2 minute read

Colcospia

Next Article
Murilo Zauith

Murilo Zauith

Colposcopia

A colposcopia é um procedimento realizado para examinar a vagina, a vulva e o colo do útero, com examinar a vagina, a vulva e o colo do útero, com o uso de um colposcópio. Sua realização demora, o uso de um colposcópio. Sua realização demora, normalmente, de 10 a 20 minutos e não dói, mas pode normalmente, de 10 a 20 minutos e não dói, mas pode causar um ligeiro desconforto. O colposcópio é um causar um ligeiro desconforto. O colposcópio é um aparelho semelhante a um microscópio, dotado de aparelho semelhante a um microscópio, dotado de lentes de aumento e luzes, específi co para examinar lentes de aumento e luzes, específi co para examinar a vagina, vulva e o colo do útero, permitindo uma a vagina, vulva e o colo do útero, permitindo uma melhor visualização de lesões nesses locais. melhor visualização de lesões nesses locais.

Advertisement

Como é feita a colposcopia? Como é feita a colposcopia?

A colposcopia é feita da mesma maneira como é feito o Papanicolau e pode ser feita após a coleta desse material, se o ginecologista tiver o aparelho à disposição em seu consultório. O colposcópio é posicionado na abertura da vagina (sem ter contato com ela) e é realizado um exame visual detalhado do colo do útero, vagina e vulva com o uso de líquidos (solução salina, lugol e ácido acético), que irão auxiliar a visualização de anormalidades. Se puder ser feito no exame ginecológico será satisfatório, porque irá complementar seu exame no diagnóstico precoce de lesões pré-cancerígenas e câncer de colo uterino.

A colposcopia é feita da mesma maneira como é feito o Papanicolau e pode ser feita após a coleta desse material, se o ginecologista tiver o aparelho à disposição em seu consultório. O colposcópio é posicionado na abertura da vagina (sem ter contato com ela) e é realizado um exame visual detalhado do colo do útero, vagina e vulva com o uso de líquidos (solução salina, lugol e ácido acético), que irão auxiliar a visualização de anormalidades. Se puder ser feito no exame ginecológico será Preparação para o exame:

- não aplicar cremes, medicamentos ou duchas vaginais nas 48 horas anteriores ao exame;

- não manter relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame;

- não estar menstruada;

- procurar esvaziar a bexiga e intestinos antes do exame, propiciando um maior conforto durante sua realização.

O uso de medicamentos ou a suspensão deles para a realização do exame vai depender da orientação médica. É importante que a mulher leve os exames anteriormente realizados (papanicolau ou colposcopias), caso o médico não os tenha. Não há contraindicação para a realização da colposcopia em grávidas. Geralmente a colposcopia é realizada quando o exame de papanicolau ou citologia oncótica apresenta um resultado anormal. Muito útil para o diagnóstico de lesões pré-cancerígenas de colo de útero e câncer de colo, que é causado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitido em relações sexuais de parceiros infectados.

Dr. Flávio Antônio Roberto Ribas Ginecologia e Obstetrícia (CRM-MS 2967)

This article is from: