5 minute read

Onde você quer passar o Inverno

Next Article
Caraca, Muleke

Caraca, Muleke

celebrar onde ONDE VOCÊ QUER PASSAR O INVERNO?

Reportagem: Ana Paula Amaral

Advertisement

Apresentamos algumas opções de destinos gelados para quem quer aproveitar o inverno dentro e fora do Brasil

O inverno está chegando, as férias de julho também, e muita gente já está programando aquela viagem!

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim se divertir – e muito – nos destinos mais frios. Além disso, essas viagens também incluem passeios e visitas a pontos turísticos, esportes específicos, que só podem ser praticados no inverno e, é claro, a maravilhosa culinária do inverno.

Para conhecer um pouco mais alguns dos principais destinos no inverno, conversamos com o Giovani Alex, da Yantur Viagens, que nos apresentou cinco destinos muito procurados pelos amantes do frio.

Serra Gaúcha

Onde fica: no norte do Rio Grande do Sul e é composta por cerca de 30 municípios, mas o grande apelo turístico está nas cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Vale do Vinhedo. Aliado ao frio no inverno, a região oferece ótima gastronomia, variada estrutura hoteleira, muitas atrações e belezas naturais

Principais atrativos: são destinos conhecidos pela gastronomia e produção vinícola. Os atrativos turísticos incluem belezas naturais, atrativos culturais, parques temáticos, museus e réplicas, encantadoras igrejas, ruas e praças, atrações esportivas e infantis e até uma pista de esqui com neve artificial.

Clima: o mês de julho é o auge do inverno na região. É o mês em que, normalmente, são registradas temperaturas mais baixas na Serra Gaúcha. Nessa época, nos dias mais gelados, é comum a ocorrência de geadas e até neve, levando os turistas à loucura.

Campos do Jordão

Onde fica: está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. É carinhosamente chamada de “Suíça brasileira” devido ao clima frio, gastronomia, arquitetura, vida noturna, lojas de grife e grande presença de celebridades em várias épocas do ano. Fica a pouco mais de 150 km de São Paulo e de seus principais aeroportos.

Atrativos turísticos: apesar da fama de destino sofisticado, Campos do Jordão oferece muitos atrativos típicos de cidades do interior, como passeios de bonde e teleférico, além de cavalgadas e visitas a jardins. No mês de julho, acontece o tradicional Festival de Inverno, com concertos em praças e igrejas. A cidade também oferece estações de esqui com neve artificial, gigantescos shopping centers e boates, atendendo a todos os gostos quando o assunto é diversão e entretenimento. Clima: o inverno é a época do ano preferida pelos turistas para curtir o frio, clima de montanha e se sentir em outro país. Se você quer aproveitar ao máximo tudo que Campos tem para oferecer, a melhor época para fazer sua visita, sem dúvida, é nos meses de junho e julho, auge do inverno e alta temporada com diversos eventos, festas e agito.

Bariloche / Argentina

Onde fica: localizada na Patagônia argentina, próximo à Cordilheira dos Andes e cercada por lagos e montanhas. É considerado o maior centro turístico de inverno da Argentina, destino de turistas de toda a América e de todos os continentes.

Atrativos turísticos: além do clima gelado do inverno, a cidade oferece atrações culturais e passeios por lagos, bosques e montanhas. Destaque turístico são as atividades de neve, como esqui, snowboard, passeios de 4 x 4, snowmobil, ou mesmo brincar de trenó e fazer um boneco de neve. A culinária local se destaca no preparo de cordeiros, trutas e defumados, além das cervejarias, fábricas de chocolates, sobremesas e o famoso vinho argentino.

Clima: o inverno é a época das chuvas e da neve em Bariloche, quando a sensação térmica chega a -16ºC em situações mais extremas. Além disso, a média de horas de sol durante o dia é bem baixa, podendo ter apenas quatro horas. Por isso, é importante levar na mala muitas roupas de frio.

Valle Nevado e Farellones / Santiago - Chile

Onde ficam: situados na Cordilheira dos Andes, próximo a Santiago, esses dois destinos oferecem o melhor do inverno chileno pra quem busca esporte de inverno ou diversão. Nos dois casos, você encontra boa hospedagem, bons restaurantes com ótima comida, mas são diferentes opções que cada um oferece.

Farellones: localizado na metade do caminho ao topo, é melhor para quem quer brincar na neve, por causa de todas as atividades que oferece – incluindo uma grande área para se jogar na neve e fazer bonecos, além de teleférico, tubbing (tobogã na neve com uma boia), tirolesa, fat bike (bicicleta com pneus largos), esquibunda com trenó, além de outras tantas possibilidades que o lugar oferece para diversão da família. Tem hospedagem e restaurantes para quem quer curtir alguns dias e não só um dia de visita.

Valle Nevado: no topo da montanha, ganha em visual e infraestrutura, mas oferece basicamente estrutura para esqui e snowboard. Tem aulas para quem quer aprender o esporte e para quem quer aperfeiçoar, mas não tem espaço e estrutura para brincadeiras de neve. Excelente para quem vai a fim de praticar os esportes de montanha, mas um pouco sem graça para quem quer brincar na neve com a família.

Uma ótima opção é conjugar a montanha e a cidade de Santiago, e muitos pacotes oferecem a possibilidade de hospedar-se na capital Santiago, uma cidade muito interessante de conhecer, com um grande atrativo turístico e gastronômico, e subir a montanha para se divertir, seja para brincar ou esquiar. Outra possibilidade é aproveitar alguns dias na cidade e depois subir a montanha para aproveitar Farellones ou Valle Nevado.

Seja qual for o seu destino, podemos garantir que bons momentos aguardam você. Novas possibilidades, novas experiências e uma infinidade de sensações vão encher sua mala no retorno.

Boa viagem!

This article is from: