestão e desenvolvimento nesse período.
“Colocamos Dourados em um novo patamar, uma cidade bem-estruturada, com muitos serviços para a população. Foi um verdadeiro marco; o nome da cidade passou a ser conhecido no Brasil de maneira positiva”, orgulha-se.
No início de abril, assumiu o comando estadual do DEM, mas prefere manter segredo sobre os novos rumos da carreira política. “Não posso negar que a política sempre me atrai; mas, em minha vida pública, as coisas foram acontecendo com naturalidade, dentro de um universo de debates que me levaram a ser protagonista de algum cargo. Por enquanto, não há nada definido”, garante.
PINGUE-PONGUE
Um momento inesquecível: “Minha chegada a Dourados com a Cecília.” [veja detalhes na reportagem].
Uma viagem marcante: “Chegada a Dourados”.
Um sonho que ainda não realizou: “Nunca vou realizar todos os meus sonhos. Nunca estou satisfeito, sou empreendedor”. Trabalho para: “Pôr em prática as minhas ideias”.
Dou risada quando: “Vejo pegadinhas na TV.”
Três coisas sem as quais não vivo: “Um bom livro, uma boa noite de sono e minhas caminhadas”. Não vivo sem: “Rotina”.
Uma saudade: “Da minha mãe”.
Na hora da folga, eu: “Curto a minha casa com a família”.
Música: “Gosto muito de todos os estilos mas, em casa, ouço nossas rádios locais e nosso bom sertanejo.”
Frase: “A arca do DEM soltou as amarras, içou as velas e partiu. O vento é favorável, conhecemos o mar onde vamos navegar, mas o mais importante é que sabemos aonde queremos chegar”.
Celebrar é: “Todo dia a vida, principalmente com pessoas queridas”.
Família: “Tem que ser a base do ser humano”.








